terça-feira, 30 de julho de 2013

Agosto, mês de “vendas”?

Por José Albuquerque

Chegado o final de julho sem “más noticias” de saídas de alguns dos melhores Atletas do Plantel (desculpem-me por não estar destroçado com a saída do Rosa), prevejo que as próximas semanas venham a ser marcadas por uma generalizada apoplexia entre aqueles Nossos Companheiros que se não cansam de protestar com o “exageradíssimo” número de futebolistas sob contrato, mas que, chegada a hora da “eliminação dos excedentários” acham sempre que … “esse Atleta ainda podia ser útil”.  
E isto, já para não falar das ‘carradas’ de Companheiros que, com boas ou más intenções, estão verdadeiramente convencidos de que a SAD “necessita de fazer encaixes financeiros”, só variando nos números em que definem essa “necessidade”, entre os 50 milhões de euro e o “vendam mazé o Djaló, o Martins, o Roderick, o Jara e o …”.

Vocês não imaginam a minha frustração, depois de tantos anos a tentar explicar as Nossas “Contas”, ao aperceber-me que são raros os que dão crédito ao que continuo a escrever. Mas, Benfiquista não sabe desistir e aqui me têm, mais uma vez, para me repetir, a ver se é hoje que encontro a ‘fórmula mágica’ com a qual vou conseguir convencer nem que seja apenas mais um dos que ainda leem o que eu escrevo.

Ora vamos lá a isto … do ponto de vista económico e financeiro

O Benfica NÃO necessita de fazer “encaixes” nenhuns !

O que o Grupo Benfica necessita é de continuar a controlar os seus custos operacionais, como vem fazendo e bem, de recuperar (pelo menos) uma parte do escandaloso aumento do IVA (+ 17%) e de registar que os Sócios e Adeptos recuperem a sua capacidade aquisitiva (entre estas duas ‘variáveis’, perdemos cerca de 10ME neste exercício). O que o Benfica necessita é que a Equipa principal de futebol confirme sistemáticos bons desempenhos na Champions e, acima de tudo, que a Benfica TV seja um sucesso esmagador. Disso sim, o Grupo Benfica necessita absolutamente.

Mas, então, a SAD não carece de “dinheiro fresco”?
Se os que isto afirmam se dessem ao trabalho de verificar quais são os prazos médios em que a SAD receberia, efetivamente, o dinheiro das grandes “vendas” (se o não antecipasse através de operações de “factoring”), escusavam de cair no logro.

Meus Senhores, o CA da SAD foi autorizado pelos accionistas a emitir ate 80ME de obrigações e ainda só fez uma emissão de 45ME (para a qual teve uma procura mais que tripla da oferta, embora pague menos cerca de 1% de juros do que, por exemplo, paga a sad andrupta nas suas emissões), isto quando teve de pagar 40ME das anteriores obrigações.
Meus Senhores, a Benfica SAD vem pagando, anualmente, cerca de 20ME em juros a todas as entidades que a financiaram: quem dera aos Bancos que a SAD nunca deixe de necessitar de financiamentos, sob pena de ‘perderem um excelente Cliente’.
A Nossa SAD, em qualquer momento em que necessitasse de recursos financeiros adicionais, só teria de escolher entre várias alternativas de financiamento, sem nenhuma necessidade de vender Activos.   

Mas, então, a SAD não tem, obrigatoriamente, de vender o Matic e/ou o Sálvio?
Não! Não tem!

Na minha humilde opinião, a SAD deveria vender, esses e/ou quaisquer outros Atletas pelos quais recebesse ‘ofertas irrecusáveis’ (como foram as recebidas pelo Di, pelo Fábio, pelo Luiz e pelo Witsel), mesmo suportando riscos desportivos, ou mesmo que elas surjam em janeiro, mas esse é um assunto que discutirei no próximo texto (com o ‘imponente’ titulo – Valorizar Atletas, parte do modelo de crescimento). Por hoje, já ficarei satisfeito se os Companheiros que lerem este texto deixarem de falar e escrever sobre os Atletas que a SAD “tem de vender”, para garantir os “encaixes financeiros” de que necessita para “equilibrar a tesouraria”, uma séria série de disparates.

Antes de terminar, quero comentar uma citação que me enviaram alusiva ao equilíbrio entre o Activo e o Passivo Consolidados do Grupo Benfica. Sem absoluto rigor nas palavras, a bacorada reza assim: “O Benfica está falido … e não me falem em equilíbrio entre Activo e Passivo, porque o Benfica vai ter de pagar todo o Passivo e não pode vender o Activo” (paspalho dixit).  

E quero comentar para repetir que uma tal ‘paspalhice’ já seria grave na boca de um qualquer ignorante, mas, na boca (ou na escrita) de um ‘paspalho’ que se apresenta como “Gestor” e “ex-bancário”, comprova a má fé e a falta de vergonha na cara do seu autor, um aldrabão, demagogo e incompetente famigerado.

Muito resumidamente (que o ‘paspalho’ não merece o meu tempo), eis o que se me oferece sobre aquela bacorada:
1 Boa parte do Nosso Passivo não é “exigível” (não tem de “ser pago”) e menos de metade vence juros;
2 Mantendo o seu actual modelo de crescimento, o Grupo Benfica vai pagar todo o seu Passivo exigível sem nunca ter de vender nenhum dos seus Activos fixos;
3 O Grupo Benfica não está falido, muito longe disso;
4 Não existe nenhuma Empresa no mundo, que financie todo o seu Activo com Capitais Próprios e, se o ‘paspalho’ vier a fazer a primeira, só estará a demonstrar a sua absoluta incompetência como “Gestor”. 

