quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os resultados são o combustível dos Campeões

Por José Albuquerque

“Os resultados são o combustível dos Campeões”

Esta frase, que aprendi há mais de três décadas, deveria ser vivida, constantemente e a todos os níveis da vida do Grupo Benfica, Sócios e Adeptos incluídos.
  
O Glorioso Sport Lisboa e Benfica, todos o sabemos, é muito mais que um Clube: a Nossa História, desde sempre e hoje ainda mais, constitui prova insofismável disso mesmo e essa realidade está completamente vincada nos Nossos Valores essenciais (Solidariedade, Universalismo, Democracia, Desportivismo e Ecletismo, entre outros).
Esta última década, pressinto-o, ficará na História, na Nossa e na de Portugal, como a da resistência ao POLVO, desde o quase abismo em que ele (com a Nossa ‘autorização’, há que o confessar) Nos lançou, até ao Clube pujante que nunca deveríamos ter deixado de ser e que, hoje mais do que nunca, não só Somos, como prometemos vir a ser, a um nível antes inimaginável.

As coisas chegaram a tal ponto, nesta parte infame do “des porto porto guês” (pobre Invicta, que tal mancha te permitiste), que, regressados à Nossa História e aos Nossos Valores, não podemos alijar a responsabilidade patriótica que detemos, enquanto Maior Clube do Mundo, de crescer ainda mais e mais, secando este lamaçal vergonhoso que a Nossa crise permitiu. De tudo isto, sinto-o até aos ossos, tem a maioria dos Benfiquistas alguma consciência, pelo que só adianta repeti-lo para que ninguém se distraia, nem por um instante e por mais que a amestrada da mérdia e a incompetente ordem institucional não se cansem de tentar branquear, ou dourar, o nojo destas últimas três décadas.

E temo-lo feito, em pequeno número no início, que não fomos muitos a perceber o verdadeiro móbil e objectivos do “Bando dos 4 pintos”, em número crescente, sempre crescente e sempre crescente em capacidade, competência e motivação. Honra e Glória aos Benfiquistas que, por esse planeta fora, por este país dentro, em centenas de locais e milhares de oportunidades, hoje com o bastião da blogosfera Benfiquista, desde simples Adeptos até aos membros dos Nossos Corpos Sociais, TODOS, UM e fazendo jus ao Nosso mote “Raça, Querer e Ambição”, desmascarámos e combatemos o POLVO, assegurando o único bastião que lhe foi e sempre será inacessível.

Poderíamos ter feito mais e melhor? Claro que sim, mas essa é uma verdade universal e permanente.
O que, realmente, importa é que o vimos a fazer cada dia mais e melhor, amplificando constantemente as Nossas capacidades e competências, ganhando cada dia mais terreno ao POLVO, obrigando-o a entrar em túneis e a deles sair pior do que entrara, empurrando-o para um descaramento que tem tanto de inaudito quanto de desesperado e assegurando-lhe que o seu fim se aproxima a passos largos. Tomem nota do que aqui escrevo e recordem-se que o POLVO se instalou e desenvolveu no e do obscurantismo: como todas as outras formas de tirania e ilegalidade, ele não resistirá a uma plena revelação. 
Melhor ainda, fizemos isto sem nunca prescindir dos Nossos Valores, sem recorrer a quaisquer esquemas obscuros, sem espertalhices: com toda a transparência. Do sofrimento fizemos energias, do que poderia ser ódio fizemos Alegria e da derrota anunciada fizemos as Vitórias prometidas e já cumpridas.  
E é por tudo isto, Companheiros, que eu, olhando sobre o ombro, só consigo descobrir razões para ter ainda maior motivação. Mesmo quando reparo no que deveríamos ter evitado, logo me envaideço do tanto, tanto que conseguimos, no chamamento de uma ambição que, obrigando-me a aprender com os erros, me obriga a festejar os sucessos, todos e cada um, como semente da exigência sem limites que tenho para o futuro.

Eu nunca senti o Benfica sem um Imenso Orgulho, mas, confesso, tempos houve em que esse orgulho tinha a letra apequenada pelo sofrimento e pela sombra da dúvida. Hoje, já não consigo sentir o Nosso Clube sem sorrir de uma Vaidade que, por ser Universalista, nada tem nem de mesquinha, nem de arrogante, nem sequer de egoísta.
Hoje, com a certeza absoluta de que os meus Filhos e Netos viverão o Benfica no Desporto Português, sem pintos moluscos, prometo-me não só não esquecer, nunca, qual tem de continuar a ser o caminho, como garanto que não permitirei que a ignomínia que resta me impeça de festejar e celebrar a Vitória, seja a de ontem, a de hoje ou a de amanhã. 

