sábado, 23 de agosto de 2014

Superporco, ou um animal com chispe de barro?

Por José Albuquerque
 
Quando venho aqui ao GUACHOS, venho, sempre e só, para Benficar, ou seja e nos termos em que o Nosso Enormérrimo Companheiro Alberto Miguéns definiu este novo verbo, venho para viver o Nosso Clube, falar, debater e/ou discutir o Glorioso. Por isso, não se deixem iludir com o titulo que escolhi para este humilde texto: quem me conhece sabe bem que não perco o meu tempo a analisar os clubecos Nossos inimigos e, entre esses, muito menos os andruptos e as osgas: para esses e todos os demais subgrupos de anti Benfica, Taliban incluídos, contento-me a desmascará-los quando eles não o fazem de moto próprio e mandá-los … POKERalho.
 
Então porque razão escolhi este titulo?
 
Porque li um belíssimo texto do Companheiro António Melo (no EM DEFESA DO BENFICA) em que ele Benfica uma série de argumentos que me parecem exigir Benficação, quer aqueles com os quais concordo, mas, sobretudo, por alguns dos quais, muito humildemente, quero discordar. Ora acontece que o António Melo, nesse texto e embora só implicitamente, sugere que estamos perante uma espécie de “superporco”, quando eu estou convicto que vamos defrontar um animal com chispe de barro.
 
Nesse texto, diz-Nos o Enorme Companheiro António Melo algumas coisas fundamentais que eu espero ter interpretado plenamente:
 
1 Que, confrontados com a hipótese de receber um golpe mortal com o Nosso Bicampeonato, os andruptos optaram por um “salto em frente”, arregimentando um conjunto de futebolistas brutal e escolhendo um treinador que parece competente; neste ponto, eu estou completamente de acordo com o Nosso Companheiro;
 
2 Que, a acreditar na experiência das três últimas décadas, vai adicionar a essas condições um tremendo apelo a todos os tentáculos do POLVO imundo e grosso, especialmente aos BOIS apintadores e aos mérdia amestrados, para ROUBAR e AGREDIR o Nosso Clube e as suas Equipas com tudo o que puderem, incluindo eventuais erros de Benfiquistas; também neste aspeto eu estou completamente de acordo com o António;
 
3 Que, perante este cenário, TODOS temos obrigação de estar preparados e prontos a cerrar fileiras em defesa do Glorioso; obviamente, também me junto a este apelo do António Melo;
 
Em relação a estes três alertas, creio que quase podemos falar de unanimidade entre os Benfiquistas, se é que, entre Nós, alguma vez podemos falar de unanimidade.
 
Mas diz-Nos ainda mais este Companheiro e, nesses pontos, sem poder contar com o meu acordo:
 
4 Que, neste quadro, deve a Nossa Direção preparar-se para dar uma resposta inequívoca, ou seja e a menos que eu o tenha interpretado mal, sugerindo uma estratégia de “guerra declarada” nos mérdia e nas instituições; e
 
5 Assumindo que Nos estamos a colocar “a jeito”, por não estarmos a apostar todos os Nossos recursos e eventualmente os que Nos possam ser emprestados, numa espécie de “corrida e/ou escalada de armamento”, ou seja, por não aceitarmos condicionar o Nosso futuro a uma aposta total neste “cãopeonato” agora iniciado.
 
A estratégia de comunicação.
 
Sabem bem, especialmente os Leitores dos meus Benficamentos, que eu me mantenho consciente de pertencer a uma minoria que não defende “guerra aberta e declarada”, em termos comunicacionais, ao POLVO e todos os seus tentáculos anti.
 
Não vou repetir os argumentos sobre os quais tenho defendido esta posição (quem os não conhecer, que procure esses textos, quer aqui no GUACHOS, quer n’OBELOVOARDAAGUIA), mas vou sintetizá-los num apelo de concentração máxima e absoluta de todos os Nossos recursos, sobretudo os humanos, e competências na maximização da competitividade desportiva das Nossas Equipas e Atletas, sem um segundo de descanso, quebra de concentração e/ou desfalecimento … custe o que Nos custar!
 
E, caso surja uma oportunidade … repito, caso surja uma oportunidade, proporcionada pelo exagero, ou por erros do POLVO, uma oportunidade em que Nos seja permitido desferir um golpe comunicacional incontestável, desferido no momento e cenário cuidadosamente selecionado por Nós próprios, então sim: é “arrear-lhes” sem qualquer pudor.
 
Para dar um exemplo elucidativo desta minha posição, basta recordar a atitude defendida pela Nossa Direção perante aquele escandaloso bordel que os andruptos tinham preparado para a final a quatro da Taça dos Clubes Campeões Europeus em hóquei em patins a disputar no ladrãocaixa, um momento no qual o Nosso Clube deu uma lição de todos os Nossos Valores a tudo e a todos, Federações, Governo, PSP, mérdia e andruptos incluídos.
 
Outro exemplo poderia ser dado com a CI decorrente da assombrosa campanha “tipo capela”, com a qual conseguimos calar todos os abestalhados que andavam a inventar um falso andor, ignorando o escandaloso perdão de penaltis de que os andruptos tinham beneficiado durante toda a época.
 
Em oportunidades dessas, eu creio que devemos gritar bem alto para desmascarar o POLVO, desmascarando-o de forma incontestável, condicionando-o de forma irrefutável e sem entrar em “diálogos” que a nada conduzem e nos quais, sistematicamente, Nos vamos confrontar com todos os anti, Taliban incluídos, condenados a testemunhar o definhar da Força da Nossa Razão, perante a “razão da força” da aparente “maioria”.
 
Humildemente, eu não posso garantir que tenho razão quando defendo esta estratégia, embora ainda não me tenham sido apontadas alternativas devidamente fundamentadas. Sei que estou em clara minoria (nem o Guachos concorda comigo) e compreendo perfeitamente a indignação de alguns Companheiros que chegam ao ponto de confundir esta minha preferência com formas atenuadas de “cobardia”. Hoje, depois de alguns anos, vejo que os Nossos Corpos Sociais adotaram esta estratégia e eu creio que os factos permitem concluir que ela Nos tem trazido menos dissabores do que as alternativas anteriores.
 
