segunda-feira, 23 de julho de 2012

Benfica - o alvo apetecido!

O Benfica, com a sua imensa legião de adeptos, quase todos encartados para opinar sobre a valia do plantel, da pré-época, do treinador, do preparador físico ou do presidente, é um 'maná' para a esfomeada imprensa portuguesa, sempre sedenta de uma boa polémica que faça vender...vender...
Naquilo a que se convencionou chamar 'defeso', não há dia em que não se 'vendam' um ou vários jogadores; a caminho ou de saída do clube, e à conta disso vendem-se resmas de papel e esgotam-se dezenas de horas em programas televisivos ou radiofónicos, onde, desde os leigos aos entendidos, passando pelos bem ou muito mal intencionados, não há quem não se esforce para nos garantir que possui o segredo do sucesso!

O treinador, a equipa técnica, o director desportivo ou o próprio presidente, são um mero joguete nas mãos de tão prestimosas criaturas, que, detentoras da verdade, (tivessem eles o poder de decidir) fariam do Benfica campeão de Portugal e da Europa, anos e anos a fio!
Junte-se a estes expert's os novos sabichões, blogues que às dezenas nascem todos os dias, e temos um menu de primeira qualidade! 

Desde que me lembro, as pré-épocas do Benfica sempre foram marcadas pela polémica!
Ou começam tarde, ou começam cedo demais, ora falta um ponta de lança, ora falta um defesa, ora vem um guarda-redes, ou sai o médio que nos faria campeões...enfim, todos os anos a mesma coisa, mas agora com a repercussão que os blogues dão à 'coisa', o prato é cada vez mais apetecível!

Tal como a comunicação social, grande parte dos blogers já perceberam que é com polémica que se ganham audiências, são o confronto e a maledicência que trazem publicidade, e alguns já chegaram às tvs como referência do palpitar dos adeptos, tendo já no curriculum entrevistas (mesmo que por e-mail e sem direito a confronto directo) a figuras mais ou menos proeminentes da vida benfiquista! Um luxo!

Assim, rara é a pré-época de onde não saiam chamuscados, muitas vezes já queimados e em vias de serem recambiados sem honra nem proveito, um ou vários jogadores!
Ainda mal desfizeram as malas e por vontade de muitos, já estariam à porta da saída! Para a maioria é simples; os jogadores são todos bons, antes ou depois de passarem pelo Benfica! Assim que entram, passam a ser uma bosta! 
Há no entanto, espantosos casos de jogadores bem-queridos, que apesar de no currículo (se calhar por isso mesmo) terem apenas alguns minutos disputados na primeira equipa, (Urreta é apenas o mais recente exemplo) e mesmo sabendo que em equipas muito mais modestas nunca conseguiram melhor, são autênticos ídolos dos media e dos adeptos, enquanto que aqueles que jogam com grande classe ou marcam golos com regularidade impressionante, são assobiados e até se pede a sua venda urgente...

Só para nos reportarmos aos últimos 3 anos (os anos de Jesus no Benfica) e apenas aos mais mediáticos...
César Peixoto, campeão europeu nos corruptos de Mourinho, jogador de selecção no Braga, enxovalhado assim que entrou no Benfica...ainda por cima era casado com uma menina bonita e mediática, o que lhe custaria ainda mais caro...
Fábio Coentrão, excomungado por muitos mesmo depois de chegar a defesa esquerdo, viu durante essa  época o seu valor mais do que questionado (vide o jogo de Liverpool) só não o sendo mais, porque a alternativa era...o amaldiçoado Peixoto!
De Di Maria dizia-se praticamente o mesmo que hoje se diz de Gaitan!

A propósito de Di Maria (serve o mesmo para Gaitan ou Cardozo...)...
Para estes espantosos fazedores de planteis, a coisa faz-se assim;
Não valem (qualquer destes jogadores) um chavo; são assobiados na primeira oportunidade e são milhares os que gritam, vai-te embora ó chulo!
Na blogosfera então, ui,ui!...é vê-los e lê-los todos os dias;
«Mandem-me esses palhaços desajeitados, (todos os que não correm desalmadamente atrás dos adversários) para longe!»
Mas vamos que Vieira consegue vendê-los...
Aí é o diabo! Menos de qualquer verba que não cubra a clausula de rescisão, normalmente fixada no dobro acima do valor real do atleta, começa o baile; O Vieira quer é levar a equipa para Angola e não sabe negociar! O peidoso é que a sabe toda! Vendem-se os nossos melhores (agora já são dos melhores da europa) jogadores pelo preço da uva mijona! Antes uns nabos, agora...uns nababos!