Para cada Empresa (de acordo com o seu negócio e os mercados em que actua) existe um nível (uma “fourchette”) óptimo de Capitais Próprios (e/ou de “Endividamento”): na minha humilde opinião, o Grupo Benfica necessita de reforçar os seus Capitais Próprios (e diminuir o peso do seu endividamento bancário), mas essa realidade, mesmo exigindo um particular rigor na sua Gestão, não coloca em causa, de maneira nenhuma, a sua viabilidade e/ou sustentabilidade de longo prazo.

Viva o Benfica!         

42 comentários:

  1. muito bom josé... nao fiques chateado, que eu venho aqui á procura dos teus textos, especialmente estes que não são do dominio da maior parte dos benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. José, se me permites a pergunta.

    a BenficaTV atingiu os 100mil assinantes ontem, cada assinatura vale +/- 10€, sendo que o as operadoras pagam ao Benfica para terem a BenficaTV nas suas grelhas. o que suponho que o Benfica deva ter direito ao valor(10€ por assinatura) praticamente todo, arriscava em 80% do valor, nao sei se sabes ao certo a percentagem do que nos calha?
    mas a minha questao poe-se sobre os possiveis ganhos que a BenficaTV possa vir a ter e que relação tem com o clube, ou seja, segundo sei a BenficaTV pertence agora só a Benfica Sad, sendo que a minha duvida é se legalmente o Benfica pode ter fonte de rendimento como uma extenção da marca Benfica, neste caso a BenficaTV??
    as clinicas, piscinas, etc sao negocios muito mais pequenos que nao dao nas vistas como a BenficaTV irá dar(muito que falar), e como somos pioneiros nesta questao, nao havera conflito de interesses?? (isto sem falar da sporttv)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Rolocompressor, Companheiro,

      Antes de mais, Obrigado pelo conforto dessas tuas palavras. Hoje, especialmente, fizeram-me bem.

      Quanto a Nossa BTV, confesso-te que nao sei explicar-te (ou prever) quais podem vir a ser as contas, mas posso garantir-te 2 coisas: (1) que este dossier tem, no Benfica, mais de 6 anos de idade, que esta estudado ate a exaustao, que todos os riscos foram cuidadosamente calculados e (2) que, com o Ze Eduardo Monoz no CA da SAD, ele vai ser gerido com todo o rigor, para poder transformer-se no sucesso necessario.

      Quanto a questao final sobre a "dicotomia" Clube/SAD, sinceramente te confesso que se trata de uma falsa questao: o Grupo Benfica e uno e indivisivel, tem a sua "cabeca" no Clube (nos Corpos Sociais que elegemos) e o "corpo" na SAD, onde assenta toda a estrutura profissional do Grupo.

      Para finalizar, vou repetir algo em que insisto muitas vezes e que aprendi com o Presidente: desde que os Benfiquistas queiram ... esta feito!

      Eu permaneco muito otimista em relacao ao sucesso da Nossa TV.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Uf,
    Assim até dá para respirar um pouco melhor...
    E olhem não é por causa do calor que lá fora está escaldante que não se consegue fazê-lo...

    Hoje estava a precisar de ler algo bom que me fizesse passar bem disposto o resto do dia de folga...
    Obrigado José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahah desculpa mas depois de ler o teu comentario, parecia que andavas ás voltas na cabeça a pensar como o Benfica ia colmatar a falta do Martins, Luisinho e Miguel Rosa este ano, sem termos opções crediveis para entrar na equipa.

      sorry, foi so 1 comentario irónico(qualidade dificil de d"escrever" na internet) ;) abraços

      Eliminar
  4. Nao tens que agradecer porque nao digo para te fazer crescer o ego, mas sim porque é verdade, ha algum tempo que sigo principalmente as tuas analises aos relatorios de prestação de contas. Sozinho leio sempre, e claro ha coisas que percebo, mas muito mais aquilo que nao "entendo", e procuro sempre a tua analise para perceber um pouco mais a realidade do nosso Benfica.
    O problema de muitos Benfiquistas, é que ouvem demais sem pensar nas consequencias do que é dito. Eu pesquiso pelos jornais, blogs, tv, etc e so depois de ler varias opinioes começo a formar a minha. Claro como o comum Benfiquista gosto mais do jogo, dos jogadores, dos jogos excitantes, do que as contas do clube... mas uma coisa nao vive sem a outra... e por gosto quero andar informado, apesar de nao perceber todos os contornos existem algumas pessoas neste mundo com 1 opiniao serio, justa e fidigna, como tu, ás quais eu ouço e tento perceber o melhor rumo a seguir...
    por isso so posso dizer continua, que como eu existem mais interessados.

    ja tinha lido algo teu que falava no Moniz, e apesar de muitos Benfiquistas terem sido contra ele... acho que foi das melhores contratações do ultimos tempos, é a resposta certa á credebilização da BenficaTV enquanto muito mais que um mero canal de um clube de futebol, para ser a ascenção de um canal do Benfica, com a componente do desporto mundial bem assente nas nossas decisões até hoje.
    O Benfica ha ja alguns anos que nos dá garantias que nao arriscar no escuro, de pensar e testar antes de tentar. logo a BenficaTV ha ja muito tempo planeada, e ja tento tido algum tempo para "testes", agora sim entra a matar.

    e ja que estamos neste tema, tenho ouvido conversas sobre os direitos que o Benfica pretende adquirir de clubes portugues como, chaves e farense se nao estou em erro... começasse a falar que o Benfica poderá nao ser isento nas transmissoes ou ate podera haver a questao da partilha de imagens para a liga.
    é curioso pensar que o Benfica mexe com tudo aquilo em que toca, basta querer-mos um canal para os entravos que antes nao existiam passem a existir...
    Não sou anti nada, sou Benfiquista e sempre serei, especialmente agora que vou sair do país e irei levar o Benfica comigo... mas devo dizer que me "agrada" pensar que num Benfica - Porto, só o Benfiquista se vai sentir em "casa"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Rolocompressor, Companheiro,

      Uma vez mais te agradeco todas estas palavras, mesmo que insistas que e desnecessario faze-lo.

