domingo, 1 de junho de 2014

Vamos a “Contas” (março 2014)?.

Por José Albuquerque

Introdução.

Antes de tudo o mais, quero começar por saudar o regresso aos blogues de um Companheiro – o Benfica Eagle, no NGB, que deve ter sido o primeiro, há anos e no saudoso FORUM BENFICA, a tratar com rigor e competência estes assuntos económicos e financeiros da vida do Nosso Clube.
Desde que ele deixou de publicar textos, há mais de 3 anos, que passei a ser eu, num certo período com o valioso contributo do Companheiro B Cool, a ficar com a responsabilidade de prosseguir o esforço de divulgar e explicitar estes temas tão importantes, pelo que me sinto no dever de sugerir aos Leitores do GUACHOS (mesmo que eu não visite o NGB) que não percam os trabalhos deste Nosso Companheiro, cujo rigor e competência são incontestáveis, na expectativa do necessário enriquecimento que ele vos pode trazer.

Se me não falha a memória, tive com o Benfica Eagle algumas divergências, nomeadamente quando foi escolhida a forma de “fusão” da SAD com a Benfica Estádio e quando ficou estabelecida a forma de contabilização (ao pro rata) das mais valias realizadas nas operações com o Benfica Stars Fundo, pelo que é provável que, no futuro, voltemos a ter opiniões diferentes sobre alguns aspectos da Nossa “vida económica e financeira”, o que resultará em beneficio de todos … porque a democracia pode não ser perfeita, mas é bem melhor que as alternativas.

Em sentido contrário, recordo-me de termos ambos defendido que a SAD optasse por uma das boas alternativas possíveis de reestruturação financeira (já há mais de 3 anos), uma sugestão que, infelizmente, já foi abandonada pelo CA da SAD.
Por isso e alem de saudar o seu regresso, sugiro a leitura dos seus trabalhos e, com a devida vénia, abuso imediatamente do quadro (Quadro 1) que ele produziu para comparar as “Contas” da Nossa SAD e das dos andruptos e osgalhada.
Quadro 1
Por agora, eximo-me de fazer comparações, não só por estar de acordo com as que o próprio Autor fez (e que podem ler no NGB), como porque retomarei esse tema – a “comparação” das contas, no próximo post.

As “Contas” em 31/3/2014.

O documento publicado no sitio da CMVM sintetiza os primeiros 9 meses da vertente económica do Grupo Benfica, numa época que vai ficar na Nossa Gloriosa História como uma das suas páginas mais douradas e não só do ponto de vista desportivo:
. os resultados são fortemente influenciados pelas “vendas dos passes” de 3 Atletas: o Matic (25ME pagos a pronto pelo Chelsea, que ainda Nos deve 5ME do Luiz), o Rodrigo (76% de 30ME, acrescidos de eventuais 10ME em prémios por desempenho) e o André Gomes (70%  de 15ME, acrescidos de 25% de uma eventual mais valia futura); convém relembrar que as partes dos passes destes 2 últimos Atletas que tinham sido alienadas ao BSF, já tinham proporcionado um proveito interessante e que o fundo que os adquiriu agora já liquidou 1/3 do valor contratado;
. os resultados foram obtidos num quadro de forte investimento, quer no Plantel, quer no Parque Desportivo (Seixal e Lisboa Vip Lounge), quer na Nossa “nova” BTV;
. os resultados estão influenciados pela inversão na distribuição das quotizações dos Sócios;
. estes 9 meses representam a fase mais baixa do período macroeconómico recessivo, marcado pelo verdadeiro “assalto fiscal” em sede de IVA;
. estes resultados não incluem, obviamente, a recente “venda do passe” do Kardec;
. no final do trimestre o valor contabilístico do Plantel é de cerca de 88ME (60 Atletas com valor intangível); e
. a taxa de juro média paga pela SAD é de 7,93%, enquanto o Clube e a SGPS pagam apenas 6,63% (taxa fixa) pelos empréstimos concedidos pela SAD.

O quadro seguinte (Quadro 2) revela as Demonstrações de Resultados e os Balanços sintéticos no período e no seu homólogo, com valores completamente em linha com o que eu tinha admitido como possíveis, pelo que deixarei comentários para o próximo post.
Quadro 2
NOTA 1: recordem que quando da anterior projecção de resultados para este exercício (aquele texto em que tentei responder ao Companheiro 218.219) e ainda antes da venda do Rodrigo e do A. Gomes, eu admitia que seria ainda Nos faltava uma mais valia de cerca de 20ME para equilibrar o exercício; por coincidência, a saída do Rodrigo respondeu (rigorosamente, ahahah) a essa lacuna, pelo que o “excedente” resultante da saída do A. Gomes deve provocar o “tal” resultado positivo que eu tantas vezes tenho indicado como sendo o ideal para que o Grupo comece a resolver o seu principal problema financeiro (pela debilidade dos Capitais Próprios).