Por isto, Companheiros, compete-Nos a Nós mantermo-Nos alerta e unidos contra o POLVO, Benficando como faróis apontados a todas as “armadilhas” que ele Nos estenda no caminho, desmascarando a mérdia amestrada e a BOIADA fruteira, sempre glorificando o Clube, as Equipas e os Atletas.                                       
 
A estratégia desportiva no futebol profissional.
 
Eu compreendo bem os Companheiros que, como o António Melo, defendam que a Nossa SAD deveria “responder” a este aparente “all in” andrupto, especialmente quando todos os dados disponíveis (a andruptosad esconde as suas “contas” o mais que pode) Nos permitem concluir que já temos bem mais recursos financeiros do que aqueles que eles se iludem a demonstrar.
 
Eu lamento, mas discordo!
 
Eu não acordei a semana passada para os “200 milhões de Custos Financeiros” que tivemos de suportar para chegar onde chagámos, vindos de onde partimos e há anos que escrevo sobre esse imenso e inevitável “contrapeso” que enfrentamos há mais de uma década e que, ainda por cima, se agravou no cenário macroeconómico dos últimos 6 anos. Tal como não esqueci o outro “contrapeso” do qual acabamos de Nos libertar, personalizado no mamão chupista que Nos ROUBOU outro tanto, ao longo dos anos em que Nos não pagou o justo valor pelos Nossos direitos de TV, sobre o qual escrevo há igual número de anos, Benficando nos Nossos blogues.
 
Estas foram duas condicionantes do Nosso crescimento e desenvolvimento, mas não Nos impediram de voltar a ser o mais poderoso Clube nacional e, agora que alijamos uma delas, será muito mais fácil solucionar a outra.
 
Não contem comigo para apoiar desvios de estratégia económica e financeira!
 
Ajustamentos, sim! Desvios, não!
 
O CA da Nossa SAD entendeu colocar de lado as alternativas de reestruturação financeira que eu tinha defendido e estava disposto a apoiar, quer por palavras, quer por atos.
 
Eu discordei, mas reconheço que essa opção representa, uma vez mais, a confiança que o Presidente deposita nos Sócios e Adeptos, além dos próprios Sponsors e em todos os Nossos Colaboradores: com o sucesso que conseguimos com a Benfica TV, a SAD percebeu que vai poder reconstruir os Nossos Capitais Próprios de uma forma sustentada, reduzindo aquela tremenda “fatura bancária” sem necessidade de recorrer a “engenharia financeira”.
 
Por isso eu tenho Benficado sobre um “Novo Paradigma de Gestão”, em que o crescimento dos Nossos Proveitos se vai sustentar sobre 3 “corredores”, a saber: o crescimento qualitativo e quantitativo da BTV, a crescente produtividade desportiva e económica da Nossa “Fábrica” e o previsível inicio de alteração do quadro depressivo macroeconómico, que deve vir a permitir o aligeirar do ROUBO fiscal de que fomos alvo.
 
Companheiros,
 
Eu caminho (apressadamente, ahahah) para as seis décadas de vida e vou continuar a fazer tudo o que posso e sei para contribuir para a construção do Maior e Melhor Benfica de toda a Nossa Gloriosa História: esta tem sido uma maratona de mais de uma década, que eu não aceito ver “estragada” por um qualquer sprint desmiolado de um inimigo.
 
Eu quero o 34º titulo nacional tanto como o mais ambicioso dos Leitores, mas não pretendo hipotecar o futuro a esse objetivo.
 
O Benfica, que somos Nós, não é Nosso: Ele apenas foi depositado nas Nossas mãos pelos Mais Velhos e por empréstimo dos Mais Novos.
 
Cumpre-Nos o dever de garantir ao Clube as condições para a conquista definitiva da hegemonia desportiva em toda a Lusofonia e não podemos descansar enquanto a não conseguirmos, mesmo contra tudo e todos: a Nossa maratona ainda tem mais caminho pela frente.
 
Parece contraproducente manter esta ambição quando o POLVO se mantém quase ileso, quando os andruptos parecem ter angariado a ajuda do maior agente de futebolistas do planeta, quando a osgalhada beneficia da maior deturpação pontual da Verdade Desportiva na forma de um “perdão de juros” de dois Bancos cujos gestores se deixaram “assaltar” para não terem de assumir os crassos erros de gestão por eles cometidos ao ultrapassar todos os limites racionais de crédito a um clubeco absurdamente falido e, finalmente, quando as instituições que superintendem ao “futeluso” se esbardalham num ridículo galopante?
 
Estou de acordo … parece!
 
Por isso, Companheiros, uma vez mais insisto que não é só por Benfiquismo que temos isso tudo para fazer: também é por Patriotismo.
 
A Nossa responsabilidade é quase exagerada?
É, mas não vamos fugir dela, porque é isso que exigem de Nós todos os Mais Velhos que, desde há mais de um século, Nos ensinaram a praticar este verbo … Benficar.
 
Em nome de todos eles e em suas memórias, queremos mais Sócios, mais Adeptos, mais espectadores da BTV, bancadas mais repletas na Catedral e nos Nossos Pavilhões, mais apoio onde quer que vão as “Papoilas Saltitantes”, mais critica, mais sugestões, mais criatividade, mais Oposição e Democracia, numa palavra, mais … BENFICAR.
 
E vai ser assim, tal como Nos ensinam os Fundadores, que vamos Vencer.                          
 
Viva o Benfica!

43 comentários:

  1. Que FANTÁSTICO BENFICAR que se encontra aqui no Guachos.
    Parabéns caro José Albuquerque por nos brindar com mais um excelente Post.

    Concordo plenamente com a sua visão, julgo apenas que a nossa SAD deveria ser mais dura com aqueles que publicamente fazem acusações ou proferem mentiras claras sobre a nossa credibilidade, e não me refiro a emissão de comunicados, mas a colocar acções judiciais contra essas pessoas ou entidades com pedidos avultados de indemnização.
    Julgo que desta forma poderemos no futuro minimizar os comentários falsos dos junta letras e dos Talibans.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro apenas poderia ser feito se as consequências nos tribunais fizessem mossa!
      Veja que mesmo em casos graves de dano de imagem a figuras publicas o crime compensa, quanto mais em artigos de opinião onde quando muito o que se encontra é uma treta aqui e ali.

      Os "tretas" sejam os profissionais como os amadores uma coisa que não são é parvos, sabem bem como resguardar-se de consequências gravosas, os da internet por exemplo começam desde logo por manter um anonimato tipico.

