terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rui Costa- Jesus e a problemática do portantos, pah...



Onde muitos teimam em ver teimosia, eu vejo certezas e convicções…
Definitivamente, gosto muito mais de quem assume as suas (certezas e convicções) e luta por elas até vencer ou ser derrubado, do que daqueles que mesmo perdendo, só servem para defender as dos outros…
Na minha vida sempre assim fiz e é por isso que não tenho um dedo a apontar a ninguém, quando o insucesso me bate à porta!

José Mourinho, homem que admiro, embora muitas vezes discorde dos seus métodos, começou a ter problemas que levariam à sua saída do Chelsea, quando Frank Arnesen começou a meter o bedelho, impondo-lhe jogadores que não desejava…
Conversinhas privadas com o presidente, viagens pelo mundo, empresários amigos a quem contentar e um camião de jogadores para seu deleite pessoal…
Se correr bem os louros são seus, se correr mal o treinador que se lixe…
Mourinho não foi na conversa e quis meter-lhe os patins...não o conseguindo, provocou a sua própria saída…
No Real Madrid, só aguentou Valdano uma época a dar palpites se não saísse ele sairia Mourinho!
- Há uns marmanjos que gostam muito de aparecer na hora das vitórias em busca dos louros; entrevista para aqui, entrevistas para ali, ‘eu é que sei’ ‘eu é que contratei os jogadores’ e na hora da derrota é vê-los fugir de rabo entre as pernas, deixando o odioso para cima do treinador…
Treinador despedido e lá aparecem eles, de novo e com a solução milagrosa na manga...

Rui Costa é um grande benfiquista e se me perguntarem quem gosto mais, pondo-o na balança com Jesus, respondo de caras, Rui Costa! - O Rui é um dos nossos e sofre como um adepto…como nós!
Isso é uma coisa, outra é eu pensar quem é mais importante no momento para a vida benfiquista…
Não sei (até ao momento ninguém foi totalmente claro em relação ao assunto) ao certo que atribuições tem  Rui Costa no Benfica e qual o grau decisório que detém.
O que sei, é que é director desportivo, que trabalha directamente com o presidente, fazendo supor que o seu trabalho estará também directamente ligado ao trabalho de campo de Jesus…
É de supor que Jesus indique quais os jogadores que pretende, cabendo ao director em sintonia com o presidente (o homem dos dinheiros) fazer os possíveis por satisfazer as necessidades do treinador! Tudo (espero eu) sem adulterar a estratégia e a politica do clube, que terá de ser comum a todos...
Só assim faz sentido que seja…

Correm boatos que Jesus ostracizou Capdevila porque este lhe foi imposto por Rui Costa ou Vieira, o que para o caso vale o mesmo!
Primeiro, não acredito que Rui Costa o tenha feito; - não me parece ser homem para isso!
Se o fez, prestou um péssimo serviço ao Benfica! - Não se impõe um jogador a um treinador que não o deseja, muito menos a um homem com a forte personalidade de Jorge Jesus!
Eu, no seu (de Jesus) lugar, no pressuposto que isso terá sido verdade, teria feito a mesma coisa; comigo, Capdevila, seria sempre a última opção! Mesmo porque Emerson, na minha opinião, nesta fase da carreira de Cap, é claramente superior ao espanhol...

Já o disse muitas vezes mas volto a repetir; morrerei pelas minhas decisões, mas não darei nunca cobertura a nada que não seja o caminho que eu próprio traço. - Admiro e respeito quem segue um caminho semelhante!
Quem quiser ser treinador que se proponha a fazê-lo e largue a retaguarda e o conforto dos (bastidores) gabinetes…
Serve para Frank Arnesen, para Jorge Valdano, para Rui Costa, ou para quem quer que seja…

Quando se questiona o trabalho de Rui Costa, perguntando o que anda ele na realidade a fazer no Benfica, faz-se no intuito de atacar Jorge Jesus, que por essa razão teria o poder total sobre a construção do plantel e contratações de jogadores!
Tem ou não tem Jesus o controle absoluto do plantel às suas ordens? É ele ou não, o único responsável pela sua construção, dispensas e contratações?
Se é, está muito bem! Se não é, assumam-se os seus mentores!
Se o treinador não serve e não segue a politica do clube, despede-se e contrata-se outro que o faça.
Se está a seguir o plano traçado e a fazer aquilo para que foi contratado, Rui Costa ou o presidente já deveriam ter saído em sua defesa e acabar com a polémica...
Nos jornais e nas tvs, nas redes sociais e na blogosfera, não falta gente inteligente às carradas, com a solução para os constantes insucessos na ponta da língua e do teclado, qualquer um capaz de substituir Jesus, com garantias de sucesso total...

Mas o pior que fazem a Rui Costa, é que com isso lhe vão destruindo a imagem, falando dele como se de um mero fantoche se tratasse, que é usado, ora por Vieira ora pela oposição a Viera, sem nenhuma espécie de pudor ou respeito pelo grande benfiquista que Rui Costa já provou ser!
No lugar de Rui Costa, há muito que tinha clarificado a minha situação!
É que nestes casos, o silêncio não é de ouro e muito menos de prata! É de lata...mata.