As “Contas” da BTV.

Passei todos os temas anteriores quase “a correr” (fico ao dispor na caixa de comentários para os esclarecimentos que desejarem), porque quero debruçar-me, em detalhe, sobre “o número” que me parece mais importante de todos os incluídos neste “R&C” intercalar: os proveitos da Nossa BTV.

Já’ todos estávamos ansiosos por esta “revelação” e essa quase angústia ainda mais se agravou depois da recente entrevista do Presidente, pela sua afirmação “a BTV tem 30ME de receitas”.

Como sabem, eu já tinha escrito (e repetido) um comentário simples a tentar explicar o provável detalhe dessa declaração do Companheiro LFV, mas creio que me enganei ao não ter admitido que ele se referira a uma previsão do valor mínimo já previsto para a “facturação de primeiro ano da nova BTV”. Infelizmente, devo ter errado e por não ter admitido que o Presidente cometera o erro de, naquela situação, falar de uma previsão.

Se estão recordados, eu admitira que os 30ME seria o valor real mais actualizado disponível (disponível para ele, obviamente), ou seja o valor real em fim de maio (11 meses de exploração).
Felizmente, posso ter “escrito direito por linhas tortas”, uma vez que o número oficial para 31/3/2014 (9 meses) aponta para uma previsão final daquela ordem de grandeza. Ora sigam o meu raciocínio …

. já sabíamos que os Proveitos até 31/12/2013 (6 primeiros meses) foram 11.372KE;
. agora sabemos que esse número cresceu para 20.189 em 31/3/2014;
. ou seja, a facturação em janeiro, fevereiro e março foi de (20.189 – 11.372 =) 8.817KE;
. o que vale por dizer que a “velocidade mensal e actual de facturação” ultrapassou os 2,9ME

Ora bem, partindo de 20ME (primeiros 9 meses) e admitindo 3ME de média mensal para os 3 meses restantes, chegamos a 29ME, um valor semelhante ao revelado pelo Presidente.

Mais importante do que isso e prevendo, prudentemente, o próximo exercício (já próximo do que deveria ser uma “velocidade de cruzeiro”) de 2014/2015, creio que devemos esperar que a BTV venha a faturar bem acima dos 35ME, podendo, mesmo, ultrapassar os 40ME com a consolidação dos negócios publicitários e a mais que provável expansão geográfica de assinantes.

Sabendo que os Custos anuais atuais da BTV não chegam aos 10ME (o DSO referiu 9ME), podemos avaliar como surpreendentemente positivos os impactos económicos da “nova” BTV e da opção pela recusa da proposta do mamão (111ME para 5 anos, ou seja 22,2ME anuais), já quase desde este primeiro ano de exploração, o que constitui um êxito fantástico e, sobretudo, o tal “disparador” de que o Grupo necessitava para “saltar” para aquilo a que eu venho chamando O Novo Paradigma de Gestão, suportado por esta realidade e pela plena maturação da Nossa “Fábrica”.

São em cadeia os motivos que Nos “obrigam a acreditar” no Futuro do Glorioso.

Viva o Benfica!

P.S.: porque imagino que me vão pedir que comente ‘a luz deste “R&C” a outra afirmação do Presidente segundo a qual o Benfica “vai ultrapassar os 130ME de Proveitos, sem contar com as “vendas de Atletas”, tenho de concluir que ele se referia a mais uma previsão e, neste caso, para o somatório dos Proveitos de todo o Grupo com os do próprio Clube

42 comentários:

  1. Obrigado José Albuquerque pelos esclarecimentos tão claros e pertinentes.
    Não fiquei esclarecido relativamente à operação de venda do Rodrigo e do André Gomes. O Benfica tinha vendido ao BSF que percentagem dos passes? Com a venda ao P.Slim foram pagos 76% e 70% das verbas totais. Essas verbas, 30M e 15M correspondem a 100% dos passes? E o BSF como foi ressarcido.
    Agradeço antecipadamente os seus esclarecimentos.
    P.S. Era importante no exercício de análise do sucesso da BTV "contabilizarmos" ainda que informalmente, os montantes retirados à Olivedesportos pela perda de assinantes. Esses dados estão disponíveis? É que embora eles tenham deixado de nos pagar 22M/ano, era importante percebermos na perspectiva da olivedesportos (e inerentemente da corrupção) qual o impacto da perda dos direitos do BENFICA. Será outro marco histórico quando conseguirmos tornar as perdas maiores que os proveitos, isto é, perderem assinantes suficientes que ultrapassem os 22M/ano.
    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  2. Nunca é demais agradecer as suas brilhantes exposições para "tótós"...