      Saudações benfiquistas

      Eliminar
    2. Em relação ao assunto bes,está em vias de tribunal a mentira divulgada pelo Expresso,é lá k vão bater com os costados,agora gostaria é k no fim de serem julgados e caso sejam punidos pelas mentiras espalhadas,espero e desejo k o nosso Presidente,não faça como fez com o Rascord.

      Eliminar
  2. Estimado companheiro Zé,
    mais uma vez tenho que felicitarte pela lucidez com que escreves sobre o Glorioso e como melhor a fazer para o levar às vitorias que ambicionamos.
    Destaco nesse aspecto a passagem sobre a estrategia de comunicação. No actual panorama do todo da CS que temos, a real, onde a toda a hora e sob qualquer pretexto somos alvejados por calunias, incompetencias, incapacidade financeira, má gestão, etc. etc., só tenho que concordar contigo e com a estratégia do Glorioso. Não devemos entrar de peito feito nessa batalha de confrotação, apenas e só para a correlação nos é desfavoravel e, em contrario, iriamos o jogo deles. Era a derrota completa.

    Avançando sobre a questão, sugiro uma medida que se poderia pôr em pratica, através da nossa blogosfera.... concretamente para a RTP publica ... endereçar ao Provedor do Leitor e-mails a perguntar a razão de nos seus programas (grande area e outros) não serem convidados elementos afectos ao Benfica para fazerem o contraditório ao painel de elentos não benfiquistas, mas que são convidados para se pronunciarem sobre as mais variadas questões respeitantes ao Glorioso?

    Se tivesse jeito para elaborar o texto para essa iniciativa não hesitaria. Mas o meu apoio será total e incondicional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas desculpas pelos erros (gralhas) de gramatica.

      É o que acontece quando se escreve sem rever a escrita. Porra que foi demais.

      Eliminar
    2. Enormerrimo Xuto na Xinxa, Companheiro,

      Tu, que investes boa parte do teu tempo na animacao de um (excelente) blogue, podes (e deves) lancar la' esse desafio, talvez com uma proposta inicial de um texto de tua autoria, que os Leitores possam melhorar com as suas sugestoes (eu prometo contribuir).

      Apesar do que escreveste, eu tenho a certeza de que tu es perfeitamente capaz de escrever um bom texto para esse correio, embora duvide dos resultados praticos, ahahah: e' que, ha' cerca de 2 anos, eu passei uns meses a fazer o que tu sugeres (era a Adriana Andringa a Chefe de Gabinete do entao Provedor) e nao consegui mais do que receber umas quantas respostas muito simpaticas. Alias e ao contrario do que seria desejavel, eu sinto que a situacao, que ja' era muito ma' nessa altura, continua a piorar a olhos vistos.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  3. Caríssimo e grandíssimo amigo José Albuquerque,

    Eis, a razão de tudo o que ontem escrevi! Tendo presente o momento delicado e artificialmente produzido através de uma campanha suja, compacta e mentirosa contra o nosso glorioso...

    A necessidade desta tipologia de textos surge inadiável. A expansão e a propagação da epidemia disseminada pela: imprensa avençada, pelos nossos rivais directos e principalmente através dos talibans, tem der contrariada...

    Através da injecção de realidades e verdades claras, para combater o vírus da dúvida e da precipitação que se instalou entre os Benfiquistas. O momento requer objectividade e tu, caríssimo amigo... és a objectividade em pessoa.

    Assim e após mais este excelso e magnífico Post. Vou esperar que a inspiração me bata também à porta, para depois poder criar duas novas « Lamparinas » ( uma em forma de betão puro e outra em forma de macaco. A seu tempo prometo, isto fará algum sentido )!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Mathayus, Amigo e Companheiro,

      Eu rconheco que a excelencia e a particularidade dos teus textos nao e' compativel com "producao em serie", mas que eles nos fazem falta, isso e' incontestavel.

      Carrega (nas teclas) Mathayus!

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  4. Texto "enormérrimo"!

    BENFIQUEMOS SEMPRE !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Lawrence, Companheiro,

      Tu es mais um exemplo de como Benficar pode ser como o ar que respiramos ... ATE' DEBAIXO DE 'AGUA, ahahah.

      Obrigado, Companheiro.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  5. Grande comentário, José Albuquerque.
    Concordo com quase tudo Não penso que os jogadores que os porcos foram buscar, embora alguns sejam um upgrade em relação aos quase 30 que já saíram, sejam assim tão bons.

    Penso o único que era titular na equipa de onde veio é o Ibrahimi (+ Indi no Fejenoord) que era titular no Granada, dos mais fracos de La Liga. Outros eram suplentes de equipas espanholas de topo mas eu não acho que a diferença entre os campeonatos português e espanhol seja tão grande que suplentes de equipas como RM, Barça e AM sejam melhores, em geral, do que os muitos titulares dos 3 grandes.

    Na generalidade, não acho a diferença tão grande. A prova é que jogadores saídos do Benfica para o RM, por exemplo, têm dado cartas em Espanha.

    Tello, Adrián e Casemiro eram jogadores que os clubes se queriam ver livres porque não tinham lugar. Para além disso, saíram 3 dos 4 melhores jogadores da equipa (Helton, Mangala, Fernando), mas os substitutos são piores. Jackson é o 4º, está na porta de saída e não irão encontrar melhor.
    Deixem a poeira assentar e os outros clubes perceberem como eles jogam e irão ver o balão continuar a esvaziar.

    Mais uma vez insisto neste ponto, a propaganda da ditadura azul continua, tentam manter a bolha em que têm vivido nos últimos 30 anos, bolha essa que tem esvaziado lentamente nos últimos 3-4 anos.

    Tentam agora executar outro "dead cat bounce", com a ajuda do Mendes, que lhes poderia mudar o destino, o plano inclinado em que se encontram. Não irá acontecer, como não fez o último "dead cat bounce" do AVB, na altura com uma ajuda maciça dos árbitros e de uma maciça campanha de descreditização do Benfica da CS e talibans, igual à que somos confrontados hoje, mas com uma diferença, o Benfica actual não é o Benfica frágil de então.

    O "tug of war" de que tenho falado que Vieira mantém com o Peidoso mantém-se e tem tido consequências nefastas para as contas dos porcos. Esperam até a poeira assentar.

