sábado, 8 de junho de 2013

Benfica SAD – Resultados Desportivos

Por José Albuquerque

O Enormérrimo “Guachos” já aqui fez uma (excelente, a meu ver) avaliação dos Atletas que formaram a Equipa principal e eu, uma vez concluída a época futebolística, considero que é tempo de dar a contribuição da avaliação possível sobre os Nossos resultados desportivos nesta área tão importante da actividade do Clube.

1 Projecto “Geração Benfica”, “Escolinhas” e “Captação” de jovens Atletas.    

Não acompanhando de perto esta imensa vertente do dia a dia da SAD, servi-me dos meus Filhos (sobretudo do Daniel) e das opiniões que eles recolheram junto de Amigos em quem confiam, para recolher alguns dados e o ‘sentir geral’ dos que vivem esta realidade por dentro e poder, final e humildemente, (sub)escrever uma opinião sintética: segundo os entendidos, o Benfica continua a crescer nesta área de intervenção e, melhor que há poucos anos, de forma cada vez mais sustentada, nomeadamente nos ‘programas internacionais’ que já estão a ser desenvolvidos (Brasil, Angola, Moçambique, Timor, Macau e Índia).

Para o futuro, espero que a Administração faça o necessário para reforçar o ritmo de crescimento destes projectos, nomeadamente nos programas internacionais. Por exemplo e aproveitando o estágio da Equipa na África do Sul em Julho próximo, seria excelente conseguir, pelo menos, implantar algumas ‘sementes’.

2 Escalões de “Iniciados”.

Embora a Equipa mais representativa deste escalão tenha perdido o Campeonato para a osgalhada, por via de um inicio de torneio absolutamente desastrado, o Benfica conquistou vários títulos regionais e, garantem-me, comprovou que o investimento realizado nos escalões de ‘alimentação’ continua a ter qualidade crescente, resultando numa igualmente crescente quantidade de jovens Atletas muito promissores.

Espera-se que a estrutura de apoio a este escalão tenha aprendido com o que quer que tenha explicado o desastroso inicio de campeonato, por forma a erradicar os comportamentos que o possam ter causado.  

3 Juvenis.

Tendo sido conquistado o Campeonato, ao qual se juntaram outros títulos e presenças em torneios internacionais, além do despontar de alguns Atletas carregados de potencial, tudo aponta para que a estrutura de apoio a este escalão competitivo possa fazer uma muito boa avaliação do seu desempenho colectivo.  

Ensina-me a experiência que devem ser estas circunstâncias – de sucesso, que mais obrigam a uma cuidada avaliação dos comportamentos, visando a necessária melhoria dos mesmos para o futuro, sem esquecer, nem por um segundo, que o Desportivismo passa por isso mesmo: querer, sempre, fazer melhor e obter melhores resultados.

4 Juniores.

A situação neste escalão só se distingue do anterior, porque há que ter em conta que a osgalhada, que formou o Nosso adversário mais forte, terminou o Campeonato com a equipa enfraquecida pelas necessárias ‘promoções precoces’ de alguns dos seus melhores atletas para a respectiva equipa b, sem, no entanto, poder colocar em causa a qualidade dos Atletas e da Equipa que defendeu o Glorioso Emblema.

O excelente desempenho da Equipa de Juvenis parece sugerir que estaremos em condições de conseguir o “Bicampeonato” na próxima época, ainda que alguns dos Atletas mais importantes possam passar para a Equipa B.

Equipa B.

Antes de mais, quero reafirmar o meu apoio absoluto á Administração na decisão que tomou de investir fortemente neste projeto (que me parece absolutamente essencial, dado que a “formação” de um futebolista nunca pode acabar aos 19 anos), embora lamente que ainda não tenha sido solucionado em definitivo e a contento dos Sócios e Adeptos, o problema do estádio em que a Equipa vai disputar os desafios “em casa”.  

Também não quero deixar de referir que, humildemente, não vejo nenhum problema na ‘penetração estrangeira’ ao nível deste Plantel (tal qual o não vejo no caso dos escalões inferiores), uma vez que o que estará sempre em causa é a formação interna de Atletas (e de Homens), independentemente da nacionalidade de nascimento.
Tratando-se de um projecto “novo”, creio ainda ser extemporânea qualquer avaliação ‘externa’, tanto mais que tudo indica que, perante a troca de Técnico, a estrutura de apoio a esta Equipa não ficou satisfeita com os desempenhos.

