sexta-feira, 31 de maio de 2013

Coerência - precisa-se!

Damos uma volta pela impressa desportiva, estou a falar daqueles que têm colunas de opinião, e o que se lê?

Ressalvo que não compro qualquer jornal desportivo, vai para 20 anos, e que a informação me chega através de companheiros que nos seus blogs publicam esses comentários. O que nos trás uma enorme vantagem; dá para (quem tiver tempo e pachorra para isso) recorrer ao arquivo e comparar com o que escreveram um ano atrás, meio ano, ou mais recentemente 3/4 semanas atrás!

A falta de coerência é uma lastima.

A cronologia destes desmemorizados guerrilheiros da escrita, no que se refere aos jogadores do Benfica e por suposto às capacidades de Jorge Jesus enquanto gestor e treinador do plantel, vai desde, uma espécie de manta de retalhos, aos poucos transformado até ser apelidado, sem pudor, como o melhor plantel de sempre (obviamente obra do divino Espírito Santo), intercalado por um plantel que em Janeiro seguramente estaria todo rebentado, mais tarde certamente em Março, mais tarde em Abril - por fim em Maio...

Pelo meio, antes do Jogo com o Estoril, Jesus era uma figura omnipresente, uma espécie de divindade capaz de transformar um pau de cabeleira num jogador de primeira - com um simples grito ou uma certeira cuspidela. 
E ai de Vieira se não lhe renovasse o contrato. Seria o mesmo que um cataclismo - pior; uma bomba atómica!

A falta de vergonha é de tal maneira evidente, que me questiono como pode toda esta gente dormir descansada!

Não estão sozinhos - há uma evidente alergia a Jorge Jesus em sítios que passaram meses a pedir a cabeça do presidente se não lhe renovasse o contrato.
Sítios de benfiquistas, que me habituei a visitar, onde se perdeu completamente o tino e que hoje não passam de caixas de ressonância dos tais comentadores encartados.

A sua falta de coerência é de tal forma evidente, que custa a perceber (em alguns casos custa mesmo muito) como podem mudar tanto de opinião!
Sempre soube que o povo da bola é como o vento - vai e vem ao sabor do momento e não tenho grandes ilusões sobre isso. Mas caramba! - basta que façam uma pausa e vão ver o que escreveram há menos de um mês!

Há gente que anda a pedir a transferência de Cardozo desde...que ele chegou ao Benfica!
Há gente que anda meses a fio a gritar que o Benfica devia jogar com Gaitan no meio e com Lima sozinho na frente!
Há gente que que anda a gritar que o Urreta (um moço que não teve lugar em Guimarães ou no Deportivo da Corunha) devia ser titular(!!) e que em 5 minutos joga mais que o resto da equipa!
Depois, vemos essa gente toda a criticar e a condenar o treinador, porque, numa final, a ganhar por 1-0 e quando faltam apenas 20 minutos para jogar, este resolve fazer-lhes todas as vontades - tira o "cepo" que eles detestam, mete o D.Sebastião Urreta, passa Gaitan para o meio e fica com o Lima na frente!

Outra coisa que me faz espécie...
Há uma corrente de opinião que quer Jesus, sim, mas com uma espécie de Polícia a sacudir-lhe as moscas e a controlar-lhe os passos!
Hilariante, para não lhe chamar coisa bem pior!
Se há algo em que Jesus é verdadeiramente forte é no aglutinar de responsabilidades e é aí que reside a sua maior valia - é ele a mandar e ponto final.

Meter um totó qualquer a meter o bedelho no seu trabalho, a soprar-lhe este ou aquele jogador, esta ou aquela contratação, esta ou aquela táctica, seria o mesmo que pôr o Coelho a mandar na Merkel ou o Seara a mandar na Judite!
Jesus foi feito para mandar - ou manda bem ou manda mal. 
Bonecos é coisa que não falta por aí...
Querem um? é só escolher - são às dúzias e todos disponíveis!

Mais umas coisinhas...
Jesus é o maior (o outro é LFV) responsável por o Benfica estar neste momento a viver um período que pode (vai ser) histórico!

Sem a evolução dos últimos 4 anos (de Jesus) nenhum presidente teria a força necessária para enfrentar os desafios que estão em marcha.
Com outro presidente, Jesus tinha sido despedido no segundo ano.
Sem Jesus, Vieira teria tremendas dificuldades para chegar até hoje como presidente - a minha convicção é que não chegaria.

