quinta-feira, 26 de junho de 2014

Boa Sorte, Garay

Por José Albuquerque

Tristemente, acabamos de ver confirmado aquilo que já Nos parecia “escrito nas estrelas” e, com uma dor que não passa pela ausência de surpresa, testemunhamos a saída do Plantel de um dos Atletas que sabemos ter sido mais importante no processo recente de afirmação, nacional e internacional, da Nossa Equipa e do Glorioso.
Por isso, é com o coração apertado que eu quero começar este texto com os meus melhores Votos Benfiquistas de muitos e bons sucessos, pessoais e profissionais (excepto quando e se Nos defrontar), para o Enormíssimo Ezequiel Garay: muito Boa Sorte, rapaz!

Vender o “passe” de um Atleta como o Garay, nunca pode ser bom, mesmo que fosse (e não foi, nem podia ser) um grande negócio: quando, há 3 épocas, a SAD o foi buscar a Madrid (50% dos direitos económicos por 5,5ME e contrato por 4 anos, com uma clausula de “apenas” 20ME), ninguém duvidava de que tínhamos conseguido um excelente reforço em termos desportivos, mas cuja saída nunca poderia ter um impacto económico como, por exemplo, a do Luiz. 

Dos pressupostos.

Com o passar do tempo e não foi necessário muito, as exibições do Garay e a falta de noticias sobre a renovação do seu contrato, apagaram as dúvidas residuais que pudessem ainda existir e o cenário atual adquiriu a forma de uma certeza absoluta, restando saber a data do desenlace.
Legitimamente, o Atleta tinha por objectivo tentar um contrato que lhe assegurasse, em termos líquidos de impostos, a completa independência antes do final da sua carreira como futebolista profissional, coisa que sabemos que o Benfica está muito longe de ser capaz de prometer, pelo menos em termos comparativos e no quadro da fiscalidade portuguesa, com largas dezenas de outros clubes e mesmo que a grande maioria desses concorrentes não tenham nem a metade da Nossa grandeza.

Ao abrigo do actual Regulamento de Transferências da UEFA, a partida do Garay nem teria de ser objeto de negociação entre clubes e Atleta: fora do “período de protecção” do contrato (2 anos, neste caso), o Garay podia ter, simplesmente, enviado uma carta declarando a resolução unilateral do contrato, mesmo sem justa causa e o Glorioso nada poderia fazer excepto negociar com o clube que o inscrevesse uma indemnização, que, caso não houvesse acordo, teria de ser arbitrada pelo TAS. Assim de simples!

Reter o “passe” (o certificado internacional do Atleta), solicitar a retenção por parte da FPF, ou intentar uma Acão em Juízo pelo incumprimento contratual (vide Acórdão Dahmane)?
Zero, nicles, nada além de pura perda de tempo e recursos!
Os Leitores habituais do GUACHOS conhecem bem esta situação regulamentar, pelos textos publicados nos meses mais recentes.

Do negócio.

Falar do “negócio” da venda do passe do Garay, só não é uma pura perca de tempo porque podem estar em causa Valores éticos que sempre se devem sobrepor a todos os outros critérios de Gestão de uma Instituição como a Nossa.
A esta verdade incontestável, acresce que a Nossa SAD cometeu um grave erro de avaliação e, consequentemente, de Gestão, quando entendeu seguir aquele caminho para se “livrar” do Roberto Jimenez (quem não leu, pode pesquisar aqui no blogue o que eu escrevi a esse respeito) e esse erro, tal como se podia prever, vai demorar anos a desaparecer da memória colectiva Benfiquista: quem não quer parecer lobo, não lhe veste a pele!

Eu não tenho, ainda, nenhuma informação privilegiada sobre os valores exactos desta transferência e quando a tiver só a divulgarei depois de publicado o “R&C” final do exercício que termina no fim de junho, mas interpreto o conteúdo do Comunicado do CA da SAD para a CMVM como respeitando ao valor da venda de 40% dos direitos económicos do Garay, a parte remanescente contabilisticamente representada no Activo Intangível do Balanço da Sociedade.
E interpreto assim porque sinto que o Nosso CA entendeu (a meu ver mal) enviar um “recado” ao supervisor que assumisse a forma de um “protesto” (a meu ver justo, mas inoportuno) pelo sucedido em janeiro último e a propósito das transferências do Rodrigo e do A. Gomes.

De facto e ao contrário do que (não) faz com outras sad, a CMVM exigiu que o Benfica esclarecesse se os valores referidos no primeiro comunicado (30ME + 15ME) se referiam a 100% dos direitos económicos, ou apenas aos percentuais ainda detidos pela SAD depois de ter vendido parte deles ao Benfica Stars Fundo.
Na minha humilde opinião, este comportamento da CMVM não só foi discriminatório (e reincidente), como, sobretudo, foi ridículo e abriu este tremendo precedente escusadamente.

Tal como a SAD esclareceu (e bem, creio eu), enquanto titular dos direitos desportivos do Atleta, a SAD sempre comunicou as transferências pelo seu valor total, repartindo-o depois (tal como os custos inerentes) pelo(s) outro(s) coproprietário(s), caso existam, na proporção das partes já anteriormente comunicadas através dos “R&C” anuais e semestrais.
Nestes termos, o valor agora referido no comunicado (6ME) segue o critério que a SAD vai reproduzir em todos os novos casos, pelo menos até que a CMVM venha a exigir alguma alteração.

Reparem que esta situação ridícula criada pela CMVM permanece quando a andruptosad acaba de lhe remeter um comunicado (a propósito da “lula”) em que indica o valor da transferência e nem sequer refere os “direitos económicos”, resumindo-se a comunicar que transferiu, em definitivo, os direitos de inscrição desportiva.