Ainda bem que a Nossa Festa incomoda o POLVO: assim, podemos fazê-la quer por Paixão, quer por Razão! 

Que ninguém se iluda e ainda que eu use as aspas quando escrevo a palavra “Guerra”, estou, de facto e como pedem muitos de Nós e há vários anos, a falar de um combate sistemático e em todas as frentes possíveis contra todos os “braços” que formam essa coisa que subverteu o Desporto em Portugal e que Nos tem como alvo: com o próprio crac e o olibeiredo à cabeça, sim, mas não esquecendo a Liga, a FPF (e algumas outras Federações), a amestrada da mérdia e, até, boa parte do aparelho político e judicial, forçando uma reformulação radical quer nos Regulamentos (Disciplina e não só), quer, obviamente, na apintagem.
Tal como, já bem dentro do nosso horizonte temporal, houve muitos de Nós que confundimos o papel determinante que o Presidente teve como “disparador” dos processos Apito Dourado e Apito Final, bem como na tentativa de fazer com que a UEFA retirasse consequências deste último e eu espero que não subsistam dúvidas de que, sem a intervenção directa e duradoura do Presidente do Benfica (e a ajuda do então Presidente do SCP), nunca esses processos teriam visto a luz do dia, confundimos, dizia, com o início do tal confronto “final”.

Há muitos de Nós, entre os quais alguns Enormes Benfiquistas, que só lamentam que o Clube (e o Presidente, claro) não tenha feito uma aposta ainda maior nesses combates, talvez antecipando a rescisão com a sporcostv e, pelo menos, usando de mais “malandrice”. Muitos outros preferem que o Clube se continue a fortalecer e que venha a lançar-se nessa “Guerra” agora, com o fim do contrato com o olibeiredo e ainda há outros que definem outras etapas (como os 300 mil Sócios, por exemplo) como “tiro de partida”.
Ou seja, as questões permanecem vivas: (1) sim, ou não, uma estratégia de confronto aberto e generalizado contra o POLVO será necessária para a sua erradicação e, em caso afirmativo, (2) quando é que essa estratégia deverá ser colocada no terreno de forma declarada?

Como derradeiro contributo para a discussão, quero recordar-vos que, especialmente nas fases em que o crac mais acossado esteve, o principal “argumento” do POLVO sempre foi um só: “porque não conseguem vencer em campo …”.
Isto é tão, ou mais, importante, quanto todos estaremos de acordo que, a um POLVO (pelo menos) aparentemente mais forte (com mais guita da sporcostv, com a mérdia mais dominada que nunca e, principalmente, com um controlo absoluto sobre Liga e FPF, “Disciplina” e apintagem incluídas), corresponde um Benfica muitíssimo mais forte, sob todos os pontos de vista (capacidade financeira, o seu próprio grupo de média, 250 mil Sócios, etc.), incluindo … muitas, muitas Vitórias em quase todos os campos.

Por tudo isto, eu exigi-me escrever esta palavra de absoluta confiança em todos Nós e no Clube que Somos.
Cometemos alguns erros? Sim, cometemos, mas mantemos a determinação necessária para os erradicar!
Em resultado desse trabalho, desse Benfiquismo, o POLVO tem sido obrigado a ‘revelar-se’ e, assim, a ‘arriscar’ a própria subsistência. Há anos que procuro, no meio de outros, convencer os meus Companheiros de como o POLVO medrou e subsiste por mercantilismo puro e o “tempo que o tempo tem” tem-se encarregado de nos dar razão.

Nestes últimos dias, o POLVO sonha contra atacar-Nos onde mais lhe doeu: na Nossa BTV.
Ridículos e incompetentes, ‘esquecem-se’ dos motivos que obrigaram ao “Spin Off” da ZON a partir da PT e ‘imaginam’ uma via ilegal para manter um monopólio que já feneceu, implodido, e que não pode renascer através de nenhuma troca accionista.
A aquisição dos direitos de transmissão dos desafios da “Premier League”, assustou-os ao ponto de lançarem alguns boatos sobre a coesão entre o Presidente e um Administrador da SAD – o “Senhor televisão”. Infelizmente e como quase sempre, alguns Companheiros morderam o anzol e amplificaram a boataria.
No primeiro texto que escrevi para o GUACHOS VERMELHOS, disse que esta é uma hora para Benfiquistas e para Benfiquismo e hoje sinto que não posso fazer nada melhor do que recordar isso mesmo.     

Viva o Benfica!

