sábado, 31 de maio de 2014

A 34ª GUERRA NACIONAL!

Por Mathayus

A nova época, avizinha-se. É possível descortinar já, as  primeiras  movimentações e exercícios militarizados das « tropas » do costume, o aumento de tensão junto das bases estratégicas do nosso futebol e das suas zonas fronteiriças!

O nosso « exército » aproveita agora o pequeno período de tréguas e a enorme alegria de ver os adversários a hastear a bandeira branca depois de entrarem em fuga e correrem a bom correr à nossa frente, deixando os « capacetes » e as « botas » no deserto das suas conquistas...
O tempo é de olear as nossas « armas », cerrar fileiras e contar « espingardas ». Quem fica e quem saí? Quantos « Manéis » fabricará no novo ano o grande general Jesus? A mira permanecerá afinada e os novos recrutas honrarão a « farda » que vestem?

As perguntas são muitas, mas os sinais positivos ainda mais. Tudo indica que o comandante geral do « exército », Luís Filipe Vieira está perfeitamente seguro do que faz e... que para além da manutenção do seu principal estratega, pretende que o bloco central das tropas continue no activo:

Entre os « Panzers »Luisão, Garay; os caças « P-47 » Salvio, Markovic e Gaitán; « os carros blindados Daimler » , Fedjsa, Enzo e Amorim, a « artilharia pesada BM Katyusha » Lima, « os veículos de transporte «Universal Carrier » Maxi, Sílvio, Siqueira e a « defesa antiaérea Stratosphere Gun » Oblak... perspectiva-se assim que inesperadamente para muitos... serão poucas as « deserções »!

Todavia, os perigos rondam e as obstáculos abundam. As primeiras « minas » terrestres estão a ser colocadas e três linhas de « trincheiras » se perfilam para tentar travar os nosso bravos e impedir que vençamos a 34ª Guerra Nacional.

A mais temível destas é a primeira. Um batalhão de presidentes prepara-se para tentar de assalto a direcção da Liga, utilizando todos os expedientes possíveis e imaginários ( desde apoiar uma multiplicidade de candidaturas diferentes... até apostar em Fernando Seara, que neste momento incarna o pouco atractivo papel de « cavalo de Tróia »). 

A centralização dos direitos televisivos e a retirada das queixas contra a Olivedesportos constituem o óbvio motor deste tenebroso movimento, que tem como objectivo último a aniquilação da Benfica TV e a obtenção do controle absoluto de todos os órgãos decisórios do futebol português.

E convenhamos, que lista de apoiantes deste movimento é no mínimo preocupante ( pese o facto de em termos jurídicos existir a presunção de inocência antes de um julgamento e que depois deste, quando considerado ilibado um réu se dever assumir que assim é ):

«A empresa Britalar, de António Salvador, está à beira da falência diz o Correio da Manhã. É acusada de dever milhões a vários construtores em diversas zonas do País e, pelo menos, 30 credores já ponderam avançar com pedidos de insolvência».

«O presidente do Rio Ave, António Silva Campos, e o ex-presidente do clube, Paulo de Carvalho, foram absolvidos num processo em que foram acusados de auxílio à imigração ilegal, falsificação de documento e uso de documentos falsificados».

« O Tribunal de Oeiras absolveu nesta quinta feira o socialista Rui Pedro Soares ( presidente da SAD do Belenenses e dois outros arguidos do crime de corrupção passiva no caso Taguspark ».

« O Tribunal da Relação de Coimbra condenou nesta quarta-feira o presidente da Académica, José Eduardo Simões, à pena efectiva de seis anos e meio de prisão, confirmou ao PÚBLICO o seu advogado, Rodrigo Santiago... Só nessa altura se revelará se irá apresentar recurso ».

« O presidente do Nacional da Madeira, Rui Alves, e todos os outros arguidos foram absolvidos das acusações de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais pelo Tribunal de Vara Mista do Funchal ».

« Penas bem pesadas para os implicados no caso do processo Apito Final. Despromoção para o Boavista, 6 pontos de penalização para o FC Porto... dois anos de castigo para Pinto da Costa, quatro para João Loureiro... ».

Transposto este primeiro obstáculo ás potentes « rodas » dos nosso panzers ( e mais exemplos haveriam mas falta o espaço e a paciência ), segue-se a bem cavada e profunda segunda trincheira, a do « exército de negro ».

Desta constam aqueles elementos arbitrais que ano após ano, consolidam a inesperada tendência do erro só ser humano... se for contra o Benfica:

« Em 14 de Setembro de 2006, noticiava o jornal Público, em texto assinado por Adelino Gomes, que, no processo Apito Dourado, o árbitro Hugo Miguel era um daqueles sobre os quais recaiam indícios de corrupção... A situação acabou arquivada, porque a má qualidade da fita gravada impedia que as incidências do jogo pudessem ser analisadas pela equipa de peritos ».

« Assim sendo no espaço de dois anos a Associação de Futebol do Porto homenageou nada mais nada menos que os 3 primeiros classificados da época passada ( Pedro Proença, Olegário Benquerença e Jorge Sousa que esteve presente nesta última ».

