quarta-feira, 23 de julho de 2014

Banco Espírito Santo.

Por José Albuquerque

Em toda a minha vida, foram raras as vezes em que entendi escrever alguma coisa, que não um texto técnico, sobre Bancos ou outras Instituições Financeiras e nunca me arrependi dessa atitude de extrema cautela.

Também na minha actividade profissional e sempre que fui consultado para dar parecer sobre empresas do sector financeiro, especialmente no caso de Bancos, usei do bom hábito da maior cautela, a ponto de, frequentemente, acabar por não ser contratado para o efeito, uma vez que orçamentava muito mais horas de trabalho do que os Consultores concorrentes e os meus Clientes todos sabem que, caso me encomendem esse tipo de estudo, eu exijo poder estudar um mínimo de 10 exercícios da empresa a avaliar (Banco, Seguradora, Locadora, seja qual for o caso especifico em causa).

Infelizmente, abundam as pessoas, inclusive bastantes Colegas meus, que insistem em não entender a tremenda especificidade do sector financeiro e das instituições que o compõem, mesmo depois do desastre com o Banco bicentenário da coroa britânica (já voaram 20 anos), “enterrado” pela irresponsabilidade de um garoto de menos de 30 anos, ao qual foi dado o poder para “arriscar” ganhar o suficiente para comprar um pequeno iate.
Mesmo agora, já próximos do ocaso da maior, mais profunda e duradoura crise económica do capitalismo mundial, uma crise com epicentro na quebra da margem de solvência de um Banco norte-americano, com “filhos” um pouco em todo o planeta, nomeadamente em Portugal com o triste caso do BPP e o desastre do BPN, repercussões na divida soberana e milhões de Empresas fechadas, ainda há pessoas suficientemente inconscientes para abordar este tipo de problemas, bem na linha do nosso Alves dos Reis, pináculo da inconsciência (no caso, criminosa) do que significa induzir e/ou provocar um terramoto financeiro.

Para ilustrar o meu apelo ao rigor quando se aborda este tipo de “casos”, permitam-me que utilize o Nosso Presidente como exemplo retórico e pedagógico, para escrever que ele, pela sua fortuna e crédito pessoais, pode lançar-se em quase qualquer projecto empresarial que lhe apetecer, mas não poderia fazer e gerir nenhum Banco (ou Seguradora) em Portugal, nem em outro qualquer pais civilizado.
Se o Empresário Luís Filipe Vieira decidisse criar e administrar um Hospital (ou um Laboratório Farmacêutico), também o poderia fazer, em Portugal ou onde entendesse, desde que cumprisse as regras especificas para esse sector, mormente recrutando os técnicos exigidos por Lei para o exercício de algumas funções especiais.
Mas se o seu desejo fosse possuir e gerir um Banco, então teria de procurar algum paraíso fiscal, ou um pais muito subdesenvolvido, porque não lhe seria suficiente recrutar muitos e reconhecidamente bons técnicos, a menos que se excluísse da própria Administração. É que em todo o mundo civilizado e consciente, ainda mais depois do que aconteceu em 2007, não pode ser Administrador de uma Instituição Financeira quem quer, ou quem pode: só quem “passa o crivo” dos reguladores é que lá pode chegar e, caso cometa erros, nunca mais pode lá voltar.
O “caso BES” também é, disto mesmo, um bom exemplo, uma vez que o seu maior Accionista (a “Família Espírito Santo”) acaba de lhe ver serem recusadas 3 propostas para PCA, tendo acabado por aceitar para os cargos as pessoas exigidas pelo regulador (o Banco de Portugal).      

Esta longa, mas necessária, introdução fica a dever-se ao actual “caso BES” e, sobretudo, ao modo como alguns ignorantes e inconscientes não hesitam em escrevinhar baboseiras sobre o tema, algumas vezes com a cumplicidade de quem, sabendo da poda, fecha os olhos ao que os seus amigos faladram, sem intervir e impedir que eles se ridicularizem. Ainda mais grave, isto acontece apenas porque há quem tenha vislumbrado neste “caso BES” uma eventual fresta por onde consiga, eventualmente, atingir o Nosso Presidente, nem que seja só de raspão …

Companheiros,

Eu, um confesso e convicto materialista, faço votos muito sinceros e peço a deus que não permita que o “caso BES” venha a revelar-se um terramoto sistémico em Portugal (o que implicaria réplicas dramáticas em vários países e muito além de Angola), o que representaria um agravamento sem precedentes na nossa actual crise económica e financeira.
Uma coisa é uma baiuca como o BPP “falir”, o que pode suceder e tem acontecido com alguma frequência, mesmo em países “do centro”: algumas pessoas (que o diga o JJ) são roubadas, outras são presas, outras ficam com as suas carreiras destroçadas (mesmo que só tenham sido incompetentes), mas … não se passa quase nada.
Outra coisa, já completamente diferente, é quando se tem de fechar um “banquinho” como o BPN, que, apesar de ínfimo, já não pode “falir”, sob pena de os seus incumprimentos “ecoarem” no sistema. Nestes casos, costuma recorrer-se a nacionalizações, quase sempre como medida transitória para a Gestão dos Activos e Passivos, até que se possa “apagar” o Banco.

Mas um desastre num Banco (pequeno, claro que sim) da dimensão do BES … bem, isso é melhor nem pensar!
Felizmente, todos os responsáveis se andam a “atravessar” em declarações públicas completamente tranquilizadoras, pelo que todos podemos confiar que a evidente crise na parte não financeira dos negócios da “Família Espirito Santo”, não terão consequências mais graves do que a falência de várias empresas (alguns milhares de desempregados), a ruina de alguns investidores e a competente crucificação de umas dúzias de Gestores (nomeadamente na PT) que arriscaram o dinheiro de terceiros a favor dos seus interesses pessoais.
Ora antes assim, pelo que não escrevo nem mais uma linha sobre o suposto “caso BES”.

O BES e o Grupo Benfica.

Uma vez mais vou repetir que as alterações na Gestão do BES em nada vão afectar, no curto prazo, a Gestão do Grupo Benfica: qualquer parvoeira que os Leitores tenham lido, ou venham a ler sugerindo alguma coisa diferente disto, não passa de verdadeiro lixo, escrito por pessoas que acumulam ignorância com muita má fé! E, também uma vez mais, vou recorrer, como testemunho abonatório, ao que a este propósito foi escrito e publicado pelo Companheiro Benfica Eagle, uma vez que ele afirmou exactamente o mesmo, fazendo votos que o Companheiro B Cool também aqui possa vir contribuir com opinião semelhante, para completa tranquilidade dos Benfiquistas que visitam o GUACHOS.

Para qualquer um dos Bancos que concederam crédito ao Benfica, a Nossa SAD representa um excelente Cliente, pelo que não há nenhum motivo para, como alguns dizem, “ser fechada a torneira”. Bem pelo contrário!
Sem querer usar uma linguagem técnica, nunca, nenhum Banco, alguma vez terá qualquer dificuldade para financiar Clientes com o histórico do Nosso Grupo, pela simples razão de que pode sempre financiar-se junto do Banco Central (a uma taxa muito inferior) e ganhar dinheiro ao emprestá-lo aos seus bons Clientes.
Nestes termos, sugerir que a Nossa SAD vai ter dificuldade para ver renovados os empréstimos de curto prazo que tem negociados, seja com o BES ou outro qualquer Banco, apenas demonstra uma imensa ignorância e/ou má fé, especialmente depois de termos conseguido o melhor exercício económico, financeiro e desportivo dos anos mais recentes.
Identicamente, sugerir que qualquer Banco que tenha investido em Obrigações ou papel comercial emitidos pela Nossa SAD, pode ser “obrigado” a desfazer-se desses instrumentos para fazer face a “dificuldades de liquidez”, constitui um coice na gramática financeira ainda maior, especialmente se acontecer (como é provável) que esses títulos estejam a caucionar reservas técnicas do Banco, caso em que ele teria de substituir por outras as obrigações que “desmaterializasse”.