Fosse como fosse, sejam os 6ME por 40 ou 100% dos direitos económicos, este “negócio” tem o (não) impacto esperado sobre as Nossas “Contas”, mais ou menos da mesma ordem de grandeza do resultado obtido (ao abrigo do mecanismo de solidariedade) pela alegada transferência do Luiz para o PSG: como diz o JJ, “são peaners”, ahahah!

As “conclusões” dos anti e dos Taliban.

Que as diversas subespécies de anti tentem aproveitar este “caso” para inventar toda a casta de mirabolantes especulações sobre a solidez económica e financeira do Benfica, sobre o BES e sobre a credibilidade da Nossa equipa de Gestores, creio que não pode surpreender nenhum Benfiquista: as dores resultantes dos Nossos sucessivos e crescentes sucessos económicos e desportivos, causa nos anti este tipo de alucinações e a coisa só tem tendência para se agravar ainda mais, na justa medida em que se torna mais ridículo o seu processo de negação das evidencias.

Já no caso dos Companheiros que designamos por Taliban – aqueles cujo anti Vieirismo leva a justificar todos os meios para o apontar a dedo, mesmo que isso implique as mais graves, cobardes e mentirosas ofensas ao Clube do qual se dizem Sócios e/ou Adeptos, eu considero absolutamente inqualificáveis os comentários, ilações especulativas e “conclusões” que nem deveriam equacionar, muito menos escrever.

Pior que aquilo a que já vínhamos assistindo antes, é constatar que nem o facto de um dos blogues recordistas de audiências ter passado a contar, recentemente e como aqui tive oportunidade de aplaudir, com o contributo tecnicamente competente de um assumido não apoiante da Nossa Direcção, o Enorme Benfica Eagle, os impede de martelar os mesmos erros e bacoradas como se de argumentos se tratassem.

Se lerem o que esse Companheiro escreveu no seu mais recente texto lá publicado, vão poder constatar que ele confirmou, com o seu avisado parecer, tudo o que de essencial eu venho escrevendo aqui no GUACHOS e ainda que eu não passe de um “Benfiquinha”, de um “seguidista”.

Não acreditam?
Então tratem de ir ler com os vossos olhos e confirmem que ele:
1 Considera que a situação do BES (bem menos grave do que alguns pretendem fazer crer) não terá nenhum impacto significativo na Gestão do Grupo Benfica;
2 Testemunha a total transparência dos Nossos “R&C”, quer da SAD quer do Clube, que no seu conjunto e pelo método de consolidação contabilística adoptado, reflectem integralmente aos Nossos Activo e Passivo;
3 Qualifica a situação económica e financeira do Grupo Benfica como “estável” (sic);
4 Prevê que o exercício corrente da SAD vai terminar “equilibrado” (sic); e
5 Admite que, considerando o sucesso da BTV e o novo contrato com a Adidas, no próximo exercício (2014/15) nem 50ME de “mais valias” com vendas de Atletas serão necessários para manter o atual equilíbrio e o pleno respeito pelos critérios do Fair Play Financeiro.

Ou seja e de duas uma, ou este Companheiro vai ser considerado um submarino vieirista naquele sitio infestado de Taliban, ou, em alternativa, nunca mais os Taliban me vão poder continuar a mimosear com os adjectivos com os quais preferem distinguir-me, o que vai ser uma mudança para a qual não estou certo de estar preparado, ahahah.

No texto do Benfica Eagle a que me refiro, existem alguns erros e imprecisões de somenos importância, mas como este texto já vai longo, tratarei de esclarecer-vos em próxima oportunidade, ou na caixa de comentários, caso me coloquem essas questões directamente.


Viva o Benfica!

73 comentários:

  1. Boa tarde,

    "Nestes termos, o valor agora referido no comunicado (6ME) segue o critério que a SAD vai reproduzir em todos os novos casos, pelo menos até que a CMVM venha a exigir alguma alteração."
    Tem a certeza do que escreveu nesta frase?

    Se, como diz o Record, e é só um exemplo entre outros órgãos, a venda se fez por 6M pela totalidade dos direitos económicos e desportivos, cabendo ao Benfica 2,45M, ao BFS 0.65M, e ao Real Madrid 3M, considera que isto seja um negócio que defenda os interesses do Benfica?

    Sobre o artigo do Benfica Eagle juntei o link para o mesmo num comentário que enviei para outro post deste blogue. Como sou considerado taliban da internet esse comentário, ao contrário de outros meus, não foi publicado.

    E sim, a situação económica do clube não é boa mas está muito longe de ser má. E comparada com a dos nossos rivais é "uma brincadeira de meninos" que penso ter sido uma das expressões usadas pelo Benfica Eagle para a definir.

    Mas com negócios como este que se perspectiva do Garay, se se confirmarem os 6M por 100%, pouca recuperação se verá nas contas...

    Red John

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário não passou pelo mesmo motivo que este passa...como és um tipo inteligente nem preciso de dizer mais nada.

      Eliminar
    2. Quanto a Garay...
      segundo percebo e sou apenas um totó nestes assuntos...
      O que diz o comunicado à CMVM é que os direitos económicos que o Benfica detinha (40%) foram vendidos por 6 milhões de euros.

      Quanto ao resto (os outros 60%) não foi explicado talvez pelos motivos que o José fala (a implicância da CMVM)

      Dos 10% dos direitos económicos que pertencem ao Benfica Stars Fund o Benfica já tinha recebido 1,5 milhões.
      A outra parcela, 50% dos direitos económicos (7,5 milhões de euros), pertencem ao Real Madrid.
      E isso é um assunto que diz respeito ao Real Madrid. Ou o Zenit paga-lhes esse valor ou o Real continua com direito a 50% sobre o passe do jogador.