      Em troca, por favor toma nota deste meu pedido: sempre que os meus textos sobre as "Contas" te coloquem duvidas, quaisquer que sejam, nao hesites em questionar-me.

      Nao te posso garantir respostas que te esclarecam em definitivo, mas prometo tentar e, tal como o meu Pai me ensinou, aprender nesse processo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  5. Sem duvida o ar está bem mais fresco hehe!
    Nunca mais chega o dia de amanhã! Nunca mais são 19:45! já faltou mais hehe!
    Abraços a todos, os Grandes "enormes" Companheiros.

    E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sim,
      diz-me isso a mim que vou estar a trabalhar no Alentejo a essa hora...

      Eliminar
  6. Se o Benfica o ano passado precisava de fazer cerca de 20M e fez mais de 60M, então parece evidente que este ano não precisa de vender.

    ResponderEliminar
  7. Enormerrimos Manos Guachos, Companheiros e Amigos,

    Num dia como este, eu contentava-me com o talento bastante para vos dar conta do significado de passar por este 'sitio' e partilhar a companhia do vosso Benfiquismo.

    Bem Hajam!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Este é o assunto que faz de quase todos nós comuns mortais "nabos" não é? eheheh!
    Creio, se não me falha a memória, que o comecei a ler ainda no Belo Voar da Aguia.
    Sobre esta temática "semi-divina" e mais ou menos pela mesma altura, lia também um outro escriba que julgo continuar activo nas lides blogueiras.
    Acontece que enquanto você se foi mostrando consistente ele se foi descredibilizando vergando análises a uma visão - não sei se desejo - catrastofista da situação.
    Aliás para ser mais claro e menos polido até aqui este "nabo" percebeu que entre os chavões e os numeros algo não batia certo.

    Isto tudo para dizer que me sinto ofendido por me tratar por "raro"!
    Aliás, neste mundo "gloriosoesférico" sobre análises e resultados financeiros créditos dou ao José e ao Albuquerque!

    Viva o Benfica!

    RC

    PS. Nem pretenda ver nisto um elogio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme RC, Companheiro,

      Sim, foi n'OBELOVOAR que foram publicados mais de 100 dos textos que fui sentindo necessidade de escrever sobre o Benfica em geral e, na maioria, sobre os aspetos economicos ( as "Contas") do Grupo.

      Quanto ao Companheiro a que te referes, creio tartar-se do Enorme BCool, que escreve no ONTEMVITE e sobre o qual tenho uma opiniao ligeiramente diferente da tua: inicialmente, tudo o que ele escrevia era 'condicionado' por um stigma anti Vieirista que lhe castrava a lucidez, mas, mais recentemente, ao longo de muitos debates que mantivemos (o mais recente ja aqui, no GUACHOS e ha cerca de 1 mes), esse Nosso Companheiro melhorou muito e ja comecou a libertar-se dessas limitacoes.
      Nomeadamente e em relacao a alguns dos aspetos mais determinantes (a "falencia" e a subavaliacao de Activos), o BCool acabou a dar-me razao, o que, no minimo, constitui sintoma de nobreza de carater.
      De qualquer modo, uma coisa posso garantir-te: quando o BCool cita numerous, podes ter a certeza que sao os corretos.

      Mas, finalmente, eu estou de acordo contigo: entre as analises sempre "catastrofistas" do BCool e as mais otimistas do Albuquerque, este Ze que eu sou prefere as segundas, ahahah.

      Obrigado, Companheiro!
      Obrigado, quer sejas "raro", comum, ou mais ou menos, ahahah.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  9. Acabei de ter uma excelente aula de economia!

    Mas do que eu gostei mais,e eu gostava de saber quem foi o ulimado que disse esta frase:O Benfica vai ter de pagar todo o passivo,e não pode vender nenhum activo.

    Essa pessoa por acaso sabe o que são contas consolidadas?

    Por acaso sabe o que é um activo?

    E um passsivo?

    Desconfio que seu quem foi o idiota.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme REUS, Companheiro,

      Foi o "bicho castrado", perdao; o "burro caparro", desculpa, que nao consigo acertar-lhe no nome, carvalho.

      Bem ... a ver se te consigo explicar: foi aquele gajo que teve menos votos que o branco (o voto em branco), recordas-te?

      Aquele que ficou conhecido por prometer 20ME para "reforcos" e, quando um jornaleiro lhe perguntou se essa promessa nao ia aumentar o Passivo do Benfica, respondeu algo mais ou menos assim: "nao, nao porque nao se trata de nenhum emprestimo ... sera um Project Finance!".

      Mas, pronto: se e esta a melhor oposicao que temos, nao podemos ambicionar a uma Democracia interna muito rica de interesse e/ou debates.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  10. Mais um texto sensato e sóbrio, sobre uma matéria que embora a maioria dos opinadores bloguistas não perceba patavina (onde eu me incluo), não se cansam de criticar e criticar e criticar. E como sempre ouvi dizer, a ignorância é muito atrevida.

