domingo, 4 de maio de 2014

Sentir benfiquista

Comentário de um nosso leitor, que em resposta a um anónimo defensor do 'talibanismo cibernético" (aqui) acabou por escrever um texto demasiado bom para não lhe dar o merecido destaque...


Por RM

«Não está em causa o bem-estar do Benfica, porque se o Benfica aguentou e superou-se quando as coisas não corriam bem a nível de resultados (quando estes "meninos" andavam à solta), não é por causa destes textos que vai abaixo. E não se trata de fomentar desavenças, mas expurgar os cancros...

Porque isto é inadmissível! Onde é que esta gente vive? Será que existe algum mundo paralelo onde o sucesso se alcance com caos, sucessivas mudanças e despedimento, ao contrário de trabalho, dedicação e estabilidade? Quando o Benfica está um ano inteiro a jogar bom futebol e com resultados à altura, fruto de trabalho, esforço e união, tendo sido infeliz em pormenores na parte final da época, não se reconhece o bom trabalho efectuado? Critica-se cobardemente um clube já destroçado pela injustiça final de uma época tão bem conseguida em 90 por cento da mesma?

O que eu espero, e é uma expectativa razoável, é este tipo de comportamentos apenas dos nossos inimigos, não dos (supostamente) nossos! Dos nossos, eu espero apoio! Reconhecimento! E força! E nos nossos adversários (diferente de inimigos), respeito pelo que de positivo o Benfica contribui para o futebol. Mas não! Mesmo com o Benfica a ganhar consistentemente, esta gente continua a mandar farpas para o ar! 

O nosso grande treinador é um homem tremendamente competente, trabalhador e dedicado (ao ponto de, na viagem de regresso de Turim, estar já a trabalhar, enquanto os jogadores relaxavam), e no que é que se pega? "Ah, ele masca chiclete", "ele dá erros gramaticais nas entrevistas e não pensa bem no que diz", "ai, o corte de cabelo", "ai, os três dedos"! Foda-se!!! Mas esta gente é parva? Preferem um gajo bem vestido, bem penteado e que fale bem, mas que não perceba nada da arte? Mas vocês não vivem em Portugal? De incompetentes bem vestidos estou eu farto!

Estou cheio do "parecer é melhor que ser". Estou farto de chicos-espertos em lugares de poder que a única coisa que sabem fazer é garantir a sua reforma. Estou farto desta teia que envolve todos estes corruptos e submissos, onde a incompetência é premiada. Porra!

O Benfica espeta 3 nos corruptos a jogar com menos 1, numa exibição de inconformismo e abnegação, e o que se lembram de perguntar é porque é que o André Gomes não joga mais vezes, e porque é que o JJ se sente impune (um treinador que já levou mais de 3 meses de castigos, impune!)? Espetamos 3 nos ingleses, e o que destacam foi os 3 dedos como resposta a uma provocação? Vencemos a Juventus, e quando o voluntarioso Cardozo, com uma exibição de sacrifício a prender os centrais, é substituído, sai um comentário "finalmente o Benfica vai jogar com 11"? E o Cardozo até é um jogador que nem reúne a minha preferência! 

Reduzimos a Juventus à expressão mínima, em sua casa, e passam a primeira parte inteira a malhar no Markovic?
O que é isto? Esta gente deitou às malvas o código deontológico? O que aconteceu a relatar os factos (não opiniões) com exactidão e rigor e interpretá-los com honestidade? E pior que isso, porque é que Benfiquistas vão nestas cantigas? Porque é que os Benfiquistas não se revoltam em uníssono? Porque é que permitem, e ainda pior, fazem eco deste monte de merda a que chamam jornalismo?»

15 comentários:

  1. Lindo lindo, concordo plenamente, ser benfiquista não só nas vitórias mas também nos momentos menos bons é ser benfiquista de verdade, aos k só estão quando ganha chamo de meio benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. "Preferem um gajo bem vestido, bem penteado e que fale bem, mas que não perceba nada da arte?"

    Devem querer o Quiqu(uinho)e de volta!

