quinta-feira, 24 de abril de 2014

ESCALA DE AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE CALIMEROS!

Por Mathayus

Para avaliar fenómenos complexos, soluções complexas...

Recorremos por isso à Psicologia Educacional, para nos ajudar a compreender o timbre « aflautado », a compulsão para aparecer e a incontrolável vontade de fazer de vitima... que apresenta o presidente do Sapos de Portugal!

Todos somos sensíveis a estas questões da juventude, conhecemos a rebeldia, a necessidade de afirmação do pré - adolescente e a forma como dissemina as suas ideias tão borbulhentas e oleosas como o acne juvenil...
Sabemos, que gosta de fazer  Movimentos e de dançar Kuduro em talhos, que pertence a um clube onde depositar dinheiro na conta de árbitros... é prova de isenção e que pelo caminho tem vindo a perder tanto « parafusos » como a famosa colecção de investidores garantidos: russos, chineses, americanos, nepaleses, esquimós, índios, malteses e outros!

Mas afinal... o que se passa com este pobre girino,  que observamos a « arrastar » a voz a dizer « somos o único grande », a grunhir como se não houvesse amanhã e a ruminar melancolicamente sobre « obscuridade » e arbitragem... em tudo o que é microfone, televisão, rádio e jornal?

Deveremos ter apenas um sentimento sincero de dó e comiseração pelo anfíbio ou ir mais longe e caridosamente dar – lhe um pé... para o ajudar?

A resposta é clara, não ficaremos pelas palavras... vamos ser Benfica, vamos ajudar e optar por uma postura pró – activa, identificando, diagnosticando e tecendo as linhas orientadoras da terapia a implementar, para evitar a extinção desta espécie que desde à décadas nos encanta, nos faz rir e que fica tão bem « empalhada » em qualquer casa.

E é aqui, que entra a famosa Escala de Avaliação de Desenvolvimento de Calimeros, um instrumento clínico clássico que permite realizar uma análise comparativa entre um comportamento ( se por exemplo, já largou a fralda ou ainda chucha no dedo, etc. ) e a idade em que este deveria ter ocorrido, aferindo assim e de modo claro o  nível de desenvolvimento do espécime.

Passemos, então a apresentar  o estudo de caso através da sequência de comportamentos observados ao longo do presente campeonato:

Bargh uh nhánhá nhá slurp – Tenta verbalizar as primeiras queixas... ao levar 4 valentes « nalgadas » para a Taça de Portugal ( 3 meses ).

Leva mais duas para o campeonato - E aprende a gatinhar perante o Benfica.  ( 4 meses ).

Aprende a dizer a primeira palavra –  « árbitro puh » ( 5 meses...  só conseguiu dizer mamã aos 10 ).

Oferece – se para arbitrar o zbordem - Estende a mão para alcançar o objecto que deseja e... coloca – o na boca ( 5 meses ).

Primeiras imitações, Jeffersinho « peida – se » na conferência de imprensa – E ele faz declarações de cócó no tapete ( 6 meses).

Queixa – se de que tudo é possível de manipular no futebol português - Descobre que tem uma«  pilinha » e esconde que já brinca com ela ( 7 meses ).

Lacrimeja porque o zborden tem sido verdadeiramente gozado - Pressão psicológica, percebe que se chorar dão – lhe mais atenção! ( 8 meses ).

Chama palerma a Jorge Jesus - Reconhece a sua imagem no espelho e reage com euforia ( 9 meses ).

Afirma que o Benfica não merece estar em primeiro - Tem ciúmes do irmão mais velho, que tem a preferência da mãe história e é maior que ele. ( 1 ano ).

Diz sem se rir, que o único grande é ele – Faz teatrinhos e descobre que se correr numa sala vazia, consegue ganhar corridas ( 2 anos ).

Interroga – se? E se Vítor Pereira não fosse do zborden seriamos mais « flizes » - Começa a fase dos porquês ( 3 anos ).

Propõe tirar o vermelho da bandeira – Tenta pintar e preencher livrinhos com figuras... mas borra as folhas ( 4 anos ).

Primeiro porquinho mealheiro – Julga que está rico e tenta enfiar o Willian Carvalho pela ranhura ( 5 anos )

Lamenta – se pela falta de 7 pontos - Primeiros sinais de hiperactividade e défice de atenção. A tabuado do 1 permanece intransponível ( 6 anos ).

