terça-feira, 4 de junho de 2013

Jesus e o plantel

Qualquer pessoa de bom senso sabia que o contrato estava mais que "assinado" - se ainda não no papel, há muito que tinha o 'selo' do acordo entre duas pessoas, que, como se percebe, acreditam no seu trabalho, que se respeitam - que sabem respeitar o Benfica!

Fizeram ''render o peixe'' à sua vontade, deixaram os ''cães ladrar'', escolheram o timing que mais lhes interessava, sem ligar patavina à berraria instalada, deixando o peidoso e os seus acólitos em constante suspense e sobretudo respeitando o (grande) trabalho de 4 anos! 
Venham de lá esses títulos...


Agora (oficialmente) já  posso fechar a época e fazer, como sempre, a minha análise à performance dos  nossos jogadores!
Tentando não me deixar influenciar pelos títulos ou pela (neste caso) a falta deles, não posso esconder o que ao longo desta época me pareceu menos bem.
Um jogador que tem um (ou vários) falhanço/s individuais que na minha opinião nos tiraram pontos e títulos, tem menos tolerância do que se os títulos tivessem acontecido. Parece-me claro.
Nesta análise não pretendo desculpar nada e não vou apreciar arbitragens - apenas jogadores.

Se é verdade que o ataque ganha os jogos, mais importante é perceber que a defesa é quem ganha os campeonatos....
E foi na defesa onde mais se falhou!
Não penso que o Benfica defenda mal - antes pelo contrario e onde houve falhas, foram quase sempre resultantes de erros individuais...
E que ninguém me venha dizer que os avançados falharam golos feitos. O ataque foi eficaz na esmagadora maioria dos jogos. Marcaram-se golos em todos os jogos menos em Braga para a taça da liga!
Bastava não sofrermos tantos (20) golos.
O campeão sofreu apenas 14!

Guarda-redes e defesas...
Artur - Não pertenço (longe disso) ao grupo que vê em Artur um guarda-redes de nível internacional. Nunca o escondi e não é agora que vou mudar de opinião. Sobrevalorizado para melhor se poder afundar Roberto, Artur nunca me convenceu - calma, demasiada (aparente) calma que sempre o levou a cometer erros imperdoáveis noutro qualquer jogador!

Este ano não foi melhor nem pior que na época passada, mas agora, que já poucos se lembram de Roberto, é que alguns começam a perceber as suas evidentes lacunas.
É muito mau com a bola nos pés, falha quase sempre nos grandes jogos e ao contrario do que se diz, não é daqueles guarda-redes que dá pontos, que evita derrotas. Sempre que o Benfica esteve em apuros (resultados equilibrados) Artur não fez a diferença - Artur não faz a diferença! É a minha opinião. Sempre foi.
A perda do campeonato e da taça passou - e muito, pelos seus pés...

Como pessoa é um gentlemen e é magnifico na defesa dos colegas e dos interesses do Benfica!
Claro que é para ficar, mas que o Benfica arranje alguém que o ensine a atirar bola pela linha lateral.
(não sei se Oblak já tem estofo para o lugar, mas que eu gostaria de o ver em acção ai isso gostaria!)

Paulo Lopes - cumpriu os serviços mínimos e a mais ninguém o obrigou - sem mais comentários.

Maxi Pereira - para mim é o pior defesa do Benfica. Quem costuma passar por aqui, sabe que não morro (antes pelo contrario) de amores pelo Maxi que é suporto ser defesa direito!
Maxi Pereira é um guerreiro que admiro e um jogador que empolga as multidões. A mim, enquanto não fizer bem o seu trabalho (saber defender é o mínimo que se pede a um defesa) terei sempre muitas dificuldades em ''ir à bola" com ele'!
Maxi Pereira com o seu entusiasmo (ainda não consegui compreender que raio vê Jesus nesta forma tresloucada de jogar) já ajudou a crucificar vários colegas, malquistos e mal vistos pela CS, mas goza de uma imprensa (tal como Artur) benévola, que lhe esconde a maioria dos erros - erros de posicionamento colossais, e outros, como, penaltis estúpidos, faltas laterais infantis e uma enervante lentidão a recuperar a posição, no fundo, a mãe de grande parte dos seus falhanços...
- Urgente arranjar, não um suplente para si, mas um titular para a direita da defesa - um defesa que defenda.

