segunda-feira, 27 de maio de 2013

À distância de 3 apitos!

No início da época com o castigo de Luisão e as vendas de Javi Garcia e Witsel, (quase) TODOS eram unânimes em classificar a época do Benfica como perdida.
Repito - (quase)TODOS.

Passados meses (quase) TODOS começaram a viver uma realidade para a qual não estavam preparados - um Benfica forte, a jogar um futebol fantástico e que ameaçava desmentir (quase) TODAS as pessimistas previsões.

TODOS os que perspectivaram um desastre total, com cenários de completo desastre por alturas do Natal, tiveram que aguentar a franga até ao jogo Benfica-Estoril, a partir do qual entraram de novo em acção.
No entretanto, tinham virado o bico ao prego e do cenário apocalíptico que tinham perspectivado no inicio da época, já o tinham transformado num cenário idílico, cheio de títulos e honrarias, onde ELES, obviamente tinham lugar reservado na primeira fila dos festejos.
É (quase) TODA esta gente que agora quer cortar Jorge Jesus às postas!

As derrotas trazem-nos mais ensinamentos que as vitórias - basta parar para pensar.
Vejamos...
Roberto pagou os custos de 4 ou 5 miseráveis arbitragens, vários erros de colegas seus que resultaram em outros tantos golos e foi trucidado num abrir e fechar de olhos.
(quase) TODOS ficaram com uma certeza - com um guarda-redes como Artur, vitoriado e aclamado como se de um novo D.Sebastião se tratasse, ganhar o campeonato seria coisa de meninos!

Veio Artur, os golos continuaram a acontecer (agora com toda a tranquilidade) e chegou o novo Roberto, agora um pouco mais escuro e de nome Emerson!
Emerson, tal como Roberto, pagou as culpas de erros colectivos, de erros individuais de vários outros colegas e ajudou a branquear arbitragens que, essas sim, nos roubaram o campeonato quando chegou a hora H.

Esta época começou com o ataque cerrado a Melgarejo e só assim não acabou porque Jesus incompreensivelmente (para mim) começou a apostar em André Almeida. Jesus (parece-me) cedeu a pressões e com isso nada ganhou - como ninguém ganha quando deixa cair as suas convicções para conseguir consensos que não levam a lado nenhum.
Morrer sim, mas sempre agarrado às minhas ideias.
Resultado? perdemos a maioria dos jogos onde Melgarejo não jogou.

Objectivamente...
O Benfica não foi capaz de ganhar o campeonato. Não interessa se o perdeu na antepenúltima, penúltima ou na última jornada, ou se o nosso adversário directo foi beneficiado em vários jogos que lhe deram até para ganhar o titulo sem derrotas!
Não interessa se o Estoril marcou o golo que nos roubou 2 pontos que dariam para sermos campeões, em claro fora-de-jogo...

Objectivamente...
O Benfica não foi capaz de ganhar a Liga Europa. Não interessa se a final foi disputada com o ainda campeão Europeu ou que mais ninguém na história do Benfica tenha conseguido ganhar o troféu ou outro qualquer similar.

Objectivamente...
O Benfica não foi capaz de ganhar a Taça de Portugal. Mesmo que o nosso adversário tenha marcado o golo do empate em claro fora-de-jogo.
Porque - objectivamente - se o árbitro tivesse feito o seu trabalho e anulasse esse golo marcado ilegalmente, previsivelmente o Benfica teria hoje mais uma Taça nas suas vitrinas!

Porque se os árbitros assistentes que estiveram em Amesterdão e na Luz, contra o Estoril, usassem os mesmos óculos do árbitro assistente da final da taça, não tinham anulado um golo a Cardozo em Amesterdão e invalidariam o golo do Estoril, o tal que nos roubou dois pontos.
E hoje, talvez o Benfica estivesse a festejar a tripla conquista - Campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal. Objectivamente.

Quer isto dizer que os árbitros foram os únicos culpados das derrotas?
Não, de certeza que não. Mas que deram uma ajuda preciosa, ai isso deram.
E com eles - não do nosso lado - mas do lado da verdade desportiva, hoje, estaríamos TODOS a festejar. 
E Jesus seria o herói aclamado...

Os problemas que afectam o Benfica não são de jogadores nem de treinadores.

Disciplina/Justiça - ARBITRAGEM - Comunicação Social.
Estes são os problemas que o Benfica não consegue resolver. Há ''séculos'' que o digo.
Sem os resolver, bem pode o Benfica contratar, A,B ou C, que os resultados nunca serão muito diferentes destes.
E estes até foram muito melhores que a encomenda.

