sexta-feira, 7 de junho de 2013

O plantel - parte II

Depois dos guarda-redes e dos defesas (pode ver aqui) - médios e os avançados...

Matic - quando Javi Garcia saiu para o M. City, o Benfica fez o melhor negócio do século; vendeu Garcia por uma verba fantástica e (re)descobriu um fantástico jogador!
Já varias vezes o escrevi - não consigo olhar para Matic sem me lembrar do mais "belo" e elegante médio centro que alguma vez vi jogar - o argentino Fernando Redondo.
Matic nasceu para lhe suceder, só que até agora ninguém tinha reparado nisso!
Jesus mostrou-lhe o caminho que ele soube agarrar com unhas e dentes, classe e distinção.
Só conheço um médio centro capaz de lhe fazer sombra - Sérgio Busquets, igualmente um fantástico jogador, pela inteligência e capacidade de dar à equipa tudo o que ela precisa - em cada momento do jogo!
Veredicto; craque!

Enzo Perez - quando Witsel (outro enorme jogador) saiu, escrevi algures por aqui, que seria Enzo Perez o seu substituto natural!
Jesus assim o entendeu e Perez fez questão de mostrar todo o seu valor!
Jogador de raça, boa técnica e com apreciável vigor físico, Enzo Perez "bebeu" com inusitada facilidade os ensinamentos de mestre Jorge Jesus e terá encontrado a sua verdadeira posição! 
Foi crescendo com o decorrer do campeonato e hoje pode dizer-se que domina na perfeição o lugar.
Com Matic, faz uma dupla de grande categoria. Não há muitas com esta qualidade por aí.

Salvio - outro jogador talhado à imagem de Jesus. Basta ver a diferença no Atlético ou mesmo quando jogava na Argentina. Sálvio precisa de Jesus como de pão para a boca e Jesus não passa sem este tipo de jogador! 
Foi caro - segundo se julga saber, mas no sistema de Jesus, vale cada cêntimo!

Gaitan - demorou mas finalmente apareceu o verdadeiro artista.
Quem me conhece, sabe que são os jogadores como Gaitan que estimulam o meu amor pelo futebol.
É para ver jogar artistas da classe de Gaitan que os estádios se enchem, é por isso que os bilhetes são caros e é por isso que o futebol envolve tantos milhões - tantas paixões!
Nunca lhe exigirei que jogue como Javi Garcia, da mesma forma que jamais me passaria pela cabeça pedir a Javi que fizesse em campo o que espero de Gaitan!
Por isso é que adoro ver jogar Gaitan e é por isso que gosto muito de Javi Garcia...
É tão simples perceber isto.

Ola John - depois de um inicio meio atribulado, em que me pareceu um pouco perdido (no Benfica os jogadores não têm o direito a ser jovens) aos poucos foi mostrando o porquê da sua contratação e porque razão já é internacional pela principal selecção "laranja"
Para um miúdo de 19 anos, de repente num país diferente, culturalmente a léguas do seu, num outro estilo de jogo, com exigências defensivas que o obrigaram a modificar e a reaprender conceitos de uma (curta) vida, até que o moço não se portou nada mal.
Para mim é dos jogadores de maior potencial e um futuro craque - bola nos seus pés e a musica começa logo a ser outra! O carinho com que a trata não engana.
Ainda muito para dar e evoluir...

C. Martins - Carlos Martins é daqueles jogadores que tinha tudo para ser um grande jogador mas que nunca lá chegará.
Dos jogadores que mais me irrita, pela inconstância exibicional, mas sobretudo pelas falhas de posicionamento táctico, pelas perdas de bola patéticas e pela indisciplina.
Capaz do melhor e do pior num curto espaço de tempo.
C. Martins é daqueles jogadores que quando vejo jogar, faz sempre o contrario daquilo que eu penso que o jogo pede (precisamente o contrario de Matic e Busquets)!
Joga longo quando a equipa precisa de se reagrupar, joga curto quando o que se pede é que "estique" o jogo, transporta a bola quando tem colegas desmarcados, remata quando deve passar e passa sempre que tem uma aberta para rematar com sucesso!
Claro que isto é um pouco exagerado, mas é assim que vejo Martins!
Juntando um feitio meio difícil, um salário elevado, apenas meia dúzia de jogos por época em que está "não lesionado" e outras "cumplicidades" jornalísticas que nunca me agradaram, por mim; guia de marcha e já vai tarde.

Aimar - arte, elegância, cultura táctica, leitura de jogo, técnica apurada, velocidade, passes teleguiados, jogadas geniais, golos - Classe.
Acabou? - mentira. Aimar não acaba nunca...na memória de quem ama este jogo.
Gente assim é imortal. Para mim sempre assim será.
Que um dia possa voltar ao Benfica - obrigado Pablo Aimar.

