sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CORRUPTOS, FUTEBOL, FILOSOFIA E LAGARTOS!

Por Mathayus

Hoje e para desmistificar a preconceituosa  ideia do « primitivismo e selvajaria » do mundo do futebol e da noção tremendamente exagerada, de que perante um  écran de televisão ou as bancadas de um estádio, todos nos transformamos em verdadeiros bárbaros...
Para obstar e impedir que as nossas mulheres, não nos impeçam erradamente de usufruir do nosso atractivo ADN de «javardolas» e de despejar umas quantas «jolas», enquanto insultamos a mãezinha do televisor, deixamos cair no chão metade dos tremoços... e nos arrancam das mãos a lata de spray para pintar a família de vermelho, porque nos pareceu bem!

Decidi, elevar a nobre arte, ao Panteão da elevação e excelência cultural que sempre mereceu e dissertar sobre algumas das personagens, ocorrências e mistérios que ensombram o desporto português

Assim e depois de ponderar arduamente, qual o melhor caminho para alcançar semelhante desiderato... pensei, filosofia... filosofar sobre futebol e coisas... e senti que essa era uma solução palpitante, jeitosa e suficientemente convincente.
É sempre elegante fingirmos que temos alguma parcimónia no modo de agir e pensar... e sugerir subtilmente ao sexo oposto que somos uns cavalheiros e que só não lhes abrimos a porta do carro... porque elas estão demasiado longe!

Virei – me então, imediatamente para a questão da « suinologia » e pensei... de onde vieram afinal os porcos? Quem os gerou? Já nasceram cadastrados?

A segunda imagem, que me surgiu então na cabeça (a primeira e deprimente, foi a de dois porcos algemados a abraçarem - se ...  e isso não interessa agora) foi o célebre caso 1994, a penhora da retrete da cabina do árbitro no estádio das Antas.

Será? Pensei em voz alta,  mas, seria possível que Rousseau, estivesse errado... ele que sempre disse que « o homem nasce bom e a sociedade é que o corrompe »... ora no caso suíno, se estes já nasceram uma verdadeira « aberração » e nunca foram bons, realmente poderiam ter tido como ascendente directo o dito WC do árbitro. De repente a analogia surge... WC do curral, WC de Alvalade... gémeos?

Adiante e de repente, a reflexão leva – me até Gepeto, pai de Pinóquio... a hipótese é tentadora, teria Gepeto metido o nariz onde não devia e originado os porcinos? A facilidade com que teimam em rodear e evitar as leis e a « cara de pau » com que mentem... estaria talvez explicada?

As  frases, começam a saltar e a contorcer – se na minha cabeça, enquanto Dom Porcoleone dança o «Oppan Gangnam Style»!

«Estar sempre a falar de árbitros é ridículo e estúpido, mas como há muitos estúpidos vamos continuar a falar disso».

«O senhor Soares Dias não tem condições para apitar. Sendo honesto, não sabe, não tem competência para apitar o fc porto. Ele deve abandonar a arbitragem e se não o fizer, não pode apitar mais o fc porto».

«A mentira para já, é a única coisa que não paga IVA. Para ver um jogo da selecção nacional o adepto paga 23% de IVA, mas para comprar um filme pornográfico, paga somente 6%».

«Quando dizemos que os nossos jogadores saem pela cláusula, só saem pela cláusula...Quanto ao Lucho, queremos renovar pois é património do fc porto....».

«Lucho ruma ao Qatar a troco de 4.5 milhões de euros».

Entretanto e face ás últimsa citações, filosofemos um pouco mais... para Heráclito, nós não podemos fazer duas vezes a mesma coisa, uma vez que tudo está em contínua transformação...
Todavia, o pobre pensador, desconhecia que... com Luchos e Otamendis com cláusulas de rescisão de 30 milhões... nem a sabedoria da antiguidade clássica se « safa »,  pois as mentiras repetem - se e o gosto por visionar previamente a « fruta » em filmes com 6% de IVA permanece sempre igual!