Chegamos a Roberto; vitima de um incompreensível ódio visceral e mesquinho, foi o jogador mais abjectamente tratado por adeptos e comunicação social que tenho na memória, e olhem que sou rapaz para carregar meio século em cima do esqueleto!
O seu caso foi horrivelmente gerido pela estrutura benfiquista e com isso queimou-se ou permitiu-se que se queimasse um grande guarda-redes, deixando a equipa afundar-se consigo!
Pior; à conta disso, branqueou-se (arbitragens miseráveis) um dos maiores roubos que o Benfica foi alvo, em toda a história do campeonato português!
Roberto, que já depois de esquartejado e cortado às fatias, foi devidamente embalado para Espanha, onde se viria a sagrar como o melhor guarda-redes da liga...

Na baliza, hoje defendida por Artur, que apesar de ter os favores dos adeptos e de uma imprensa agora espantosamente benévola, os golos, esses, continuam  a acontecer com a (exacta) mesma regularidade! 
Não acredito que haja no mundo um outro guarda-redes a quem não lhe seja apontado um erro por mais pequeno que seja, durante toda a época desportiva! Impressionante, até para quem já tenha visto um porco a andar de bicicleta!!

A época passada foi Emerson; muito do que se disse de Roberto serve para Emerson, com o desconto que Emerson está longe de ser um grande jogador como é Roberto, embora se devidamente apoiado, chegava e sobrava para as encomendas...para a época passada e se calhar até para esta...
Tal como Roberto, foi o escape para encobrir os roubos dos olegários e proenças, que na altura certa, arrumaram a questão do titulo...

Isso leva-me ao post seguinte que (aviso já) não acredito vá ter muitos apoios...
É que a apreciação que faço aos jogadores e à sua competência, está bem longe do que tenho lido e ouvido...

13 comentários:

  1. Pensar pela própria cabeça em vez de engolir tudo o que se diz e escreve na nossa bela CSocial parecendo que não...custa! Aliás, assim se justifica muito o que é o nosso país ao nível dos nossos politicos e afins...ter sentido crítico é coisa que o português não gosta muito de fazer...lá está...cansa muito!
    Erros foram feitos e estão a ser feitos novamente esta época ao nível da definição da equipa de forma agressiva e tempestiva assim como ao nível da preparação física dos jogadores (mais uma vez chegaremos a Março de rastos) mas isso não invalida que 99% das coisas que se dizem na CS sobre o Benfica servem apenas para levar a "carneirada" para o sitio habitual...fazer esquecer as vergonhas habituais que se passam no nosso futebol!

    ResponderEliminar
  2. Pois tem o meu apoio. E assim se mandou fora um dos melhores guarda-redes que passou pelo Benfica nos últimos anos. Tem vezes, e são muitas, que não me identifico com os sócios ou simpatizantes do Benfica. Aliás, por mais de uma vez quase cheguei a vias de facto com alguns destes "sócios" no antigo estádio da Luz. Começar a assobiar jogadores do Benfica desde o primeiro minuto de jogo...é algo que me dá voltas no estômago. Um deles foi o Nuno Gomes agora tão "amado" por quem antes assobiava. E assim se vai fazendo este Benfica...

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo, caro Guachos. Tu és um dos poucos que mantém a lucidez de pensamento e que não se deixa toldar pela carneirada que, assanhada depois de 5 vitórias, saíram à rua como cães raivosos e esfaimados à procura de vítimas.
    É vê-los todos a sair das suas tocas mal o Benfica perdeu um jogo treino. UM JOGO TREINO na pré época, imaginem!