27 comentários:

  1. Meu caro J.Albuquerque, acabei de escrever um comentário num outro post aqui do Guachos e permito-me reproduzi-lo, pois na sua essência parece um comentário a este mesmo post-e na verdade tudo entronca na capacidade de sermos Benfiquistas, anónimos mas que escudados na divisa "Et Pluribus Unum" nos torna Grandes.
    Meu caro J.Albuquerque, é com muito orgulho que sou consócio de um benfiquista que consegue expor de uma forma tão clara e óbvia a valia actual da nossa admnistração e do rumo que seguimos.A nossa nau é enorme, tem uma tradição e nobreza que nos honra a todos nós benfiquistas,mas esteve entregue em mãos que nos diminuiram e atraiçoaram o nosso Glorioso passado.
    Não sou nenhum seguidista, mas passei de um desconfiado do Vieira, a um apoiante de um homem que contra tudo o que de ignóbil e traiçoeiro existe no nosso Futeluso, vulgo Polvo, reergueu uma "nação" descrente e submissa-fracos Reis que tivémos e que de nós fizeram fraca gente!
    Assim que essa luta for ganha, e que cada vez estou mais convencido está a ser travada ás claras e nos bastidores(de forma leal e limpa mas uma luta sem quartel e sem baixar as armas),uma onda enorme de benfiquismo se erguerá com enorme fragor, e voltaremos ao lugar que nos pertence e nos foi retirado de forma torpe e soez.
    Apenas as vitórias irão trazer ao coração do povo benfiquista a luz da razão que já existe no rumo que estamos a seguir, e essas vitórias já se pressentem, elas estão aí á porta, e então estaremos de novo no galarim dos Gloriosos e imortais.
    Eu acredito!E tu Benfiquista acomodado, tão critico para com os nossos e tão amorfo e desinteressado nas manobras que minam o nosso trabalho??Até quando vais pactuar com a miséria moral do nosso futebol?Revolta-te, faz-te sócio, vai ao estádio e se não puderes, ao menos nunca permitas conversas que nos desprestigiam sem intervires em Nossa defesa.Conhece e interessa-te pela nossa história e desmente sem nunca desanimar todos que tentam intrujar e vilipendiar a memória do nosso Clube.
    Viva o Benfica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme "chakra indigo", Companheiro,

      Bem hajas por este teu comentario. Espero que todos os Leitores do GUACHOS o leiam em profundidade.

      Como o teu 'nickname' sempre me faz recordar essa figura impar que foi o Mahatma Gandhi, vou permitir-me uma referencia a uma outra "Grande Alma" que tambem esta, neste exato momento, a lutar entre a vida e a morte aparente: o 'Vovo' Nelson Mandela, mais um exemplo de quem ja esta "da lei da morte libertado".

      O Nosso Clube (que Somos Nos), desde que se mantenha digno dos seus Valores fundamentais, esta 'condenado' a eternidade e ainda bem que assim e, a bem do Desporto, a bem de Portugal e ate da Lusofonia.

      O Companheiro Luis Filipe Vieira acumulou imensos meritos, mas nenhum outro mais importante do que ter consciencia do que tu escreveste neste teu comentario e, garanto-te, no dia em que ele nao continuar a assegurar-Nos esta sua lideranca esclarecida, nao vai ser dificil escolher outro de entre Nos que saiba continuar este trabalho e esta 'guerra'.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. Caro amigo José Albuquerque, esse boato dos engulhos entre LFV e o Moniz foi lançado pela primeira vez no NGB, o blogue mais nojento e mais sujo da blogosfera benfiquista.

    Um blogue que tem funcionado como uma 5ª coluna, como um verdadeiro cavalo de Tróia da propaganda andrade, lançando a divisão e a cizânia entre os benfiquistas quando o Benfica mais precisa de união. Quem lá escreve são todos anti benfiquistas cínicos, que utilizam os ataque a LFV, Rui Costa e JJ como um meio para atingirem os seus fins. Embora por vezes tentem disfarçar.

    Os Benfiquistas, assim como não devem ter medo de denunciar os ataques que o Benfica sofre do Sistema, não devem também ter medo de denunciar os traidores que campeiam entre nós.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Manuel, Companheiro,

      Nao sabia disso (eu nao visito esse blogue), mas, se tiveres razao, entao talvez sejam esses os motivos pelos quais o NGB aparece em todos os "rankings" como o blogue Benfiquista mais popular de todos, de muito longe.

      Mais uma prova da tal "Nossa costela masoquista".

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Caro José Albuquerque, eu não sei se é o blogue com mais audiência mas não ficaria nada surpreendido, pois como muito bem dizes, os benfiquistas (e os portugueses em geral) são masoquistas e gostam de ler coisas que lhes fazem mal. :-)))

      Então se for um blogue que faz da maledicência do seu próprio clube um meio para conseguir audiências, melhor!

