terça-feira, 5 de agosto de 2014

Querem explicações?

Por José Albuquerque

Eu quase nunca vejo o “trio de ataque ao Benfica”, mas, ontem, como aguardava pela comunicação do Governador do Banco de Portugal, fiquei “condenado” a assistir ao principio daquela porcaria e, por ingenuidade, voltei a espantar-me com a ignorância do moderador (bem sei que se tratava de um “suplente”) e dos 3 comentadores.
É inadmissível que gente que é paga para ser “líder de opinião” não tenha o mínimo de exigência pessoal necessária para reproduzir, sempre e só, informações corretas, especialmente num programa cujo titulo poderia ser “exigimos explicações”.

Em já não sei quantos minutos de programa, quase só ouvi disparates que não eram nem opiniões, não passando de informações cujo erro podia ser, facilmente, evitado mediante uma rápida investigação. Se isto já é grave no caso do andrupto e da osga, é-o e em dobro, no caso dos dois jornaleiros.

Seja como for, aquele que citei como o titulo do programa (pelo menos da parte a que fui obrigado a assistir) – “exigimos explicações”, parece andar na boca e no espírito de grande parte dos Benfiquistas; este texto tem por objectivo responder a essa alegada necessidade.

Ou eu fui beneficiado por uma inteligência ímpar, ou as “dúvidas” alegadas por tantos Companheiros não têm qualquer fundamento, como por exemplo:

1 “A Equipa não está a ser desbaratada?” – Não, não está!
Todas as saídas de ex-Atletas fazem sentido, ou porque os futebolistas rescindiram sem justa causa (mas ao abrigo do Regulamento de Transferências, como no caso do Garay), ou porque foram “batidas as cláusulas” (Markovic e oblak), ou porque seria de grave irracionalidade económica e desportiva renovar o empréstimo (Siqueira e, talvez, ainda não sabemos, Sílvio), ou porque foram de inteira justiça (e sem impacto desportivo sério, como no caso do “Tacuara”), ou, finalmente, por ter sido adquirido um outro Atleta considerado mais forte (como no caso do Djavan).

Mais ainda, na minha múltipla qualidade de Adepto, Sócio, Investidor e Accionista, eu considero um erro crasso se for recusada uma proposta de mais de 35ME pelo Gaitan, desde que ele ainda não tenha renovado o seu contrato, ou seja, desde que ele esteja fora do respectivo período de protecção, caso em que o Atleta teria (tal como Garay) o direito legal de o denunciar mesmo sem justa causa e assinar por outro clube, ficando um eventual desacordo de verbas para ser regulado pelo TAS em última instância. Acresce, neste caso do Gaitan e seguindo precedentes como os do Javi, Di, Luiz ou, agora, do Cardozo, que, na minha humilde opinião de defensor da previsibilidade na Gestão, a SAD não deve “cortar as pernas” a um Atleta que já tenha servido o Glorioso por mais de 3 anos.
Tal como, no caso do Enzo (que acaba de renovar, pelo que o seu contrato está “protegido”) e desde que seja paga a cláusula de rescisão, a Nossa SAD nada poderá fazer excepto desejar-lhe felicidades.

Esta Equipa que venceu a Tríplice e chegou ao 5º lugar do ranking da UEFA, deu muito trabalho a construir e custou muito dinheiro a manter e fazer evoluir. Ela constitui (mais) uma prova insofismável da pujança económica do Nosso Clube e de muitos méritos da Nossa Direcção, da equipa técnica e de toda a estrutura profissional que trabalha na Nossa SAD, mas não pode constituir uma limitação para a futura Gestão da SAD ou do Clube!
Por isso, por mais que muitos Benfiquistas não queiram entender, o CA da Nossa SAD tem o dever de continuar a decidir dentro da Lei e das melhores práticas de Gestão, sem se sentir condicionada nem por nada, nem por ninguém!

Os que me conhecem sabem do meu profundo respeito e admiração pelo Nosso Técnico, ao qual nunca regateei apoio, nem quando comete erros.
Se o Senhor Jorge Jesus entender solicitar a rescisão unilateral e sem justa causa do seu contrato porque “estão a sair demasiados titulares” … pois muito boa viagem: que pague a indemnização contratual e … seja muito feliz.
Obviamente, não foi assim que eu interpretei aquelas declarações do Nosso Técnico, com o qual me solidarizo em absoluto perante o imenso desafio profissional que as circunstancias lhe colocaram pela frente, mas, muito sinceramente, espero que ele compreenda claramente quem é que, no Nosso Clube, tem legitimidade democrática para tomar decisões estatutárias na Nossa SAD.

1.a) “Mas o Presidente não consegue manter os melhores Atletas”. “Aumentar as cláusulas?”.
Alguns Companheiros colocam este tipo de interrogações, chegando ao ponto de dar “exemplos” cujos contornos desconhecem (chacha e lula), pelo que nem de “exemplos” se tratam e eu gostaria de recordar que qualquer negociação/renegociação contratual só é viável quando exprime o acordo entre todas as partes envolvidas!
Se, aparentemente, só foi possível renovar o contrato com o oblak (só estava “protegido” nesta época que findou) mediante uma redução da cláusula de rescisão de 20 para 16ME (ou a promessa de entregar 20% dos 20ME ao futebolista), pode, ou não, criticar-se a decisão da SAD, mas não se pode, nunca, afirmar que se devia ter “obrigado a que …”.
Não sabendo se o Gaitan já renovou, ou não, o seu contrato, também não posso saber se o Atleta, além de ter exigido um salário de X, também não exigiu uma redução da sua “cláusula”, tal como, aparentemente, foi o caso do andrupto chacha.

