sábado, 21 de setembro de 2013

Benfica SAD – “quase” Contas 2012/13 - esclarecimento

Por José Albuquerque

Não se verificando o aparecimento de pedidos de esclarecimento sobre o texto (ver aqui), venho dar-vos conta de que recebi uma referencia ao titulo de um texto publicado no maior blogue "do contra", cujo titulo é muito ... "eloquente" : "40+20=51,5"

Eu não recebi o texto e, como sabem, não visito esse blogue, pelo que só posso criticar por "estimativa" hahaha.

Obviamente e no velho estilo dos do famigerado "por ti Benfica", aquele titulo destina-se a colocar em causa a fidedignidade da SAD, alem de que, escolhendo uma soma inferior as parcelas, tenta-se, cobardemente e uma vez mais, sugerir uma gestão danosa.

Trata-se, apenas, de mais uma manipulação grosseira de números, muito possivelmente causada por uma ignorância militante, agravada pelo mais bacoco antiVieirismo: nada de novo, portanto.

40 e 20 são, apenas, duas das muitas parcelas cuja soma algébrica determina o resultado final de 51,5, pelo que só com muita sorte aquele Autor poderia não ter mentido, ainda que quisesse falar toda a verdade, coisa que sabemos não ser o caso.

Quer eu (em textos publicados n'OBELOVOAR), quer o Companheiro B Cool (em textos publicados no ONTEM), já explicamos como se "transformam" os valores de venda de passes de Atletas nos Proveitos (ou Imparidades, se negativos) que resultam dessas vendas, pelo que me fico por uma síntese ...

Ao valor da venda, há que deduzir o valor de Balanço do passe do Atleta, à data dessa venda, alem dos custos (comissões e outros) decorrentes da operação.

Para entenderem melhor, sigam, por favor, este meu raciocínio baseado numa especulação sobre o caso do Javi:

1 Adquirido por 7,5ME, imaginemos que sem custos adicionais; valor inicial de Balanço = 7,5ME; valor inicial das amortizações anuais (custo) = 7,5/5(anos de contrato) = 1,5ME ao ano;

2 Valor de Balanço no inicio do segundo ano = 7,5-1,5= 6ME;

3 Valor de Balanço no inicio do terceiro ano = 6 - 1,5 = 4,5ME;

4 Valor de Balanço a meio do terceiro ano = 4,5 - 0,75 = 3,75ME;

5 Renegociação do contrato, alargando-lhe o prazo por mais 2 anos e com um prémio de (imagino e para facilitar as contas) 1,25ME;

6 Novo prazo do contrato 3,5+2=5,5 anos (ou 5 anos, a partir o termo do terceiro ano do contrato inicial);

7 Novo valor de Balanço no momento da renegociação 3,75+1,25= 5ME;

8 Novo valor semestral de amortização (custo) 5/11= 0,45(45)ME, ou 0,9(9)ME ao ano;

9 Venda no final do terceiro ano por 20ME (+ eventuais prémios);

10 Retiremos aos 20ME o valor de Balanço do passe, de cerca de 4,5ME === ficam 15,5ME;

11 Retiremos eventuais comissões de 5% === ficam 14,5ME

Espero que este exemplo teórico tenha sido inteligível e ajude os Leitores do GUACHOS a entender este tipo de "contas".

A mentira, a cobardia e a perfídia ...não são Benfiquistas!

Viva o Benfica!

29 comentários:

  1. Desculpa lá se sou mal educado, mas é exactamente isto que melhor define a gestão de uma década de LFV e seus negócios que ninguém percebe, e que quer fazer passar para o exterior - e interior, no caso nós adeptos - a impressão que está tudo dentro da mais absoluta normalidade.

    "Para entenderem melhor, sigam, por favor, este meu raciocínio baseado numa especulação sobre o caso do Javi:"

    Eu não percebo sinceramente como esta matemática bate certo, onde dizem que na mesma situação o passivo aumentou 60M em 2 anos, passando de 380M para 440M e ainda assim, tivemos o maior preoveito de sempre, não percebo.

