terça-feira, 28 de maio de 2013

Bem-vindos, os que vierem pelo…Benfica.

Por José Albuquerque 

Diz-me o Enormérrimo GUACHOS que anda tudo ao ‘molho’ por essas redes sociais a fora (ainda bem que eu não frequento essas coisas, ahahah) e eu começo já por dizer que se estiverem a ler-me nessa perspectiva, é melhor irem a outro sítio: eu só sou intolerante perante a intolerância, seja ela a do POLVO ou de quem lhe faz o jogo.   

Eu estou aqui para pensar e discutir o Nosso Clube e só o posso fazer com base no que conheço e na experiência que acumulei ao longo da minha vida. Pela ordem cronológica, sou Adepto, Sócio, Accionista e Investidor. Sou Benfiquista com Paixão e também o sou pela Razão, por Patriotismo, por Filosofia e por Ideologia.

Uma hora para Benfiquistas.

O frustrante final desta época desportiva da Equipa principal de futebol, embora eu reconheça que constitui uma tremenda, surpreendente e quase insuportável agressão aos Nossos sonhos e ambições, não deve nem pode colocar em causa nem as Nossas convicções, nem a estratégia que tem vindo a ser seguida desde há uma década, muito menos os Nossos Valores.

Este final “horribilis”, pode, até, atrasar o fim da época como está a fazer (e bem, que a monstruosidade não se poderia apagar), mas não pode mudar nada que não exija alteração, ou seja, as eventuais consequências imediatas insuperáveis.

O ‘modelo’ de Gestão do Futebol já demonstrou a sua validade e isso chega para que ninguém, que seja sério, tenha o desplante de o colocar em causa.
Se a estrutura de Gestão desse ‘modelo’ não tiver propostas de melhoria, isso seria preocupante (e caso para uma eventual auditoria qualitativa externa). Caso ela as tenha, então devem ser essas a corporizar os próximos passos.

A Equipa Técnica já demonstrou a sua validade e isso chega para que ninguém, que seja sério, tenha o desplante de a colocar em causa.

Se essa Equipa não tiver propostas de melhoria, isso seria preocupante (e caso para uma eventual auditoria qualitativa externa, ou para o seu ‘reforço’). Caso ela as tenha, então devem ser essas a corporizar os próximos passos.

Alguns membros da ‘tripulação’ ficaram exageradamente afectados pela crueldade destas semanas e correm o risco de guardarem traumatismos?

Nada como umas sessões de ‘catarse’ e umas boas férias para recuperar o ânimo das ‘tropas’. Particularmente, eu considero que seria um desperdício imperdoável não aproveitar a ‘raiva’ que resulta dessa recuperação anímica.

Há alguém que tenha ficado ‘incapacitado, total e permanentemente’?
Que se vá curar … para bem longe e seja ele quem for (do Presidente ao mais distante dos Adeptos)!
Tenho a certeza de que, tal como em tudo o resto, de insubstituíveis estão os cemitérios cheios.  

Se estes princípios de Gestão parecerem demasiado simples a alguns Benfiquistas, eu sugiro-lhes que repensem as suas convicções, separando-as de paixões conjunturais e aos que não conseguem ultrapassar ‘isto’ sem verem muito sangue, recomendo um filme de serie b.

O inadmissível.

Sempre que alguém pensar que temos de responder a esta crueldade com as ‘armas do POLVO’, eu imploro que reflicta mais e melhor.

O Benfica Somos Nós, mas não Nos pertence: ele só está nas Nossas mãos como que ‘por empréstimo’ das futuras gerações e o Nosso dever é ‘entregá-lo’ maior e melhor do que o recebemos, mas com a Nossa Gloriosa História enriquecida, nunca alterada, nem manchada.
A esses, eu respondo … “… não vou por aí!”.

O Benfica, enquanto Clube Desportivo, tem de concentrar-se em motivar melhor e, cada dia, mais Atletas. Esses Atletas e as Equipas que constituem, sabem bem que nem sempre competem em condições de Verdade Desportiva, tal como sabem que é seu dever, desportivo e humano, fazer a sua parte para que essa eventual realidade os não iniba para além do inevitável.

O Benfica tem de continuar a investir os seus recursos na melhoria das condições competitivas dos seus Atletas e Equipas, fazendo desse colectivo a sua principal ‘arma’ no combate contra o POLVO e todos os seus múltiplos tentáculos.
O Benfica, enquanto Instituição que representa uma comunidade de Valores com mais de um século de História, só pode trilhar caminhos que respeitem esses Valores e honrem essa História.

Viva o Benfica!     

12 comentários:

  1. A partir de hoje e enquanto for possível, para facilitar o confronto de ideias, os comentários ficam sem moderação. Moderem-se for favor!

    ResponderEliminar
  2. Conversas pra encher chouriços.

    Ja parece aquele jose lemos do bimbolagartada,mal apos o jogo da taça acabou ele so queria que começase a nova epoca

    Isto é tipo estar 30 pretos em fila pra lhe ir ao cu,e mal um acabe ele esta ansioso que venha o proximo.

    Mas alguem no seu perfeito juizo pode estar nesse estado de alma? COmo é que vamos encarar uma epoca nova pela frente com os mesmos rostos do fracasso total e da derrota a comandar os destinos do clube? Bem,quem o quiser fazer que faça,mas nao contem comigo pra apoiar derrotados e fracassados,e nao me venham tambem com a cantiga do costume.....Eu dei muito ao Benfica,nao sou acionista mas dei muito,muitas lagrimas,muito sangue,muitas noites perdidas e kms percorridos,Cansei.Agora esta na hora de eles me dar alguma coisa a mim.