    Gostava no entanto de lhe pedir a sua opinião sobre o caso dos últimos dias, o da transferência do Roberto. Com tudo o que se diz (e o que não se diz) onde é que está a verdade nesta (aparente) embrulhada? Apesar dos esclarecimentos à CMVM (quer o de há dois anos quer o de agora) parece-me que o clube benefeciaria de uma exposição clara do que se passou, pois esta situação toda anda a ser aproveitada por muita gente, para prejuízo da imagem do clube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimo, o Benfica já prestou esclarecimento através de comunicado.E, embora tenha de ser claro para com os benfiquistas, não tem de expôr na praça publica todos os pormenores dos seus negócios.Outros nem justificam mortos na sua SAD, porque deveria a nossa comunicar as alineas dos negocios?
      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Enorme Joao, Companheiro,

      Obrigado pelo conforto das tuas palavras.

      Ai, ai ...
      Por agora, nao quero escrever mais nada sobre esse assunto do Roberto, perdoa-me.

      Se quiseres perceber o meu estado de espirito sobre o tema, sugiro-te que leias os comentarios que escrevi nos dois posts anteriores a esse proposito.
      Se o fizeres, veras que estou preocupado, muito preocupado.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Não tinha visto os comentários ao outro post... e se até o José está preocupado, é porque há mesmo motivos! Daí eu achar que realmente esta situação em concreto deve ser esclarecida pela direcção, mais não seja porque até para os sócios ela parece... estranha. E não quero saber se os porcos não esclarecem nada e mantém tudo muito bem escondidinho e enterrado lá para as antas. Isso é o modus operandi deles, em tudo, meta corrupção ou não. Nós, se queremos ser diferentes (que somos) não podemos deixar que este caso Roberto manche a nossa imagem!

      Eliminar
  11. Obrigado pela clareza das suas analises tão sucintas como esclarecedoras.Infelizmente, nós Benfiquistas, tamanha é a nossa grandeza que suscita tantos e tão variados ataques, tantas traiçõs e tanta ambição em desalojar os por nós eleitos , estamos sujeitos a muitas opiniões duvidosas, soezes e canalhas.
    O que me entristece é que tal é a metralha, que acaba ou por convencer os mais distraidos ou que apenas leem as manchetes, ou criar-nos a mãe da descrença-a duvida o medo.
    Que não lhe cause cansaço este permanente serviço que presta aos benfiquistas, com critérios e interpretações pessoais mas de boa-fé, e tentando desfazer as cortinas de fumo lançadas muitas vezes por cavalos de tróia tipo Paspalho de Carbalho.
    Viva o Benfica!
    Ps-Quanto ao Miguel Rosa, vi diversos jogos dele, e tal como o Nolito, de quem era alma gémea na garra, no nunca baixar braços e na grande qualidade, penso teriam sido de grande utilidade ao nosso Clube-e não tem a ver com ser ou não Portugues, mas por transportarem no seu "jogar" aquilo que penso ser fundamental em qualquer atleta de qualquer modalidade-o caracter, a personalidade, o querer e o nunca pensar em desistir.Por isso, neste ponto, concordaremos em discordar.
    Viva o Glorioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme chakra indigo, Companheiro,

      Obrigado por mais este teu excelente contributo e olha que so discordamos na conclusao final, porque eu reconheco todas as muitas qualidades do Rosa e do Nolito (mais do Rosa que do Nolito), apenas creio que temos a felicidade de ter, na Equipa principal, melhores e mais promissoras opcoes.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  12. Caro José Albuquerque,

    neste dia triste, repleto de memórias, nada como o sucesso da Benfica TV para nos dar confiança na liderança dos nossos dirigentes actuais e na estratégia seguida no clube. De qq forma estou curioso com o RC a ser apresentado em Setembro,pois estará certamente afectado pela ausência de vendas em Junho..

    Partilho a ideia de que as vendas que ocorrerem, só o devem ser por propostas irrecusáveis, por um lado por concordar que não é forçoso ter de vender, e ainda para mais a saldo, jogadores que tem um valor de mercado "seguro" (como Matic, Salvio ou Garay, por exemplo) e que por isso, tanto podem ser bem vendidos agora como no próximo ano. Por outro lado, manter os principais jogadores caso não sejam obtidas ofertas irrecusáveis, terá inevitável correspondência no desempenho desportivo e na possibilidade de obtenção de títulos, devendo ainda ser considerados os efeitos decorrentes dessa situação no aumento de outras receitas pelo clube. Seria um risco razoável a correr?

    Entretanto, veremos como decorre o mês de Agosto...

    ResponderEliminar
  13. Enorme Superaguia1904, Companheiro,

    O meu aplauso, para este teu excelente comentario: tu tens uma capacidade de sintese (chama-se topica, creio) que eu gostava de aprender e gusto muito de apreciar.

    Quanto ao resultado final do exercicio fechado em 30 de junho, eu espero um saldo equilibrado, entre o positivo (caso as 'sangrias' nao se tenham agravado e dependendo das bilheteiras UEFA e o negative (correndo tudo menos bem), o que constitui o resultado possivel, no period de pinaculo da crise.

    Quanto a tua questao essencial, eu creio que, nos termos em que os definiste, sera mais razoavel correr esse risco do que promover os tais "saldos".

    Sim, temos de ver como corre este mes de agosto (e nao me fales em tristezas, por favor, pelo menos hoje).

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  14. Caro José Albuquerque,

    Confesso que tenho grandes dúvidas que não seja necessário vender jogadores.