    Não percebo quais foram as contas do caso Roberto, quando LFV disse que a venda foi de 8,6M, depois afinal não foi vendido e neste ano de 2013, com Pizzi metido ao barulho, tipo toma lá 6M, devolve-me 6M e vais para Barcelona jogar no Espanyol, enquanto que tu vais para a Grécia jogar no Olympiacos.Não percebo.

    Não percebo o negócio Fariña, não percebo porque em 10 anos no poder, com excessão de Fábio Coentrão que foi adaptado e inventado por JJ, houve dinheiro para comprar tudo e mais alguma coisa, menos um lateral esquerdo à altura do clube, e às pressas foram buscar o Siqueira pela simples razão que o mesmo Coentrão não saiu do Real Madrid, porque se saísse não havia Siqueira, que ia ocupar a vaga nos merengues.

    Quantos como eu perderam o direito ao voto após aquela mudança nos estatutos do clube?Mesmo o eterno Rui Costa, o capitão Luisão entre outros ilustres benfiquistas neste momento não tem direito a voto, enquanto que as Casas do Benfica tem direito a 50 votos cada.
    Por exemplo, uma Casa do Benfica fundada em 2010 pelo LFV tem direito a 50 votos, eu com quase 20 anos de sócio não tenho!
    São estas coisas que não consigo perceber, assim como não consigo perceber como o LFV deixou chegar a este ponto!

    http://2.bp.blogspot.com/-gWX-jNBzzUQ/Ujwxh7c2LtI/AAAAAAAAfMs/0g_FUE1cLIg/s1600/Digitalizar0013.jpg

    Portanto, não percebo as contas sobre uma especulação em cima da venda do Javi, queria perceber era como tiramos proveito de 51M com prejuízos atrás de prejuízos e aumento brutal do passivo, onde o único lucro REAL que esta SAD teve foi de 0,11M em 2007/2008!
    Se em 2014 for igual a 2013, com apenas 15M em vendas e empréstimos, corremos riscos de ficarmos em situação parecida ao...zbordem!

    JR, economista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não percebes, e se de facto és economista (o que quer que isso signifique), o melhor é ires de novo para a escola e desta vez tentar aprender e compreender a matéria e não apenas tentar passar os exames. É que são duas coisas completamente diferentes.

      Eliminar
    2. Se isto é um economista imagino um musico a querer interpretar uma partitura olhando para a mesma como se estivesse a ler um manuscrito escrito em mandarim 2000 anos antes de Cristo!

      Posso, nesses termos, considerá-lo músico?
      Se nem uma partitura sabe ler como pode afirmar que é músico?

      Eliminar
  2. Meu Caro JR, Companheiro,

    Em primeiro lugar, nao me precisas de pedir nenhumas desculpas, porque nao vejo neste teu comentario rigorosamente nada de ofensivo, nem para mim, nem para ninguem.

    Por outro lado e na qualidade de teu Colega (eu formei-me no ISE, em 1980), preocupa-me que tu nao percebas quase nada desta materia e que te debatas com duvidas e questoes absolutamente elementares. Estou pasmo!

    Se tu, Colega, nao percebeste o exemplo didatico (olha que mais simples ... e' dificil) que eu escrevi ... desculpa, mas eu nunca vou conseguir fazer-te entender nada de contabilidade.

    Imaginando-te (sem nenhuma ofensa, nota bem) um recem licenciado nesses novos cursos de 3 anos e no qual nao tenhas tido nem uma so' cadeira de contabilidade, sugiro-te algumas leituras, tantas quantas as necessarias para seres capaz de analisar um Balanco e ler, compreendendo, um qualquer "R&C": diz-me a minha experiencia de mais de 3 decadas que te nao podes intitular de Economista enquanto nao adquirires essas competencias minimas.

    Quanto ao turbilhao de outros assuntos que abordaste e alem do traco comum de uma gritante incapacidade para ler as questoes economicas e/ou financeiras, existem alguns em que quase poderias contar com a minha simpatia, mas a esmagadora maioria so' me inspiram um profundo lamento.

    Lamento ter de o dizer ...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Enormerrimo Guachos, Amigo e Companheiro,

    Se gostaste assim tanto disto, podias, ao menos, dizer-me, hahaha.