    Começou com as sucessivas e desesperadas tentativas falhadas de desviar o JJ, depois com o fechar das informações sobre jogadores que o Benfica pretendia contratar, descambou nas compras do Danilo e Alex S, com o PF e contratações falhadas do ano passado, chegando ao atual estado de coisas em que tiveram de pedir ajuda ao JM (30M) e buscar um treinador espanhol que os ajudasse a escolher jogadores. O desespero foi tal que deram carta branca ao Mendes e ao espanhol.

    Mas afinal o Peidoso não era o maior em contrações e conhecimentos de futebol com sempre nos fez crer a propaganda azul?

    As manobras não podiam estar ausentes, pediram ajuda ao Mendes para tentar esvaziar a equipa do Benfica. Fizeram-no no tempo do Hulk, quando vieram buscar o Witsel e o Javi, com poucos resultados práticos. Ficámos ainda mais fortes.

    Não será a conquista do campeonato, evitando que o Benfica conquiste o 2º, o que é apenas uma questão de tempo, que irá melhorar as contas ao Porto.

    A única coisa que o faria seria se conseguirem uma campanha vitoriosa na Champions que lhes dê visibilidade aos jogadores para os poder vender mais caros. Mas as coisas pioraram, pois 3-4 jogares já nem são deles, venderam as jóias da coroa, algumas para pagarem dívidas que vieram do ano passado, endividaram-se em mais 30M ao Mendes, fazem os que os desesperados fazem quando fogem para a frente, empurram com a barriga as dívidas para a frente.
    Estão em contra ciclo com o Benfica, que está a fazer exactamente o contrário, a diminuir o seu passivo sem perder a qualidade do plantel.

    E porquê? Para quem está por dentro dos negócios da Bolsa como eu estou, porque o Benfica encontra-se num "Bull Market" de há 10 anos para cá, enquanto que os porcos encontram-se num "Bear Market" de há 5 anos para cá. E isso faz toda a diferente. E as coisas não irão mudar tão depressa.








    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta análise faz todo o sentido e concordo totalmente com ela... saudações.

      Eliminar
    2. Acrescento um comentário que li noutro blogue, que vale a pena ser lido, que eu assino por baixo e que confirma tudo aquilo que eu digo quando ao "tug of war" por parte do Vieira que já durar há vários anos.


      "Eu acrescento mais, a saída de Enzo do Benfica abaixo da cláusula de rescisão, os tais 25M + 5M, sempre esteve dependente da venda de Jackson por parte do Fruta Corrupção do Porto ao fundo de Peter Lim; esta foi a condição imposta desde do início por LFV a Jorge Mendes.
      O mesmo aconteceu com a venda de Witsel ao Zénit, que esteve sempre dependente da venda de Hulk e a de Matic, não esteve directamente relacionada, mas só aconteceu, porque LFV também tinha a informação segura que Lucho ia sair da Associação Criminosa da Fruta Corrupção do Porto.

      É que LFV sabe, que ao vender determinados jogadores, em termos económicos, são negócios irrecusáveis, já ao nível desportivo e pelo menos a curto prazo prejudica o Benfica em termos desportivos, logo a tática, passa sempre que pode ou sabe, deixar que os outros também fiquem igualmente mais fracos; mas esta forma de actuar não tem sido só utilizada com as vendas, mas também aquando da compra de determinados jogadores; alguns tem sido comprados tendo em conta a aquisição ou não de determinados jogadores por parte do Clube do Putedo.

      No fundo é uma marcação em cima aos corruptos. Para acabar, muitos têm falado em algumas contratações de jogadores no mercado interno de jogadores que o SLB dispensa logo a seguir, ou que pouco acabam por jogar, casos de Candeias, Michel por exemplo; isso tem acontecido porque quase todos eram alvo do Velho Peidoso Senil e ainda por cima eram muito baratos, ou mesmo a custo zero, tendo em conta ás aquisições caríssimas que tiveram que ser feitas e que não eram esperadas pela Estrutura da Fruta, para os substituir.
      Tudo passa por uma estratégia de levar o Velho Corruptor de Árbitros heróis a gastar o que pode e não pode... até ao estoiro final da Associação criminosa do Fruta Com Putas. Na verdade a cada R&C da FCP SAD, o buraco é cada vez mais visível e profundo.

      Especulador Mor."


      LOL!!!!!!!!!!!!!!!

      Acrescento eu, os gajos ainda não toparam nada e estão a cair como patinhos!
      São os efeitos secundários da psicose que ataca o piedoso senil há muitos anos!





      Eliminar
    3. Enorme Manuel, Companheiro,

      Obrigado por manteres a regularidade nos teus Benficamentos aqui no GUACHOS, com os quais sempre contribuis de forma excelente.

      Mas, repara bem, o que eu aqui defendi foi o exato contrario, porque eu nao concordo (e no exemplo do Witsel, nem sequer acredito) se o Presidente condicionar algumas "vendas" (e/ou "compras") ao que fazem os andruptos.

      No Nosso futebol, a "estrutura" liderada pelo Presidente tem e' de, na minha humilde opiniao, tentar compatibilizar as projecoes economicas (e financeiras, embora estas sejam menos importantes) com a otimizacao da qualidade e quantidade dos Atletas que o Tecnico sugere que gostaria de ter no Plantel, sempre numa perspetiva de MELHORAR a(s) Equipa(s) de epoca para epoca.

      Obviamente, temos de ter consciencia que este objetivo pode ser muito dificil de atingir, especialmente se (por "retencao de vendas" ou "abuso" de emprestimos e associacoes com "fundos") Nos expusermos a uma anormal quantidade de saidas.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    4. Caro José Albuquerque, mas é o que tem acontecido e é exactamente o que eu teria feito se tivesse no lugar do Vieira.

      Por uma razão muito simples, nós estamos em guerra! E guerra é assim mesmo! Temos de manter um olho no burro e outro no cigano. Numa guerra não nos podemos isolar do que fazem ou tentam fazer os nossos inimigos.

      Naturalmente que temos de estar virados para dentro, fortalecer as nossas posições e necessidades, é o que temos vindo a fazer.
      Mas em alturas cruciais temos de ter atenção ao que faz o nosso inimigo e responder-lhe.
      No caso do Witsel foi o que aconteceu, sim, e isso foi tornado público na altura! O Witsel só saiu quando o Hulk saiu e foram os russos que o afirmaram!