Equipa Principal.

Esta época, que poderia ter sido verdadeiramente brilhante, acabou por ser, apenas e na minha humilde opinião, a melhor desde que fomos Campeões, apesar da memória cruelmente frustrante que dela vamos guardar durante muito tempo. De facto, a Equipa deve ter cumprido todos os seus compromissos essenciais, excepto na Champions, mas até esse mau desempenho acabou como que compensado pelo excecional percurso na Euroliga.  

Fomos, sem dúvida, a melhor Equipa nacional, quer nas competições internas, quer na externa e mesmo sem conseguirmos conquistar nem um só titulo: uma época com um final impensável.
A Nossa Equipa foi a que obteve mais vitórias em jogos oficiais e no Campeonato, foi a que teve menos derrotas na época, foi a que marcou mais golos e ficou bem próximo de ser a que consentiu menos golos, considerando todas as competições e ponderando pelo número de desafios disputados.
Por mais que o POLVO tenha conseguido (e conseguiu, afastando-Nos da Final da Taça da Liga e do titulo de Campeão), por mais que tenham ensaiado a “campanha da capela” e, já em desespero de causa, a mini campanha do “sujinho, sujinho”, não conseguiram apagar esta conclusão incontestável: fomos a melhor Equipa portuguesa.

Para a próxima época (e as posteriores), espero que a estabilidade estrutural e Técnica, associada á ‘pressão dos resultados económicos’, em resultado da ‘revolução dos direitos televisivos’, Nos permitam a conquista definitiva da liderança do futebol nacional.

E para os que pretenderem menosprezar a ambição desse objectivo, permitam-me que faça o elogio do adversário que continua a ser ‘acarinhado’ pelo POLVO: o crac tem uma excelente equipa de futebol, uma das melhores da Europa, consegue, nesta época, roubar-Nos o Campeonato e entesourar umas boas dezenas de milhão de euro em mais valias com a venda de um punhado de atletas, num fluxo financeiro que lhe vai permitir pagar muitos mais favores.
Subestimar a capacidade do crac e do seu POLVO, seria o primeiro passo para condenarmos as Nossas opções para o sucesso.

Em síntese, esta foi uma época de resultados desportivos globalmente positivos e capazes de apoiar os outros resultados da SAD, quer os económicos, quer os comunicacionais e de valorização da marca Benfica. Ao C. A. No seu todo e ao Administrador com o pelouro do futebol (o ‘Príncipe” Rui Costa) as minhas felicitações, o meu encorajamento para ainda maior motivação e competência para o futuro e o meu …
 Viva o Benfica!        

PS: Não deixe de ler  e analisar as contas da - Benfica SAD – “Contas” do 3º trimestre - comparação; osgalhada - Benfica SAD - crac

...e também - Benfica SAD – “Contas” do 3º trimestre

14 comentários:

  1. Companheiros,

    Desculpem o "off topic", mas nao consigo resistir, de tao 'cagado de riso' que estou ...

    Entao o "mosca" estava nas listas de todos os maiores clubes europeus que andam a procurer um tecnico e vai 'acabar' no ... Dubai?

    ahahahah

    Esta merdia nacional nao tem remedio e nem com a Burj ('torre') Dubai pelo anus acima se salvavam, ahahah

    Viva o Benfica (PORRA)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode parecer mau, mas olhando bem para o personagem, até que lhe saiu a sorte grande!
      Passar do Santa Clara (nos corruptos não conta; com xistra na baliza e o sousa ao ataque até o gajo do lixo limpava tudo) para umas boas férias no Dubai, é muito mais do que o moço poderia sonhar!

      Eliminar
    2. Concordo. Foi a sorte grande em termos pecuniários e até profissionalmente, pois permite ainda seguir para uma Turquia ou Grécia no futuro...

      Quanto ao texto, em termos genéricos concordo com a avaliação, mas penso que se poderia ter obtido bem mais no caso da equipa principal, caso não fossem cometidos alguns pecados originais (na constituição do plantel) que se acentuaram com a actuação no mercado em Janeiro.