      Eliminar
    3. São vários órgão de comunicação a dizerem o mesmo: 6M por 100%.
      O Real Madrid não tinha 50% do passe mas sim o direito a receber 50% do valor de uma futura transferência. O que é muito diferente.

      Aguardo comentário do José Albuquerque.

      Red John

      Eliminar
    4. É igual. Recebe 50% do Zenit (num bolo de 15 milhões) os tais 7,5 M, ou mantém os mesmos direitos sobre o jogador. Onde é está a diferença? - mas claro, sou um perfeito nabo nisto. Como tu, aguardo as respostas do Albuquerque.

      Quanto aos jornais, que se dediquem a esmiuçar o negócio de Fernando...

      Eliminar
    5. Enorme Red John, Companheiro,

      Tu tens de me desculpar, mas eu nao consigo explicar-te isto de outro modo e espero que acredites que nada de nada me move contra ti e/ou os teus comentarios.

      Os teus problemas sao varios, comecam por nao conseguires acertar nem a porra de uma simples soma algebrica e acabam numa especie de iliteracia, daquelas condicionadas, que te impede de compreender o que leste, sempre que o que leste nao confirma os teus preconceitos.

      Alias foi por isso mesmo que enviaste o link do texto do Companheiro Benfica Eagle (nao valia a pena, quer porque eu nao visito esse blogue, quer porque um Amigo ja' me tinha enviado uma copia do texto e dos comentarios), numa de "menino rabino", julgando que esse texto tinha algum significado que, no essencial, eu nao possa subscrever inteiramente.

      Quando, ha' umas semanas, eu aplaudi o regresso do Benfica Eagle aos textos, eu sabia que uma de duas coisas iam acontecer: ou ele tinha perdido a competencia que o caracterizava (e eu iria ter de "esfrangalhar" tudo o que ele escrevesse), ou os seus textos iriam ser muito desagradaveis para todos os Taliban.

      Tu jogas xadres?
      Se jogas, compreendes.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    6. Fiquei na mesma mas ok, O problema não deve ser do José Albuquerque mas sim da sua má vontade contra este taliban, em particular.

      A soma algébrica está errada sim senhor mas isso é um simples pormenor no meio do negócio.
      Não respondeu à primeira pergunta que lhe coloquei, mas está no seu direito. O Benfica pode comunicar como entender à CMVM mas aos seus adeptos se calhar devia comunicar de forma mais clara para evitar o circo montado à volta desta transferência.

      Sobre a minha iliteracia é a sua opinião. Já vi bem pior e sinto-me bem assim. Até o caro Guachos já me apelidou de inteligente noutro post. Fico descansado.

      Se o José não lê outros blogues, olhe que devia fazê-lo. Convém ler as diversas formas de pensar o clube e tirar as nossas próprias conclusões. Volto a mencionar o caro Guachos, que o faz amiúde para isso mesmo, saber o que se diz, o que se pensa e o que se escreve sobre o Benfica. Depois escreve o que lhe vai na alma, que a mim pouco ou nada me diz, mas que é aquilo que ele pensa. Se não o fizesse não teria inventado o famoso termo talibans da internet...

      Sobre o texto do Benfica Eagle, eu que sou por vós considerado taliban, fiquei bastante agradado com o que li. Agradado e mais descansado. Até porque entendi o que li, ao contrário do que acontece com o que leio nos seus textos económicos neste blogue. Mas se calhar isso deve-se à minha iliteracia...

      Não. Não jogo xadrez. Mas sei que é um jogo de (muita) paciência.

      P.S.- da próxima vez dispenso o "Enormérrimo". Sou pessoa simples e não gosto de ser tratado por esses termos superlativos. Se depois ainda me chama de ileterado...

      Red John

      Eliminar
    7. O Benfica não tem de comunicar nada aos adeptos sobre transferências. As comunicações aos adeptos são feitas nos R&C que o Benfica publica periodicamente, e que são mais do que suficientes, ou nas AG´s. Para quem é inteligente e percebe o que lá vem, naturalmente. Para os outros… o problema não é do Benfica.

      Estes comunicados são feitos porque a SAD do Benfica está cotada em bolsa e a CMVM obriga a que isso seja feito.

      Percebes a explicação ou precisas de um desenho?


      Eliminar
    8. Não preciso de desenhos.

      O Benfica é um clube com mais de duzentos mil sócios. Tem uma SAD, é certo, mas esta é detida na maioria pelo SLB. A Direcção actual foi eleita por uma esmagadora maioria, provavelmente até de forma justa. Este facto não a liberta de dar explicações aos sócios sobre a gestão que vai realizando. Um clube é um clube. O Benfica não é como o FCP.
      Neste caso e para evitar todo este circo, uma explicação deveria ser dada, sim!

      E, já agora, o que pensar quando os R&C são chumbados em AG e não acontece nada? Se não estou em erro isso passou-se na penúltima AG do clube.

      Red John


      Eliminar
    9. Enorme Red John, Companheiro,

      Mas como queres tu que a Direcao te explique o que insistes em nao entender?

      Os teus comentarios sao clarissimos numa unica coisa: tu queres tentar "provar" que o Presidente esta' a lesar o Clube, coisa que nao consegues, nao so' por nao ser verdade (regressa ao texto do Benfica Eagle e confirma, ja' que nao acreditas no que eu escrevo), como porque nem sequer tens competencia para tanto.

      Ja' permitires-te vir a um sitio de Benfiquistas e, cobardemente, sugerir que os interesses do Nosso Clube estao a ser menosprezados pelos que elegemos para Nos dirigir, isso nao te "incomoda" mesmo nada ... e deveria.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    10. Ja' agora e desculpa por me ter esquecido.