Companheiros,

Sob Palavra de Honra vos garanto que se trata de imbecilidades sem tamanho e olhem que não são as únicas que tenho lido, por me serem remetidas em “copy paste” desses antros Taliban e de outros anti Benfica.

Outro dos “argumentos” predilectos tem sido o Benfica Stars Fundo, sobre o qual muitas alimárias escrevem sem nunca ler (ou conseguir entender) o respectivo Regulamento que está disponível no sitio cmvm.com.
Neste caso especifico já li alarvidades como “o BES exigiu o fim do BSF”, ou “o BES necessita do dinheiro que investiu no BSF”, ou “o Benfica é obrigado a recomprar o que ainda está no BSF”, ou, ainda mais grave, “o Presidente quer fazer um favor ao BES e liquidar o BSF, em troca de benefícios para as suas Empresas”.

E, depois disto, ainda aqui aparecem Companheiros a criticarem o Guachos por publicar textos “agressivos” para com os (Taliban) Autores de afirmações deste vil jaez e cobardia … (phod@-se)!

Estas bujardas são de tal calibre que eu nem sequer as vou comentar e desafio-vos a lerem o Regulamento do Fundo, para comprovarem com os vossos olhos a miséria humana a que esses bandalhos descem só para tentar ofender o Nosso Presidente e mesmo que, pelo caminho, assustem alguns Benfiquistas (os que neles confiarem), alem de prejudicarem sensivelmente a imagem do Nosso Clube.

Conclusão.
          
Como quero que fique claro que escrevi este texto com o único objectivo de esclarecer os Leitores do GUACHOS e desmascarar os bandoleiros ignorantes que insistem em recorrer ao boato reles para encenar crises no Nosso Clube, umas vezes para “provarem os erros do Presidente” e outras para “explicar a rebelião do JJ”, vou escrever a minha conclusão na forma de um alerta dirigido a todos os eventuais “Vieiristas” (confesso que não conheço nenhum) …

Que ninguém tente “desculpar” eventuais erros do CA da SAD na constituição do Plantel e das Equipas para a nova época desportiva, baseado em “dificuldades de financiamento” originadas pela “crise do BES”!

Leram bem? Perceberam bem?
Espero que sim!

Companheiros,

De tanto ridículo, estes Taliban “especialistas em assuntos financeiros” poderiam ser risíveis, caso não andassem a brincar com assuntos sérios.

Para demonstrar o ridículo a que chegam, basta citar que a margem adicional de solvência calculada pela “Troika” para o BES nos mais recentes “testes de stress” ultrapassa os 6 mil milhões de euro (6.000.000.000 euro!), enquanto o investimento que o BES (não pode ter, porque seria ilegal) alegadamente teria no BSF não chegaria a 20ME, enquanto os empréstimos de curto prazo detidos pelo BES e BCP/Millennium junto de clubes de futebol não chega a 500ME, o mais recente (ontem) aumento de Capital Social do BCP/Millennium ultrapassou os 2 mil milhões de euro (2.000.000.000 euro).

Esta cambada de bandalhos ignorantes não tem nem noção do que escreve.   

Viva o Benfica!  

60 comentários:

  1. Companheiros,

    Quem quiser obter respostas aos seus comentarios, tem de fazer o favor de os assinar, porque eu me recuso a responder a "anonimos" ou "orgulhosos Taliban".

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jose,

    Mas então porquê tanta venda? Se não é para abater divida bancária, o que vamos fazer com os quase 100M das vendas?

    Xé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Xe', Companheiro,

      Desculpa, mas este texto nao versa sobre os eventuais destinos a dar aos fluxos de tesouraria gerados pelas vendas ja' concretizadas ou a concretizar e deves pensar que, exceto no caso do oblak, e' pouco provavel que essas operacoes imponham "pronto pagamento".

      De qualquer modo, este teu comentario (obrigado por ele) permite-me afirmar que nao considero nenhuma das "vendas" realizadas depois de maio como "voluntarias" pela Nossa SAD, uma vez que acredito que elas foram feitas "pela pele dos dentes" e vontade dos atletas.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Enorme Xe', Companheiro,

      Relendo o teu comentario e a resposta que ja' te dei, considero necessario juntar mais uma referencia ...

      Obviamente que, a menos que se venham a concretizar investimentos significativos, e' natural que os proximos trimestres confirmem alguma reducao de passivos bancarios, mas muita atencao: essas eventuais reducoes (por antecipacao a maturidades) nunca corresponderiam a "necessidades" ou "exigencias dos Bancos".

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Crise no BES? desde que não prejudique irremediavelmente as famílias portuguesas, estou pura e simplesmente a marimbar-me. Se a sad do SLB vai sair prejudicada? sinceramente, também me estou a marimbar. O JA sabe perfeitamente que há quem não veja as coisas pelo seu prisma, e são técnicos reconhecidos, a sua opinião vale o que vale, a dos outros idem.
    Infelizmente, creio que isto vai ser mais uma versão do BPN!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Simply Red, Companheiro,

      E o anuncio das entradas no Capital Social do Banco, tambem valem o que valem?

      E dao razao a quem, ao que aqui escrevi, ou ao que tem sido escrito por esses "tecnicos reconhecidos" em que estavas a pensar.?

      Quod eramus demonstrandum.

      Viva o Benfica!

      Eliminar

  4. Se calhar, a questão não se prende tanto com a dificuldade em financiar futuramente clientes com o nosso histórico, mas antes uma necessidade absoluta do BES em garantir liquidações urgentes sob pena de ver o rating novamente desvalorizado - não se liquida no prazo, a taxa de juro em futuros financiamentos poderá estar comprometida.

    Não acredito que o BES esteja pressionar a pagar mais rápido... Alias isso nem faz sentido, uma vez que contratualmente as maturidades já foram acertadas. A questão prende-se mais com o business-as-usual da maioria dos clubes portugueses, que enveredam pelo rollover da suas dividas de 1 ano para mais anos, podendo aliviar o plano de amortizações. Havendo obrigações a liquidar no curto prazo, não haverá necessidade de ter uma margem lucrativa maior (via alienações dos passes) para assegurar o que dantes poderia ser facilmente negociado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme JFK, Companheiro,

      Vais perdoar-me, mas discordo absolutamente de ti e coloco-te a seguinte questao: se o BES (ou qualquer outro Banco) elimina boa carteira de credito, como e' que pode evitar o chamado "sinistro de gastos gerais"?

      De que tipo de "produto bancario" vai o BES viver se deixa de financiar um Cliente que ja' lhe pagou dezenas de milhao de euros em juros e outros proveitos, ao longo de um period em que comecou por ser um risco muito serio e, neste momento, e' um risco excelente (pelo menos para operacoes de curto prazo).

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  5. JOSÉ: Palavra de honra que eu não percebo nada nesta pré-época da politica de contratações do SLB... A compra do Eliseu, com 30 anos e a dispensa do Djavan, que nunca cheguei a ver jogar, mas que gostaria é mais um mistério.... A somar ao do ruinoso negócio Garay, que continuo a não aceitar!!! Acho que tenho que tirar ferias e regressar apenas em Agosto, porque não estou a gostar nada do que vejo!!! Fico no entanto satisfeito, com a tua visão de que tudo isto não tem qq relação com o BES!!!abraço cansado Benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme 218.219, Companheiro,

      Tu sabes que nao estas sozinho em muitas das tuas interrogacoes e, provavelmente, em algumas dessas tuas preocupacoes, mas eu espero que penses na confianca que te devem merecer os que ha' anos andam a fazer progredir o Nosso Clube e em todos os vetores importantes.

      Antes de "desligares", volta a passar por aqui, porque vais poder ler posts em que podes vir a descobrir facetas da realidade que ainda nao equacionaste.

      Quanto 'a saida do Garay, pesquisa aqui no GUACHOS (nos dias anteriores ao post que podes encontrar ali do lado direito, no top dos mais lidos) e tenta ler os varios textos e comentarios que aqui apareceram.