      Ao fim e ao cabo não são diferentes daquele clube do norte que utiliza o lenocínio e o tráfico de carne humana para ganhar campeonatos e troféus! A moral é igual!

      Um abraço



      Eliminar
    3. Não posso deixar passar impunes essas mentiras. Se há blogue onde mais se combate a ligação entre o Benfica e a Olivedesportos é no NGB, aliás desde sempre que criticaram as amizades entre LFV e Joaquim Oliveira e as encómias a este prestado. Aliás há entre os escribas muitos que defendem que o Benfica só não ganha mais pelos roubos de arbitragem, enquanto há outros escribas que defendem que são as falhas próprias que nos afastam das vitórias.

      Pessoalmente, acho que as coisas são mais complicadas do que aparecem nas notícias. A zon tem andado a informar os seus clientes que a partir de 1 de Julho terá a Benfica tv na sua grelha. é verdade que já disseram isso anteriormente, mas lembrando as palavras de DSO há uns meses, penso que em Março ter dito isso mesmo.

      Além disso há contratos em vigor, quer entre o Benfica e a PT (a Meo é uma marca da PT) e suponho que já os haverá assinados entre o Benfica e a Zon com efectividade a partir de Julho. Lembro ainda que a Btv vai mudar a sua natureza, passando a ser um canal premium e não um canal de livre acesso.

      Tendo em conta o actual momento económico, que já vem desde há alguns meses (mais que 1 ano), penso que teria sido mais prudente assinar um contrato de curta duração, enquanto se estruturaria melhor o projecto. Mas dada a aposta que foi feita, é esperar os desenvolvimentos e informações oficiais, antes de começarmos a antever cenários.

      Eliminar
    4. O B Cool a entrar num blog sério e a defender o NGB como não poderia deixar de ser. Posso indicar mais um que faz campanha a tempo inteiro a "favor" do SL Benfica e onde este moço de recados escreve ou escrevia. Deixei à muito de lá ir, é que a censura nesse blog (Ontem vi-te...) é de 100%, e como tal, é impossível rebater o que eles escrevem. Mais censuram os comentários das pessoas e usam-nos mudando frases contra quem os escreveu, transformando-os em posts e dizendo que foi o "sr. X" que os escreveu. Aconteceu isso comigo pelo menos duas vezes. Gente de grande seriedade, e não duvidemos, querem o melhor para o clube, mas não têm o mínimo problema de inventar, mentir, enganar, transformar comentários a seu gosto para mostrar que quem o "escreveu" diz uma coisa aqui e outra ali. Gente de grande rectidão como se pode ver e sabem-se reconhecer uns aos outros, defendendo-se e mostrando ao mundo que 83% dos benfiquistas são burros e mais de tudo um pouco. Aliás nesse "Ontem vi-te..." não têm problemas em ofender tudo e todos, mas o direito do ofendido poder responder, NADA! Aplicam a censura ou a tal transformação do comentário.

      Red Wolf

      Eliminar
    5. Totalmente de acordo com o Red Wolf. E posso testemunhar de que o diz é tudo verdade!
      Benfiquistas destes o mais longe possível do Benfica!

      Eliminar
    6. Enorme BCool, Companheiro,

      Vais desculpar-me e explicar melhor esse teu 'desmentido', uma vez que eu nao li nenhum comentario que acusasse o NGB de "defender a ligacao entre o mamao chupista e o Nosso Clube".

      Tal como ja afirmei, eu nao visito esse blogue (tal como nao visito aquele em que tu escreves e pelas mesmissimas razoes, que se prendem com censura), pelo que nao o critico, nem positiva, nem negativamente.

      Se tu podes desmentir o que o Companheiro Manuel afirmou (que foi no NGB que foi lancado aquele boato sobre "dissencoes" entre LFV e JEM), entao desmente-o, mas se nao for esse o caso, talvez nao fosse ma ideia guardares as tuas (melhores) energias para defender as tuas ideias.

      Quanto ao assunto que importa (o resto sao merdices), eu digo que a BTV deve 'passar' no maior numero possivel de 'distribuidores', seja para Portugal, seja para o estrangeiro.
      A questao que foi, agora, levantada, tambem nao foi essa: agitaram um espantalho segundo o qual a BTV NAO PODERIA ser 'distribuida' nem pela ZON, nem pela PT, em resultado de um alegado acordo entre as duas quando passaram a ser acionistas da controlinveste.

      Ora a minha tese e que isso seria illegal, quer face ao quadro legal nacional, quer perante o quadro legal na UE. Alias, foi exatamente por esses motivos que a ZON foi criada, a partir do "Spin Off" da PT.