      Quanto à política de empréstimos (e na equipa B) não emerge uma orientação clara para complementar a médio prazo o trabalho feito na equipa A. Temos vários jogadores emprestados no estrangeiro que poderiam ter papel relevante na nossa liga (maior competitividade), que poderiam valorizar-se (em equipas não submissas, que jogassem na europa) e poderiam ser, no futuro, candidato mais sólidos a eventuais lacunas da equipa principal. Exemplos? Mora, Jara, Airton, Djaló, Nolito, N.Oliveira...

      Força Benfica!


      Eliminar
    3. Enorme Superaguia1904, Companheiro,

      Antes de mais, a correcao de um erro: o 'mosca' vai treinar um 'Ali-qualquer-coisa' em Jeddah (Arabia Saudita) e nao em Dubai.

      Quanto ao meu texto em discussao, reparei agora numa lacuna grave: esqueci-me de fazer referencia a Champions League U-23 (ou sera sub 21?), um projeto que pode vir a ter um impecto determinante, quer em termos desportivos, quer por motivos economicos.

      Quanto a politica de emprestimos a clubes estrangeiros, importa recorder que o CA da SAD definiu o principio dos "emprestimos proveitosos" que passa por acordos pelos quais a SAD recebe uma remuneracao e o salario do Atleta e pago pelo clube a quem e emprestado.
      Ora, como bem sabemos, estas condicoes sao muito dificeis de obter junto de clubes portugueses, razao que explica que so os Atletas mais jovens (com salaries mais baixos) sao 'elegiveis' para emprestimos internos.

      Finalmente e quanto aos "erros" que recordas (quer os originais, quer o nao aproveitamento da "janela de janeiro"), eu so posso concordar contigo se tu referires nomes concretos de atletas que deveriam/poderiam ser contratados e nao foram.

      Sinceramente, eu nao conheco nenhum atleta que, dentro da politica definida pela SAD e dos orcamentos, pudesse ter reforcado a Equipa (claro que estamos a pensar ou em defesas laterais, ou num medio centro idealmente capaz de substituir um dos membros da dupla 'EnzoMatic'.

      Ainda mais importante que tudo isso (e mesmo concordando que foi o Benfica que "perdeu" o Campeonato), nada Nos permite garantir que algum(uns) reforco da Equipa permitisse alterar as coisas a ponto de impeder a brutal frustracao das 2 ultimas semanas.

      Falando a serio e com o pouco que eu sei de futebol, considero logico que:
      1 O Tecnico tenha dado o Plantel como suficiente em agosto, se interrogado sobre as saidas do Witsel e do Javi (os meses seguintes comprovaram que tinha razao); e
      2 O Tecnico tenha dado o seu 'aval' ao emprestimo do Nolito e a venda do "barril" (humildemente, nao vejo que tenham feito falta).

      Ou seja, eu nao creio que possamos falar de "erros".
      Podemos, isso sim, lamentar varias coisas, como por exemplo:
      3 Que a SAD nao consiga, ha varias epocas, 'acertar' em laterais ja formados e maduros nessas posicoes (e reparem que eu nunca concordaria com uma "solucao" tipo Capdevilla, uma vez que consider que isso representa simplesmente adiar um problema);
      4 Que nem o Carlos Martins, nem o "El Mago" tenham conseguido ser opcao valida durante toda a segunda parte da epoca.

      Uma vez mais digo que caso o Tecnico tivesse podido rodar os dois medios centro como rodou os 3 laterais (Maxi, Melga e Andre), como rodou os 3 "noves" (Tacuara, Lima e Rodrigo) e os 3 alas (Salvio, Gaitan e Ola), nunca a Equipa tinha perdido o Campeonato e teria sido capaz de se manter em todas as frentes ate ao fim da epoca.

      Por mais que ainda me doa o corpo todo (especialmente por causa do desastre no Jamor), eu nao consigo pensar nesta epoca e falar em "erros".

      Olhem para as Nossas "Contas" e pensem em como elas seriam com um investimento adicional de 30ME em 3 atletas (2 laterais e um medio centro).

      Nao. Decididamente eu nao vejo erros!
      Tal como os nao verei se a SAD nao conseguir reforcar essas posicoes com novas aquisicoes para a proxima epoca e apostar em promocoes (nem que sejam mais adaptacoes) da Equipa B.

      A menos que o Matic seja vendido por 50ME ...