    Parece-me q o Benfica está no rumo certo e q deve manter "os pés bem assentes" para continuarmos na senda dos êxitos - é fundamental manter o cash-flow +...

    Apenas uma questão - a estimativa que faz para a próxima época relativamente à BenficaTV parece-me, como é saudável q seja, muito aquém do potencial... A aposta em conteúdos mais abrangentes e o crescimento exponencial das receitas c/ publicidade poderá levar-nos a patamares impensáveis e de verdadeiro "case-study"? poderemos estar a ser actores numa revolução no financiamento dos clubes ao nível europeu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Francisco B, Companheiro,

      Obrigado pelo incentivo.

      Dou-te 100% de razao quer quando sublinhas a exagerada cautela da minha "estimativa" para o proximo exercicio, como quando admites que esta inovacao (obrigado, POLVO) pode vir a ser um "case study" e a sugerir alteracoes profundas em alguns outros paises.

      Para dar uma ideia do Valor que (TODOS< UM) conseguimos acrescentar ao Benfica, e mesmo sem ter nenhuma intencao de sugerir a "venda" da BTV, eu arriscaria que teria facilidade em vender qualquer parte do seu capital acima de 50% (desde que amigavelmente com o Clube) avaliando a BTV em ... 150ME!!!
      Agora basta pensar em quanto ela esta' "avaliada" no Nosso Ativo para compreender que temos um "novo" foco de ENORMES mais valias potenciais "escondido" no Balanco.

      E ainda ha' quem gaste o seu tempo a falar do Nosso Passivo, ahahahah.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Enorme Nene', Companheiro,

    Obrigado pelo teu incentivo!

    Vamos 'as tuas 2 questoes:
    1) Operacoes com o BSF
    Pela propria natureza do BSF (um fundo fechado e "exclusivo" para os Nossos Atletas, os seus Gestores nao fazem negocios (compras ou vendas) sem ser em dialogo com o CA da SAD: nao fazem, nunca fizeram, nem farao no futuro.
    Desde sempre (as excecoes de que me recordo foram o Ramires, o Witsel e o Matic, Atletas nos quais o BSF nunca investiu) que o Benfica negociou todas as suas "vendas" diretamente com os compradores OS 100% DOS "PASSES", sabendo esses compradores que o Benfica assumia esse papel por ser o detentor dos direitos desportivos, de parte (normalmente a maior parte) dos direitos economicos e de um mandato expresso do(s) eventual(ais) detentor(es) de outra(s) parcela(s).
    Desde a criacao do BSF que os sucessivos "R&C" descrevem extensivamente todas as operacoes realizadas e incluem um quadro resumo das quotas partes por ele detidas nos Atletas em causa, informacao que a CMVM e todo o Mercado conhece de cor e salteado.
    Por isso mesmo, sempre foi habito a SAD comunicar 'a CMVM as suas principais "vendas" pelo valor integral do "passe" e foi este o primeiro caso (a operacao com o Rodrigo e o A. Gomes) em que a CMVM solicitou o "esclarecimento" sobre as percentagens que ja' tinha de conhecer ha' anos.
    Nao te posso garantir, mas creio que quer andruptos, quer osgalhada, sempre fizeram o mesmo e NUNCA a CMVM lhes pediu tao desnecessario esclarecimento.
    Nos casos em apreco, o BSF tinha adquirido 30% do AG (por 1,2ME, creio) e 26% (por 3,5ME, creio) do Rodrigo, pelo que, logicamente, beneficia dessas mesmas partes nos respetivos valores totais (15ME e 30ME, respetivamente).
    Nao te posso garantir, mas creio que o BSF nao beneficia dos eventuais "premios" e/ou mais valias futuras.

