sexta-feira, 31 de maio de 2013

Benfica: a batalha económica (II)

Por José Albuquerque

Os que conhecem o meu pensamento, sabem que eu assumo para o Benfica o papel (patriótico) de erradicar o POLVO do ‘des porto’ nacional, tal como sabem que eu advogo que esta batalha (que vai demorar, nada de ilusões) passa por 3 realidades interrelacionadas, a saber: os resultados desportivos, os resultados económicos e a estratégia de comunicação.

Notem bem que eu usei a palavra “interrelacionadas” e não o fiz por mero acaso: em linguagem militar, considero as três como parte do mesmo todo, tal como a infantaria, a artilharia e a cavalaria nos exércitos do inicio do século 20, ou o exército, a marinha e a força aérea, nos tempos actuais. Identicamente, não me recusarei a falar de “intelligentzia”, de serviços secretos, ou, mesmo, de contra espionagem, desde que se resumam a confundir o ‘inimigo’ e não a manipular o campo de batalha.

Sigamos o titulo deste texto e falemos do que deveria ser o Nosso futuro colectivo, na minha humilde opinião.

Antes de mais, já não creio que seja suficiente afirmarmo-Nos como um Clube ecléctico e eu creio que o ‘primeiro ecletismo’ passa por tornarmos o Benfica cada dia mais … Feminino!

Na medida em que Somos muito mais que um Clube desportivo, na medida em que queremos reafirmar os Nossos Valores, temos, obrigatoriamente, de envolver aquelas que são o maior repositório desses mesmos Valores: as Mulheres. Nessa medida, todas as modalidades já praticadas no Clube devem fazer um esforço para incluírem Atletas e Equipas femininas, em todos os escalões etários, tal como não deve ser aprovado nenhum projecto para uma nova modalidade desportiva a ser introduzida no Benfica (e eu espero que existam vários projectos destes, nomeadamente no ciclismo) sem que ele preveja, pelo menos mediatamente, o recrutamento de meninas e senhoras praticantes.
Investindo no ecletismo e na formação desportiva, o Nosso Clube estará a criar as condições para duplicar o actual número de Sócios, uma meta suficientemente aliciante para a transformarmos num objectivo a cinco anos.

Com um crescimento ecléctico sistemático, capaz de ser inclusivo ao feminino, o Benfica tem de manter os seus investimentos nas modalidades que já estão profissionalizadas e no Nosso projecto Olímpico.

A criação de “Centros de Estágio” e a articulação, quer com os “Centros de Alto Rendimento” de que algumas Federações já dispõem, quer com algumas das Nossas Casas, deverá ser o sustentáculo da implantação nacional do Glorioso, alem de propiciarem o desejável salto qualitativo dessas modalidades, especialmente ao nível da formação de novos Atletas.
Numa segunda fase, a longo prazo e tal como já acontece com a Benfica SAD para o futebol, também as modalidades mais representativas e ganhadoras podem e devem ‘exportar’ o seu “know how” para outros países, lusófonos e não só, por forma a alargar a base de implantação do Clube.
Neste momento e como sei que o GUACHOSVERMELHOS é seguido por muitos Companheiros que vivem longe de Portugal, aqui lhes deixo o desafio de se associarem (caso ainda o não tenham feito), nem que seja como Sócios correspondentes e de tentarem mobilizar no mesmo sentido outros Companheiros com quem contactam habitualmente.

Mas, como bem sabemos, é o futebol que consegue mobilizar mais Adeptos, pelo que, naturalmente, será ele o principal vector na captação de novos Sócios, a mais forte razão a sustentar que a Benfica SAD tem de manter o modelo de crescimento económico que vem mantendo há anos. Mantê-lo e aprimorá-lo!

Temos de escolher, rapidamente, uma das possíveis alternativas para fazer crescer os Capitais Próprios, por forma a reforçar o ritmo de redução do Passivo bancário e diminuir significativamente a ‘factura’ dos custos financeiros.
Temos de aumentar a ‘produtividade’ da Nossa ‘Fábrica’, conseguindo que nela nasçam mais Atletas que, por serem verdadeiros “fora de série” possam conquistar lugares na Equipa principal e, agora que temos uma Equipa B, temos que conseguir que nela se faça a última triagem entre os Nossos heróis e aqueles que, não justificando até aos 23 anos essa qualidade, farão as suas carreiras fora do Benfica, mas sempre podendo contribuir para a rentabilidade da exploração.
Finalmente, teremos de ser capazes de encontrar os Atletas, seja onde for, que poderão substituir as ‘estrelas’ que os clubes mais poderosos economicamente continuarão a vir seduzir á Equipa e cujas vendas contribuirão, pelas mais valias realizadas, para reforçar os resultados económicos e, acima de tudo, a Nossa capacidade de investimento.

Colocando, desde já, um pé no tema do próximo texto – a estratégia de comunicação, seria impossível esgotar o tema da Nossa batalha económica sem falar da Benfica TV, do imenso sucesso que ela representa e, acima de tudo, do tremendo salto qualitativo que ela vai significar para o Glorioso nesta batalha económica.

