sábado, 14 de julho de 2012

Olá (John) Benfica...

Finalmente podemos ver o Benfica, após mais de 2 meses de seca...
Novidades quase zero; Luisinho e Ola John foram os únicos contra a corrente, o que significa que todos os que gastaram o seu precioso dinheirinho por causa das parangonas dos jornais que diariamente traziam ou levavam jogadores às pazadas para dentro ou fora do Benfica, foram completamente enganados! Que lhes sirva de lição!
Por agora, temos a mesma equipa da época passada e as possíveis alterações terão mais a ver com uma ou outra venda, o que desencadearia as respectivas compensações, do que propriamente vontade de mudar...
Vamos ao jogo e às primeiras impressões...
Na esquerda tivemos Luisinho, que segundo o que já li e ouvi, apenas 45 minutos foram suficientes para transformar o anónimo ex-defesa do Paços, num craque de renome!
A vontade de dizer mal de Emerson é tanta, que o Luisinho transformou-se em...Luisão! Parece que a doença não tem fim...
Melgarejo, adaptado a defesa esquerdo, fez uma bela segunda parte e é outro a quem os elogios apressados muito mal lhe poderão fazer! Enfim...nada que não estivesse à espera.
Pelo pouco que vi, Melgarejo é 'jogador' e não engana; atrás ou à frente, tem andamento e técnica para vencer...
Luisinho precisa de tempo, e por agora, é tudo.

Muitos comentadores ou adeptos, barafustam com a direcção do Benfica porque (segundo eles) não há  (quem não gostaria?) alternativas a Luisão e Garay, ou porque Maxi não tem rival!
Será possível um clube português ter jogadores ao nível dos atrás mencionados que aceitem ficar no banco de suplentes, e/ou haver dinheiro para os comprar? é que estamos a falar de jogadores de nível mundial!
O Real Madrid e já agora a selecção espanhola, tem como defesa direito, Arbeloa e a alternativa é...Sérgio Ramos, que por sua vez não tem substituto à altura no centro da defesa!
Quem é o substituto de Piquet, no Barça ou na selecção? está à altura dele? e o Pepe? tem substituto à altura no Real ou na selecção portuguesa?
Quem é o substituto à altura para o Dani Alves do Barcelona? e Puyol? tem quem o substitua sem perda de qualidade? poderia estar aqui mais meia hora a dar exemplos iguais...

Vamos às adaptações (melgarejo) jocosamente criticadas no Benfica...
Voltamos a Arbeloa e a Sérgio Ramos, ambos defesas centrais de origem, mas que se vão adaptando às exigências da equipa e do treinador.
Adriano é médio de origem, defesa esquerdo no Barça, e Puyol tanto joga à direita como na esquerda, ou no centro conforme as necessidades da equipa! 
Que dizer de Mascherano, médio centro que jogou a maior parte da época a central, ou de Abidal, central adaptado à esquerda, ou defesa esquerdo adaptado a central? enfim, apenas alguns exemplos de adaptações...
O Chelsea, campeão europeu, apesar de ter no plantel os dois últimos melhores (fabrico da fantasiosa imprensa portuguesa) defesas direitos do mundo, actuou a maior parte da época com um central adaptado à direita (Ivanovic) e Ashley Cole tal como Coentrão, é um antigo estremo adaptado...
No Manchester Unitd são comuns as adaptações e por aqui me fico que a lista é de tal ordem extensa, que se torna fastidioso continuar...

No Benfica, podiamos falar de Alberto, Pietra, Veloso, Álvaro, Miguel, Coentrão...Cavém...tantos, tantos, que até doi...
Porquê manter esta discussão absurda? adaptações existem em todo lado, essencialmente porque não há dinheiro para que em determinadas posições se justifique gastar fortunas, apenas para ter na equipa vários e descontentes jogadores do mesmo nível!
Nem nas melhores e mais endinheiradas equipas do Mundo isso acontece! Essa é que é a realidade...

Voltando ao jogo; Maxi, Luisão, Garay e Javi não sabem 'brincar' e Witsel é um craque mundial!
Queira o mercado continuar fechado e cego para este enorme jogador, que eu e os benfiquistas em geral agradecemos do fundo do coração!
Ola John fez 15 minutos prometedores e depois (lesionado) acabou, tal como a equipa completamente partida com as substituições...
Os restantes jogadores não surpreenderam e estiveram à altura da importância (relativa) do acontecimento...
Ah, e fiquei a saber que o Marselha, equipa que por acaso (apenas por acaso, como é bom de ver) na época passada chegou aos quartos de final da Champions League, não passa de uma equipa de pichotes a quem o Benfica teria de ganhar fácil e tranquilamente!
A sapiência futebolística de pedro henriques é algo que não pára de me surpreender!

Adenda; porra que me esqueci;
Houve um penalti a favor do Benfica e não foi preciso ninguém morrer em campo; apenas uma rasteira dentro da área! 

4 comentários:

  1. Foi um bom teste, com uma 1ª parte em que jogou a base da época passada, mas obviamente ainda é mto cedo para qualquer conclusão. É preciso lembrar que nas pré épocas há sempre jogadores que adquirem forma mais rápido que outros, outros que demoram o seu tempo a integrar-se na equipa e por isso só lá para Agosto é que se começa a perceber quais aqueles mais bem preparados para o começo dos jogos e os qua são mais valias efectivas.

    ResponderEliminar
  2. Em 90 minutos fazem 6 remates dos quais 3 foram à baliza! Isto leva a algum lado?

    ResponderEliminar
  3. Se disso resultarem 2 golos sem resposta, que grande ramalhete seria...

    ResponderEliminar
  4. O Ramalhete vê-se logo que é daqueles que antes de começar o jogo o SL Benfica já deveria estar a ganhar pelo menos 5 a 0.

    Miguel

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.