Chegados aqui, temos de ter a honestidade e a sinceridade de dizer que não existe uma conclusão definitiva, pelo que tanto podemos estar perante um anão disfarçado de Lili Caraças ou... um adulto, com a idade mental de 6 anos, que imagina que o seu gato é um leão, que a sua fisga é uma bazuca e que o Leonabo não está escondido no seu armário!
A nível terapêutico, sugere - se: a exportação para a China ( lá apreciam pernas disto ), a reciclagem ( tentar fazer de novo... mas agora bem ) ou a medida mais simples, esperar que como sapo que é, engula o ar suficiente a cada declaração... até se alcançar o resultado final desejado!

33 comentários:

  1. É uma agremiação ridícula com um presidente ridículo, só me sinto incomodado, porque tenho amigos do peito adeptos daquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro G. Muller,

      Concordo. Tudo ali é ridículo... e um dos piores, nem o referi: o Dr. Eduardo Barroso que é a personificação do disparate e da falta de senso.

      Eliminar
  2. Eu so acrescentaria:

    Lança a "operaçao pavilhao": depois de passar muito tempo a gozar com o irmao mais velho, que durante algum tempo andou a pedir uns euros aos pais, tios, avòs, etc para poder comprar uns livros extras para a escola, decide fazer o mesmo para poder comprar uma playstation (10 anos, jà a demonstrar uma inveja patologica do irmao mais velho, que sempre foi mais original, mais creativo, mais estimado e bem melhor sucedido que ele)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, caro Albertini... essa é outra.

      A lista de parvoíces é imensa. Aliás, se fossemos a alargar a pesquisa a todo o clube dos sapos, a lista seria interminável:

      Criticaram a criação do nosso fundo de jogadores e... foram a « correr » fazer outro.

      Afirmaram que era impossível criar um canal de televisão lucrativo como a Benfica TV... e eis que tentam por todos os meios imitar o que fizemos.

      Menorizaram a ideia de um cartão de sócio com benefícios anexos.... e novamente enveredaram pelo « copianço » do conceito.

      Etc, etc, etc.... os « sapos » são por norma macacos de imitação, daí as suas afinidades com os símios do norte, os super - macacos...

      Eliminar
    2. Pois, mas como geralmente quem copia faz pior ou muito pior (à la chinesa), depois as coisas nao funcionam. Como os fundos deles nao funcionaram (ao contrario de outros seus "fundos", que tem sido postos a "funcionar" durantes todos estes anos pelo glorioso, tal a supremacia), rapidamente passam a defender a sua extinçao. Vais ver que depois de criarem o canal de TV, passados alguns anos de prejuizo (que certamente irao ter, sem jogos nem numero de aderentes é o que se espera), vao acabar por defender a proibiçao de um clube ter os direitos dos proprios jogos.

      Eliminar
    3. 100% de acordo com o teu comentário caro Albertini.

      Eliminar
  3. Enormerrimo Mathayus, Amigo e Companheiro,

    Parabens! Parabens e Obrigado por mais um brilhante texto, bem dentro do teu estilo!

    Eu gosto muito dos teus textos (espero que ja' o soubesses), mas mesmo que haja quem nao simpatize com este teu estilo, pelo menos uma coisa vao ter de te conceder: uma identidade sem igual e muito dificil de "copiar" (coitado do mst, hahaha).

    De facto, a criatividade com a qual consegues estas quase alegorias (ou quase ensaios, ou quase fabulas, se preferires), faz destes textos obras que dispensariam a tua assinatura, uma vez que eles ... sao a tua assinatura (pelo menos, sao a que mais me faz rir).

    Ja' falando do lider da osgaclaque, confesso-te que ele tem conseguido justificar o meu respeito, o que e' tanto mais surpreendente quanto ainda nao consegui ouvir-lhe nem um so' discurso respeitavel, hahaha.

    Nao conhecendo o specimen e ja' tendo idade para ter juizo, nao posso garantir a ninguem (nem 'a memoria do meu Pai) que nao esteja ali um tremendo bandalho, com um projeto de vida muito parecido com o do D. Cor(no)leone, mas e escrevo isto com a maior sinceridade, espero que nao. Espero poder vir a reconhecer que o jovem e' um verdadeiro Sportinguista, mas nao tenho a menor duvida de que isso so' me sera' possivel daqui a largos anos.

