quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Politica ou … coincidências ?

Por José Albuquerque

Tenho lido em alguns dos Nossos melhores blogues, referências ao problema criado pelo crac na Taça da Liga, recomendando que o Benfica trate a questão como se, também, fosse sua. Casos há em que, inclusive, esses Companheiros sugerem que actos solidários do Benfica com a osgalhada nesta novela poderiam espoletar uma, no seu entender, desejável aproximação entre os dois clubes.
Num outro registo, mas ainda sobre esta questão da Taça da Liga, a Enormíssima Leonor Pinhão aflorou o problema da forma lúcida que a caracteriza, afirmando que ou o crac consegue vencer uma edição desta prova, ou … ela tem de ser extinta! 

Humildemente, eu não considero este imbróglio suficientemente importante para que o Clube nele se envolva directamente, tal como sou frontalmente contra qualquer “politica de alianças” que envolva a osgalhada e mesmo que o objectivo fosse a erradicação do POLVO.
Quem está habituado a ler o que por aqui escrevo, sabe com exactidão quais são os caminhos, ou as “batalhas” em que eu confio para chegarmos a esse objectivo patriótico de libertar a Verdade Desportiva da imundície em que o “Des porto” nacional medra há já mais de três décadas: todas elas passam exclusivamente pelas Nossas escolhas, opções e trabalho, ainda que eu admita que esta “luta” possa e deva, ser apoiada pelo maior número possível de outros clubes, tal não sugere, nem carece, o estabelecimento de qualquer tipo de “aliança”.

Para conseguirmos um raciocínio estruturado, lógico e eficaz sobre esta polémica forjada (e/ou forçada), sugiro que façamos apelo ao passado, que o recordemos e … reconheçamos que o crac tem uma “relação difícil”, no mínimo, com esta prova.
Desde o seu início que o crac a “despreza”, a menoriza e a disputa entre episódios ambivalentes, ora competindo com equipas “de segunda”, ora nela festejando vitórias como se da Champions se tratasse e sempre demonstrando, entre dentes, uma indisfarçável inveja pelas 4 conquistas consecutivas do Glorioso.

Perante este quadro, será possível admitir que estes dois incumprimentos dos regulamentos, em épocas sucessivas, não passem de “coincidências”, ou “erros da estrutura”?
Não me parece e olhem que eu não sou uma pessoa especialmente desconfiada, hahaha.

Façam o exercício de memória e revejam o “filme” destas 6 edições da prova:
1 uma prova que começou com uma deficiente “gestão do plantel” no alvalixo e com a osgalhada a perder a final para os “chocos”;
2 quatro sucessos consecutivos do Glorioso, um dos quais numa final, no Algarve, que o crac disputou com uma “superequipa” (9 + o bruto alto + o meio reles + o BOI sousa + os três cabrestos daquele BOI) e da qual saiu copiosamente batido; e, finalmente,
3 mais uma final clamorosamente perdida com os “pedreiros”, por mais que o BOI de serviço tentasse garantir-lhes o resultado.

Podemos cometer quase qualquer erro, menos o de subestimar o D. Cor(no)leone, que de parvo não tem nada!
A Taça da Liga nunca foi do agrado do D. Cor(no)leone e pela razão simples que ele dela não necessitava. A competição foi criada para ajudar (economicamente) os clubes pequenos e o D. Cor(no)leone gosta mais quando esses clubes lhe pedem ajudas a ele próprio. Tudo começou quando ainda era incontestável a liderança do crac em todas as modalidades em que, com o apoio de um “xistrema”, ele competia e, assim, só podia ser uma “nova frente” para o contestar. Tudo começou quando o crac ainda patenteava bastante solidez financeira …

Foram passando as épocas e … as cores escuras foram escurecendo até ao mais preto dos negros.
O crac ganhou uma expressiva “mala pata” com esta prova, a um ponto tal que os próprios andruptos já suportam mal novos insucessos.
A situação económica e financeira do crac degradou-se muito, a ponto de se ter reduzido a quase zero o outrora imenso exército dos “emprestados” e, agora, a ponto de já haver necessidade de “fundir” o plantel entre as equipas A e B.
E o D. Cor(no)leone continua a não se conseguir “livrar” nem da prova, nem da sucessão de derrotas nela averbadas.

