segunda-feira, 20 de maio de 2013

Luís Filipe Vieira - as virtudes e os erros de sempre!

Luís Filipe Vieira é - na minha opinião - um dos melhores presidentes da história benfiquista.
Como outros - que no passado - foram determinantes para que o Benfica surgisse como o colosso que é hoje, LFV foi determinante para que o trabalho gigantesco desses Homens não fosse trucidado.

Quando à 13 anos LFV chegou ao Benfica, este já não passava da caricatura um grande clube, falido e sem credibilidade. Hoje tem tudo para continuar a ser o maior de Portugal e um dos maiores do Mundo. 
LFV tem esse mérito e ninguém conseguirá apagar a grandiosa obra que deixará quando um dia for embora.

Enquanto que a oposição que lhe fazem se resumir a uns moços que se espalham em 5 ou 6 blogues com constantes insinuações maldosas, que apenas resultam nuns petardos e numas quantas paredes pintadas...
Enquanto não forem capazes de parir melhores candidatos que os Bruno de Carvalho e Rui Rangel das ultimas eleições, LFV será presidente do Benfica enquanto for essa sua vontade.

O percurso de LFV não está isento de erros; longe disso.
Ao longo dos anos já lhe apontei vários, que ele tem vindo a corrigir, infelizmente demasiado lentamente...
Já na época passada fiz (aqui) (aqui) (aqui) a resenha dos males que penso afectar o Benfica...
Esta época, logo no primeiro jogo do campeonato, na sequência do empate em casa com o Braga, atrevi-me a escrever uma "carta aberta" ao Presidente do Benfica, (aqui) onde tento explicar o meu sentir benfiquista...

Passam os anos e os males continuam os mesmos...
Queimam-se jogadores na comunicação social, permite-se que os nossos adversários tenham uma vida tranquila, sem pôr a descoberto os enormes benefícios e as ajudas arbitrais permanentes, ajuda-se a promover jornais, jornalistas e outros órgãos da CS que são deliberadamente anti-Benfica, apoiam-se clubes que nos são claramente hostis e que se esfolam para nos tirar pontos ao contrário do que fazem quando os adversário são outros, e a politica de comunicação continua uma lástima apesar dos progressos...

O Benfica não pode ficar refém de nenhuma estratégia de bastidores!
Percebeu-se que esta época o Benfica se livrou de alguns crápulas que no passado tantos pontos nos roubaram. Percebeu-se que terá havido trabalho feito nos bastidores para que isso acontecesse...
Não se entende que isso meta uma rolha na boca do treinador ou da direcção que os impeçam de se pronunciar sempre que o Benfica se sentir prejudicado - directa ou indirectamente!

Não se entende que o Benfica não tenha na CS ninguém com coragem e conhecimentos para desmascarar  e obrigar a CS a falar dos casos que beneficiam os nossos adversários!
Rui Gomes da Silva, tem sido esta época, um oásis, num imenso deserto de gente demasiado preocupada em preservar o cahet!

Não se entende como se pode permitir que um clube altere as regras (taça da liga) no decorrer da competição a seu belo prazer!

Ninguém entendeu o repetido apoio a Fernando Gomes, quando todos o ouvimos nas escutas do apito dourado, mesmo que eu pense que ele não tem prejudicado o Benfica mais ou menos do que os seus antecessores.
Isto não é um dar tiro no pé, isto é dar armas a todos os que nos queiram atacar!
Se há acordos de bastidores, que esses acordos nunca saiam dos bastidores.

Não se entende que se permita que um clube possa ganhar jogos com regras importadas do andebol!
Qualquer política de "não falar de arbitragens" é uma política de caca!
Porquê? porque nunca o Benfica será capaz de levá-la até ao fim...
Acabe-se com essa treta que não nos trás nenhum benefício. Fale-se (violentamente) quando somos prejudicados, fale-se e denuncie-se sempre que os nossos adversários são beneficiados e ponto final.

Por muito que tentem mascará-los, os campeonatos em Portugal são decididos com decisões iguais às que Hugo Miguel tomou ontem, quando interferiu decisiva e definitivamente nas contas do titulo...
Pior que isso - o incompreensível silêncio a que esse lance será sujeito, é revelador de tudo quanto foi dito atrás!

Na época passada, em Coimbra, quando Aimar levou um pontapé dentro da área, Hugo Miguel marcou falta contra o Benfica! Começava aí o descalabro...



