domingo, 15 de junho de 2014

SORTEIOS, VILAR DE PERDIZES E MADAME MIN!

Por Mathayus

Estranhos presságios e mãos suplicantes se elevam aos céus. De rostos enrugados e sobrolhos franzidos os adeptos fixam o sombrio horizonte, antevendo o cruel e enfeitiçado desfecho!

Finda a época e de forma assaz gloriosa, é tempo de perspectivar a futura. As « bruxas » já escovam e penteiam os seus longos cabelos negros ao sol, enquanto as aranhas tecem as suas geométricas teias e os mitos urbanos tomam conta das ruelas e becos deste nosso Portugal. 

Todas as conversas incidem sobre o « dia do improvável», o tempo e o momento, em que as calendarizações desportivas saem da sombra e em noite de lua cheia dançam em torno de monumental e megalítica bomba de gasolina... até que entrando em transe, se esfumam em fantasmagóricas e peludas aberrações que sobressaltam e atemorizam toda e qualquer competição, em que entra o Lobby(porco)!

Os « esqueletos » do presente ano, ainda passeiam por aí impunemente, a abrir a gabardine e a mostrar ao público ( em vergonhoso atentado ao pudor ) as suas  misérias... impedindo que as imagem tenebrosas se percam nos confins das nossas memórias:

FUTEBOL:

Seniores - Última jornada no porcodromo.

Juniores - Última jornada no porcodromo.

Juvenis - Última jornada no porcodromo.

Iniciados - Última jornada no porcodromo.

Taça da Liga ( Meias-finais ) - No porcodromo.

ANDEBOL:

Última jornada no porcodromo.

HÓQUEI:

Antepenúltima jornada no porcodromo.

E é neste instante, que assaltados por uma forte sensação de « surpresa » e quase pânico, corremos desesperadamente e refugiamo-nos nos peculiares aposentos do 28º Congresso de Medicina Popular da pacata aldeia de Vilar de Perdizes.

Só mesmo entre os profissionais do oculto: médiuns, curandeiros, cartomantes, exorcistas e até endireitas, poderemos encontrar a solução e a explicação para os fenómenos paranormais e de Poltergeist que ocorrem sistematicamente nos sorteios nacionais e que.... escapam dos domínios da lei das probabilidades e do olhar do Ministério Público...

Só entre iluminados da clarividência e portadores de dotes sensoriais de excepção, será possível descobrir quem nos faculte a morada da Madame Min e da Maga Patalógica, para que depois de estas encostarem as suas vassouras na parede, nos expliquem como foi possível reunir num só caldeirão... todos os ingredientes necessários para cozinhar a receita gourmet, que permitiu que a « sorte » soprasse sempre e só para um mesmo lado!

CÁLCULO ( BÁSICO ) DE PROBABILIDADES - Excluamos apenas o caso do Hóquei... pois apesar do jogo da segunda volta se disputar também no porcodromo ( que surpresa ), é « apenas »... na antepenúltima jornada do respectivo campeonato. E consideremos que no caso da Taça da Liga, apenas a meia-final foi considerada, dada a complexidade inerente a incluir a fase de grupos e eliminatórias.

Esclareçamos, também as mentes mais agitadas e possuídas... que não se pretende com esta invulgar aproximação do «oculto» à ciência, mais do que uma chamada de atenção e um alerta para que entidades especializadas na área, realizem um estudo aprofundado de toda a questão. Esta, não mais pode ser negligenciada, contornada ou estrategicamente esquecida!

Trata-se de uma abordagem necessariamente simplista da situação (existem condicionamentos no sorteio do campeonato nacional de futebol e algumas especificidades no cruzamento de sorteios díspares que concorrem... para que o cálculo em questão se resuma, tão só, a um indicativo de que existe uma tremenda dificuldade de ocorrer por acaso a conjunção (quase astral) de « coincidências » que resultaram em semelhante quadro de sorteios...

Ora perante a pergunta «Qual a probabilidade individual (caso a caso  e a probabilidade total  a soma de todas as situações) de acontecer que o Benfica jogue sempre no porcodromo na última jornada dos diversos campeonatos atrás mencionados»?

Surge, a seguinte resposta:

Seniores ( futebol ) - 1 em 30 ( 3,33% ).
Juniores ( futebol ) - 1 em 14 ( 7,14% ).
Juvenis ( futebol ) - 1 em 6 ( 16,66% ).
Iniciados ( futebol ) - 1 em 6  16.66% ).
Meia-final Taça da Liga ( futebol ) - 1 em 2 ( 50% ). Excluindo a fase de grupos e restantes eliminatórias para facilitação do cálculo.
Andebol – 1 em 10 ( 10% ).

