sábado, 1 de março de 2014

Gaitan - o génio incompreendido...

Liga Europa - catedral da luz...
Livre directo...Gaitan com a bola...deliciado...de olhar tranquilo...maroto...provocador...como que a antecipar o prazer sublime do golo...corre para a bola...chuta - com doçura...com arte...com classe...sublime!
Nas bancadas, nas TVs...o suspense...o espanto...os gritos...os risos...festejos. É Gaitan.

Quem me segue no GV, sabe que, desde o primeiro jogo que fez no Benfica, quando me refiro a Gaitan a palavra que mais utilizo é - «classe».
Gaitan chegou ao Benfica, na minha opinião, 3 anos atrasado. 
Acabadinho de fazer 27 anos, tal como Di Maria, uns dias mais novo, entrou no Benfica quando o seu compatriota saía em direcção a Madrid, já burrilado por Jorge Jesus!

Foi bom para o Benfica, foi bom para quem ama o magnifico futebol e a excelência individual (agora também colectiva) de Nico Gaitan, mas impediu-o de mais cedo explodir para níveis que nesta idade já não serão fáceis de atingir. Tivesse vindo aquando de Di Maria e hoje estaria na galeria dos imortais.

O futebol português -  este futebol português, não merece um jogador como Gaitan.
Um futebol que ama os caceteiros, que promove o anti-jogo, que enaltece as patadas e as cuspidelas, onde a caça ao talento e o agarrão fazem lei, não merece um génio assim.

O futebol português é para jogadores como burro Alves, Oceano, Fernando, Fernando Couto, Paulinho Santos, Mãogala, Peti, Rinaudo, Raul meioreles... ou para a ultima maravilha que encanta o vasto mundo ocidental : William Carvalho. 
Na CS são sempre os melhores em campo e para os adeptos, que na sua esmagadora maioria, não passam de caixas de ressonância do que vêm, ouvem ou lêm nos órgãos de comunicação, os génios como Gaitan são assobiados, ou pura e simplesmente odiados...semana sim semana não...

Veja-se o que sempre se disse de um génio - como é indiscutivelmente Nico Gaitan e compare-se com os elogios diários a um jogador como...William Carvalho...
Os talibans...são talibans, e não se lhes pode pedir mais...mas, na CS, pelo menos na cs considerada 'especialista'' pedia-se um pouco mais de inteligência na promoção do espectáculo...

Na época passada, o Benfica eliminou 3º classificado da Bundesliga, com 2 vitórias e sofrendo apenas 1 golo. Alguém se lembra do que foi dito dessa eliminatória? - que o Leverkusen era banal, fraco e o raio que os parta a todos?
Os corruptos de Contumil passaram o 13º classificado da mesma Bundesliga, depois de muito drama, pedidos de demissão, 2 empates e 5 golos sofridos!
Fizeram uma grande festa, foram espera-los ao aeroporto e só faltou que a cs adestrada transmitisse o acontecimento em directo (na verdade nem sei se o fez, mas nem me admiraria muito)...

Antes que me esqueça - O Nuno luz é um burro asmático e o João arrasado não passa de ajumentado coitado...

Na próxima eliminatória da Liga Europa jogaremos com as "reservas" (vale uma aposta?) do Tottenham enquanto que os corruptos vão a Nápoles, capital da Roménia, onde, no estádio de San Paolo, disputarão a meia final da Champions League... 

Ao saber que o Milan jogava no estádio de São Paolo, Paulo jarreta já começou a treinar o sotaque, para quando se deslocar ao Brasil e defrontar a Fiorentina...

Katsouranis foi aplaudido, de pé, após a sua saída. Estão de parabéns os adeptos que souberam honrar o nome do clube, enaltecendo um bom jogador e excelente profissional que passou pelo Benfica.

Paulo Bento chama Ivan Cavaleiro à selecção...
Boa, pensei (algo) entusiasmado...mas, quando vi que na mesma lista constavam os nomes de Rolando, Miguel Lopes e Edinho...
Ainda assim, achei muito injusta a não convocação de licá, Qualesma, Ricardo e do fantástico Mané...

