quinta-feira, 11 de julho de 2013

Carreira do (in)sucesso!

Na imprensa de hoje deparo-me com dois exemplos de 'carreiras' arruinadas - embora por razões completamente diferentes.

Paul Gascoigne - fantástico futebolista, daqueles que me faziam (fazem) largar qualquer assunto só para o ver jogar!
Um assombro de técnica, visão de jogo, remate fácil e de liderança!
Um regalo para a vista e um regalo para os amantes do bom futebol!
No Tottenham, na Lazio de Roma ou na selecção de Inglaterra, Paul Gascoigne foi um dos melhores do mundo no seu tempo!

Assisti em directo, numa final da Taça inglesa (naquele tempo havia poucas possibilidades de o ver jogar) a uma lesão que o manteve - por um ano, afastado dos campos de futebol, e depois disso - mesmo contando com o seu percurso de sucesso relativo em Itália, nunca mais voltaria a ser o mesmo, até porque os escândalos e a bebida já começavam a tomar conta da sua vida...

Hoje não passa de um farrapo humano e ainda há poucas semanas esteve entre a vida e a morte...
Morte, que a continuar assim está ali mesmo ao virar da esquina...
Fica o meu lamento - sentido e profundo, observando o afundar deste pobre ser humano, outrora um rico e enorme jogador de futebol.


Hugo Leal - quando chegou à primeira equipa do Benfica, aos 16 anos, foram muitos os que lhe vaticinaram um futuro promissor...
Ainda um menino, seria o escocês Graeme Souness a fazer dele titular na equipa benfiquista e logo Humberto Coelho o levaria à selecção Nacional...

Julgando-se o 'dono' do mundo' aproveitou uma altura em que o Benfica vivia completamente à deriva, e, num processo cobarde e rocambolesco, acabaria por trair a mão que lhe dera de comer, enviando um fax alegando falta de condições psicológicas (era moda nesse tempo) e foi para o Atlético de Madrid...que desceria de divisão nessa época! (começava desde cedo o castigo dos deuses)



Creio que foi Guilherme Aguiar - na altura director executivo da liga de clubes, que mais tarde daria razão a Hugo Leal no processo que o Benfica lhe movera, evitando que o Atlético pagasse uma pesada indemnização ao Benfica...
Um crápula é sempre um crápula!

Deste moço nada tenho a lamentar - antes pelo contrario, mas o seu exemplo serve às mil maravilhas para que os jovens que se deixam eludir por propostas mirabolantes, deixando os seus clubes de origem (de formação) a chuchar no dedo enchendo as algibeiras dos oportunistas, a quem vendem o corpo e a...alma, possam, enfim, perceber, que nem sempre a traição e a ganância será a melhor solução para as suas vidas!

9 comentários:

  1. Enormerrimo Guachos, Companheiro e Amigo,

    Mais um belissimo texto. Parabens!

    Oportunissima 'homenagem' a um atleta de eleicao, incapaz de resistir aos 'apelos' e 'ofertas' que esta sociedade pela qual (todos) somos responsaveis faz, imediata e inapelavelmente, aos que sao surpreendidos pela fortuna facil e se iludem, sem ver como podem ser efemeros alguns 'amigos'.
    Eu fui testemunha de uma colossal bebedeira do "Gaza": foi no Penina, numa quinta feira em que ele estava de folga, apos um encontro da selecao e so terminou com uma intervencao de um alto funcionario da embaixada.

    Ja quanto aos "hugos leais" desta vida, eu nao consigo deixar de me perguntar qual podera ter sido a responsabilidade dos progenitores e se eles nao estariam 'demasiado ocupados' com o dinheiro (facilimo) que os filhos iam ganhando.

    O futebol tem inumeras estorias do tipo "Le rouge et le noir".

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo,
      Não te esqueças que 'estás de serviço' durante o fim de semana...
      Hhahahaha!

      Eliminar
  2. Essa moda das condições psicológicas foi só para nós, não foi?

    ResponderEliminar
  3. guachos adoro os teus textos parabens saudacoes gloriosas

    ResponderEliminar
  4. Uma manhã preguiçosamente passada a ler os ultimos dois meses, de posts e comentários, do que na minha modesta opinião é o melhor e mais lucido blog da esfera Benfiquista.

    Obrigado ao Guachos e a todos os que colaboram e participam.

    Viva o resultado de todos nós. O Benfica!!!

    RC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Guachos e o José Albuquerque (estou certo) agradecem a referência...
      Viva o Benfica

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.