Infelizmente, sinto que há muitos Companheiros que ainda não tomaram perfeita consciência de que a BTV é, de muito longe, o maior sucesso de média na história mundial dos maiores clubes: trata-se do único destes projectos que emite 24/7/365, que atingiu sustentabilidade económica e que, agora, com a exploração directa dos Nossos direitos de imagem, pode determinar o futuro económico de todo o Grupo Benfica.
Elegendo para Vice Presidente do Clube aquele que é reconhecido como o “senhor televisão’, os Benfiquistas só podem estar optimistas quanto a este combate e ao impacto que ele determinará no conjunto da Nossa batalha económica.

Mas, muita atenção!

Tal como estes sucessos não foram “obra do Vieira”, também o futuro da BTV e da batalha económica vai depender de todos e de cada um de Nós!
Humildes indivíduos, simples atletas, normalíssimos consumidores, cada um de Nós e as Nossas Famílias vamos continuar, em conjunto a ser … o Benfica. A ser o Benfica e a determinar o Nosso futuro colectivo.

Já o disse e não me canso de o repetir: os Companheiros que, em Outubro, não votaram na lista vencedora não perderam nada. Enganaram-se no seu voto, mas não perderam nada!         

Viva o Benfica!           

12 comentários:

  1. Eu acho que foi em 2002 que ouvi que iam investir no futebol,e ganhar nao 1,mas muitos campeonatos seguidos.Acho que nao estava a sonhar quando ouvi que perdemos um campeonato,porque andamos demasiado tempo a festejar o ultimo que ganhamos,isto revela bem o estado a que o Benfica chegou.e agora...mais do mesmo..siga a cantiga oh lorindinha...vem á janela..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Rui, Companheiro,

      Alem de achares mal e andares com esse calendario baralhado, tu nao me digas que defendes que o Clube esta, hoje, em condicoes piores do que ha 5 anos, ou ha 10, ou ha 15, ou ha 20, ou ... , mesmo ha 25 anos (epoca em que o Presidente F.Martins colocou em risco o Nosso future com aquela loucura do fecho do terceiro anel da Catedral)?

      Concretamente e sobre o que eu escrevi, discordas de algum ponto? Queres fazer algum aditamento? Queres contribuir com alguma ideia?

      Obrigado por participares.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Eu sou um mero adepto que as vezes ate pra governar a propria casa tem dificudades,nao me peçam a mim soluções,agora tenho olhos pra ver que isto tem sido um desastre autentico,glorias são poucas,vergonhas tem sido muitas,temos estado na champions e vendido jogadores a preços caros,mas a verdade é que a divida do clube tambem aumentou e de que maneira,portanto soluçoes nao tenho,mas tambem nao dou palmadinhas nas costas nem defendo isto cegamente

      Eliminar
  2. Companheiro Albuquerque,

    Comungo na íntegra do teu ponto de vista e não só...das convicções também.

    A ser implementada a vertente feminina em todas as modalidades, mais não será do que dar vida e continuar o pioneirismo que está no nosso ADN.

    Já estou a pressentir a corruptagem pegar na ideia e pô-la em prática para tentarem fugir do perpétuo reboque a que têm estado condenados. Não temos culpa de tal ADN enraizado.

    Maldito pioneirismo!!!

    Viva o ENORME!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Joseph, Companheiro,

      Nao sei se o crac vai conseguir "pegar na ideia", depois de ter vulgarizado aquele famigerado slogan do "antes put@, que Benfiquista".

      Eu, se fosse Mulher, nao teria gostado muito daquela "fina ironia".

      Tu vives no pais do 'Desporto Show' , masculino por excelencia, mas deves poder dar-nos milhares de exemplos elucidativos de como os maiores clubes (baseball incluidos) cuidam bem do feminino.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Enorme José Albuquerque

      Relativamente ao "slogan" e aproveitando a imagem do mesmo, lá no cantinho, comentei: «Como poderias ser benfiquista se já nasceste puta?»

      Quanto ao "Desporto Show", sem dúvida existem milhares de exemplos quanto aos cuidados e importância da presença feminina e em diversos escalões, nas mais diversas modalidades.

      Um exemplo: sendo o futebol (soccer) a modalidade que só nos últimos anos tem despertado a atenção dos norte americanos, a selecção feminina já se sagrou, mais que uma vez, Campeã do Mundo. Elucidativo, não?

      Tudo pelo ENORME!

      Eliminar
  3. Companheiros,

    Ainda a proposito do discurso de ontem dei uma volta rapida pelos blogues de Benfiquistas e constatei um apoio generalizado a este discurso do Presidente.

    Depois ...

    Bem. Depois ha alguns Companheiros que achavam que o jantar de ontem era uma boa oportunidade para o Presidente 'discutir' as eventuais mudancas que o CA da SAD estara a preparar-se para implementar no futebol.