    2. Embora compreenda o teu interesse em "contabilizar" os lucros cessantes do mamao na sequencia do Nosso (agradecido) manguito, deixa que te diga que os resultados da Nossa BTV sao tao formidaveis que nao temos necessidade de procurar mais prazeres "fora de portas". Pelo menos eu nao sinto essa necessidade, nem qualquer interesse.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Caro José Albuquerque,

    De facto, os resultados intercalares são muito animadores, mas gostava de deixar à tua atenção 2 aspectos que me parecem preocupantes:

    - A ser verdade o entendimento que explicaste em consequência das decisões judiciais sobre quebra de contratos, a probabilidade de no futuro essa receita se manter como estrutural nas nossas contas torna-se diminuta. Ora se verificarmos que os resultados operacionais sem operações com atletas está mais negativo que no ano passado e os encargos financeiros continuam a crescer, quer porque a taxa média vai subindo, quer porque o valor dos empréstimos obtidos também é maior, não consideras que o CD da SAD deveria rever a sua posição e avançar destemidamente para a reestruturação financeira ? É que o valor dos encargos financeiros está a deixar exangue a SAD. No caso do Sporting os encargos deles desceram significativamente (embora os custos dessa descida estejam escondidos e os vão pagar com língua de palmo mais à frente). Sem o impacto das operações com atletas (que incluem amortizações significativas) teríamos um resultado muito diferente.

    - O endividamento bancário continua a subir. Não devemos obviamente comparar números a 31 Março com números a 30 de Junho, mas a verdade é que dos cerca de 200 milhões após a reestruturação do grupo, subimos quase 100 milhões. Tendo em conta os problemas do BES, será que vamos continuar a ter o apoio deles ?

    Que pensas sobre estes temas ?

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme B Cool, Companheiro,

      Em primeiro lugar, deixa que saude este teu comentario (e o que nele comprova que tu continuas a acompanhar a Nossa vida economica) e que aproveite para te dizer que seja la' o que for que te esteja a roubar o tempo para escrever sobre o Benfica, oxala' acabe depressa esse teu impedimento, porque (lamento desiludir-te, ahahah) os teus textos e comentarios fazem falta e nao e' o regresso do Enorme Benfica Eagle que muda essa realidade.

      Quanto 'as 2 questoes que levantas, sabes que estou de acordo contigo ...

      1. Nao so' mantenho que um impulso aos Capitais Proprios (atraves de uma das alternativas possiveis de restruturacao financeira) seria muito desejavel (talvez mesmo necessario) e a melhor politica de Gestao, como nao consigo vislumbrar nenhum motivo ponderoso para que o CA tenha "abandonado" a ideia. Vou ainda mais longe e espero que este tema venha a ser objeto de um debate tao universal quanto possivel na proxima campanha eleitoral.

      2. Tanto que concordo com a necessidade de vir, no medio prazo, a alterar o modelo prosseguido nestes ultimos 5 anos (muito pela provavel pressao dos regulamentos de transferencias), que ja' comecei a referir-me a um "novo paradigma de Gestao", sobre o qual vou escrever com mais detalhe no meu proximo texto.

      Finalmente e depois de vermos a Nossa BTV a confirmar (ela a escrever direito por linhas ... direitas) o que eu escrevia quando apostava num potencial de 30ME de Proveitos para a SAD no Mercado interno, ve-mo-la a ser o mais poderoso argumento para a tua preferida tese da internacionalizacao dos Nossos Proveitos. Alias e se me permites a sugestao, esta' na hora de voltares a escrever sobre essa possivel estrategia (que eu sei que tanto te agrada), porque ja' tens o o argumento indiscutivel e que te faltava ha' uns anos.

      O unico ponto em que nao partilho a tua preocupacao prende-se com a eventual "substituicao" (parcial e/ou progressiva) da Nossa relacao com o BES, ate' porque admito que uma possivel componente da desejavel restruturacao financeira pode passar exatamente por uma nova "parceria financeira" (a CGD pode ser muita coisa, mas nunca tera' o dinamismo suficiente para conseguir ser o Nosso Parceiro financeiro).
      Pagando, religiosa e rigorosamente, o Grupo Benfica estas quantias em juros e servicos bancarios, mais faltaria que fosse dificil substituir o BES, caso venha a ser necessario, isto ja' para nao falar na tremenda autoridade moral que temos perante eles (ambos os Bancos), decorrente do "brined" que estao a dar 'a osgalhada (ia a escrever "Nossos concorrentes" ... mas percebi o erro a tempo, ahahah).

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Caro José Albuquerque:
      Parabéns pelo seu ENORME BENFIQUISMO que o leva a esclarecer recorrentemente as dúvidas dos leigos Benfiquistas.

      Eliminar
  5. Caríssimo e estimado amigo José Albuquerque,

    A forma cuidada, cordata e prestável como asseguras este serviço regular de esclarecimento público da nação Benfiquista é um exemplo... e também já uma necessidade!