Os junta-letras adestrados, sempre prontos a laber umas botas azuladas, de cervical dobrada, não perderam a oportunidade de questionar o seleccionado, visando as ausências do Brasileiro Fernando e do gordo Qualesma...

De "tuneis" Fernando nem vou (por agora) falar...
...quanto ao gordo Qualesma, tenho para mim que; nestes ultimos 3/4 anos andou pelos mesmos sítios que o Izmailost frequentava até há pouco - invisível e em ''parte incerta''! Só pode. A não ser assim, como se explicaria este súbito interesse dos junta-letras adestrados na não convocação do 'trivelas', quando todos sabemos que nos  últimos anos nunca lhe ligaram um peido?

Rui Pedro Soares, presidente do CF os Belenenses, é apenas um dos pequenos cérebros atacadinhos de sabujice aguda...
Assim vai este futebolzinho tão rasteirinho...
Meu lindo - bobi, busca meu lindo, busca bobi...

18 comentários:

  1. A Rui Pedro Soares, ex-Boy do Sócrates só vale a pena dizer:

    Bobby, Tareco, Boy...busca, busca, mata, mata....penso eu de que....

    Para bom entendedor!

    ResponderEliminar
  2. Eles bem podem fazer o que quiserem com os assentos e até podem pôr nos nossos urtigas que nós venceremos em campo ao contrário de outros.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo e estimado amigo Guachos,

    Apesar da volatibilidade e inconstância compreensível da opinião de cada adepto sobre um determinado jogador, existe um patamar de excelência ( como é o caso de Gaitan ) que não pode ser ignorado...

    E é um sinal dos tempos, a forma como a imprensa amestrada aos interesses de alguns... promove uns tantos em detrimento de outros, fechando os olhos à qualidade e abrindo a carteira ao conveniente.

    E não fosse suficiente, tal como referes com perfeição, muitos são os que por leviandade ou mera vontade de criticar o que é nosso... seguem a « manada »:

    « os adeptos, que na sua esmagadora maioria, não passam de caixas de ressonância do que vêm, ouvem ou lêm nos órgãos de comunicação ».

    ResponderEliminar
  4. Fosse eu a mandar no Benfica e este menino (que já não é menino nenhum também porque isto é um clube a sério e não um clube de fantochadas em que marmanjos de 26 anos para cima ainda são chamados de "jovens" e "meninos", adiante) já tinha sido vendido do Benfica para fora há vários anos. Mas felizmente que não sou eu que não percebo um caralho de futebol ou os especialistas que escrevem nas internaites sobre o Benfica que não percebem um caralho de futebol, que mandamos no Benfica, graças a Deus, que no Benfica estão pessoas realmente competentes. E que hoje em dia o Benfica é gerido de dentro para fora e não de fora para dentro, ao contrário do que era antigamente.

    É por estas e por outras que o Benfica pôde manter aqueles que eram "de toscos para baixo" como Luisão e Maxi Pereira (eu lembro-me bem) assim como tantos, tantos outros nos quais também está incluído o Gaitan.
    Di Maria era outro. Di Maria, também depois de anos a levar com os «internaite experts» que era "muito caro" no início, e depois mais tarde era "flop" e devia ser vendido por um saco de pevides, e depois mais tarde devia ter saído por mais dinheiro, ajudou a conquistar o campeonato e foi vendido para o Real Madrid, se o Gaitan lhe seguisse as pisadas era muito bom, era sinal que o Benfica era campeão.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Caro 'Guachos'
    Apenas hoje tomei conhecimento deste blogue.
    Aqui estou e prometo, ameaço voltar.
    E como uma desgraça nunca vem só, vou lincar o 'Guachos Vermelhos' no meu sítio.

    Bom fim de semana e até amanhã, no Restelo.

    P.S.: A atitude da direcção do Belenenses não se consegue qualificar. Depois queixem-se.

    ResponderEliminar
  6. O comentário das 20:54 saíu com o meu antigo 'nick', de outro blogue.