«O fc porto acaba de informar a CMVM que chegou a um acordo definitivo para a cedência, a título definitivo, dos direitos desportivos de Otamendi, por um valor de 12 milhões. A verba informam, pode atingir os 15 milhões».

Atenção, é neste momento e porque nós Benfiquistas somos pessoas extremamente caridosas, que divulgo, um facto extraordinário ( só pelo prazer de demonstrar que os « focinhos de tomada » nem a deturpação da verdade... conseguem fazer com classe!
Existe na história mundial uma distinta e controversa personagem de nacionalidade alemã, o Barão de  Von Munchhausen, que serviu como mercenário no exército russo e conseguiu transcender com enorme beleza e intensidade, as  mentiras suínas, num livro que um bibliotecário de então escreveu de forma sublime e apaixonante, relatando os seus contos delirantes:

«Descreveu então, como de regresso aos campos de batalha... se livrara de um pântano onde caíra puxando a si mesmo pelos cabelos. Ou noutra peripécia, como se salvou da morte cavalgando as balas de canhão disparadas pelo inimigo. Sendo que entre uma aventura e outra, ainda encontrou tempo para ir à lua duas vezes»!!

Talvez por esta e por outras... até Paulo Fonseca se perdeu de si próprio e estará a preparar – se para jogar com o Nápoles em Bodenwerder, terra natal do barão... com um relógio atrasado três minutos, com três jogadores mal inscritos e representando um clube fundado em 1893... mas com símbolo original (uma bola azul que parece daquela modalidade que curiosamente extinguiram) datado segundo os próprios de... 1906!

Mas deixemos os contos do curral perdido e centremos –nos no maior filósofo da actualidade... Bruno de Carvalho, o célebre autor da frase:

«É importante os nossos adversários começarem a dar mais um bocado de luta»!!!

A sua clarividência, permitiu superar no presente, os feitos do passado. Anteriormente tinham ficado a «arder» na Luz e decidiram pegar fogo ao estádio... agora, evoluíram e depois de levar com a cobertura... resolveram levar duas placas para casa.
E neste enquadramento, que os «sapos» e o seu mítico WC, fazem jus à famosa alegoria da caverna de Platão:

Se... «O  mundo real é a caverna, como poderiam sair da ilusão se não sabem que vivem nela»!

Agora e para complementar a ousadia de tal visão, segue – se... uma pequena recolha de títulos da imprensa portuguesa para a montagem desse mundo paralelo e ilusório... onde a equipas de sapos « Cocas » reina, dá cartas e é apenas a melhor do universo:

«Willian Carvallho cobiçado por Barcelona e Real Madrid/Wilian Carvalho não sai da vista do Manchester United/Montero pode ter a mesma qualidade de Jardel Ou Liedson/Adrien Silva é um jogador enorme/André Martins: O novo talento de Alvalade/Jefferson na lista do Sevilha/ Marcos Rojo volta ao radar do Nápoles/Manchester United quer Maurício para a próxima temporada/ Barcelona e Real à volta de Patrício/ Ingleses reenviam Capel para a órbita do Liverpool...».

E pronto, para dar novamente um ar de cultura à nobre arte futebolística, lembremos que Friedich Nietzsche estaria certamente a pensar nos « lagartos » quando proferiu a seguinte frase:

«Chamo mentira o não querer ver alguma coisa que se vê, o não querer ver algo tal como se vê... a mentira mais frequente é aquela que se conta para si mesmo; mentir para os outros é relativamente a excepção»!
Por último, e antes de lavrar a sentença filosófica dos Antis, observemos como conseguem ser tão miseravelmente « poucochinhos », desde, que tiveram a triste ideia de infectar o Benfiquismo, com o vírus da mentira, da difamação e da indigência intelectual... até aos tempos actuais:

«O Senhor Vieira disse que no final do mês, os adeptos saberiam da opção que o Benfica tomaria em relação aos direitos televisivos, e se hoje é dia 23 de Abril de 2012 – dois meses depois, portanto - sou forçado a concluir que o Famigerado Cortês  Garboso Sacrificial Defensor Altruísta Pneumático Senhor Presidente do Benfica mentiu».