Melgarejo - tem um ano de defesa esquerdo e já defende '50' vezes melhor que Maxi Pereira!
Comete poucos erros a defender e na minha opinião onde é mais vulnerável é a atacar.
Não sei se por falta de rotina do lugar, mas a verdade é que da tão propalada vocação ofensiva, pouco ainda consegui ver. Demasiado preso às criticas, internas e externas, creio que o melhor Melgarejo ainda está para vir, assim se consiga soltar no ataque sem perder eficácia defensiva...
Causticado estupidamente (na minha opinião) por uma imprensa que tudo perdoa a outros que cometem erros, esses sim de palmatória, Melgarejo tem nos adeptos uma maioria (ai a imprensa) de críticos, a quem será muito difícil conquistar - a rever...
(como avançado não creio que tenha lugar no plantel. Como defesa sim, mas precisa de concorrência a sério)

Luisão - o capitão está a chegar a um ponto em que a sua carreira só pode decrescer em qualidade.
Admiro muito a sua forma de estar no campo, como jogador e como líder. Contudo, a idade não perdoa e o Benfica deve pensar na sua substituição - e quanto mais depressa o fizer, melhor.

Gary - O melhor defesa e o de mais classe!
O melhor central da liga portuguesa, mas que infelizmente parece estar a caminho do Manchester!
Unanimidade nas opiniões - estou certo.

Jardel - bom campeonato - substituiu com acerto as ausências de Luisão e Garay!
É o chamado bom suplente. Não levanta ondas, cumpre sempre que é chamado e sim, é para manter no plantel.

André Almeida - confesso; não dava nada por ele. Esforçado, surpreendeu-me pela positiva e em alguns jogos na liga Europa, substituiu Maxi, com ganhos evidentes para a equipa!!!!
À esquerda comprometeu, mas a culpa foi do treinador que cedeu (digo eu) às pressões e o lançou às feras. André é daqueles jogadores que numa equipa a carburar bem parece bem melhor do que aquilo que vale na realidade, mas quando a equipa vacila é o primeiro a afundar-se.
Esteve ligado, pelas piores razões aos últimos maus resultados do Benfica e não merecia isso!
É português e bom para ficar no plantel, mas precisa de estabilizar...e progredir!

Luisinho - fraco demais - sem nível para o Benfica.
Roderick Miranda -  o mesmo que Luisinho. 
Miguel Vítor - um pouco melhor mas o mesmo destino; devem sair e seguir as suas carreiras em clubes à sua dimensão.

Com Luisão a começar a dar indícios que a idade começa a pesar e sem Garay, não se me afigura nada fácil a composição da defesa para a próxima época!
Se Gary sair (parece ser o mais certo) o Benfica precisa de, não apenas de um, mas de dois defesas centrais de qualidade...
E de dois defesas laterais do mesmo nível - na esquerda, mas principalmente à direita!

A seguir, os médios...

12 comentários:

  1. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

    Excelente texto (como sempre), a deixar agua na boca para os que se seguem.

    Sem nenhuma surpresa, eu subscrevo quase tudo o que escreveste.

    Quanto ao tema da renovacao com o Tecnico, nem consigo explicar-te a confusao que me faz o facto de tantos blogues Benfiquistas terem alimentado uma falsa novela, seguindo o mesmo caminho da pasquinada.

    Que os merdias tenham abusado do assunto por este lhes ter parecido capaz de assegurar melhores 'audiencias' do que os tipicos camioes de supostos atletas a entrar e sair da Equipa, ainda compreendo, agora ... que Benfiquistas tenham feito 'orelhas moucas' aos sucessivos pronuncionamentos do Presidente e do Tecnico, sempre reafirmando a continuidade da relacao contratual, esse ja constitui um 'fenomeno' que me transcende ...

