domingo, 7 de julho de 2013

Calendário liga Sagres - a verdade da mentira!

O "sorteio" da liga sagres continua a "surpreender-nos" com as suas nuances muito próprias - comédia burlesca que nos tentam impingir como qualquer coisa de sério em que vale a pena acreditar.

Quais as probabilidades reais de nas ultimas jornadas o Benfica ter sempre de se deslocar a Contumil para decidir ou 'participar' na festa dos corruptos?

Até mesmo nos dois últimos títulos conquistados pelo Benfica que isso não deixou de acontecer - numa delas não em Contumil mas à mesma na cidade do Porto, na Boavista...

Precavidos contra um Benfica muito forte, apenas traído por uma incrível (mas não apenas) falta de sorte (minuto 92) que evitou que da ultima temporada lhes tivesse enfiado a esperteza pelo ass acima, não vá o diabo tecê-las, há que, desde as primeiras jornadas, começar a fazer o "trabalho"...

Saídas à Madeira e a Alvalade nas 3 primeiras jornadas, com os Fiúzas de Barcelos pelo meio para o Benfica, enquanto que para os corruptos, uma viagem até Setúbal para o piquenique do costume (se fizer sol e o 'brilhantinas' não resolver o contrario), receberão o Marítimo - em casa, na ressaca do jogo com o Benfica, e viajarão até Paços de Ferreira para mais uma alegre patuscada.
Não sei se desta vez as televisões mostrarão (antes do jogo) os jogadores do Paços com o champanhe nas mãos, mas é previsível que ao intervalo - mais coisa menos coisa, com ou sem penalti fora da área, o resultado esteja mais que feito...0-3 e não se fala mais nisso.

Na 5ª jornada teremos o Benfica em Guimarães - atente-se bem; em 3 saídas possíveis, 3 previsíveis berbicachos; Marítimo, Sporting e Guimarães, enquanto que o clube da fruta viaja até ao Estoril e a Paços de Ferreira, seus mais recentes parceiros de negócios, com o piquenique em Setúbal do "morcão" Mota de premeio...
Repare-se na 'coincidência'; Paços e Estoril, dois clubes envolvidos na decisão (jogos que decidiram o titulo) do campeonato transacto e os clubes nacionais que mais e melhores negócios fizeram neste inicio de época com os corruptos de Contumil, recebem - logo nas primeiras jornadas, o clube "patrocinador"...

Na jornada seguinte, o Benfica joga em casa com o Belenenses, do presidente 'dragão de ouro' Rui Pedro Soares, enquanto que najantas, o Guimarães terá de provar que não gastou todas as energias contra o Benfica!!!
Estão a ver a ideia?
Marítimo-Benfica e na jornada seguinte Porto-Marítimo.
Guimarães-Benfica e na jornada seguinte Porto-Guimarães!
Será preciso fazer um desenho?

Fica aqui o resumo e a análise das primeiras 6 jornadas, que como é fácil de adivinhar, decidirão se o Benfica chega ao Natal com reais possibilidades de poder vir a ser campeão, ou se Jorge Jesus chegará a comer as filhoses e o bolo-Rei ainda como treinador do Benfica. 

Visitar os corruptos no ultimo jogo (repare-se no cuidado de desta vez não 'calhar' a uma ou duas jornadas do fim) não aquece nem arrefece.
Nessa altura já o Benfica será, ou não, campeão.
O verdadeiro propósito é que possa servir de 'cabeçudo' na festa da corrupção. 

Basta ouvir, ou ler, os opinion-makers quer da CS, quer da blogosfera e das redes sociais, para se perceber que ao primeiro ponto perdido pelo Benfica, Jorge Jesus terá agarrados às canelas toda a matilha dos anti-Vieira e a restante pandilha anti-Jesus.

Percebe-se por isso, todo o cuidado com que este 'sorteio' foi preparado!

No saber interpretá-lo devidamente depende o sucesso de toda a época desportiva. 
A minha questão é apenas uma - será que Vieira (administração da SAD) e Jesus têm noção do que estará em jogo nessas primeiras 6 jornadas?

Estarão já a prepará-las devidamente, cientes que o sucesso desportivo e financeiro da BenficaTV, no fundo o futuro do Benfica, poderão ficar irremediavelmente comprometidos em caso de insucesso nessas primeiras jornadas?

24 comentários:

  1. Estou de acordo com tudo pois também já tinha reparado nisso.
    Eles querem um sorteio fácil para dar tempo ao Fonseca colocar a equipa a jogar. Se repararem bem, todos os anos é sempre a mesma coisa. Eles já estão todos eufóricos e até já dizem que são favas contadas. Deixem-nos pousar.