Já tivemos treinadores que depois foram campeões Europeus mas saíram escorraçados do Benfica!
Já tivemos jogadores que depois foram campeões Europeus mas saíram escorraçados do Benfica!
Já tivemos jogadores mal queridos no Benfica que depois foram campeões Europeus noutros clubes!
Já tivemos e temos jogadores e treinadores de grande nível internacional que são tratados como lixo!

Continua-se a não perceber que os problemas que afectam o Benfica não são de jogadores ou de treinadores.

Disciplina/Justiça - ARBITRAGEM - Comunicação Social.
Estes são os problemas que o Benfica tem de resolver. Isso e uma equipa que ganha campeonatos sem derrotas - uma equipa que ao contrario do Benfica, não tem qualquer problema com a troika  Disciplina/Justiça - ARBITRAGEM - Comunicação Social.
Antes pelo contrario!

23 comentários:

  1. isso é verdade enkuanto os porcos domonarem a fpf ,a liga e arbitros nunca ganhamos nada!!!

    ResponderEliminar
  2. Descontando que quer com o Estoril, quer com o Guimarães a equipa (incluindo a parte técnica) não esteve pelo menos a um nível que seria razoável, tens toda a razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lawrence,
      a questão é mesmo essa. A equipa (incluindo a parte técnica) não esteve pelo menos a um nível que seria razoável quer com o Estoril, quer com o Guimarães.

      Mas isso é o que acontece a TODAS as equipas da Europa e do mundo; não conseguem estar bem o ano todo.
      A diferênça é que há uma equipa no mundo que não precisa de estar bem o ano todo. Tem é a seu favor os chamados desbloqueadores de jogos complicados, baseados na tal troika; Disciplina/Justiça - ARBITRAGEM - Comunicação Social.

      Eliminar
  3. Concordo inteiramente, jogos menos bons todos têm e mesmo quando jogamos bem temos a tal troika a nos prejudicar.
    O que me deixa triste é termos uma direção que, não só nada faz contra essa troika como ainda a apoia, é termos uma direção que dá mais importancia a um projeto financeiro do que a um projeto desportivo, projeto financeiro que consiste em dar dinheiro aos mamões dos fundos e outros, e os adeptos querem é titulos e nada.

    ResponderEliminar
  4. ENORME GUACHOS,escreves o q eu gostaria de ter escrito!Não te retiro nem uma virgula e gostaria de acrescentar q esta cambada de idiotas q por aí saltitam ,à espera q o GLORIOSO tenha um descuido,deviam ir para a organizaçon do peidoso e q fossem muito felizes om as bitórias à la porko.
    Já pararam para pensar q por exºa porkolandia tem à partida várias dezenas de pontos garantidos sem se esforçar,pq os "amigos"são para as oasiões?
    Falta-me a arte e sobra-me a preguiça para poder acrescentar muito mais.
    Delego na tua pessoa essa cruzada,q aplaudo ao longo dos 3 anos q por aqui venho !!!
    VIVA o GLORIOSO SPORT LISBOA e BENFICAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. GENIAL! Obrigado Obrigado! parece me essencial levar esta mensagem aos quatro cantos do mundo benfiquista!
    Tenho pensado um pouco nisto e digo te, Guachos, que a troika que tu nomeias eu substituo por um único item: o problema do Benfica são as relações externas. Somos um clube com boa ordem interna mas tendencialmente desastrosos no que respeita às "relações públicas". (incrível que pareça é essa a grande mestria do sociopata que manipula o porto há 30 anos e a grande base do seu sucesso)

    Conforme qualquer dona de casa sabe e pode gerir qq orçamento, creio que tb não são precisos génios para orientar as relações externas do SLB. assente em dois ou três principios: verdade e justiça desportiva. conciencia da nossa força. e parar de pactuar com todos os que se negam a isto. mas enfim é sonhar alto. O LFV lê este blog? :)

    ResponderEliminar
  6. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

    Escusado seria repetir que concordo integralmente contigo e que aplaudo este teu texto, que me chega para saber que o GUACHOSVERMELHOS se vai manter, tal qual sempre foi, um 'altar ao Benfiquismo'.

    Tambem gosto (ahahah) da tua designacao "troika", que e mais objetiva que a expressao mais tradicional de 'POLVO', embora eu pense que a "troika" corre o risco de deixar de fora alguns 'tentaculos' que nada tem de despiciendo, como por exemplo: alguns Tribunais, algumas Empresas Publicas no grande Porto, o tentaculo "politico", o SEF e alguns outros policias ...).

    Mas, confesso e sendo ambicioso, o que mais vou gostar de ver aqui, serao debates sobre Solucoes, ou, pelo menos, estrategias que possam fortalecer o Clube contra esta poderosissima "troika".