12 comentários:

  1. O que eu gostava mesmo era que o Rui Costa avançasse JÁ para o lugar mais alto do poleiro. É uma grande hipótese de unir o Benfica sem roturas e sem o entregar aos inimigos.

    Também espero que em Outubro o Rui possa clarificar a sua posição... mas esta PUBLICITADA ida a Málaga não augura nada de bom, especialmente se, como tudo indica vier com uma mão cheia de coisa nenhuma!

    ResponderEliminar
  2. E como achas que isso seria possível caro amigo?
    Achas que os credores (bancos etc...)do Benfica estariam pelos ajustes?
    E o Rui Costa neste momento tem cacifo para tomar conta de tão grande Nau?
    Nem pensar em tal coisa!
    Tomara que se torne um bom director desportivo e isso já seria bom demais para si e para o Benfica...
    Mais tarde (daqui a muitos anos) quem sabe talvez isso se torne realidade...por agora, nem pensar.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com quase tudo.

    Rui Costa está a ser mentorizado, está a aprender o "métier", para voos mais altos. Isto já foi dito pelo LFV há bastante tempo. Ponto final.

    O Rui Costa pelo lugar que ocupa na estrutura e pela sua experiência tem mais a dizer na contratação de jogadores do que alguns mal intencionados pensam. E naturalmente ninguém é contratado sem que todos esteja de acordo, treinador, DD e LFV. Nem fazia sentido.

    O Rui Costa não tem nada que vir para os jornais desmentir o que quer que seja. Ele só tem de fazer o seu trabalho e não tem de dar confiança a imbecis das redes sociais nem a idiotas da CS portuguesa. Não faltava mais nada. Então clube agora é gerido de fora para dentro?

    As pessoas que trabalham no Benfica, como em qualquer outra organização, só têm de fazer o seu trabalho para que foram eleitos ou contratados e deixar os imbecis a falar sozinhos ou uns com os outros. A função dos adeptos é acima de tudo defendê-los pois são eles que trabalham no clube e o representam.

    Tudo o resto não passa de ruído de gente que gostava que o Benfica fosse como o interior das suas próprias cabeças, uma República das Bananas!



    ResponderEliminar
  4. até estou de acordo contigo em relação às convicções que se devem seguir mas uma pergunta: onde esteve a sanção que JJ levou depois das convicções falhadas que foram roberto e emerson. o sentimento que se tem, visto de fora, é que ninguem tem mão nele e que ele faz todas as experiencias que quer sem devolver contas: "Definitivamente, gosto muito mais de quem assume as suas (certezas e convicções) e luta por elas até vencer ou ser derrubado..." Até agora JJ não foi derrubado, é porque não falhou???

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo com o Guachos. O Rui tem de ir devagar, aprender tudo o que pode, para que não lhe aconteça o mesmo que ao LFV que demorou alguns anos a saber lidar com a CS, o sistema e os podres que existiam no Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Só agora tive oportunidade de ouvir as declarações de Aimar no fim do jogo. Que grande Homem! E diz muito do balneário do Benfica para quem souber perceber, mas isso não interessa nada, o que é importante para muitos benfiquistas é alinhar na guerra montada pelos seus inimigos e dizer mal do JJ e do Melgarejo. Os porcos tem casos de indisciplina, ordenados em atraso e meia equipa a querer debandar, um boneco verde que é uma anedota, um defesa lateral adaptado...Ai se fosse no Benfica!! o que diriam tais benfiquinhas.

    ResponderEliminar
  7. philippe,
    Isso de dizer que Roberto e Emerson foram convicções erradas tem muito que se lhe diga...
    Por exemplo: eu acho Roberto um magnifico guarda-redes e Emerson embora não tenha um nível tão elevado é um defesa eficaz que foi miseravelmente queimado...
    Como vez nem todos alinham pela mesma cartilha...
    Manuel,
    naquilo que aparentemente discordas tenho que te dizer que estou plenamente de acordo...contigo...

    ResponderEliminar
  8. Com a teimosia de JJ, infelizmente vamos perder cedo o campeonato, mas no final ele virá mais uma vez dizer de ego cheio que conseguiu fabricar um lateral esquerdo! A única razão porque ainda não temos um que o seja de raíz, é porque o teimoso não quer, o casmurro acha que foi contratado para potenciar jogadores e não para ganhar campeonatos!

    ResponderEliminar
  9. antonioSLB,
    Isso são devaneios...
    Eu por exemplo, acho que o casmurro és tu, porque na tua ignorância, imaginas-te mais sabedor que Jorge Jesus...
    Já pensaste mudar de profissão e passares a ganhar milhões?

    ResponderEliminar
  10. AntónioSLB com essa sabedoria afundava o clube em 3 tempos. Treinadores de alcova dão nisto, sabem muito e tratam os outros que sabem realmente da horta com desdém, mas não passam do registo mediocre de muita léria e de construtivo nada.