      Eles começaram uma guerra de guerrilha, uma guerra de atrito, há 30 anos por isso usam uma campanha de destabilização há muitos anos através da CS e de "agentes" que atuam contra nós colocados em vários lugares. O que andam os cumentadeiros a fazer nas várias estações televisivas e nos jornais do Oliveira pagos para o efeito?

      O que pensam que fazem os benfiquistas que são comprados para escrever livros ou escrever artigos de opinião a bajular o Grande Líder e a branquear o que andam a fazer há 30 anos e em tentativas recorrentes e desesperadas de branquear o Apito Dourado? E porque pensam que esses benfiquistas são comprados?

      Nós somos o seu verdadeiro inimigo, o Grande Satan que eles identificaram há 30 anos como o inimigo a abater. Não podemos ignorar isso nem podemos fechar os olhos apesar de acharmos isso uma atitude de gente ridícula e mentalmente destrambelhada. É o que eles são mas é a realidade.
      Virar as costas a inimigos que nos querem abater e ignorar a realidade é a pior coisa que se pode fazer.

      A verdade é que a estratégia tem dado resultados. O progresso tem sido lento mas tem existido. Ainda hoje vimos que contrataram um avançado, o substituto do Jackson do qual têm 100%, mas tiveram dinheiro apenas para 30% do passe. Estão cada vez mais parecidos com o Sporting.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. Enorme Manuel, Companheiro,

      Longe de mim retirar meritos a essa tua forma (e do Presidente, eventualmente) de olhar esta "Guerra", menos ainda pretender que se trata de uma "disputa normal", quando o Nosso inimigo a definiu, desde sempre, como uma "Guerra Mortal".
      Felizmente, os andruptos cometeram o erro fatal de Nos subestimar depois de verem o JVA a "cair" e esse erro permitiu-Nos o desafogo suficiente para "contra atacar" com o Apito Dourado, ganhando o folego necessario ao renascimento. Tal como, depois e ja' com a total solidariedade da osgalhada, voltaram a cair no mesmo erro, quando nao acreditaram no projeto da Nossa BTV ...

      No dia em que a BTV fez aquela transmissao experimental do Benfica vs Napoles (ainda com o Quique Flores), eu escrevi (no forum do record, naquele tempo) que o mamao chupista ia ser obrigado a pagar-Nos com "lingua de palmo", mas o D. Cor(no)leone errou claramente e satisfez-se em colocar a famigerada clausula dos 80% ... phodeu-se!

      Repara que se eu escrevi que nao acredito no tal "caso Witsel", apesar de ter lido a versao dos russos que tu referiste, foi porque eles pagaram a clausula e a pp, pelo que nao compreendo o que e' que o Presidente poderia ter feito para os impedir.

      Sinceramente, eu considero este assunto como um dos mais interessantes que temos para discutir (ou Benficar): independentemente das preferencias individuais, este debate permite-Nos "abrir a pestana" e pensar nas coisas mais importantes.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  6. Concordo com este artigo.
    Não podemos seguir o mesmo caminho que os andrades seguem à 30 anos. Jogar com as mesmas armas, é perder a identidade do nosso clube. É dificil, pois o polvo está montado, mas com outras vias de luta, conseguiremos matar o polvo.
    Não é a apostar tudo esta época para o Bi que vamos acabar com a hegemonia tripeira. Temos de ganhar, sermos campeões como todos desejamos e queremos, mas não podemos hipotecar o futuro. Já antes o fizémos (2005 e 2010), e de nada valeu. Tetra e Tri para o clube corrupto.
    Temos de apoiar, conforme as possibilidades de todos, o clube sempre! Juntos, vamos lá!

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Michael Krueger, Companheiro,

      E eu creio que e' incontestavel que, apesar de alguns erros e muitos obstaculos, o Clube (Nos, TODOS NOS) tem percorrido um caminho de progressivo fortalecimento e aumento de competitividade muito significativos. Ora quem ja' conseguiu tanto, nao pode nem dar-se por "satisfeito", nem desacreditar que pode fazer mais e melhor, nem, muito menos, deixar-se cair em desespero.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  7. Estranho é que sejam uma minoria os concordantes com a estratégia de actuação dos dirigentes benfiquistas que já fez "escola" em virtude dos resultados obtidos.
    Porventura será uma minoria porque os que se preocupam com o esmiuçar da gestão do clube e a natureza do contexto em que esta se desenvolve já são em si uma minoria.
    Julgo ser expectável que se a maioria dos benfiquistas vivem o clube segundo uma perspectiva imediatísta ou pela "espuma da onda", nunca podem ser muito sensiveis a estratégias de médio e longo prazo.

    As provas da sua eficácia após uma década de luta contra uma situação adversa em contexto de concorrência desleal estão à vista de todos! O Polvo perdeu a força que já teve, o Benfica foi consolidando a sua estratégia de gestão da qual a comunicacional é uma parte importante.

    Provas da ineficácia de uma gestão e comunicação de acção/reacção também existem muitas e teria de me alongar muito na descrição para demonstrar as razões obvias pelas quais uma gestão deste tipo não pode ser aplicada com sucesso em empresas ou instituições que em si mesmas são um projecto de longo prazo.
    Mas digamos que na liderança de pessoas por exemplo, o mudar de actuação constante apenas resulta em lideranças com base no medo que se incute aos subordinados, coisas proprias do mundo do crime.
    As melhores lideranças são as que proporcionam estimulos positivos (principios) e constantes aos seus seguidores.
    Provas da ineficácia da tal estratégia acção/reacção no ambito comunicacional são bem mais simples e evidentes, basta recuar uma semana para encontrar um exemplo flagrante da falta de ponderação no sequer considerar este caminho como o melhor. Embora tenha também eu muitas vezes esse desejo à flor da pele!