Humildemente, eu acredito que o D. Cor(no)leone quer “cortar o mal pela raiz” e livrar o crac desta competição sustentadamente. Para isso, ele necessita de um argumento ponderoso …
Que melhor argumento poderia ser-lhe oferecido do que ver o crac excluído com base num (discutível) incumprimento regulamentar, fosse ele de 15 minutos ou de quase 3, como nestas duas épocas?
Que melhor resposta haveria – parece que o estou a ver, num discurso “inflamado” e bem regionalista, em caso de uma tal penalização regulamentar, do que assegurar aos andruptos que o crac na Taça da Liga … “jamé”?
Especialmente quando o D. Cor(no)leone sabe que já não vai a tempo (ai os anos, que já lhe faltam) de superar as 4 conquistas sucessivas do Glorioso e, concomitantemente, que um tal compromisso poderia ser facilmente revertido pelo seu sucessor.

Resumindo, Companheiros:
. quase como disse a Enormíssima Leonor, para quem ou o crac a conquista, ou acaba a Taça da Liga, eu acredito que o D. Cor(no)leone anda a tentar provocar os (péssimos) regulamentos, numa busca, que prevejo incessante, de um “argumento” que possa justificar a bomba que permitiria ao crac “ver-se livre” da prova por alguns anos; e
. que ninguém fique surpreendido no caso de, seja nesta próxima meia final, seja no ano que vem, o crac voltar a “infringir aparentemente” os regulamentos da prova (regulamentos incompetentemente feitos por competentes, ou competentemente elaborados por incompetentes, ou uma qualquer combinação das duas hipóteses anteriores), ainda e sempre na busca de serem excluídos de uma prova que, ainda, continua a não lhes interessar, apesar de a quererem vencer.

E quanto a possíveis “alianças” com a osgalhada, nem me falem de tal coisa!
Gostaria muito de os ver ficar em segundo lugar nesta Liga (apesar de permanecer convicto de que não vão poder disputar nenhuma prova da UEFA, por incumprimento do FPF), vou “torcer” por eles na jornada em que recebem os andruptos no alvalixo, desejo, sinceramente, que aproveitem este absurdo “perdão de juros e de divida” a ponto de conseguirem manter uma equipa competitiva, mas … ficamo-nos por esses pontos, que eu não esqueço que 99% dos adeptos do ChportAng Millennium do espirito santo são osgas primariamente anti Benfiquistas.

Mas, podem perguntar-me, o Maior Clube do Mundo pode permitir-se assistir a sucessivas “danças com regulamentos” sem fazer ouvir a sua voz e afirmar uma posição de liderança?
Pode, Companheiros!

No meio desta coisa espúria em que o POLVO transformou o “futeluso”, o Nosso Clube tem de ser muito competente, muito eficiente e muito eficaz, mantendo 100% dos recursos e esforços concentrados no crescimento e no desenvolvimento, económicos e desportivos, do Glorioso e do Nosso Grupo Empresarial.
Quem é obrigado a percorrer um lamaçal, tem de manter-se concentrado no caminho para de lá sair, em vez perder tempo a sacudir algum salpico.

Viva o Benfica!    
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mário Coluna partiu...      

O Capitão de Portugal, como alguém lhe chamou, foi para uma vida melhor. Partiu tão discretamente como discreta foi a sua vida na terra.
Um exemplo para todos - no passado, no presente e no futuro.

Será no Céu, lado a lado com Eusébio, o seu protegido de sempre, que partira um pouco antes para melhor lhe preparar o eterno descanso, que assistirá ao 33º titulo, um dos muitos que ajudou a conquistar.

Obrigado por tudo senhor Mário.               

20 comentários:

  1. Caro amigo Guachos mais uma vez a chamar os bois pelo nome , quanto a alianças com os osgas jamais nunca em tempo algum já o disse e torno a repetir os lagartos são animais muito traiçoeiros ferram pela calada.
    Quanto há morte do nosso grande Mário Coluna foi grande pena para mim que ele partiu , mas o seu amor pelo nosso Benfica e o seu grande legado vai ficar para sempre nos corações de todos os Benfiquistas que descanse em paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Águia, o autor do post é o enorme Albuquerque...
      Apenas a parte que fala do grande Capitão, infelizmente desaparecido, me diz respeito, ainda que tenha a certeza que o companheiro José concordará com a pequena homenagem que lhe faço/fazemos...