      Nao te respondo mais nada agora porque nao quero fugir ao topico.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Socio 218219.qual a idade de Lima quando foi contratado pelo SLB?
      Garay? Dentro de 5 meses poderia assinar por qualquer clube sem que o Benfica visse um unico centimo.
      Ja em relacao a Djavam. Como nao sou detentor de todos os dados, so me resta confiar num presidente que nao me tem decepcionado.
      Podera haver algum negocio com o Braga (jogador desejado pelo SLB) em andamento e do qual nos nao tenhamos informacao?

      Carlos Palma

      Eliminar
  6. Caro José Albuquerque, uma vez mais mil obrigados por gastares o teu precioso tempo e vires desmascarar essa comandita e essa corja de FDP que andam a sujar os blogues e, por contágio, os jornais, com mentiras, teorias da conspirações e suspeitas falsas sobre o Benfica apenas alimentando a fogueira que é a desinformação que aparece todos os anos sobre o Benfica, que se repete ano após ano, com a infame cumplicidade dos talibans e outros FDP da internet. Até num blogue de referência que tu conheces as mentiras indigentes dos escrevinhadores são de fazer corar as pedras da calçada!
    Naturalmente que os nosso inimigos andam todos contentes, mas o sorriso deles de hoje irá transformar-se no sorrido amarelo de amanhã. De bílis!

    Atenção que o Benfica Eagle faz parte da quadrilha, ele não é flor que se cheire. Embora muito do que ele afirma ser verdade sobre as contas do Benfica e dos outros 3 grandes, nada que não se soubesse, ele não o pode negar pois está escrito preto no branco nos R&C, o manhoso prepara-se para publicar mais uma teoria da conspiração em que vem dizer precisamente aquilo que tu tens tido o cuidado de desmentir, que o BES está a tentar acabar com o Benfica por causa disto e daquilo e por isso o Benfica tem de vender e mais não sei o quê.

    Inclusive virá falar na Inland, a empresa do Vieira, e a inventar a canalhice que os problemas dessa empresa é que estarão a condicionar as finanças do Benfica. Imaginem o FDP!!!
    Preparem-se que é só esperar uns dias. Vejam bem até onde chega a filhadaputice dessa gente!

    Viva o Benfica!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Manuel, Companheiro,

      Nao tens nada, nem tu nem ninguem, de me agradecer por estes textos com os quais apenas cumpro a minha obrigacao de Benfiquista.

      Quanto aos textos publicados pelo Enorme Benfica Eagle nesse blogue (e que eu recebo na minha caixa de correio ainda "a saltar" de tao frescos, ahahah), parece-me que os ha' de 2 tipos: os que analisam numeros (num dos quais ele escreveu o mesmo que eu aqui acabo de escrever sobre o BES) e os que lancam especulacoes.

      Este ultimo grupo ja' levou muitos leitores a comentarem que deixaram de reconhecer o Benfica Eagle rigoroso, competente e serio que estavam habituados a ler nos tempos do FORUMBENFICA.

      Eu concordo com os que assinaram este tipo de lamento.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Caro Navegador
      Há muito que nos cruzamos em diversos espaços da net e quase sempre convergimos no que à defesa do nosso Glorioso respeita. Não deveria fazê-lo mas não resisti alertar-te para o ALERTA do Manuel, acerca do Eagle, aliás, Luís Beleza.
      Este personagem não é mesmo flôr que se cheire! Conheço-o de longa data, desde muito antes do FORUMBENFICA. Muito antes também de subscrever previdências cautelares contra o Benfica e a favor de JVA, actuando também como testemunha assistente no processo Euroárea e favor do vigarista Azevedo. Mas há muito mais e seria longa a história.

      Em 2009, fui convidado a fazer parte do corpo de colaboradores do então FORUMBRNFICA e iniciei essa colaboração escrevendo o seguinte:

      "PARA O QUE DER E VIER (1) AUG.3.09
      Desde sempre me identifico com a linha de conduta do Forum Benfica e outros Gloriosos Blogs que proliferam na net.
      Infelizmente, nem todos me merecem o mesmo respeito. Abomino o contorcionismo, o oportunismo, o malabarismo e muitos mais "ismos" que todos conhecemos.
      Mas...antes do mais, devo, aqui e agora expressar a elevada honra de ter sido contemplado para fazer parte do corpo de colaboradores deste Forum, sem que (devido à distância e oportunidade) nos conheçamos pessoalmente.Uma razão mais para me sentir duplamente honrado.
      Antecipadamente,obrigado pela distinção e confiança.
      Sei que a responsabilidade é enorme.
      Conheço o grau de exigência e até já dei comigo a perguntar-me se terei a suficiente capacidade para tal desempenho. Uma coisa posso prometer de forma simples, aberta, frontal e sem rodriguinhos: o GLORIOSO, dirigentes, técnicos, atletas e tudo o que se relacione, SERÃO SEMPRE SUPERIORMENTE DEFENDIDOS E RESGUARDADOS até ao esgotamento.
      Dizem alguns (os que não gostam que se chame os bois pelos nomes) que sou demasiado agressivo,intempestivo e inconveniente.Pudera!Não lhes dou tréguas.
      Não sei ser de outra forma! E também não será agora que deixarei de seguir o lema que desde os tempos dos jornais e das rádios adoptei e sempre me guiou: " Sou o que sou e nunca aquilo que os outros querem que eu seja".Ponto assente!
      Quanto á natureza da minha participação,esta focará, na generalidade, algumas vezes de forma humorística, sarcástica mas contundente, o ataque e a denúncia dos oportunistas, porkos assumidamente corruptos, tubarões, rastejadores, ambe-botas e demais cáfila
      ( perdoem-me os pachorentos e carinhosos camelos) que se atravessarem no caminho do MAIOR CLUBE DO MUNDO!
      Um senão:devido à natureza dos afazeres profissionais que, sem exagero, requerem de mim,quase sempre, a dedicação de 24/7/365, não sei se darei conta do recado quanto à periodicidade requerida para os "posts". Não obstante, farei o possível por cumprir.Garanto!
      Este o meu simples, singelo mas sincero cartão de apresentação.
      Reitero o meu agradecimento pela confiança depositada.
      TUDO PELO GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA .
      Joseph Lemos"

      (continua)

      Eliminar
    3. (continuação)

      O que aconteceu depois? Pura e simplesmente bloquearam-me os códigos de acesso sem a mais ínfima explicação apesar de a ter solicitado várias vezes e continuo na espera.

      Pouco depois, alguém do Forum (escusado será dizer que não revelarei a sua identidade) revoltado com tão grotesca atitude, resolveu relatar-me o sucedido: o senhor Luís Beleza vetou a minha participação por me considerar um perigoso anti-JVA e fanático pró-Vilarinho, entre outras acusações que devem ter versado a minha constante contestação às suas mentiras e armações retóricas.
      Luís Beleza sempre foi assim; falso, sectário e oportunista, infiltrando-se onde melhor convenha para com retórica estudada e pézinhos de lã aplicar a sua "tese de defesa" de um criminoso condenado e encarcerado pela justiça e denegrir LFV e a sua acção na reabilitação do S.L.Benfica.
      Luís Beleza, tem a habilidade nata de "encantar" alguns benfiquistas através das suas construções estudadas e artimanhas de convencimento, no entanto, outros, nem precisam ler as entrelinhas para entenderem a retórica mentirosa com que caracteriza o ódio que nutre por todos aqueles que lhe tiraram a possibilidade do tacho então prometido se o seu "guru" tivesse vencido Vilarinho nas eleições.
      Sim , meu caro Navegador, o EAGLE não é flor que se cheire.

      Abraço

      Eliminar
    4. Enormerrimo Joseph Lemos, Companheiro,

      Uma vez que estou com alguns problemas de conexao, nao sei se consegui publicar o comentario que fiz ao que aqui nos contas.

      Pelo sim pelo nao, venho repetir o pedido para que confirmes (a ver se eu entendi bem) que o Companheiro Benfica Eagle e' o mesmo que assina Eagle01 (Luis Beleza, certo?).