    A tarefa que esse rapaz tem pela frente e' imensa, aterradora e impossivel de prever e/ou garantir resultados.
    O pior que lhe pode acontecer e' ver a osgalhada anti Benfica correr com ele logo que surjam os primeiros resultados (assim que ele consiga suster a "queda livre" no abismo), para entregarem o clube, de novo, ao primeiro que discursar ... "e quem nao salta, e' lampiao".

    A esmagadora maioria da osgalhada continua a nao ter nem ideia do estado em que esta' o scp, nem do que vao ter de conseguir, nos proximos 12 anos, para que a chamada "reestruturacao financeira" nao corresponda ao desaparecimento do clube.

    Muito dificil e ... imprevisivel: ainda bem que nao temos de Nos preocupar (muito) com esse assunto e Nos podemos concentrar em contribuir para o continuo crescimento e desenvolvimento do Glorioso.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e estimado amigo José Albuquerque,

      É gratificante receber elogios de quem muito respeito e é um exemplo de Benfiquismo puro e verdadeiro.

      Quanto ao batráquio em questão, compreendo a tua visão... e por vezes também criei algumas expectativas sobre um comportamento positivo deste.

      Todavia, depois de assistir a uma primeira fase em que este saltava alegremente de discurso em discurso e nenúfar e nenúfar, observo agora com alguma tristeza...

      Que o anfíbio começa a submergir e a afundar - se em declarações cinzentas e repetitivas sobre a arbitragem, com tiques de coacção e de desvalorização imoral das nossas conquistas... num processo contínuo que começa a ter laivos de clara irracionalidade e obsessão.

      Sendo, que estranhamente ou não... é perceptível também uma escalada paralela de « incidentes » arbitrais que têm « aconchegado » o rei sapo e a sua equipa.

      Por último e ainda que respeitando o espaço natural o Mestre Bambo no que concerne a previsões, tenho desde início um « feeling », uma desconfiança intuitiva que... existe algo de Vale e Azevedo na personagem...

      Quem dera que esteja errado... ou será certo?

      Eliminar
  4. Desta vez estou um pouco em descordo com o Guachos já que ao abordarmos as patetices e contradições da “Bruninha” estamos a dar-lhe a importância que talvez ele não justifique, ou na perspectiva Benfiquista, ele não mereça. E porquê?
    Eu lembro que apesar dos ataques que BC fez ao Benfica ao tentar desmerecer os méritos do Glorioso da conquista deste 33º Titulo, parece-me que ao atacar, também e tanto ou mais energicamente o Porto, fez com que os árbitros tivessem mais “decoro” no tradicional e vergonhoso benefício ao mesmo. O facto de o Sporting estar na luta pelo título e de BC fazer pressão sobre os árbitros foi, na minha perspectiva, mais benéfico para o Benfica do que prejudicial. Com um Sporting forte e com um Presidente do Sporting “denunciante” o Sistema tem mais de dificuldade em “ajudar” descaradamente o Porto. Se for apenas o Benfica a “fazer barulho”, como a CS está sempre disposta a “lavar” os benefícios do Porto e a não questionar os prejuízos do Benfica, os árbitros estão muito mais “a vontade” para levar ao colo o Porto.
    Não nos esqueçamos que os fazedores de opinião da CS são na sua grande maioria afectos ao Porto e ao Sporting (até nisso o Sistema vigente nestes últimos 30 anos foi eficaz).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Victor Alves,

      Antes de mais, a responsabilidade deste Post é minha, pelo que o amigo Guachos está isento de quaisquer ónus relativos ao mesmo.

      De resto, aceito a sua discordância relativa à importância que concedi ao espécime através do texto.
      Todavia trata - se obviamente de uma tentativa de falar do assunto de forma leve e com algum humor... uma forma de descompressão e relaxamento do « peso » e « enervamento » que algumas destas questões nos trazem.

      Quanto ao comportamento do BC em si próprio, tenho de lembrar... que a par do que defende e com razão que reconheço... existe algo indesculpável, lamentável e diria mesmo repugnante nas suas atitudes:

      A desvalorização constante dos méritos do Benfica, a tentativa de « colar » a nossa vitória a manobras arbitrais e de corrupção, o movimento Basta, a inacreditável azia e porcaria destilada pelos seus serviçais como o Dr. E. B que não pára de tentar fazer crer que conseguimos... um título roubado.