      Sim, um pequeno grupelho de Consocios Nossos (uma minoria dentro da minoria), organizou-se para ir a uma AG cuja agenda de trabalho era a aprovacao das "Contas" do Clube (contas ja' encerradas e, por isso, inalteraveis), porque, ignorando os Nossos Estatutos, pensaram que isso implicaria a queda dos Corpos Sociais.

      Ou seja, tu estas a defender um grupelho de antidemocratas, que reconhecem o seu estatuto de infima minoria e a sua ignorancia, alem de uma imaturidade crassa e, ainda assim, tentaram uma manobra que iria prejudicar gravemente o Clube do qual sao Socios.

      Ou sera' que tu tambem achas que um Grupo Empresarial que da' emprego a mais de mil pessoas e representa mais de 150ME de Proveitos, pode, ou deve, ser gerido a partir de AG's?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    11. E agora? Tenham vergonha. Sou de um clube "transparente" e detesto estas "jogadas".
      Mas detesto mais, quem dá guarida a esta gente.

      Eliminar
    12. Guachos diz:
      "É igual. Recebe 50% do Zenit (num bolo de 15 milhões) os tais 7,5 M, ou mantém os mesmos direitos sobre o jogador. Onde é está a diferença? - mas claro, sou um perfeito nabo nisto."

      Quem fala antes do tempo dá nisto...

      Eliminar
  2. Obrigado José,
    Com sempre podemos contar com os teus prestimosos esclarecimentos...
    Mas eu gostaria que desses a tua opinião sobre o que eu considero ser de maior importância nesta questão;

    Posto perante a inevitabilidade de Garay querer sair, e todos já percebemos que Garay QUERIA MESMO SAIR DO BENFICA, que alternativas restavam ao Benfica para poder impedir este negócio?
    É preciso que todos percebam quais eras os custos da permanência de Garay no Benfica, e em que quadro económico se poderia tornar possível...ou impossível.

    A mim parece-me evidente que seria impossível, a partir do momento que é o próprio jogador a demonstrar que o que falou mais alto foi o dinheiro e não o projecto desportivo...
    A não ser assim - nunca sairia para o Zenit.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

      Eu ja' li que o Garay vai ganhar uma fabula de quase 5ME anuais limpos (mais uns fringe benefits, ahahah), o que, em termos brutos, representa perto de 9ME por epoca, um valor absolutamente incomportavel para o Benfica.

      Nesses termos e estando o contrato fora do periodo de protecao, tal como escrevi no texto, a SAD nada podia fazer para impedir a saida: por isso escrevi que ao Garay bastaria uma carta registada a denunciar o contrato unilateralmente e a SAD teria de tentar chegar a acordo com os russos sobre o valor da indemnizacao, que, em caso de nao acordo, seria regulada pelo TAS.

      Mas mesmo ao abrigo do antigo Regulamento de Transferencias, tambem seria pouco o que a SAD podia fazer, a menos que estivesse disposta a investir o necessario para adquirir os 50% do RM e os 10% do BSF, isto no caso de eles quererem aceitar a oferta (qualquer que seja o seu valor real total).

      Ou seja, tratar-se-ia de um investimento absurdo, para tentar reter um Atleta em ultimo ano de contrato.

      A tudo isto ainda acresce (como no caso do Javi, por exemplo) que, na minha humilde opiniao, o Benfica nao deve tentar "cortar as pernas" a um Atleta como o Garay: uma coisa e' (vide Witsel) "exigir" a clausula de rescisao 1 ano apos a chegada do Atleta ao Clube, outra completamente diferente e' ter esse comportamento depois de 3 epocas.

      Entretanto, acima de tudo o mais e na perspetiva dos Nossos interesses (os do RM competem-lhes a eles) o que esta' em causa e' que o Garay nao foi contratado com o objetivo da sua valorizacao economica (ou foi mal contratado, se era esse o objetivo), mas sim visando resultados desportivos.

      Espero ter respondido a todas as facetas da tua questao.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. José_ estou de acordo com a tua visão, particularmente com a critica que fazes a oportunidade deste braço de ferro com a CMVM...A PortoSad aproveitou logo para 3 horas depois, por cá fora o estupendo, ha, ha, ha, negocio Fernando...E espantosamente passa sem qq critica! agora já se esqueceram do que disseram de Matic. Não dá jeito!!!

      Eliminar
    3. Caro 218219, não foi apenas esse "negócio" que eles puseram cá para fora, foi também a notícia dos off-shores e do dinheiro que roubaram ao clube e ao erário público, 4,7M€ das vendas do Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho que foram parar às contas do PC na Suíça, notícia de ontem do jornal Público, que mais uma vez passou despercebida no meio de todo este ruído feito pelos amigos que eles têm na CS assim como em certos blogues, entre os quais alguns benfiquistas, que assim desviam as atenções do que realmente interessa.

      Também é preciso não nos esquecer a forma como feito o "prolongamento" do contrato do Fernando, contra a sua vontade e do empresário (A.A.), em Janeiro passado. E vamos a ver qual é a parte desses 15M€ que vai parar ao bolso do Fernando e respectivo empresário. Estaremos atentos ao R&C.



      Eliminar
  3. E a noticia avançada pelo "Visão de Mercado", que relata que a agência EFE indica que o Benfica só encaixou 2,4M€?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já leste lá alguma reflexão sobre a venda de Fernando?