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. Confirmo!
      Mais, é o titular do blog BASTA.
      Abraço

      Eliminar
    6. Joseph Lemos,

      Alertaram-me para estas "teorias de conspiração" e o que posso dizer ao Joseph Lemos é o seguinte:

      - Não sei quem é esse eagle01 (Luis Beleza), e sinceramente nem me interessa a relação boa ou má que tem com essa pessoa. Tratam-se de 2 pessoas distintas.

      - Quanto ao Blog "Fórum Benfica" é verdade que perdeu acessos ao blog, tal como eu perdi acesso ao Blog.

      Vou ter de referir algo pela primeira vez, em público, que ainda não tinha revelado, e sou forçado a faze-lo devido às suas "teorias da conspiração".

      Há 3 anos sofri um ataque informático que me bloqueou acesso às contas do Facebook e do Gmail/Blogger. Desde então perdi acesso à página, blog e mail.

      Antes de vir para cá tentar difamar as pessoas, seriam melhor que se informasse devidamente.

      Como já andava algo desligado da internet decidi evitar recomeçar tudo de novo.

      Atendendo às falsidades que li por cá sobre a minha identidade no mundo digital benfiquista, seguramente que esta será a última vez que voltarei marcar presença por cá.

      Cumprimentos
      Benfica Eagle

      Eliminar
    7. Lamentavelmente existe um equivoco e vou desfaze-lo em breve porque estou fora e nao disponho dos meios necessarios, estou a utilizar o telefone para o alertar e ao Jose. Aguarde. Cumprimentos

      Eliminar
    8. Meus caros Benfica Eagle, José Albuquerque e Guachos Vermelhos

      Ponto prévio: Em definitivo; Benfica Eagle nada tem a ver com Luís Beleza/Eagle01 !

      Lamentável e inadvertidamente o equívoco existiu pelo que me penitencio pedindo antecipadamente sinceras desculpas. Se estas não forem aceites, saberei compreender.
      Mas existe explicação para o sucedido.
      Tudo está claro no anteriormente exposto. Tudo começou por um alerta do meu amigo e companheiro Manuel, o qual eu corroborei. Sei que o alerta foi dado com o pensamento virado para o Eagle01, o crápula que no NGB e no seu blog, se debruça sobre R&C e situação económica do Benfica, com algumas verdades a que não pode fugir, a par da composição de mentiras e invenções, cuja finalidade é sempre compôr o ramalhete e denegrir o Presidente LFV, e isto práticamente ao mesmo tempo que o companheiro José Albuquerque publica sobre o assunto aqui no Guachos.
      Fruto do acompanhamento e vigilância, sempre em defesa do Glorioso, do que se passa no reino dos talibans, sei que o Manuel e eu próprio não nos apercebemos da "coincidência" Eagle, e não prestamos atenção quando o companheiro Albuquerque menciona a preciosa prestação do Benfica Eagle, e não o crápula Eagle01, arregimentado naquele antro, quando se trata de levar o conhecimento dos benfiquistas que, como eu, pouco ou nada entendem do assunto. A falta de atenção e precipitação não servem de desculpa mas garanto-vos (e por mim falo) que quando li o alerta do Manuel, tal a cegueira, não vi escrito Benfica Eagle e apenas pensei no mercenário Beleza.
      Permitam-me esclarecer que, quase de certeza, o Manuel não sabe desta situação e estou convicto de que quando tomar conhecimento, irá também prestar o devido esclarecimento. Sei que o fará.
      Quanto ao resto, não tiro uma única vírgula do que escrevi, excepção feita à “confirmação” solicitada pelo companheiro Albuquerque acerca da identidade dos “Eagles”, que eu, uma vez mais e lamentávelmente, enfermando de uma cegueira e precipitação inqualificáveis, voltei a meter a pata na poça.
      Publicamente me vergo ao pedido de desculpa por tal descalabro aos companheiros: Benfica Eagle, José Albuquerque e Guachos.

      Cumprimentos
      Joseph Lemos

      P.S.- Porque o caso ultrapassa um pouco o foro geral, se outros esclarecimentos deste e outros assuntos forem necessários, poderão a qualquer momento e sempre que acharem conveniente contactar-me directamente pelo e-mail jomalera@sbcglobal.net. Se pretenderem o contacto telefónico, bastará solicitá-lo via e-mail.

      Eliminar
    9. Eu sei a diferença entre o Benfica Eagle e o Eagle 01. Não são a mesma pessoa nem possuem o mesmo tipo de conhecimento. No entanto, de vez em quando um e outro têm ataques de caspa. lol





      Eliminar
  7. Caro José,

    obrigado por abordares este tema. Quando se reconhece, nacional e internacionalmente, a credibilidade que hoje Benfica goza, isso só pode decorrer do facto de cumprir escrupulosamente com as suas obrigações e acordos ao longo dos anos, bem como por ter uma orientação estratégica na sua gestão que é concretizada com rigor, competência e profissionalismo.

    Uma outra questão que se pode colocar é perceber se o BES é o parceiro financeiro ideal para potenciar a actividade do grupo Benfica.
    Serão os spreads praticados pelo BES (cerca de 6%) consentaneos com o excelente cliente que é o Benfica? Esses spreads, porventura refletem as contigências do país e desse banco, mas traduzem ainda a inexistência da devida diferenciação positiva relativamente a outros clubes que têm sido reiteradamente incumpridores.

    Não creio que a instabilidade presente do BES influencie a eventual renovação dos emprestimos que se vencem a curto prazo. Pergunto é se os deveríamos renegociar, nas atuais condições com o BES, ou procurar alternativas fora do país.

    E Pluribus Unum!




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente pergunta meu caro Superaguia.
      Serão os custos financeiros de encontrar outras alternativas, demasiado elevados para se justificar este alimentar de um "monstro", que não querendo assumir perdas, contribui desmesuradamente para uma concorrencia desleal, falsificando uma competição desportiva?
      Dispondo-se pelo caminho a prejudicar os cumpridores?
      Fosse eu cliente cumpridor nestas condições e pouco me restaria para continuar a justificar a manutenção deste status quo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Companheiros,

      Como voces os dois sao Leitores regulares do GUACHOS, sabem bem o que eu penso sobre este tema das parcerias financeiras do Grupo Benfica (e sobre o tema da reestruturacao financeira que o CA da Nossa SAD entende nao ser necessaria).

      Objetivamente, eu gostava muito de ver o CA da SAD considerar a reformulacao da sua politica de financiamentos no mais curto prazo possivel.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  8. Glorioso José

    Grande Post!

    Calculava que o estavas a preparar, porque como grandíssimo e Honrado Benfiquista que és, tens a sensibilidade necessária e suficiente para aquilatar da urgência, quer no esclarecimento económico-financeiro do Benfica, para os Benfiquistas, quer para desmistificar a "sabedoria" nessa área de alguns "entendidos" tipo Benfica Eagle.

    Este último indivíduo é especialmente perigoso, não só porque pode mandar umas balelas com uns algarismos e contas (a maoir parte da malta não percebe népia dessa treta, onde eu me incluo), mas também, porque, quando o indivíduo reapareceu em "cena", tu próprio lhe "deste" algum "valor".
    Claro que já rectificaste essa ideia e muito bem!

    Mas com este excelente post, ficam quaisquer tipo de dúvidas sanadas e só poderá ser enganado por indivíduos desse jaez e qujandos (Benfica Eagle) quem fôr otário.

    Bem hajas e obrigado!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glorioso José

      Eu insisto!

      Pode o Benfica Eagle perceber muito da "poda", mas depois daquela cena das "ficções" no geração bastarda, nunca mais leio nada dele nem de ninguém a respeito de contas, finanças, bancos, empréstimos, contratos, rescisões, "encaixes", etc.

      Só confio em TI, e isso chega-me!

      Não quero mais confusões "económicas"...