      Eliminar
  2. Caro José,

    para mim é uma falácia esse paradigma da saída do lamaçal "com 100% dos recursos e esforços concentrados no crescimento e no desenvolvimento, económicos e desportivos, do Glorioso e do Nosso Grupo Empresarial." sem se abordar seriamente as estruturas do futebol português.

    É evidente que nos últimos anos a força desportiva do Benfica não se viu refletido em títulos e trofeus, não por falta de qualidade em campo, mas sim por razões externas ao Clube, para as quais a Direção não se pode alhear.

    "O Maior Clube do Mundo pode permitir-se assistir a sucessivas “danças com regulamentos” sem fazer ouvir a sua voz e afirmar uma posição de liderança?" Pode, mas não deve!
    Uma vez que é parte interessada (e a que mais tem sido prejudicada) não deve deixar de acompanhar devidamente todos os atos, posturas e estados de alma daqueles que têm poder de influenciar diretamente a verdade desportiva nos campos, nomeadamente os que atuam na área da arbitragem, de justiça desportiva e comercial (direitos televisivos) da FPF e da Liga.
    Sem isto e sem verdadeira responsabilização das decisões que são tomadas é uma ilusão sair-se do lamaçal. Sozinho ou com outros clubes, essa responsabilização é fundamental para haver maior equilíbrio, coerência e justiça na forma todos como os clubes são tratados sempre que estão em causa interesses do fcp, do Joaquim e do Mendes.

    A médio e longo prazo o sucesso financeiro deriva do sucesso desportivo.

    Força Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meus caros, ambos têm razão mas acho que ambos estão ligeiramente errados (hahahah)...
      O Benfica de Vieira, jamais, estou certo, renunciou a fazer ouvir a sua voz. Umas vezes bem, muitas vezes mal, LFV sempre tentou levar a água ao seu moinho.
      O que se passa - estou plenamente convicto e seria muito mau que assim não fosse, é que, agora, trabalha melhor nos bastidores e menos para a plateia. Espero, desejo e acredito que assim seja.
      De outra forma não encontraria explicações para os muitos acontecimentos em marcha...os que se vão vendo e os que mais se adivinham...
      Noutro dia, alertado por um amigo, fui ouvir o que António Oliveira disse, num daqueles programas da treta, e o homem estava em pânico, temendo pelo futuro dos corruptos...
      Porra, os corruptos estão desesperados e não é apenas por causa de um campeonato. Nem pensem!
      É algo muito mais profundo.

      Eliminar
    2. Tb vi... o tó oliveirinha disse mesmo que isto é apenas o começo e que as coisas vão ainda piorar mt mais para aquelas bandas... agarrou-se ao relultado do Benfica guimarães como se de um balão de oxigénio se tratasse...

      Eliminar
  3. Caro Guacho as homenagens que faremos aos grandes jogadores do grande Benfica como Eusébio , Coluna ,J.Augusto, Simões ,José Águas , ao bom Gigante Torres e muitos outros que envergaram a camisola do nosso Glorioso com muito orgulho e respeito nunca serão demais.
    Já agora as minhas desculpas ao companheiro Albuquerque e parabéns pelo seu excelente post , um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Excelente post embora não concorde consigo em alguns pontos. Tanto o caso dos 3 min como o das 70 horas não me parecem intencionais mas sim integrados na classificação de "bacoco" dada recentemente pelo presidente do sporting ao fócuporco...

    Aliás, os 3 min poderiam acontecer a qq clube pelo que, não me parece que o Benfica pudesse fazer pressão sem cair no ridículo... A verdade é que foram intencionais e por isso "dolodos"... muito pior já tinham feito na jornada anterior, dessa vez c/ a prestimosa colaboração do apintador de serviço, atrasando o jogo em 20 min c/ a desculpa da chuva, o suficiente para saberem que tinham de marcar 4 golos (contra os 3 marcados pelo sporting) e jogarem o último jogo c/ 1 golo de vantagem... neste caso o sporting nada podia fazer mas deu conta da marosca e agarrou-se aos 3 min com a moral dos 20 min...