    Vamos chamar as coisas pelos nomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Observador,
      Espero e desejo que a ameaça seja cumprida...
      Bem vindo

      Eliminar
  7. Se n estou enganado o Gaitan é o socio 218218, ou 218217... Logo como podia eu n gostar deste magico jogador!!! Recordo a sua apresentação simultânea à de Franco Jara... este infelizmente n vingou contra as minha previsões que o achava parecido c o Tevez...abraço
    PS: deixo aqui o link da actualização de um estudo acerca da nossa BTV, que tem como base o ultimo R&C...È um estudo complementar a um outro que anteriormente aqui trouxe...Abraço e aguardo pela analise do José acerca do ultimo R&C
    http://serbenfiquista.com/forum/benficatv/analise-da-concorrencia/msg1077462556/#new

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Franco Jara era mais parecido com o Djaló...

      Eliminar
    2. Gostava mais do Jara. Do Djaló, nem vê-lo. São opiniões.
      Viva o Benfica!

      Eliminar
  8. O Gaitan sempre foi um grande talento, mas na minha opinião, só de época passada para cá é que se tornou efectivamente num verdadeiro jogador de equipa.Mudou a sua atitude irresponsável em zonas defensivas do campo, refinou o conhecimento táctico do jogo, e assim consegue soltar o génio que sempre esteve naqueles pezinhos de veludo.Honra seja feita ao JJ, que juntamente com o amadurecimento que traz a idade e a experiência acumuladas, fizeram do Nico aquilo para que nasceu, um predestinado do "beautiful game".
    Quanto ao resto, estou mais do que de acordo, a não ser na analise ao WIlliam Carvalho-penso que podemos estar na presença de um futuro indiscutível da selecção, mas ainda tem muito para crescer.Nas mãos do JJ tínhamos aqui um tesouro.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na análise (eu não lhe fiz nenhuma) a Wililam Carvalho qual foi a parte que não concordaste?

      Eliminar
    2. Devo ter compreendido mal-pareceu-me uma desvalorização do jogador pela via da ironia.Mas a palavra análise foi mal usada.Quanto á CS comparar com o Gaitan ou algum grande jogador já "feito", obviamente que é excessivo e sem nexo.
      Viva o Benfica!

      Eliminar
  9. BOM DIA!!!!!
    Deixem-me fazer,um pouco de humor na expectativa de que o dia vá acabar bem!!
    O Djalo é mais parecido com a LUCE!!!
    Tirando para o lado a cor e o Porche Panamera!!
    Vamos a mais uma vitória
    Cumprimentos!!!

    ResponderEliminar
  10. O Gaitan. E sem duvida um genio mas enquanto nao compreendeu que para jogar numa equipa orientada por um treinador super exigente no que refere a “jogo defensivo“.teria de rever a sua forma de estar.passou por uma “cura de banco“.o que sem duvida lhe fez bem pois este ano temos um Gaitan muito mais maduro. Mais evoluido tacticamente e muito mais disponivel no geral.
    Quanto ao comunicado.e o normal,o clube que sofre do sindroma de elevador parece que teve esta semana aquilo a que se chama uma receita alternativa(mala azul) so assim se compreende que possam desdenhar a mais valia e um estadio cheio (tambem de Benfiqistas). Portanto espero que continuem como sempre. Um clube sobe e desce.

    ResponderEliminar
  11. A cada jornada que passa o Gaitan vai tirando argumentos aos criticos e não é só ele, a equipa do SL Benfica também e depois só resta o mau dizer sem qualquer tipo de objectividade.

    ResponderEliminar
  12. Gaitan, bom jogador, não estivesse ele no Glorioso.
    José Albuquerque e as contas?

    ResponderEliminar
  13. Guachos: gostava de obter um esclarecimento do José Albuquerque sobre estes números...
    "O Verdadeiro Passivo do Porto
    Se o Porto tem 258M€ de passivo consolidado e só tem 40% da SAD, e esta tem 220M€ de passivo (88M€), é facil perceber que o passivo total do clube + SAD ronda os 390M€ (258M€+220M€-88M€). Os 390M€!!!!!"
    Será que o mesmo raciocínio não se aplica ao SLB e se sim qual o valor do passivo total?

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.