    Davas-me a possibilidade de o reescrever no Word, por forma a "dar-lhe" assentos graficos.

    Ja agora e depois do comentario do meu Colega que assinou JR, gostaria que os Leitores comentassem se sim, ou nao, entenderam o exemplo didatico que aqui apresentei.

    Fico antecipadamente grato.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou economista mas mais facil de entender é dificil!Por isso +1. No entanto, o que subjaz ao comentário deste nosso consócio é mais a incompreensão do gigantismo do nosso Clube, direi mais SAD, o que provoca a falsa preocupação de muitos porque "coitadinhos estão mal de dinheiros":-))
      Mas ressalvo que o rumo que tomam os grandes clubes mundiais não deixa de ser preocupante;este cavalgar constante da onda, com compras de 100M, orçamentos de 500M, comissoes de nem sei quanto, e o engordar da conta bancaria de jogadores e comissionistas(gestores de carreira é mais fino), custos com salarios de 70%+, off-shores and so one, lembra-me um pouco o rumo de paises como o nosso, de remediados, com serviço da divida de 10%doPIB, a estrangulados, com mais de 100%PIB alocado ao pagamento de juros!!!!!!
      Por isso, alegremente rumo ao abismo, mas com os pés assentes na Terra, que é para não nos atrasarmos (tentativa de ironia).
      Viva o benfica!

      Eliminar
  4. Caro Alburquerque, minha avó dizia que quem dá passos maiores que as pernas geralmente corre mal, muito mal.
    Ou ainda "Quem ovos vende e galinhas não tem, de algum lado eles vêm"
    Não sou profissional do Benfica, mas gostava realmente de ver todas as contas da gestão LFV, e fazer um balanço que não seja baseado em especulações.
    Não vou me alongar muito nas "questão básicas ou elementares", nem na minha "gritante incapacidade", tipo eu sei mais que tu ou ao contrário.
    Apenas dou a minha opinião como adepto e sócio com as quotas em dia, e para mim e milhares de benfiquistas que tem também "gritante incapacidade", isto tudo cheira à negócios onde toda a gente mama, menos o clube.
    Já agora gostava que o caro colega, se tiver pachorra, explicasse em números concretos e sem especulações, como é que alguém ou alguma empresa cotada em bolsa, pode tirar os "maiores proveitos de sempre" com um passivo a aumentar a ritmo galopante, que em uma década passou de 90M para 440M, o que dá a média de 45M/ano, mais coisa menos coisa.
    Entre empréstimos obrigacionistas - vem mais um breve - e juros à banca, o Grupo Benfica, se pagar 5%/ano, deverá ter desembolsado pelo menos entre 18 a 20M/ano.
    Só de juros.
    O companheiro Alburquerque pode explicar estas questões "básicas e elementares", para todos que tem a "gritante incapacidade" como eu, percebam claramente?
    Cumprimentos
    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme JR, Companheiro e Colega,

      As minhas mais sinceras desculpas pela crueza de algumas partes da resposta que te dei e espero que nao tenhas a menor duvida de que nao escrevi nada que pretendesse demonstrar um maior ou melhor Benfiquismo que aquele que te anima. Sob palavra de Honra!

      Ja' quanto aos conhecimentos sobre as Nossas "Contas" ... Companheiro ... ha anos que eu as sigo a par e passo, pelo que sei perfeitamente o que sobre elas escrevo.

      Vais perdoar-me, tambem, por nao te dar as respostas que me pedes e espero que tenhas consciencia de que, para o fazer, teria de escrever durante umas horas, nao sendo o GUACHOS o local mais indicado.

      Por isso e alem de renovar as minhas anteriores sugestoes, proponho que invistas algum do teu tempo livre ...:
      1 Aqui no GUACHOS, pesquisando alguns textos sobre o tema "contas", que eu escrevi desde junho deste ano e que o Companheiro Guachos entendeu merecerem publicacao;
      2 N'OBELOVOARDAAGUIA, e ao longo de cerca de 4 anos, publiquei muitos (mais de cem) textos a maior parte dos quais sobre estes assuntos; procura-os e talvez la' encontres algumas das respostas a essas tuas duvidas;
      3 Finalmente e para juntares uma opiniao de um confesso NAO apoiante do Presidente, mas que sabe do que escreve e nao "trafulha" os numerous, aconselho-te uma pesquisa no ONTEMVITENOESTADIODALUZ e a leitura de varios textos assinados pelo Companheiro B Cool.

