sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por Ti, Benfica


Gostaria de compartilhar com os meus amigos um texto que achei exemplar...
Podem ler mais em baixo o artigo escrito em negrito, ou ler o original (aqui)

Tolero relativamente bem a minha própria estupidez, mas não suporto a dos outros


Hoje dei com uma coisa chamada Por Ti, Benfica. Dizem que são um movimento de «sócios normais» contra a direcção de Vieira. Presumo que isto queira dizer que os sócios que estejam com o actual presidente sejam anormais. Ai, é assim? Vale chamar nomes? OK.


Catrapisco para aqui esta passagem:


"Vieira já tentou todas as estratégias" - O Benfica "nunca conseguirá ganhar de forma continuada" com o atual presidente no comando, "nem que Vieira se mantenha mais 20 anos no clube", assevera um dos elementos do movimento, em declarações ao Relvado, concluindo que o dirigente "já tentou todas as estratégias". "Já contratou diretores desportivos, treinadores, já delegou mais, já delegou menos, já contratou jogadores de todas as nacionalidades e nada mudou – o Benfica continua a ganhar de forma pontual, apenas", lamenta.
Vou ignorar os poderes divinatórios do indignado consócio, que não acredito em ninguém que seja capaz de prever a mais de 12 meses, mas não posso deixar passar em claro a contradição: um gajo que prevê a 20 anos não é um «sócio normal». Depois, noto outra contradição: Vieira ainda não experimentou nada com zandingas deste quilate. Sou forçado a concluir que, afinal, Vieira ainda não tentou todas as estratégias, mesmo excluindo a estratégia azul e branca dos últimos 30 anos (que – espero! – ninguém deseja que experimente).


Mas o que eu queria dizer a este mecânico que se propõe a levar o Benfica à revisão é o seguinte:
Se o carro não anda quando tem as luzes apagadas, nem avança quando os máximos estão ligados, nem sai do mesmo sítio quando os médios estão acesos, nem arranca com os mínimos, nem pega com as luzes de nevoeiro, o problema é capaz de não estar nos faróis, não? Digo eu – ressalvando que não percebo nada de mecânica – que, se vamos insistir na questão dos faróis, nem daqui a 20 anos vamos ter o carro a andar. (Lancei uma previsão a 20 anos na esperança de que ele assim encontre mais credibilidade na crítica que lhe faço, espero que resulte!) Ou seja: ninguém consegue arranjar um carro se tentar reparar a peça que não precisa de reparação e ignorar onde está o verdadeiro problema. Percebem? Aquela coisa da (in)competência versus batota... Hum? Fica mais claro assim?


Para o 'Por Ti Benfica', é claro que "financeira e desportivamente" Luís Filipe Vieira "nada mais acrescenta ao clube", considerando que "a deterioração financeira sem acompanhamento de resultados desportivos está aí para o provar".
Fico contente por acusarem LFV de nada mais acrescentar ao clube e de não poderem dizer que subtrai alguma coisa. É que há presidentes que cobram para ocupar aquele lugar e que se abotoam a grandes comissões da venda de jogadores. É assim nos clubes onde se ganha, com uma grande organização e uma estrutura competente. Nos clubes onde se ganha, ao contrário do que acontece connosco, existe gente a reclamar que há tranches de jogadores ainda não foram pagas, há modalidades com salários em atraso e há bombeiros a arder. Mas isto é nos clubes onde a competência impera. No nosso nosso, nada disto acontece por dois motivos: por um lado, não há resultados desportivos; por outro, há uma deteriorização financeira amplificada pela ausência de resultados desportivos. Só fico baralhado é na parte de não andarmos de calças na mão à procura de um investidor estrangeiro. É muito estranho que em 10 anos de insucessos, de incompetência e de má gestão não haja notícias destas.


Diz ainda um dos cabecilhas do movimento que «Desportivamente, o Benfica de Vieira é um projecto sem rumo, que corre ao sabor de vento». Não sei se esta análise é do mesmo génio das declarações anteriores, mas era bom, para o movimento, que sim, que fosse, para a gente não ficar a pensar que são todos gajos que olham para a realidade e a sabem perceber de uma maneira que não está ao alcance de sócios que se dizem normais. Quando vamos para o 4.º ano consecutivo com o mesmo técnico, resistindo ao sabor do vento que vem do agitar dos lenços dos que pedem Bielsas e afins, nota-se que não há rumo nenhum e que se cede a pressões. Vou dar-lhes 2 euros para panfletos, porque acho que esta gente devia ser ouvida.


