sábado, 8 de fevereiro de 2014

No Derby quem (é) está melhor normalmente ganha...

Em semana de Benfica-Sporting aparecem sempre as teorias de que, quem está melhor normalmente perde, que não há favoritos e outras tretas do género. Claro que as estatísticas desmentem tudo isso mas é uma ideia que continua a vender muito papel e dá azo a um bonito folclore...

Estranhamente, ou talvez não, nesta semana ainda não vi em lado nenhum o reforçar desta teoria macaca...
Mas acho que já percebi porquê...
Vejamos; se até agora, nos últimos 7/8 meses anda todo o mundo a vender a ideia que a melhor equipa em Portugal tem sido o Sporting. Se nos últimos 7/8 meses, andam a vender a ideia que o Benfica pratica um futebol pobre, com inúmeros problemas, agravados com a saída do seu melhor jogador neste mercado de inverno, como raio vão de repente inventar que afinal quem tem estado mal são os lagartos? 

Não fora isso e o seu segundo lugar seria muito bem explorado para demonstrar que a velha e sempre (até agora) debatida teoria, teria mais uma vez, todas as probabilidades de vir a acontecer. O pior (para os devotos da teoria) é que quem segue em segundo lugar é quem todos dizem que está melhor, segundo uma ideia mil vezes falada e debatida nos ultimos 7/8 e não dava nada jeito mudar tudo em apenas uma semana! Uma chatice...

Teorias à parte...

Este é um jogo carregado de mística, com um peso muito grande na história do futebol português, um clássico - um derby com mais de cem anos. E isso pesa muito. Não é um jogo qualquer e mexe com as emoções de todo o pais futebolístico. É o jogo que nenhum benfiquista ou sportinguista quer perder e é sempre um jogo de alto risco.

Na Luz, o Benfica encontrará um adversário que trará consigo o peso da tal tradição centenária, um adversário que tem qualidade, fresco, com fome de competição e que estará com os níveis de motivação no máximo, apostado em fazer deste jogo, o jogo da época. Contudo...

Os lagartos já atingiram o pico da sua forma enquanto o Benfica tem dado bons indícios de caminhar para o a tingir...
O Benfica joga em casa, perante o seu publico, é muito melhor equipa, tem muito melhores jogadores, tem muito melhor treinador, está em clara em subida de forma e tem todas as condições para ganhar.

Se o Benfica jogar contra os lagartos com a mesma intensidade e atitude que jogou na Luz, contra os corruptos, ganhará o jogo com grande tranquilidade. Contudo...
Se entrar convencido que o adversário não merece esse respeito, encarando o jogo como se fosse apenas mais um, ficará mais perto de o perder ou empatar.

Se o Benfica vai jogar com Cardozo e Rodrigo ou Rodrigo e Lima é (quase) indiferente, tal a diferença de qualidade entre as duas equipas. Nunca me meto (porque não percebo nada do assunto) nas questões tácticas, e para mim até podem jogar onze defesas, onze avançados ou onze médios...no papel.
Lá dentro - o que conta mesmo é a qualidade, a classe, a dinâmica, a disciplina, a inteligência e a vontade dos jogadores. 

Muito cuidado com os lagartos, que ao contrario dos últimos largos anos, têm um treinador competente, que apesar de ser o homem que mais mais fala de arbitragens em Portugal, consegue afirmar amiúde, com aquela cara de pau que Deus lhe deu, que não gosta de falar dos árbitros! Um caso raro de pouca vergonha...
Dá-me arrepios olhar para aquele olhar 'vazio' de emoções e até tenho alguma admiração pela coragem de Bruno Carvalho...
Fonix!

13 comentários:

  1. Enormerrimo Guachos, Amigo e Companheiro,

    Muito bem visto!
    Eu nao tinha pensado no caso, mas tu tens 100% de razao: nos ultimos anos essa "teoria do mais fraco, mais forte" (hahaha) tem sido o principal "argumento" com o qual a merdia tem tentado vender mais papel na vespera dos "derby", ... enquanto este ano e depois do "andor" em que levam a osgalhada, ja' a coisa seria demasiado escandalosa, pela obvia incoerencia.

