sábado, 25 de maio de 2013

SLBenfica Vencedor - a palavra do leitor


No post anterior "Estratégia ou falta dela" do leitor que nos segue, SLBenfica Vencedor, recebemos na caixa de comentários um comentário que certamente fará eco no coração da maioria dos benfiquistas! 
No meu também. Assim, decidi publicá-lo em forma de post...

"Concordo que houve culpa própria, mas concordo principalmente que a culpa própria não teria chegado para perdermos o campeonato se não fosse a "estrutura" profissional do Porto, também conhecida por Hugo Miguel, Artur Soares Dias, Carlos Xistra, Jorge Sousa, e todos os outros, já para não falar das facilidades dadas aos corruptos, bem como dos "desbloqueadores de 0 a 0", e os penalties contra não marcados.

O Benfica não aguentou  e, penso eu, não se motivou o suficiente para o jogo contra o Estoril. Acreditaram que por ser em casa se resolveria mais tarde ou mais cedo. O problema foi principalmente psicológico. Aquele jogo tinha de ser para entrar a matar logo na primeira parte, marcar um ou dois golos, e espreitar sempre o terceiro.

Só que eles acreditaram que se tinham ganho tanto até então, aquele jogo com o Estoril seriam então uma questão de minutos. 

E depois, o Carlos Martins. O Carlos Martins que em 3 opções viáveis escolhe o passe mais difícil, que falha, e depois vai a correr atrás e faz um carrinho depois de levar um amarelo por protestos.
Que cabeça? Que inteligência? E que estofo de campeão?

O que é certo e sabido é que, apesar de todos os erros próprios, o Porto viu tantos e tantos jogos desbloqueados com trafulhices.
Olha o Braga ver-se a ganhar com os dois penalties que não foram marcados contra o Porto?
Olha o Porto ver-se a perder aos 60 minutos, em casa com um dos vários penalties que lhe deviam ter sido marcados por mão do Alex Sandro ou Danilo? ... pois é, assim fica difícil.

E imaginar o FCP a ter um jogador expulso como o Carlos Martins numa situação idêntica? Nem por sombras.

O FCP teve um penalty contra, com o resultado favorável de 3 a 0, quase a acabar o campeonato. 
Teve um jogador expulso, também com o jogo a acabar e já resolvido.

No único jogo em que o FCP viu um jogador expulso e um penalty assinalado ainda antes de ter o jogo resolvido (estava 0-0), o Porto perdeu e não foi goleado porque o Braga foi completamente azelha.

Com as regras iguais, este Porto mesmo com os erros do Benfica, ficaria 12 pontos atrás.

Nós benfiquistas somos muito exigentes, e martirizamo-nos pelos erros que o Benfica comete. Isso faz parte da nossa nobreza.

Só que às vezes chega a ser violenta a forma como esquecemos ou menosprezamos a enorme ajuda que o Porto tem, época após época, e que vale sempre uns 10 pontos, se não MAIS."

11 comentários:

  1. Companheiro(a)s,

    Quer o Enorme Autor, quer o Enorme Guachos, ambos sabem que eu concordo inteiramente com o espirito e a letra deste excelente texto. Parabens, a ambos, pela autoria e pela publicacao.

    Onde eu discordo do SLBenfica Vencedor e na estrategia que o Clube (nao esquecamos que este garrote sobre a Verdade Desportiva nao e 'exclusivo' do futebol, muito menos do futebol profissional) deve seguir para Vencer este POLVO (feito de anti Benfiquismo e de corrupcao economica).

    Neste aspeto que nos diferencia, eu insisto:
    1 "Guerra" na 'frente economica' (haveremos de falar muito mais sobre este tema, no qual participaremos, TODOS;
    2 "Guerra" na 'frente desportiva', com um Benfica cada vez mais forte e ecletico (mesmo que isso exija mais investimentos, inclusive estruturais) e a disputer todos os titulos, no maior numero possivel de modalidades; e, finalmente
    3 Uma estrategia de comunicacao que eu chamo de "low profile", evitando desgastes de recursos sem garantia de resultados, baixando a 'temperatura' dos debates (deixando-os a falar sozinhos, a menos que ...), investindo mais recursos na vertente 'institucional', quer interna quer externa, junto dos media e, sobretudo, junto das instituicoes desportivas e guardando as intervencoes 'tipo bomba' para momentos muito selecionados e calculados, produzindo, nesses momentos, 'ataques inquestionaveis e/ou indiscutiveis'.

    Tudo o resto, tudo o que seja tentar contrariar o POLVO com os seus 'instrumentos', ou no 'seu terreno' ... parece-me um erro crasso.

    Mas, naturalmente, respeito as opinioes diferentes.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este blog cada vez mais está bem frequentado...
      Um prazer que diariamente não dispenso!

      Eliminar
  2. Obrigado pela citação, muito me honra, porque este é um dos blogs que mais gosto de ler.

    O Carlos Alberto, do Benfiliado, escreveu e muito bem, que a máfia do Pinto da Costa é um nazismo futebolístico. Eu acrescento que esse nazismo vale, no mínimo, uma dúzia de pontos por cada campeonato. NO MÍNIMO.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Só acho que o pessoal esquece-se que o jogo contra os turcos antes da recepção ao Estoril foi de uma exigência brutal e que por isso a equipa por mais que quisesse não conseguiu responder psicologicamente.

    Claro que o Porto quando foi a finais na Europa já tinha o campeonato mais que ganho. O problema é que nós não temos direito a abebias.

    ResponderEliminar
  4. José Albuquerque,
    Não é de agora que eu sempre afirmei que, e passo a citar-te;

    "Tudo o que seja tentar contrariar o POLVO com os seus 'instrumentos', ou no 'seu terreno' ... parece-me um erro crasso."