    E porque é que o recurso do sprorting não foi aceite pelo bacoco da disciplina? porque o fócuporco não pode prescindir da receita de mais um jogo com o Benfica...

    De facto, ao fócuporco a Taça da Liga só atrapalha... expõe a suas carências de plantel e não permite o repouso da amarelinha denunciada por Fernando Mendes e Casagrande...

    Relativamente à história da Taça da Liga, não podemos esquecer o papel relevante do 1º patrocinador, a Carlsberg, que ao ver o Benfica ridiculamente prejudicado e impedido de chegar à final na 1ª edição pelos agentes arbitrais do costume, e vendo que estava a gastar dinheiro para o boneco, fez uma exigência inteligente e muito simples - as actuações dos árbitros nos jogos da Taça da Liga não podiam contar para as classificações finais dos árbitros...asim, pela 1ª vez em 35 anos tivemos uma competição de futebol LIMPA em Portugal!

    É por isso que nos devemos orgulhar das Taças da Liga conquistadas porque, dada a sua limpeza, valem mais do que todas as outras com petições... e continuar a perguntar - Quanto é que vale uma taça ganha de forma limpa?

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo e estimado amigo José Albuquerque,

    Primordialmente registo o meu apreço por mais um óptimo e reflexivo texto sobre a actualidade desportiva, a Taça da Liga, os caminhos tortuosos das mentes suínas e as sempre perigosas alianças.

    Em segundo lugar, manifesto que também não sou adepto de quaisquer pactos com sapos...

    Mais vale só... que mal acompanhado e que quando se estabelece um pacto com outrem... é porque necessariamente ou nos faz falta algo que a outra parte detêm ou... apenas porque não reunimos em nós a força suficiente ( o que não é o caso ).

    Para além disso, o anti- Benfiquismo primário dos sapos e um passado impróprio que também engloba o record mundial de penaltys de Jardel... demoraria apenas dias ou semanas a manifestar - se e a culminar na ruptura da aliança ( sem falar que o Bruninho já disse que alianças só no dedo da mulher... e o Jardim concordou plenamente ).

    De resto e se compreendo que o nosso foco e esforço principal tem de ser o nosso crescimento económico e desportivo e também que neste caso particular ( eles que se entendam que nós já lá estamos )!

    Temo, que a um nível global, não nos podemos « desligar », descuidar ou alhear das batalhas « intestinas » pelos centros decisórios e do poder do futebol em Portugal... sob pena, de nos darem uma « nozada » de tal ordem que nem todos os Markovics deste mundo nos salvam...

    Tenho bem presente... na vitória por 2 - 0 contra os suínos, a mesma jogada tipo... que nos levou dois campeonatos anteriores ( em cima do intervalo... o homem dos Martinis, esteve prestes a servir - nos mais uma banhada com um fora de jogo gigantesco ).

    Os centros do poder onde... servem estes Martinis, são os mesmos onde se cozinham os regulamentos da Taça da Liga e se luta para tomar o poder na Liga de Clubes, renovar futuramente o comando da F.P.F e... travar ou pelo menos atrasar e « atrapalhar » a ascensão meteórica da Benfica TV, através da centralização dos direitos televisivos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Mathayus

      considero que (pseudo)alianças são também elas falaciosas (se forem fictícias e interesseiras) tal como o ardil de se meter em assuntos que não dizem diretamente respeito ao Benfica.

      Força Benfica!

      Eliminar
  6. Boa noite companheiros!!!!
    De volta há terrinha para mais uma semana e ao vosso convivio que é sempre um prazer.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Companheiros,

    Uma coisa e' inegavel: voces, com os vossos comentarios, fazem do GUACHOS um local impar entre os Nossos blogues!

    Vem um gajo aqui defender que que o D. Cor(no)leone so' manda os juristas elaborar "defesa" nestes dois processos, a fingir que gosta muito da "taca da cerveja" e nem um so' de voces explica que ha' tipos loucos, outros que fumam coisas estranhas e, depois, um tal de Albuquerque (hahaha)?