    No entanto, o Benfica este ano tem melhor esquipa do que o ano passado. Se começarmos bem, arrancamos em força e só paramos no fim.

    ResponderEliminar
  2. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

    Como creio que sabes, eu sou Economista e tenho dois graus de Mestre, sendo um deles em Actuariado (Matematicas Financeiras e Estatisticas), ou seja ... nao atiro palavras ao vento com o que vou escrever de seguida.

    O que esta em causa nao e este 'sorteio' mais recente: num sorteio individual (ainda que condicionado por algumas regras que eu considero absurdas) qualquer coisa pode acontecer. Tal como nas arbitragens, porque num desafio e desde que o arbitro use de criterios coerentes, se o arro for verdadeiramente aleatorio, ele pode ocorrer em qualquer momento e beneficiando um qualquer dos dois oponentes.

    O que esta em causa, quer nestes 'sorteios' dos anos mais recentes, quer nas apintagens, nao e nada disso, muito antes pelo contrario!
    A realidade deste "fute luso", quer nestes sorteios, quer nas apintagens, quer nas decisoes de "Justica e Disciplina" e que assistimos a um sistematico 'desmentir' das Leis de Probabilidade!

    Matematicamente, eu posso demonstrar que os erros de muitos apintadores nao tem nada a ver nem com incompetencia, nem com a aleatoriedade: eles sao perfeitamente intencionais e parciais, no sentido em que favorecem, intencionalmente, o crac.

    Matematicamente, eu posso demonstrar (ou poderia, se me dessem acesso ao algoritmo utilisado) que estes sorteios foram falseados, tendo-lhes sido retirada a aleatoriedade, sempre com a mesma intencao de favorecer o crac.

    Quando escrevo isto, eu nao estou a concordar com o que tu escreveste, excepto na tua analise sobre as deslocacoes ao Porto (cidade) no final dos Campeonatos, incluindo no Nosso ultimo titulo, em que o 'sorteio' indicou que deveriamos acabar em Vila do Conde, mas, ja me nao record porque razao, esse desafio teve de ser alterado (entre as duas 'voltas'), fazendo com que o Nosso ultimo desafio fosse na Catedral.

    Dou-te a minha palavra de honra que eu ja me tinha comprometido com alguns Companheiros em que, caso se tivessem voltado a repetir, neste 'sorteio' 4 ou mais sequencias Benfica - crac (ou seja, uma equipa jogar contra o crac na jornada consecutive a ter defrontado o Benfica), eu escreveria a UEFA um trabalho cientifico a demonstrar a "improbabilidade" verificada nestes ultimos anos.

    Este ano, parece que estes andruptos se moderaram um pouco nessa area, mas eu mantenho esse compromisso para o proximo ano (assim eu esteja vivo, ahahah), ou seja: se, na proxima epoca, voltarmos a terminar o campeonato a jogar contra um dos clubes da AFPorto e se registarmos 4 ou mais daquelas famigeradas 'series' Benfica - crac, eu comprometo-me a remeter para a UEFA um ensaio demonstrative da "improbabilidade" destes sorteios.

    (continua)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (continuacao)

      Como sabes, eu correspondo-me regularmente com o Nosso Presidente, pelo que te posso garantir que o LFV nao demitira o Tecnico em nenhum caso que seja funcao exclusive dos resultados da Equipa!

      O Presidente tem perfeita consciencia do que o POLVO ira tentar conseguir logo no inicio desta proxima epoca (o mesmissimo que tentou e conseguiu na primeira epoca do "Pilas Brochas" e, mesmo que nao saiba o que vai fazer em caso extreme, sabe muito bem O QUE NAO VAI FAZER.

      Entretanto, deixa que tambem te diga que eu sinto (desde as entranhas) que a Equipa somara 18 pontos no final dessa sexta jornada!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. As sequências não se repetem com o escândalo de outras épocas, mas se reparares bem, nas 6 primeiras jornadas, com os previsíveis mais difíceis adversários (Marítimo e Guimarães) sim. Daí parte do que escrevi. Acrescentar o Sporting daria demasiado nas vistas e a esses nas antas fazem picadinho...

      Eu não disse que o Presidente não tem consciência que o polvo irá tentar conseguir logo no inicio desta próxima época. Foi um alerta que pelos vistos também já o terás feito, se é que ele precisaria disso...

      As minhas entranhas, por enquanto, ainda estão muito doridas desde as ultimas decepções, no entanto, o meu optimismo é o de sempre.