    Eu ainda acrescento - é um completo suicídio.

    Nisso estamos a 100% de acordo. Onde eu penso que não estamos completamente de acordo - e é aí que que me entendes mal (acho eu) - é que estou convencido que há maneiras de os combater no seu terreno...

    Não podemos é enviar para essa guerra pessoas mal preparadas ou sem competência para o fazer, sem apoios na CS e sem uma estratégia que sustente a...estratégia!
    Obviamente que sem isso são completamente trucidados!

    É isso que nos falta, e é com isso que eles contam para nos comer vivos! Muitas vezes quase sem luta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

      Em primeiro lugar, deixa que te felicite por esta 'nova' caixa de comentarios, cuja utilisacao e muito mais 'user friendly'.

      Depois, tenho de pedir-te desculpas pelo mal entendido inerente a frase com que me citaste e que nao se 'dirigia' a ti: acontece que o Companheiro SLBenfica Vencedor comentou um texto meu (n'OBELOVOAR) sugerindo alternativas de 'combate' ao POLVO que entrariam por esse caminho, tal como, alias, tem sido opiniao da muitos de Nos.

      E nesse aspeto que eu creio que estamos (eu e tu) em provavel minoria entre os Benfiquistas. E provavelmente eu ainda mais do que tu, ahahah.

      Nao e este o momento para fazer esse debate (nao foi essa a mensagem do Autor), mas eu gostaria de vos recordar o texto (lido pelo Luis Nazare) que resultou da celebre reuniao dos Nossos Corpos Sociais (aquela em que foi feito um convite ao boicote aos jogos fora da Catedral).

      Citando de memoria e logo no inicio, todos ouvimos algo mais ou menos assim: "Outros caminhos alternativos poderiam existir, possivelmente preferidos por muitos Benfiquistas, mas que ESTES CORPOS SOCIAIS NUNCA PROSSEGUIRAO".

      Eu posso garantir-vos que esse comunicado estava a responder, clara e expressamente, a muitos 'pedidos e sugestoes' de Companheiros que clamavam por uma especie de 'guerra aberta' contra o POLVO.

      Antes de terminar, sugiro-vos que pensemos todos nesta 'pequena' realidade: so nesta epoca desportiva o crac acaba de vender os seus 3 atletas com maior valor de mercado, totalizando 110ME em vendas e todos eles muito abaixo das respetivas clausulas de rescisao (a menos que queiram acreditar nesta ridicula manipulacao de valores no negocio com o Monaco).

      110ME, Companheiros (mais uns trocos com os que foram para Milao)!
      Pensem nisto, por favor, quer do ponto de vista do copo meio cheio, quer pensando no copo meio vazio.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. A caixa assim fica mais propicia ao debate directo de facto...
      É como já disse - parece-me um claro disparate usar as armas do inimigo ainda por cima no seu próprio terreno.
      Por outro lado, tenho a certeza que é um enorme disparate não sabermos usar as armas que dispomos (e são bem grandes) por incapacidade ou incompetência...

      O Benfica tem um potencial e uma força social tão grande que chega a ser patética a forma desajeitada como lida com isso!
      De tal forma que permite que os inimigos a usem em seu proveito!

      Enquanto que o Benfica não for capaz de dominar a agenda dos média, usando-os ao invés do que à décadas sucede onde o contrario é bem evidente, as coisas dificilmente mudarão...

      José Eduardo Moniz é um expert no assunto. Falta-me perceber se consegue transpor o seu saber para o futebol, em beneficio do Benfica - é nele que aposto as minhas fixas, porque nos demais, meu caro José, não vislumbro "toca por onde saia coelho"

      É que apesar dos progressos, aquilo cheira demasiado a um amadorismo por vezes achincalhante para o Benfica e os benfiquistas...
      Nem preciso de dar exemplos tantas são as situações patéticas ao longo destes anos todos - antes de Vieira nem me quero lembrar disso...
      Basta olhar para a Benfica Tv, onde se misturam programas já bem conseguidos com outros que...bem é melhor ficar por aqui...

      Quanto aos dinheiros dos corruptos, é o de sempre; falcatruas e números adulterados, mas a verdade é que aparece sempre um clube das "arábias" disposto a dar-lhes a mão - tal como a CMVM aliás...

      Eliminar
    3. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

      Na minha humilde opiniao ... tens razao!

      Tens razao quanto a BTV, tens razao quanto a alguma parte da merdia (nao me entra na cabecorra que nao haja uma TV, um diario e uma radio, pelo menos um de cada, que nao percebam o que poderiam ganhar se se assumissem como "Nao anti Benfica"!
      Bastaria isso e nao era necessario que se assumissem como pro-Benfica.

      Surpreende-me como e que ainda ninguem comecou a investor nesse projeto: nem necessitam de ser investidores Benfiquistas, bastaria que fossem inteligentes (ou, mesmo, gananciosos, ahahah).

      Viva o Benfica (PORRA)!

      Eliminar
  5. Que enorme comentário do SLBenfica Vencedor!
    Fácil de ler, de interpretar, de adaptar a realidade.
    Obrigado Caríssimo Familiar Benfiquista.

    ResponderEliminar
  6. Companheiro(a)s,

    Desculpem-me pelo 'off topic', mas nao resisto ...

    Entao a UEFA gasta milhoes (e muito bem) em campanhas contra o hooliganismo, o racismo e todas as formas de intolerancia no futebol e os 'bifes' carregam-nos com uma abertura daquelas na final da "Champions"?

    Uma coreografia belicista?
    Armas (simuladas, bem sei) e combates no relvado?

    Eu creio que os bifes estavam a gozar com os boches. Sopode ter sido.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.