      Isto de sonhar nao custa nada, mas pode sair muito caro. Ou sera que nao tenho razao?

      Eu ate gostava de nao ter razao, ahahah

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. Para quem diz que sabe pouco de futebol, vai lá vai!

      O que nos faltou foi um guarda-redes do tipo Xistra, no meio campo um Jorge Sousa e no ataque (completamente ao ataque) o rápido Hugo Miguel!
      Com esses reforços, em Março já estaríamos a fazer a gestão para marchar em cima do Chelsea...

      Enquanto não resolvermos a questão destes reforços, nada feito. Bateremos sempre na mesma parede.

      Eliminar
    5. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

      Ahahahaha, claro que com esse 'trio', seriamos imbativeis, ahahah. Imbativeis e ... corruptos!

      Estava a espera que alguem me dissesse que ainda tinha esquecido um outro trio, mas nao pensava nesse, ahahah: estava a pensar mais naquele formado pelo Luisao, garay e Jardel.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    6. Caro José,

      quando falo em pecados originais refiro à incapacidade de prever a venda de Javi e à consequente fragilidade de termos apenas um jogador na posição 6. Por mérito e trabalho, Matic tornou-se num jogador soberbo, mas foi uma sorte ter sido tão pouco admoestado disciplinarmente ou não ter tido lesões...

      Força Benfica

      Eliminar
    7. Queridos amigos, para tornar a coisa mais simples, sem termos de estar a falar de jogadores que deviam ou não ter jogado, comprado ou não, tácticas e outras coisas tais, tudo muito subjectivo, basta dizer que se a bola não tem ressaltado duas vezes em dois jogadores diferentes, Maxi e Luisão, em dois jogos diferentes. tínhamos ganho o campeonato e a Taça. Isto são factos e não conjecturas.

      Eliminar
    8. Caro Anonimo, Companheiro,

      Estou de acordo com a segunda parte do teu comentario (alguma sorte haveriamos de ter, pelo meio de tanta falta dela, ahahah), mas discord da primeira parte: repara que esse teu raciocinio obrigaria a que a Equipa tivesse, em 30 de agosto, 3 Atletas para cada posicao.

      Pior que isso, teriam de ser 3 Atletas de alto nivel em todas as posicoes em que o titular estivesse a ser objeto de propostas, o que abre espaco para uma pergunta (e podemos a estar a falar do caso do Nolito): e se o titular acaba por nao sair?

      Isto e tudo muito facil, na exata medida em que e facilimo acertar no euromilhoes depois de realizado o sorteio, ahahah.

      E, notem bem, eu nao estou a pretender dizer que nao seja possivel fazer-se melhor (pode e ... DEVE!), ou que nao teria sido possivel ter-se feito melhor.

      Voltando ao meu texto, eu considero que a epoca foi muito boa, embora pudesse ter sido pior (poderiamos ter sido eliminados pelo Leverkusen), mas, com um tudo nada de felicidade, poderia ter sido brilhante.

      Concluindo, ha que fazer melhor!
      Ha condicoes para fazer melhor e vamos conseguir fazer melhor, desde que Nos mantenhamos neste caminho.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. Bem, por 50 não, mas segundo as notícias de hoje, Matic por 40 e Salvio por 30, para o Chelsea...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Joao, Companheiro,

      Ainda nao tinha 'ouvisto' essa, mas ... seria um excelente negocio!

      De qualquer modo (isto de falar por fora nao custa nada, ahahah), fosse eu a decidir e o Matic nao sairia nem por 49ME: era a clausula inteirinha, ou nada (a menos que o Atleta ameacasse fazer 'birrinha').

      Regressando a essa "tua proposta" (70ME pelo par), ha que pensar que ela deveria permitir muito proximo de 50ME em mais valias, o que colocava o Grupo Benfica ao abrigo de qualquer risco com a Benfica TV.

      Foi para 'resolver' problemas assim que o Presidente renovou com o JJ (para poder dizer-lhe algo como ... vai, 'desenmerda-te').

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

    Acabo de ler um 'post' absolutamente excepcional do Enorme Frank (JUSTICABENFIQUISTA), com o titulo "O triangulo de Chao de Porcos".

    Sinceramente, acho que vale a pena ler e ... pensar.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ver e de facto está muito bem engendrado!

      Até deixei lá um comentário...

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.