      Abraços

      Eliminar
    3. Caro José Albuquerque, eu sou de opinião que essa carta que tens intenção de enviar à UEFA, que eu acho uma ideia fantástica, devia ser feita de qualquer maneira.

      Penso que não haverá qualquer dúvida que o algoritmo utilizado não está calibrado para tornar o sorteio totalmente aleatório. Eu dou um exemplo: qual é a probabilidade de um jogo Porto-Benfica calhar aleatoriamente nos 3 últimos (3 anos seguidos, portanto) sempre nas últimas 2 jornadas do campeonato?

      Repara que não está apenas em questão um jogo entre os 2 clubes, mas o jogo Porto-Benfica (e não o Benfica-Porto, por exemplo), em que o Porto joga SEMPRE em casa. Penso que as probabilidades de isso acontecer deve ser na ordem de 1 para muitos muitos milhões.

      Como disse, embora tenha estudado estatística na Universidade, já não tenho conhecimentos suficientes para fazer essas contas. Gostaria que alguém com mais conhecimentos do que eu nessa matéria fizesses essas contas e as apresentasse aqui. Era um serviço que se prestava ao nosso clube a à verdade desportiva para além de desmascarar esses chico espertos que pensam que podem fazer todas as maroscas e batotas sem que ninguém os conteste.

      Ao mesmo tempo enviava-se o número obtido, com as respectivas contas, para a UEFA. As pessoas não são estúpidas e perceberiam o que se passa.

      Um abraço

      Eliminar
    4. Enormerrimo Guachos, Companheiro,

      Posso garantir-te que o Presidente continua bem atento a todas as manobras do POLVO, especialmente em tudo o que respeita aos apintadores. Nesse ponto nao creio que ele necessite de 'alertas', venham de onde vierem, ahahah.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. Enorme Manuel, Companheiro,

      Se o 'sorteio' nao tivesse condicionantes (e eu confesso que ja nem sei quais elas sao), tu saberias calcular a probabilidade com uma perna as costas (quando muito, terias de ir tirar o po a alguns livros, ahahah), mas as condicionantes podem complicar muito os calculos, a ponto de tornarem quase impossivel fazer um texto facilmente legivel sobre os mesmos.

      Acima de tudo, creio que compreendes que so valera a pena fazer um tal trabalho e envia-lo para a UEFA, se for possivel demonstrar a "improbabilidade" dos resultados, nao chegando provar que eles tinham uma probabilidade muito pequena. Nestes termos, tudo o que seja uma probabilidade superior a 1/1000000 seria 'demasiado'.

      Por isso te garanto que mais um ano desta 'cena' e estou certo de que vai ser possivel fazer a prova que todos procuramos e que 'obrigaria' a UEFA a intervir.

      Se e quando for caso disso, nao creio que seja assunto para suportar um 'post' aqui no GUACHOS (seria dificil de entender sem bons conhecimentos de estatistica e calculo de probabilidades), mas comprometo-me a anunciar aqui a execucao desse trabalho e a disponibiliza-lo aos que o queiram solicitar.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    6. Caro José ALbuquerque, pois é isso mesmo que eu quero evitar, dar uma vista de olhos pelos livros de estatística que ainda tenho guardados. :-))) Por acaso ainda no outro dia ainda dei uma vista de olhos, mas logo desisti.

      Tens razão no que dizes. No entanto, e apenas por uma questão académica, seria interessante fazer um cálculo de probabilidades, sem tomar em atenção quaisquer condicionantes, da "queda" do jogo Porto-Benfica nas últimas 2 jornadas durante três anos seguidos. Apenas por mera curiosidade. Daria um número interessante.

      Porque há uma coisa que me faz espécie. Quais serão as legítimas condicionantes estatísticas e competitivas que levam que um jogo como um Porto-Benfica durante 3 anos seguidos, num sorteio que se diz aleatório, vá parar ao fim do campeonato?

      Um abraço

      Eliminar
    7. Para completar e depois de ter consultado o link abaixo do "epluribusunum", que passo a citar:

      "Espero que isto seja ainda mais demonstrativo que estes dados não podem ser apenas coincidência. Sobre os jogos em que o Porto enfrenta adversários que na jornada anterior jogou com candidatos ao título.

      Em 145 jogos (1ª Jornada não conta), o FC Porto tem 57 nesta condição. Quase 40%!!!!!
      Acontece com 3 vezes mais frequência ao FC Porto do que a Braga e Sporting!!!
      Acontece com 9 vezes mais frequência ao FC Porto do que ao Benfica!!!!!!!
      Nas ultimas 5 épocas o FC Porto defrontou 4 vezes o Marítimo, 3 vezes o Braga e 3 vezes o Nacional nestas condições. Acresce ainda a coincidência de todas estas equipas nas ultimas épocas terem ficado sempre classificadas no primeiro terço da tabela."