    ResponderEliminar
  3. Os meus parabéns ao autor deste texto.
    50 pontos, música e um aplauso.

    ResponderEliminar
  4. Nada mais certeiro... o jornalismo (jornalistas e patrões) são autenticos montes de merda. Na ditadura salazarista ainda havia quem (jornalistas, não doutorados) fintasse a censura, hoje estão todos feitos com o poder politico e desportivo por inerencia.

    ResponderEliminar
  5. Companheiros,

    Cada vez que leio textos como este do Enorme RM, nao consigo deixar de me emocionar a serio (talvez demais, nem sei).

    Toda a minha vida fui Benfiquista e por adesao apaixonada, inexplicada e inexplicavel (sou filho de um Sportinguista).
    A partir do final dos anos 80, principios dos anos 90, 'a medida que me apercebia do POLVO imundo e grosso que estava a montar-se e a destruir, pelo garrote, a Verdade Desportiva, o meu Benfiquismo ficou mais forte, na medida em que tomei consciencia de que so' o Nosso Clube poderia vir a impedir uma catastrofe no Desporto Portugues. 'A paixao de ser Benfiquista, juntou-se a razao, patriotica, de ser Benfiquista.

    Tenho muitos cabelos brancos nascidos das sucessivas frustracoes por nao ter sabido contribuir para que o Benfica fosse gerido de forma a contrariar toda esta deturpacao dos Valores, que vai da apintagem aos jornaleiros e extravasa largamente o "futeluso". Esse e' um peso que carregarei comigo enquanto por aqui andar. Esses foram anos que nao quero, nem vou esquecer e nao me perdoaria se nao fizesse tudo o que estiver ao meu alcance para que nunca mais se repitam.

    Este belo texto do Companheiro RM, alem de escorrer Benfiquismo, nao me parece inacessivel 'as pessoas, mesmo as que nao tenham uma cultura acima da media. Alem disso, trata-se de um "desabafo" marcado por um sentido de justica elementar e incontestavel.

    So' nao entende esta mensagem quem nao quiser! So' quem estiver de ma'-fe' pode contesta'-la!

    Depois de termos deixado o Nosso Clube cair num verdadeiro abismo (nao, nao pretendo agitar nenhum "papao"), depois de tudo o que fizemos para o arrancar dessa vertigem , Nos nao teriamos justificacao para repetir os mesmos erros, nem Nos podemos permitir "distracoes".
    Nos, especialmente os Benfiquistas menos jovens, nao temos mais espaco para erros graves, nem teriamos como Nos desculpar: temos de Nos manter muito atentos, vigilantes e atuantes!

    Este belo texto do Companheiro RM pode ter nascido como um simples desabafo, mas e' uma perfeita prova de tudo isto.

    Obrigado, Companheiro.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu acho deveras interessante são este pontos de contacto, aparentemente tão estranhos, mas que nos unem fortemente no que é essencial - o tremendo fervor clubista que ambos comungamos.

      Atenta nesta tua frase...
      «Toda a minha vida fui Benfiquista e por adesão apaixonada, inexplicada e inexplicável (sou filho de um Sportinguista).»

      ...e reporta-a como se fosse minha, mudando-lhe apenas o sportingismo paterno pelo portismo sereno do meu eterno e querido Pai...

      Ele há cada coisa...

      Eliminar
    2. Ahahahahah ... danou-se!

      Agora vao os Taliban todos "saltar-te" em cima la' no "livro das caras"

      Hoje vao acusar-te de ser filho de um Portista (nao vao escrever exatamente assim) e de dares albergue a um filho de um Sportinguista (devem escrever lagartacio). Daqui a uns meses vao escrever ... "o Guachos tambem e' dragao de ouro e o enorme e' osga de prata", ahahahahah.

      Danou-se!

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  6. Fabuloso texto e que me agrada particularmente... porque transcende o futebol e mostra uma das múltiplas facetas do nosso gigantesco clube, a noção de justiça, de honradez e de carácter...

    Foi esse sentimento/ conceito do Benfica representar o « bem » no mundo que me conduziu e me fez Benfiquista.
    Só mais tarde a essa satisfação infantil, se juntou a alegria e a noção de pertencer a uma lenda gloriosa escrita com títulos e vitórias...