    Já não podemos prescindir deste luxo e de podermos perceber algo da realidade financeira do clube pelos nossos próprios olhos e não pelos dos outros.

    Nós bem sabemos que não são poucos... os que utilizam esta área para alarmar sócios e adeptos e que é precisamente o argumento económico que mais vezes é utilizado como « arma de arremesso ».

    Resumindo... OBRIGADO por tudo e ainda bem que tudo aponta para que o nosso Benfica esteja mais do que num rumo certo, numa rota promissora.

    P.S: Não me alargo em considerandos maiores de ordem financeira. Para já fico na piscina dos pequenos, que isto da economia é como o mar... é melhor não ir para fora de pé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Mathayus, Amigo e Companheiro,

      Vindos de ti, os incentivos ainda trazem maior contentamento.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  6. O problema desse Eagle é que descasca no Vieira e no Vilarinho e enaltece o ladrão Azevedo de quem é amigo e foi testemunha contra o Benfica no processo Euroárea. Possuo vasto arquivo que o comprova e só consegue ser mais ou menos honesto nas questões financeiras mas não deixa quase sempre de subreptíciamente beliscar o Vieira. Se se dedicasse sómente a equacionar a vertente financeira, seria um dos melhores da blogsfera.Sou da terra dele e conheço bem as suas posições quando trata de espezinhar o Vieira fazendo comparações com o Azevedo. É pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou do tempo em que as posições de vale e Azevedo em relação à luta contra o sistema eram mais vincadas que Vieira,toda a gente caiu em cima de vale e Azevedo todos o queriam por fora do futebol porque era incomodo mas como Benfiquista sei ver que naquela altura não havia milagres quando se fechavam as portas do crédito para resolver as asneiras anteriores certo?

      Eliminar
    2. Pois, lutava contra o sistema para encobrir as vigarices que o levaria a apoderar-se do Benfica, conforme tentou com a implantação de uma SAD em que o clube ficaria minoritário.

      "... naquela altura não havia milagres quando se fechavam as portas do crédito para resolver as asneiras anteriores certo?"

      E mesmo com as portas de crédito fechadas não se coibiu de roubar o Benfica e não só. Bastará saber-se da razão porque na última sexta-feira os tribunais indeferiram a sua soltura.

      Tenham dó!

      Eliminar
    3. Companheiros,

      Aqui temos um excelente exemplo que comprova a necessidade de assinarmos os nossos comentarios. Por favor, Companheiros!

      Eu tenho varios defeitos e um deles e' nao conhecer uma (so' que fosse) alternativa 'a Democracia, que, para mais, constitui parte da ideossincrasia do Clube que Amamos.

      Assim sendo e com todo o respeito por opinioes diferentes, eu insisto em considerar o regresso do Enorme Benfica Eagle uma excelente noticia. Uma vez que ele escolheu regressar atraves do blogue NGB, confesso que me dificulta a vida (ahahah, tenho de pedir a outros que me remetam os seus textos), mas nao deixo de recomendar a respetiva leitura, porque seria um desperdicio inadmissivel nao os ler.

      E depois ... na minha idade ja' nao me contento em "rotular" as pessoas

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. Companheiro

      Embora não concorde com o anonimato, estou com o anónimo das 16:34 :

      " Se se dedicasse sómente a equacionar a vertente financeira, seria um dos melhores da blogsfera."

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. Caro José Albuquerque, parabéns pelo post! Assim ninguém tem dúvidas que o Glorioso está trilhando caminhos de sucesso e o passivo não nos deve assustar, ao contrário do que muitos benfiquistas (?) apregoam.

    Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Manuel de Oliveira, Companheiro,

      Muito me honras com este teu incentivo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  8. Caro Navegador (por acaso te recordas quem assim te cognomizou e em que blog o fêz?) continua pois com as tuas lições de cátedra para iluminar mentes de muita gente que, como diz o Manuel Oliveira, vão na cantiga dos pregões do bandido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Joseph Lemos, Companheiro,

      Nao so' nao esqueco como nao deixo de lhes ser muito grato: o Viriato de Viseu e o Captain Redheart que me "arrancaram" do rascord e me ensinaram o caminho para os melhores blogues Benfiquistas daquela epoca (ainda no mesosoico, ahahah), convidando-me para comecar a escrever no Glorioso OANTITRIPA.

