segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ilusões - ilusionistas - malabaristas


Na ultima Terça-Feira, dia 7, fiz a mim mesmo a promessa de não voltar a escrever até ao final da temporada, apenas após a final da taça de Portugal - não por uma questão de fé, um feeling ocasional ou outra coisa qualquer. Apenas porque o vazio de mim se apoderara, e na impossibilidade de escrever sem ter que "Me" defender atacando (quer à direita quer à esquerda) na órbita de uma blogosfera em polvorosa e completamente à deriva...
Um promessa que não consegui cumprir, como agora se vê...

"Não abandones as tuas ilusões. Sem elas podes continuar a existir, mas deixas de viver." (Mark Twain)

No futebol como na vida, nem sempre os ganhadores são os mais competentes e nem sempre os mais avisados ou os mais equilibrados conseguem levar a melhor!

A postura dos dois personagens que vemos na foto ao lado, não passa de uma mera ilusão - o Senhor que vemos de rastos, prostrado, de joelhos e aparentemente derrotado, tem  um contrato à sua espera, no Benfica, o maior clube português, mas, se assim não o entender - tem; na hora que quiser e nas condições que desejar, um lugar assegurado no clube do reles personagem que aos saltos cospe o ódio que o mantém a navegar...

O Senhor que de joelhos julga ver o mundo acabar, através de um remate fora de horas; cruel e certeiro, provindo da chuteira de um rapaz de crista levantada, produto mal amanhado de uma escola de má criação, uma escola de ódio e corrupção, reflectia o sentir de milhões de adeptos benfiquistas, que, no estádio ou em casa, de joelhos, em pé, sentados, sedados, ou nervosamente caminhando (sem ver) à espera de uma boa notícia, recebiam um enorme cheque-mate, quando já nada, nada o fazia prever...
Pura ilusão - o mundo não acabava ali, e é já na próxima quarta-feira que mais uma enorme batalha a todos nos espera...

Já o estúpido e reles energúmeno que na sua frente, aos saltos, gritando «mamai filhos da puta», palavras que de resto entoaram em todo o estádio, festejava, não uma saborosa vitória sobre um grande rival, mas  o ódio acumulado, fruto da sua menoridade mental e de toda uma frustração que jamais o abandonará!

Por muito que a história e a estatística lhe garantam alguns títulos, o lugar de vencedor nunca será seu, o lugar dos eleitos, dos capazes, dos que ganham sem ajudas, por méritos próprios, dos que sabem ganhar mas também sabem perder. Esse lugar, jamais o alcançará!
Atrás da porta, quiçá de um móvel, talvez esteja já à sua espera o despertar para uma dura realidade...
Em qualquer caso, um pontapé no traseiro, será o merecido prémio que já tem assegurado...e não há nenhuma ilusão que lhe valha!

Marco Silva, treinador do Estoril, ficou ofendido com a imprensa, porque esta dava como certa uma vitória do Benfica, em sua própria casa, num jogo em que essa vitória praticamente lhe garantia o titulo Nacional!
Algo nunca visto até hoje - dirá o bom do Marco Silva!
Marco Silva, inebriado com o êxito de um empate com sabor a vitória, e com os elogios (efémeros como mais à frente constatará) resolveu cavalgar uma onda que não era sua...
Num discurso inflamado, marco Silva revelou que o seu orgulho ficara beliscado...

Um orgulho, que, curiosamente, não sentiu de forma alguma beliscado, quando jogou em Contumil ou em casa quando defrontou o clube condenado por corrupção, e onde ninguém, mas mesmo ninguém, lhe dava qualquer ponta de favoritismo!
Calma Marco, que o caminho apenas agora está a começar...

"A ilusão é uma fé desmedida." (Honoré de Balzac)
Apesar da derrota, os adeptos do Benfica já esgotaram os bilhetes para a final do Jamor!

Mesmo sabendo que o Chelsea - actual campeão europeu - tem um orçamento 20 vezes superior ao do Benfica, com jogadores de grande nível europeu e mundial, apesar de saberem que se Roman Abramovich quiser comprar os nossos melhores jogadores, como aliás já fez no passado, o fará sem qualquer constrangimento financeiro, os adeptos benfiquistas lá estarão, de novo, no estádio em Amesterdão, no sofá, de pé, sentados ou de joelhos - ao lado do seu treinador, ao lado dos seus heróis, vibrando, na ilusão de mais uma vitória - uma conquista...

"Perder uma ilusão torna-nos mais sábios do que encontrar uma verdade." ( Ludwig Borne)

Se ela - a vitória - não surgir, passado o natural período de nojo, que durará no máximo até às 18,30 H de Domingo, todos os benfiquistas estarão de novo, corações apertados e a ilusão estampada no rosto, olhos postos no relvado da luz e os ouvidos na Mata Real...

...que a final da Taça é logo a seguir!

“Não confunda derrotas com fracasso nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitórias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias.”
(Roberto Shinyashiki)

9 comentários:

  1. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

    Ja nao vai ser a primeira vez que te digo que, se eu fosse invejoso, estaria a invejar-te este teu formidavel texto, mas olha que, neste caso, repito-o muito a serio.

    Obrigado, Companheiro!

