sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A importância da blogosfera...

Os blogs são uma ferramenta de comunicação no mundo da Internet cada vez mais importante.
Cada vez mais, são o veículo que permite a milhares de anónimos oprimidos pelo poder instituído, de verem a sua voz e opinião difundida pelos mesmos sítios onde antes apenas os ''figurões'' tinham acesso!
Teoricamente um blogger escreve para para o Mundo e em qualquer parte do Mundo pode ser lido!

Crescem e florescem - diariamente e aos milhares, mas muitos murcham ou são abandonados ao mesmo ritmo alucinante.
No entretanto, são cada vez mais as vozes que se ouvem e muitas mais as que se podem fazer ouvir...

O fenómeno futebolístico - aglutinador de grandes massas, de fervor clubístico, gerador de grandes paixões e de ódios incompreensíveis, dá voz (as vozes que por agora me interessa debater) à maioria de blogs nacionais dedicados a uma temática...

Manter activo um blog temático, centrado num clube especifico, neste caso o Benfica, é, ao mesmo tempo, fácil - tal a riqueza de assuntos que giram à sua volta, tornando-se bem complicado quando a paixão e a razão são diariamente postas à prova.

Qual a motivação de um individuo por detrás do teclado?
Quais os seus objectivos?
Qual a sua cor clubista? 
Quem é o individuo por detrás do teclado?

Em teoria, qualquer portista pode criar um blog de matiz benfiquista e passar a ser, com alguma habilidade e uma boa dose de polémica, uma referencia na gloriosaesfera benfiquista!

Difícil?
Muito mais fácil do que possa parecer...

O que faz um blog ter muita ou pouca audiência?
Respondo assim; o que faz uma TV, uma Rádio, um jornal, um programa de TV, um reality show, ter audiências acima da média?
- Polémica, mais polémica, gritos, insultos, injurias, insinuações malévolas, traições, um pouco de sexo...

Com a proliferação de blogs benfiquistas (ou talvez não) torna-se um desafio para a Comunicação Social especifica controlar a informação e neste momento já não se sabe muito bem onde é que começa a notícia ou a simples especulação.

Os media passam o dia com um olho na blogosfera, auscultando opiniões, apalpando tendências, enquanto vão construindo cenários à medida do que mais "vende"...

A blogosfera precisa da CS para se informar e crescer e a CS parece já não passar sem a "opinião" da blogosfera.

Os dirigentes, pretendentes ou putativos candidatos a dirigentes, já não dispensam os blogs e as redes sociais como meio de propaganda e percebe-se que algumas, nalguns casos a totalidade das ideias que apresentam, são decalcadas e copiadas dos blogs, tal é a aflição e a ignorância que demonstram quando convidados a debatê-las...

10 comentários:

  1. Enormerrimo Guachos, Companheiro e Amigo,

    Assim mesmo e' que e': aproveitar as ferias para 'atacar' os verdadeiros assuntos!

    'Eich", que tu nem pestanejaste e comecaste, imediatamente, por meter o dedo num assunto que pode ser um verdadeiro 'vespeiro'.

    Eu tenho perfeita consciencia da(s) realidade(s) com que mexeste neste texto, mas prefiro ignora'-la(s) o mais possivel.

    Ha tanto para discutir, pela positiva, no Nosso Clube, tanta coisa para realizar, compreender e melhorar e ha tantos Companheiro(a)s com vontade de viver o Clube com mais intensidade, que eu prefiro desconsiderar a existencia de alguns blogues, de alguns Companheiros, tal qual como boa parte da merdia.

    Mas nao quero prescindir dos teus textos ...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me um assunto bem pertinente meu caro amigo.

      Nunca achei que a blogosfera por si só fosse capaz de alterar o que quer que fosse na vida dos clubes.
      A verdade é que cada vez mais me parece evidente que a sua implantação e crescimento são usados pelos media como forma de pressão sobre clubes e SADs.

      Hoje já é quase impossível mascarar ou esconder uma decisão e qualquer contratação ou dispensa assumem foros de lesa estado!

      Se dermos uma vista de olhos diária pela internet, começamos a perceber que muita coisa que é feita nos clubes e nas SADs (também na CS) começa primeiro com uma auscultação blogosferica...

      E anda por aí muito infiltrado com ganas arrasar o que tanto custou a reconstruir...

      Abraços

      Eliminar
  2. Caro Guachos, eis um texto que eu gostaria de ter escrito. Porque é exactamente o que eu penso há muito tempo.

    O último parágrafo então acerta mesmo na mouche. O Bruno Paspalho tudo o que diz é plagiado da blogosfera. No outro dia deu 2 entrevistas separadas por 3 ou 4 dias.
    A sua segunda entrevista continha várias afirmações (críticas, naturalmente) que tinham sido escritas em alguns blogues que conhecemos já depois da sua primeira entrevista, mas que ele não tinha dito na primeira. lol!!

    O gajo mais incompetente que eu já vi. E perigoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perigoso o Bruno paspalho? não creio.
      Parece-sem ser um pobre pateta a quem deram um presente que jamais imaginaria possível.
      Sem o apoio dos petardeiros e sem a divulgação que é feita nas redes sociais por grupos anti Vieira, rapidamente cairá no esquecimento extinguindo-se como uma beata pestilenta...

      Perigosos são os que na sombra comandam os cordelinhos que o fazem mover-se...

      Eliminar
  3. Companheiro Manuel
    Esses de quem falas em cima não passam de gatinhos mimados de tutu borrado e com a mania que sabem escrever umas palavritas caras.
    Coitaditos é deixá-los miar, quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré…

    E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
  4. Grande post por vezes ser dono de um blog é muitas vezes lutar mais do que um clube luta,por vezes as nossas preocupações nunca serão as preocupações de um clube,quando as coisas acontecem ao clube são eles que acabam por nos dar razão ou pelo menos tínhamos razão nos assuntos.
    Nós somos a voz de alerta muito antes das coisas acontecerem.

    ResponderEliminar
  5. ..." Perigosos são os que na sombra comandam os cordelinhos que o fazem mover-se "...

    Esta sim, uma enorme verdade que muitos conhecem, mas que preferem ignominiosamente ignorar,talvez porque vivam na eterna esperança de, quem sabe um dia, algumas migalhas caídas da mesa,lhes possam alimentar a sua sede de poder ...

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo, mas se formos a ver são sempre os mesmos a tentar propagar mentiras, ofenças e sempre com o mesmo estilo. Os seus blogs já se conhecem de gingeira e até temos certos artistas com milhentos nicks para parecerem mais. Também não tenho qualquer dúvida que existe alguém por trás deles a dar as coordenadas e por vezes novas formas de actuar. O Bruno Paspalho não passa de uma marioneta plagiadora desses bloggers e de quem está por trás deles. É um tipo que quer criar divisões para a entidade que se esconde poder avançar a seguir.
    Penso que apesar de tudo nunca conseguirão passar de "desestabilizadores" para algo mais. Houve um Vale e o grosso dos benfiquistas já não vão em populismos ou em demagogos de meia tigela.
    Para quem vê o SL Benfica de hoje, salvo essas excepções, não quer voltar a tempos muito tristes para a nação benfiquista. Como tal, depois de LFV outra pessoa continuará o trabalho de fazer o nosso progredir e não regredir com certo tipo de gentinha que hoje aparece e não apareceu quando o SL Benfica estava quase a desaparecer.

    Miguel

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.