terça-feira, 24 de julho de 2012

Esquerda rodar!


Introdução;
1ª - Pelo que tenho observado, nenhuma equipa do mundo sofre golos pelo lado esquerdo, um exclusivo do Benfica!
2º - Todos os golos que o Benfica sofreu na época passada foram por culpa directa do defesa esquerdo!
3º - Milhões de portugueses desesperam diariamente sem saber o nome do futuro mal-amado da esquerda defensiva benfiquista!
4º - Os mesmos milhões de portugueses têm este ano um motivo para dormirem ainda pior; conhecer o nome do novo D. Sebastião; o substituto de Maxi Pereira! 
....................................................................................................................................................
A pré-época é a base que sustentará todo o desenrolar da época? - É.
É na pré-época que se começam a ganhar ou a perder campeonatos? - Sem a menor dúvida!
Deve-se condicionar toda a preparação da pré-época jogando para os resultados, tentando agradar aos média e por arrasto manter os adeptos satisfeitos? - Nunca.

Na pré-época, não é raro ver um ou outro jogador em grande forma, em contraste da maioria dos companheiros! A (boa) forma demora muito para uns, pouco para outros e quase nada para uns quantos!
Quando já estão todos no mesmo patamar, ficam as coisas muito mais claras e as apreciações ao desempenho de cada um faz-se então de forma mais segura...

Para quem ainda não percebeu; a pré-época vai a meio!
Faltam 26 dias para que o campeonato comece!
Faz sentido atacar de forma desabrida todo o trabalho que está a ser desenvolvido? 
Se o Benfica ganhasse o torneio que disputou na Polónia estaria tudo bem? perdendo ficou tudo mal?

Tem sido uma festim para os críticos estes tempos de pré-época!
O Benfica deve ser o único clube do mundo onde se discute não só os titulares mas os seus substitutos!!!
Descobriu-se mais um filão; o substituto de Maxi Pereira!
Agora já percebi porque é que temos perdido tantos campeonatos! É urgente um substituto para o nosso defesa direito! 
O que penso sobre este tema e também o das adaptações, já foi alvo de análise detalhada (aqui) pelo que não merece a pena perder mais tempo com o assunto...
Quero só reforçar que, em todas as grandes equipas do mundo, selecções ou clubes, os substitutos dos laterais são na sua grande maioria defesas centrais adaptados e mais não me quero alongar.
Vamos lá então rodar à esquerda...

Primeiro; se estivesse nas minhas mãos, o Benfica não gastaria um cêntimo em contratações a menos que algum dos melhores jogadores fosse vendido. Não estamos em tempo de desperdícios e considero que para ficar em segundo lugar num campeonato que está mais do que 'comprometido' com os roubos de sempre, o 'material existente chega e sobra!
Mais; não acredito que um defesa esquerdo ou direito faça qualquer diferença no resultado final! 
E até digo mais; Emerson chega e sobra para as encomendas de uma liga como a portuguesa e para quem já se esqueceu, quero lembrar que Emerson é jogador do Benfica!
Eu, no lugar de Jesus, chamava os jornalistas e punha toda a gente à vontade; desde que em perfeita forma física, Emerson é o titular. Ponto final.
Estava-me (desculpem o termo mas é mesmo assim) a cagar para o que dissessem...
Podiam subir as paredes, arrancar os cabelos, chamar-me todos os nomes feios, ou em ultima análise, despedir-me!
O que garanto, é que na minha equipa mandaria sempre eu, e se tivesse de morrer, morreria pelas minhas ideias!

A verdade é que isso não vai acontecer e apenas nos resta esperar para ver quem será o 'desgraçado' que levará em cima com os tubarões esfomeados...
Depois de queimado, nenhum jogador sobrevive à sentença traçada e a saída de Emerson é inevitável! Seria preciso muita coragem para mudar as mentalidades e não me parece que quer Jesus, quer Vieira, tenham 'cacifo' para uma empreitada deste quilate! É pena que não aproveitem...
Seria histórico se o fizessem!
Um Benfica forte nunca poderá ser comandado de fora para dentro...