Probabilidade total - 1/30 x 1/14 x 1/6 x 1/6 x 1/2 x 1/10 = 1/302.400 

Ou seja,  0,00033% é a probabilidade de acontecer a situação analisada. Algo, de facto muito improvável (embora possível) e que tem uma probabilidade de ocorrer muito próxima da... de acertar no 4º premio do euromilhões que é de 0,00029% (acertar em cerca de 4 números e 2 estrelas)!

Lembremos, que a probabilidade de acertar no 1º premio do euromilhões é de apenas 0,0000013%, no 2º premio é de 0,000018%, no 3º premio é de 0,000028% e no 4º premio é de 0,00029%.

Comparativamente com o totoloto, verificamos que mais é provável uma aposta conseguir acertar no 3º premio (5 números) do que os seis sorteios terem a deslocação do Benfica ao porcodromo no jogo final, pois nesse caso a probabilidade é de 0,0018%. 

Existirá pois, alma vivente que possa não ficar com os cabelos eriçados e os pêlos a fugir do corpo perante uma probabilidade de 0,00033%  de acontecer por mero acaso esta calendarização? 
Afinal, podemos até teorizar ( de forma algo humorística )  que a menos, que a Madame Min disponha de algum caldeirão turbinado ou um «acelerador temporal» de bolso... só se vivermos uns já simpáticos 302.400 anos, teremos quase a certeza de assistir a uma ocorrência igual!

Ou seja, não obstante o cálculo de probabilidades aqui proposto ser uma abordagem despretensiosa da questão e... existirem outras fórmulas que possibilitam uma maior exactidão estatística. É inegável, que qualquer que seja o método utilizado... a amplitude do resultados alcançado é tal, que culminará sempre num número demasiado elevado para não suscitar incredulidade e espanto!

A lógica e o bom senso, obrigam assim, a ponderar e reflectir sobre a possibilidade de ser realizado em Portugal, um verdadeiro estudo estatístisco e de cálculo de probabilidades a nível nacional para aferir (através do cruzamento dos dados de diferentes épocas) se os verdadeiros fenómenos do Entroncamento que acontecem nos sorteios e calendarizações desportivas nacionais... são apenas e só frutos de meros factores aleatórios...

Como diz o celebérrimo provérbio castelhano  «No creo en brujas, pero que las hay, las hay»!

P.S: Um conjunto de grandíssimos Benfiquistas e que que têem no peito bem incrustados os valores do SLB, ajudaram-me na execução deste Post. 

Por outras palavras, assinei Mathyaus ( só que a bem da verdade ), poderia ter sido assinado por: Influência Arbitral (contributo enormérrimo para a parte estatística. As analogias com o euromilhões e totoloto são igualmente suas), RM (cálculo de probabilidades individuais e ajuda no total), Carlos Antunes (que queria utilizar fórmulas de cálculo mais avançadas ) e José Albuquerque (que me aconselhou e explicou, que não podendo esta forma de cálculo produzir resultados absolutamente rigorosos,  pode servir como indicador de desconfiança).

29 comentários:

  1. Enormerrimo Mathayus, Amigo e Companheiro,

    Mais um brilhante texto da tua lavra (inconfundivel, mesmo quando ficas "espartilhado" pelos numeros), que comprova bem que, a este nivel, nao necessitavas nada de elaborar mais os calculos, ate' porque esta epoca e este conjunto de "sorteios" esta' muito longe de ser ... "filha unica", ahahah.

    Meu Caro Amigo e Companheiro,

    Tive o privilegio de ler este teu texto ainda num quase extase e em resultado do fabuloso jogao de futebol que as selecoes de Italia e Inglaterra nos ofereceram (e que eu insisto em recomendar a todos que o nao viram), pelo que era dificilimo nao me desiludir com o primeiro texto que lesse (a primeira coisa que saboreasse): tive a sorte de dar de trombas com um texto teu, que es um "mago" das palavras e um Benfiquista dos melhores.

    Por isso, Companheiro, revovo a promessa que ja' fiz e garanto-te, sob palavra de Honra Benfiquista, que se o POLVO volta a condicionar (nem que seja so' por uma bocadinho) os sorteios desta proxima epoca (ou da seguinte, para o caso tanto faz), vao ter de assoar-se a um trabalho que venho fazendo ha' 5 anos e com o qual espero conseguir fazer "prova cientifica" da vergonha deste "futeluso".