«Alegar que a Gala não se realiza por o clube estar a passar pelo “ momento de pesar e luto que vivemos pela morte de Eusébio da Silva Ferreira “ é cair no mais fácil populismo e a mais fácil demagogia muito próprias desta Direcção, e que têm na figura inenarrável de Pedro Guerra na Benfica TV, o seu expoente máximo».

«Essa decisão é exclusivamente de Jorge Jesus, o líder da equipa... não só Jardel não estava apto para jogar, como foi um desrespeito pela sua integridade física não o retirar imediatamente de campo... Nenhum médico no seu perfeito juízo dava como “apto “ alguém com a testa aberta desta forma».

Assim e perante semelhantes personagens, capazes de não conseguir vislumbrar o médico do Benfica no banco e de ficar tão loucamente amarguradas pelas vitórias do glorioso... fica o excelente e apropriado remoque de Bertrand Russel, para seres hediondos de carácter e dotados de moral mais do que questionável:

«A estupidez coloca – se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca – se na retaguarda para ver»!

17 comentários:

  1. Caro Mathayus,
    Fui investigar e descobri de onde vêm as comparações do Bruma com o Markovic pelo Rascord assim como de meia equipa do 7ª classificado da época passada e que desde o ano passado já foi eliminado de todas as competições que disputava, ser disputada pelos maiores clubes da Europa:

    http://economico.sapo.pt/noticias/cofina-implementa-lei-seca-para-todos-os-trabalhadores_187958.html

    Resta saber se foi o Soares Franco que abriu a garrafeira para o scotch ou o Sousa Cintra com uns barris de cerveja homónima.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é Bruma é o Mané. É que eles são tantos e tão bons e ficam tanto tempo no 7porting Lissabon que fica difícil diferenciar entre o Angulo, o Purovic, o Schaars, o Rinaudo e o Mané Bruma.

      Eliminar
    2. Caro aguia2imperial,

      Realmente é inacreditável, desconhecia esse facto... o que se passará naqueles corredores, para ser necessário chegar a tal lei!

      Agora posso compreender melhor a distinta burrice, incompetência e parcialidade com que escrevem.

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Brutal.
    Mas desconfio que as questões filosóficas não estejam ao alcance de nenhum dos visados.Só um neurónio não dá para muito.
    Abraço
    Henrique Cordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Henrique Cordeiro, obrigado... e como referes também não acredito que esteja ao alcance dos visados ( é mesmo só para os irritar e nos divertir ).

      Abraço.


      Eliminar
  3. Excelente texto. Agora espero que heraclito tenha razao,assim como e impossivel banharmo-nos duas vezes no mesmo rio. Espero que tambem seja imposivel passarmos novamente pelo pesadelo do ano passado.
    Temos que nos manter atentos e nao nos podemos desviar um unico centimetro da estrategia inicial.isto porque na comunicacao social afecta aos suinos e lagartos esta novamente a surgir e a sugerir a ideia de que o Benfica tem que Ganhar tudo. Jogar sempre com o melhor onze,e com toda a certeza nao demora muito que nao estejam a exigir o chamado rolo compressor com o intuito de desgastar a equipa. Esta estrategia ja funcionou no passado. Espero bem que no Benfica tenham aprendido a licao e nao se deixem condicionar por estrategias excteriores ao clube.
    O Benfica como grande clube nao pode por os ovos todos no mesmo cesto mas que nao esqueca que este ano o campeonato e OBRIGATORIO sob pena de entrar- mos numa espiral destrutiva com consequencias irreparaveis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro carlos palma, fico grato pelo elogio.

      De resto, plena concordância com o que afirma e também com as suas preocupações...

      Ainda falta muito caminho a percorrer e pelo menos os perigos, que menciona derivados da pressão dos media, temos obrigação de os evitar... dada a experiência entretanto adquirida.