    Tanto mais que ao grande poder que ela ja tinha antes, ha que 'acrescentar' mais 70ME (totalizando mais de 110ME, so nesta epoca desportiva), ou seja: vamos ter uma "troika" ainda melhor 'financiada'.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com mais umas horas de reflexao, ja nao gosto assim tanto desta tua "troika", porque me parece que corremos o risco de pensar que os Nossos 'inimigos' sao a Arbitragem, a Justica Desportiva e a Comunicacao Social, o que, humildemente, creio que seria um erro colossal.

      O Nosso 'inimigo' e um so: o POLVO!

      Na Justica Desportiva, na Arbitragem e na Comunicacao Social existem 'tentaculos' desse POLVO imundo e grosso, mas nao os podemos confundir com o que sobra, mesmo quando seja pouca coisa.

      Percebes o que quero dizer?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  7. Até que enfim, caro Guachos, que o meu amigo diz, assim com toda a clareza, aquilo que eu penso e que só por má-fé ou quem não quer, é que não vê. O mal do Benfica, na verdade, são precisamente aqueles que enumera. Erros nossos ou mesmo má fortuna? Também, mas de pouca monta neste caso; porque erros o clube da batota também os comete (e muitos) mas, mesmo assim, não o impede de ganhar. Pudera! Alguém, impunemente, classificou isto de uma guerra e a verdade é que enquanto não a encararmos sobre esse aspecto, perdê-la-emos sempre!

    ResponderEliminar
  8. Totalmente de acordo. Nem é preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  9. Completamente de acordo.
    O problema como bem focaste é termos uma CS completamente vendida aos interesses do clube corrupto, mas também ao medo de lhes acontecer alguma coisa se escreverem a realidade. Com a CS neste estado tapa-se as vergonhosas arbitragens a favor dos corruptos e contra o nosso SL Benfica.
    Em relação a JJ estou como já disse completamente de acordo com o que disseste e quanto a Artur não acho que seja o GR que todos dizem ser (várias falhas semelhantes). Espero para o ano ver Oblak a disputar o lugar com Artur para não dizer mais sobre o assunto...

    Abraço,

    Miguel

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o que dizes, mas há mais problemas.

    Porque a "atitude" não foi boa, nem ontem, nem na maioria dos jogos decisivos dos últimos anos: contra o Porto perdemos quase sempre, contra o Sporting em nossa casa ganhámos 2 a 0 mas trememos, nos jogos europeus alternámos o excelente com o muito mau.

    Mas para mim o pior de tudo é REINCIDIR nos mesmos erros, quer do treinador (tácticos/estratégicos/escolha de jogadores/substituições/motivação e coragem) e do presidente.

    Não podemos lutar contra a máfia sem CORRIGIR os erros repetidos. O que está mal, tem de ser melhorado.

    Se tiveres paciência, dá uma espreitadela nos três últimos posts, em que apresento imagens do posicionamento dos jogadores e dos erros repetidos, época após época, que nos custam títulos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Meus caros amigos, obrigado pela visita e pelos comentários.
    Não vou ter tempo de responder uma a um, mas em todos encontro boas perspectivas de debate...
    Vou ser sincero; não tenho tempo nem alma...por agora.
    Preciso de descansar destas emoções todas.
    Pelo que já li e ouvi por aí, não serão fáceis os tempos que se aproximam.
    Os ódios de estimação estão latentes, em força e muito bem organizados. Não se esqueçam que foi sempre por ISTO que ELES tanto esperam.
    Ah e não contem comigo para a caça ás bruxas. Não contem comigo para ir agora tentar encontrar cabelo em ovo. Isso não. Já há muita gente a tratar disso.
    Abraços e Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  12. Grande texto com que e sempre o Guachos nos brinda.

    Só um aparte: é confrangedor ler aqui o apoio aos textos do Guachos e vão malhar no Jesus e no Vieira na geração rasca. Cuidado com o pau de dois bicos.

    ResponderEliminar
  13. 100% de acordo também.
    Mas faz-me confusão o porquê da direcção do Benfica não combater este estado de coisas...será que são tão anjinhos que não percebem? Se percebem, porque não fazem nada? Porque não dão em cima das arbitragens logo desde o inicio? Quer quando somos prejudicados (nas derrotas e nas vitórias) quer quando os outros são beneficiados? O Porto quando pode e mesmo quando não pode, não se inibe de atacar os árbitros. Porque não fazemos o mesmo? E com razões para tal?
    Lembro-me quando Jesus estava no Braga e o Benfica ganhou com um golo do David Luiz fora de jogo, o chinfrin que ele fez (campeão na Playstation, etc). Desde que está no Benfica, já tantas vezes foi gamado e nunca reagiu daquela maneira nem coisa que se pareça. O que mudou? porquê e para quê?
    E quanto á imprensa, porque não a ostracizam ou até a hostilizam? Porque é que volta e meia estão a dar entrevistas a essa cambada (jogadores, dirigentes, etc.)? A convidá-los para festas, eventos, etc?
    jacc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas questões que eu próprio faço muitas vezes...
      Reposta - há no Benfica uma clara e diferente estratégia, com a qual não me identifico de todo.