      Eliminar
    2. Bolas Guachos, mas este post foi sobre o Garay... Porque vais buscar logo o Fernando como argumento? Não vais enveredar pelo típico benfiquista que aponta primeiro para os outros em vez de olhar para o seu próprio clube... (se bem me lembro tiveste palavras semelhantes a falar de Bruno Carvalho, indicando que se preocupa mais com o SLB do que com os seus...)

      O meu comentário foi apontado ao tema em questão. Visto que nem eu, nem vocês, trabalhamos na CMVM, então extrapolamos sobre o que ficou implícito no texto.

      Eliminar
    3. Não é argumento. É o credito que me merecem os que procedem de maneira completamente ao contrario - tendo casos iguais para opinar.
      Eu também o faço. Mas eu assumo-me como benfiquista e completamente parcial nos meus comentários.

      Eliminar
    4. Mas o que é essa agência EFE? Então agora parece uma agência qualquer que ninguém conhece com uma notícia plantada e toda a gente acredita?
      Queres que coloque aqui 3 ou 4 links de jornais estrangeiros (não são "agências") que dizem que a transferência foi feita por 15M?

      Eliminar
    5. Manual tu coloca os links que quiseres... O próprio Benfica já emitiu comunicado que atira por terra as teorias dos pseudo-senhores da verdade (como tu) que por aqui andam. Agora quero ver a justificação do "chamado bom negócio".... São tristes, porque querem ser tristes.

      Eliminar
  4. O site do Benfica também devia servir para esclarecer isso.

    Abraço companheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por agora acho que o Benfica esclareceu o que achou por bem esclarecer.
      Se é estratégico só a SAD saberá responder. O que me parece é que o Benfica tem uma agenda e não são os blogs e as redes sociais que decidem o que fazer com ela. Nem a cs.
      Abraço Carlos

      Eliminar
  5. O Garay sair deixa-me triste mas conseguimos sempre arranjar alguém para acompanhar Luisão e não será desta vez que não vamos descobrir.

    Tenho pena que o negócio seja por valores baixos mas estamos num mundo onde um jogador que tem a faca e o queijo na mão nunca sai apenas pelo valor mais alto.

    Só há algo que não percebo: porquê o Zenit? Lá recebe muito dinheiro? Sim... mas porra, aquilo é o fim de carreira para a maior parte deles. O facto do calendário ser diferente faz com que seja improvável terem o sucesso na liga dos campeões desejado pois é mais complicado para eles passarem as primeiras eliminatórias (se forem longe, começam a ter a vantagem da frescura mas primeiro têm de passar as primeiras eliminatórias)... pelo que não percebo... mas pronto. Também sei que jogadores com amor à camisola são poucos e que só ficam cá os que não são suficientemente bons para arranjar propostas boas (não quer dizer que sejam maus para nós... Maxi, Cardozo ou Luisão são exemplos de jogadores que fizeram isso e nós precisamos destes jogadores para que haja estabilidade) ou que não têm a faca e o queijo na mão como tinha o Garay.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Troza, Companheiro,

      A ser verdade que o Garay vai receber 24ME (mais extras), limpos de impostos, nas proximas 5 epocas, eu creio que a tua pergunta ("porquê o Zenit?") ja' tem resposta.

      Mas a essa tua pergunta eu junto outras ...

      Como e' que o RM deixa fugir um super central como este, bem melhor e mais novo que alguns dos que la' tem?

      Ou, como e' que o Monaco, ou os Manchester (United e City), ou, mesmo, o Barcelona deixaram que os russos o levassem quase gratis?

      Sinceramente, eu creio que a unica esperanca que a SAD poderia ter de fazer dinheiro a serio com a saida do Garay seria verificar-se concorrencia a serio entre candidatos para o levar e nunca o de exercer um poder negocial obviamente limitado.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Caro José Albuquerque, eu respondo à tua última pergunta. Porque o Zenit deu os 5M (20M-15M) de diferença com prémio de assinatura ao Garay. Simples, não é? Sendo assim, bateram toda a gente.

      Eliminar
  6. Todos os jogadores que veem para o SLB é para se promoverem, para mais tarde se irem embora, independentemente, do projecto desportivo em causa. O próprio campeonato pode não ter a vizibilidade que muitos da Europa, mas sim o factor financeiro, esse, SIM , é o que mais importa!
    O respeito, a quem os promoveu , também nos dias de hoje é um sentimento que menos se aplica a muitas pessoas, quanto mais a vedetas.
    Sinto-me triste, pois foi embora um grande Central. Mas para ele isso não importava e sim o dinheiro.
    Hoje a nossa sociedade vive em função do dinheiro e não de ideais, inflismente!
    Espero que o SLB que tanto AMO, que páre e reflita, não é vendendo os melhores que vamos longe. Veja-se
    o caso da nossa Selecção, tanta arrogância no princípio e agora estão quase de malas feitas, a não ser um milagre, mas mesmo assim duvido muito.
    Saudações Benfiquistas.
    mf

    ResponderEliminar
  7. Companheiros,

    Para o caso em que nao tenha ficado claro que eu discordo desta forma dubia do Nosso "Comunicado", quero (re)afirma'-lo sem qualquer rodeio.

    Enoja-me a discriminacao (reiterada) de que a Nossa SAD tem sido alvo por parte da CMVM, que considero culpada por nao ter, ja' ha' muito tempo, "normalizado" este assunto que e' quase rotina para as sad, mas isso nao justifica, na minha humilde opiniao, que o Nosso CA deixe de fazer comunicados ABSOLUTAMENTE CLAROS, tanto mais que toda esta informacao vai ser detalhada no "R&C" anual.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Negócio à Filipe Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não deixa de ser uma excelente noticia.