«O Benfica não pode continuar num ciclo que em 10 anos dá apenas dois campeonatos, ao passo que o principal rival colecionou 8 títulos nacionais e três títulos europeus», acrescentou o analista lá de cima. Se fosses distribuir panfletos para o Ministério da Justiça, para o DIAP, para a PJ, para o Ministério Público, para a AR ou para a casa iluminada e para a marisqueira de Matosinhos é que farias bem, porque a colecção de títulos é um caso de polícia com barbas de 30 anos que não te parece incomodar muito.


"Não valem desculpas de arbitragens" - Quanto às alegações de prejuízo dos homens do apito que têm sido utilizadas por alguns dos elementos do Benfica, o grupo afiança que "não valem desculpas de arbitragens, porque ainda em fevereiro o presidente disse que os árbitros estavam a fazer um bom trabalho, e antes disso apoiou duas vezes um visado nas escutas do Apito Dourado para a presidência da Liga e depois da Federação".


É uma excelente argumentação. É o mesmo que dizer que não valem críticas a Vieira porque os sócios já sufragaram a vontade de o ver à frente dos destinos do clube mais do que uma vez. Foda-se, eu fico preocupado quando é esta a massa crítica do meu clube. Mas que argumentação é esta, caralho?!


Críticas também ao facto de o Benfica estar em "risco de acabar este campeonato sem um único golo marcado por portugueses, quando foi uma promessa antiga ter a espinha dorsal da seleção nacional".
Pára tudo! Chega! Devolvam-me os 2 euros! Recuso-me a ouvir mais estes "normais". Mas quem é esta gente?! Gostava de saber, para não correr o risco de votar nela por engano. Nem vou comentar o ar alarmado com que ele diz «risco de acabar este campeonato sem um único golo marcado por portugueses», como naquelas estatísticas idiotas do género «o Benfica não marca um golo num estádio com um nome começado por B há mais de 15 anos», mas «Espinha dorsal da selecção nacional» é um claim de Vale e Azevedo! Vale e Azevedo, caralho! Andam a cobrar ao Orelhas promessas do Vale e Azevedo e acham que merecem ser ouvidos? Fooooooda-se! Termino este post pedindo que leiam o seu título outra vez, que eu vou medir a tensão.

8 comentários:

  1. Nem mais, no fundo esses ditos normais, estão a exigir que o benfica enverede também por caminhos da fruta e do café com leite, pois pelos vistos, em Portugal, enquanto a impunidade reinar, essa realmente é a única maneira de se ganhar de forma consistente e continuada, o que se lamenta.

    ResponderEliminar
  2. Daqui até às eleições vai ser um fartote de opiniões, das mais diversas, das mais estapafúrdias, das mais consistentes, eu sei lá!
    Viva a democracia!

    ResponderEliminar
  3. Bem dito
    Se admiro o poder de sintese é o deste blog.
    Então esta gente vende-se por 25C ?
    Vão pró C!!!!!
    Desculpas com as arbitragens!?? Mas depois desta roubalheira que até alguns vendidos da CS reconheceram, ainda vêm com estes argumentos?!
    Tenham vergonham, escroques destes não são precisos nas fileiras do GLORIOSO!
    Nunca pensei viver o suficiente, para ver o peidoso corrupto escolher um presidente para o clube do meu coração!!!
    Que tristeza imensa !!!!
    Cerremos fileiras, nem que seja preciso recorrermos a medidas extremas: A CORRUPÇÃO NAO PASSARÁ !!!
    BENFICA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  4. Já viram o joguinho de acusações encobertas entre o clube dos corruptos e esse merdas do presidente da liga.
    Quem não souber quem é esta bosta até pensa que é verdade esta diferença de posições quanto ao alargamento!
    Grandes hipócritas corruptos!

    ResponderEliminar
  5. Pronto, caro Gualhos!
    Eu sabia!!!

    Não é que o "governo sombra" do JERBICHA vingou???!!!

    Não é que foi memso criada a tal "união" dos "normalóides" do bastardíssimo aborto caseiro "SHADOWS" e seus trombeiros profissionais ???!!!

    Estamos lixados, meus amigos!!!

    Até o Bruno Paspalho diz em entrevista que a sua "luta" não acabou.

    Às armas!!! Ás armas!!! Valha-nos uma vez mais os brancos e os nulos!!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito bem amigo Guachos, arrasaste com essa escumalha de "SÓCIOS NORMAIS" e sendo assim, prefiro ser um sócio anormal.

    Miguel

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.