terça-feira, 7 de agosto de 2012

Comunicação Social vs Blogosfera

O panorama futebolístico actual, no que diz respeito à comunicação social, rege-se pelo mercantilismo feroz, pela concorrência desabrida entre jornais, rádios e Tvs, e esgota-se no imediato! A notícia, hoje, é tratada como a pescada que 'antes de ser já era'...
Com a internet e os jornais online, planta-se uma notícia agora, desenvolve-se (ou não) meia hora depois, enquanto na forja estão já outros tantos disparates, e algumas horas mais tarde, desmente-se ou confirmam-se (é indiferente) a/s notícias fabricadas...

Copiam-se (sem confirmação) noticias sem qualquer espécie de pudor e recorre-se ao fastidioso copy&past, hoje em dia o melhor repórter online!
Textos com conteúdo é coisa do passado, dá trabalho e tem poucos leitores interessados, e uma boa polémica por mais estéril e fabricada que seja, vende mais que qualquer investigação séria!

Esta leviana forma de (des)informar varre o país de lés a lés!
Não há hoje em Portugal, um único órgão de informação, que de forma séria, cumpra o dever de...informar!
Confunde-se informar com opinar e as noticias quando saem já estão inquinadas pela opinião parcial de quem as põe no ar!

O fenómeno da blogosfera, hoje uma realidade incontornável na vida de muitos portugueses, vai aglutinando adeptos e está lenta mas seguramente a tomar uma importância que poucos julgariam possível!
Boa parte da blogosfera da qual o GuachosVermelhos orgulhosamente faz parte, enferma do mesmo mal que grassa na CS; o malfadado copy&past...
A contra informação e as rivalidades são semelhantes aos jornais e o insultos mais ou menos camuflados são uma constante...
Mesmo assim, considero que a opinião e o debate (ainda) é, sem duvida, muito superior na blogosfera do que na CS! 
Blogosfera 1- comunicação social 0

Posto isto, temos o que considero ser a pior faceta da blogosfera! A ressonância, ou se quiserem, o eco que  se faz das chamadas "não notícias"!
Grande parte da blogosfera serve apenas de caixa de ressonância e limita-se a ampliar as notícias e pseudo-notícias que a CS com estudada precisão coloca nos seus pasquins online!
Uma mentira, uma insinuação, um simples palpite, passados minutos são certezas inquestionáveis, correndo como um rastilho toda a blogosfera, facebook, twitter e afins...
Usados e abusados e muitos ainda pensam que o contrário é a realidade!
Comunicação Social 15- Blogosfera 0

Quando resolvi aventurar-me na feitura do 'GuachosVermelhos' que de resto construí a partir do zero, fruto de um impulso de momento, e quase sem 'saber ler nem escrever', foi no intuito de poder desabafar na escrita, uma certa frustração de incompreensão e incapacidade de me fazer ouvir, com a tenue esperança (confesso) de poder encontrar aqui, gente que de alguma forma pensasse o futebol e tudo aquilo o que o envolve, de forma idêntica...

Tenho um problema insolúvel que não consigo resolver...
Vejo, ouço e leio com toda a atenção tudo o que diz respeito ao futebol em geral e ao Benfica em particular!
A minha TV é uma LG. Já pensei trocá-la por outra que me faça ver as imagens que me relatam, as imagens que ouço discutir na rua ou no trabalho, ou que me obrigue a entender a prosápia com que os comentadores insistem em metralhar os meus ouvidos, mas no fundo, não acredito que o problema seja da TV!
É como digo; um problema insolúvel!
Não consigo ver (quase) nada do que me afirmam ser verdades insofismáveis!

Leio atentamente o relato apaixonado dos benfiquistas (alguns) blogosferodependentes, e tento, garanto que me esforço, mas, definitivamente; não! 
Ou o defeito é meu (o que é mais certo) ou talvez precise mudar de lentes!
A miopia é terrível e deveras restritiva para quem quer enxergar mais longe...
Contudo, acabo de consultar um especialista, e por aí também não me safo...

E o Mangala? que se passa com Mangala?
Alguém me sabe informar?

Ps: não me entendam mal!
Há grandes blogs e enormes blogers, que pensam e defendem o Benfica muito e bem!
E há gente de muito valor que tem (com toda a propriedade) uma visão diferente da minha, e talvez mais avalizada...
Não foi disso que estive a falar...

7 comentários:

  1. Pois é, o Mangala está tranquilo e sereno na lateral esquerda sem que ninguém diga nada!
    Concerteza é uma adaptação de sucesso como são todas as que ocorrem naquelas bandas.
    Só as que ocorrem na Luz é que geram polémica. Como somos grandes para falarem tanto de nós.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. A Norte como tudo é sempre fantástico e maravilhoso no que aos corruptos diz respeito, até o vassoura consegue ser treinador e o Mangala agora é o melhor lateral do mundo, mesmo que só saiba distribuir pancada.

    Miguel

    ResponderEliminar
  3. E não é só isso, tudo se "preocupa" com o plantel do Benfica, de como irá JJ reduzir o número de jogadores, a lista para a champions e ninguém quer saber que os corruptos têm neste momento um plantel com 31 jogadores e sem contar com os 3 que estão nos jogos olímpicos.
    Curioso não é?

    ResponderEliminar
  4. caro guachos penso que é a primeira vez que comento no seu blog raramente comento em qualquer blog da blogosfera só o faço para lhe dizer que aprecio muito os seus textos pela simples razão que me identifico muito com eles pois quase sempre estou de acordo consigo acho que na blogosfera se fala de mais se critica demais e não se analisa as coisas devidamente alguns só criticam a atual direção por tudo e por nada outros o treinador não se lembram que esta direção tirou o clube e principalmente o nome do benfica da lama certamente tambem cometeram muitos erros mas o clube deve muito a esta cireção. embora perder o ultimo titulo está entalado na garganta de todos os benfiquistas posto isto só quero dizer que o seu blog e o blog do manel são dos que conheço os mais isentos os que mais gosto de visitar e os que analisão melhor as coisas sem andarem sempre a bater em nimguem continuem assim pois estão no bom caminho. saudaçoês para todos

    ResponderEliminar
  5. Guachos, excelente texto, análise perfeita da realidade. A pergunta á mesmo essa, então e o Mangala? No pasa nada? Apetece gritar ACORDEM! PENSEM!

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Guachos

    De todo o texto só não concordo chamar-se de fastidioso ao «copy&past».A prova está escarrapachada no novo "blog" Covil dos Idiotas.
    Fastidioso aquilo??? Olha que não!

    ResponderEliminar
  7. Joseph,
    Para apanhar idiotas nada melhor que o copy&past...
    Hehehhehe

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.