    Quero que fiques a saber que eu tenho orgulho em colaborar com um blogue cujo Autor voltou, tambem neste tema, a constituir um exemplo de Benfiquismo.

    Falando dos Atletas, o meu unico desacordo contigo passa pelo futuro do Nosso Capitao, tanto mais que tambem eu espero alguma 'revolucao' neste sector da Equipa.
    Exatamente por isso, creio que o Luisao vai ser, nesta epoca que prevemos de adaptacao, ainda mais importante, quer pela sua experiencia, quer pela capacidade de lideranca dentro de campo.

    Humildemente e sem colocar em causa a 'regra' que enunciaste (o ataque vence jogos, a defesa vence campeonatos), eu prefiro que a Equipa fique ainda mais forte no ataque (ainda mais concretizadora, se possivel), do que ver essa forca ser 'trocada' por uma defesa mais solida.

    Mas isso sou eu, que prefiro, SEMPRE, ver a Equipa empatar por 5 a 5 num grande desafio de futebol, do que ve-la vencer por 1 a zero numa exibicao de adormecer.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. amigo Albuquerque,

      Concordo com todas as tuas palavras, incluindo a leitura do "tema" renovação e principalmente com o elogio ao amigo Guachos, mas não concordo com o último parágrafo. Não se trata aqui de se preferimos isto ou aquilo, essa visão romântica não se compadece com competições profissionais. Na hora da derrota final, nínguem se lembrará do 5-5. Mas lembrar-se-ão que não vencemos 1-0.

      O exemplo disso é a Final da Taça. Uma semana antes todos bateram palmas à equipa, uma semana depois, foi o que foi e com o resultado a ver-se não só na reação no estádio, coo também por esses blogues (e não só) fora na temática Jesus.

      Os 5-5 vão-se acomulando e chega a um ponto em que, como uma panela de pressão, rebenta nas mãos de quem o permitiu. Os 1-0 são excelentes libertadores de pressão... só tem que haver um 3-0 aqui e ali e teremos sempre um campeão "justo" (falei do porto?)

      abraço

      Eliminar
  2. Amigo José,
    Quando digo que Luisão precisa ser substituído, não quero que vá embora. Pelo contrario. Deve ser ele a liderar a "sucessão" se estiver ciente que o seu tempo tem limites! Mas ainda está dentro do 'prazo' de validade...e sim, Luisão será, se assim quiser, importantíssimo nesse papel!
    E Maxi também não quero que saia. Precisamos é de um melhor!

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  3. Amigo Guachos,

    como sempre identifico-me com o que escreve, e, esta época fartei-me de frizar com os meus amigos das alegrias na Catedral que o Maxi era nesta altura o nosso menos bom defesa. O Maxi é adorado pela garra que tem e sinto que... muitas vezes fui mal interpretado pois muitas pessoas confundiram a garra com as funções que tem na equipe. Acho que o caso do Maxi é complicadíssimo pois se nao defende tão bem como os outros, a verdade é que também Salvio não rende o mesmo sem o Maxi naquela ala.
    Isto é o que faz ter tanto jogador bom! Hehe!
    Abraço

    Desculpe o erro, pois digitei a mensagem pelo facebook da minha mulher heheeh!!! Modernices!

    ResponderEliminar
  4. Ribss,
    Obrigado pelas palavras - o que me fez lembrar que se calhar sou demasiado duro com Maxi e Artur.
    Quando os critico, não digo que sejam maus. Para o Benfica é que por vezes são insuficientes - na minha opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...insuficientes, não por falta de carácter (muito pelo contrario) ou porque não prestam. Apenas não são aquilo que os pintam!