    È que repara uma coisa,Se na proxima epoca o Benfica for campeão isso nem será nenhuma grande gloria,vai ser apenas evitar uma enorme vergonha.Portanto é como eu digo,ja dei muito agora deem me a mim alguma coisinha,se me querem de volta aos estadios e a pagar cotas sejam campeoes e depois a gente fala,até la passem bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Rui, Companheiro,

      Resumindo e se te compreendi bem, uma vez que o Benfica "nao te pagou" o que tu achas que mereceste, tem que mudra algumas (quantas, ja agora) caras de "derrotados e fracassados".

      Mas acontece que tu es Socio de um Clube que tem Estatutos (espero que os tenhas lido) e que so tera novas eleicoes dentro de mais de 3 anos, acontece que o unico contratado importante que aguarda renovacao contratual e o Tecnico da Equipa principal de futebol (nao sei se o consideras um dos tais "derrotados e fracassados", nem se foste dos que exigiram essa renovacao nos ultimos meses).

      Lamento nao ter conseguido fazer melhor do que "encher chouricos", mas estou aqui para defender as opinioes que escrevi e tu pouco me estas a ajudar, porque nao apresentaste nenhuma opiniao construtiva (eu ja nem pedia uma proposta de solucao), nem nenhuma alternativa.

      Ainda assim, Obrigado pelo teu contributo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. so disse aquilo que penso,e que eu pessoalmente vou fazer.Nao tenho soluções mas tambem quem aparece a dizer qualquer coisa é logo apelidado de abutre,vigarista etc.

      Eu gostava de saber quantos clubes na europa tem um presidente no clube com tantos mandatos como o nosso.

      O que eu digo é,nao pode ser so culpa de uma pessoa,nao podem continuar sempre a sacudir a agua do capote. Nos fomos a uma final da uefa,ok mas o sporting e o braga tambem foram recentemente e nao investiram tanto dinheiro.Ja começa a ser muita coisa junta, não são so os anos de Jesus,sao todos os que ficaram pa tras tambem,incompetencia atras de incompetencia,muitas tristezas e desilusões,

      Eliminar
    3. quer dizer,eu ja ouvi desculpas de nao termos ganho um campeonato porque andamos tempo a mais a festejar o ultimo que tinhamos ganho...Mas que Benfica é este?

      Eliminar
    4. rui,
      O Benfica a mim não me deve nada - NADA.
      Vergonha é roubar ou ganhar roubando.
      Vergonha é andar a meia época a dizer que o plantel é uma bosta e a outra metade a dizer que é o melhor da história.
      Mas a maior vergonha é em duas semanas deixar de ver branco para começar a ver preto. E não é preciso ficar na fila para esperar que lhe vão ao cú.

      Eliminar
    5. nao deve a ti mas eu começo achar que deve a mim. Eu ja passei muitas noites sem dormir,em 2010 quando perdemos o campeonato em casa la fui eu de madrugada sozinho feito tolinho caminhar á beira mar,enquanto na luz se limitavam apagar umas luzes e fumar uns charutos.

      O caldo este ano foi preparado no jogo com o estoril,sabiam que ia ser nesse jogo que o Benfica se ia apresentar pior fisicamente,bastou uns incentivos extras pra meter o estoril a correr,e pronto,ta feito,E foi precisamente nesse momento que mais uma vez o presidente nao estava presente nem ninguem da estrutura consegui fazer nada para evitar.

      Essa foi asssim,depois perdemos honradamente uma final europeia,e uma taça de Portugal de uma forma ela toda absolutamente vergonhosa e ainda nao vi ninguem a vir pelo menos a publico pedir desculpa,mais nao seja aquele puto que apareceu a chorar na tv,e como ele muitos outros. Isso ninguem faz,agora mensagens de promessas e pro ano é que é e somos o maior clube do mundo isso nunca falta

      Eliminar
    6. Os ânimos andam demasiado exaltados e por agora a emoção e razão são perfeitamente incompatíveis.

      Pensar que bastava que 3 diferentes árbitros assistentes usassem a mesma graduação, ou se quisermos critérios iguais e hoje só haveriam heróis!
      http://guachosvermelhos.blogspot.pt/2013/05/a-distancia-de-3-apitos.html

      Volto ao mesmo - o Benfica a mim não me deve nada. E se não fosse pelo Benfica nem o "GuachosVermelhos" existiria ou faria qualquer sentido.
      Benfica sempre! - incondicionalmente!

      Eliminar
  3. Uma boa postadela como é hábito do Jose Albuquerque, outra coisa não seria de esperar.

    O povo quer ir ao Marquês... e o povo é quem mais ordena. Luta-se pouco contra o sistema e assim o povo não faz a festa e povo sem festa é povo revoltado...

    Um abraço ao Jose e ao Guachos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Carlos Alberto, Companheiro,

      Olha que eu sou parte do "povo", ainda que acredite num papel 'especial' para as elites: eu sofro e choro e 'rasgo-me' todo por dentro e por for a e ..., depois, tento ver mais claro e tambem ser solidario com quem quis ser (e foi) escolhido para Nos levar em frente e para cima, em direcao ao 'Marques'.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  4. ENORME estreia, nem podia ser de outra forma vinda de quem vem.

    So um aparte, mas só porque o meu nome foi citado:

    Os ruis que vagueiam por aí, são precisamente os mesmos que, desde Vilarinho, continuam conspirando contra tudo e todos em defesa do nada. Sim, do nada, porque o "D.Sebastião" jamais regressará numa manhã de nevoeiro.

    Quanto a declarações sobre a nova época, possivelmente estava bêbado ou então na tal fila mas já de calças arreadas.

    Ponto final.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.