      Quanto a tua "opcao mais prudente", eu aplaudo a coragem com que a defendes (nao me recordo de a teres defendido ... antes, mas devo ter sido eu que nao li esses textos), mas imagino que tu saibas que continua tudo em aberto, ou seja, tendo a SAD contratualizado com a BTV a exploracao desses conteudos, a BTV (o Grupo Benfica) pode geri-los, em cada momento, como melhor entender, quer utilizando-os na sua propria programacao, quer vendendo esses conteudos (alguns entre todos os que possui), caso a caso ou em 'pacotes' de desafios, a quer quiser e pelo melhor valor possivel.

      Ou seja, poderemos vir a assistir a desafios (da A, da B, da PL, etc.) na rtp, na sic, na tvi, na sporcostv (espero que nao, mas admito que eles possam pagar bem em alguns casos), etc.

      Uma vez mais me vou repetir e recordar que este dossier nao 'nasceu' ontem.
      Este dossier, vem a ser estudado ha anos (desde que se decidiu que a BTV seria um canal autonomo), por pessoas competentes (entre os quais o Luis Nazare) e, finalmente, esta agora a ser conduzido por um Companheiro cujo brilhantismo nesta area todos reconhecemos.

      Por tudo isto, EU CONFIO que o projeto vai continuar a ser um imenso sucesso, apesar da longevidade desta crise "conjuntural" no Pais.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    7. Enorme Red Wolf, Companheiro,

      Os factos que relataste, dos quais tambem eu ja vi provas concretas, constituem a razao pela qual eu nao visito nenhum desses dois blogues, mas ...

      ... muito cuidado, porque eu conheco Autores do NGB e 'conheco' o Companheiro BCool de muitos debates e desde ha muitos meses e, quer naqueles casos, quer neste, nao tenho a menor duvida em considera-los pessoas inteligentes e, acima de tudo, pelo menos tao Benfiquistas quanto eu me considero.

      Por esses motivos, por serem Companheiros e inteligentes, eu espero continuar a ter o privilegio de com eles debater o passado, o presente e o futuro do Clube que Amo.
      Mais, ainda, reconheco, com muito prazer, que ja aprendi bastante com eles e com esses debates.

      A Democracia tem de continuar a ser um dos Valores fundamentais da ideossincrasia do Glorioso, razao pela qual eu continuarei a ser tolerante perante tudo ... menos a intolerancia.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    8. Caro José Albuquerque, vou-lhe responder a si e não aos outros como compreenderá ...

      Eu desmenti a seguinte afirmação :"Um blogue que tem funcionado como uma 5ª coluna, como um verdadeiro cavalo de Tróia da propaganda andrade, lançando a divisão e a cizânia entre os benfiquistas quando o Benfica mais precisa de união. Quem lá escreve são todos anti benfiquistas cínicos, que utilizam os ataque a LFV, Rui Costa e JJ como um meio para atingirem os seus fins. Embora por vezes tentem disfarçar. " - 5.ª coluna ? mas esse senhor julga que isto é o PREC ou quê ? Desde quando o questionar e o debater significa anti-benfiquismo ? Acho que é vil dizer isto de quem tanto sofre com os insucessos do nosso clube e ambiciona mais.

      Nem vou sequer fazer comentários adicionais ao comentário para não ter que expor ainda mais ao ridículo quem faz esses comentários.

      Quanto à questão da pseudo-cisão entre LFV e JEM não sei onde começou e se eles a discutiram ou não, se foram os primeiros ou não, pois o tempo não me permite ver todos os posts que fazem, visto neste momento serem muitos os bloggers e fazerem vários posts ao dia. Acredito que a terem comentado sobre o assunto, o tenham feito com base em notícias de jornais.

      Quanto ao espantalho, quem o levantou foi o deputado do PS e eles limitaram-se a fazer eco das dúvidas por ele lançadas numa comissão da AR. Penso que é legítimo quando um deputado da nação levanta essas dúvidas que as mesmas sejam debatidas por quem se interessa pelo assunto. Visto que não visitas o blog em causa, poderias perguntar a quem os atacou (e nem vou adjectivar o que penso desse ataque), se em momento algum esses "traidores" defenderam o mamão chupista como tu o identificas ?

      Quanto à defesa da solução mais prudente, sempre a fiz, por achar ser complicado o processo de exploração própria (produção e comercialização directa) de direitos que para serem levados a cabo com efectividade passariam pela aquisição dos nossos direitos ou alternativamente por uma união com os detentores do resto dos direitos da Liga Portuguesa como até acho que foi avançado pelo DSO em determinado momento.