Agora quero falar um pouco de Maxi Pereira, Carlos Martins, Nolito...
Maxi Pereira passou de mero contra-peso no negócio do cebola podre, para o «ai Jesus» dos adeptos!
Merece Maxi todos os elogios que lhe fazem? - Bom, aí é que a porca torce (um pouco) o rabo...
Maxi Pereira tem um enorme coração, tem um pulmão fantástico e uma capacidade fabulosa de levar a equipa para a frente, nunca se rendendo a um mau resultado, lutando até cair...
Por aí é difícil encontrar alguém que lhe faça sombra...
Tem no entanto algumas lacunas que o impedem de (nunca ninguém se questionou o porquê de Maxi não ter  grandes clubes atrás de si?) de ser um jogador ao nível dos grandes da Europa...
Maxi passa a maior parte do jogo no meio campo adversário, teima em não ir à linha de fundo para cruzar (alguém se lembra de um cruzamento seu que desse golo?) preferindo sempre a tabela com o extremo, procurando ele próprio finalizar a jogada...
Posiciona-se muitas vezes mal, tendo de correr a dobrar para compensar erros de marcação e de posicionamento, tendo muitas vezes de recorrer à falta (perigosa) já bem perto da área...muitos golos já sofreu o Benfica pelo seu mau posicionamento e muitas das descompensações que existem na equipa são por sua exclusiva responsabilidade!
Para mim, é talvez a maior falha que Jesus tarda em colmatar; a forma como 'arma' a equipa nas transições defensivas...Maxi é a chave...
Para que não me batam muito, quero que saibam que Maxi Pereira é um dos jogadores que o Guachos mais aprecia!

Carlos Martins é outro que agora virou moda dizer-se maravilhas! 
Carlos Martins é um jogador de repentes, mais intuitivo que cerebral, instável emocionalmente e tacticamente indisciplinado! Pensa pouco na equipa e muito na sua auto-estima! (os frequentes remates comprovam-no)
Consigo a equipa perde estabilidade, controle dos ritmos de jogo e eficácia defensiva, ficando à mercê de qualquer equipa rápida e matreira, que, aproveite os buracos que a sua irreverência, indisciplina táctica e vontade de protagonismo provocam!
Marca uns belos golos e a sua garra e remates de longa distancia são por vezes preciosos? - é certo que sim, mas embora seja um jogador a manter no plantel, muito útil em diversas situações, está longe de ser titular...

Nolito, outro que a plateia adora! 
Nolito nasceu para ser...abre-latas! Defesas compactas que se recusam a sair da toca? Nolito tem a solução! Às vezes nem ele sabe como consegue sair dos apuros onde se mete e miraculosamente transforma um aperto sem aparente solução, num golo na baliza adversária!
Agora, pôr aquele rapaz a defender, isso é que é um caso sério! Muitos me dirão; mas o homem esfarrapa-se todo atrás dos adversários e corre que se desunha! - Pois é, corre muito, mas corre mal!
Para se defender bem é preciso saber posicionar-se e isso por agora, é coisa que Nolito (ainda) não sabe fazer...outro que é tão bom a desequilibrar os adversários, como a sua...própria equipa!
Para que não me batam muito, quero que saibam que Nolito é um dos jogadores que o Guachos mais aprecia! Coisas diferentes, ok?

Dito isto e porque a prosa já vai longa, deixo-vos o meu 11 ideal, com os jogadores que temos neste momento e apenas com uma ressalva; Enzo Perez; em condições ideais, seria titular.

Artur
Maxi-Luisão-Garay-Emerson
Javi-Witsel
Aimar
Bruno César-Gaitan

17 comentários:

  1. Se eu copiar este desabafo lá para o meu estáminé chamam-me calão e retiram-me o rendimento internautico de inserção? ehehehehe

    Mais um vez excelente amigo Guachos

    ResponderEliminar
  2. benfiquista do coração24 de julho de 2012 às 17:51

    eu apoio
    esta equipa

    não esquecer que foi
    esta equipa que nos levou
    às meias finais da liga dos campeões

    meias finais não é erro
    só não fomos porque dois
    ladrões nos roubaram
    nos dois jogos
    contra o chelsea

    ResponderEliminar
  3. Amigo Carlos, estás como sempre à vontade...esta casa é tua...
    Agora não tenho tempo (esta coisa de ter de trabalhar é o diabo) mas depois passo lá no teu sitio...

    ResponderEliminar
  4. Pois mt bem!!! Assino por baixo este desabafo,no entanto kero aki n fazer eskecer k o Jesus até tem feito ouvidos de mercador e joga kem ele pensa( e com toda a razao)k serve melhor a ekipa,no entanto tanto os pa(i)neleiro como alguns benfikistas chamam-lhe teimoso,mas axo k esrte ultimo ano se deixou influenciar com as criticas ao Emerson,e creio tmb pela pressão da SAD poe causa das eleiçoes,portanto,com o JJ eu estou descansado no fazer da ekipa,e resto,é resto msm.

