domingo, 24 de março de 2013

Selecção Portuguesa - uma «quenga» em cima da mesa...

Quando a FIFA tinha credibilidade...
A caminhada ("triunfal") dos lagartos em direcção ao abismo - talvez o ultimo passo em frente - foi o motivo ideal para que a CS, praticamente, ignorasse o fracasso da selecção em Israel!

Ontem, nenhum jornal desportivo fez capa com a selecção de Jorge Mendes, reservando-lhe o cantinho onde costumam meter o badminton e o xadrez...
Sempre me insurjo, com a falta de respeito pelo intelecto dos portugueses - tivesse Ronaldo marcado o golo da vitória e não havia eleições sportinguistas que ofuscassem o 'feito'!


A selecção portuguesa - hoje - não passa de uma coutada do super-empresário Jorge Mendes...
Mendes, Mourinho e Ronaldo, não necessariamente por esta ordem, mandam, usam e abusam da selecção a seu belo prazer.
Paulo Bento, não passa de um assalariado, com a carreira nas mãos de Mendes, e que só chegou lá - à selecção - com o beneplácito de Mourinho, Mendes e obviamente de Ronaldo.
Bento, convoca à medida dos seus (de Mendes) interesses, defende  e gere os interesses dos jogadores do Real Madrid (Mourinho) e faz o que Ronaldo lhe manda fazer.

Depois, arranja uns 'bodes respiratórios', como diria o fantástico Jaime (um neurónio) Pacheco, para parecer que tem pelo na benta, e pronto - já está.

Contudo, o que se passa hoje na selecção, não é nada diferente das selecções do passado!
Pelo menos, agora, (tirando as negociatas sempre condenáveis) há gente de valor - internacionalmente bem cotada, com influência até nas arbitragens (e que bons árbitros tem tido a selecção nos últimos anos) ao contrario de um passado recente, onde quem mandava na selecção a seu belo prazer, eram, os ''brothers'' oliveirinhas, (salvo no 'reinado' de Scolari) mais o peidoso corrupto...
Do mal o menos!

Depois, há algo a que nem Bento, Mourinho, nem ninguém nos pode valer - o fraco valor da selecção.
-------------------------------------------------------------------------------------
O valor da selecção...
A selecção vive nem mundo irreal;
Os portugueses são constantemente bombardeados com os (supostos) grandes jogadores portugueses, e nem se dão conta que; Rui Costa, Figo, João Pinto, Paulo Sousa, Ricardo Carvalho, Pedro Barbosa, ou Deco, (não é português, mas jogava na selecção) jogadores de grande personalidade e de verdadeiro talento internacional, já não existem.
Jogadores como, Domingos, Sá Pinto, Nuno Gomes, Pauleta, Miguel, Paulo Ferreira, Petit, Costinha, Maniche, Dimas, Fernando Couto, Jorge Costa ou Helder, seriam hoje, em comparação com a 'miséria franciscana' que reina na selecção, verdadeiros craques!

O que temos hoje é: Ronaldo.....Nani.........Coentrão.............Pepe....................Moutinho.....................e o deserto.

A selecção tem um guarda-redes razoável, fraquíssimo a jogar com os pés, e longe (muito longe) da grande vedeta que querem fazer dele - Vítor Baía, em comparação, seria o Ronaldo dos guarda-redes...
Tem um defesa direito, que parece um desenho animado a correr, mas que mesmo assim, quase não tem concorrência.
No centro da defesa tem um burro (Alves) exímio no uso do cotovelo e do coice, levado ao colo pela imprensa, mas que não exibe qualquer qualidade internacional (veja-se o que joga na Russia, longe da protecção dos corruptos de Contumil)

A seu lado, Pepe - um brasileiro ('mamã' do capitão Ronaldo) que - ironicamente - sente mais a selecção que a maioria dos jogadores portugueses, pede meças a burro Alves, nas patadas e no mau carácter, mas, que... vive à custa dos clubes que vai representando, que dominam as arbitragens seu belo prazer...
Sem isso, mais de metade da eficácia desaparecia, ou há muito que estaria irradiado dos campos de futebol - uma dupla de insurrectos, indignos de vestir a camisola portuguesa. 