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Enorme Perfeito Correia,

      Antes de mais nada, o meu Muito Obrigado pela tua reiterada prova de confianca e por mais este incentivo com que me distingues.

      Mas vou ter de enderecar o merito da oportunidade do tema deste texto para quem o pediu: o Companheiro Guachos.
      Como ja' sabes, eu so' visito alguns blogues e nao tenho pagina no "livro das caras", pelo que nao tinha a sensacao da oportunidade de abordar este tema mais a fundo. E' verdade que o estava a abordar (mais pela rama) num outro texto em que estava a trabalhar e que vai versar sobre outros assuntos tambem importantes.

      Quanto ao Enorme Benfica Eagle, eu nao me arrependo de ter endossado os seus textos sobre as Nossas "Contas", embora tenha avisado de algumas divergencias de opiniao. Sinceramente, nao espero que, nesse tema especifico, o Companheiro Benfica Eagle escreva alguma coisa que eu possa vir a considerar como tipicamente Taliban.
      Ja' quando ele desata a escrever sobre "especulacoes" ... e' melhor ler depois de tomar um comprimido contra as nauseas.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  9. Muito bem enormeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee José Albuquerque.

    Hoje vou ser conciso no comentário: assino por baixo o teu artigo, ou seja, para que os talibans e demais incultos pertencentes à pocilga entendam: concordo com tudo que foi dito em cada palavra, em cada frase, em cada período, em cada sublinhado.

    ResponderEliminar
  10. o unico objectivo é desviar atenções, porque enquanto se vai falando do Benfica, os outros vão ficando esquecidos ( aliás tem sido uma constante desses que se dizem jornalistas ), ou seja, para eles o Benfica
    está uma desgraça e os outros tem uma saude financeira fabulosa e então fazem tipo cavalo de tróia,
    inventam um nome e vem para os blogues inflamar e difamar o bom nome do BENFICA.

    saudações.

    ResponderEliminar
  11. José,

    Li algures, não sei precisar onde, que o Benfica lançou em obrigações cerca 67 ME, desse valor foram tomadas pelo BES 50 ME,sendo isto verdade, o Benfica têm vindo a lançar novos empréstimos obrigacionistas para pagar os anteriores, não corremos o risco de ficar descalços no término dos empréstimos vigentes?

    Entretanto fui pesquisar e no relatório de contas de Março de 2014, o Benfica tem empréstimos obrigacionistas no valor de 130 ME, como vencimentos em Outubro 35 ME, Dezembro 50 ME, e em Abril de 2016 45 ME, logo os valores acima estão errados mas se o BES tomou firme estas emissões corremos o risco de agora não o fazer, o que pensas sobre isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Fernando, Companheiro,

      Embora mantendo uma linguagem simples, deixa esclarecer-te que essa "tomada firme" nao garante que o BES tenha ficado com todos esses titulos para si proprio (pode bem ter ficado com uma parte, por necessidades de caucionamento das suas provisoes tecnicas), outrosim que garantiu a sua aquisicao em Mercado primario, podendo, depois, vende-las a Clientes seus.

      Dando-te o meu proprio exemplo, eu comprei alguns desses titulos (das emissoes de dezembro e abril) e fui sujeito a rateio, porque a procura foi mais do triplo da oferta.

      No atual quadro de queda tendencial das taxas de juro (especialmente por queda dos "spreads"), todas as Empresas optam por solucoes de financiamento de curto prazo, na espetativa de as poder renovar com taxas mais baixas e a Nossa SAD nao e' diferente.

      Podes ficar absolutamente tranquilo quanto 'a capacidade da Nossa SAD conseguir cobrir todas as suas necessidades de financiamento (pelo menos no curto prazo), tanto mais que o Mercado sabe ter-se concluido um excelente exercicio economico (e desportivo, tambem).

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  12. Companheiros,

    Pronto, acabaram as "especulacoes" sobre o BES!

    Se visitarem o sitio da cmvm (cmvm.pt) vao poder ler um anuncio de compra de quase 5% do Capital Social do Banco por parte d 2 Instituicoes Financeiras americanas de primeira grandeza.

    O que e' que isto significa?
    Bem, significa muito mais do que os discursos repetidos do Governador do BP, do PR e do PM.
    Significa que a situacao do Banco nao representa qualquer risco e ... agora ainda menos.
    E significa que nao ha' nenhuma hipotese de vermos o Banco a ter quaisquer dificuldades de financiamento das suas operacoes.

    Os meus parabens a todos os Companheiros que tenham acoes do Banco e, especialmente, ao future Presidente do Banco.

    Aos Taliban e outros anti, os meus sentimentos.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  13. Grande companheiro José Albuquerque

    Com esta é que tu me lixaste. Anda um gajo aqui a correr de um lado para o outro, vem ao PC ler uns blogues em diagonal e depara-se com um texto destes que obriga a sentar e aprecia e pior... a comentar. eheheh. Aqui vai,.

    Não vou comentar nada que tenha a ver com hemorróidas que vocês chamam de talibans - que recordo eram na origem da palavra, estudantes de religião - pois a opinião deles vale muito pouco ou nada,

    Por isso resolvi comentar a primeira parte do teu brilhante post:

    Vieira apesar de ser dos empresários mais bem sucedidos de Portugal não podia ser CEO de um banco pois não passaria no crivo do BP. Esse é, ao contrário do que se possa pensar, o drama e não o factor de segurança. Eu preferia meter o meu dinheiro num banco liderado pelo Sr. Manuel da mercearia aqui do meu bairro que no banco do Dr. Vitor Bento.

    Essa obrigatoriedade de idoneidade do BP equivale à lei do congestionamento industrial do Estado Novo. Nenhum dos actuais gestores de bancos trabalhou na economia real, naquela que sobrevive sem os apoios do Estado. Desde Carlos Santos Silva a Vitor Bento passando por Luis Amado ou Fernando Ulrich estamos apenas na presença de economistas mais ou menos encostados ao poder politico que têm no seu ADN de trabalho sugar dinheiro que o Estado cobra em impostos.

    Nós conseguimos ir à mercearia do Sr. Manuel comprar um pacote de arroz carolino a 0,89€ porque o Sr. Manuel sabe que se o vender a 20,89€ ninguém lhe compra pois há o Jumbo a 150m. de distânciaJ á os grandes gestores idóneos que o BP deixa serem CEO de um banco podem cobrar 20€ de comissão de manutenção de conta, como se tivessem lá um empregado a polir as minhas moedinhas porque sabem que o ministro X ou Y dão o seu aval a este roubo, sendo que os outros, da concorrência, combinam para levarem o mesmo assobiando a AdC para o ar.

    O que o Banco de Portugal exige aos administradores do bancos não é um certificado de idoneidade mas sim um certificado de iniciação no gang.

    Para terminar: o amigo José Albuquerque concluiu o seu excelente artigo com uma conclusão tirada dos livros do capitalismo e da economia de mercado: "Os bancos precisam de emprestar dinheiro aos bons clientes para terem lucro."

    Esquece lá isso companheiro, isso era quando éramos jovens, agora, o BES ou outro banco qualquer não precisa do Benfica ou de outro cliente para nada, apenas precisa de colocar no poder gente que os proteja e aí, haverá sempre uma PPP, uma intermediação, um parecer, uma consultadoria à medida das suas necessidades.

    Um grande abraço e desculpa este desabafo politico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Carlos Alberto, Amigo e Companheiro,

      (Hemorroidas?
      ahahahahahahah, um dia ainda me matas de tanto rir, ahahahahah)

      Quanto ao resto do teu "desabafo" e embora te reconheca fundamentos, deixa que te diga que nao posso concordar contigo, por mais liberal que eu seja no sentido restrito da Teoria Economica.

      O controle do Regulador sobre a idoneidade, independencia e competencia dos candidatos a Administradores Executivos no setor financeiro e' absolutamente fundamental e o Prof. Vitor Bento e' disso um exemplo perfeito, tal como o foram as condenacoes (por interdicao) ja' decretadas a alguns Gestores (incluindo ex membros de Governos) que cometeram erros graves.