Em Paços de Ferreira vislumbrou uma falta que a ser cometida seria sempre 2 metros fora da área e marcou penaltie nesta jogada...
Segue-se a transcrição, sem nenhuma correcção, da "carta aberta" a Vieira no início da épca

«Companheiro Vieira; dirijo-me a si, na vã esperança que alguém lhe faça chegar este grito de desespero...
O nosso Benfica começou a época com um empate com sabor a derrota!
Não foi nada que não estivesse à espera! - A pré-época deixara fortes indícios de isso poder vir acontecer, a ultima semana confirmara-o plenamente, e a nomeação de Soares Dias apenas o reconfirmava...
Não analisarei aqui o jogo e as suas ocorrências, que isso já foi feito por muita gente...
Concordo parcialmente com algumas análises e discordo em absoluto com a esmagadora maioria!
Os assobios e os insultos aos nossos jogadores e treinador são mesmo assim; não há nada a fazer; os de boa fé estarão na próxima vitória, na fila da frente a aplaudir. Os outros...'também' não!

Companheiro LFV: 
São já 13 anos de Benfica, 10 deles à frente do leme!
A sua obra fala por si e basta comparar o Benfica de há 10 anos com aquilo que é hoje.
A maioria dos benfiquistas, provavelmente, nunca chegarão a saber o quanto lhe devem! -Nunca chegarão a perceber, como o Benfica esteve tão perto de desaparecer como grande baluarte do futebol português!
Hercúlio trabalho que desenvolveu em prol do nosso Benfica e grande obra deixará aos vindouros...
Mas, companheiro, há uma matéria que de todo (ainda) não domina; a comunicação!
Não domina a comunicação, tão pouco se sente à vontade naquilo que é o centro do nosso universo; o futebol!
Em escritos anteriores, está muito do que lhe quero dizer (aqui) (aqui) (aqui) (aqui)...
Pode, se assim o entender, meditar um pouco sobre o assunto?

O nosso treinador, (aqui) ao contrário, domina jogo, os bastidores e os jogadores, mas enferma do mesmo mal que o aflige! 
Não sabe comunicar ou comunica quase sempre mal! 
Sem o dom da palavra fica difícil, mas o problema não encerra aí...
Estratégia meu caro, é na estratégia que ambos se afundam!
Não se pode chegar ao fim de um jogo em que o árbitro (Soares Dias) nos anula um golo limpo e desfazer-se em elogios ao mesmo! Que palhaçada é esta? depois de na época passada nos ter roubado miseravelmente em Alvalade, dá-se-lhe um prémio destes? o homem tinha acabado de anular o golo (limpo) que nos daria os 3 pontos!!!
Recuso-me a acreditar que Jesus o tenha feito por sua vontade! 
Parece-me mais, uma estratégia semelhante à da época anterior e que tão maus resultados nos deu!
Quem é o mentor desta estratégia? quem é o mentor desta estupidez? Não vos chegou de emenda?

No Benfica, devia ser institucionalmente proibido, (obrigado sobre contrato) elogiar um árbitro!
Elogiar gente que nos prejudica semanalmente, devia ser castigado com multa!
Elogiar um traste da estirpe de Soares Dias, Benquerença, Jorge Sousa ou Proença, devia dar direito a despedimento por justa causa!
Como benfiquista, sinto-me humilhado, quando ouço um responsável, elogiar o traste que minutos antes nos tinha roubado um golo limpo! 
Como benfiquista, sinto-me humilhado, quando ouço elogiar um traste, que tem um largo historial de malfeitorias feitas contra o nosso clube!

Mais; no Benfica não pode haver lugar para discursos conformistas! 
Empatamos com uma grande equipa? quem? o Braga? o Braga é uma grande equipa? quando defrontarmos o Porto ou o Sporting serão considerados super-equipas? e as grandes equipas da Champions? estratoféricas? que raio de conformismo é este?
Em casa, o Benfica tem obrigação de ganhar (fazer por isso) a qualquer equipa do mundo e não pode ficar feliz por jogar mal e empatar!
Mais; não se defende um jogador, falando dele, ajudando à festa; fala-se de tudo, mesmo disso...
Se não há um foco real, arranja-se um fictício, mas nem isso seria preciso! - Tanto que havia a dizer para afastar as atenções...não tinha o árbitro anulado um golo limpo ao Benfica? 
Até o 'apagado' treinador do Braga, no final, se queixou do árbitro!!!
O meu caro companheiro, consegue imaginar, noutras latitudes, mais a norte, um desnorte tão destrambelhado? 
Ainda se recorda do Jesus guerreiro, antes de vir para o Benfica? Quem é o mentor deste discurso castrador?

Companheiro LFV, o mal do Benfica não é o Melgarejo, como não era do Coentrão, do Emerson ou do Roberto! Não foi do Abel Xavier, do Moreira, ou do Hans-Jörg Butt...
O problema do Benfica não são os treinadores...
Mário Wilson, Paulo Autuori, Manuel José, Graeme Souness, Shéu, Jupp Heynckes, José Mourinho, Jesualdo Ferreira, Camacho, Ronald Koeman, Fernando Santos, Chalana, Quique Flores, todos, uns mais que outros, todos sabiam/sabem muito de futebol!
Um, que até é considerado por muitos o melhor do mundo, também não serviu para o Benfica!
Giovanni Trapattoni e Toni, apesar de campeões, foram ambos escorraçados como se de dois incompetentes se tratassem!