      Agora, se é realmente fundamental ganhar este campeonato.. temos de esperar que outra vez tal como teve de ser com a equipa dos « Di Marias, Ramires, etc »... sejamos de tal forma melhores e superiores, que consigamos superar os Proenças e Hugos deste mundo!

      Ganhar aos suínos na Luz, marca já e de qualquer forma o projecto de um Benfica consistentemente vencedor que se adivinha e que tem de passar a ser hábito.

      Eliminar
  4. Bona Note!!
    Sobre palecos não faço comentários hoje.
    Se a politica é arte da mentira!!
    O futebol é a arte da corrupção e afins!!
    Mas o que não é mentira é que os cães continuam a ladrar e a caravana lá vai calmamente em direcção ao objectivo final.
    O curioso é que quanto mais coisas inventam para ladrar,melhor está a equipa!!!
    Que grande ironia,desconfio que brevemente vamos assistir a um suicidio colectivo.
    Sem mais até á vitória final.
    Cumprimentos!!
    PS:....Parabéms pelo texto,que é prova de que a fina ironia não é só apanágio da Porcina e do Corleone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Reus, bons olhos o vejam, porque aprecio sobremaneira os seus comentários e... sem o seu bom humor e escrita « afiada », sinto o tasco do Guachos mais pobre e vazio.

      E claro, agradeço o elogio.

      Eliminar
  5. Excelente texto, aliás como habitual, muito bem construído e com muito boas referências culturais. Apreciei particularmente da referência ao "pai" do Síndrome de Munchausen, e ao evidente paralelismo dos sofredores desde Síndrome com a forma doente como os corruptos, através da aldrabice, distorção e mentira, procuram chamar a atenção sobre si mesmos. Quanto à ironia, caro Réus, ao contrário da existente neste excelente texto, ao do suíno peidoso nunca foi "fina"! Simplesmente, sempre teve uma trupe de lambe-cus a fazer vénia a todas as alarvidades que sempre saíram daquele cano de esgoto a que chamam "boca", alimentando o Síndrome até à exaustão. Como diz Bertrand Russel, citado exemplarmente pelo Mathayus, "A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver"... Embora eu perceba o alcance da sua frase...

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro RM, não posso de deixar de agradecer o elogio... vindo de quem sempre enriquece o Blog com óptimos e assertivos comentários.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  6. Excelente amigo Mathayus. É um prazer contar com a tua colaboração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo,, é uma honra que me permites e que te agradeço vivamente.

      Eliminar
  7. Enormerrimo Mathayus, Companheiro,

    Belissimo texto, mais um e como sempre, com o qual continuas a consolidar um estilo inconfundivel, a divertir-nos, a educar-nos e a fazer-nos pensar: Obrigado, Companheiro.

    Sem pretender fazer uma qualquer sintese do que escreveste (haveria de desperdicar muita coisa boa), nao deixo de confessar o misto de horror e riso que me causaram as 3 barbaridades "talibanianas" que selecionaste na parte final, enquanto continuo a lamentar que pessoas inteligentes (quaisquer que sejam) permitam que odios pessoais abstrusos, invejas mesquinhas e uma autoestima manifestamente exagerada, perturbem os seus raciocinios e os empurrem para a mentira deslavada, a demagogia descarada e a burrice confessada ... phod@-se!

    Agora e se me perdoas, duas linhas para dois "off topic":
    1 o primeiro para vos dar conta de como o Clube esteve sempre bem presente nas cerimonias funebres do Nosso Monstro Sagrado; podem sentir-se apropriadamente Orgulhosos;
    2 e o segundo porque a SAD publicou (ontem) as "Contas" do primeiro semestre (julho a dezembro de 2013), que podem consultar no sitio da CMVM e sobre o qual vou escrever o mais rapido possivel.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e estimado amigo José Albuquerque,

      Grato pelos elogios e pela atenção dispensada e também simultaneamente ansioso e algo optimista... com a próxima análise das « contas » que irás realizar...

      Que a qualidade e a clareza com que nos apresentas e simplificas as mesmas... se alie a notícias de « bons ventos » e melhor rumo da nossa SAD.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.