      Eliminar
  5. Amigos Guachos,

    não é nada duro, uma certeza tenho, só quero melhor para o Benfica isto é o que nos une e faz com que interesse acompanhar sempre as suas sábias palavras através desta Casa do Benfica.
    Sabe o que me custa, é que tanta gente queira mal ao Benfica e que tudo seja feita com segundas intenções para prejudicar e nunca para beneficiar.
    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Excelente analise feita aos jogadore, mt ao encontro do que já tinha dito no meu blog. Mas nao posso concordar com o Sr. Jose Albuquerque quando diz "prefiro, SEMPRE, ver a Equipa empatar por 5 a 5 num grande desafio de futebol, do que ve-la vencer por 1 a zero numa exibicao de adormecer" pois como foi dito "o ataque vence jogos, a defesa vence campeonatos" e na minha opinião acho que muito do cansaço da equipa advém da correria a que o modelo de jogo de JJ obriga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme rp_slb, Companheiro,

      Enganas-te se julgas que eu nao sei que sou uma excecao quando escrevo que "prefiro, SEMPRE, ver a Equipa empatar por 5 a 5 num grande desafio de futebol, do que ve-la vencer por 1 a zero numa exibicao de adormecer", porque sei bem que devemos ser muito poucos a ter a coragem de o escrever.

      Mas, finalmente, eu espero que todos os Benfiquistas compreendam tudo o que ha de negativo no conceito de "Vitoria a qualquer preco", tal como espero que entendam o que significa "produzir um espetaculo desportivo".

      Quanto a alegada "correria" a que te referes, fazendo eco a verborreia encomendada de alguns 'especialistas' avencados, vais desculpar-me por te dizer que se trata de mais uma daquelas 'teses' absolutamente ridiculas, vomitadas por quem nao sabe o que afirmar para tentar denegrir a imagem do Tecnico.

      O futebol, enquanto desporto de alta competicao (completamente profissional, a este nivel) exige ser disputado com a maior velocidade possivel (pelo menos enquanto o resultado estiver a ser disputado), tal como podemos ver nas ligas mais competitivas e nas melhores Equipas.

      Numa nota mais pessoal e se nao me quiseres tratar por tu, por favor nao me trates com essa cerimonia toda, ahahah.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  7. quanto ao artur este ano foram demasiados os erros e pior foram quase todos em momentos decisivos no entanto não nos podemos esquecer do desempenho na liga europa que foi sempre muito alto e teve duas altura em que foi decisivo em vila do conde quando no ultimo minuto evitou o empate, e em alvalade em que evitou o 2-0 o que nos impediria quase de certeza de virar o resultado.

    quanto ao maxi não sou tão critico, embora lhe veja vários defeitos, mas grande parte dos problemas defensivos do maxi são por passar grande parte do tempo no ataque, alias o melgarejo ou o andre defende melhor porque um ataca pouco o outro nem ataca e para se marcarem tantos golos e para o futebol espectáculo é necessário um lateral assim o que eu discordo completamente é que o maxi tenha boa impressa se existe jogador com má imprensa esse é o maxi e só tem rival no cardozo.

    ResponderEliminar
  8. Caro Guachos,

    Concordo com praticamente tudo, com excepção do Artur. É verdade que ficou mal na fotografia em 2 jogos importantes, infelicidade a dele, e a nossa de ter sido nesses jogos, porque dá mais nas vistas e fica na memória, mas todos os jogos valem 3 pontos (o jogo do porto, por ser um adversario directo, valia 6) e como já aqui referido, ele salvou pontos noutros jogos.

    Outra pequena nota para Luisão, que continuo a achar que é o melhor central do Benfica e do campeonato. Apesar de gostar bastantes do Garay (acho que o devíamos manter, até porque não trará grandes mais-valias), parece-me que goza do tal efeito da imprensa amiga. Não me parece que ele seja "responsabilizado" nas falhas como são outros. Será, como disse, um grande jogador, mas é mais um que se torna maior por ter Luisão ao seu lado.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur não ficou mal na fotografia só em dois jogos. Não. Ficou em muitos outros. Luisão (já) não é o melhor, mas concordo que Gary tem uma imprensa magnifica, que é merecida, mas que lhe perdoa o que a outros condena. Coisas que às vezes todos fazemos...simpatias ou antipatias que ninguém consegue ultrapassar!

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.