    Ah, mais ainda: o POLVO leva o mesmissimo tratamento (estatistico, claro) se "parir" um osgalhada x Benfica numa das 2 ultimas jornadas.

    Sinceramente, eu prefiro os ROUBOS da BOIADA, porque esses, pelo menos, sao feitos 'a vista de todos e usam uma tecnologia completamente "user friendly" (leitinho para dormir, café e/ou chocolates) e podem ser vendidos ao abrigo do "errare humanum est".

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JA, agradeço desde já e espero que isso seja feito, pois para qualquer pessoa normal nem é preciso perceber de estatística, vê-se nitidamente que os sorteios são arranjados e manipulados. As percentagens de probabilidades que o Mathayus mostra são mais do que evidentes.

      Isso ficou claro no Apito Dourado, o "jeitoso" do informático que fez os arranjinhos que então já havia no sorteio dos árbitros foi condenado mas que eu saiba ainda por lá anda. Só que há uma grande diferença, a vergonha e o descaramento são muito maiores actualmente. A sofisticação da batota e manipulação é agora muito maior, é uma cloaca a céu aberto!




      Eliminar
    2. Bom dia Gente boa
      Meu caro amigo Albuquerque, há anos que suspiro por esse estudo...que espero ser arrasador para a causa dos corruptos de Contumil.

      Eliminar
    3. Caríssimo e grandíssimo José Albuquerque,

      Se com este Post, tiver conseguido estimular o teu apetite e gula... em arrasar e desmascarar mais uma das ferramentas porcinas para adulterar a verdade desportiva... promovendo a aceleração do estudo que desenvolves há 5 anos e a sua futura chegada à « Luz do dia », o esforço esforço terá valido bem a pena.

      E claro, obrigado pela enormérima generosidade das tuas palavras.

      Eliminar
  2. Agora junta aí o facto de só em seniores:

    - termos jogado na penúltima jornada no estádio do ladrão há 1 ano
    - do sporting ter jogado na penúltima jornada no estádio do ladrão há 2 anos
    - de termos jogado na penúltima jornada no estádio do ladrão há 4 anos

    qual a probabilidade disso acontecer ?

    enfim ao menos este ano já sabemos que o sorteio não irá trazer nenhuma surpresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno Paiva,

      Tens toda a razão no que concerne, à necessidade de juntar à equação muitos mais dados, procurando que através do cruzamento destes... a verdade se torne inegável.

      Todavia, meu caro... deixo essa tarefa para o grandíssimo José Albuquerque, porque « eu » e números... só, mesmo o Benfica, para conseguir fenómeno assim!

      Eliminar
  3. Calculos, probabilidades, equações etc., não é comigo, (estou falando de números) mas outras "operações" poderão ter sucesso se os tais sorteios forem realmente abertos, participados e fiscalizados por todos os interessados, ao detalhe, afim se se evitarem as bolas frias e as bolas quentes.

    Bom, isto sou eu a dizer.

    Os interessados têm uma palavra a dizer. Bastará não aceitar sorteios camuflados e exigir nova edição com participação e fiscalização totais.
    É trabalho de safra que tem de ser equacionado e levado à prática.

    A minha opinião é como todas as outras, vale o que vale.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Joseph Lemos,

      O que referes faz todo o sentido... corroboro essa opinião, que é chegado o momento, de ser tomada uma posição mais activa, interveniente e fiscalizadora de todo o processo.

      Deveria até ser nomeada uma equipa de estudo, que delineasse uma estratégia- antídoto que pudesse ser aplicada nos sorteios... sejam eles com bolas ou com meios informatizados.

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Mathayus e gloriosos companheiros;

    Excelente trabalho, bem necessário, para ver se alguns Benfiquistas menos atentos (ou desinformados pela cs avençada), abrem os olhos e começam a "ligar" as pontas do sistema corrupto, umas às outras!

    Mereces os parabéns e o teu Benfiquismo mais elevado fica patente com este trabalho, bem como o dos companheiros que te ajudaram.

    Bem hajam!

    Eu, por mim, vou é divulgá-lo o mais que possa. É o mínimo a que me sinto obrigado perante o vosso esforço e para merecer ser digno de poder dizer: Sou do Benfica!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Perfeito Correia,

      Sabes, o que mais me agrada neste nosso Benfica... é que se estamos sempre a falar de futebol, pontapés na bola, modalidades, vitórias, etc...

      Algo ainda sublime e superior transpira das atitudes dos Benfiquistas... o saber ser, estar e viver de todos, a sua essência genuína de boas pessoas.