      Tal como nunca esquecerei o tanto que te "devo" a ti, mesmo quando discordo, e a esse teu soberbo ... "detector de talibans", ahahah

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Glorioso José:
    Estava a ver que não publicavas a tua habitual, serena e verdadeira análise económica e financeira do nosso Querido Clube.
    Aí está ela!
    Embora eu não perceba nada de contas, a minha confiança na tua sabedoria, Honestidade e Benfiquismo é suficiente para aceitar como verdade tudo o que expões! Bem hajas!
    Viva o Benfica!

    PS- Li num lado qualquer isto:
    "Perante estas informações privilegiadas, é possível afirmar que as empresas que fazem parte do Grupo Empresarial do Sporting, a 30 de Junho de 2013, apresentavam no seu total 577 Milhões de Passivo e apenas 299 Milhões de Activo."
    Gostava de saber o teu comentário para enxofrar a tromba à lagartagem.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Oerfeito Correia, Companheiro,

      Obrigado pela tua confianca e podes tomar nota do meu compromisso em tudo fazer para a continuar a merecer.

      Quanto 'a osgalhada ...

      Bem, Companheiro, a situacao da osgalhada nao e' so' um completo absurdo como ja' toca as raias do vergonhoso (envolvendo ja' demasiada gente e instituicoes, desde as do futebol, ou "futeluso", ate' 'a CMVM e passando por 2 dos maiores Bancos nacionais).

      Mas este e' um blogue Benfiquista ("Tudo pelo Benfica, nada contra o Benfica"), pelo que nao me sinto 'a vontade para manifestar tudo o que penso sobre este tema, tanto mais que acredito que o desaparecimento desse clube nao traria ao Nosso nenhuma vantage, enquanto seria quase uma "salvacao" para os andruptos.

      Tenho a certeza de que me percebeste ... perfeitamente.

      Agora tambem te digo, aqui em publico, que se eu fosse Socio de qualquer um dos outros clubes nacionais envolvidos nas provas da UEFA (andruptos incluidos, cruzes canhoto), ja' teria solicitado 'a direcao que protestasse junto da UEFA a admissao (??? nao vejo como ela seja possivel, mas ...) da osgalhada nessas provas.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Perdoa o erro no teu nome, Perfeito Correia.

      Eliminar
    3. Glorioso José

      Obrigado por me teres alertado para o que resultaria de um eventual desparecimento da osgalhada... Tens toda a razão!
      Não só percebes de contas como tens uma ampla visão estratégica e racionalmente futurista.
      Tenho a certeza que és imprescindível no mundo Benfiquista.
      Sinto-me orgulhoso de entabular conversa, através deste glorioso Blog com uma Pessoa do teu calibre e Benfiquismo!
      PS - Quanto ao meu nome.."caga" nisso, eheh...O importante é eu ser do Benfica!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  11. Enorme Companheiro

    Há um pequeno "equívoco" mas não tem importância,. Lembrar-te-ei que o Navegador "nasceu" num blog que foi criado com a finalidade de tomar de assalto o Benfica e servir de rampa de lançamento da candidatura de um tal Bruno Parvalho.(esta também tem direitos de autor) Foi aí (novo benfica) que foi batizado o Navegador, por alguém que teve de mudar de nome porque o tal Parvalho e um tal doutor com tracinho no nome, resolveram bloquear os comentários desse mesmo alguém que denunciou em primeira mão as intenções do blog e da candidatura que veio a ser batida pelos nulos. Foi naquela refrega que nasceu o Navegador.

    Companheiro, a mim nada deves, mesmo discordando, pelo contrário, muito tenho aprendido contigo porque nessa questão de números sou um zero à esquerda, mas quanto à "detecção de talibans" (por vício de profissão) sou capaz de marcar uns pontinhos. Também graças a uns quantos "detectores" que vivendo nos "arredores", em muitos casos me têm facilidado a tarefa.Um deles, um tal de Sakana que está terminando um curso em terras de Sua Majestade, me tem feito muita falta.

    Continua com o teu trabalho em prol do ENORME e podes estar certo de que os Benfiquistas apreciam a tua valiosa contribuição.

    Abraço

    Viva o MAIOR!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Joseph,

      Ai sim?
      Muito me contas e garanto-te que desconhecia esse facto.

      Quando eu ia comecar a escrever n'OANTITRIPA, o Viriato sugeriu que eu escolhesse um nickname (eu nao queria, mas acabei por aceitar) e sugeriu o Pedro 'Alvares Cabral que eu comecei a usar nessa epoca.

      Sinceramente, pensava que a treta do Navegador tinha so' essa origem.