      Todo este « esterco » verbal ou escrito... procurando sujar a nossa vitória impoluta é digno de toda a reprovação pública... não esquecendo, que se assemelha cada vez mais, ao modo de agir dos corruptos, com os seus campeonatos dos túneis.

      Por mim, quem fala em Taças da cerveja, títulos roubados e... curiosamente, surfou uma onda de foras de jogo de Montero, penaltys por falta fora de campo e erros até do « querido » a favor... merece a distinção que lhe faço e muito mais.

      Mas, isso claro é a minha humilde opinião... que a mim próprio me merece o mesmo respeito que a sua.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Caro Mathayus,

      Em primeiro lugar as minhas sinceras desculpas, pelo lapso cometido no que se refere á autoria do post.
      Não estou em desacordo relativamente ao conteúdo e análise efectuada no post nem tão pouco no que se refere á sua resposta relativamente ao meu comentário.
      Nenhum Benfiquista pode concordar com a forma como BC tem tentado desvalorizar a nossa merecida e inquestionável conquista do 33º Titulo de Campeão Nacional, mas acho que devemos enquadrar essa sua posição naquilo que respeita á sua afirmação no contexto do Futebol em Portugal e ao seu, normal posicionamento, perante a massa adepta lagarta, pois todos nossos sabemos que quanto mais um Dirigente do Sporting denegrir o Benfica mais sucesso e admiração terá perante os seus adeptos. Assim, continuo a pensar, que embora como Benfiquista, jamais possa estar de acordo com a forma com BC tenta desvalorizar os nossos sucessos, parece-me que este seu posicionamento, atacando o Benfica mas fazendo o mesmo relativamente ao Porto (o que não acontecia com os anteriores Presidentes lagartos) é mais benéfico para o Benfica do que prejudicial, face à forma como os diversos “Players” (nomeadamente árbitros e CS) se posicionam no âmbito do Futebol em Portugal.

      Eliminar
    3. Companheiros,

      Eu sinto-me entre ambos e as vossas opinioes (uma especie de, talvez, bissetriz), mas, de facto, a questao e' que ainda e' demasiado cedo para avaliarmos este specimen.

      Ja' quanto ao maravilhoso texto do Mathayus, estou 110% com o Autor e imploro a todos os Companheiros que registem e apreciem um "estilo" que nao tem so' valor literario, porque tambem e' uma aula mista de inteligencia (pelo humor) e verdadeira arte (pela criatividade), duas caracteristicas de que muito necessitamos para fazer o Nosso futuro coletivo.

      Bem, faltam 3 horas ... vou entrar em "estagio"!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. Caro Victor Alves, acho que no essencial estamos plenamente de acordo...

      Aliás, o seu último parágrafo é no fundo uma súmula das nossas duas posições e compreendo totalmente a perspectiva que defende, a qual tem também toda a lógica.

      Eliminar
    5. Quanto ao comentário do meu caríssimo e estimado amigo José Albuquerque,

      Que dizer?

      Apenas, que corro o risco de ser o primeiro ser humano a afogar - se na sua própria baba!


      Obrigado amigo.

      Eliminar
  5. E o que dizer das palavras de hoje de Vitor Pereira da arbitragem e o Joaquim evangelista do sindicato que oportunas declarações um verde e outro azul.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jamal,

      Essas declarações configuram a vergonha do costume e só aparecem curiosamente quando o Benfica ganha...

      Pois com Proençadas, Maicons e James « mergulhador » Rodrigues... ficam sempre no esquecimento.

      Ou seja... silêncio na batota e gritaria quando a vitória é limpa ( e claro do Benfica )!

      Eliminar
    2. Não ficam no esquecimento... saem logo declarações a dizer que a arbitragem portuguesa esteve muito bem.

      Eliminar
    3. Bem verdade caro troza... é mais isso.

      Eliminar
  6. Meu caro
    Simplesmente genial!
    Em tempos um tal "Bigodes" tinha tambem muito "sangue na guelra" para muitas fraldices e acabou ate sendo perseguido a ponto de fugir para Angola, quanto a este Bruninho, o esconderijo sera debaixo da saia da maezinha para terminar o ciclo da mamadeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo amigo Joseph Lemos,

      Grato pelo elogio e total concordância com o destino do Bruninho. Alguém que primeiro disfarçou, depois parece que se « entranhou » e agora... já aparece como o típico lagarto ressabiado e invejoso.