      Numa frase, « o Benfica é mais do que um clube, é íman aglutinador das gentes de bem e ideal de civilização e humanidade ».

      E meu amigo ( se me permites ), todos somos peças da mesma engrenagem... o que realizas com o teu esforço e dedicação à divulgação é digno de todo o louvor ( para além obviamente da qualidade dos comentários com que enriqueces o Blog do Guachos).

      Viva o Benfica.

      Eliminar
  5. Bolas Quentes / Bolas Frias...

    Se juntar os últimos 3 campeonatos, mesmo sem as modalidades, as probabilidades são menores do q o 1º prémio do euromilhões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro FranciscoB,

      Acredito totalmente nessa verdade e agora, só falta começarmos todos a aborrecer um « cadinho » o enormérrimo e grandíssimo José Albuquerque, para ele, todos os dias, colocar mais uns quantos números no seu estudo alargado.

      Eliminar
  6. Amigo Mathayus,
    Obrigado pelo teu entusiasmo e pelo magnifico trabalho que partilhas no GV.
    Sempre, e como não podia deixar de ser, com o toque inconfundível do teu cunho pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,

      Como sei, que a tua generosidade é igual ao teu imensurável Benfiquismo, não fico surpreendido pelas tuas amáveis palavras... mas, apenas agradecido.

      P.S: Como funciono a « pedais » e com velocidade galopante de uma tartaruga a fazer um post, só te digo e sem falsos elogios... que é para mim incompreensível como consegues escrever sempre com qualidade o que fazes em quantidade. Produzindo diariamente textos em defesa do glorioso.

      Grande abraço.

      Eliminar
  7. Mas o Benfica não pode solicitar o programa que realiza o sorteio para se poder auditar? Penso que bastaria isso para se evitar a pouca vergonha que grassa há anos nos sorteios. É só xitos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ruddion,

      Presumo, que não seja algo de fácil resolução, porque quero acreditar que o « polvo » apesar de imoral e corrupto... já demonstrou ser inteligente e ter uma equipa multidisciplinar ( com excelentes advogados ) para dar e ocultar, respectivamente os seus passos e pegadas.

      No entanto e como já o caríssimo Joseph Lemos atrás disse... é realmente necessária uma postura mais pró-activa e interveniente tanto na prevenção como na erradicação deste « fenómeno »!

      Esperemos que alguns « olhos » se estejam a abrir e a « acordar »... para esta perversa realidade.

      Eliminar
  8. Quem fez o software? Qual a empresa e a sua localidade?quem é o dono da empresa que faz o software?quem comprou o software a essa empresa?quem instala o software na semana dos sorteios?quem anda por perto nesses dias? Se fosse só uma época mas isto já acontece à várias épocas seja o software seja pelas bolas quentes ou frias os sorteios de papel onde as gajas mal encaradas já sabem o clube antes de abrirem a bola "Penafiel" isto é a maior roubalheira de todos os tempos no desporto português para favorecer os mesmos nas jornadas que são decisivas na parte final dos campeonatos.
    Ninguém investiga nada ninguém faz nada ninguém sabe de nada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jamal,

      Todos juntos, temos de alertar, para que a situação de adulteração dos sorteios, apareça de tal forma evidente e seja de tal forma falada e analisada...

      Que seja no Benfica, seja fora dele... a situação receba a atenção devida e se tomem e desenvolvam as medidas preventivas e de controle dos sorteios mais adequadas.

      Eliminar
  9. Sorteios viciados como sempre em proveito dos mesmos de sempre, os corruptos.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      Os porcinos são uma raça que tem uma apetência especial para chafurdar naquilo que todos sabemos...

      Creio mesmo que eles fazem questão disso... e se lhes dessem a hipótese ( se tal fosse possível ) de ganhar um jogo de forma limpa ou de forma porca...

      Eles optariam sempre pela segunda e tomariam banhos de imersão nisso!

      Eliminar
  10. Eu não queria utilizar fórmulas de cálculo mais avançadas.
    Ou melhor, queria, mas apenas porque há aí uma simplificação excessiva.
    Note-se que a probabilidade de o Benfica jogar com o Porto na primeira jornada é 1/15, na segunda jornada é 1/14 (porque há menos uma equipa que pode ser sorteada), etc...
    O que significa que a probabilidade do Benfica jogar com o Porto na jornada 15 (e, por consequência na 30) é de 16/(15!) .16 porque é o número de equipas no primeiro sorteio e 15! é 15 x 14 x 13 ... x 2 x 1.
    No entanto como jogar em casa e jogar fora são acontecimentos diferentes, na verdade a probabilidade de encontrar o Porto na última jornada é 1/(30!).
    Basicamente, a probabilidade do Benfica ir jogar ao Porto na última jornada em futebol é de 6 x 10^-30 %.

