domingo, 11 de dezembro de 2011

Filhos de um deus menor!

Não aconselho a que leiam isto; é longo, fala pouco do Benfica, não canta louvores a Ronaldo e Mourinho e não passa de um desabafo para o Guachos não pensar muito no jogo logo na Madeira... 
Hoje, tal como quando o clube do putedo perde, o Real Madrid desapareceu das capas da pasquinada portuguesa! É quase uma doença a forma como em Portugal toda a comunicação social, mesmo a não desportiva trata Mourinho e Ronaldo! Por arrasto, o Real Madrid foi transformado na vitima que o PLATINI a UNICEF a FIFA e a UEFA, talvez a MOSSAD a CIA a  Al-QAEDA e o MI6, querem derrubar!
Ai de quem não apoiar os portugueses do Real Madrid! Serão apelidados de anti patrióticos e no mínimo  invejosos dos seus sucessos! Jorge Jesus foi obrigado a desdizer-se quando admitiu que sonhava encontrar o Barça na final da Champions, para forçado pelo ambiente que contra ele que se estava a criar, vir dizer que afinal o que queria era o Real Madrid porque tem muitos portugueses!!! E porque não o Chelsea? não tem muitos portugueses também?
Esta semana não faltaram as estórias de bastidores dos grandes feitos de Mourinho, tipo; Mourinho, com a sua voz de comando, pôs um paralítico a andar; Mourinho, com a luz que dele emana, devolveu a visão a Stevie Wonder; Mourinho ressuscitou Lázaro com uma palestra motivadora!
Mas foi o silêncio que se obstinou em fazer, que deu jeito a quem queria malhar em Jesus! Aquilo que noutros seria apelidado de má educação, em Mourinho, grande mestre dos mind games, foi considerado pela nossa imprensa, inexplicavelmente sabuja e submissa, como uma táctica milagrosa que inclusive teria deixado Guardiola e o Barça atarantados e sem saber o que fazer!!!! Alguns blogs benfiquistas aproveitaram para malhar no treinador do Benfica, temendo consequências não se sabe bem de quê, cantando loas à espantosa capacidade de comunicação (silencio) de Mourinho, espezinhando o falador, Jesus!
O pior para Mourinho é que do outro lado está uma fantástica equipa, um fantástico treinador, que ontem lhe deu (mais) um enorme banho táctico, e uns fantásticos jogadores que fizeram a sua fantástica equipa parecer muito menos fantástica...
Mesmo não percebendo nada de tácticas, muito menos de mind games, não quero deixar de enviar os parabéns a Mourinho pela grande visão de meter Coentrão a defesa direito! Viu-se que Iniesta andou o tempo todo perdido em campo, sem saber o que fazer!!! Foi de mestre! Duvido que qualquer outro treinador tivesse a perspicácia de que mesmo tendo o internacional espanhol Arbeloa disponível no banco, fazer de Fábio defesa direito, para policiar Iniesta! Fantástico!
Que dizer da grande visão estratega ao deixar no banco o fantástico Kaká, para meter o sofrível Lass?
Vimos que Xavi, Messi e Fabregas não tiveram que correr atrás da rapidez e virtuosismo de Kaká e Busquets pode ser rei e senhor duma área onde podia ter fortes complicações! Mais uma vez, fantástico!
Terá Mourinho algum fetiche por Lass? Juro que é um dos maiores mistérios que não lhe consigo decifrar!
O Real Madrid tinha na minha opinião (sempre o disse) melhor plantel que o Barcelona. Penso que Guardiola e os responsáveis do Barça perceberem bem isso e dotaram a equipa com mais dois fantásticos futebolistas; Fabregas e  Alexis Sanches, não por acaso autores de dois dos golos de ontem à noite!
Sobre o jogo; Lass (jogador apenas sofrível para um Real Madrid) que raramente joga, voltou a ser titular, deixando no banco jogadores como Kaká ou Sami Khedira...Sahin nem no banco estava!
Já se viu alguma evolução em relação a jogos anteriores (apenas 2 trincos) e pelo menos ninguém foi obrigado a levar com o horrível  Adebayor!