    Eu estava a necessitar de ler um balsam deste nivel.
    Podes nao ter salvo tantas vidas como o Pasteur ou o 'Madiba', mas hoje salvaste o meu dia.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Grande José Albuquerque,
    É um orgulho para o GV ter leitores de tão alto calibre!

    ResponderEliminar
  3. Grande post,obg Guachos.

    ResponderEliminar
  4. Aqui, para alguns, depois da ressaca,
    se encontra a fonte da serenidade.

    Um texto enorme à GV.

    ResponderEliminar
  5. Grande grande grandissimo GV excelente texto amigo e carrega neles pah......ainda hj à vinda de portugal p terras de sua majestade vinham 2 porcos armados wm gabirus a falar do benfica ( mal cm de costume) eu me virei p ekes e disse isto .....vcs podem ganhar titulos atras de titulos , serem tri-campeoes europeus e o raio k vos valha mas sabem pork e k vcs nunca nos chegarao aos calcanhares ??? Pork vcs sao pekenos cm uma mentalidade tacanha.......vcs ganharam-nos e ainda assim a unica coisa k vos da alento e falar no benfica....ja nos perdemos mas ja estamos a pensar no proximo e esse è e serà sempre a razao da vossa pekenez........

    ResponderEliminar
  6. Ainda em jeito de ódio, continuo a desejar ao energúmeno saltitante o que de pior lhe pode acontecer - cair rapidamente no esquecimento!

    GV o texto é pacificador, mas a tenra idade não me deixa acalmar as ganas que sinto de vingança, nem o ódio que soltei no fim do jogo desejando coisas a uns e outros mais velhos e mais novos, que ainda nem analisei se podem acontecer todas a uma mesma pessoa!

    Sempre Benfica! Sempre GLORIOSO!

    ResponderEliminar
  7. Tenra na idade mas não nas emoções!
    Gosto assim, faz-nos sentir vivos...

    Deixa-os poisar minha bela e querida CM, deixa-os poisar...

    Aqui o velhadas - prudentemente - apenas espera a ocasião...
    Verás que não demorará assim tanto...

    ResponderEliminar
  8. O Benfica está em vias de perder o campeonato. E? Onde está a surpresa? Eu já tinha dito, repetido e avisado aqui. Estava a falar a sério. E não (faço a ressalva caso algum atrasado mental cuja carapuça sirva me esteja a ler), não foi por causa do Benfica ter empatado no jogo da 1ª volta na Luz, ou ter empatado com o Estoril em casa ou ter perdido no Estádio do Coirão (o que aliás, infelizmente, é um resultado habitual há 30 anos para cá, e se fores atrasado mental e duvidares, podes ir consultar as estatísticas e veres se eu estou a falar verdade ou se estou a "inventar desculpas para o JJ"). Não foi por isso portanto.

    Foi porque logo na 1ª jornada teve um golo limpo anulado com o Braguilha que dava 3 pontos em vez de 1.
    Foi porque o seu principal adversário não jogava futebol mas sim andebol. Só aí estiveram limpinhos 6 pontos com sabor a fruta.
    Foi porque em 30 jornadas têm o seu primeiro penalti assinalado contra com o resultado em 3-0.
    Foi porque a Put@ Proença brilhou no Nacional-Benfica.

    Etc. porque isto é evidente para qualquer pessoa que não chegou agora de ovni vindo de Marte e que tenha acompanhado todo este campeonato tal como os 3 que o antecederam. Mas para autistas não vale a pena.

    E caríssimos, euforia ou sem euforia, e o Jorge Jesus isto ou aquilo, caso o Michael Jackson tivesse convertido 1 ou 2 dos penalties que ofereceram ao FoiComPutedo, contra o Marítimo e penso que o Olhanense, o FoiComPutedo teria chegado a esta jornada com mais 4 pontos em cima. Por isso aos eufóricos e tripletes peço que tenham mais juízo e sejam mais inteligentes do que são. Mas está mais que visto que não dão mais que isto.

    Quanto ao Broas, e a sua competência (não te rias), e os seus festejos, não me dizem absolutamente nada. Mas não é evidente que no lugar de treinador principal do FoiComPutedo, até um piaçaba de estação de serviço na auto-estrada, com elevada rotação de camionistas com dietas ricas em fibra, era campeão naquela agremiação?
    Onde está Villas-Boas? Onde está Co Adriaanse? Onde está Del Neri? Onde está Jesualdo Ferreira? Onde está Fernando Santos? Onde está Fernandez?
    Quique Flores não sei onde está, sei que foi para o Atlético de Madrid ganhar uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia ao Inter de Mourinho. Ronald Koeman igual, mas sei que foi para a Holanda e ganhou títulos nacionais.
    Jupp Heynckes está no Bayern Munique a fazer uma das melhores épocas de sempre e vai ser campeão europeu de clubes. Etc.
    O padrinho apostou forte que com o seu controlo sobre os orgãos oficiais do frutabol português seria capaz de fazer o milagre de ter um piaçaba encardido cãopião nacional e conseguiu, proveitinho para ele.

    Fico-me por aqui porque sinceramente não há paciência. Não para o Benfica, que é um grande clube, com gente extremamente competente, um treinador muito bom e um plantel também muito bom, mas com os "6 milhões".

    Carrega Guachos
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.