É que ao contrario do que se diz por aí, na minha opinião, Jesus é o único profissional da estrutura benfiquista que percebe a sério de futebol.
Mais - Jesus «é» a estrutura. Sem ele (por agora) tudo se desmorona...e LFV sabe bem disso!
E eu também. Sempre o afirmei.

17 comentários:

  1. "Seara a mandar na Judite"... mijei-me a rir. eheheh

    Esquece a coerência deles que coerência não enche contas bancárias! (estou a falar dos jornais..)

    Só podem (e devem) mandar no Jesus numa coisa: na comunicação!!! Ou então está a dizer merda porque lhe mandam mal e nesse caso libertem o homem que inventou a celebre frase "Só na Playstation"

    ResponderEliminar
  2. Discordo num pormenor que não é tão pequeno assim. Jesus pode e deve ser aconselhado, mais ainda; protegido.
    Não se pode mandar em quem não quer ser mandado.
    E esqueçam essa mania de todos querem mandar no Homem.
    Ainda não perceberam que não é esse o caminho?

    ResponderEliminar
  3. Claro deveria ser assim mas não acontece GV o jesus tem que levar com tudo e não é aconselhado muitas vezes divaga nos discursos fala demasiado quando não é preciso devia também ser mais preciso falar a verdade e não estar sempre a dizer que foi uma boa arbitragem pois não ganha nada com isso.
    Comparado com o arruma carros do porto a estrutura nas conferências tem um objetivo futuro e que resulta. Fala concretamente pois é o que lhe mandam falar o nosso fala por ele só.

    ResponderEliminar
  4. Enormerrimo Guachos Vermelhos, Estimado Companheiro,

    Salve', Companheiro!
    Mas que tremenda licao de Benfiquismo, de lucidez, de coerencia e de respeito aos Nossos Valores que tu deste (ainda que nao tivesses esse objetivo) com este texto.

    De longe, de muito longe o melhor texto publicado na blogoesfera Benfiquista de ha meses a esta parte.

    Nao e a primeira vez que acontece: salvaste-me este dia!

    Obrigado!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo.

      Sempre pelo Benfica. Sempre!
      Viva o Benfica!

      Eliminar
  5. Caro Guachos,


    Concordo contigo, menos com a questão de o JJ mandar em tudo.
    O JJ não é bom a comunicar, e nesse aspecto precisa de ajuda. Não é nenhum desmerecimento ter alguém que, com ele, ajudando-o e preparando-o, o ajude a ter um discurso que sirva os interesses do Benfica e dele próprio. Além disso, o discurso do treinador nem sempre é o discurso que interessa ao clube. É preciso que o treinador não dê recados em público de coisas que devem ser faladas e defendidas internamente.

    Este ano, JJ teve algumas tiradas infelizes, desnecessárias e que só serviram para criar desestabilização, conflito e confusão, quer entre os benfiquistas, quer na opinião pública em geral.

    E aqui, é verdade, já me estou a repetir. Não gostei nada de ouvir "Aconteça o que acontecer a época será brilhante". E não, não concordo que isso tenha ajudado os jogadores a sentirem menos pressão. Isso serviu foi para os jogadores interiorizarem a ideia de derrota. Isto é estudado na programação neuro-linguística.

    Também não gostei de ouvir JJ a dizer "Tomara a mim fazer igual no próximo ano". Foi uma frase muito infeliz, porque "fazer igual" é, literalmente, perder tudo outra vez. Mais uma vez é uma frase que fica interiorizada na cabeça do treinador e dos seus jogadores, e que depois se pode reflectir nos momentos decisivos da próxima época.
    Curiosamente, o presidente corrigiu esta frase, ontem, quando disse "Para o ano temos de repetir o que fizemos este ano e escrever, apenas, um final diferente." Essa frase do presidente foi bem melhor, bem mais feliz.
    É nessas coisas que o JJ tem de ser acompanhado.
    E é nesse aspecto que é necessário haver alguém presente, junto ao treinador, junto aos jogadores, não como cão de guarda, mas como aliado, como mais-valia.

    Além disso, o treinador precisa de alguém que o ajude no combate à corrupção. Alguém que saiba o que dizer, como dizer, quando dizer. O Treinador tem de estar concentrado nos treinos, não nessas questões que são da responsabilidade do presidente e da direcção, não do treinador.

    Se não somos capazes de perceber o que falhou esta época, quer nas opções, quer nos discursos, arriscamo-nos a não conseguir fazer melhor na próxima época.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos - demasiados portugueses que falam bem português mas que na pratica nada dizem. Jesus, dá vários erros e tem dificuldade em usar as palavras. Na realidade, é das poucas pessoas com acesso às massas que melhor faz passar as suas ideias - dos poucos que consegue dizer algo que o merceeiro ainda não tenha dito. Eu gosto e...aprendo.