      Eliminar
    2. Pois é Guachos, uma excelente notícia...para os nossos adversários !
      Vender um central deste quilate por 6M (dinheiro a receber),em 40 % do passe já é um negócio suficientemente mau, agora se vier-se a confirmar os 6M por 100% do passe, o que trocado em míudos significa recebermos a módica quantia de 2.4M, e 3M para o Real Madrid, o que dirá o Vieirismo? Que foi uma grande rasteira pregada ao R.Madrid ! F*** logic !

      Caramba, até o burro do Godinho vendeu o calhau do Ilori por 7M ! 7M! E nós vendemos o nosso melhor central por tuta e meia.

      Sou «taliban» ? Sim, assumo-o e com muito orgulho, mas não é preciso sê-lo para perceber que este negócio é um caso de polícia, como muitos outros negócios (e estou a ser o mais benevolente possível)

      Saudações Talibans

      Eliminar
    3. Que mania pá, agora todos querem ser ''terroristas''!
      Mas desde quando é que ter opinião diferente faz de alguém um taliban?
      Se tu achas que o Benfica podia manter o Garay pagando-lhe os tais 9 milhões (por época) que vai ganhar para o Zenit, só posso dizer que és...ingénuo...
      Agora - se achas que os negócios do Benfica, todos supervisionados pela CMVM, são um caso de policia, aí digo-te que não só és um taliban, como merecias um processo em cima para que em tribunal explicasses essas acusações muito bem explicadas.

      Eliminar
  9. As críticas ao que é feito pelo Benfica partem sempre de pessoas que fariam muito melhor.
    A venda agora é criticada por quem, há três anos, provavelmente criticava termos adquiridos os direitos de um suplente do Real Madrid.
    Que estávamos a ser comidos nesse negócio. Como no do Rodrigo, como no do Matic...
    O presidente era uma besta por ir buscar tais jogadores, agora é uma besta porque não os vendeu pelo preço de um C(a)R(alho)7.
    Cansam porque nunca olham para si próprios, nunca avaliam a coerência que deve pautar a evolução.
    Porque o tempo traz o devir, mas o devir não é este mal-dizer constante.
    Isso é dor de corno, dor de cotovelho, azia, comichão na pintelheira. É o que lhe quiserem chamar, mas resumindo, é estupidez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o taliban já sabemos que quando se compra um jogador, ou quando um jogador faz parte de um negócio para se chegar a um outro atleta, ou não, o negócio é sempre ruinoso para o SL BENFICA e muito bom para os bolsos de LFV.

      Ou então são os restos do Real Madrid, Chelsea, etc. Mas quando esses "restos" são vendidos pelo nosso clube, passam logo a seres fantásticos em que a cláusula de rescisão deveria até ser batida por mais uns milhões e tudo. Se fôr um pouco menos, é o fim do mundo. É normal nesses tipos tal atitude ordinária e suja. Infelizmente temos os ingénuos, ou os descontentes por tudo e mais alguma coisa que os levam a sério e outros não e ainda bem.

      O taliban sabe que são os negócios possíveis, mas a ansia de falar mal de LFV e JJ faz com que tudo seja terrível. Esperam tacho, favores, poder e vaidades dos "notáveis" como o Rangel, B. Carvalho (este é igual ao outro dos lagartos, só que este não chega onde quer e o outro já lá está e vais ser a ruína do clubeco verde), mas vão ter que penar, pois nunca chegarão a sentir nem o cheiro desses lugares do charuto que vagaram para nunca mais voltarem.

      Faço ideia a azia que esses merdas não terão tido com o TRIPLETE e com os dedos que JJ pôs no rabiosque de muito taliban como o Shadows entre ouros aldrabões desprovidos de coluna vertebral e de honestidade intelectual.

      Se fossem eles gente, davam ideias, propunham soluções, mas não, é só o bota-abaixo, a calúnia e nada mais.


      Miguel

      Eliminar
    2. Caro Carlos Antunes e Miguel, concordo com tudo o que escrevem. É que é mesmo isso tudo.

      Mas estes gajos que são aqui apelidados de talibans para mim são muito piores o que isso. É gente sem um pingo de inteligência e de vergonha, que não consegue racionar e muito menos refletir e que vem para os bloques extravasar toda a sua ignorância, toda a sua baixa auto estima e completa confusão pois não percebem nada do que se passa à sua volta.

      Para além de haver aqueles mais calculistas que têm uma agenda escondida e que a esperam trazer à superfície logo que a oportunidade se proporcione.
      Enfim, como se diz em Portugal, são uns tristes!



      Eliminar
    3. Claro que são tristes... Mas tristes sem melões, porque tu andas com um enorme desde de ontem, a apregoar exactamente o contrário daquilo que o comunicado oficial do Nosso clube desmentiu...
      Informa-te primeiro e depois então fala.

      Eliminar
    4. Maddox faz-te à estrada que já vais tarde!!!

      Eliminar
  10. Sejamos realistas se ignorar-mos o valor desportivo este negócio foi um barrete do outro mundo nc poderia dar lucro, comprar 5,5M por 50%, vender 10% por 1 M, e clausula de 20M sabendo é raro o jogador que sai pela mesma. (sem falar salários)
    Quanto à desportiva foi um óptimo negócio (sem espinhas), mas dai a dizer que por o Homem ter 1 ano de contrato 6M é bom... desculpem não consigo ver as coisas assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é o Benfica enfia muitos barretes...
      O Garay já quando veio foi um barrete, se bem te lembras...certo? - foi um barrete que o Real enfiou a Viera para baixar o preço de Di Maria...
      O Vieira é isto; é só barretes...queres apostar que o substituto de Garay também será um barrete?
      Vai ser um barrete agora (se for o Lizandro já é) e no futuro - quando for vendido, também será vendido em saldos!!! É o que faz nascermos num país de endinheirados, onde os milhões são tratados com tanto desprezo, mas cheio de especialistas em vendas e compras de jogadores. Só o Vieira é que não vê isso.