    Antes da recente entrevista de LFV e apesar de quase tudo já ser do dominio publico no que a especialistas de análise diz respeito, estes insistiam em colocar o Benfica com problemas de tesouraria.
    Já sabiam ser equilibrada a exploração do clube, ter tido lucro, ter mais de 100M de receitas extraordinárias a somar a este exercicio onde algumas receitas ordinárias cresceram significativamente.
    Antes diziam que o Benfica vendia para liquidar empréstimos, que o BES decidira parar de refinanciar.
    Ignorávam o evidente até para leigos como eu, que um banco não refinancia quem deixa de oferecer garantias e não o inverso, que o BES não é o unico banco nacional e muito menos internacional, que o passivo bancário do Benfica está estável há alguns anos ao contrario de outros.
    Nunca ocorreu aos sabichões que mesmo em ultimo caso como aconteceu com o Sporting a renegociação da divida seria uma possibilidade. E digo isto sabendo quanto é surreal este cenário, o problema é que no delirio surreal em que opinávam os especialistas da treta, estranho que tenham esquecido a alternativa dos "falidos".
    Diziam os arautos da portugalidade que dispensávamos Maradonas da formação, o treinador seria racista e o Benfica estáva em liquidação total.

    Ora LFV falou, explicando tudo e com esse acto dando a escolher entre informar com verdade e continuar a mentir mas agora ainda mais descaradamente, JJ esclareceu (tenho gostado muito do discurso) adicionalmente e para quem tem mais dificuldade em perceber, o Rui Costa fez-lhes um desenho.

    Continua...

    ResponderEliminar
  8. Continuação...

    Se a estratégia de falar por tudo e por nada fosse eficaz "os especialistas da treta" tinham algum pudor em continuar a mentir logo de seguida, fazendo apenas algumas alterações ao discurso.

    O reagir constantemente apenas desvaloriza as reacções perante os seus receptores.
    Concordo neste aspecto com o J. Albuquerque, já no que à estratégia andrade diz respeito não o faço nem um bocadinho ou seja na parte de que é uma fuga em frente sim, já eficaz ou de qualidade, de todo.
    Um pseudo-investimento que é apena suma forma de realizar tesouraria imediata, o aumento da folha salarial e sobretudo tenho a minha ideia relativamente ao "futebol comatoso a la Guardiola", onde o que parece não é mas deixo esse tema para discussão especifica.
    Sintetizando, prognostico muitas dores de cabeça para os andrades no que à construção de oportunidades de golo flagrantes diz respeito, refiro-me a legítimas, não às proporcionadas pelo colinho nacional ou golos como o de Herrera que recebe um passe de Jackson apoiado no escadote francês, uma falta flagrante, estranhei ninguém do Lille se queixar.

    Começa ser engraçado a quantidade de pessoas a elogiar um futebol inconsequente de trocas de bola inofensivas, é que os androides não têm o Iniesta nem o Messi e mesmo nos catalães viu-se o que sucedeu apenas devido a menor rendimento de Xavi e piorou com a decadência do super Puyol e sus muchachos, muito ainda se vai rir Jupp Heynckes este ano!; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Fernando Tomas, Companheiro,

      O meu aplauso e agradecimento para este teu brilhante contributo para o nosso Benficar.

      Mais ainda e porque me fizeste sentir que detens competencias especificas nestes assuntos da "comunicacao", quero pedir-te que reflitas ainda mais profundamente sobre este tema na otica do Nosso Clube e que, se chegares a conclusoes que te parecam importantes, que as partilhes connosco atraves de um texto que podes (e deves, ahahah) remeter para a caixa de correio do GUACHOS.

      E se quiseres aceitar a minha humilde colaboracao, pesquisa aqui um texto publicado ha' cerca de um ano (com o titulo "A batalha da comunicacao", se a memoria nao me atraicoa), onde pode ser que encontres algumas pistas para esse trabalho. Se nao encontrares esse texto, escreve para o GUACHOS e eu terei muito prazer em enviar-te o mesmo a partir do meu arquivo pessoal.

      Eu creio que todos temos consciencia da imensa complexidade desta area da "comunicacao" no Glorioso e da quase inevitabilidade de alguns erros que ja' cometemos. Eu sinto que o Clube tem feito alguns bons progressos (trata-se de uma opiniao claramente subjetiva), mas tenho a conviccao de que ainda sao cometidos erros graves e quase de palmatoria, como foi o caso desta recente "crise dos comunicados para a CMVM"

      Fica o desafio, Companheiro.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Estou a ler (a batalha da Comunicação) José e a aprender...claramente.
      Ainda vou no segundo post sobre a temática e já temo não poder acrescentar nada em modo formal a este assunto!?
      Veremos...

      Saudações benfiquistas

      Eliminar
  9. Boa tarde

    Primeiro, aproveito para saudar o José Albuquerque e a sua objectiva, mais uma, perspectiva da causa benfiquista.
    Depois, se me for permitido, uma questão ao caro Guachos: Ontem à noite, após uns dias de férias e ausência, deixei um comentário no post anterior que não vejo publicado. "Deslize" das tecnologias, que às vezes também falham, ou desaprovado, ainda que inconsequente na minha perspectiva?

    José e Guachos, aquele abraço benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Alma Encarnada, Companheiro,

      Eu recordo-me de ler uma afirmacao do Guachos em que ele confessava que os teus comentarios estavam "isentos de moderacao", pelo que ele os publicava sem sequer ler.

      Tu tens de estar com alguns problemas de internet e, como eu ja' passei por isso (deixei de conseguir publicar comentarios sem ser atraves do blogger), deves tentar soluciona'-los, partindo do principio que nunca, NUNCA, os teus comentarios foram "censurados" pelo Guachos.

      E, se me permites, deves fazer isso com alguma urgencia, porque nos nao prescindimos de aproveitar todos, MAS TODOS MESMO, os teus comentarios.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Meu caro 'Alma', o Albuquerque já respondeu, mas mesmo assim; tenho andado longe de casa e "modero" pelo nick, e a maior parte só leio quando assento mais um pouco...
      Os teus são dos muitos que passam sem reservas...

      Eliminar
  10. Excelentes, todos.
    Rapaziada com alma cheia de Benfica.

    Regressado recentemente de um mundo bem mais simples. Viver o Benfica sem net e sem jornalixo é bem mais simples.

    Ainda a recuperar leituras, perdi o "tino" e o "leste" com alguns comentários de quem se diz Benfiquista.
    Especialmente com um que me levou a escrever o que não queria, irado que estava. Obrigado ao companheiro que decidiu moderar a situação da unica forma que agora a frio me parece excelente. Se ele me estiver a ler, aqui vai mais uma vez o meu reconhecimento.