      Eliminar
  7. Também saliento a grande academia de mergulhadores do Botafogo do Lumiar, acrobatas de elevado potencial dentro e nas imediações da grande área, nisto são especialistas há décadas.

    Quanto ao Dr. Maus Figados é o cumulo da boçalidade, pena que tenha uma medroso bem educado que não lhe responda à letra às mentiras que semanalmente debita na TVIPorko,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís,

      Falei sobre o rei dos sapos... mas confesso, que esse que tão bem apelidas com Dr. Maus Figados... é um ser que me começa a causar extremo asco e repugnância, tal a baixeza de tudo o que diz

      Não há quem o ature!

      Eliminar
  8. Excelente! Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco,

      Muito obrigado, fico sempre feliz quando de alguma forma consigo contribuir um pouco para a descontracção e bom humor do fantástico Blog do amigo Guachos. Um local virtual onde textos ou comentadores se confundem na devoção ao nosso Benfica.

      Eliminar
  9. Estas lagartichas não passam de uns aziados o problema deles chama-se complexo de inferioridade mais parecem um clube de bairro , depois têm um presidente que mais parece um calimero ele é ranho e baba a mim já me metem nojo.
    Benfica sempre.

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito quando ele disse que "os nossos adversarios têm de começar a dar mais luta", ehehehehe.
    No entanto, tenho uma impressão positiva do BC, e penso que a luta que ele travou com o PC também ajudou a equilibrar as forças, porque desviou a luta habitual entre Benfica e FCPorto, juntando um underdog, que me parece será o papel que o Sporting desempenhará nos próximos anos, e será de muita utilidade para o nosso Clube.
    A sua choraminguice, e por vezes parvoice, é trabalhada para agradar aos seus seguidores, mas eu, talvez ingénuamente, penso que ele é um grande sportinguista, e pode dar uma contribuição importante no afundamento do sistema. Veremos o que reserva o futuro...
    Viva o Benfica!
    PS_e o que aconteceu em Braga com os juniores? Não compreendo estes bracarenses...

    ResponderEliminar
  11. Não tem nada a ver, mas os gajos da SIC devem estar com um melão maior que os Juventinos!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Companheiros,

    Grande desafio de futebol!
    Eu ja' "rebentei" de Vaidade nesta Nossa Equipa!

    Entretanto e vou escrever isto com a maior humildade, parece-me que, considerando as lesoes ja' conhecidas como insuperaveis (Salvio e Silvio), espero que quer o Gaitan, quer o Fejsa venham a poder ser titulares em Turim, caso contrario o Tecnico tem, forcosamente, de levar muita rapaziada (da B) ao desafio no ladrao.

    Pelas imagens, fiquei com a sensacao que nem o SuperMaxi, nem o Garay, nem o Siqueira, nem o Andre'G, nem o EnzoFerrari, nem o Marko, nem o Rodrigo podem ser convocados este domingo, sob pena de nao fazerem 90 minutos em Turim!

    Ninguem pode ficar espantado por estes Atletas ja' nao conseguirem suportar 90 minutos contra um adversario do caliber desta Juve, a menos que preferissem que eles "chupassem amarelinha" e no final de mais de dois meses com 8 desafios por mes.

    Assim, 'a primeira vista e sem pensar profundamente sobre o caso, eu preferia que o Presidente "desse a ordem" para que o Tecnico poupasse ao maximo o Plantel para a Euroliga e para o Jamor, ja' que o xistrema de "justica des portiva" achou por bem depreciar a Taca da Liga e a propria Liga entendeu, patrioticamente, marcar esta meia final (e a propria final) para data tao "conveniente".

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  13. Só me apraz dizer que, Santiago Segurola director adjunto do jornal a Marca é que a « sabe » toda:

    « En los últimos años se han comprobado casos de dopaje masivos en Italia, caso Juventus, y de compraventa de partidos tanto en Italia como en Portugal, con equipos como la Juve y el Oporto en medio del embrollo ».

    « Hay gente que pone tanto empeño en ganar, en proclamarse ganadores, que traspasan las reglas de una manera obscena. Una de las cosas que más sorprenden de todo esto es la reiteración en los nombres de los equipos. Son casi siempre los mismos: Juventus, Oporto ».

    ResponderEliminar
  14. Parabéns amigo Mathayus,
    Que bela maneira de esperar por uma vitória sobre a Juve...
    Pena o xistra turco e os bêbados FDP italianos da SIC.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.