      Eliminar
    2. Companheiros,

      Mas sera possivel que voces nao se apercebam da incoerencia do que sugerem?

      Afinal e para fazer "black out", ou conferencias de imprensa?
      Leiam a Lei de Imprensa, por favor e confirmem como ficam a BTV e "O Benfica" em caso de "black out".

      Mas, afinal, a Nossa 'guerra' e contra o POLVO, ou contra os merdia?

      E quanto aos BOIS apintadores, advogam ataques semanais?
      E incluindo os outros desafiosem que nao participam as Nossas Equipas?
      Permitam-me a pergunta: nao vamos deixar de fora os BOIS que apintam a Equipa B, os dos escaloes de formacao, os do Hoquei, do Andebol, etc., etc., pois nao?

      Ou seja: voces estao a advogar conferencias de imprensa diarias sobre apintagens, ou uma "Grande Entrevista" seminal com umas 3 horas de duracao?

      Resumindo: o crac faz o que faz com os apintadores e o Benfica deve 'defender-se' com um programa de 'avaliacoes' de imagens que so se tornam indiscutiveis se analisadas durante horas, para detector as incoerencias e a alteracao dos 'criterios'.

      Por favor, Companheiros, pensem nos assuntos com maturidade e com todo o rigor. O fato de estarmos todos miseravelmente infelizes nao justifica que digamos tudo o que sentimos.

      Se, algum dia, alguem no Glorioso afirmasse que o Benfica "so podia ser campeao na Playstation", nao faltariam os candidatos a carrascos.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Parece-me que estou a ficar cada vez mais parecido com a politica de comunicação do Benfica; não me faço entender tão bem como seria desejado!

      Não advogo uma politica deliberada contra os media de maneira nenhuma. O que sempre disse e digo é que temos de usar os media a nosso favor e não sermos usados por eles como acontece na maioria das vezes.
      O que me parece claro é que o Benfica não sabe tirar partido do poder mediático que tem - muito pelo contrario.

      Eliminar
    4. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

      Eu entendo que estejas muito 'dorido', mas dai a sentires todas as dores do mundo, ja me parece exagero, ahahah.

      Nestes paragrafos eu comentava o que escreveu o Companheiro "jacc".

      Quando tu dizes que o Benfica tem de ser capaz de melhorar a eficacia da sua comunicacao com os media, eu fico inteiramente de acordo contigo.

      Alias eu, por regra, nao reconheco uma unica area onde o Clube nao tenha de (pelo menos) tentar melhorar.

      Viva o Benfica!

      P.S.: nao ligas aos meus correios?

      Eliminar
    5. Ligo e muito como sabes, mas nem sempre consulto o correio com a desejada rapidez...
      Percebi o "toque" - o das dores...

      Eliminar
  14. Não é necessário fazer blackouts, nem ameaçar ou dar coças nos jornalistas ou seus familiares. Nem são necessárias conferências de imprensa diárias ou de longa duração.
    As coisas tem que ser ditas nos lugares certos e nas horas certas: no final dos jogos ou pouco tempo depois (enquanto as coisas estão frescas e preferencialmente o seguir ás nossas vitórias em que apesar de...)...não é passado 4 ou 5 meses, quando já ninguém se lembra de nada. A mensagem de que há prejuizo para uns e beneficio para outros tem que passar.Não se pode fazer de conta que está tudo bem, que não se passa nada, ou que podemos ser comidos á vontade porque...comemos e calamos, não reagimos. O que se exige é uma defesa cerrada e um ataque feroz em todas as situações em que sejamos prejudicados. Veja-se como o Porto lidou com o caso "Tunel da Luz" (sem razão nenhuma) e como o Benfica lidou com o caso "Tunel de Braga". O que o Porto fez ao Capela, e o que nós fizemos a Proenças, Xistras, Hugos Migueis, etc, etc...Quantas vezes eles falam no Calabote e quantas vezes nós falamos em Calheiros ou Augusto Azevedo. Quando eles falam no Pedroto, quase como se fosse uma divindade, porque não respondemos com a história dos "Xs contos para mim e Xs contos para os árbitros"? Sempre que eles nos atirem uma pedra, nós temos 3 ou 4 para responder. Porque não as usamos?

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.