quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bayern Munich vs Barcelona

Os portugueses descobriram este ano que o Bayern Munich é uma máquina de jogar bom futebol!
Para aqueles que têm memória, certamente se lembrarão do desdém e da falta de respeito com que esta mesma equipa foi tratada pela CS portuguesa por altura da meia final da Champions da época passada onde defrontou o Real Madrid...

Aqui no Guachos, e nem vou dar-me ao trabalho de mostrar a quantidade de vezes onde afirmava que o Bayern era uma das duas melhores equipas da Europa, sempre pusemos o Bayern no lugar que ocupa (ocupava) por direito próprio...
Benfica à parte, há duas equipas que nunca deixo de ver jogar a menos que me seja de todo impossível - uma delas é o Bayern!

Outro facto interessante é olhar para o banco do Bayern e ver Jupp Heynckes, hoje muito apreciado pelos portugueses, mas que quando passou pelo futebol português - no Benfica - para pouco mais servia do que animar os jornais, que o tratavam abaixo de cão, usando-o miseravelmente para fazer chacota, até do seu sotaque...
Quando vejo, hoje, a CS portuguesa tecer tantos elogios a Heynckes, lembro-me (esta coisa da memória é mesmo chata) imediatamente da maneira nojenta como o tratavam quando estava no Benfica.

Se é verdade que um clube pode projectar um treinador, transformando uma personagem medíocre como é o vitó da mosca, elevando-o a patamares puramente fictícios, a verdade é que há treinadores capazes de transformar clubes, (adormecidos) transformar equipas e transformar jogadores muito para além do seu valor intrínseco...

Quem viu aquela caricatura do Barça em Munich, viu aquilo que eu venho a repetir à meses - o projecto Barcelona, o projecto do famoso tiki taka, teve um pai e agora encontra-se órfão.
Pior que isso, encontra-se à deriva, sem líder, sem treinador - nada.

Quem dizia que aquilo andava sozinho (por motivos que me abstenho de comentar agora) terá percebido finalmente que "aquilo" só existiu porque alguém o criou, alguém o projectou, alguém lhe deu vida.
O mal dos responsáveis do Barcelona foi pensarem (igualmente) que seria possível manter o barco a navegar, sem o seu comandante, sem o génio que criara aquela maravilha. Pior - sem liderança.
Agora, vivem dos resquícios já muito ténues daquilo que foi uma máquina perfeita, a maior e melhor máquina de produzir títulos e espectáculos tão inolvidáveis que o mundo jamais esquecerá...

O Barcelona de Guardiola, o Barcelona que marcava centenas de golos, mais do que a equipa que melhor sabia atacar, era a equipa que melhor defendia!
Hoje, o Barça ainda marca muitos golos e ainda joga um futebol ofensivo, principalmente porque tem alguns grandes jogadores de ataque e porque tem sobretudo Messi...
Agora, toda aquela qualidade que ao serviço do colectivo sufocava os adversários não os deixando sair a jogar - vulgarizando-os - isso acabou. finish.

O que se viu em Munich, foi um grupo de rapazes tolhidos, arrasados, à deriva, atarantados e sem saber o que fazer!
Deu pena, a quem como eu, se habituou a admirá-los...
O Barça precisa urgentemente de um treinador, de um líder!
Jamais voltará a jogar como nos últimos 5 anos, mas se não encontrar rapidamente um líder, corre riscos bem elevados...

Voltaremos a ver uma outra equipa tão assombrosamente superior a todos os adversários?
Acredito que sim...
Em Munich sem qualquer duvida!
Rei morto - Rei posto.
É assim a vida - é assim o futebol!

5 comentários:

  1. Amigo Guachos, convém não esquecer que dos 4 golos marcados, os primeiros 3 são irregulares, não deviam ter sido validados. O Bayern também se pode queixar de 2 penalties. Curioso, ontem os comentadeiros, ao contrário do jogo de domingo, já não falaram do árbitro e da sua actuação miserável, era só elogios ao Bayern, que mereceu sem dúvida a vitória, tal como nós no domingo, mas aí os fantásticos golos foram completamente desvalorizados face a alguns erros de arbitragem, prejudicando as duas equipas. Critérios de uma CS miserável e submissa.

    ResponderEliminar
  2. antonioSLB,
    A ideia não é desmontar más arbitragens ou cumentadeiros sem vergonha - a ideia aqui é constatar o fim de uma era.
    Em breve começará outra...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com essencial Gauchos. A melhor equipa da história do futebol claramente ficou sem o seu lider.
    No entanto penso que como é normal a propria erosão do tempo e daqueles jogadores já terem conquistado tudo o que há para ganhar, já terem sido considerados a melhor equipa de todos os tempos tem sempre o seu peso.
    É patente na equipa e diga-se o proprio Barça tem de começar a pensar numa renovação da equipa. Xavi está nas ultimas, falta um grande central para o lado de Piquet, Dani Alves está fora dela, falta uma avançado rapido, goleador, veloz, um David Villa dos velhos tempos. Hoje vive do Messi e Iniesta.
    No entanto que rica crise não há duvida pois que se saiba estamos a falar do proximo Campeão Espanhol que ganha o campeonato a 3 meses deste acabar. Já outros estão fortissimos, são os melhores e depois de hoje possivelmente ganharam uma Taça do Rei sendo humilhados na Liga Espanhola, mas por cá são consideramos a supra-sumo do futebol.

    P.S- Os banhos de bola que as 2 equipas alemãs deram ás espanholas é apenas o sinal da inteligência de Guardiola que bem viu que o futuro do futebol Europeu de alto nível vai estar na Alemanha e ele já lá está na melhor equipa da Europa de Mundo que ele certamente vai pôr em niveis extratosfericos.

    ResponderEliminar
  4. Como sabes eu não gosto do Barcelona mas... acho que o anuncio da sua morte é algo exagerado. LOL

    Quanto ao Bayern é já a melhor equipa do Mundo!

    ResponderEliminar
  5. Todos os cíclos têm um início e um fim. O cíclo do Barcelona, acabou. Um outro cíclo começará. Não sei muito bem é de quem, porque o Bayern nunca foi uma equipa de se aguentar muito tempo no topo da Europa.
    Também acabou o cíclo do Mourinho no Real. Não sei é muito bem para onde é que ele possa ir.
    Mas isso agora não interessa pra nada. O que interessa é o BENFICA ganhar o jogo de amanhã por dois e o resto é conversa.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.