domingo, 27 de maio de 2012

PEPE GUARDIOLA



Na sexta feira passada, o Barcelona terminou a época desportiva com a conquista de mais uma taça do Rei!
A taça que na época anterior fora tratada como se da Champions se tratasse, terá passado despercebida à maioria dos portugueses!
Percebe-se o porquê, não se entende uma data de porcarias que não me apetece agora esmiuçar...
Guardiola, conquista assim uns incríveis 14 de 19 títulos possíveis, em apenas 4 anos de treinador no Barcelona!
Só este ano, o ano de todos os 'fracassos', ganhou a Supertaça europeia, a supertaça espanhola, o campeonato mundial e a taça do Rei!
Em 3 destes troféus, teve como oponente o fabuloso Real Madrid, que aliás eliminou sempre... horrível como se vê!
Mas não é para constatar o baixo nível dos merdias portugueses que quero falar de Guardiola.
Não, de todo. Quero somente agradecer-lhe a quantidade industrial de grandes espectáculos que me porpocionou! Basicamente...todas as semanas! 
Pegou numa equipa já de si muito boa, descartou alguns magníficos jogadores para ficar apenas com os que confiavam cegamente nas suas ideias, embora inferiores em qualidade individual; pegou em jogadores que eram 'apenas' bons, transformou-os em alguns dos melhores craques mundiais e construiu a melhor equipa que o mundo jamais vira jogar!
A coragem de prescindir de jogadores como, Ronaldinho Gaucho, Samuel Eto'o, Zlatan Ibrahimovic, ou Thierry Henry, grandes craques mundiais mas sem espirito (Henry terá sido o único que o compreendeu) de equipa, para lançar miúdos vindos da cantera barcelonista é a todos os títulos notável!
Construiu assim uma equipa que apresenta uma espantosa média de jogadores criados no clube, habitualmente titulares e/ou suplentes entre os 11 e os 13 utilizados em cada jogo!
Vimos jogos em que não havia defesas de raiz e outros em que os avançados eram os médios!
Vimos percentagens de posse de bola na ordem dos 80% contra equipas como o Real Madrid!!!
Vimos jogadas colectivas que julgávamos impossíveis de criar nos dias de hoje, resultando em centenas de  golos fantásticos e espectáculos inolvidáveis!
Vimos a evolução de alguns dos actuais grandes craques mundiais, alicerçados num futebol de beleza estética inimitável, em que o colectivo sobrepõe-se sempre aos individualismos, não  impedindo que o virtuosismo dos seus melhores interpretes apareça em pleno, antes potenciando-o! 
Teria conseguido tudo o que conseguiu sem Xavi, Iniesta ou Sergio Busquetes, mesmo Samuel Eto'o ou Thierry Henry?
Messi tornou possível aquilo que por vezes parecia impossível?
Verdade, mas todos sabemos que gerir uma equipa ao mais alto nível, com obrigação não só  de ganhar mas de dar sempre espectáculo, conseguindo manter os níveis de concentração e regularidade sempre no  máximo, e fazê-lo durante tanto tempo, é humanamente quase impossível!
Guardiloa bem pode agradecer a Xavi, Iniesta, Busquets, Piquet, Puyol, Pedro e companhia!
Pode agradecer poder contar com um jogador que é de longe o melhor do mundo e que fatalmente virá a ser o melhor de sempre. Contudo, nenhum dos seus comandados, mesmo Messi, poderá ovildar que sem Gaurdiola, muito provavelmente não seriam hoje os melhores, assim considerados em todos os cantos do mundo! 
Bem, em todos os cantos do mundo, excluindo uma boa parte de Portugal, mas isso são outras estórias...
Terei saudades da sua classe, terei muitas saudades do treinador Guardiloa, mas mais ainda do Homem Guardiola! Um senhor que espero ver um um dia comandando, quiça...a selecção espanhola...
Cansado, resolveu retirar-se, pondo fim a algo que acredito, dificilmente voltaremos a ver!
Os jogadores continuarão lá, a cantera também, o processo e o caminho que os levou ao sucesso não parará seguramente...
Fim de ciclo? 
Com tanta qualidade, seguramente que sim!


Obrigado Pepe Guardiola

1 comentário:

  1. Fez de facto um trabalho notável no barcelona, com conquistas atrás de conquistas, que certamente os barcelonistas nunca esquecerão e Guardiola, ficará sempre na história do clube, como o treinador que mais ganhou no clube e obviamente, um dia regressará.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.