      Tu e toda a malta tem de tomar consciencia da especificidade deste setor e convinha que o fizessem o mais cedo possivel.
      Se o teu merceeiro falir, se falir o supermercado onde vais ou se falir a maior cadeia de distribuicao do mundo, nada de muito grave acontece (quero dizer, com excecao dos seus Colaboradores e Acionistas), mas se um Banco (ou uma Seguradora) de dimensao entrar em risco de insolvencia ... tu ja' sabes quem e' que vai ter de pagar e muito caro.

      Ainda assim, posso garantir-te que tenho menos de 1% do meu dinheiro europeu em Bancos Portugueses e sugiro-te que, da proxima vez que fores a Huelva, consideres a possibilidade de sondar o Mercado para avaliares as vantagens de possiveis alternativas.

      Obrigado por este teu excelente comentario.

      Grande Abracalhao e

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  14. É sempre um prazer ler os seus artigos mas gostaria de lhe solicitar uma análise extra, que penso iria deixar muitos Benfiquistas elucidados com as reais obrigações do Benfica, e pedir-lhe que confirme se este Quadro está correcto:


    Plano de pagamentos de Empréstimos do SLB:

    2014: 174,215 Milhões
    2015: 7,2 milhões, em Janeiro e Fevereiro
    2016: 45 milhões, em Abril
    2017: 0
    2018: 0
    2019: 0
    2020: 0
    2021: 9,2 milhões, em Agosto
    2022: 0
    2023: 0
    2024: 56,7 milhões em Fevereiro

    È que se isto for verdade compreende-se o pânico que vai aí pelos corruptos…e serviçais do Sistema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme redbull1710, Companheiro,

      Neste exato momento, nao posso garantir que os valores que indicas neste teu "quadro" sejam absolutamente exatos (estou com um "pad" e nao tenho os "R&C" aqui disponiveis), mas confirmo que e' esse o cenario geral do financiamento bancario do Grupo Benfica, em que a soma dos valores que indicas para 2014 e 2015 corresponde aos financiamentos de curto prazo que o CA da SAD vem "rolando" para beneficiar de descidas nas taxas de juro.

      Muito Obrigado pela eloquencia deste teu oportunissimo comentario.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  15. Caro JA,

    Gostava que me desse a sua opinião se o SAD do SLB vai a curto prazo reestruturar o passivo, que deveria incluir um aumento do capital social embora pareça de execução difícil.

    Olhando para as contas do SLB e SCP parece-me que temos um custo com os capitais alheios 2 a 3 vezes superior, o que dado o facto de actuarmos no mesmo mercado e de o nosso nível de risco ser claramente inferior, torna a situação claramente insustentável e inaceitável.

    Por último, se considera o LFV e a sua actividade empresarial um poto de força ou de fraqueza para o processo avançar.

    Cumprimentos,

    RM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Netking/RM, Companheiro,

      Infelizmente e ao contrario do que eu venho defendendo ha', pelo menos, 3 anos, o CA da Nossa SAD anunciou no "R&C" relative a 31 de dezembro de 2013 que abandonou os estudos de avaliacao de alternativas de "Reestruturacao Financeira", por considerar que sera' capaz de garantir resultados de exploracao nos proximos exercicios suficientes para reconstruir os Capitais Proprios.
      Pessoalmente, eu tenho a certeza de que nao seria muito dificil montar uma operacao de reestruturacao (envolvendo novos parceiros financeiros) que permitisse um mais rapido alivio da "fatura de custos financeiros" e uma recuperacao "em salto" dos Nossos Capitais Proprios, sem perda do controlo total da SAD pelo Clube, mas ... o CA parece nao concordar comigo.

      Tal como referes, qualquer comparacao das contas da osgalhada com as de qualquer outro clube nacional constitui uma prova insofismavel de que estamos a assistir 'a maior e mais dramatica deturpacao da Verdade Desportiva de todos os tempos.
      Sinceramente e ja' escrevi isto varias vezes, eu nao compreendo como todos os clubes que ficaram abaixo do 2o lugar no ultimo campeonato (andruptos incluidos) nao protestaram junto da UEFA pela vergonhosa admissao da osgalhada 'a CL desta nova epoca, uma demonstracao incontestavel da palhacada a que chamam Fair Play Financeiro.
      Repara bem que o PSG e o Man. City foram multados e penalizados ao nivel da inscricao de jogadores na UEFA, apresentando uma solidez financeira invejavel e apenas porque o Comite' de Verificacao do FPF considerou "anormais" os valores por eles recebidos de sponsors, reduziu esses montantes e, assim, chegou a "resultados" negativos. Eu nao compreendo como pode esse Comite' nao ter penalizado a osgalhada, recalculando os respetivos Encargos Financeiros a "valores normais de Mercado", ou seja, descontando a benesse das VMOC tituladas pelo BES e pelo Millennium.

      Sinceramente, eu considero o Presidente um ponto forte em qualquer analise de risco que se possa fazer para o Grupo Benfica, o que nao quer dizer que outro Gestor/Empresario nao conseguisse obter uma pontuacao ainda mais forte numa analise de "credit scoring".
      Desconheco a existencia de factos na atividade empresarial do Companheiro LFV que possam influenciar a avaliacao do risco financeiro do Grupo Benfica.

      Obrigado pelas tuas questoes.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  16. Talvez eu esteja a ver o problema de forma ingénua e optimista mas, se o actual estado do BES se deve ao BURACO (exposição - LOL) do BESAngola causado pelo amigo Sobrinho, e se, o Responsável Máximo do Banco Governamental de Angola já afirmou publicamente q assinou as garantias do crédito mal parado do BESAngola não estaremos na presença de uma tempestade num copo de água?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme FranciscoB, Companheiro,

      Tenhas ou nao razao ("tempestade em copo de agua" tambem me parece pouco), tudo mudou a partir da confirmacao da entrada no capital do BES de 2 "tubaroes" da financa Americana.

      A "crise", no que toca ao BES, vai acabar muito depressa.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  17. Um dos "bandoleiros" que refere tem sido o Jaime Antunes, sempre na vanguarda no que diz respeito a alimentar balelas de forma irresponsável.
    Para leigos como eu aconselho a ver o filme de 2011 "Too Big to Fail" de Curtis Hanson julgo ser uma boa introdução para perceber a complexidade e irresposabilidade de alimentar rumores.

    A propósito e sem querer abusar do seu tempo, o J. Albuquerque sabe de alguma coisa sobre como solucionaram o "rombo na seguradora AIG"?

    Saudações benfiquistas, o melhor que li escrito sobre esta temática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Fernando Tomas, Companheiro,

      Muito Obrigado pelo teu comentario, pelo incentivo e pela sugestao cinefila, ahahah.

      Estes anos mais recentes (desde a crise do "sub prime") confirmaram tudo o que os classicos avisadamente alertavam quanto 'a necessaria prudencia na Gestao no setor financeiro.
      Por menos que se goste dos Banqueiros, nunca mais ninguem pode ficar tranquilo quando eles nao apresentam lucros e, mesmo quando os apresentam, ha' que manter cautelas significativas.