    José, mais um post brilhante.
    Gostava só de ver, não digo esclarecida - que sei ser complicado -, mas mais entendível, tipo "finanças for dummies", algo que me continua a incomodar.
    Quais serão as vantagens e desvantagens entre a reestruturação que tu - se me permites o tuar - defendes ou defendias relativamente ás opções da direcção. Um herege de finanças como eu, poderá até perceber algumas vantagens a curto prazo duma opção. Outras também a médio prazo noutra, mas a questão para mim é e continua a ser a mesma e a básica.

    Se ambas as soluções tiverem/tivessem sucesso, no fim qual seria a que melhores resultados traria ao Benfica?

    Depois tenho uma menor.

    Se a solução directiva falhar, algo impede o Benfica de recorrer á segunda?

    Um obrigado a todos os que contribuem.

    E usando uma expressão mais recente, Pokeralho para os restantes.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Pokeralho para os restante...

      Eliminar
    2. Enorme Tantos Lixos, Companheiro,

      E' incontestavel que o GUACHOS conseguiu atrair a preferencia de um fantastico naipe de Companheiros, que aqui passam, diariamente, para Benficar ao mais alto nivel: da'-me um prazer imenso participar nesta nossa "tertulia".

      Muito Obrigado pelas tuas perguntas ... comecemos por aquela que chamaste "menor" (e que eu considero formidavel):

      "Se a solução directiva falhar, algo impede o Benfica de recorrer á segunda?"
      Nao, nada impede e, confesso, essa e' uma das melhores qualidades/virtualidades da escolha agora feita, porque nao Nos "prende" e permite que, logo que uma oportunidade surja, se possa repensar o assunto.

      A tua primeira pergunta fez-me andar 'a procura de um exemplo que facilite a explicacao ... vamos ver se consegui:

      1 - Qual deve ser o objetivo? - Aumentar os Capitais Proprios da Nossa SAD em cerca de 60/70ME a medio prazo (5 anos, digamos);

      2 - "Solucao A" - sustentadamente, visar um objetivo anual de exploracao da SAD concretizado num "Resultado Liquido contabilistico" (vulgo "lucro" de 10/15ME;

      3 - "Solucao com Reestruturacao Financaira" - Conseguir um impulso imediato aos Capitais Proprios (talvez entre 30 e 50ME, dependendo sobretudo do Mercado financeiro), reequilibrando a exploracao da SAD num novo patamar (com um pequeno custo adicional durante 5 anos) e visar, a partir dai e ate' ao final dos tais 5 anos, uma gestao com resultado "equilibrado/positivo".

      Imagina que eu estou com 60 Kg de excesso de peso ...
      A primeira alternativa e' entrar por um processo sustentavel de dieta e exercicio fisico que me garanta que vou perder cerca de 12 kg por ano, ja' a segunda permite que, imaginemos que com recurso a uma lipoaspiracao, eu perca imediatamente uns 30/40 Kg, facilitando o processo futuro de dieta+exercicio ate' atingir o objetivo final.

      Por favor (ahahah), nao me deixes sem saber se consegui fazer algum sentido com esta "explicacao".

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)


      Eliminar
    3. Simplista, e menos dummy :). Deixa ver se percebi a diferença de aproximações.

      - Objectivo, resolver de vez o que sempre apontaste como talvez a maior fragilidade das nossas "contas". Capitais pórprios.
      . Entre soluções concretizáveis, (com esta direcção tudo nos parece concretizável) a diferença seria "um pequeno custo adicional durante 5 anos". Sendo que mesmo assim se poderá sempre avançar para um restrututação com a "Banca Nova" ou com a "Banca Velha". Aquela(s) que "apesar" do fim do mundo e do Benfica (esta preocupa-me), anunciado pelos mesmos gajos que atribuiam Triple A+ ao sistema finaceiro "desaparecido", ainda nos permite adquirir passes por 10M de euros.
      - No fim esperamos ter uma gestão com resultados equilibrados positivos e capitais próprios "saudáveis".

      Agora, se me permites e tiveres paciencia, uma pergunta consequente.

      Porque achas ter a nossa direcção optado por esta solução? Melhor no resultado final a médio prazo mas mais longa a sua conclusão, mas também mais exigente e muito menos "evidente". É que eu e muitos como eu, nos fomos habituando a ver gestores a optar por soluções, mais perto do imediato e do mediático.

      Se a tua resposta for a que eu penso, estamos conversados. Sortudos que nós fomos e somos!

      Abraços

      Eliminar
    4. Porque e' que eu acho que a Nossa Direcao optou (pelo menos por agora) por esta solucao?

      Seguramente porque sabem mais do que eu, que so' conheco os numeros "por alto" e estou longe do Mercado em Portugal.

      Inteiramente de acordo contigo ("Sortudos que nós fomos e somos"), porque sabemos que a Nossa SAD estudou este dossier durante 3 anos e, finalmente, sobre os primeiros resultados da BTV, decidiu por este caminho.
      Se a realidade nao se ajustar aos objetivos, eu acredito que este assunto possa vir a fazer parte dos programas eleitorais em 2016.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    5. Glorioso José

      Desculpa a ignorância do "macaco" (eu), mas, se tiveres disponibilidade, gostaria que me explicasses uma coisita. Pode ser?

      Então é o seguinte:

      Conforme escreveste a opção da SAD do Benfica foi a de rejeitar uma reestruturação e seguir a outra (actual) via, de gradualmente ir obtendo os Capitais próprios. Até aqui, muito bem.

      Pareceu-me na explicação que deste ao Glorioso Tantos Lixos, que a via seguida pela SAD permitir-lhe-ia, se tal fosse necessário, em qualquer altura, ter acesso à tal via da reestruturação, por agora não utilizada. Certo?

      A minha pergunta é a seguinte: Se a SAD tivesse optado pela reestruturação inicialmente, isso implicaria uma "amarração" aos financiadores da reestruturação, que não lhe permitisse (à nossa SAD), abrir-se a parcerias com outros sponsores ou outras contratualizações com novos financiadores, sem a autorização da entidade com que tivesse feito a dita reestruturação?

      Desculpa e ficar-te-ei muito grato se me tirares esta dúvida?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    6. Enorme Perfeito Correia, Companheiro,

      Sim, o facto de a SAD ter optado pela via atual, nao a impede de, a qualquer momento (aproveitando uma oportunidade pontual), voltar a considerar a alternativa "reestruturacao".

