quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Atacar na defesa...

Quem me conhece, sabe, que, desde há vários anos considero Maxi Pereira o pior defesa do Benfica.
Como não faço campanha contra jogadores, evito até onde me for possível criticá-los e nunca me junto à maralha que os quer ver destruídos. Mais uma vez - não o farei. Defenderei sempre o grande profissionalismo de Maxi Pereira, que desde que chegou ao Benfica sempre honrou e dignificou a nossa camisola.

Desde que escrevo no GV, foram dezenas as vezes que alertei para as insuficiências defensivas de Maxi, levando por isso com criticas e insultos de vária ordem...
Só como exemplo, no rescaldo do Sporting-Benfica (aqui) da época passada, em que Cardozo trucidou os lagartos, escrevi sobre o nosso lateral direito;

Maxi Pereira - é hoje o pior defesa do Benfica!
Fez um jogo deplorável, completamente perdido em campo, sem tempo de entrada nos lances divididos, batido facilmente no um para um - não ganhou um lance em corrida a ninguém e ao pé 'deste' Maxi pereira até o Fabio Rochembak pareceria uma gazela!
Conseguiu estar (por ausência) em todos os lances de perigo criados pelo Sporting e contribuiu decisivamente para as férias de Capel!

Ainda há pouco tempo, na apreciação que fiz (aqui) aos defesas, antes da época começar, escrevi;
Maxi Pereira - para mim é o pior defesa do Benfica. Quem costuma passar por aqui, sabe que não morro (antes pelo contrario) de amores pelo Maxi que é suposto ser defesa direito!
Maxi Pereira é um guerreiro que admiro e um jogador que empolga as multidões. A mim, enquanto não fizer bem o seu trabalho (saber defender é o mínimo que se pede a um defesa) terei sempre muitas dificuldades em ''ir à bola" com ele'!
Maxi Pereira com o seu entusiasmo (ainda não consegui compreender que raio vê Jesus nesta forma tresloucada de jogar) já ajudou a crucificar vários colegas, malquistos e mal vistos pela CS, mas goza de uma imprensa benévola, que lhe esconde a maioria dos erros - erros de posicionamento colossais, e outros, como, penaltis estúpidos, faltas laterais infantis e uma enervante lentidão a recuperar a posição, no fundo, a mãe de grande parte dos seus falhanços...
- Urgente arranjar, não um suplente para si, mas um titular para a direita da defesa - um defesa que defenda.

Como se pode constatar - ao contrario da maioria da CS e dos benfiquistas em geral, não descobri - de repente, as fragilidades de Maxi Pereira. Elas sempre lá estiveram. Só não o via quem não queria ver, ou então quem nada percebe do assunto!
Não percebiam ontem, hoje nada percebem e amanhã continuarão a nada perceber.
Os outros - que ontem não viam porque não queriam ver, hoje continuam a não querer ver e amanhã continuarão a não ver - porque não querem.

Maxi Pereira, com os seus erros por demais evidentes, ajudou a queimar vários colegas de equipa, mas não por sua exclusiva responsabilidade - como é evidente.
Como escrevi atrás; «ainda não consegui compreender que raio vê Jesus nesta forma tresloucada de jogar»

Mas Maxi, não pode, nem deve, ser o alvo da ira dos benfiquistas. Não podemos ajudar a enterrar os nossos jogadores.
Primeiro porque não o merece, porque deu sempre a cara e sempre deu tudo na defesa do Benfica.
E porque o problema do Benfica não reside na fraca prestação de Maxi Pereira, que ao contrario do que muitos querem fazer crer, não passou a jogar mal de um momento para o outro!

O problema de Maxi é que agora já nem Bruno Cortez lhe vai valendo, desviando as atenções sobre os seus mais que evidentes erros tácticos, técnicos e físicos.
Maxi não joga pior agora do que jogava quando estavam na equipa Roberto, Emerson, Melgarejo ou Jardel!
Mas agora, já não 'vale' mais do qualquer deles...
Percebem a ideia? - há que arranjar outra vitima.

Jardel, que sustentou toda a ascensão de Fábio Coentrão que o levaria a Madrid, ficando com o odioso das criticas, que lhe caiam em cima como se não houvesse amanhã, muito jeito daria a Maxi Pereira no actual contexto Benfiquista!
O que faz falta a Maxi Pereira (e ao Benfica) é ter um central rápido, que dobre bem os 'laterais' que se aventuram demasiado no ataque.