    Ha' mais de 30 anos que a merdia foi, progressivamente, tomada por toda a corja de anti Benfiquistas (andruptos e osgas), a ponto de Nos interrogarmos como e' possivel, sendo Nos maioritarios, terem como que "desaparecido" os jornalistas e comentadores assumidamente Benfiquistas.
    Todos sabemos que um Benfiquismo declarado so' e' prejudicial a este tipo de carreiras e todos compreendemos a razao.
    Tambem passa por esta questao a "Estrategia de Comunicacao" do Clube e ... da propria BTV, pelo que me nao repugna absolutamente nada que a Nossa BTV (no seu canal "de Mercado") tenha como primeiro objetivo a conquista de uma credibilidade inquestionavel, sem que isso implique uma alegoria de "isencao".

    Quanto ao desafio de amanha, tambem concordo contigo: temos Equipa para vencer a partida com toda a clareza, a menos que o BOI discorde, ou que a Equipa fique a dever futebol a si propria.

    Eu estou absolutamente confiante (como sempre, hahaha) na Nossa Vitoria.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo e estimado amigo Guachos,

    Penso, que nos aproximamos de uma nova era gloriosa e é tempo de começarmos a intimidar os adversários com umas goleadas bem aplicadas... num retorno ao mítico inferno da Luz.

    Imaginei, este cenário com os suínos... e apenas os toureamos com duas bandarilhas no lombo...

    Pois espero que seja agora, que as osgas recebam o devido e tão merecido tratamento!

    P.S: Apreciei bastante as declarações de Bruno de Carvalho, em que refere que: « alianças só no dedo e com a minha mulher »...
    Provou, que é um homem de coragem... ao afirmar isto... com Leonardo Jardim no banco!

    ResponderEliminar
  3. Não admito uma derrota, nem sequer empate, do Benfica perante a lagartagem. No entanto já estou doente e ainda faltam 24 horas...ser Benfiquista é uma honra, mas é também uma doença!

    ResponderEliminar
  4. Os benfiquistas não podem nunca "embandeirar em arco" - um cliché tipicamente futeboleiro e saloio - sob pena de continuarem a sofrer. A humildade é sempre a melhor arma de defesa dos inteligentes pelo que exigir o que quer que seja aos outros acho de uma arrogância que, como qualquer outra arrogância, nunca augura nada de bom.

    Exigir só o podemos fazer a nós próprios. pois somos apenas donos do nosso próprio destino. Nunca do destino dos outros.

    Esperamos que a equipa faça o melhor que pode e sabe e sendo assim estou confiante. Confio 100% em quem dirige a equipa. Apenas isso.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  5. Manuel nao acrescentaria nada ao seu comentario,100% de acordo,ate porque vamos jogar contra o Sporting. E nos sabemos a forma agresiva com que eles abordam os jogos contra o Benfica. Tambem espero que o arbitro nao os deixe ir para la das regras,que seja um bom jogo e que o Benfica ganhe de forma incontestavel.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Só peço que o glorioso faça aos lagartos exactamente o mesmo que o liverpool fez ao arsenal hoje, para acabar de vez com as peneiras...

    ResponderEliminar
  7. Esta vergonha e incentivo mais ou menos declarado à « pirataria » está no jornal Rascord... por mim, eram de imediato processados!


    « A importância do dérbi de hoje não é suficiente para levar os adeptos leoninos a subscrever o canal do rival. Há várias formas de ver o encontro... sem pagar... »:.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo.so espero e que a BTV resposabilize estes... no local correto que e o tribunal. Sem duvida que ha materia suficiente para que sejam responsabilizados pelo incentivo a pirataria e ate de ajuda ha mesma

      Eliminar
  8. Num derby, normalmente, tem que ganhar o Glorioso.
    ..................................

    Realmente, este récócó é uma fossa onde vazam as retretes de alvalamerda

    ResponderEliminar
  9. Vamos é ao essencial...vamos é jogar para ganhar, para não suceder o mesmo como habitualmente sucede quando jogamos com equipas como o gil, arouca, belem....
    Carrega Benfica!!!!!!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.