segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Contra a corrente - a defesa dos excomungados!

Tinha um colega muito habilidoso, que depois de fazer uma finta em mais uma daquelas peladinhas de fim de semana, costumava dizer ufano de vaidade; "isto não se aprende; nasce com as pessoas"
- Uma afirmação que tem tanto de verdade como de falta dela!
Primeiro, concordo que a habilidade não se aprende e nasce com as pessoas...
Já a técnica, vulgarmente confundida com habilidade, pode e deve ser trabalhada, e aprimorada ao longo de toda a carreira...

Aprende-se a recepção da bola, parado ou lançado em corrida, aprende-se a cruzar, parado ou em corrida, aprende-se a passar a bola com toque curto ou a longa distancia, etc.etc..
Depois, o "saber estar" e aprender a ocupar os espaços, o saber defender e saber atacar...o saber temporizar!
São aprendizagens não só absolutamente necessárias, como indispensáveis a um jogador de futebol, e fazem parte dos treino diários comuns a todos os profissionais da bola!

Quando pegas num jogador que tem habilidade, rapidez e técnica mais que razoável, podes fazer dele...o que ele quiser ser!
Se tiver um físico apropriado à função, se gostar de aprender e for trabalhador, só não dará 'jogador' se não tiver mentalidade forte para aguentar a pressão! Tendo-a, será sempre a subir na carreira...

Sim, estou a falar de Melgarejo!
Tem habilidade, rapidez e técnica mais que razoável; tem físico apropriado à função e parece gostar de aprender; gosta de trabalhar e tem um magnifico professor! 
É já um grande defesa esquerdo!
Noutras paragens, seria elogiado, ajudado e a vida muito mais facilitada...
No Benfica, só se não tiver uma mentalidade forte para aguentar a pressão é que não dará 'jogador'...
Para mim, já é um dos melhores jogadores do plantel, e estou-me nas tintas para quem (quer) pensar o contrário...
Serve para parar o Celtic como serve para parar a Académica, serve para lutar com os melhores de Portugal, como serve para tentar parar os craques do Barça!
Precisa é que lhe transmitam confiança!

Tudo o que foi dito sobre Melgarejo serve na perfeição para Matic!
Tem tudo para ser um enorme médio centro! -  É só querer.
Para mim, já é excelente, e acredito que no futuro, fará morder a língua a muita víbora que anda por aí a cuspir veneno...
Por aqui não tenho nenhuma duvida que estamos bem servidos.
Não tem alternativa? para defender, até eu vou para lá fazer uma perninha se o Jesus me quiser!
Parem lá com a choradeira...
Não faltam jogadores no plantel ou na equipa (B) com ganas de fazer o lugar.

Jardel é um excelente defesa central! 
Ao contrario do que dizem, não só não é lento, como é o central mais rápido do plantel!
Pagou com língua de palmo, todos os falhanços, os maus posicionamentos e as más recuperações de Coentrão, rapaz que tinha carta branca para fazer tudo o que lhe desse na gana, assim ao jeito de Maxi Pereira...
Não o trocava por outro central da liga portuguesa que não os do Benfica.
Pode Luisão 'descansar' à vontade que o lugar ficará bem ocupado!
Haverá sempre meia dúzia de parvalhões que o assobiarão, mas como também assobiavam Néné e hoje assobiam Cardozo, nada há a estranhar... - a estupidez é intemporal e faz parte da história dos povos!

Miguel Vítor não é um excelente central nem sequer um excelente lateral direito! - Não, não é!
Mas é um excelente jogador de equipa, que fará, tenho a certeza, qualquer um desses lugares com valentia e eficácia, sempre que seja chamado!
Não tenho nenhuma razão para não confiar no seu trabalho, se ele for o eleito por Jesus para ocupar o lugar de Maxi Pereira, em Glasgow, frente ao Celtic...
Teremos menos um guerreiro para levar a equipa para a frente, mas teremos muito mais segurança a defender...