      O AIG (maior grupo segurador dos EUA) comecou por receber quase 400 mil milhoes de US$ do Tesouro Federal (uma bagatela 4 vezes superior ao que a Troika nos emprestou), foi obrigada a fazer aumentos de capital de outros 200 mil milhoes e acabou "salva" pela entrada da Nipon Life (maior grupo segurador mundial, 'a frente da Allianz) no seu nucleo duro acionista.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  18. Mais um excelente contributo para a clarificação sobre este momentoso assunto BES, que nós Portugueses provavelmente iremos sentir na pele, como mais uma mistificação da segurança do sistema financeiro.
    No que importa, agradeço este contributo sério e honesto, não especulativo, e que obriga a que mesmo os totos da economia como eu possam reflectir sobre o impacto que esta crise BES tem (tem??) no nosso Clube.
    ::::::
    No entanto, eu gosto de ler varias opiniões, mesmo as especulativas, porque obriga a estar atento, e a conhecer outros caminhos, e até serve para melhor balizar a ética e seriedade de cada um- há os que apresentam factos e deduções sobre esses factos, e os que depois se servem deles para criar uma teoria sustentada e imaginativa, mas muitas vezes infundada. Compete a nós sermos o crivo da opinião alheia, e aproveito para criticar, se assim se pode chamar, um certo ambiente de intolerância que se está a criar entre muitos Benfiquistas, o que contraria a universalidade e pluralidade da génese Benfica, e que perpassa por muitos blogs e forums, com blogs anti Vieira, tipo Ontem vi-te no Estadio da Luz, que eu gosto de ler e comentar, mas cujo ódio de estimação ao Presidente já se torna demasiado por ter como base um principio de desconfiança sistemática, outros pro Vieira, como este e outros, e onde a elevação no trato de que era apanágio está a perder-se aos poucos, reconheça-se que muitas vezes com razão- isto para dizer apenas que se evitariam estas situações se não publicarem opiniões anónimas, insultuosas, sem fundamento, especulativas, acintosas e de má-fé.
    Perde-se muito tempo a ler lixo tóxico, respostas, argumentações, contra argumentos sem fim, o que em nada contribui para a Luz que se pretende da discussão, e onde os brilhantes textos do Guachos, do JAlbuquerque e do Mattyus são constantemente conspurcados sem necessidade.
    :::::
    Perdoem-me este desabafo, sei que não tenho nada a ver com isso, a administração do blogue é feita da forma que cada um entende, mas gosto mais de ler textos bons como este e comentários que o valorizem do que comentários só do contra ou para chatear e dispersar daquilo que realmente interessa, e que para mim é fundamental nesta época-dia 10 arrecadar uma Supertaça, para fazer o pleno das conquistas internas ,e no final da época conquistar o BICampeonato que nos foge incompreensivelmente para um Clube como o nosso, há uns 25 anos ou mais(não fui ver, foi de memória).
    :::::::
    Viva o Benfica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Chakra Indigo, Companheiro,

      De ti, ja' ninguem pode esperar menos do que excelentes comentarios: Obrigado!

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  19. José Albuquerque, em primeiro lugar quero te dar os parabéns por mais um excelente post, onde explicas de forma muito fácil aquilo que alguns entendidos não conseguem perceber. A verdade é que a situação financeira do grande SLB não me preocupa minimamente, visto que dá para perceber que estamos em boas mãos. Gostava que me tirasses uma dúvida se for possível. Num outro blog um "entendido da matéria" diz o seguinte: E nem vale a pena aduzir como contra-argumento o facto de os R&Cs deverem ter a informação completa, transparente, serem auditados e quejandos... os R&C da ESI, do BESA, GES, etc, deveriam ter a mesma "seriedade" e é o que se vê. Neste país, esse argumento é só... pueril. Este indivíduo aparentemente esta a insinuar que os resultados que o SLB apresenta podem ser alvo de aldrabice. Pergunto eu, num instituição como o grande SLB, que está a ser constantemente controlada pela CMVM, que tem as contas auditadas por entidades externas, isto é possível ou não é mais do que um devaneio de um taliban?. Cumps, Jorge Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Jorge Andrade, Companheiro,

      Muito Obrigado pelo incentivo e por trazeres mais um excelente exemplo da cobardia, da ignorancia, da demagogia e do mais deslavado anti Benfiquismo: esse %$&))@ ... desgracado "argumentou" tal qual o fazem as osgas mais andruptas e, depois, ainda vai pretender que o considerem Benfiquista ... phod@-se!

      Bestas desse quilate, sempre me dao vontade de os interrogar se sabem quem foi o Pai de quem nasceram e ... como podem ter essa certeza: talvez porque as respetivas Maes lhe disseram quem o Pai era, nao?

      Comparar a complexidade das operacoes contabilisticas do Grupo Benfica (especialmente pelo metodo de consolidacao usado) com a de Sociedades como ESI, BESA, GES, etc. e' um grito de ignorancia impossivel de calar.

      Para responder diretamente 'a tua pergunta: sim, isso foi, apenas, mais um devaneio de um Taliban.
      Nao sabendo quem foi o Taliban, nem o blogue onde recolheste essa poia, deixa que te recorde que o famigerado Benfica Eagle, no NGB, escreveu precisamente o contrario, afirmando-se seguro quanto 'a transparencia e fiabilidade dos Nossos "R&C".

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Exmo. José Albuquerque, em primeiro lugar, quero agradecer o facto de teres confirmado aquilo que eu já esperava. Realmente este tipo de gente que escreve sem saber nada do tema é mesmo baixa. Posso dizer que o blogue onde vi este comentário foi o ngb ( e deve ser escrito assim em letras pequeninas, porque em maiúsculas, é dar demasiada importância a essa gente), e o autor é um tal de JR (este tem de ser em maiúsculas porque é assim que assina). Em relação ao Benfica Eagle, deixa-me dizer que cheguei a ler alguns posts interessantes dele e nos quais confirmava aquilo que tu aqui também dizias relativamente à real situação do Grandioso Sport Lisboa e Benfica. Mas ultimamente o homem deve ter sofrido de alguma paragem cerebral ou algo do género, dado que os posts dele só geram suspeição, e nem apresenta factos concretos relativamente ao que escreve. Como tal, para mim tem caído em descrédito total. Ao melhor seja pelas companhias com quem lida e que lhe andam a toldar o raciocínio, mas a verdade é que mete dó o que ultimamente escreve. Como tal, prefiro passar por aqui e esclarecer as minhas duvidas, do que ser bombardeado pelas centenas de insinuações ridículas que diariamente aparecem pela blogosfera.

      Continua assim, sempre a defender o Grande Sport Lisboa e Benfica.

      Saudações, Jorge Andrade.

      Eliminar
    3. Exmo. José Albuquerque, em primeiro lugar, quero agradecer o facto de teres confirmado aquilo que eu já esperava. Realmente este tipo de gente que escreve sem saber nada do tema é mesmo baixa. Posso dizer que o blogue onde vi este comentário foi o ngb ( e deve ser escrito assim em letras pequeninas, porque em maiúsculas, é dar demasiada importância a essa gente), e o autor é um tal de JR (este tem de ser em maiúsculas porque é assim que assina). Em relação ao Benfica Eagle, deixa-me dizer que cheguei a ler alguns posts interessantes dele e nos quais confirmava aquilo que tu aqui também dizias relativamente à real situação do Grandioso Sport Lisboa e Benfica. Mas ultimamente o homem deve ter sofrido de alguma paragem cerebral ou algo do género, dado que os posts dele só geram suspeição, e nem apresenta factos concretos relativamente ao que escreve. Como tal, para mim tem caído em descrédito total. Ao melhor seja pelas companhias com quem lida e que lhe andam a toldar o raciocínio, mas a verdade é que mete dó o que ultimamente escreve. Como tal, prefiro passar por aqui e esclarecer as minhas duvidas, do que ser bombardeado pelas centenas de insinuações ridículas que diariamente aparecem pela blogosfera.

      Continua assim, sempre a defender o Grande Sport Lisboa e Benfica.

      Saudações, Jorge Andrade.

      Eliminar
  20. Meu caro Amigo Albuquerque,
    Em primeiro lugar, quero agradecer-te por mais este enorme contributo para esclarecer os mais incrédulos e, porque não; os nossos talibans de estimação...aqui podem sempre aprender qualquer coisa. Eu aprendo muito.
    Em segundo lugar, quero aproveitar para te perguntar se este "engavetar" para averiguações do lagarto Salgado tem algumas implicações no futuro imediato do BES, que não com o Benfica - entenda-se.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

      Eu conheco, pessoalmente, o Dr. Ricardo Salgado e ha' muitos, muitos anos e (ainda) tenho por ele uma profunda admiracao profissional: estou chocado com esta noticia.