      Abraços

      Eliminar
    2. Jorge Jesus enfrentou uma plateia de mais de uma centena de alunos, na Faculdade de Motricidade Humana, mais umas dezenas de jornalistas, e agarrou-os de uma forma que poucos oradores daquela faculdade se poderão orgulhar! Falou um português correcto? Não. Falou como sempre e disse muito. E todos o perceberam. A forma como se fala é muito importante. A forma como se ouve ainda o é mais. A forma como se quer ouvir...já é outra conversa.

      Eliminar
  6. Nao entendo o rótulo que lhe colaram de que não sabe comunicar, eu percebo perfeitamente o que diz! Alguns querem o machadês e depois ficam a entender ainda menos do que o pouco que não entendem ou diria mesmo que não querem entender.
    Não esqueçamos que afinal quem vai dar palestras em universidades é mesmo o Jorge Jesus, para mim o melhor treinador português.
    REPITO: para além de transformar "toscos" em atletas para equipes tais como Real Madrid, Chelsea, M. City etc... (equipinhas), nunva vi o meu Benfica jogar tão superiormente as restantes equipes.
    O Benfica deveria ser para toda a gente uma coisa positiva na vida, ora pensem bem, 2 horas antes estamoss com os nossos amigos a afinar a voz paara de seguida assistirmos a um grande espectáculo e no fim voltar a festejar, cheios de alegria sempre com os nossos amigos. Sinto que paraa muitos o Benfica só provoca preocupações, frustrações e ansiedade e custa-me entender porqué!
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  7. Caro Guachos
    Concordo quase em absoluto, mas o que me sossegou foi aquela pequena frase entre parêntisis-"por agora";esperemos mesmo que Jesus seja "a estrutura" apenas por agora, porque um clube da dimensão do nosso não pode delegar numa unica pessoa seja ela quem for aquilo que compete a uma organização que seja ao mesmo tempo eficaz nas suas diversas tarefas que contribuam para o presente e o futuro do clube.Tambem nao penso ser ele a unica pessoa que perceba de futebol na dita estrutura, mas talvez seja aquela que é mais conhecedora e profissional nas suas valências.
    Estou convencido que com JJ o caminho que vamos continuar a trilhar será ainda melhor do que foi feito até agora-juntaremos o profissionalismo e a dedicação do treinador aos resultados desportivos.No entanto, sem me querer repetir, mas penso nunca ser demais, a guerra que é travada diariamente nos bastidores, terá de continuar a ser travada com maior eficiência, porque dela depende tambem em grande medida o sucesso do nosso treinador e por maioria de razão o do nosso Glorioso Clube.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. chakra,
      Quando digo que é o único, obviamente que quero dizer que é o único que eu acho que serve os interesses do Benfica. Perceber de futebol a sério não há muita gente em Portugal e no Benfica ainda menos. É a minha opinião.
      No resto estamos de acordo.

      Eliminar
  8. O Benfica tem que seguir em frente com JJ e LFV na liderança.

    Admito mudanças intermediarias na estrutura. Melhoria na C interna, mais discreta e eficaz junto da CS generica.

    JJ sair seria um erro de graves consequencias.

    ResponderEliminar
  9. O S.L.B. deverá manter JJ desde que vá preparando a mudança na continuidade, ou seja, se JJ foi a alavanca que fez com que o Benfica subisse muitos degraus no que à qualidade competitiva diz respeito, poderá não ser o timoneiro certo para a consolidação do Clube no topo do futebol nacional e europeu!
    E no dia em que tiver de sair que seja sem tabus, bitaites da CS ou do corrupto mas sim porque o Clube assim o necessita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «E no dia em que tiver de sair que seja sem tabus, bitaites da CS ou do corrupto mas sim porque o Clube assim o necessita!»

      Ora bem...

      Eliminar
    2. Enormerrimo Lawrence, Companheiro,

      Na minha humilde opiniao, com este teu comentario tu ainda colocaste mais 'sal' no ja excelente post do Guachos, ao sublinhares a necessidade absoluta de impedir a cristalizacao.

      Pelo que eu conheco do Presidente e pelo que me parece ser a natureza permanentemente insatisfeita do Tecnico (para ja nao falar do DSO), creio que ainda faltam alguns anos para o Benfica correr esse risco (da cristalizacao), ainda que sem alterar as liderancas.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  10. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

    Vai ver a caixa de correio, por favor.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.