      Evidentemente, nenhuma destas leituras pode substituir a dos verdadeiros "R&C" da Nossa SAD, que podes "baixar" no sitio da CMVM.

      Mas, mesmo sem sonhar que me vais poder compreender, vou dar-te, imediatamente, algumas "pistas" que poderas tomar como "desafios" ao longo de todas estas pesquisas que te sugeri, esperando que te agrade o tom alegre das mesmas:

      4 A tua avo' tem muita razao, mas ela nao conhece as contas do Grupo Benfica, ja' os Bancos conhecem-nas bem, razao pela qual estao sempre disponiveis para Nos fazer mais emprestimos (ate' porque adoram os mais de 20ME anuais que lhes pagamos em juros e outros custos financeiros);

      5 O imovel da Rua do Regedor (a antiga Sede do Glorioso), esta' no Nosso Balanco pelo valor ... ZERO (completamente amortizado), somando-se a muitos outros items do Activo do Grupo (Clube+SAD) que se encontram ridiculamente SUBavaliados; e

      6 Proveitos e Custos nao sao o mesmo que Receitas e Pagamentos, tal como grande parte do Passivo nao e' Exigivel e uma ainda maior parte nao vence juros.

      Bom trabalho, Companheiro.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Este JR que se auto intitula "economista", como benfiquista tem todo o meu respeito mas já como comentador ignorante tem todo meu desprezo. Diz coisas próprias de alguém que para além não entender um balanço não entende sequer português, o que para um pessoa que se diz formado é ainda mais grave.
      Quando uma pessoa não entende o que é fácil de entender é pura perda de tempo estarmos a tentar explicar o que quer que seja. Para ainda ficarmos queimados.

      Como dizia alguém, "Never wrestle with a pig. You will both get dirty and the pig will love it."






      Eliminar
    3. Pelos vistos , toda a gente percebe de economia por aqui.
      Os bancos adoram os tais 20M que pagamos por ano, que não ajudam nem somam em absolutamente nada, mas que davam jeito para contratar pelo menos 1 jogador de top mundial por época para ganhar títulos, mas se assim querem que continue, quem sou eu para me preocupar.
      Se o companheiro Alburquerque escreve sobre o que sabe e conhece, e diz que está tudo dentro da normalidade, que assim seja.
      Enfim, pelo que vejo, ninguém aqui está muito preocupado em resolver ou achaR soluções para os problemas financeiros do clube.Mais vale empurrar com a barriga e depois o senhor que se segue que resolva a "herança".
      Talvez por causa disto, desta economia básica e elementar na qual tenho uma "gritante incapacidade" de perceber, é que o nosso vizinho verde chegou à situação em que está, afogado na merda até o pescoço à espera do perdão da banca.
      Se calhar também o LFV está à espera do perdão aos lagartos para entrar em cena com todas as razões do mundo e exigir o mesmo, o que poderá criar uma bola de neve sem igual, pois todos os clubes de futebol em Portugal também estarão cheios de razão para exigir igualdade de tratamento.
      Enfim companheiro Alburquerque, as conversas foram proveitosas, os argumentos também, mas não me revejo nisto, principalmente sabendo que a Catedral, o Seixal entre outros bens e propriedades do GRUPO BENFICA, são as garantias dadas pelo LFV a quem pagamos 20M/ano de juros.
      Mas se entendem que assim está bem, ok, já não está mais aqui quem falou.
      Cumprimentos
      JR

      Eliminar
    4. Enorme JR, Companheiro e Colega,

      Eu tenho de manter tudo o que te respondi antes, sobretudo quanto ao apelo que te fiz para estudares o tema o mais que possas, por forma a reduzires essas tuas duvidas.