Urreta - não me incluo no grupo daqueles que vêm em Urreta uma das 7 maravilhas, não se sabe bem de quê! Suplente pouco utilizado em Guimarães, sem lugar no Deportivo da Corunha e sem lugar na melhor selecção do seu país, nunca percebi porque carga de água teria se ser titular no Benfica!
É daqueles casos (não tão raros assim) em que é muito melhor cair em graça do que ser engraçado!
Bom jogador é. Com algumas características interessantes, também. Até agora nada ou quase nada provou. Enquanto isso não acontecer, não passa de uma promessa (demasiado) adiada!

André Gomes - talento às carradas mas ainda muito verde para assumir o protagonismo que alguns impacientes reclamam para si. Jesus tem gerido, na minha opinião, muito bem a sua entrada na equipa, obrigando-o a queimar etapas, sem stress e sem pressas que podem, nestes casos, resultar desastrosas. Exemplos disso é coisa que não falta por aí.
Dar tempo ao tempo, manda a dona prudência...

(obviamente que se torna imperioso contratar dois médios de características mais defensivas (parece que de ataque já estão certos) jogadores que possam dar algum descanso, ou mesmo "substituir", Matic e Enzo Perez, rezando para que Matic não saia já este ano)

Cardozo - para mim, mesmo mandando às malvas os números que tantos 'odeiam' é de longe o melhor ponta de lança que me lembro de ver jogar no Benfica. Apenas Van Hooijdonk e Mats Magnusson - desde que Nené e Filipović arrumaram as botas, lhe podem eventualmente fazer sombra, que não nos números...
Na minha equipa? -Cardozo e mais 10.

Leio e ouço tanta incongruência a seu respeito, tanta falta de respeito e de conhecimento do jogo, que me fico por aqui..
Cardozo e mais 10 - seja em que jogo for, em casa ou a jogar fora, seja em que competição for, jogando em ataque continuado ou em contra-ataque.
Cardozo e mais 10.
Lamentável e muito condenável o que Cardozo fez na final da taça - insuficiente para me obrigar a mudar de opinião.
Vai embora? que seja muito feliz. Tanto como me fez a mim nestes 5 anos que leva de vermelho vestido!

Lima - confesso que não "conhecia'' Lima!
Em Portugal praticamente só vejo os jogos do Benfica e quando jogava contra o Benfica ainda o ''via'' menos!
Não é o 'meu' estilo de avançado e não partilho metade dos elogios que lhe fazem, mas fez uma época admirável - excelente contratação.
O povo português - não conheço suficientemente bem nenhum outro povo mas acredito que não seja muito diferente do nosso, tem o hábito enraizado, defeito cultural, de pôr nos 'píncaros' alguém quando o que na verdade pretende é rebaixar outrem - mais ou menos como nas homenagens "contra" alguém...
Vejo isso em todas as franjas da sociedade. No futebol não podia ser diferente.

Rodrigo - analisar o desempenho de Rodrigo é das coisas mais difíceis de fazer neste Benfica!
Rodrigo ora nos diz que é um craque fabuloso, ora nos diz que as coisas não são bem assim.
Ora nos diz que é um grande ponta de lança como a seguir diz que talvez seja um avançado mais versátil...
Não é Lima, menos Cardozo, mas também não é  Wolfswinkel!
Rais parta o homem que ainda não lhe consegui tirar a pinta...ou se tem pinta!

2 comentários:

  1. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

    Nao te vou surpreender ao dizer que estou quase completamente de acordo com tudo o que escreveste, com a ligeira diferenca que eu 'sinto' que o Rodrigo vai ser um dos melhores 9 da sua geracao.

    Quanto ao Tacuara e alem de concordar 100% com o que escreveste, gostaria de acrescentar algumas coisas:
    1 Nao vejo qualquer significativa vantagem economica numa eventual venda do passé deste Atleta, pelo que espero que termine a sua carreira ao mais alto nivel na Equipa;
    2 Nao entendo como e que, apenas baseados nas imagens e em algumas especulacoes da merdia, podem aparecer tantos Companheiros a afirmar que "se o Cardozo ficar, temos um grave problema disciplinar".

    Sinceramente, eu espero que o Tacuara se tenha arrependido, que aceite a 'multa' que lhe for imposta e que, finalmente, fique na Equipa com o maximo de motivacao, porque ainda tem muitos golos para marcar e titulos para vencer connosco.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo,
      Pelos vistos Rodrigo 'fala' melhor contigo do que comigo!

      Tomara que tenhas razão. Eu ainda não consegui ver isso tudo nele. Somente a espaços e sobretudo antes do burro lhe dar a patada...

      Abraços

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.