    Somos muito mais do que um clube e esta revolta que transborda do texto do caro RM e se alarga à sociedade portuguesa e ao mundo em geral, enche - me a alma...
    Ser Benfiquista... é um orgulho imensurável porque não é só ser adepto dos campeonatos ganhos, das vitórias e das conquistas.
    É uma forma de vida de ser e de estar, de humanismo e de preservação de valores... é uma forma de ligação entre quem só se revê no melhor para a sociedade, numa visão do próximo como membro da sua equipa!

    Mas claro, complementada pelo instinto e apego mais orgânico e irracional que nos torna tão devotos, fascinados e desassossegados pelo desejo de vitória e sucesso do nosso gigante.
    E é este « conjunto », esta fusão de razão e coração, que me deixa louco, nos deixa loucos e tão agradecidos por sermos quem somos...

    Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  7. Companheiros,

    Tal como este texto do Enorme RM e' incontestavel, tambem a obra concretizada pelas Direcoes eleitas neste milenio o e', tal como o e' a obra concretizada nestes ultimos 5 anos, com a soberba colaboracao do Nosso Tecnico.

    Incontestaveis!

    Podia ter sido feito mais e/ou melhor?
    Seguramente que sim e, amanha, tem de ser feito ainda mais e melhor.

    Ha' candidatos com certezas de como fazer mais e/ou melhor?
    Que se apresentem, que contribuam com ideias, sugestoes e projetos.

    Mas nenhum de Nos tem o direito de destratar quem ja' tanto fez pelo Nosso Clube!
    Tal como ignorar, nao reconhecer e nao agradecer todo esse imenso trabalho (e sucesso), constitui uma quebra de solidariedade inadmissivel em Benfiquistas.

    A quem assim proceder e tal como nos dizia um outro Companheiro aqui mesmo, nao se podem aplicar as regras da Democracia.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Caros enormérrimos (mais uma vez as minhas desculpas pelo plágio ao José Albuquerque, mas esta expressão é demasiado inspirada para não se utilizar constantemente) Benfiquistas,

    Agradeço imenso o destaque e os comentários elogiosos. O maior mérito tem que ser dado ao Guachos Vermelhos que, graças aos seus comentários cativantes, conseguiu converger neste blog um conjunto de pessoas que, quanto a mim, tornam o mesmo no melhor local de defesa do Benfica e de Benfiquismo existente na blogosfera. Comentários de pessoas como o Mathayus, José Albuquerque, Troza, Observador, Aguia Imperial, Reus, Manuel, Perfeito Correia, Chakra Indigo, Liverpool, Tantos Lixos e agora o Alma Encarnada (além do Guachos), fazem as minhas delícias diariamente e deixam-me descansado... Com benfiquistas assim, o Glorioso Sport Lisboa e Benfica nunca morrerá...

    ResponderEliminar
  10. Cada um tem a sua verdade, e na multiplicidade, diversidade e diferenças de opinião se constroem edifícios coesos.Só que numa equipa, o líder é que decide, e se na derrota é fustigado, na vitória têm de lhe ser creditados os méritos, a visão e a capacidade de decisão.
    Dito isto, parafraseando um grande líder, mas anteriormente muito contestado na sua Pátria, "na guerra, DECISÃO, na derrota DESAFIO, na vitória MAGNANIMIDADE. Por isso, sejamos magnânimos, mas também sem esquecer esse vulto da nossa literatura, recito:
    A vida é filha da puta,
    A puta é filha da vida,
    mas,
    NUNCA VI TANTO FILHO DA PUTA,
    como na puta da vida!
    Tenho dito, e VIVA O BENFICA, SEMPRE GLORIOSO!!!

    ResponderEliminar
  11. Que há a dizer vais?

    Ah, já sei de duas coisas a dizer:

    1 - Ganda post!! Dá-lhe forte e feio :)

    2 - Viva o Benfica! :)

    ResponderEliminar
  12. Que mais se pode dizer a não ser: 100% de acordo...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.