    ResponderEliminar
  11. Este é um dos blogs que mais leio e que mais gosto, e que contém mais textos que vão de encontro á minha opinião. Inclusivé costumo divulgar alguns para pessoas conhecidas. É de lamentar caro Guachos, que por emitir uma opinião seja logo insultado e ofendido. Não sou figura pública, ao contrário de Jorge Jesus, não me conheces de lado nenhum, não tens o direito de julgar o meu carácter como eu não julguei o teu. Pensei que estava num local onde existisse liberdade de expressão, mas pelos vistos enganei-me. Espero e desejo sinceramente que o que aqui expressei antes não se confirme em Maio de 2013, ficarei muito contente e aqui o direi. Espero que o mesmo seja feito por ti, em caso contrário.
    Quanto ao treinador já o conheço há muitos anos. Infelizmente já são muitos os jogos em que não ganhamos graças ás teimosias e obsessões de JJ. Liverpool-Benfica, David Luiz a defesa esquerdo, derrota 1-4; Corruptos-Benfica, David Luiz a defesa esquerdo, comido pelo boneco verde, resultado 0-5; Esta pré-época jogos em 4-2-3-1, com Carlos Martins como 10 a organizar jogo e as coisas a correrem bem quase sempre. Primeiro jogo a sério, 4-4-2, onde está o 10? Onde está Carlos Martins, o melhor jogador da pré-época? Entra Aimar, vindo de lesão, sem ritmo, porquê? Porquê 2 organizadores no banco e nenhum no 11 inicial? Buraco tremendo no meio campo mais uma vez! Sálvio chega ejoga, Enzo Perez ficou no banco, apesar de boa pré-época. Melgarejo tem qualidade mas precisa de tempo, achas que o Benfica tem tempo para lho dar em vésperas da Liga dos Campeões? No fim do jogo, branqueia a arbitragem que nos tinha roubado um golo limpo, se a Direcção se quisesse queixar já não podia! Só elogios ao Braga, parece que teve algum mérito, quando nós oferecemos os 2 golos.Calado é um poeta! Mentalidade de treinador de braguinhas, era aí que deveria estar, ter sido campeão fez-lhe crescer o ego e a vaidade. Precisa de um banho de humildade! Ninguém é maior que o Benfica! Ele é que precisa do Benfica e não o contrário.
    Quanto aos anónimos desta vida que não têm coragem de se identificar, são como os chapéus … há muitos!

    ResponderEliminar
  12. antonioSLB,
    Não fiques chateado pelas minhas palavras...
    Se tiveres um pouco de compreenção, verás que não te insulei, muito menos te onfendi...
    Garanto-te que o intuito nunca foi esse...
    Olha, chamares casamurro a Jorge Jesus, é tão licito como chamares-me o mesmo a mim, por apoiar aquilo que consideras a sua casmurrice...

    Tem o mesmo valor eu considerar 'casmurrice' o facto de de embirrares com o que ele faz no Benfica!
    Eu, por exemplo, concordo com a maioria das suas opções!
    Não te chateies; se há alguém mais casmurro e teimoso do que Jorge Jesus sou eu próprio!
    Se há alguem que se considera ignorante em tantas coisas da vida (uma delas é o futebol) esse ignorante sou eu!
    Não te apoquentes; ignorante não quer dizer estupido ou desprovido de inteligência...-apenas que não domina um assunto ou matéria! Eu não domino o assunto futebol, muito menos o percebo na suas bases, apenas faço comentários, baseado na minha intuição e na análise a tudo o que me rodeia!
    Isso não faz de mim um entendido na matéria! Apenas um curioso, atrevido e com a pretenção de fazer análise futebolistica...nada mais do que isso!

    Se eu fosse capaz de dominar o oficio de treinador, ganhamdo milhões de euros, há muito que tinha abandonado a minha profissão actual!
    Como vez não te acuso de nenhuma ignorância que não reconheça a mim próprio...
    Isso faz de mim um génio capaz de apelidar um excelente profissional como é Jorge Jesus de, casmurro, obsessivo, ou outros mimos ainda piores, apenas porque ele tem ideias, convicções e gosta de lutar por elas, não indo na conversa que uns quantos iluminados que nada sabem do metier?
    Se fosse assim tão facil ganhar campeonatos, estaríamos lá nós com a nossa sapiência de treinadores de bancada e o Benfica ganharia 10 campeonatos em outras tantas épocas...
    por isso é que os comentadores das tvs são os maiores na cadeira de criticos e uma porcaria quando largam o comentário e se sentam no banco...
    Tenho muito gosto que aqui venhas, agradeço as palavras elogiosas, mas desengana-te; eu, tu, e os milhares de 'nabos' que lhe chamam casmurro não lhe chegamos aos calcanhares(como treinadores, entenda-se...

    Criei este blog para defender os nossos profissionais e não para o contrario!
    Agradeço que evites de o fazer!

    Abraço, saudações benfiquistas e volta sempre...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.