    Olhando para os exercícios de 2008/09 a 2011/12 sempre necessitámos dessa receita para equilibrar os orçamentos, pois quando não o fizemos (2008/09) somámos um prejuízo significativo.

    No exercício de 2012/13 no terceiro trimestre já acumulávamos quase 41 milhões de euros e penso que concordarás que dificilmente o exercício terminará com um lucro superior a 10 milhões de euros a menos que tenham sido antecipados proveitos da renovação dos contratos publicitários.

    Ou seja, diz-nos o historial que necessitaremos grosso modo de 30 milhões de euros de resultados com os jogadores para equilibrar o resultado.

    A questão trata-se de e para a nova época ? Sinceramente não sei. Não sei os valores das renovações dos patrocínios, mas presumo que haja incremento de proveitos nos contratos com a PT e com a Adidas.

    Por outro lado, dado o panorama económico não é presumível que exista um aumento significativo das receitas de match-day (eventualmente baixarão) pois no que respeita à quotização (que embora pertença às receitas match-day não o é exactamente) em 2012/13 no terceiro trimestre estamos com uma quebra acumulada de 20% (destacando-se mais de 30% no 3.º trimestre) e para 2013/14 teremos ainda a inversão na repartição de receitas entre clube e SAD, o que implicará uma quebra de receitas adicional (ou seja em termos de quotização uma quebra de mais de 45% face a 2011/12 - quase 4M).

    A grande questão será até que ponto os recursos libertados pela Benfica TV compensarão estas quebras e o déficit crónico. Repara que não falo em questões de cash-flow, mas falo em termos de resultado económico, até porque mesmo que ignoremos as amortizações a verdade é que os investimentos em Saviola, Aimar, Balboa, etc. têm que ser compensados.

    Além disso, os custos financeiros também causam um impacto significativo no resultado.

    Resumindo, mesmo com a subida significativa das receitas de Broadcasting, será que esta será significativamente grande para compensar o desequilíbrio estrutural ?

    Quanto ao Bruno Carvalho, sinceramente não me merecem comentários as afirmações dele, pois sinceramente duvido que conheça de assuntos financeiros.

    E sim, a Benfica TV para mim tem sido uma surpresa positiva. Felizmente essa, porque de resto e como já o disse ao Guachos estou muito desalentado com o nosso dia-a-dia para ter uma visão optimista da realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As questões técnicas e as outras ficam para o José Albuquerque.
      Para mim fica a confirmação de uma ideia que começa a ganhar raízes - o B Cool é mesmo Cool...
      Uma saudação de satisfação por te ver por aqui interessado sobretudo em debater os assuntos do Benfica.

      Eliminar
    2. Enorme B Cool, Companheiro,

      Obrigado pelo teu contributo (excelente, como sempre) para o debate: tenho um crescent prazer em 'discutir' contigo os assuntos economicos do Nosso Clube.

      E comeco por me desculpar por ter-te induzido em erro ao fazer-te parecer que a minha 'tese' (nao e imperioso vender) tenha algo a ver com os resultados de cada exercicio: nesse aspeto e tal como recordaste, espero que todos os Benfiquistas ja tenham compreendido que qualquer exercicio em que a SAD nao contabilize umas boas dezenas de milhao de euro em "Proveitos com passes de Atletas", terminara, obrigatoriamente, com um prejuizo contabilistico de exploracao.

      Este meu texto foi, apenas e so, uma tentativa de esclarecimento quanto ao erro em que came os Companheiros que admitem a "necessidade de vender" em resultado da "pressao da tesouraria" (razao pela qual usam as expressoes "encaixe", "dinheiro fresco" e quejandas).

      Espero que todos os Companheiros que seguem o que (ambos) escrevemos sobre estes assuntos ja tenham compreendido bem que a "valorizacao de Atletas" (a realizacao de mais valias atraves de vendas), faz parte do modelo de crescimento da SAD. Recordo-te que ja anunciei esse titulo para o proximo post.

      Tambem estamos sintonizados quanto ao facto de este ultimo exercicio ter sido o primeiro em que as "Contas" vao refletir um tremendo impacto da crise. Como sabes, eu ando desde 2009 a festejar o contrario, aplaudindo, ano apos ano, tudo e todos por termos conseguido que o Benfica estivesse a resistir soberbamente a maior crise de sempre.
      Pois bem ... o teu "pessimismo" finalmente venceu (ahahah, perdoa a brincadeira): no final do 3o trimestre ja tinhamos perdido cerca de 10ME entre bilhetica, cativos, quotizacao e "loja", o que constitui uma cacetada brutal (sobretudo porque uma parte dela resultou do acrescimo do IVA).

      "No exercício de 2012/13 no terceiro trimestre já acumulávamos quase 41 milhões de euros e penso que concordarás que dificilmente o exercício terminará com um lucro superior a 10 milhões de euros a menos que tenham sido antecipados proveitos da renovação dos contratos publicitários."

      Nao so concordo como fico ligeiramente 'preocupado' com esta tua 'nova costela otimista' (ahahah) com a qual chegas a admitir um resultado final positivo em 10ME e eu faco votos que possas ter acertado.

      Depois do ano passado, sabes que eu fiquei um bocado 'averso a fazer previsoes' (ahahah, ainda tenho nodoas negras da pancada que levei), mas com o ja citado 'rombo' de 10ME, ja ficarei satisfeito com um exercicio equilibrado.