      Entretanto, se seguires os meus conselhos, veras que eu tenho, repetidas vezes, reconhecido os inconvenientes da debilidade dos Capitais Proprios da SAD (e de todo o Grupo), nomeadamente pelos tremendos custos financeiros que dela decorrem.
      E tambem veras que, humildemente, ha' pelo menos 3 exercicios que venho sugerindo que o CA da SAD encare a hipotese de promover uma qualquer das alternativas possiveis de reestruturacao financeira, nomeadamente uma que permita a efectiva entrada de capitais "frescos".

      Finalmente, nao te esquecas que, em cada negocio, existe um "nivel optimo" de financiamento externo que nunca desce ate' ao zero, ou seja: tal como nao ha' nenhuma Empresa que nao tenha Passivo, deve haver muito poucas que, sendo solidas, nao recorram a financiamentos remunerados, mesmo sabendo que, ao faze-lo, aceitam "dividir" os seus lucros com essas entidades financiadoras.

      Bom trabalho.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. Toda a gente já sabe há muito tempo que os juros que o Benfica paga à banca são um fardo demasiado pesado. Já o digo HÁ ANOS! Assim como o José Albuquerque.

      Mas nós sócios não podemos fazer nada sobre disso, por mais que berremos. Não vale a pena. E muito menos vale a pena estar com teorias da conspiração ou especulações sobre coisas que desconhecemos. Isso não é fazer um serviço ao Benfica, pois quem está à frente do clube sabe bastante mais do que nós sobre o que se passa. E eu tenho COMPLETA confiança em quem nos governa.

      O passivo vem do facto de termos sido nós a assacar com os custos da construção do estádio e do centro de estágio. Ao contrário dos porcos do norte que tiveram tudo isso pago pelo erário público.

      Eu estaria muito ais preocupado se víssemos a nossa facturação a diminuir ano após ano, mantendo o passivo constante. Mas não! A nossa facturação aumenta ano após ano, procentualmente muito mais do que o passivo remunerado (que é o que interessa aqui).

      Com a entrada da BTV e com o facto de começarmos, finalmente, a receber aquilo a que temos direito pelos direitos televisivos, mais de 20M€/ano, podemos finalmente equilibrar a balança e começar a amortizar o passivo a pouco e pouco.

      Se nós nos últimos 10 anos tivéssemos recebido aquilo que devíamos ter recebido de direitos (25M€/ano) em vez dos 7M€ que recebemos, isso daria 180M€. Daria praticamente para pagar quase todo o passivo remunerado que temos actualmente.

      Perceberam?

      Mas é o que irá acontecer a partir de agora, em que nos encontramos com bastantes jogadores que nos poderão dar mais valias (2 ou 3) dentro de um ano superiores a 100M€ sem perdermos competitividade desportiva.

      Isto para não falar na BTV que poderá ter uma facturação que poderá atingir os 40M€/ano. E acho que não estarei a ser demasiado optimista quando neste momento já estamos a caminho dos 250.000 assinantes. E ainda não estamos em muitos dos países em que podemos estar, por exemplo, Estados Unidos e Canadá assim como os países asiáticos e do Médio Oriente.

      Pensem e reflitam antes de falar.



      Eliminar
    6. Enorme Manuel, Companheiro,

      Obrigado por mais este teu excelente contributo para o debate.

      Espero que todos leiam e pensem sobre o que aqui escreveste.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    7. Caro José Albuquerque: obrigado por mais estes esclarecimentos. Deixe-me no entanto fazer-lhe a seguinte pergunta: estes dados dos activos e passivos da Sad do SLB, tb contemplam o clube SLB? e de que forma?
      ou seja : tem sido repetido por quem parece querer mal ao clube que a este passivo da sad tem que se somar o do clube, coisa que eu não sendo da área, acho estranho, visto que o clube tem a maioria do capital da sad!!! logo como é que se fazem essas contas?
      abraço deste benfiquista e viva o glorioso

      Eliminar
    8. Não tem de se somar nada. Numa consolidação os activos e passivos entre as empresas do mesmo grupo são eliminados. Assim como as vendas/compras.
      Se o Zé dever ao irmão Tó 100€ e o Tó dever ao irmão Zé 100€ não vamos dizer que os irmãos conjuntamente têm dívidas de 200€. As dívidas anulam-se.