Infelizmente, não há ninguém capaz de os substituir (Ricardo Carvalho ao pé coxinho ainda seria o melhor) com sucesso...

Na esquerda - Fábio Coentrão, o único defesa (a par de Pepe enquanto Madrid o segurar) de nível internacional... 
No meio campo, um deserto - Veloso, sem classe e sem intensidade, Meireles (um tipo que cospe na cara de um ser humano é um merdas que não merece qualquer respeito) mete-me nojo só de olhar para ele, e é uma ofensa ver esta besta representar Portugal.

Moutinho tem exagerado na 'dose', mas tirando isso, é o único - naquele meio campo - com capacidade e valor (médio) internacional! Martins, nem consigo classificar - eternamente lesionado...
Varela é uma anedota - só funciona (sofrivelmente) carregado de suplemento vitamínico...
...e porque raio Manuel Fernandes não é chamado à selecção? Mete qualquer destes coitados num bolso.

Postiga e Hugo Almeida, juntos, não fazem um avançado de qualidade média - não fazem um Alan Kardec,  quarta opção do Benfica...
Os outros, os Vieirinhas e comp. são isso mesmo; vieirinhas&comp....

Resta-nos...Naini, que, sendo um excelente jogador, parece ter um carácter demasiado complicado (em Manchester ninguém gosta dele) que parece estar longe de ser uma solução, e...
Ronaldo...

Com um bom Ronaldo, a selecção estará sempre perto de ganhar - Paulo Bento, com toda a gente em boa forma, é treinador para dar critério defensivo à equipa, e depois, Ronaldo, pode resolver qualquer jogo...

Um Ronaldo, que merece um post só para si, mas que apenas abordarei no próximo, que este já vai demasiado longo...

Ps: sem Mendes, "sem" Mourinho e sem Ronaldo, as cosias seriam muito piores - não tenho a mais pequena duvida disso.

4 comentários:

  1. A questão do Jorge Mendes é que me irrita profundamente. Aliás, bem vistas as coisas, ele acaba por ser tudo de bom e mau da selecção.

    Mas não vejo ali um projecto. É isso que me assusta.

    ResponderEliminar
  2. O projecto é meter jogadores na montra, ao estilo holandês com as "quengas", a ver se alguém dá algum chavo por aquilo.
    Tipo Varelas e companhia!
    Mas a qualidade está tão por baixo (até porque é má altura para os melhores darem o litro ou não estivesse o Real Madrid com a champions no azimute e os corruptos a tentar descansar o montinho) que correm o risco de ficarem em terra a ver o mundial!

    ResponderEliminar
  3. Ainda dizem q o azinho e o sobro são caros a 150 euros/tonelada?
    Nunca vi cepos tão caros e ainda por cima nem ardem...só deitam fumo e cheiram mal!!!

    ResponderEliminar
  4. eu ja vi estas criticas antes do ultimo europeu,de facto por exemplo tambem acho o joao pereira um jogador mediocre,mas ele fez um excelentisimo europeu..o meu problema na seleção sao mesmo os avançados...opah a mim ninguem me vai tirar da cabeça que o helder postiga tem que agradecer a deus de joelhos todas as noites por ter a vida de jogador que tem,o almeida é apenas outro parecido,quanto o rui patricio,eu nao me recordo de ver alguem com tao boa imprensa como ele tem,eu nao estou a dizer que ele á mau,ou um frangeiro,apenas juro que nao me lembro,ainda andam ai vozes ,tipo dias ferreiras etc a dizer que ele vale 20 milhoes...eu ja nem falo da situaçao do mercado que esta....Deve andar tudo doido ou entao sou apenas eu

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.