      Coincidências? Condicionantes? Só funcionam a favor de um.

      Penso que a direcção do Benfica devia exigir à Liga a exposição e descrição pública dos condicionantes existentes que impedem que o sorteio dos jogos da Liga seja totalmente aleatório!


      Eliminar
    8. Enorme Manuel, Companheiro,

      Num sorteio puro a probabilidade total (= 1) do emparelhamento Benfica/crac divide-se nas 15 jornadas por igual (1/15 para cada jornada), pelo que a probabilidade total de ver esse par a sair nas 2 ultimas jornadas e de 2/15 (1/15 + 1/15).

      Uma vez que falamos de apenas uma dessas duas combbinacoes possiveis (a "crac/Benfica"), a probabilidade reduz-se pela metade (metade de 2/15 = 1/15).

      Sendo os sorteios "independents" (no sentido estatistico, note-se) a probabilidade "estocastica" de ver esse "acontecimento" sucessivamente repetido em varios sorteios, corresponde ao conceito de "probabilidade condicionada" (ou seja: qual a probabilidade do acontecimento A, uma vez que aconteceu o acontecimento B - neste caso particular em que A = B) e a probabilidade final e o 'produto' das probabilidades anteriores.

      Assim sendo, a repeticao sucessiva em 2 anos tem uma probabilidade de (1/15 X 1/15 =) 1/225; a repeticao em 3 anos sucessivos tem muma probabilidade final de (1/15 X 1/15 X 1/15 =) 1/3.375; para 4 anos teremos 1/50.625, etc.

      Ja te recordas? (ahahaha)

      Quanto ao excelente post que o Enorme Pedro Santos aqui 'linkou', eu posso garantir-vos que tenho em computador as 'matrizes' de todos os "sorteios" desde a epoca 1995/96, com as 'matrizes' normalizadas quer pelos coeficientes da classificacao obtida na epoca anterior, quer pelos que resultam do final da propria epoca e posso garantir-vos que a sucessao de "coincidencias" e muito longa, ahahah.

      Ainda assim e ate este momento, ainda estamos com numeros insuficientes para demonstrar a "improbabilidade" com base cientifica, mas ... cada ano que passa vamos ficando mais perto disso mesmo, dado que o processo e "estocastico" e o POLVO parece estar 'viciado' na trafulhice.

      Tal como te disse antes, deixa que esses bandalhos continuem a sentir-se impunes (e a pressao dentro de campo continue crescente) e todos veremos esse escandalo a rebentar por todo o lado, UEFA incluida.

      Ja agora e para encerrar este assunto (por agora), ainda te digo que, desde 2004/5 que estou a fazer o mesmissimo com todos os "sorteios" da propria UEFA (ao nivel de provas de clubes), tambem com conclusoes 'interessantes', ainda que muito menos descaradas.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    9. Caro José Albuquerque, és uma máquina!! :-)))
      Sim, tens razão, já me lembro e os dados estão correctos, apenas que as línguas em que eu estudei e em que estão os meus livros é o sueco e o inglês. lol
      Acho que a probabilidade de 1/50000 é uma coisa quase inverosímil.

      Acho fantástico que tenhas guardado todos esses dados, um verdadeiro tesouro, pois tenho a certeza que irá haver num futuro próximo a possibilidade de os utilizar para os desmascarar.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    10. Enorme Manuel, Companheiro,

      Pois ... mas "inverosimil" ainda nao e o mesmo que ter "probabilidade zero", ou "esperanca matematica nula", que e o que necessitamos para demonstrar a manipulacao fraudulenta do conjunto de "sorteios".

      E nao esquecas que a existencia de "restricoes/condicoes" a estes sorteios aumentam a probabilidade dos resultados reais (na medida em que eliminam algumas das hipoteses aleatorias).