« Árbitros notificados no âmbito do processo apito dourado, em lista constante no C.M e que estão também à nossa espera nesta « trincheira »: Carlos Xistra, Artur Soares Dias, Cosme Machado, Bruno Paixão, Rui Silva, Nuno Almeida, Paulo Baptista, etc. ».

Perante esta tremenda « vala defensiva » ( que engloba ainda nas escutas: Olegário Benquerença, Jorge Sousa e Pedro Proença ) debatemo-nos novamente com a assustadora noção, de que não obstante novamente a presunção de inocência... o potencial bélico desta « parede » e o arsenal disponível que reúne praticamente todos os árbitros da primeira liga é um forte travão à progressão dos nossos!

Por último, teremos de ultrapassar a derradeira « trincheira », a constituída pela imprensa instrumentalizada, pelos comentadores de fim de semana e claro, pelas redes sociais e inerentes Bloguistas de aluguel...

Aqui logicamente o alvo é a moral do nosso exército e a tentativa de abalar o clube e a sua união através de « minas » de mentira, calúnia, boatos, insulto e deturpação da verdade. Estas são estrategicamente colocadas ou de forma mais ou menos clara pelos jornais, televisões e rádios... e depois, completada pelo trabalho camuflado de um complexo de Blogues, sites e similares que a coberto do nome Benfica, fazem o papel dos colaboracionistas franceses durante a invasão alemã na segunda guerra.

Felizmente, nem todos são perigosos e existem desde, os Nuno Luz, que se limitam a afirmar:  « O Meireles estava com dificuldades a fazer xixi e chegou atrasado ao estágio »... até  ás novas gerações de « pioneses » que estão a largar as suas «caixas» de disparates com uma maestria digna de um elefante numa loja de porcelanas « A prestação de Jorge Jesus como treinador na Europa é fraca. Sim, leram bem: fraca. »!!!

11 comentários:

  1. Seria bom começar por exigir isenção nos sorteios dos jogos das competições internas - não existe a mínima dúvida de q são manipulados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo caro Francisco.

      É um assunto que já merecia um olhar atento até do Ministério Público que não se deveria alhear das improbabilidades estatísticas que ocorrem com enorme frequência na calendarização desportiva portuguesa.

      Eliminar
    2. É assim tão difícil saber quem fez o software?chega-se lá mais depressa.

      Eliminar
    3. Caro anónimo,

      Compreendo o desespero...

      É bem mais do que isso e não falamos de um fenómeno restrito e particular do futebol senior, do seu campeonato e da sua taça da liga...

      Falamos de tudo isso, mais do campeonato nacional de juniores, juvenis, iniciados e de andebol e de hóquei ( curiosamente todos os campeonatos em que se cruzam Benfica e suínos ).

      Por isso não é só uma questão de software...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Enormérrimo Mathayus, Amigo e Companheiro,

    Estes teus textos são como tu: únicos!
    (Espero que os estejas a guardar como o “tesouro” que são)

    Apesar das dificuldades deste cenário de guerra, conforta-me saber que tu podes ser uma espécie de gaz mostarda para essa cambada, enquanto o Guachos tem dias em que parece mais letal que uma bomba de neutrões, ahahah.

    Viva o Benfica!

    P.S.: olha so' o "estrago" que ele faz no ruizeco, ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e estimado amigo José Albuquerque,

      Fico grato pela generosidade com que aprecias os meus « disparates » e devaneios literários.

      De resto, só espero, é que como dizes um dia me « chegue a mostarda ao nariz » e eu consiga produzir um texto que tenha neles o mesmo efeito que as « bombas de neutrões » do Guachos no Rui!

      P.S: Estou a armazenar os textos no Google Mais ( assim, pelo menos não me esqueço das minhas loucuras ).

      Eliminar
  6. Caro Mathayus,
    Excelente post. Resumo muito bem feito do cenário de guerra que vamos CONTINUAR a atravessar.
    Será por isso prudente moderarmos o nosso optimismo. É que, embora pressentindo que a nossa liderança no BENFICA está perfeitamente ciente do problema, está com muito pouca intensidade no seu combate (ou pelo menos a estratégia adoptada é muito silenciosa).
    Mais do que o sorteio dos árbitros, era importante divulgar os seus relatórios, as suas avaliações pelo observadores e justificar previamente as nomeações pelo conselho. É evidente que com a corja corrupta que grassa no futebol português, isto é praticamente inócuo. Mas seria um bom ponto de partida.
    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nené,

      Obrigado pelo elogio. Também estou ciente de que as dificuldades serão enormes...

      Ainda assim, quero acreditar que já se aprendeu muito a nível directivo e que silenciosamente como diz muito estará a ser feito.

      Todavia é certo, que num mundo corrupto, onde quase toda a gente tem um rótulo com o preço na testa... é realmente difícil a tarefa.

      Agora, existem passos para a melhoria podem ser implementados de forma gradual... e os que sugere fazem todo o sentido.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.