      Por um lado por achar o nosso mercado um bocado exíguo, ao fim de tantos anos de actividade a Sport tv no seu auge terá atingido um máximo de 750.000 assinantes (segundo me constou) e isto ao fim de vários anos, sendo que com o início da crise os números teriam caído abaixo dos 600.000. Por outro lado, há sempre a questão das margens dos operadores e do IVA. Não sei qual a forma contratualizada pela Btv - valor fixo, em escalões, ou percentagem paga ao operador, mas dum valor final de 10 euros, o valor efectivo para o Benfica seria bem menor o que implicaria ter uma grande base.

      Mesmo em ano cruzeiro, o que só se obtém ao fim de uns anos, poderíamos esperar uma verba próxima da oferecida pela Sport tv, sim porque além dos custos de produção, temos os custos de aquisição de outros produtos, pelo que ou o valor será superior aos 10 euros, o que num momento de crise não é muito aconselhável e conviria ter em conta que tem que haver diferenciação do preço da sport tv, ou estaremos alguns anos a receber abaixo do que poderíamos estar a receber. A grande vantagem é não haver possibilidade de indexação do nosso valor para outros clubes.

      Quanto à opção de exploração vou esperar para ver. Acho que não faz sentido fazer grandes especulações neste momento, embora tenha grandes dúvidas sobre o propósito de certas movimentações arrelvadas.

      Não tenho dúvida que a cláusula a ser nos termos falados é ilegal face ao tratado de Roma e face à legislação portuguesa. A questão não se prende com a ilegalidade da mesma, mas com o prazo de decisão e de trânsito em julgado da decisão para que os efeitos se produzam e saber se podemos esperar esse tempo.

      Eliminar

    9. Quanto à censura no blog onde escrevo, o Ontem vi-te no Estádio da Luz, normalmente é feita censura a quem põe em causa o benfiquismo dos escribas ou nos insulta, mas nem sempre, depende muitas vezes da sensibilidade do momento que varia consoante o quão soezes são os ataques. Já publicámos comentários onde nos insultavam, mas nem sempre eles passam, depende da sensibilidade de quem os modera (e somos 5 a moderar, não 1 ou 2), mas é natural quando recebemos 20, 30 ou 40 comentários sem qualquer outro assunto que não a nos insultar que quem modere tenha menos paciência e nem dê o troco.

      Ainda no outro dia, um crápula foi ameaçar-me de porrada para o blog e é óbvio que não só esse comentário passou como foi transformado em post para que todos vissem o primarismo do animal. E imagina que se tratava dum post onde eu afirmava que votaria favoravelmente o Orçamento apresentado para 2013/14. Nem imagino o que essa alimária escreveria se eu me manifestasse contra o Orçamento.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    10. Uma última nota,

      Durante algum tempo, por proposta minha não houve moderação no Ontem, mas tendo em conta que havia energúmenos que se dedicavam ao spam de insultos, tivémos que abandonar essa opção, visto que é difícil manter algum diálogo com e entre os nossos leitores se aparecem 10, 20 ou 30 comentários só com lixo. A verdade é que as pessoas não se sabem comportar e se a liberdade for total, há sempre quem abuse e retire aos outros a liberdade deles. Por muito que me tenha custado na altura , acedi a voltar à moderação, pois não era aceitável que 1 ou mais indivíduos prejudicassem os outros.

      Se não fôssemos um blog que não tem como missão, pensar o Benfica e fazer quem nos lê também o pensar, poderíamos optar pela não moderação, mas temos esse objectivo. Se temos um preconceito contra o LFV, temos concerteza. Isso não implica que aqui ou ali já não lhe tenhamos reconhecido o mérito de coisas boas que fez, ou agradecido certas vitórias. Mas há atitudes que não aceitamos, há erros que não compreendemos que sejam cometidos e acima de tudo há a grande frustação de em nenhum momento quanto o das direcções dele termos visto o domínio e sucesso tão grande do nosso adversário.

      Caro José Albuquerque, temos as nossas diferenças e é salutar que assim o seja. Mas sabemos que ambos queremos o melhor para o Benfica. Por isso sei distinguir entre o José Albuquerque, o Guachos, o Manuel Oliveira, o Ricardo Águia Livre e outros contribuintes do Belo Voar da Águia com quem posso não partilhar as ideias, mas nunca duvido do vosso Benfiquismo. Até compreendo a vossa posição de perante algumas coisas menos positivas/fragilidades o optarem por não dissertar sobre as mesmas. Já sobre outras pessoas, lamento mas não posso dizer o mesmo.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    11. Enorme B Cool, Companheiro,

      Obrigado, uma vez mais, por animares este debate de uma forma positiva e construtiva.

      Nao vou responder, tim tim, por tim tim, a tudo o que escreveste e com o qual concordo em boa parte, para me concentrar em apenas 2 aspetos:

      1 Nenhum Benfiquista pode considerar-se livre para ofender verbalmente o Presidente do Clube e, ao faze-lo, os Nossos Estatutos e, depois, surpreender-se por receber em troca ofensas e recriminacoes; "ou ha moralidade, ou comemos todos", entendes?