      Ja quanto a eventuais "antecipacoes de Proveitos", sejam esses ou quaisquer outros, pela nossa saudinha tu nem me fales em coisas dessas, que para 'tristezas' ja me basta o que basta, com este cambalacho do Roberto!

      De acordo contigo num Imenso Aplauso a todos Nos, por estes primeiros prometedores sucessos da Nossa BTV (neste ponto, o meu otimismo esta a 'dar-te uns quinje a zero', ahahah).

      Quanto ao Companheiro do "Novo Benfica", infelizmente o problema nao e a sua ignorancia (mesmo que ela seja incontestavel), porque se trata da mais descarada ma' fe'.

      B Cool, Companheiro,

      Uma vez mais, Obrigado por mais este teu excelente contributo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Já dizia atrás o caríssimo José,

      "constitui sintoma de nobreza de carater", sobre o BCool.

      Concedo. Está mais suave e mais "audível" para quem não partilha o seu evidente pessimismo. Mas isso não é defeito.
      Defeito era a tentativa - sempre falhada claro - de impor o que se assemelhava a "opinião unica" ou "verdade divina". No processo, mesmo que se tenha fundamento, perde-se a razão e a audiencia.

      Bem vindo ao debate BCool!

      Claro que este debate não é para mim... piro-me....ehehehe.

      Viva o Benfica!

      RC








      Eliminar
    4. Caro José Albuquerque,

      Não, não acredito num lucro de 10M a menos que exista a por mim referida antecipação de proveitos, pelo contrário, acredito mesmo num prejuízo. Apenas o referi porque saber que és um optimista e por causa do desequilíbrio atrás identificado. No entanto, face à redução de receitas que bem referes, este desequilíbrio pode ter-se agravado.

      Em relação ao Roberto, como não sei as datas em que "supostamente" foram activadas as garantias não faço previsões sobre a forma como foram contabilizadas quaisquer operações.

      Previsões para os resultados 2012/13

      Prov. Operacionais 81-84 PM 82,5
      Cust. Operacionais 83,5-86,5 PM 85,0
      ROperS/J -5,5 a +0,5 PM -2,5
      Amort. Jogadores 26,5-29,5 PM 28
      Prov(Cust). Jogadores 37,5-40,5 PM 39
      ROC/J 8-14 PM 11
      ROper 2,5-14,5 PM 8,5
      RFin -19 a -16 PM -17,5
      RAI -16,5 a -1,5 PM -9

      Como vês, não estou optimista. Bem sei que fazer destas previsões pode sair tudo errado. Aliás, vendo o enorme intervalo (15M) diz bem o quão incerto é este trabalho de prever estando por fora. Não sei se temos créditos de impostos para recuperar parte do prejuízo antes de impostos que teremos, pois pela diminuição de receitas operacionais e pela não diminuição dos custos operacionais, não vejo forma de esperar um resultado equilibrado a menos que seja pelo cenário mais optimista.

      Claro que isto trata-se do exercício do ano passado e deveremos olhar para o futuro, por isso acho que sem conhecimento de dados adicionais que são relevantes e sem perceber qual o verdadeiro impacto da Benfica tv não arrisco qualquer previsão.

      A questão da tesouraria que falas está mais do que coberta, esse era um problema constante do Sporting (confesso que estou curioso em olhar para o impacto da reestruturação) e a espaços também um problema do Porto (é óbvio que se agora necessitarem, o desconto das enormes vendas lhes permitirá uma folga que não tiveram nos 2 últimos anos).

      O que me parece preocupante e mesmo não sendo do âmbito deste post, é a inversão na tendência de investimento. Os últimos reforços anunciados confirmam essa mesma mudança de estratégia e tendo em conta a escassez de recursos e o custo do dinheiro hoje em dia, penso que a prudência seria melhor conselheira.

      Eliminar
    5. Enorme B Cool, Companheiro,

      Ahahahah, bem me parecia que me estavas a ser 'simpatico', com essa alusao aos 10ME de resultados positivos, ahahah. Era bom (qual Bom, seria fantastico), mas, com o impacto da crise, agora a serio, nao vai ser assim.

      Estou de acordo com tudo o que escreveste, inclusive' com os intervalos das tuas previsoes (sou um pouco menos pessimista, mas isso nao constitui surpresa), o que comeca a parecer-me um pouco assustador, ahahah: se passamos a concordar em tudo o que e' importante ... nao sei como e' que isto vai ser, ahahah.

      Bem, deixa-me so' escrever algo sobre uns aspetos fundamentais:

      1 No dia em que a Nossa SAD entrasse pela via da 'contabilidade criativa', sobretudo inflacionando (por antecipacoes) Proveitos, estaria o 'caldo entornado', pelo que nem admito essa possibilidade;
      2 Como tu sabes, eu tenho defendido que a SAD deveria tentar negociar uma de 2/3 alternativas de reestruturacao financeira que permitisse um pequeno "boost" aos Capitais Proprios (30 a 50ME), posteriormente reforcados por 4/5 exercicios de "Gestao Draconiana" orientada para a procecussao de uma meta anual de 7 a 10 ME de Resultados Liquidos; o processo da osgalhada pode facilitar-Nos a negociacao desse "boost";
      3 No medio prazo, a nova realidade Benfica TV vai ser determinante na sustentabilidade economica (e nao so') de todo o Grupo.