    Nao me digam que nao me "caiem em cima" se eu escrever que o CA da cracsad, quase em peso, veio para a porta da garagem fazer aquela "cena de faca e alguidar", so' porque consideraram que o futuro do clubeco de contumil vai ser radioso se os atletas virarem 'a esquerda e pode ser funesto se eles virarem, 'a direita, para onde querem os chuis?

    Sejamos claros e concordemos todos no que e' obvio: o crac nao subsiste (unido, entenda-se) sem umas guerrinhas de alecrim e manjerona, que criem umas oportunidades para se gritarem chavoes do tipo "somos porco". Nunca e ainda menos quando ja' competem com a osgalhada.

    Quanto ao "discurso" do Glorioso, as minhas desculpas por ter permitido a confusao: obviamente, quando apoio que os Nossos dirigentes se abstenham de intervir nestas questiunculas, refiro-me a acoes de caracter public e a isso apenas.
    Ha' anos (desde o fim do "Apito Dourado/Final) que os Nossos Corpos Sociais enveredaram por uma estrategia (espero) tipo "low profile" com muito poucas excecoes, tal como eu (coincidencia, so' pode) defendo desde o fracasso do boicote aos jogos fora da Catedral, mas e' notorio que isso nao os impediu de fazer um forte trabalho de bastidores, com algumas consequencias bem objetivas (como a presenca de observadores da UEFA nas Nossas visitas ao ladrao, ou o afastamento de alguns BOIS que nos apintavam jornada sim, jornada sim).

    Ou sera' que alguem acredita que a (justissima) expulsao do maogala e o "penalty" assinalado no ladrao (ha' quantos anos, alguem se recorda?) nesta jornada nao passaram de uma ... coincidencia?

    Talvez este quadro se torne mais claro quando pudermos comparar as "Contas" relativas a 31 de dezembro ...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quanto ao "discurso" do Glorioso, as minhas desculpas por ter permitido a confusao: obviamente, quando apoio que os Nossos dirigentes se abstenham de intervir nestas questiunculas, refiro-me a acoes de caracter public e a isso apenas.
      Ha' anos (desde o fim do "Apito Dourado/Final) que os Nossos Corpos Sociais enveredaram por uma estrategia (espero) tipo "low profile" com muito poucas excecoes, tal como eu (coincidencia, so' pode) defendo desde o fracasso do boicote aos jogos fora da Catedral, mas e' notorio que isso nao os impediu de fazer um forte trabalho de bastidores, com algumas consequencias bem objetivas (como a presenca de observadores da UEFA nas Nossas visitas ao ladrao, ou o afastamento de alguns BOIS que nos apintavam jornada sim, jornada sim).

      Ou sera' que alguem acredita que a (justissima) expulsao do maogala e o "penalty" assinalado no ladrao (ha' quantos anos, alguem se recorda?) nesta jornada nao passaram de uma ... coincidencia?

      Talvez este quadro se torne mais claro quando pudermos comparar as "Contas" relativas a 31 de dezembro ...

      Viva o Benfica!"

      15-0 muitíssimo bem observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Segundo consta a Benfica TV já está em França! O blogue "A Minha Chama" refere-se a isso no post em que faz o comentário ao jogo com o Guimarães. No fundo em Ps4, diz que a Benfica TV já está em França, apresentando um logótipo assim: "Benfica TV arrive sur Numericable".
    Se assim é, então os corruptos com focinho de tomada da pocilga, estão fodidos de vez!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  9. Companheiros,

    Quase me esquecia de vos dizer que uma fonte profissionalmente fidedigna me garante que nao ha' que ter nenhum receio de um eventual processo de "centralizacao dos direitos televisivos".

    A explicacao que me deram e' de uma transparencia meridiana: um tal processo implica a "centralizacao" da negociacao do lado da oferta, contra um eventual monopolio (ou "cambao", ou oligopolio organizado) do lado da procura e so' se viabiliza quando (se e so' se) todos os "ofertantes" (concertados) se consideram beneficiados.