E depois - em caso de erro, lá estaria Jardel, que com as suas largas costas suportaria estoicamente as criticas parvas e burras que muitos insistem em lhe fazer.

Garay é muito bom mas tem na (pouca) rapidez o seu ponto fraco e Luisão está longe de ser um defesa rápido. Ambos usam o sentido posicional como arma principal, mas quando obrigados a compensações, ficam demasiado expostos.
Sabendo-o, defendem-se na expectativa e quem se lixa é o 'maluco' que anda sempre lá na frente!
Não é por acaso que o Benfica na época passada passou a sofrer menos golos e estabilizou na defesa, assim que Jardel entrou na equipa para substituir Luisão!

Não é por acaso que considerei uma má aposta de Jesus o regresso apressado de Luisão à equipa, quando a defesa estava mais do que estabilizada.
Com uma boa imprensa, Jardel ainda hoje seria o titular e talvez (quem sabe) víssemos o Benfica com mais alguns títulos na mão...
Com estes centrais, Maxi ou qualquer lateral de propensão ofensiva, estará sempre com as costas a descoberto.

Falta ver Siqueira em acção...
Com um Siqueira ofensivo, quem sabe Maxi não se concentra na defesa e passa a estabilizar o seu jogo...
Jesus, que no meu entender geriu sempre mal o posicionamento de Maxi em campo, vai ter que ponderar muito bem o que fazer a "esta" defesa.
Não sou treinador e nada percebo do assunto, mas - insisto nesta ideia; com estes centrais (lentos) os laterais terão de ser menos ofensivos...ou alguém do meio campo terá de ser mais defesa do que centro campista.

O ideal, seria uma defesa (à prova de bala) constituída por, Xistra na direita, Jorge Sousa e Hugo Miguel no centro e na esquerda Soares Dias.
No banco, para qualquer eventualidade - os veteranos Benquerença e Proença.

Como o Fruta Corrupção e Putedo não abre mão deles, segurando-os com clausulas de rescisão no valor de muitos milhões de Fernandinhas, Carolinas e outras concubinas, o melhor mesmo é começar a olharmos com outra atenção para comprovada lentidão da nossa defesa.

13 comentários:

  1. É difícil mas às vezes lá se encontram criticas lúcidas e bem fundamentadas na blogosfera benfiquista...

    Bem hajas Guachosvermelhos.

    Júlio conceição

    ResponderEliminar
  2. Guachos,

    E o que me dizes do grande drama dos bloggers benfiquistas pela inscrição de apenas 23 jogadores na lista A? Tal como o PSG, Bayern Munique e mais que o Chelsea, e os outros dois do grupo C, o Olimpiacos e o Anderleste com apenas 21. É que pelo que se lê o Benfica é que não é bem organizado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que queres que te diga?
      A maior parte deles nem sabe quais são os critérios da UEFA a que o Benfica está obrigado ao apresentar a lista...

      Eliminar
  3. Não concordo totalmente,

    Maxi, até estourar na Copa América de 2011, no qual o Uruguai venceu o Paraguai na final por 3-0, era um jogador que supria perfeitamente as deficiências referidas de posicionamento e falta de rotina com a entrega e a velocidade que tinha.

    Fez uma época de 2012-2013 miserável... qd devia descansar foi novamente chamado para a selecção uruguaia e chegou atrasado na pré-época.

    Sugiro para o Maxi, 1 mês de férias (Está altura de lançar o A Almeida) - estou certo que ainda faria mais 2 ou 3 épocas ao nível que nos habituou...

    Qt ao Garay, tem estado esta época muito abaixo do que revelou na época passada - não me parece que seja um jogador lento - mas, tal como o Coentrão, se se armar em vedeta não vale um caracol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, o André Almeida, apesar de esforçado, não passa de um remendo!
      A lançar, que se lance nos jogos da taça da liga o Cancelo...
      André já pouco mais evoluirá.

      Maxi Pereira concentrado na defesa pode ser titular. Tem é de deixar de se armar em Maradona. Mas a culpa não é só dele - digo eu.

      O Garay se fosse rápido era um dos melhores do Mundo. Assim (ainda) anda pelo Benfica.

      Eliminar
    2. Agora ainda discordo mais:

      - AA já fez, e pode continuar a fazer, o lugar de defesa dto com nível internacional... reveja a exibição na Alemanha contra o Bayer...

      - Cancelo, pelo que tenho visto na Equipa B, é mais um flop... Como Coentrão, Garay e a grande maioria dos jogadores, se não se esforçar pouco vale...