      Quanto aos blogues onde me censuraram comentarios (esse "novo Benfica", o GB, o "ontem" e, mais recentemente, o Visao de Mercado), a coisa resolve-se facil e imediatamente: eu nunca mais la' volto!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  12. Foi o Pedro Alvares Cabral que inspirou o Navegador e depois outros foram atrás. Não admira, o "Gangster da Costa" também está a ser usado aqui e ali.

    Eu por enquanto no VM, embora vá lá pouco, ainda me aguento. Nesses outros, sempre que me dá na telha, assino sempre com nome diferente mas raramente frequento lugares conspurcados.

    VIVA O MAIOR!

    ResponderEliminar
  13. lol enormes e gloriosos. Só é pena não molharem o pincel na europa á meio seculo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já tivemos muitas vezes nas bordas. Vocês limitam-se a ser "voyeurs", a olhar pelo buraco da fechadura!

      Eliminar
    2. Heheheh! Nas bordas! Há muito que não ouvia essa...
      Venha o primeiro valente e diga que não gosta das bordas...

      Eliminar
  14. Como se diz agora, boa "malha" caro José Albuquerque.

    Tentando colocar a gestão do Benfica em perspectiva e em contraste com os nossos mais directos competidores, aproveitando a sugestão do Vermelhovsky, apresento a seguinte tabela:


    "A Qualidade da gestão dos 3 grandes nos últimos 15 trimestres:

    Resultados operacionais (RO) trimestrais, sem vendas de atletas, em M€, acumulados ao longo de 3 anos + 3 Trimestres 2010/11-2013/14 (15 trimestres=45 meses).

    De todos os rácios, os RO são os que mostram melhor a qualidade, a competência e a eficiência da gestão na capacidade de criar receitas e de controlar os custos operacionais.



    Res.Oper.Acum……Benfica…………..Porto……………Sporting

    2010/11-T1-.……….+5,1………………-3,2………………-1,8
    2010/11-T2-…….....+7,2………………-7,5……………….-4,6
    2010/11-T3-…….....+3,2………………-8,4……………….-7,3
    2010/11-T4-………..-0,6……………….-5,4………………-17,4
    2011/12-T1-………..+4,6………………-9,6………………-21,2
    2011/12-T2-………..+6,9………………-14……………….-27,4
    2011/12-T3-………..+8,7………………-18,2…………….-35,1
    2011/12-T4-.……….+7,9………………-24,6…………….-42,8
    2012/13-T1-.……….+5,8………………-32,2……………..-49,7
    2012/13-T2-………..+12,3…………….-30,0……………..-59,1
    2012/13-T3-………..+7,5………...……-37,4……………..-65,4
    2012/12-T4-………..+5,0……………...-43,0……………..-77,0
    2013/14-T1-………..-0,2……………….-48,0……………..-83,5
    2013/14-T2-………..+5,7……………...-51,3……………..-85,5
    2013/14-T3-………..+2,1……………...-61,2……………..-86,6


    O Benfica é o único clube que consegue manter os seus resultados operacionais equilibrados ao longo deste período de 15 trimestres. Não se verificam grandes oscilações nos resultados acumulados. É o clube que tem a gestão mais competente, isto sem deixar de aumentar os proveitos ao longo do período. Significa também que para além de fazer orçamentos anuais, sabem-nos fazer, fazem-nos equilibrados e são seguidos com rigor e disciplina.
    Em 45 meses, o Benfica teve 334,2M€ de RO e 332,1M€ milhões de custos operacionais (CO). Tem um ligeiro proveito acumulado 2,1M€ no fim dos 45 meses.

    O descontrolo e a incompetência da gestão no Porto é notório, sempre numa curva descendente (a soma dos RO negativos sempre a aumentar, ano após ano) quando no fim do período apresentam um RO acumulado (sem vendas de atletas) um prejuízo de -61,2M€. Média de -1,4M€/mês. A Porto SAD no mesmo período teve 282,3M€ de RO e 343,5M€ de CO.

    Se o Porto está descontrolado, a gestão do Sporting então foi caótica, um desastre, como se fosse possível acabar com uma soma acumulada dos RO negativos ao fim de 45 meses de -86,6M€, média de -1,92M€/mês sem que ninguém tivesse feito alguma coisa para travar a situação.
    Nota-se que no último ano com a nova administração já há um controlo maior dos RO com a curva descendente, embora ainda negativa, a nivelar. O Sporting teve 218,8M€ de CO e apenas 132,2M€ (!!) de RO nestes 15 trimestres.