      Quanto 'a tua segunda pergunta, nao sei responder-te, porque isso dependeria da "formula" que fosse escolhida para fazer a operacao, embora algumas delas passassem, possivelmente, por acordos de longo prazo com "financiadores", que Nos obrigariam a compromissos.

      Eu gostava de poder dar-te mais detalhes, mas nao posso e espero que me compreendas.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  11. Mais uma vez, parabéns pelo post.

    No entanto, as coisas podem precipitar-se de forma inesperada - andré vilas boas desafia pito da costa para o balde de água fria... é enfarte garantido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O AVB ainda está a arder é com a parte que lhe coube na transferência para o Chelsea que o peidoso senil não pagou. Da cláusula de 15M, 20% eram para o AVB de outro modo não assinava o contrato.


      Eliminar
  12. Muito bom o texto, José Albuquerque. Nota mais, portanto.
    Benfiquemos todos!

    ResponderEliminar
  13. Caro Navegador

    Viajar dessa forma pelo BENFIQUISMO, por muito mar alteroso que se nos possa deparar, jamais seremos acometidos de enjôos nauseantes que nos impeça de prosseguir viagem e atracar em porto seguro.

    TUDO PELO GLORIOSO!

    ResponderEliminar
  14. O caminho para o topo não tem atalhos e temos é de ir percorrendo o nosso caminho sem desvios.

    As nomeações destas primeiras jornadas são uma vergonha... veremos quanto tempo eles aguentam... e se não serão eles a enviar todos os jogadores para fora para o ano.

    Mas nós seguimos o nosso caminho e isso é que importa. Só falta calar os antis e as suas teorias porque é só embirração...

    ResponderEliminar
  15. Mas que bela Benficação!...

    O Nosso Clube o que tem a fazer é jogar sempre nos limites, ganhar todos os jogos e deixar que todo esse ruído à sua volta resvale na couraça da indiferença. Claro, máxima atenção ao que nos rodeia para evitar ataques surpresa, mas de resto, POKERalho neles!...

    Viva o BENFICA!

    ResponderEliminar
  16. Companheiros,

    Ontem, fui surpreendido com algo que me afastou daqui e do convivio convosco: ainda bem que tudo isto fica escrito, ou eu nao me perdoaria pelo que tivesse perdido.

    Se qualquer desprimor para outros excelentes blogues Benfiquistas (entre os quais o EM DEFESA DO BENFICA, dos Companheiros Alberto Miguens e Antonio Melo), seguir este GUACHOS e' uma experiencia imperdivel, sobretudo pela qualidade e profundidade dos Benficamentos que podemos ler e pela atmosfera indefetivel que aqui respiramos.

    Parabens a todos! Obrigado a todos!

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  17. Meu amigo, já estive bem mais longe de discordar de ti. Ainda acho que a estratégia deve ser mais musculada em algumas situações pontuais, mas, aos poucos, vou percebendo (muito por te 'ouvir') melhor os seus objetivos a longo prazo...
    Obrigado por mais um enorme posto e obrigado a todos que contribuem com excelente comentários para valorizar o nosso GV.

    ResponderEliminar
  18. Glorioso Jose

    Que tão bem Benficaste ao Benficar uma Benficação de enorme e sentido Benfiquismo.

    Creio que a revolta dos Benfiquistas levam a ter impulsos de tomar iniciativas do género que a Benficação do Glorioso A. Melo Benficou no EDB.

    Mas a experiência do que se tem passado ao longo destes últimos anos, impõe uma reflexão racional e menos emocional como a que tu Benficaste e com a qual estou de acordo.

    Portanto, sigamos a tua Benficação e Benfiquemos como tu propões!

    É seguramente a melhor maneira de Benficarmos um Benfica mais pujante a médio e longo prazo!

    Benficarei como tu Benficas!

    Abraço.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  19. Caro PEDRO ÀLVARES CABRAL,
    Estou C-E-M-P-O-R-C-E-N-T-O de acordo com seu excelente post.
    Parabéns mais uma vez. E parabéns também pela enorme paciência e resiliência com que responde a todos os comentários. ADMIRÁVEL! Se o BENFICA tivesse mais sócios como o José Albuquerque teríamos de certeza bastantes mais canecos no museu COSME DAMIÃO.
    Permita-me humildemente juntar apenas uma achega. Se acho que o Benfica tem melhorado a comunicação, também acho que hoje em dia os nossos líderes no clube conhecem muito mais profundamente a extensão do polvo. E tem sido a custa de muitos desaires. A começar no TAS onde INCRIVELMENTE perdemos mesmo com o argumento de que os corruptos tinham sido condenados pela justiça desportiva e tinham recorrido (violando os regulamentos da UEFA) para a justiça civil, e acabando na última final da liga europa onde (pelo menos) dois jogadores forem afastados de uma forma inacreditável da final (SALVIO e MARKOVIC) apitada da forma ignominiosa como todos vimos. E o nosso presidente já por duas vezes (nas duas últimas entrevistas) deixou esse recado, relativamente a forma inacreditável como a cs portuguesa "branqueou" o roubo de turim. Isto mostra claramente que o nosso presidente por um lado está perfeitamente consciente do "controlo" e "hostilidade" da totalidade da cs dita "independente", e por outro totalmente comprometido com a estratégia de "denúncia" ainda que de uma forma muito sub-reptícia deste polvo nojento que há 30 anos amordaçou a verdade desportiva em Portugal (e não é só no futebol).
    Da mesma forma como me repugna "ver" (confesso que já não consigo ver) todas as semanas um dos principais criminosos impunes responsável pela "corrupção azul generalizada" (o guilherme aguiar) a debitar ódio e cinismo antibenfica, me envaideço com o enorme Benfiquismo que por aqui vejo escrito neste blog. E se estou optimista com o optimismo do José Albuquerque, estes últimos 30 anos também já me ensinaram que os corruptos e a lagartagem tem sempre uma na manga para dar a volta ao texto. Por isso me mantenho como um "optimista q.b.".
    CARREGA BENFICA COM MAIS UMA GRANDE VITORIA NO BESSA!

    ResponderEliminar
  20. P.S.: Grande Eliseu! Bem que eu acreditei que irias fazer esquecer o siqu.., quem?

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.