      Em sintese, o que eu espero que todos entendam e que Nos nao chega afirmar o obvio (o "inverosimil"): o Nosso objetivo tem de ser demonstrar, cientificamente, a "improbabilidade estatistica do ultimo acontecimento" (um resultado do "sorteio"), o que so podemos admitir para uma probabilidade inferior a 1/1.000.000 e desde que a serie estocastica cumpra a Lei de Gauss.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Claro que estes calendários são feitos em reuniões,isto é um sorteio á jackpot de euromilhões e não é que todas as épocas acertam sempre.
    Mas também já estou por tudo,que se lixe se temos um manso que não liga nenhuma a estas coisas,ninguem investiga ninguem faz nada é sorteio,sorteio uma ova!Mas quando se souber ai ai...bem agora falta esperar pelo sorteio do hoquei e do andebol...mais do mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este palerma só poderia ser anónimo. Esse que apelida de manso foi apenas aquele que pôs o Apito Dourado a funcionar. O problema é que neste país a corrupção vai desde a justiça até ao moço que vende frutas, e sendo assim, a canalhada do costume continua a rir até ao afundamento que não deve tardar.
      Passe bem e use a cabeça e deixe de ser uma máquina de repetição de um artista que por aí anda e se você não for ele.

      Red Wolf

      Eliminar
    2. Mesmo anónimo, chato e repetitivo, nunca deixará de ser manso.
      Um anónimo manso! E esta, hem?

      Eliminar
  4. quando não é crac é sempre a equipa mais dificil para o benfica e o porto joga de cadeira de praia.
    Acho que em Setubal nao deve chover nessa altura portanto deve haver jogo...bola de praia e chinelo no pé!

    ResponderEliminar
  5. O estoril também é favorecido no crac!
    Porque será..vejam o calendário deles!

    ResponderEliminar
  6. Este ano o benfica tem que escolher as prioridades,a final da liga ds campeoes pode nao ser muito favoravel para o nosso campeonato e com este calendário é preciso mt pulso.

    ResponderEliminar
  7. Sobre sorteio apostei 5 euros (na brincadeira) em como quem jogasse contra nos na jornada seguinte jogava com o porco. Nao foi sempre mas dei para ganhar 10 euros virtuais na segunda liga e na primeira so nas duas primeiras jornadas.
    A palhaçada das bolas quentes e frias continua.

    Depois de ver que o ultimo jogo é com a agremiacao corrupta fico com a ideia que vai ser uma epoca parecida com a anterior.
    Só nao sei se na ultima partida eles vao entrar no campo ja com o cabelo pintado ou se nos vao andar a enganar com 1 ponto de vantagem o campeonato todo.

    Como diz o JJ, eu nao acardito.

    ResponderEliminar
  8. Após o sorteio da época passada apareceu um post interessante sobre o sorteio dessa época e o das 4 anteriores. http://pluribusunum7.blogspot.ae/2012/07/nao-chegou-o-sorteio-desta-epoca-vamos.html

    Uma das curiosidades é que os corruptos em 5 anos tinham defrontado em 4 o Maritimo "ressacado" de um jogo contra Benfica, Sporting ou Braga. Curiosamente este ano novamente. Nos ultimos 6 anos esta é a quinta vez. Não deixa de ser curioso que o Maritimo é precisamente das poucas equipas sobre a qual eles não têm qualquer controlo.

    ResponderEliminar
  9. Companheiros, não tenho medo ao sorteio, apesar das "improbabilidades" anuais que sempre nos afectam, tenho medo, isso sim, às nomeações do "VP de cocaras"!
    Será J. Soisa sd de lordelo, Boiquerença, Xistrema, Portoença, Bxugo Miguel e Soares a Dias nas primeiras 6 jornadas?
    Desta "improbabilidade" que não é tão improvável assim tenho medo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Cartman, Companheiro,

      Estou inteiramente de acordo contigo, mas ja nao falta muito para podermos comentar as escolhas do "vitinho de cocoras", especialmente para os desafios for a da Catedral.

      Creio, mesmo e a serio, que vai ser ao nivel dessas nomeacoes que o Presidente vai poder avaliar se sim ou nao, pode "torcer a orelha" perante a memoria da sua (dele) opcao de apoio ao "nandinho das faturas".

      Ja Nos, vamos poder aferir qual e o nivel de 'empenhamento' do POLVO no tretacaopionato.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  10. alguém disse:


    Então TU pertences a que Grupo ???

    Dos ´" matilhas" ou dos "pandilhas", como os chamas!!!

    Pelo que escrevestes és UM "CERVO" mas rastejante perante evidências claras que demonstras-te.
    Anti-Benfiquista és de certeza o resto tu lá saberás, mas não Ofendas os Verdadeiros Encarnados.

    ResponderEliminar
  11. Pareces bruxo... Vá lá que o empate do Porto no Estoril ainda deixa o Benfca "vivo".. mas logo a seguir nomeiam o Proença para o Dragão... (ou seja, aval de que o Porto tem a vitória garantida... - não fosse o diabo - interprete-se incompetência de Paulo Fonseca - tecê-las,,,)...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.