      Isso não passa de propaganda dos andrades que não consolidam todas as empresas que estão associadas. Precisamente porque querem esconder algo.



      Eliminar
  5. Olha!? O JR Ewing perdeu o economista!!

    Zé, parece que hoje em dia os putos que frequentam o que era a nossa "primária" para além das operações básicas também já aprendem a calcular percentagem. Assim olhando para o teu exemplo, só tenho a lamentar que os restantes anos até à licenciatura, se limitem a fazer esquecê-las.
    Pobre educação, ou piores educandos, eis a questão!

    JR básico

    ResponderEliminar
  6. Anónimo, se também és mais um que percebes o básico, explica lá bem explicadinho por que é que é alguns conseguem olhar para estes números negativos de quase MEIO BILHÃO DE DOLARES AMERICANOS e conseguem ver "proveitos", lucros e tudo dentro da normalidade.
    Eu por mais boa vontade e parcialidade clubística que tenha, não consigo.
    Se ainda fosse um empréstimo da casa por exemplo, eu até dava um voto de confiança, pois como se sabe, se alguém morre ou fica inválido, a dívida da casa fica automaticamente liquidada e a banca e o seguro que se entendam entre eles, o que não é o caso.
    LFV é apenas mais um dos muitos que já se sentaram naquela cadeira, mas se morrer ou ficar inválido, a "herança" de quase MEIO BILHÃO DE DOLARES AMERICANOS negativos continua lá à espera do senhor que se segue.
    E já que o anonimo percebe tanto assim, sabe que 10 anos são 120 meses.
    O anonimo que divida 440M por 120 meses e veja que na era LFV, estatisticamente o clube teve prejuízo mensal de 3,6M mais coisa menos coisa.
    Achas normal?
    Eu não e que o anónimo faça-me a grande gentileza de explicar estes assombrosos números negativos de modos que eu consiga enxergar onde é que estão os tais proveitos, porque tenho "gritante incapacidade" de perceber o básico e o elementar diante de tantos especialistas no assunto.
    Cumprimentos
    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme JR, Companheiro e Colega,

      Por favor, toma nota deste meu pedido: para de continuar a escrever barbaridades que so' te colocam a ridiculo!

      Nao escrevas "bilhao", quando queres referir milhares de milhao.
      Nao cais nesse absurdo de dividir o Passivo da SAD por meses, ou, como ja' fez um abestalhado, pelo numero de Socios, concluindo que cada um de Nos "deve" cerca de 2.000 euro.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  7. Quando casei pela primeira vez quis comprar uma casa que me viria a custar 4, 500 contos. Como não tinha mais que 'dez reis de mel coado', foi o cabo dos trabalhos para arranjar um banco que me financiasse...
    o dinheiro era caríssimo mas como tinha um emprego considerado estável, muito a custo e com um bom fiador, lá arranjei maneira que um banco me financiasse...
    Anos mais tarde comprei outra casa, agora pelo dobro do valor. Não tive qualquer dificuldade em obter o empréstimo...

    Anos mais tarde voltei a comprar outra casa, esta muito mais cara e obtive empréstimo também facilmente...
    o engraçado é que apesar de cada vez me endividar mais, cada vez mais tive facilidade em obter empréstimos...

    Hoje ainda devo mais do que o que me custou a minha primeira casa, mas o engraçado é que se quiser fazer mais um empréstimo, basta-me ir ao banco que ele empresta-me o capital!

    Tu, como economista, podes-me explicar estes aparentes paradoxos?