      Sinceramente, gostava de ler a tua opiniao sobre o processo de Reestruturacao Financeira (aparentemente) aprovado para a osgasad. Caso venhas a publicar algo sobre esse assunto, por favor avisa-me, para eu la ir ler.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    6. Sobre a reestruturação financeira do Sporting não tenho grande opinião pois apenas se conhecem aspectos gerais e falar sem verdadeiramente perceber o que se passou parece-me pouco avisado, pelo que vou esperar para que publiquem informação mais pormenorizada sobre o assunto. Mas sim, foi aberta uma porta para que o Benfica possa reestruturar o seu passivo oneroso.

      Pessoalmente gosto pouco do recurso a apoios de tesouraria pois normalmente são demasiado onerosos, pelo que centraria aí a minha atenção. Numa segunda prioridade olhar para os empréstimos obrigacionistas e tentar reduzir a sua dimensão. Se necessário, reestruturar novamente o project finance para contribuir para uma queda da taxa de juro média. Sobre VMOC's sou absolutamente contra a sua utilização pois penso que apenas se está a mascarar temporalmente uma realidade.

      Também em resposta ao Francisco Ribeiro, a melhor forma de poder abater passivo, é ter exercícios de exploração positiva, pelo que é fundamental aumentar significativamente as receitas operacionais e melhorar significativamente a gestão de recursos humanos para conseguir optimizar os custos com pessoal.

      Nesse sentido, penso que a Benfica TV pode ser muito importante, não só em termos nacionais, mas especialmente junto do mercado que "supostamente" tem 8 milhões de benfiquistas, os que vivem fora do país. Mas não só, acho que se perdeu uma oportunidade histórica para optimizar uma receita como seria o naming do Estádio.

      Acho ainda que deve ser seguida uma política consciente de internacionalização da Marca Benfica. Não nos podemos limitar a fazer estágios/jogos na Suiça/França. Olhe-se para o que fazem os grandes europeus.

      Assim sendo, das duas uma, ou se opta pelo reforço da Marca nos países onde estão as nossas comunidades, em especial as fora da Europa, pois as taças europeias permitem-nos jogar regularmente junto dos nossos emigrantes, ou por criar novos benfiquistas em países cuja identificação é menor, mas cuja dimensão e poder de compra nos permitirá obter um nicho de mercado - Japão, Coreia do Sul, EUA fora do eixo Boston-NY/California, Austrália/Nova Zelândia, China/Singapura/Hong Kong/Macau, Índia ou Irão.

      Mas isto implica uma ideia a médio-prazo e não só uma deslocação pontual ou o envio de equipas da formação.

      Se queremos abater passivo, aumentem-se as receitas e baixem-se ou controlem-se as despesas. Se é fácil de fazer ? Com toda a certeza que não, mas é por isso que nem todos têm capacidade para liderar grandes instituições. Para mim, é fundamental aumentar a qualidade dos recursos humanos que a Sad tem no departamento de marketing, recrutando especialistas estrangeiros se isso for necessário ou a empresas especialistas em marketing desportivo. O recurso a estes especialistas/consultores implica que aos mesmos seja explicada a natureza do Benfica e do Benfiquismo, para que esta vertente nunca se perca e para que quando estes realizam o seu trabalho possam estar mais capacitados para o fazer com maior qualidade.

      Eliminar
  15. Companheiro

    Continua a brindar-nos com essas preciosas pérolas que os benfiquistas apreciam e agradecem,os porkos...não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Joseph, Companheiro,

      Obrigado pelo teu (constante) incentive: podes contar comigo, ahahah.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  16. Como sempre gostei de ler, tanto o excelente texto como os comentários e respostas

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Aguia Livre, meu "Mano" e Companheiro,

      Fico contente por te ver aqui e ainda mais por saber que gostaste da visita.
      Mesmo nao sendo o anfitriao, sei que posso dizer-te que deves voltar amiude e sentir-te, sempre, como em tua casa.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  17. Grande Ricardo,
    é sempre um prazer ver-te por aqui!

    ResponderEliminar
  18. Eu como leigo em questões economicas gostaria apenas de preguntar (porque não sei explicar) porque não é exigivel uma % do passivo? De resto esse gestor de quem fala tem vindo a apresentar uns textos com alguma demagogia encarados por muitos como a formula da salvação e rebater algumas coisas que ali são ditas não se afigura fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Fernando Ribeiro, Companheiro,

      Uma vez que confessas nao ter conhecimentos economicos (contabilisticos, neste caso), nao me seria facil tentar explicar-te, pelo que te sugiro o seguinte caminho: eu vou listar uma serie de rubricas principais do Passivo e tu, depois, perguntas a um contabilista que conhecas bem o que e' que elas podem conter. Combinados?

      Aqui vai a lista:
      1 Provisoes;
      2 Responsabilidades por beneficios pos-emprego;
      3 Derivados;
      4 Diferimentos;
      5 Impostos diferidos; e
      6 Empresas do Grupo e partes relacionadas.

      Estou certo de que esse contabilista com quem vais falar te vai dar muitos exemplos possiveis de parcelas destas "contas" que nunca serao exigiveis (que nunca vao ser "pagas").

      Espero ter-te ajudado.

      Viva o Benfica!

      PS: caso nao consigas obter esclarecimentos presenciais por este processo, sugiro-te que escrevas para a caixa de correio do GUACHOS e eu comprometo-me a escrever-te diretamente com alguns detalhes.

      Eliminar
  19. Já agora deixo aqui outra pergunta. O mesmo "autor" referido no texto publicou hoje a sua lista de soluções para aqueles que são no seu entender os problemas do Benfica e as soluções que apresenta são:

    "-Proibição (consagrada nos estatutos) de exercícios com Resultados Líquidos negativos no Clube e em todas as empresas do Universo Benfica.

