domingo, 11 de novembro de 2012

Eu ainda sou do tempo...

Basta que um português nascido no Benfica marque um golo, mesmo que isso aconteça num jogo da segunda liga contra o Oliveirense, para que a nostalgia selectiva tome conta dos espíritos perturbados de alguns nostálgicos compulsivos, mal refeitos do correctivo eleitoral!

É comum, após um golo ou uma jogada mais vistosa de um rapaz oriundo das camadas jovens, ouvir ou ler-se este tipo de desabafo selectivo...
"Eu ainda sou do tempo em que o Benfica tinha só jogadores portugueses, dava goleadas e ganhava campeonatos às carradas"

Eu, que cresci ao ritmo com que Costa Pereira, Eusébio, Águas, Coluna, Santana, Cavém, Jaime Graça, José Augusto, Simões & companhia, deslumbravam a Europa e o Mundo, também sou do tempo em que grande parte desses e de outros jogadores oriundos das ex-colónias, seriam hoje tão portugueses como o são Cardozo, Aimar, Luisão, Garay, Enzo Perez, Artur, Maxi Pereira, Melgarejo, Lima, Gaitan, Matic, Rodrigo, Nolito e demais companhia!

Pois é - sou 'desse' tempo mas não deixo de ser 'deste' tempo!
De um tempo em que se por mera hipótese académica, e só mesmo por hipótese académica se pode pensar que seria possível construir num País como o nosso, uma equipa que tivesse Eusébio, Águas, Coluna, Santana, Cavém, Jaime Graça, José Augusto, Torres, Simões & companhia, e que depois de ganharem o/s titulo/s europeu/s ainda fosse possível segurá-los no Benfica, como nos vários anos que nos trouxeram a glória e os títulos de então, que ainda hoje tanto nos orgulham!

Há uma outra ideia, também ela muito engraçada, comum aos tais espíritos perturbados e a uns quantos 'mamíferos' mais ou menos bem intencionados, que não se cansam de tecer loas ao Barcelona e ao seu espírito 'cantanero' de onde vêm muitas das suas actuais estrelas!

Pois é - também sou deste tempo e também acho que esse é o caminho que devia ser seguido pelo Benfica e até me parece que no futuro será por aí que passará a sobrevivência dos clubes nacionais, Benfica incluído!

Não se pode esquecer é que jamais será possível ao Benfica juntar na mesma equipa, 6,7 ou 8 jogadores de qualidade internacional saídos das equipas jovens, como tranquilamente faz o Barcelona!
Alguém imagina quanto ganham Xavi, Iniesta, Piquet, Puyol, Fabregas, Sérgio Busquets, Víctor Valdéz, Jordi Alba ou o próprio Messi, também ele um produto da 'cantera' barcelonista?
São jogadores da 'cantera' mas são pagos a peso de ouro, ao nível dos mais bem pagos no mundo!

Mais - o Barcelona pode até dar-se ao luxo de errar, como nos casos de Jordi Alba, Piquet ou Fabregas, resgatados por muitos milhões de euros, depois de não se afirmarem num primeiro momento na equipa principal!
Algum nostálgico, selectivo ou não, imagina ser possível ao Benfica fazer o mesmo que o Barcelona?

Não? então parem de ser burros, não queiram fazer dos outros ainda mais burros e apreciem a capacidade de um treinador que consegue, apesar de todos os anos lhe roubarem os David Luiz, os Ramires, Coentrão, Di Maria, Javi Garcia e Witsel e mesmo assim construir uma equipa competitiva e ganhadora!

Para terminar, quero lembrar que também sou do tempo em que tinha como companhia, num estádio com capacidade para 120 mil pessoas, não mais que três a quatro mil almas ('penadas') para ver jogadores como Macelo, Paredão, Luís Carlos, Nelo, Tavares, Martin Pringle, King, Carlitos e demais pirolitos...

E não posso esquecer ser do tempo (curioso como alguns se lembram de um passado tão longínquo esquecendo facilmente o passado mais recente) em nem para pagar a conta da água e da luz havia dinheiro...só dividas e desonra - vergonha.