Tive a sensação de ver o Benfica das goleadas ao ver juntos Di Maria e Coentrão, embora no flanco errado. Errado? o que fui dizer! Se algum Mourinete se der ao trabalho ler isto, serei apelidado no mínimo de anti-patriótico! Pôr o Fábio a defesa direito, acho que nem o Jaime Pacheco o faria...
Grande Casilhas, grande Xabi Alonso (tanto que gosto deste jogador) e um Sérgio Ramos apostado em partir as pernas a Messi...
Ronaldo, assobiado pelo seu publico (será inveja do seu jeito bonito?) mais uma vez passou ao lado de um grande jogo, tendo desperdiçado as melhores ocasiões de golo! 
Mourinho com cara de enjoo e sem nunca falar no nome do Barcelona (cá também deixou escola) queixou-se da sorte!!! O Homem que tudo controla, que antes dos jogos prevê com exactidão o que vai acontecer (várias estórias comprovam isso mesmo) que até nos papelinhos mágicos que envia para dentro do campo é um génio no antecipar dos acontecimentos, queixou-se da sorte!!!Eu acho que se queixou de impotência!
Incapacidade de reconhecer que o Barça (tanto lhe custa dizer Barça) e Guardiola lhe são superiores e impotência para se lhes opor com eficácia! Apenas isso.
Diz Mourinho (pepe e companhia) que o segundo golo (Xabi) foi sorte! Então e o golo do Real? foi jogada estudada? sabia Mourinho que Valdés passaria a bola a Di Maria o que provocaria vários ressaltos até a bola chegar a Benzema que a meteria na baliza? Aos 22 segundos de jogo? Quem teve sorte foi Xabi?
Do Barcelona não falarei do Fantástico Xabi ou do maravilhoso Iniesta; não falarei do explosivo Alexsis Sanches ou do eficaz Fabregas! Do extra-terreste Messi que sem marcar voltou a ser decisivo, do terrível Dani Alves ou dos eficazes e serenos Piqué, Puyol e Abidal...
Apetece-me falar dos dois que a imprensa portuguesa mais maltrata; Valdés e Sergio Busquets...
Do primeiro, Luís Freitas Lobo, (verdade seja dita que está longe de ser o vómito a que pedro henriques não escapa e foi bastante ponderado nos comentários) disse várias vezes que Valdés é fraco a jogar com os pés!  
Como é possível fazer tal afirmação? Grande parte da estratégia do Barcelona passa pela capacidade de Valdés dar início ao fantástico carrossel da equipa! É isso que obriga os adversários a esticar o seu posicionamento, tentando-os a fazer a pressão alta mas altamente desgastante, que os leva quase que invariavelmente a pagar com golos sofridos, esse terrível esforço, no segundo tempo!
É uma estratégia de alto risco, só possível com grandíssimos executantes e que dá calafrios só de ver, mas é assim que tudo começa! Alguém viu Valdés começar a dar pontapés para a frente depois do falhanço? Alguém viu um qualquer jogador da frente evitar de lhe passar a bola? 
Tomara muitos centrais terem a capacidade e serenidade de Valdés, para sair a jogar...
De Sergio Busques, tenho de dizer que me encanta; A forma como controla o tempo e os espaços, encontrando sempre soluções para sair da pressão que lhe fazem. A forma como permite à equipa passar de um sistema de 4 para 3 defesas num abrir e fechar de olhos quase sem se dar por isso, é fantástico e revelador do enorme jogador que ali está!! Faz-me muito lembrar o nosso Sheu, que nos primeiros tempos de Eriksson fazia praticamente esse papel!
Resta-me dizer que por mim, não tenho grandes duvidas que a derrota de ontem foi culpa da chuva e sobretudo (não sei como isto passou despercebido de todos!) de Jorge Valdano, que embora não aparecendo estava de certeza a conspirar na sombra!

2 comentários:

  1. Mas que fantástico Poste...que merecia ser encaixilhado !!!!!

    ResponderEliminar
  2. Mesmo sendo desde sempre o RM o meu clube de preferencia em Espanha, devo dizer!
    "Ca ganda" banho de bola ó Monquinho!
    Gostei!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.