      Desde ha' uns dias, o Dr. Ricardo Salgado deixou de ser para o BES mais do que o seu Fundador, Acionista e ex Presidente, ou seja, esta detencao e eventual prisao/condenacao a unica coisa que pode representar e' mais uma coima seria para o Banco: coisa de somenos.

      Infelizmente, este dia vai ficar na historia da financa nacional, como um dos mais negros e pelo apagamento de um dos nomes que a simbolizavam ha' quase 150 anos.
      O apelido Espirito Santo era o axioma dos Banqueiros portugueses, foi com ele que foi construido o unico verdadeiro Grupo Economico de raiz financeira antes do 25 de Abril e tambem foi com essa heranca (e muito pouco mais) que o Dr. Ricardo Salgado soube reconstruir o Grupo, a partir do Brasil e apos 1975.
      Desgracadamente, a heranca desse apelido quase mitico, ja' nao vai servir para mais nada.

      Creio que consegui exprimir parte da consternacao causada por esta triste noticia, mas, sinceramente, mantenho tudo o que antes escrevi quanto a que nada disto vai afetar a Gestao do Nosso Grupo.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Glorioso José

      Sinceramente, fiquei espantado com a notícia da "detenção" de Ricardo Salgado. E diria até, chocado.

      Não é que tenha alguma estima pessoal por gente graúda dos Bancos, mas o que me choca, é disparidade da aplicação da justiça em Portugal.

      É que há tanto criminoso de colarinho branco, quer nos meios políticos, quer nas páginas "cor-de-rosa", quer no meio da vigarice financeira, imobiliária, mobiliária, judicial, desportiva e..ninguém vai preso!

      Enfim, vários pesos e várias medidas..nada a que não estejamos, infelizmente, habituados.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  21. Piada do dia: depois de anos a queixarem-se que no Benfica as transferências não são transparentes... agora queixam-se do Eliseu ter dito os detalhes todos... enfim...

    ResponderEliminar
  22. Caríssimo e e grandíssimo amigo José Albuquerque,

    Estou neste momento, virado para Meca a venerar o teu Post.

    Cada vez aprecio mais a contundência de um bom relatório financeiro/económico para desmistificar... todo um mundo de parvoíces e anormalidades, como as que que têm vindo a ser escritas nos últimos dias.

    É que, não há nada mais agradável, do que observar a forma cordata e elegante... como quebras a cabeça dos super dragões trajados de túnica e... fatias o presunto azul da região demarcada taliban,

    É pois, com elevada expectativa que aguardo, que com mais esta ligação directa aos focinhos de tomada,...os animais comecem a dar Luz e a ver mais claro ( e se não derem paciência, sempre dão um abajur que fica bem em qualquer mercearia ).

    P.S: Agora sou eu, que não estou a conseguir colocar comentários ( espero que seja desta ).

    ResponderEliminar
  23. companheiro jose albuquerque,estes artistas que se dizem benfiquistas deviam ter vergonha,passam a vida a dizer mal do seu suposto clube,alguns ate com ambiçoes pessoais de serem presidentes do nosso benfica,como eu me farto de rir de esses javardolas pensarem que podem ser presidentes do nosso benfica um dia,uma comedia continua,nao param e todos os dias ja metem nojo,alias metem ranço que ainda e pior,na sua ambiçao desmedida tentam atropelar tudo e todos,dizem mal do seu dito clube,por tudo e por nada com o fim de atingirem o seu presidente,mas estes atrasados mentais ainda nao perceberam que estao a fazer mal e a prejudicar o benfica todos os dias,perceber eles percebem e bem,mas a sua ambiçao e desmedida,o que eles nao contam e que nos os socios do benfica ficamos vacinados contra opurtunistas e vigaristas e nunca vamos premitir que certos chicos espertos venham dos ceus e com um qualquer dito treinador tentem o ridiculo,eu cada vez percebo mais os constantes ataques aos 80 e tal por cento de seguidistas ou como eles dizem vieiristas,mas sao tao burros e estupidos que nao querem perceber que isso de vieirismo nao existe,existe isso sim benfiquismo,o vieira vai passar e o glorioso ficara sempre,eu ja me mete nojo certas pessoas e certos blogues que se dizem benfiquistas e que todos os dias sem exepçao encontram tema para atacar o benfica e a sua direcçao,ainda nao aceitaram a sua invisibilidade,a nenhuma expressao que tem entre os benfiquistas e com os odios e invejas pessoais continuam a cuspir veneno continuamente e diariamente e no meio de tudo isto o nosso benfica vai sendo atacado de todos os lados,mete nojo e cheira mal,eu as vezes penso com os meus botoes estes senhores nao tem vergonha de se dizerem benfiquistas,com artistas destes quem precisa de inimigos externos,grande abraço e grande texto ,alias como habitualmente companheiro jose albuquerque e viva o nosso benfica.........

    ResponderEliminar
  24. Caro José Albuquerque,

    Genericamente concordo com a essência do teu post, embora tenha algumas divergências sobre aspectos pontuais. A muita desinformação e ignorância de quem escreve, mas também a falta de informação e transparência de algumas entidades origina que quem escreve se alimente de coisas que parecem coincidências para juntar tudo no mesmo saco e tirar as conclusões que pretende. O exemplo do BSF que referes é o caso mais claro.

    Claro que sempre que as entidades que têm a responsabilidade de certificar as contas são acusadas de esconder realidades porque enquanto consultoras trabalham na promoção das operações financeiras das entidades cujas contas os seus departamentos de auditoria devem auditar e/ou certificar, há condições para se criar um ambiente de suspeição relativamente às contas de todos os clientes e ex-clientes dessas auditoras/consultoras. Com certeza que te lembras o que se passou com a Andersen nos EUA, cuja consultoria preparava as IPO's e a Auditoria certificava contas que não reflectiam a realidade.

    A questão que foi levantada sobre os spreads e a concorrência desleal é obviamente algo preocupante. Tanto mais que se sabe que a concorrência tem usado empresas que não entram nos perímetros de consolidação das SAD's, quer para desorçamentar custos, quer para "esconder" prejuízos. Para mim, o mais negativo tem sido a tendência crescente da taxa média de financiamento com que a SAD se financia e que vai no sentido inverso do que afirmas, ou seja, o roll-over tem conduzido a custos maiores (e não menores) de financiamento.

    Estes textos que escreves, tirando certas considerações, são um serviço público.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enome B Cool, Companheiro,

      Muito Obrigado por mais este teu comentario: tu es mais uma voz cuja independencia e rigor contribui para o esclarecimento dos Benfiquistas e fora das questiunculas do pro' ou anti Vieira.

      Tens razao quando recordas que a estrategia de fazer "roll-over" aos financiamentos de curto prazo nao tem resultado numa descida das taxas de juros, mas isso so' se deve ao momento do Mercado financeiro interno. Nao sei se concordas, mas eu creio que vai sendo tempo para a SAD investigar fontes alternativas de financiamento em mercados mais competitivos (no RU, se nao houver receio de enfrentar riscos cambiais, ou na Alemanha, para nao ter de os suportar).

      Mais uma vez, Obrigado pelo teu contributo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Glorioso José

      Desculpa lá a ignorância cá do "macaco", mas se pudesses trocar por miúdos o significado da frase: "roll-over" dos financiamentos, ficar-te-ia muito grato.

      Obrigado desde já

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Enorme Perfeito Correia, Companheiro,

      Eu e' que me desculpo por ter caido na asneira de ter usado a expressao "roll over" que significa a simples renovacao do emprestimo que estiver em causa, ou seja: na data de vencimento (depois de aviso previo), o mutuario (= devedor, o Benfica) solicita a renovacao do emprestimo por um novo prazo igual ao anterior e paga o devido juro antecipado.
      E' a esta operacao que se costuma chamar "roll over".

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  25. Obrigado Glorioso José

    Bem hajas por contribuíres com o teu enorme saber para combater a ignorância dos Benfiquistas.

    É assim, com "pequenas" coisas que o Benfica é Grande!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.