    - 25% do valor da venda de qualquer jogador deve ser automaticamente canalizado para abater ao Passivo Bancário até que este seja eliminado."

    A minha questão para o autor e demais Benfiquistas que me possam ajudar é se isto é execuivél e se há mais alguma empresa seja ela desportiva ou outra que o faça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Fernando Ribeiro, Companheiro,

      Dizes que essas "propostas" foram publicadas hoje, mas olha que eu ja as conhecia ha mais tempo (porque me deram delas conhecimento, que eu nao frequento o FB).

      Quanto a primeira "proibicao", eu ja a discuti, aqui mesmo (no GUACHOS), num texto publicado em junho, que te sugiro que pesquises com "Estatutos" como palavra-chave.

      Quanto a segunda "proposta", ela e' tao ridicula (nao tanto como a primeira, mas quase) que se torna dificil de comentar.

      Repara, Companheiro, que de nada adiantaria respeitar essa proposta e, depois, por necessidades de tesouraria, contratar novos emprestimos de valor superior a essas "amortizacoes antecipadas" (se e' que era isso que o proponente sugeria).

      Enfim ...

      Uma vez que eu tenho uma absoluta aversao ao personagem em causa (porque entendo que ele presta um pessimo servico ao Clube), recomendo-te a opiniao que o Companheiro B Cool (conhecido como um critico feroz de Vieira) expressou mais acima, nesta pagina.

      Entretanto e para que possas entender a parvoeira dessa "proposta", deixa que te garanta que a Nossa SAD tem pago emprestimos num valor bem superior a esses 25% das "vendas de jogadores" e nao tem sido com isso que tem conseguido reduzir, na mesma proporcao, o exigivel bancario.

      A terminar, sugiro-te que pesquises n'OBELOVOARDAAGUIA (nao vai ser facil, porque o Administrador do blogue nao usa 'marcadores') e tentes ler muitos textos meus la publicados sobre as Nossas "Contas", e que pesquises no ONTEMVITENOESTADIODALUZ muitos textos escritos pelo B Cool. Entre uns e outros (e olha que eles sao bem diferentes, ahahah), vais conseguir esclarecer a maioria das tuas duvidas e, sobretudo, vais conseguir comecar a formar uma opiniao propria sobre a Gestao Economica e Financeira do Grupo Benfica, nestes tempos mais recentes.

      Evidentemente, convido-te a manteres as visitas aqui ao GUACHOS, onde poderas acompanhar as minhas proprias opinioes sobre esta area de assuntos.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Sinceramente continuo a achar que o Bruno Carvalho é alguém que fala do que não sabe e apenas repete ideias que alguém lhe passou.

      A proibição de exercícios com Resultados Líquidos negativos é uma abstrusidade, pois ninguém consegue dominar o futuro. Quanto muito poderia fazer sentido propor essa limitação nos orçamentos, mas sinceramente e como não tenho acesso aos mesmos, duvido muito que a SAD tenha aprovado muitos orçamentos com resultados negativos.

      Como disse o José Albuquerque a segunda proposta é tão descabida como a primeira. Na verdade os empréstimos e demais instrumentos têm calendários de amortização pré-determinados e normalmente a antecipação de prazos implica custos adicionais. Depois é importante saber quais os passivos que iria liquidar. Pressuponho que sejam os passivos onerosos, visto serem estes que contribuem para a existência de custos financeiros. Dentro destes, quais seriam os que seriam liquidados ? Os associados ao Estádio têm taxas que não se conseguirão obter tão cedo e portanto não devem ser mexidos.
      Os empréstimos obrigacionistas têm calendários definidos de reembolso e não pode a SAD estar a pagar antecipadamente essas obrigações (duvido mesmo que seja possível) sob pena de nunca mais o mercado aceitar qualquer emissão de valores mobiliários. Ficamos pois apenas com os apoios de tesouraria, seja sob a forma de factoring, seja sobre a forma de contas caucionadas/empréstimos e estes sim são os mais onerosos e poderá fazer sentido amortizar estes instrumentos. No entanto, como disse o José Albuquerque, se recorremos a estes instrumentos é porque temos necessidades de tesouraria (prazos médios de recebimentos elevados nas vendas) e ao liquidar estes valores provavelmente implicaria que durante o exercício teríamos que contrair novamente essas dívidas.

      A falta de noção destas propostas leva-me a crer que é de facto por ignorância e voluntarismo que aparecem estas propostas. Não é por alguém ter trabalhado ou trabalhar num banco que sabe mais ou menos destes assuntos.

      Eliminar
    3. Enorme B Cool, Companheiro,

      Ahahahahah,

      "abstrusidade" ....

      Brilhante!
      O proprio Mia Couto haveria de se roer de invejas.

      Fica official, a partir deste momento: brucoiso = "abstrusidade"

      ahahahahah

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  20. Caros José Albuquerque e B Cool,

    Muito obrigado pelas vossas explicações. Os meus conhecimentos de temas economico/financeiros são apenas de um leigo mas de um leigo que se interessa sobre as coisas principalmente quando o tema é o Benfica. Tenho as minhas opiniões pessoais sobre o universo Benfica mas tento ler o que se escreve por aí. Infelizmente parece-me que cada vez é mais dificil estar informado por essa gloriososfera pois as posições estão de tal forma extremadas que quase não se aceita uma opinião que seja ligeiramente distinta, quanto mais contrária. Só recentemente comecei a ler os GUACHOS mas por aqui continuarei a ler e a comentar sempre que me pareça util pois pelo menos a boa educação parece que não fugiu deste blog.
    Obrigado mais uma vez e saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.