      Eliminar
    2. Ai ai ai esses exageros e sarcasmos, foi um mau negocio financeiro... sejamos realistas, deu prejuízo.
      Desportivos foi óptimo, o lizandro foi 5M vamos ver se é bom ou não, se for tipo David Luiz vai ser bom se for tipo Sidnei vai ser barrete.
      O LFV faz os negócio que faz, tem grandes negócios e iguais barretes.

      Eliminar
    3. Para esclarecer estou dizer que 6M foram maus se referir a 100% do passe, pois se forem os nossos 40% ai é diferente.

      Eliminar
    4. Não são sarcasmos. São verdades. Garay foi um barrete enfiado a Vieira quando veio. Nem há discussão; foi assim sentenciado. Mas não é só Garay. Se olharmos para DI Maria, Fábio Coentrão, Matic, Witsel e comp. todos foram contestados quando chegaram...por causa do Miguel, do D.Simão etc...etc...é sempre igual; são maus quando chegam e depois quando saem são os melhores do mundo. Qual sarcasmo qual carapuça..
      ...e por falar da dita; só serve a quem tiver cabeça para ela!

      Eliminar
    5. Enorme Pimento, Companheiro,

      Esta venda do Garay e' um "mau negocio" financeiro em qualquer caso (embora nao constitua uma imparidade, ou seja, nao deu "prejuizo" contabilistico), pela simples razao que nunca poderia ser um "bom negocio" nesse criterio (nada comparado com o que merecia a qualidade do Atleta).

      Mas e' isso mesmo que eu pretendo defender com este texto, porque considero errado analisa'-lo como "negocio".

      Entretanto, a questao que se devia colocar aos Taliban era ... qual a alternativa?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    6. Caro Guachos
      Entendi o sentido que querias dar ao ênfase do teu discurso, são contestados quando são adquiridos , e quando saem é só carpideira.

      Caro José
      Eu dividi o meu discurso por essa razão se financeiramente até posso contestar todo negocio, o que rendeu desportivamente não tenho direito de falar pois foi dos melhores centrais que passaram por o nosso clube nas ultimas décadas.
      Faz uma pergunta que sinceramente não sei responder... nem sei quem poderia em toda blogosfera.

      Eliminar
    7. Autor: manosguachos às 1/24/2011 11:24:00
      "Felizmente para o Benfica também lá mora um jogador de nome “SIDNEI” que é um excelente jogador, dá garantias e na minha modesta opinião bem trabalhado será o novo filão de ouro do Benfica."

      Autor: GuachosVermelhos às 2/01/2011 03:18:00
      "Com a saída de David Luiz já devidamente compensada com a compra (parece-me mais um excelente negócio) de Jardel, temos ainda em Sidnei (grande jogador) um substituto à altura...
      Dentro de pouco tempo, acredito que qualquer dos dois será um activo super valorizado na montra Europeia!"

      Fazendo fé nestas palavras, Sidnei e Jardel serão (agora) os substitutos à altura, para Garay.

      Tá certo.

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Aqui o único TóTó que eu vejo és tu.

      Eliminar
    2. Não é teoria nenhuma... Já há confirmação oficial do Benfica... Mas pelos comentários, já vi que a maioria que por aqui já arranjou argumentos parolos para justificar como bom negócio, mais um barrete levado... Mas pronto, "Gritemos Carrega Benfica", que quando chegar o jogo com o Sion já ninguem se lembra de nada...

      Eliminar
  12. Vi Germano partir,também Humberto,Mozer,Ricardo Gomes,David Luiz e alguns outros Enormes...mas o Glorioso continua e há-de continuar for ever and ever!!!
    VIVA O BENFICA!!!

    Off:vi o róró cumprir a fabulosa mádia de um golo por mundial.Por acaso mais do q eu,q não fui a nenhum,eheheh!!!

    ResponderEliminar
  13. até ver a explicação que aqui é sugerida é uma que faz todo o sentido...

    mas algum pessoal anda doido por 3.6M? até parece que não pagámos mais por coxos. seja 2.4M ou 6M o mais importante é o Benfica respeitar os seus compromissos!

    porque para andar a dizer que compra por 9M qd paga 18M e a dizer que vende por 60M qd nem 40M receberam já bastam os outros!

    ResponderEliminar
  14. Amigos Guachos! Ao fim de 4 meses a frequentar o ngb deparei-me com este vosso/nosso blogue e... que lufada de ar fresco! Sinto-me como que saído de um pesadelo. Bem hajam pela vossa lucidez. Passarei a frequentar esta vossa/nossa casa diariamente. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E houve outros que não precisaram de 4 meses para irem no sentido contrário...

      Eliminar
    2. No sentido errado, portanto... ;-)

      Eliminar
    3. Pablito

      "Esperar é uma virtude. Vamos esperar..."

      Queres dar algum input?

      Eliminar
    4. Maddox o que é que ainda fazes por aqui? São momentos de lucidez nesse cérebro problemático com toda a certeza.

      Black Hazard

      Eliminar
    5. Maddox, já misturas comentários de diferentes blogues?! Tem calma!... Vamos esperar para ver como decorre o início da nova época. Mesmo admitindo que a venda do Garay foi um momento "menos", vamos aguardar por momentos "mais". Nada de teorias da conspiração, nada de truques do Presidente, nada de ofensas como fazem no outro lado.