      2 Se reparares bem, eu nunca coloquei em causa o teu preconceito anti Vieira (desagrada-me, mas e um direito teu); o que sucedeu e eu espero que ja tenhas ultrapassado essa 'fase', e que esse teu preconceito limitava a tua capacidade para entenderes algumas coisas obvias (obvias para ti, que tens conhecimentos de contabilidade) e 'enviezava' todas as tuas analises, ao ponto de teres chegado a defender os do "por ti Benfica" (recordas-te?).

      E eu nao me esqueco desse triste periodo em que nos 'conhecemos': longe de campanha eleitoral, em plena epoca desportiva.
      E eu nao me esqueco que houve alguns FILHOS DA PUTA que, usando alguns (poucos) conhecimentos de contabilidade, denegriram a imagem do Benfica, atacando miseravel, cobarde e insidiosamente o Presidente, tentando manipular os Benfiquistas.
      E, meu Caro Companheiro, nao me esqueco que o teu preconceito te condicionou ao ponto de argumentares em favor desses FILHOS DA PUTA.

      Tal como me nao esqueco de voltar a sublinhar que agora, quando leio o que tu escreves, ja nao sinto que esse preconceito continue a limitar a tua inteligencia.
      Sublinho o facto e aplaudo-o.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    12. O que o Sr. B Cool diz é mentira em relação a mim e a muitos outros como o Manuel.
      A desculpa deles no "Ontem..." e no "NGB" é a de que todos os comentários que não aparecem são ofensivos, mal educados ou coisa semelhante; alguns até o podem ser, não duvido, mas dos meus sei eu e não houve um que entrásse nesses parâmetros. Eles defendem-se do que escrevem dessa maneira porque sabem, e bem, que a verdade lhes falta e há sempre alguém que lhes faz frente e escreve os factos e não invenções ou jogos de palavras para a "coisa" lhes ficar favorável. Quanto aos comentários que se escrevem, tenho pelo menos dois manipulados no "Ontem..." para quem os ler em post desses srs. parecer que hoje digo uma coisa e amanhã outra, ou seja, querem mostrar a quem os lê o quanto eu e outros somos aldrabões.
      Portanto essa conversa da censura servir para limpar os ofensivos e lixo é pura conversa da treta. Serve só e apenas para nos calar e nada mais, mas não se coíbem de os usar para o acima referido.
      Há muito que por aqui ando e não são uns garotos que se fazem de sabichões que me fazem calar, não escrevo num lado, escrevo noutro, onde a rectidão exista, como é este o caso.
      Tenho dito. Passar bem.

      Red Wolf

      Eliminar
    13. Enorme Red Wolf, Companheiro,

      Tal como ja te tinha dito, eu considero inqualificavel esse tipo de comportamentos, a ponto de, para mim, eles serem condicao suficiente para eu nao visitar esses blogues, nunca.

      Mas nao podemos esquecer que temos muitos Companheiros que nao respeitam nada nem ninguem quando comentam nos blogues e eu nao me surpreendo que, pelas razoes que invoquei na resposta que dei ao Companheiro B Cool, esses blogues recebam comentarios verdadeiramente 'intrataveis', ahahah.
      Obviamente, isso nao justifica o estilo censorio e, ainda menos, a manipulacao seletiva de comentarios adversos.

      Sabes o que te digo?
      Merito tem o GUACHOS (e outros bloggers) que conseguem, pelo seu Benfiquismo, afastar todos os que so lhes interessa a maledicencia.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    14. Grande Companheiro José Albuquerque,

      não é por acaso que o Guachos Vermelhos é um blog de referência na blogosfera benfiquista. Junta a grande qualidade de seus posts à rectidão e honestidade de quem os escreve.
      Se antes este blog já era de referência para mim e para muitos, agora consigo a colaborar ainda está mais no topo. Não digo isto por dizer ou para ficar bem, basta ler para se ver que assim o é.
      Sobre o assunto que falei anteriormente não me voltarei a pronunciar, a não ser que seja realmente necessário.

      Abraço,

      Red Wolf

      Eliminar
    15. Quem conhece o blogger sabe que os comentários não podem ser truncados ou editados. Podem repetir as mentiras que quiserem que é para o lado que eu melhor durmo.

      Caro José Albuquerque,
      conforme diz, o que interessa é discutir o Benfica e portanto não quero alimentar mais esta conversa com certos indivíduos. Não o merece o José, não o merece o Guachos.

      Espero novos posts onde possamos trocar ideias.