    E' completamente impossivel "obrigar" um qualquer elemento da oferta (menos ainda o Glorioso que tem uma alternativa propria) a aceitar um qualquer tipo de voto maioritario sobre o seu proprio patrimonio.
    Nao se apoquentem, nem assaralhopem, hahaha

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e estimado amigo José Albuquerque,

      Pessoalmente, estou na lista dos completamente apoquentados e « assaralhopados », pelo que essa é uma tremenda notícia...

      É que sem « surpresas do sistema »... creio, que a Benfica TV, trilha já um caminho imparável e irreversível que dotará o nosso glorioso de condições únicas... para se tornar uma « máquina » de vencer!


      P.S: Para não ficar atrás, naquela matéria das pessoas que podem eventualmente ter andado... a fumar algum jardim...

      Digo, que há muito penso, que assim, como o Benfica entrou nesta área um pouco diferente da sua... ainda que claro com os seus próprios direitos televisivos...

      Por vezes deliro realmente e cogito... se não existirão outras áreas totalmente diversas do futebol a explorar, dado que o interessa é dotar o clube de diferentes e óptimas fontes de financiamento.

      De tempos a tempos, reservar uma pequena parcela do orçamento anual, em investimentos incomuns, que sejam analisados como potencialmente lucrativos no futuro...

      ou seja e resumindo « saltar o muro » e pensar que tudo o que possa beneficiar o clube em termos económicos, deve ser considerado independentemente de estar completa e absolutamente fora da esfera do futebol!

      Eliminar
    2. Porra... só agora reparei, que até nas piadas e analogias, estou a deixar a desejar!

      A comparação entre « fumar algum jardim »... que era obviamente com a « erva », saiu - me completamente « furada », porque até aqui as osgas se metem...

      a existência do Leonabo Jardim ( como diz o caro Guachos ), torna a « graçola » deplorável!

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Sou a favor de uma aliança com os lagartos para destruir o pinto e todos os interesses instalados no futebol que fazem a corrupção, clientelismo, boys...
    Se me perguntarem se confio nos ditos, tenho sempre um pé atrás, pois basta uma derrota com o SL BENFICA com 30 penalties por marcar, um comentário menos abonatório ou birras lagartas e deitam tudo a perder, voltando-se a juntar aos corruptos contra o papão SLB, perdendo eles como sempre em tudo (maçã podre, etc) e a verdade desportiva logo a seguir.

    ResponderEliminar
  12. intendimentos com as viscondenças como alguns apregoam por ai,na minha opiniao nunca e em nenhuma circunstançia,eles que se desenrasquem sozinhos,eu sei bem o odio desses artistas ao nosso benfica e assim que tivessem opurtunidade la vinham as ferroadas,eles nao andaram muito amigos dos corruptos,ate jogadores trocavam,entao agora que se aguentem a bomboca,o benfica tem e que continuar a fazer o seu caminho sozinho com o apoio dos seus socios e apoiantes,o resto sao lagartices.quanto ao sr coluna,grande capitao,grande jogador e uma pessoa impar e um benfiquista sem par,enfim descança em paz montro sagrado e capitao imortal no coraçao dos benfiquistas e dos portugueses........

    ResponderEliminar
  13. Caro Albuquerque concordo a 100% consigo no que refere a aliancas. Os lagartos foram sao e serao sempre os nossos piores inimigos,penso que o Benfica nunca deve dar o flanco ao clube mais anti- Benfiquista que existe em portugal. Ja em relacao ao porto sao corruptos por formacao mas principalmente por nesesidade. E um clube que so consegue manter- se grande ganhando,caso contrario,nao digo que desapareca mas torna-se num clube de media dimencao.
    Regulamentos da taca da liga ;nao penso que estejam mal elaborados,o problema consiste na sua interpretacao,mas so quando o porto esta envolvido. O que nao e novidade nenhuma ja que estes... Tem feito o que tem querido dos varios regulamentos da liga da FPF e ate os da Republica.
    Ja agora,deixo aqui a minha opiniao sobre a teoria dos telemoveis.e impensavel que alguem atrase propositadamente um jogo so porque o outro estaria tambem atrasado falhando asim com os varios contratos assinados.ha uma hora marcada e todos tem que a cumprir.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.