Ps; também sou do tempo em que Roderik Miranda aquece as bancadas do Riazor, do tempo em que Nelson Oliveira era suplente de João Tomaz no Rio Ave, suplente do Pizzi no Paços de Ferreira ou como agora, suplente de Pizzi no Deportivo da Corunha!
E sou do tempo em que Nuno Gomes continua a jogar 5 ou 10 minutos por jogo, mantendo a fabulosa média de 5/6 golos por época!

Vou mas é assobiar o Cardozo...

14 comentários:

  1. "parem ser burros, não queiram fazer dos outros ainda mais burros e apreciem a capacidade de um treinador que consegue, apesar de todos os anos lhe roubarem os David Luiz, os Ramires, Coentrão, Di Maria, Javi Garcia e Witsel, e mesmo assim construir uma equipa competitiva e ganhadora!"

    É isso aí Guachos!
    São burros e querem fazer de nós ainda mais burros.

    Carlos Asénio

    ResponderEliminar
  2. Porra!!!
    Nem tenho palavras!
    Granda post.


    RADIO BENFICA

    ResponderEliminar
  3. mas tinhamos a barraquinha dos hot dogs dentro do estádio para aquecer as entranhas nas noites chuvosas e frias onde iam essas 1000 ,2000 alminhas,ver esses jogos,com paredões e companhia.
    passei por isso tudo que descreves,desde as vitórias das champions até aos dias de hoje.
    ainda neste ultimo jogo fiquei rouco de dar correctivos por causa do Tacuara"desbloqueador"Cardoso
    joão 2

    ResponderEliminar
  4. ...e inté tinhamos a ingreja da d. damásia para loubarmos o papa dos calores da noite...aquilo é q erem tempos!!!

    ResponderEliminar
  5. Grande post,só pode vir de um grande benfiquista...PARABENS por transcreveres o pensamento de alguns (muitos,creio)k nunca deixam de acompanhar o BENFICA, OBRIGADO

    BENFICA sempre e para SEMPRE

    PNC

    ResponderEliminar
  6. O nosso Guachos continua intratável...

    ResponderEliminar
  7. Sempre com o lápis afiado e a ver o copo meio cheio.
    Sim senhor, grande postadela.

    ResponderEliminar
  8. Depois deste post não sei se não devia passar a trata-lo por Senhor Guachos...como no tempo de Coluna e companhia. Ca Ganda post!!!

    ResponderEliminar
  9. Estou espalmado... esmigalhado...

    Vergo-me perante tamanha clarividência.

    Grande Guachos! Bela posta.

    ResponderEliminar
  10. Grande Guachos! Tudo certo!

    Isto para a minha maneira de ver é tão óbvio que apenas um imbecil ou idiota não consegue ver.


    ResponderEliminar
  11. Grande texto para certos artistas que por aí andam, inclusivé um que também por aqui escreveu.
    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Sem tirar nem por.
    Abraços,
    Angelo Costa

    ResponderEliminar
  13. Como diz o Liverpool o Senhor Guachos é o capitão da lucidez na blogosesfera Benfiquista!

    Viva o Benfica e os seus capitães!

    ResponderEliminar
  14. Um enorme post, subscrevo o primeiro comentário.
    Criticar como alguns fazem um treinador que perde no fecho e após o fecho do mercado o seu meio campo, sendo obrigador a reeventá-lo, perde o seu líder de campo, Luisão, perde por lesão as alternativas naturais do jogadores transferidos e agora ainda perde a alternativa por ele criada do meio campo Enzo e perante todas estas imensas contrariedades, ainda é tão mal tratatado por uma franja e benfiquistas, parece-me para além de tudo injusto e póprio de quem se julga um expert que nunca foi em materia de futebol.
    Ainda bem que nesta fase é JJ o nosso treinador, porque aquilo ue alguns de forma leviana chamam de invenções, eu chamo de enorme capacidade em avaliar as caracteristicas dos seus jogadores e imensa capacidade e criar soluções, simplesmente porque não me centro nalguma arrogância que JJ possa ter, concentro-me no mais importante, a sua enorme capacidade técnica.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.