    Abraço.

    PNC

    ResponderEliminar
  5. Totalmente de acordo, caro Guachos. Acertaste em quase tudo, na minha opinião.

    Só não concordo totalmente com o seguinte:
    " A pré-época é a base que sustentará todo o desenrolar da ºepoca?" e,
    "É na pre-época que se começam a ganhar ou a perder campeonatos?", a minha resposta às 2 perguntas é, "poderá ser ou não! Há muitos outros condicionantes".
    Os árbitros, por exemplo. Lembram-se de há 2 anos? O ano passado começámos mal, ganhámos 5 pontos de avanço e perdemos o campeonato. A culpa foi da pré-época? Não, não foi.

    Os campeonatos começam-se a ganhar ou a perder no 1º jogo do... campeonato!

    Não podemos dar demasiada importância à pré-época. E se não acreditam vejam o historial dos resultados dos grandes tubarões europeus nas pré-épocas e o que acontece a seguir. Mas explicar isso a pessoas estúpidas é perda de tempo. Uns não entendem, outros não querem entender.

    ResponderEliminar
  6. Se calhar faltou-me dizer isso Manuel, mas no post não estava a analisar arbitragens...
    A importância que dou à pré-época nada tem a ver com o que se escreve e fala por aí!
    Não posso é cansar os leitores abarcando tudo no mesmo apanhado de ideias...

    ResponderEliminar
  7. Por causa deste e do Post anterior estás adicionado aos meus favoritos. Não seguia o teu blog regularmente mas a partir de agora vou faze-lo. Alguém que pensa pela sua cabeça nos dias de hoje é uma raridade.

    ResponderEliminar
  8. peço desculpa em contrariar mas sou um adepto deste post ;)

    Contudo o Benfica deve arranjar uma alternativa ao Maxi... sem alarmes... e terá de ter o apoio do JJ ou então lá teremos de ver o Witsel a ser queimado.

    Mas alguém acha que se o Maxi se lesionar que o JJ vai colocar um puto de 18 anos num jogo importante? Só se o JJ fosse doido como andam muitos com ideia geniais de jogo de pc...

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos que nestes últimos dias deixaram palavras elogiosas!
    É bom saber que não estamos sós...
    Benfica sempre!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Porra!!!! Lá vou eu concordar de novo!

    Agora,aqui que ninguém nos lê:

    Guachos,então optas pelo Artur na primeira equipa??? Incrível!!! Esse tipo é um "bluff"...não sabias que ele só sofreu menos 4 golos que o Roberto??? Sinceramente!!!!!
    Estamos mal servidos, pá!!! Temos de contratar outro GR e mandamos o gajo para a equipa B!!!

    ResponderEliminar
  11. Amigo Joseph,
    percebi a ironia e também o seu alcance...
    Mas para quem não percebeu, sempre posso dizer que, este é «o meu 11 ideal, com os jogadores que temos neste momento»

    ResponderEliminar
  12. Eu também fui mais um que coloquei este blogue nos favoritos. Peço desculpa...:)
    De facto uma análise com cabeça tronco e membros. Os meus parabéns, pois não é fácil encontrar tópicos tão ilucidativos e com bom senso pela Gloriosaesfera, onde a maioria só dizem disparates, consoante os ventos. Só acrescentava na equipa um. O El Mago e fabuloso Pablo Aimar. mas percebo que essa equipa foi estruturada tendo em conta os jogos de pré época, e como tal...

    ResponderEliminar
  13. Ndias,
    Mas o Mago está lá!
    Tens que ler de novo...
    Com ou sem pré-temporada, em boa forma, é sempre titular na minha equipa...

    ResponderEliminar
  14. Sim, sim, sim.....
    Mais fácil onze "sim"!

    RC

    ResponderEliminar
  15. O Nolito pode até defender mal, mas o Gaitan não é melhor.
    E o Nolito, não sendo tão elegante, é mais eficaz que o Gaitan a atacar.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo da 11:19,
    Ora aí estão duas afirmações que discordo em absoluto!
    E a classe que Gaitan possui, Nolito nem em sonhos um dia alcançará...
    Mas isso é coisa para se ver no futuro, comparando as carreiras que ambos farão...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.