E chegamos a Sidney...
Sidney, não é de agora que o afirmo, é para mim o central mais talentoso do Benfica!
Já o disse noutras ocasiões, que se tivesse a altura e o carácter  de Luisão, seria um dos melhores, senão o melhor central do mundo! É a minha opinião.
A falta de altura e muito principalmente os chopinhos e as noitadas, estão a destruir uma carreira que podia ser mesmo assim esplendorosa!
Olho para aquele moço e digo para mim desalentado; - se ele quisesse, podia perfeitamente vir a ser um 'trinco' de grande categoria!
Será que Jesus ainda consegue fazer um milagre com este rapaz?

Para terminar; talento puro!
Gaitan é um grandíssimo jogador e chega a ser penoso ouvir e ler tanta barbaridade sobre este jogador!
Aimar à parte, é o talento mais perceptível do plantel benfiquista e é tratado como se fosse um marginal!
Gaitan é talento em movimento, Gaitan é aquele jogador que quando está em campo, estou sempre a desejar que a bola chegue até si...
Gaitan é craque, Gaitan decide!
Não peço a Gaitan que defenda como Javi Garcia, nem espero que corra como Maxi Pereira!
Espero apenas que esteja comprometido com a equipa, participando nas tarefas que lhe são distribuídas pelo treinador, e no demais, que faça aquilo para que nasceu; criar jogadas e fazer golos bonitos!

Adoro jogadores com o perfil de Gaitan, infelizmente cada vez mais raros, e são esses que me levam a comprar um bilhete para ir à bola!
Não vejo nele um jogador manhoso que não goste de trabalhar, antes uma personalidade que deve ser acarinhada e trabalhada para dar o seu melhor!
Tal como disse atrás; se precisar e quiser um tractor, compro um Bynia...não compro um Gaitan!
Não deve haver nada mais estúpido do que alguém contratar um violinista concertista e depois exigir-lhe que carregue o piano ou que vá tocar o bombo!
São os Gaitans desta vida que fazem com que o futebol seja uma arte!
Os artistas? históricamente  incompreendidos, só quando já estão longe damos pela sua falta...

6 comentários:

  1. Nem mais caro Guachos. Qualquer jogador enquanto jogar no Glorioso deve ser apoiado, acarinhado, defendido, incentivado, e aplaudido, mesmo quando tenha errado, pois só assim pode jogar sem pressão externa, sem medo de errar, com convicção, e com paz de espirito para pôr todos os seus atributos ao serviço do Benfica. Mas temos enrgumeros na nossa massa adepta que fazem precisamente o contrário e depois exigem resultados. Bermudez, Beto, Nuno Gomes, César Peixoto, Quim, Cardozo, Gaitan, Di Maria, Roberto, Emerson, etc., etc.

    Abraço
    Henrique Cordeiro

    ResponderEliminar
  2. pelo menos há um a pensar como eu :D

    desde quando não temos jogadores para ganhar todos os jogos até janeiro com a excepção dos que temos contra o Barcelona. é que se perdermos estes dois e empatarmos em Alvalade no desafio do campeonato historicamente mais difícil dava perfeitamente para cumprirmos todos os objectivos. em janeiro logo se equilibra o plantel.

    ResponderEliminar
  3. Mentalidade Guachos Vermelhos recomenda-se urgentemente.
    Se todos os Benfiquistas tivissem essa lucidez... Parabens

    ResponderEliminar
  4. EXcelente mais uma vez !

    Gaitan, é o nosso Rogério ( PiPi ) do séc. XXI

    ResponderEliminar
  5. Caro Guachos muito bem, assim é que é falar.

    ResponderEliminar
  6. Finalmente alguém a elogiar o Gaitán... como o moço não é um Maxi, todos condenam este jogador que apesar de não jogar na sua posição de origem, cumpre em todos os locais que o treinador já o pos a jogar. Mas isto nunca é enaltecido. Adorava vê-lo a desempenhar as funções de segundo avançado, conforme brilhou na Argentina nessa posição! Livre da rigidez das tácticas e do compromisso de defender, Gaitán teria toda a liberdade para soltar o seu génio! É um incompreendido, mas que eu adoro ver jogar!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.