      Viva o Benfica

      Eliminar
    16. Enormes B Cool e Red Wolf, Companheiros,

      Estou de acordo com ambos e tambem considero este tema (que nao diz respeito ao GUACHOS) esgotado.

      Este blogue conta com o contributo e a participacao de todos os Companheiros e Companheiras que quiserem seguir o mote que esta escrito la' no topo da pagina: "Tudo pelo Benfica, nada contra o Benfica".

      Viva o Benfica (PORRA)!

      Eliminar
    17. Peço desculpa Companheiro José Albuquerque, mas fui acusado de ser mentiroso, e como tal, tive que defender a minha honra com o que escrevo a seguir.

      B Cool pode dormir para o lado que quiser e do jeitinho que lhe aprouver.
      Realmente os comentários não podem ser truncados ou editados, mas podem ser reescritos ou não?
      Podem e podem mesmo, basta ver o que o seu coleguinha do "Ontem..." fez/faz com comentários vários, transformando-os como já referi antes em posts e quando não fazia isso ofendia quem não pensa como ele. Exemplos: Manuel, Tomás Pizarro (então este é ser ofendido até mais não), Joseph Lemos, entre outros.
      Basta ir a esse blog onde escreve que está lá tudo e bem à vista; as intervenções dessas pessoas no princípio antes da censura, tendo depois partido para a censura (os moços incomodavam e não era pouco) e os posts que depois surgiam com os comentários deles distorcidos vindo a seguir a ofensa gratuita a eles e especialmente ao Pizarro.
      Mentira sr. B Cool? Está ainda lá tudo para quem quiser ver!

      Red Wolf

      Eliminar
    18. Já disse que não vejo o interesse em continuar esta discussão.
      Parece-me é que está a tomar muito a peito as dores de outros nicks.
      Será do Guaraná ?
      Essas guerras pelo que sei são anteriores à minha entrada no blog. Quer discuti-las, discuta-as com quem de direito, com quem foi ofendido e com quem se defendeu. Não venha é para aqui passar a imagem de que há santos e que foram vítimas de censura nada tendo feito que justificasse isso.
      No tempo em que lá estou já vi lá muita canalhice nos comentários e depois muitas virgens ofendidas. Desculpe mas não dou para esses peditórios.
      Nem acho que este blog tenha alguma coisa a ver com essas guerras.

      Eliminar
    19. Caro, outros nicks? Desculpe basta-me um. Para ser sincero não me lembro se já lá estava ou não. Não vou a esse blog à muito, desde que me fecharam a boca. Quanto à imagem desse blog nem com Tide irá sair, pois quem contrapõe com a censura já está tudo dito. Falo de mim, fui censurado sim, sem nada que justificasse isso, com a excepção de escrever a realidade e não a ficção do seu colega contra a Direcção e treinador do SL Benfica.
      Quanto ao que viu desde que entrou nesse blog acredito que haja de tudo, agora não passem a mensagem que só actua a censura quando existe falta de educação porque a realidade não é essa. Ela também entra/entrava em acção quando a verdade não convinha.
      Hoje acabo também com este assunto.

      Red Wolf

      Eliminar
  3. Caro José,

    concordo com o que diz, quando recorda que os motivos que levaram ao spin off não podem ser ultrapassados por nenhuma troca accionista, mas, de qualquer forma, até que a questão seja finalmente dirimida por Manuel Sebastião, poderão haver graves prejuízos para o Benfica.

    Espero bem que, contra ventos e marés, Moniz e o Presidente se mantenham unidos, determinados e ambiciosos para a Benfica TV. Se assim suceder, dia 1 de Julho será uma data histórica para o Benfica.

    E PLURIBUS UNUM!
    FORÇA BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme "superaguia1904", Companheiro,

      Quero dizer-te, ab initio, que eu nao tenho nenhuma "inside information" a sustentar esta minha confiaca inabalavel e que ela se fundamente apenas no seguinte:
      1 Este dossier tem vindo a ser estudado pelo Benfica HA ANOS e por gente muito competente;
      2 Tem sido varios os candidatos a 'monopolistas' nesta area (canais de desporto), em varias regioes do mundo e em varios paises, mas TODOS SEM SUCESSO; por mais 'voltas' que tentem, acabam sempre implodidos.

      Tal qual o escreveste, dia 1 de julho vai ser mais uma data historica para o Benfica e para a erradicacao do POLVO.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  4. Fica aqui a devida vénia ao senhor José Albuquerque. É um bálsamo ler textos destes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Nuno V.P. de Melo Ferreira, Companheiro,

      Por favor, deixa la essa coisa do "senhor" para outras ocasioes, ahahah.

      Obrigado pelo elogio, fico contente que o texto te tenha agradado.

      Viva o Benfica!

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.