    Agora, fazendo o mesmo para todos os campeonatos e multiplicando tudo, basicamente a probabilidade é praticamente zero.

    Confesso que não revi a matéria da faculdade, mas quase de certeza que é isto. (Embora a probabilidade me pareça demasiado pequena.)
    Pode haver algum erro no numerador, algo que tivesse de ser aí considerado.

    Um dia destes faremos isto em todo o rigor e as coisas tornam-se ainda mais anedóticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Antunes, também me esqueci da minha estatística, eu que até era bom nisso, mas penso que tens toda a razão. Também estava a achar os cálculos demasiado "optimistas" mas acho que a pouca vergonha é muito maior do que aquela que o amigo Mathauys com toda a boa vontade mostrou pois também penso que temos de incluir números "factoriais" (!) nos cálculos.

      Vamos a ver se alguém consegue fazer os cálculos exactos (eu já não consigo) para podermos ter as probabilidades exactas destes acontecimentos saírem todos no mesmo ano, probabilidades essas que devem andar como muito bem dizes perto de 0 (ZERO!).
      É um escândalo!

      Eliminar
    2. Caro Carlos Antunes,

      Penso que no texto está claramente patente o objectivo do mesmo... e o alcance dos cálculos empregues, bem referenciado e mencionado como mero factor indicativo!

      E isto, porque bem pesadas três variáveis na « balança » do bom senso:

      A não integração das probabilidades totais da meia-final da taça da liga ( onde ficou fora da equação, a fase de grupos e restantes eliminatórias pela complexidade inerente à junção das diferentes naturezas de apuramento na mesma prova ).

      A mistura de provas de carácter diferente ( modalidades totalmente diferentes e fases finais de competições... amputadas das suas fases iniciais ).

      E principalmente o conjunto de condicionantes que são integrados à partida no sorteio do campeonato nacional de futebol ( cujos moldes desconheço ) e que alteram completamente qualquer tipo ou fórmula de cálculo que seja realizado.

      Cheguei assim, à conclusão ( com base em opiniões diversas ) que uma fórmula de cálculo tão simplificada pode servir como indicador suficiente de suspeição dos sorteios.

      Sendo, por oposição, também me consciencializei que:

      Atendendo aos factores supra-mencionados e particularmente... ao agregado de condicionantes desconhecidas introduzidas por antecipação nas grelhas de sorteio do campeonato nacional...

      Qualquer que fosse fórmula escolhida, os resultados obtidos seriam sempre aproximações e não resultados absolutos, incontestáveis e passíveis de validação científica.

      Eliminar
    3. Claro que o post está claro.
      Aliás, neste blogue as coisas são sempre claras!
      Continuem assim e um forte abraço!

      Eliminar
    4. Claro que o post está claro.
      Aliás, neste blogue as coisas são sempre claras!
      Continuem assim e um forte abraço!

      Eliminar
  11. Mais um submarino ao fundo, grande Mathayus.

    O engraçado da questão será perceber um dia destes, que a empresa que fornece o software para os sorteios talvez seja a mesma para todas as federações.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Caríssimo e grandíssimo Tantos Lixos,

    Ainda estou a atirar mais um submarino ao fundo... e eis que apareces e acertas logo no porta-aviões!

    Sinceramente, agora que o mencionas parece evidente, mas não me tinha lembrado dessa hipótese. Seria realmente interessante descobrir essa informação.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Enormérrimo Mathayus,

    Mais um brilhante texto, que deixa a nu a realidade do nosso campeonato.
    Só não vê quem não quer, ou só lê e consulta a informação produzida pelos vendidos da nossa comunicação social.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e grandíssimo Influência Arbitral,

      Grato por o ver por aqui, pois num Blog que preza o conceito de Benfica pela positiva, a sua presença é uma honra.

      O trabalho que realiza com tanta dedicação, personifica o que realmente interessa ao nosso Benfica... ajuda real e objectiva ( e não conversas de treta ), colocação ao seu serviço e total devoção na defesa dos seus interesses.

      Continue e persevere, pois o impacte e a contundência dos números ultrapassa claramente a das palavras...

      É sublime para os Benfiquistas e para o Benfica e si próprio, poder utilizar uma « arma » de arremesso que simplesmente silencia os adversários e os deixa na triste posição de avestruzes!


      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.