      - Nunca vi o Maxi armado em Maradona, mas sim em lateral ofensivo... Como disse acima só necessita de umas férias em condições...

      - Qt ao Garay, sugiro que reveja os jogos da época passada que lhe valeram um lugar na selecção argentina. Mas qd os jogadores jogam mal e são elogiados, naturalmente que continuam a jogar mal - é o que tem acontecido esta época com o Garay...

      Eliminar
    3. Bem podes discordar Francisco, mas André Almeida, apesar de esforçado, nunca será um defesa direito de média qualidade, quanto mais para titular do Benfica. Há quem diga (gente que aprecio) que a médio é bastante melhor. Assim espero.

      Cancelo vi pouco, mas a julgar pelas mesmas opiniões que aprecio, não estou de acordo contigo. No entanto, opinião mais em concreto só vendo o jogador em acção e sob pressão.

      O Maxi tem a mania que ele é que vai resolver os lances. Daí raramente fazer um cruzamento e raramente ir à linha, preferindo tabelar para aparecer em condições de rematar e definir ele próprio a jogada. Daí o "Maradona"
      Maxi é isto e foi sempre assim que o vi. nem melhor nem pior. A diferença é que agora não há Roberto, Emerson, Jardel. Melgarejo para criticarem. Cortez vai para o banco - sobra Maxi.

      Quanto a Garay concordo que é um dos favoritos - "joga sempre bem" mesmo que cometa todo o tipo de erros, o que até nem é o caso...

      Eliminar
    4. Está totalmente enganado qt ao valor do AAlmeida...

      Eliminar
    5. Ficarei muito satisfeito se assim for.

      Eliminar
  4. Na mouche! Mas ainda assim acho que o Maxi perdeu um pouco de velocidade, ou melhor, ficou mais lento, do que costumava ser. Também acho muito injusto as críticas violentas ao pobre do Maxi, que durante tanto tempo tem dado tudo o que tem em campo, sempre com respeito pelos adeptos, não fazendo quase férias durante uma série de anos. E também concordo com o que dizes do Jardel, que é muito melhor do que muitos benfiquistas querem fazer dele. Tomara nós, em épocas idas e de más memórias, termos tido um central como o Jardel. E muitos dos que o criticam depois vêm dizer que o Mitrovic até não é mau? Por favor!!

    ResponderEliminar
  5. Gostei especialmente dos ultimos 2 paragrafos :-))quanto ao maxi podia ser um razoavel ala, mas continua um pessimo defesa. As faltas perigosas então tiram-me do sério.Esta epoca sao 4 golos sofridos-vao ver como surgem e onde surgem os golos.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  6. Enormerrimo Guachos, Amigo e Companheiro,

    Infelizmente, tenho de concordar com quase tudo o que defendeste e digo "infelizmente", porque a "raca" (com cedilha) do Supermaxi merecia uma melhor conducao tactica do seu posicionamento em campo.

    O mais importante de tudo, na minha humilde opiniao, e' verificar que estes pontos menos fortes tem tendencia a agravar-se com o tempo (pela progressao etaria dos Atletas), implicando duas coisas: (1) uma cuidadosa e "urgente" preparacao da subtituicao dos 2 defesas do lado direito (Luisao e Supermaxi) e (2), imediatamente, a recompensacao de toda a Equipa em funcao deste ponto menos forte.

    Na sua Gloria, o Desporto tem destes momentos quase violentos: termos de consciencializar que os Atletas so' sao eternos na Nossa memoria e que, especialmente numa Equipa que tanto tem "crescido", ha' sempre que e por onde melhorar, para Nos podermos assumir como exigentes.

    Finalmente e tal como o Enorme Chakra Indigo, tambem eu gostei particularmente dos teus dois ultimos paragrafos, embora sinta que estas a ser demasiado ambicioso (e, neste caso, sem ser 'a Benfica, ahahah), uma vez que nao sugeriste que Nos contentassemos com uns "costas", uns "batistas", uns "migueis" e outros "jovens promissores" que por ai chafurdam!
    Nesse teu verdadeiro desvario, chegas ao ponto de "sentar no banco" dois prodigios ainda mais historicos que o Martins dos Santos e os Calheiros: caramba, tu nao tens curacao nem piedade.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiros,

      A unica coisa que me chateia ainda mais que os "do contra". e' esta merd@ de Ipad que se resolve a corrigir a minha ortografia e "inventa" coisas como este "curacao" aqui de cima, ahahah.

      Se ele tivesse pescoco, j'a lho tinha torcido!

      Viva o Benfica!

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.