    Se fossem andrades não se notava a diferença. Digo mais, os andrades são bem menos críticos. Eu não chamo a esta corja adeptos. São HIENAS! E respeito-os tanto como a esses animais detestáveis!

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo, meu caro, e gostava de ter sido eu a fazer esta analise.
    ----------------------- Infelizmente, esta nossa sociedade está infectada pelo poder mediatico, não por acaso. É a repetição, o martelar, sobre a mente das pessoas que vale. E depois de toneladas de martelanço, com mentiras, retoricas e ideias mostradas como infaliveis (dai ao povo aquilo que ele gosta) lá vem uma migalha de contraditorio logo abafado pela tonelagem. É assim no futebol e na vida politica. O sistema controla o rebanho.

    ResponderEliminar
  5. Ganda GUACHOS!!!Ainda disseste pouco!
    A carneirada da comunicação social,passa-me ao lado.Se não berrarem contra o GLORIOSO,são despedidos ,sovados,enrabados e entregues ao estado(a q isto chegou)!
    O q me revolta são esses benfiQUISTOS DE MERDA,q por aí proliferam ,debaixo de nomes e cognomes,armados em defensores e nada mais fazem do q fazer o jogo do peidoso e afins!!!
    VIVA O BENFICA;PORRAAAAA!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela lucidez.
    Estou perfeitamente de acordo com o post.
    Um abraço
    Henrique Cordeiro

    ResponderEliminar
  7. A clarividencia do post dos guachos, não deixa margem para dúvidas.
    Estou plenamente de acordo, principalmente no que toca ao branqueamento das arbitragens miseráveis e cobardes que arrastam o Glorioso, época atrás de época para um plano secundário.
    O que me aborrece é o ego do nosso JJ, com a nota técnica e que normalmente significa perda de pontos ou derrota, como no último jogo - o que deixa o nosso ego muito em baixo!
    Mas paciencia.... Sempre com o GLORIOSO!!!

    ResponderEliminar
  8. Enorme Guachos,

    Obrigado, Companheiro, por mais um brilhante texto, com o qual eu espero que consigas fazer com que mais Benfiquistas ... pensem mais e sintam menos.

    Viva o Benfica!
    (Jose Albuquerque)

    ResponderEliminar
  9. Palmas para o Guachos.

    R como disse o jakim esta merda (mundo ocidental) está infectada pela CS e seu poder para lavar cerebros, fomentar vaidades e deturpar quem não quer ser embalado.
    Obviamente, tambem há benfiquistas que vaidosamente e vidrados fazem o jogo do poder mediatico em detrimento da verdade objectiva, que é sermos fodidospelas arbitragens, ano apos ano, de há cerca de 30 anos a esta parte.

    ResponderEliminar
  10. Completamente de acordo amigo Guachos. Cuidado com o Emerson que ao que se sabe poderá voltar à Luz e com ele chegam os abutres do assobio e da ofensa gratuita apoiados por certos bloggers ao serviço de quem não à meio de aparecer e dar a cara.

    Miguel

    ResponderEliminar
  11. Admira-me meu caro, ainda não teres sido invadido pela matilha!
    Parece que agora a estratégia é silenciar por esmagamento todos os que não lhes seguem os ditames. Sejam eles autores, sejam eles comentadores!

    Atreva-se alguém a deixar um comentário discordante numa dessas virtuosas casas da erudição futebolística, financeira, económica e organizativa! É ver a matilha a reagir!

    Atreva-se alguém a postar opinião discordante do bata-abaixo na sua própria casa! É ver a matilha a reagir!

    Atreva-se alguém a comentar favoravelmente aspectos positivos do Benfica! É ver a matilha a reagir!

    Já cansa! Têm como objectivo não só vender a verdade que lhes interessa, como silenciar os não alinhados! Sonham com "opinião única"!

    A bem ou a mal os restantes têm de começar a reagir! Disto de "opiniões únicas" já todos os que tem pesada idade provaram. Ninguém gostou, viessem donde viessem!

    Comigo não contam!

    RC

    ResponderEliminar
  12. Obrigado a todos que nestes últimos dias deixaram palavras elogiosas!
    É bom saber que não estamos sós...
    Benfica sempre!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.