    Olhando para esta tabela, baseado apenas no que os clubes mostram, percebe-se melhor o caminho que os 3 clubes têm trilhado nestes quase 4 anos, a incompetência da gestão nos nossos rivais FCP e SCP, cegos pela tentativa vã de acompanhar o Benfica. E não se mostra tudo pois não consolidam todas as empresas. Não admira que SCP e FCP não consolidem totalmente as contas, há muito para esconder.

    Como já disse variadas vezes o Porto tem de fazer o mesmo que o Sporting, um forte downsizing!
    Embora no caso do Sporting, e como eu já venho a dizer há anos, já devia ter fechado as portas!



    ResponderEliminar
  15. Enorme Manuel, Companheiro,

    Excelente "boleia", esta que agarraste do Companheiro V, que eu ja' tinha lido la' n'OANTITRIPA e que espero consigas publicar no VM (dizem-me que conseguiste la' furar o "bloqueio lagarto"): e se a estes dados adicionares que andruptos e osgalhada tiveram, neste periodo, mais Proveitos de TV (ajudas indecentes do mamao chupista) do que o Glorioso, entao so' nao percebe quem for asno militante.

    Esta foi uma "Guerra" que o POLVO Nos fez lutar debaixo de uma tremenda "pressao interna" (amplificada pelos Taliban), por via dos ROUBOS da BOIADA, mas ... demonstramos que o Glorioso e' demasiado Enorme para todas essas cafilas e cambadas.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nós benfiquistas não nos ficamos apenas pelas bordas, também conseguimos "romper" muita coisa. Bloqueios e outras coisas mais interessantes. LOL!
      É verdade, caro José Albuquerque, aquilo está pejado de largartos, lagartixas, alguns benfiqueiros e muitos porcos. É uma fauna tremendamente ignorante, iludida, totalmente alienada, que não dá luta tal é quantidade de tiros nos pés que os desgraçados têm dado ao longo dos anos. Eu penso que muitos deles já nem conseguem andar! Andam em cima dos cotos! LOL.
      Viva o Benfica!


      Eliminar
  16. Companheiros,

    Acabo de ler no INFLUENCIAARBITRAL um trabalho que merece registo, referencia e, sobretudo, uma leitura cuidada (nao se trata de um texto facil) por parte de todos os que desejam conhecer mais a fundo a realidade economica e financeira da vida do Nosso Grupo (neste caso apresentado em comparacao com a andruptosad).

    O Nosso Companheiro Autor daquele blogue ja' tinha demonstrado ser uma poderosa "formiga" no cuidado tratamento dos numeros e, com este trabalho, nao so' confirma essa disponibilidade como demonstra dominar os aspetos contabilisticos (trata-se de um Economista, certamente), pelo que acredito que sera' mais uma referencia a seguir nesta area.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  17. Obrigado Manuel e José pelo vosso trabalho. gostaria no entanto Manuel, se fosse possivel de obter um esclarecimento porque a leitura que eu faço dos resultados, no ultimo R&C é a seguinte:
    Resultados operacionais sem atletas (1) (2.983) , logo um valor negativo, o que n corresponde ao que está na tabela. Será que estou a ler mal? obrigado
    ps: achei esta publicação do Manuel relevante e por isso partilhei-a no SB, para comentários...

    ResponderEliminar
  18. Creio já ter percebido: ao valor acumulado e relativo ultimo trimestre do ano anterior, retiras o valor negativo de 2.983( relativo a 9 meses) e então obtens que mesmo assim o valor ainda se encontra positivo em 2.1 milhões! É isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 218219, os RO do 3T 2014 foram -3,7 e não 2,9 como indicas. Este valor terá de ser adicionado aos +5,7 que é o resultado acumulado até ao 2T 2014. Dará então +2,0. Está +2,1 devido aos arredondamentos.
      Está claro?

      Eliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Caro José Albuquerque,

    gostei, uma vez mais, da síntese financeira, que nos brindou.

    Gostaria que me desse a sua avalição das vantagens da parceria com o BES, à luz da sua atuação com outras agremiações, e face a players internacionais no ramo financeiro, os quais poderiam substituir ao BES e até estabelecer, eventualmente, acordos de patrocinio (naming).

    Devo confessar que esperava resultados um pouco melhores, mas com uma taxa média de cerca de 8% de encargos financeiros, torna-se difícil...

    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  21. E as VMOC lagartas, companheiro... estou ansioso por te ouvir acerca das VMOC lagartas ahahahaha

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.