O problema do Benfica é de estratégia!
Pergunte a José Mourinho (ele é seu amigo, não é?) como se motiva um jogador, como se motiva uma estrutura, uma massa adepta, um clube, uma causa, uma nação (benfiquista)....
Mourinho treina as melhores equipas, tem os melhores jogadores, tem quase sempre por si os favores arbitrais, mas, e apesar disso, tem sempre um inimigo a abater, uma causa a defender... 
Uma estratégia de combate! Uma guerra para ganhar!
Os seus são sempre os melhores e ai de quem se atravessar na sua frente!
Uma estratégia que todos seguem...TODOS seguem...cegamente...
Estratégia; concreta e objectiva; sem desfalecimentos, sem cedências...

Olhe para a máfia que domina os media, que domina os clubes portugueses, que domina a justiça, que domina a arbitragem...
Enquanto não atacarmos com sucesso os seus mentores, enquanto não formos capazes de liderarmos a agenda desportiva, (não pelos piores motivos que diariamente nos afligem) enquanto não derrubarmos a seita (olivdesportos) que nos controla, bem pode o companheiro LFV contratar o melhor guarda-redes, o melhor defesa-esquerdo do mundo, que continuaremos a perder!

É que a eles, não interessa (como no passado foi pensado e planeado) acabar com o Benfica!
Eles querem-nos gordinhos para o almoço...sem nós, (gordinhos para o abate) eles não sobrevivem!
Se não os pode vencer, pode pelo menos evitar que eles nos vençam...de goleada?
Como os conselhos são baratos, deixo-lhe um que decerto o (assim o espero) fará pelo menos pensar...
Desfaça-se dos seus conselheiros!
Livre-se deles!
Eles não prestam.

E não me entenda/m mal...
Eu acredito no seu trabalho e acredito muito no trabalho do nosso treinador!
A estratégia e a forma de comunicação é que são o problema...
Tem de mudar...
Urgentemente»

8 comentários:

  1. SUBSCREVO INTEIRAMENTE!

    O presidente LFV respondeu à tua carta aberta?

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo. Mas um grande texto caro Guachos Vermelhos...

    ResponderEliminar
  3. Tudo certo!

    Alguns procedimentos deverão merecer mais acutilância, talvez mais arrojo.

    Por exemplo, no que respeita à comunicação, o porta-vóz precisa ter a agressividade de um João Malheiro que não se inibe de chamar os bois pelos nomes. Aliás, quando ocupou o cargo, respondia à letra ao Gangster da Costa e denunciava situações.

    Mas,(há sempre um mas) resta saber se a política de comunicação adoptada necessita ser revista ou reajustada.

    O apoio ao Gomes não caíu bem no meio benfiquista mas desconhece-se o tal "jogo de bastidores".

    Em minha opinião, se esse apoio fosse negado, o Benfica ficaria isolado e não creio que as coisas melhorassem ou talvez piorassem.

    É tudo muito complicado e deverá haver situações a que somos alheios
    às quais não podemos fugir. Será?

    Há que reforçar a presença no interior dos orgãos porque o desiquilíbrio é notório.

    No entanto,para se poder opinar com propriedade,penso eu,deveríamos conhecer os meandros dos protocolos (porque os há, sempre houve)para se poder aquilatar o grau de dificuldade ou não, com que se depara a Direcção, relativamente aos orgãos que exercem a supremacia do futebol.

    É apenas um ponto de vista.

    ResponderEliminar
  4. O que me dói não é o Benfica perder ou empatar algumas vezes, mesmo jogando bem e tendo uma boa equipa, o que me dói não é que cometa alguns erros, coisa normal em futebol, pois o perder e ganhar é o resultado dum jogo. O que me dói é a razão porque um único clube neste País, sempre o mesmo, comete também muitos ou piores erros que nós, joga muitas vezes pior e nunca sente as consequências disso nem nada o afecta. Sai sempre bem. Ou será que estou enganado e essa Agremiação é mesmo perfeita?

    ResponderEliminar
  5. concordo contigo, e nesse caso acho que LFV tambem pensou... tanto que nas eleições já se fez acompanhar pelo JEM... que até agora nada se viu, mas de quem espero resultados e competencia a começar do inicio desta vez na proxima epoca

    ResponderEliminar
  6. Grande texto, concordo com a maior parte do que está escrito. Mas continuo a dizer: ponham cá o barça ou o bayern e esperem pra ver quem ganha o campeonato! O nosso sofrimento só acaba quando morrer aquele fdp do pinto.

    ResponderEliminar
  7. 200% de acordo-um grande presidente, que quer ir por caminhos "certos".O que se passa é que nós estamos em condições de começar uma guerra sem quartel-ontem já era tarde!!!Ha 30 anos que essa guerra esta a ser travada e nós a seemos "comidos" que nem anjinhos.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.