quinta-feira, 29 de março de 2012

Árbitros-Castigos-Rui Costa-Aimar

Andam na berra os apintadeiros portugueses! Em vez de tentarem ser discretos como é crucial a quem tem de ajuizar com tranquilidade e sobretudo a quem tem a consciência tranquila, é vê-los em reuniões, comunicados, ameaças veladas, queixumes e tudo o mais que os tira do necessário anonimato!
Não acredito que tenham "tomates" para parar os campeonatos embora isso me deixasse inteiramente feliz.
Seria um lavar de alma ver jogos apitados por árbitros dos regionais ou por árbitros estrangeiros...
Não que eu esteja a pensar que errariam menos ou que sejam menos corruptos que os nossos árbitros de primeira linha.
Apenas porque não teriam tempo para que num prazo tão curto fossem "trabalhados" com fruta, chocolates, colégios caros para os filhos, viagens, promoções...
................................................................................................
Aimar levou dois jogos pela aberrante expulsão em Olhão! Suponho que o árbitro capela deve ter escrito no relatório que Aimar tentou arrancar a coxa do adversário, que não por acaso até se ficou a queixar do pé!
O jogador ramés do foculporto, deu um murro num adversário com o jogo parado e levou apenas um jogo de castigo.
Até agora, todos os jogadores expulsos por vermelho directo levaram apenas um jogo de castigo.
Só os reincidentes levaram mais que isso! A Aimar, talvez por ser mau carácter ou vestir de vermelho, vá lá saber-se a razão, foi-lhe aplicada uma pena de 2 jogos! Dualidade de critério que de tão evidente, deixa a descoberto a merda de juízes que compõe a comissão disciplinar da liga.
.....................................................................................................
Rui Costa faz hoje 40 anos.
Quero desejar-lhe um dia feliz e que consiga na sua vida profissional e particular, todos os sucessos que deseja e merece!
Sou um admirador confesso pelas qualidades humanas e futebolísticas de Rui Costa.
Rui Costa foi um extraordinário jogador, mas tinha o defeito de ser do Benfica e pior que isso, ser honesto!
Nunca assinou por dois clubes ao mesmo tempo e preferiu sempre o relativo anonimato à fama desabrida das grandes estrelas! Para mim superava em talento qualquer futebolista português do seu tempo (João Pinto superá-lo-ia se saísse para o estrangeiro) e em carácter dava goleada a qualquer um! 
Talvez por isso fui sempre contra a sua volta ao Benfica, pois num País de preconceitos, a sua idade seria sempre usada contra si e principalmente contra o Benfica! Não me enganei e Rui Costa foi rapidamente trucidado, passando (no entender da imprensa portuguesa) de injustiçado porque Kaká lhe roubava o lugar, para um jogador acabado e cheio de maleitas...
Tornou-se num problema de todas as semanas; ora porque não jogava, ora porque ficava suplente, ora porque estava lesionado...um sem fim de problemas para ele e para o treinador, como eu aliás tinha previsto e que o levou a pôr fim à carreira mais cedo do que desejaria certamente! Isso leva-me de novo a Aimar...
.............................................................................
Gémeos no carácter e no talento, similares até o percurso futebolístico que ambos fizeram!
Aimar está a tornar-se um problema para Jesus não por sua culpa evidentemente, mas porque está  ser usado como arma de arremesso contra o seu treinador!
Incomparável em carácter e talento, similar nos problemas que causava, podemos verificar o caso nuno gomes;
O ano passado um problema semanal, ora porque não era titular, ora porque não era opção, ora porque devia jogar, ora porque não devia jogar...
Problemas todas as semanas, entrevistas com especialistas, bancadas divididas, etc...
Depois do folclore inicial com paulo bento a ajudar à festa, que vemos hoje no Braga?
Não joga, não é convocado, não marca golos, não se queixa, ninguém se queixa, todos se estão nas tintas para ele e ele não arranja tintas a ninguém...
Aimar vai a caminho de se tornar um problema!
Que tristeza tenho de ver um enorme campeão, um enorme jogador, um enorme talento, um enorme ser humano, tratado e usado da forma tão vil.

3 comentários:

  1. O outro enfeita tão bem as bancadas do Axa e isso não dizes tu, meu caro. LOL

    Parabéns ao Maestro!

    ResponderEliminar
  2. Tenho evitado escrever sobre o Emerson, mas hoje vou fazê-lo.

    A minha análise é a seguinte. Quando Emerson chegou, pareceu-me um jogador seguro e com qualidade a defender, mas absolutamente incapaz de atacar. Inteligentemente, também não o tentava - raramente passava a linha de meio campo. Mas quando era preciso travar o adbersário, estava lá. Não era excepcional, mas era bom.

    O que se passa depois? Seguramente por indicações do treinador, Emerson começa progressivamente a integrar-se em acções atacantes. É um facto que é isto que fazem os laterais modernos, era isto que fazia Coentrão, mas cada um tem as suas limitações. Emerson não sabe atacar. O próprio reconhecerá esta sua característica, mas o treinador, teimosamente, teima em ignorar isto.

    As consequências estão à vista. A atacar, Emerson destrói e atrapalha mais do que ajuda. Perde muito a bola, não tem capacidade de drible nem de explosão, falha passes infantilmente, emperrando constantemente o nosso jogo de ataque. E. claro, sendo lento, depois de uma perca de bola não consegue recuperar, e permite contra ataques perigosos do adversário.

    Ou seja, por teimosia, perdeu-se um jogador que até cumpria na sua função de defender, não era brilhante mas cumpria, e temos agora um jogador que nada faz - não ataca porque não sabe, não defende proque frequentemente não está na sua posição por estar... a atacar.

    Reconhecer isto e corrigir a situação, confinando Emerson a funções estritamente defensivas, é para mim a única opção inteligente e que defende o jogador e, mais importante, defende e tranquliza a equipa.

    ResponderEliminar
  3. Duas das "instituições" que mais tem prejudicado o Glorioso estão aqui referenciadas.
    A apintagem e os junta-letras.
    E tenho a impressão que muito do arrebitar a crista dessa gente se deve à falta dumas "lambadas" que alguns tem que levar.
    O dar a outra face só servirá a quem gosta de levar umas chapadas.
    Quem se sente, deve devolvê-las e com juros elevados!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.