    Porque carga de água, devendo eu agora muito mais do que precisava há 30 anos, isso parece não incomodar minimamente o meu financiador - o oposto de há trinta anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Guachos, não percebeste o que disse a respeito de comprar casas?
      Se tu morres ou ficas inválido e não podes mais trabalhar para pagar a sua 4ª casa, mais cara que as outras, naturalmente que a banca e o seguro que se entendam, pois a sua casa mais cara que as outras fica completamente liquidada.
      A não ser que o seu contracto com o banco seja diferente de todos os outros em vigor, mas regra geral é assim que funciona.
      Num clube de futebol não há "proprietário", há presidentes temporários, que dependendo da gestão, tanto podem levantar o clube como afundá-lo.
      E se o presidente morrer ou ficar inválido, o saldo negativo continua lá, porque é o clube quem deve, não o presidente.
      Já passamos por isso com o advogado careca que nem gosto de mencionar o nome, não quero ver este filme outra vez.
      Mas já não está aqui quem falou, fazer contas com dinheiros que não são nossos é fácil, por isto se o Benfica ficar sujeito a passar por aquilo tudo novamente, não vai doer no seu bolso nem no meu, mas nós adeptos vamos pagar de uma forma ou de outra, como pagamos com o advogado e ainda não recuperamos.E pelo andar da carruagem, não vamos recuperar.
      Olhe companheiro, ainda bem que tu podes comprar casas cada vez mais caras e tem condições de pagá-las a tempo e horas, tens esta sorte que milhares de portugueses não tem.
      É sinal que tu és de confiança, seu fiador é de confiança, por isto tens empréstimos a hora que quiseres, que assim continue, mas não me revejo nestas economias que toda a gente aqui percebe e muito, apoia e acha normal.
      Cumprimentos
      JR

      Eliminar
    2. A parte dos números, creio que o José Albuquerque mais o Manuel (entre outros) já demonstraram que o teu pessimismo e acusações não têm bases nem razões para existirem, antes uma vontade expressa em bater na gestão desta SAD (LFV pois claro)

      Quanto à sorte de poder pagar a minha casa, digo-te que ela começou a ser construída quando com a bonita idade de 11 anos fui trabalhar para uma oficina onde me punham a acartar pranchas de madeira às costas grande parte do dia. O meu horário de trabalho era da 8H da manhã até às 7H da tarde - sábados incluídos...
      Várias vezes durante a semana ainda fazia "serão" nome que se dava às horas extras que iam desde as 9H até à meia-noite...

      A par desta situação ainda arranjei tempo (não me perguntes como) para estudar uma profissão paralela, que me agarrei até hoje...
      No entanto isso cortou-me a maioria dos meus Domingos que eram passados ou a estudar ou a trabalhar muitas vezes durante toda a noite!

      E foi assim/é assim, que com muito trabalho, muitas dezenas de milhar de quilómetros nos comboios, dormindo no chão, nas estações ao frio durante a madrugada, nos autocarros, mais tarde de automóvel, fazendo "directas" de 2 e 3 dias até hoje, já sem precisar de fiador, que a sorte me ajudou a pagar as minhas casas...

      Claro que a minha solidariedade para aqueles a quem lhes roubaram a sorte de poder trabalhar me faz sofrer, quanto mais não seja porque eu também tenho família e a até tenho filhos em idade de procurar trabalho...

      Trabalho que ainda vai havendo, felizmente. Empregos é que cada vez mais escasseiam...
      O que é preciso ter 'sorte'!

      Eliminar
    3. Enormerrimo Guachos, meu Amigo,

      Mas que grande licao, que tu, devagarinho, acabas de dar aos que quiserem ler este teu comentario. Caramba!

      Tu tinhas de ser Benfiquista ...

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  8. Caro José Albuquerque,

    O valor de 51,5M não é estranho, porque temos que contar com o valor de balanço dos atletas, no caso do Javi 20%, salvo erro, pertencia ao Benfica Stars Fund, ainda temos que deduzir os 5% de compensação aos clubes formadores, não sei se não pagou comissões nas vendas, etc...

    O que é de estranhar é que num em que se apresenta ganhos na venda de atletas de 51,5M o resultado liquido seja negativo em 10M.

    Pelo lado dos custos, penso que a massa salarial não deve ter diminuido, pois apesar das diversas dispensas (David Simão, Miguel Rosa, Roderick, etc...), contratamos diversos jogadores para o nosso plantel (Steven Vitória, Mitrovic, Cortes, Siqueira, Fejsa, Djuricic, Markovic, Sulejmani, etc...).