    Porra, que eu devo ser muito estupido, ahahah.

    Sera que esses Companheiros sabem que a epoca desportiva (da SAD, do Futebol) ainda nao terminou?
    Sera que sabem quantas pessoas estao envolvidas (fora os Atletas) na 'estrutura' da SAD?
    Sera que acham bem que o CA proceda a avaliacao da epoca sem consultar os mais importantes dos Colaboradores que formam essa 'estrutura'?
    Sera que lhes dariam um prazo para procederem a uma autoavaliacao dos respetivos departamentos e para apresentarem eventuais propostas de melhoria do desempenho?

    Mas sera que estes Companheiros fazem uma ideia, por minima que seja, do que e gerir uma Empresa que gere mais de 150ME de Proveitos?

    Ou eu sou muito estupido, ou ha alguns Companheiros que sofrem de uma especie rara de 'ejeculacao precoce', que os leva a escrever barbaridades inadmissiveis!

    Viva o Benfica (PORRA)!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Albuquerque,
    Esses companheiros que falas, estão-se nas tintas para esse pequenos promaiores! Não é isso que os faz mover...
    Ainda por cima, se reparares bem, o Presidente atreveu-se a botar faladura sem antes pedir licença à malta da blogosfera e das redes sociais!
    E como todos sabemos, apenas esses muito sabedores companheiros da blogosfera e das redes sociais é que dominam os segredos dos timings, dos discursos, das conferências de imprensa, quiçá da hora a que o presidente janta e muito especialmente da sua vida social...
    Pode uma coisa dessas?

    Não sei se é 'ejaculação precoce' - a mim parece-me falta dela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL!

      Ou "ejaculação precoce" pela parte errada do corpo! ;-)))

      Eliminar
  5. Do companheiro José Marinho, jornalista que nos acostumamos ouvir na Sportv, retirado da sua página do facebook;

    «Em principio serão mais dois e não três. Dois anos em que Jesus tentará o milagre da multiplicação dos títulos. Boa decisão de Vieira, ponderada, reflectida e sobretudo tomada fora do ambiente de ruído e contestação. Não agiu a quente, deixou baixar a temperatura social à volta do treinador e decidiu bem. Nos benfiquistas compreendo a desilusão mas não tolero a ignorância. O que foi feito nos últimos quatros terá repercussão no futuro. O Benfica nunca esteve tão perto de voltar a ganhar de forma continuada e Jesus é o principal responsável por essa mudança. Também o presidente do Benfica aprendeu algumas lições e está mais perto do que se exige de um presidente do clube. A decisão de manter o treinador contra a turba benfiquista que reclamava a cabeça do treinador é sintomático de que Vieira está, finalmente, a comportar-se como um presidente...à Benfica. Ainda com arestas, ainda permitindo que alguns trauliteiros envergonhem a história e a tradição secular do maior clube português, mas aprendendo a mover-se entre os intervalos de tempo e de modo que conduzem ao sucesso.
    Não tenho dúvidas, ao contrário da esmagadora maioria dos benfiquistas, de que o Jesus é o melhor treinador para o Benfica e sobretudo para completar o inestimável serviço de recuperação do clube que tem prestado nas últimas quatro épocas. Há quem olhe, de forma pressurosa, para Jesus como um perdedor. Isso não me diz nada, é um rótulo a que as pessoas se habituaram quando não têm nada mais inteligente para acrescentar. O que sei é que o Benfica nunca esteve tão perto de voltar a ganhar e de forma retumbante, como esteve esta temporada. A memória das pessoas não pode ser assim tão fraca. A desilusão de não ganhar nada só é comparável com o orgulho exúbere dos benfiquistas de chegar a Maio com a possibilidade de ganhar tudo. O resto é conversa fiada e felizmente que Vieira tomou a decisão escutando-se a si próprio e deixando cair os lamentáveis sussurros dos seus pares que pretendiam, mais uma vez, esconder as suas limitações nas costas largas de mais um treinador.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

      Arre!
      Dizes tu que este Jose Marinho costuma aparecer na 'sporcos'?

      Onde e que ele tambem trabalha mais, que eu gostava de lhe seguir a opiniao e ... na 'sporcos' nao pode ser, que estou 'proibido pelo medico'.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. José marinho é (sempre foi) um oponente de Vieira. Contudo sempre o vi manifestar-se pela positiva - criticando nem usar a ofensa, sugerindo, opinando com elevação.
      Nem sempre concordo com ele - até muitas vezes, mas sempre me habituei a respeitá-lo.
      Presentemente, ele diz, nem dialogo que mantive consigo no facebook, que não é jornalista e no seu mural diz que trabalha na empresa, penso que sua, General Manager Makefoot...
      Na Sportv continua a "fazer" alguns jogos internacionais de menor visibilidade...

      Fica aqui o contacto, mas como não andas pela cara dos livros...
      https://www.facebook.com/jose.marinho.754

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.