      Eliminar
  15. Tenho uma pergunta :

    Se foi por 6 ou 2.4 sera que a diferenca (3.6 M) vale mesmo apena levantar uma enorme discordia e confusao entre os adeptos? Por mim ate podia aparecer 1euro... o importante sera o que aparecer no R&C
    Realmente eu pergunto-me se isto nao e utilizado como cobertura para outras coisas mto mais importantes se passarem, como ja alg falou nao e falar sobre o Benfica receber 2.4, ou o porto 15M mesmo nao tendo os 100% é mais sobre outras ilegalidades como aparece no publico:
    http://www.publico.pt/desporto/noticia/transferencias-do-fc-porto-para-contas-na-suica-sob-investigacao-1660534

    E se calhar ha algo mesmo a frente do nariz que ng vê, pois andamos todos preocupados como o garay e os 3.6M de diferença...peaners!

    ResponderEliminar
  16. Agora já não sei o que dizer.

    http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR51024.pdf

    ResponderEliminar
  17. Companheiros,

    Acabo de ler o segundo comunicado para a CMVM e aqui estou para escrever que lament profundamente ...

    Afinal, parece que quem tinha razao era o Enormerrimo Carlos Alberto (BENFILIADO), que comecou por perguntar quem e' o imbecil que escreve estes comunicados na Nossa SAD, ahahah.

    E o pior e' que estes comunicados so' podem sair diretamente do CA ...

    Confesso-vos que ja' nao percebo nada, porque isto nao faz sentido nenhum: o que esta' em causa, insist, nao e' o valor do "negocio" (embora este me pareca inconcebivelmente baixo), mas sim esta comprovada paixao do Nosso CA por ter de repetir, sempre, os comunicados para a CMVM.

    Enfim ...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... À posteriori não serve de muito. Queres fazer um mea culpa politicamente correto, mas por altura da escrita não te coibiste de proferir a seguinte frase:

      "(...) eu considero absolutamente inqualificáveis os comentários, ilações especulativas e “conclusões” que nem deveriam equacionar, muito menos escrever. (...)"


      Escreves um texto onde, do alto do pedestal moralista, classificas como inqualificáveis os comentários e especulações. Não tiveste a hombridade de perceber que não havendo dados concretos, a tua opinião era tão válida como outra qualquer. Mas não... A parte de querer cascar nos outros teve mais força, não é?

      Entende uma coisa: ser enganado é perfeitamente legitimo. Agora não o é, é passar atestados de burros a outros. Sabes tanto pela comunicação social, como todos nós.

      Eliminar
    2. Insistes em enganar-te, talvez porque queiras mesmo enganar-te:

      1 Sabes perfeitamente que eu me referia a alegadas conclusoes que ponham em causa a honorabilidade do Presidente, dos seus Colaboradores e do proprio Benfica, que sempre considerarei inqualificaveis; e

      2 Aquilo a que chamas o "meu pedestal", nao tem nada de moralista e assentou (assenta e assentara' sempre) em 2 coisas que te nao vejo exercer; (a) Benfiquismo e (b) raciocinios e argumentos logicos, que nao perdem a logica nem quando sao desmentidos pela realidade.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  18. Pois é,
    fiz figura de urso e não gosto nada.
    Fui enganado como muitos. Não gostei e também não entendi nada. As minhas desculpas por vos induzir em erro. Confesso-vos que não estou a perceber puto desta merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guachos, como diria o Albuquerque: "porque insistes em tentar perceber algo que não consegues?" :)

      Brincadeiras à parte, que isto sirva para pensares duas vezes antes de "atirar pedras" a todos os outros que não tem a mesma opinião que tu. Barretes servem a todos: prós, antis, etc. Agora, só fica mal na fotografia quem acha que tudo sabe e com escárnio, goza aqueles que indicam o contrário.

      Eliminar
  19. Pois é...
    Independentemente das vossas falhas na análise ao negócio, o que fica é que este foi desastroso.
    Deixo-vos aqui uma ideia minha: o Zenith vai comprar outro jogador ao Benfica, talvez Gaitan. E vai pagar a totalidade da cláusula de rescisão, 45M. Assim o Benfica fica a ganhar pois recebe mais dinheiro no total das duas vendas do que se tivesse que pagar ao Real Madrid 9 ou 10M do negócio Garay. Foi o que fez Pinto da (B)Costa com os lagartos na venda de Moutinho e James. Enganou o SCP. E nós enganamos o Real...
    Se fir isto, a "portização" do Benfica está em marcha. E eu não gosto disso.

    Red John

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim não foi nada um bom negócio, mas também não foi desastroso. Decerto que o Benfica quando garantiu Garay, não esperava ganhar dinheiro com ele, mas sim que ele jogasse mais um ou dois anos, até ser útil à equipa e assim obter resultados desportivos, o que veio a suceder, mas confesso que esperava (como já disse) que ele jogasse mais um ou dois anos. Não esquecer que o Benfica tem outros centrais que talvez possam dar as mesmas garantias e assim é um grande ordenado que já não vai pagar.
      Não é o TM que também quer o Oblak?

      Eliminar
    2. TM = RM (Real Madrid) (desculpem, teclei mal.)

      Eliminar
  20. uma vergonha é aquilo que sinto...inaceitável este valor. E como tal marosca deve andar no ar. Não consigo aceitar!

    ResponderEliminar
  21. Pois, hoje é o dia em que ficamos todos com um amargo de boca.
    Este valor, seja compensado noutra venda ou não, não é digno do jogador que é.
    E se for de facto compensado, não é digno do clube fazer tais negócios.

    Hoje aceito quaisquer comentários depreciativos dos críticos ferozes.

    ResponderEliminar
  22. Será que o Jardel e o Lisandro dentro de meses não nos farão esquecer Garay e brevemente Luisão?

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.