    O valor das amortizações irá de certeza aumentar, pois os atletas Markovic, Djuricic, e Fejsa não foram propriamente baratos.

    Os custos financeiros serão praticamente os mesmos, pois não conheço qualquer diminuição do passivo oneroso.

    Na parte das receitas conto com o aumento das receitas através dos direitos televisivos recebemos o ano passado 7M da Olivedesportos, este ano com a receita de subscrição da Benfica Tv, mais a publicidade no canal, deverá ser ultrapassado esse valor deduzindo claro os custos de operação.

    Nas outras receitas pela amostra irão diminuir. É muito difícil fazermos outra campanha europeia igual ou superior à da época passada, as assistências tem vindo a diminuir, nas quotas o valor diminuirá certamente pois foi alocado uma percentagem maior ao Benfica Clube( estou 100% de acordo com esta medida).

    Ou seja para apresentar um resultado positivo tenha o SLB de fazer vendas na ordem dos 80M de euros, pois nas vendas deste exercício também estão incluídos outros atletas como o Bruno César, talvez o Nolito não sei a data, e outros por valores residuais.

    É isto que me preocupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Jose, Companheiro homonimo,

      Tens toda a razao ao recorder que o Javi era parcialmente detido pelo BSFundo, o que adicionaria alguma complexidaqde aos calculus, mas nao esquecas que eu apenas usei um exemplo didatico.

      Quanto ao resto do teu comentario, claro que partilho de algumas das tuas interrogacoes (nao a que colocas a proposito das receitas UEFA, uma vez que bastara' a Equipa apurar-se na fase de grupos para ultrapassar os 20ME conquistados nas 2 epocas mais recentes), ainda que me pareces estar a ser pessimista quanto aos resultados da Nossa BTV.

      Neste exercicio que encerrou em 30 de junho, os resultados operacionais foram positivos, os resultados com passes de Atletas foram positivos (o Cash flow, ou o EBTIDA deve ter ultrapassado os 50ME), a soma de ambos deve ter ultrapassado os 10ME (positivos) o que demonstra a solidez da "realidade economica" da exploracao.
      Entretanto, em resultado da debilidade dos Capitais Proprios e da manutencao das politicas de investimento (quer estruturais, quer desportivos), esse "lucro" de mais de 10ME transforma-se num prejuizo simetrico pela remuneracao dos Capitais Alheios investidos nas operacoes.

      Mas, permite-me a pergunta ...:

      1 Tendo um prejuizo annual de 10ME;
      2 Considerando que o Matic e o Enzo e o Salvio (fico-me por estes 3) viram os seus valores de Mercado subir (em apenas 1 ano) em, NO MINIMO, 60ME;
      3 Qual foi o verdadeiro Resultado Liquido do Exercicio?

      Aliviei-te essa tua preocupacao?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  9. Vá lá, agora que perdeu o economista que havia nele, já têm o discurso popular de quem não distingue divida de passivo.
    Assim está mais ao meu nível. Talvez nos possamos vir a entender entre duas minis a falar do frutabol tuga!

    Um dia destes convido-te para a minha mesa, mas tens de me prometer que não te armas em economista. Combinado?

    JR básico

    ResponderEliminar
  10. Gostava só de deixar um comentário generalista-todos nós nascemos com as caracteristicas que Deus ou a Mãe Natureza nos quiseram presentear. Uma delas é a inteligencia, mas outras são a compreensão, a condescendencia, a aceitação do próximo,e a capacidade de não nos pormos num nivel superior a quem quer que seja, que ou por deficiente formação, ou falta de tacto ou limitações intelectuais, não concorda com os nossos pontos de vista, e defende-os com os seus argumentos, válidos ou não.
    Mais ainda, se no seu coração circula sangue encarnado, e a sua Alma é Gloriosa.
    Espero não ter sido moralista, mas a elevação no discurso e no debate são apanagio de uma boa Alma.-))
    Viva o benfica!!

    ResponderEliminar
  11. Já confessei que nesta matéria sou um autêntico leigo, mas porra, por muito tapado que se seja, só uma mente de índole "bastarda" não consegue entender o raciocínio do Zé Albuquerque.

    Arre burro!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.