Ficamos entendidos em relação a saídas da Equipa, ou ainda restam algumas dúvidas?
Se subsistem, façam-me o favor de as explicitar na caixa de comentários. Pode ser que eu possa ajudar ao vosso esclarecimento.

Concluído o tema das “saídas” (das já ocorridas e de algumas ainda possíveis), falemos das “entradas” …

2. “As contratações não são, até agora, muito pobres?” – É muito subjetivo e, pelo menos, discutível!
Num texto anterior e com a excepção do Felipe (contratado a custo zero), eu já dei a minha humilde opinião: todas elas me parecem muito boas contratações, desde que os salários negociados caibam dentro dos orçamentos.
Além disso, também sublinhei que elas foram oportunas (menos a do Eliseu, que só se tornou oportuna depois de a SAD perceber que não ia conseguir contratar o Siqueira) e recordei que ainda temos mais cerca de 25 dias de “janela de transferências”.

2.a) “Mas não podiam ser contratadas algumas estrelas?”. Não sei, mas imagino que não, pelo menos até agora!
Não pode caber na cabeça de nenhum Companheiro que esteja de boa fé, admitir que os mesmos que “descobriram tantas estrelas”, não estejam, agora, convictos de ter contratado os melhores Atletas possíveis e/ou não estejam a fazer o melhor que sabem e podem para contratar ainda mais alguns futebolistas nessas exatas condições.

2.b) “Mas tu achas que estes Atletas vao dar alguma coisa de jeito?” – Por acaso até acho!      
Mas respeito opiniões diferentes, embora considere que Nos falta, a todos, tempo para fazer “avaliações” fundamentadas (excepto no caso do Felipe, ahahah e mesmo esse …).
E recordo os (tantos, tantos) exemplos que, no passado recente, deram azo a algumas “criticas” que vieram a encher de ridículo os seus Autores.

2.c) – “Mas não será a crise do BES a explicar esta eventual falta de meios?” – Não, porra! Mil vezes NÃO!
Eu já expliquei (muitas vezes) os motivos pelos quais o Nosso CA tinha, esta época, todas as condições para definir o “orçamento ideal” para a época, baseado nas certezas das vendas de janeiro, nas que se tornaram altamente previsíveis para este defeso e na confirmação do sucesso da Nossa BTV. Tal como demonstrei que a crise no BES, por mais que tenha surpreendido tudo e todos em nada de relevante interfere, a curto prazo, na Gestão do Nosso Grupo, a menos que a Direcção assim o entenda e, nesse caso, vai ter de justificar essa opção: o Grupo Benfica já não tem nenhuma relação com o BES, tendo passado a ser um Cliente do chamado “Novo Banco”.

2.d) – “Mas já não podemos criticar? Para onde foi a Nossa raiz democrática?” – Claro de podemos!
Mas olhem que eu ainda não consegui ler uma critica verdadeira, bem fundamentada e, ainda menos, indicadora de eventuais alternativas: ou seja, ainda não li nenhuma critica … só lamechice e criancices!
Eu também posso dizer que acho que o Governo deveria diminuir os impostos e os gastos do Estado, aumentando o investimento na Saúde e na Educação, além de aumentar os salários, as pensões e os subsídios, tudo isto, obviamente, garantindo um aumento sustentado das exportações e do PIB, a, no mínimo, 10% ao ano. E se escrever tudo isto, não estou a fazer nenhuma critica, nem a contribuir com nada que não simples desejos (para mais, desejos que sei serem impossíveis de concretizar); caso acuse o Primeiro Ministro de incompetência por não conseguir esses resultados, então não só não estou a fazer critica, como estou, isso sim, a fazer uma figura muito triste.

Por conseguinte, eu sugiro a todos a humildade de reconhecer a incompetência relativamente a quem continua a trabalhar pelo Nosso futuro colectivo, democrática e legitimamente mandatado para o efeito e com bons resultados acumulados: obviamente, estou a referir-me ao Companheiro Vieira e aos seus Colaboradores.
Isso e algum tempo, para vermos onde vão chegar alguns destes novos Atletas, para ver quais ainda vão chegar, além de alguma tolerância, quer para alguns erros pontuais e ultrapassáveis desses Atletas (especialmente os que “nasceram” no Seixal), quer para os que, eventualmente, o futuro comprove terem sido cometidos pela Nossa SAD.
Como exemplo destes (eventuais) últimos, basta pensarem no imenso insucesso (e prejuízo económico) que o Barcelona teve quando “trocou” o Eto’o e mais 55ME pelo Ibra.

Ultrapassados os temas das “saídas” e “entradas”, convido os Leitores do GUACHOS a pensar no que é muito mais importante: o melhor equilíbrio entre a estabilidade económica e financeira do Nosso Grupo e a máxima competitividade possível de todas as Nossas Equipas e modalidades.

3. – “Mas o Benfica ainda tem restrições económicas importantes?” – Sim, tem!        
Desde que, há cerca de 8 meses, coincidentemente com as “vendas” de janeiro, o CA da Nossa SAD decidiu abandonar o(s) projecto(s) de reestruturação financeira (uma opção contrária ao que eu vinha defendendo há quase 3 anos), que ficou comprometido a conseguir, sustentadamente, obter Resultados de Exploração Anuais positivos, pelo menos até ter reconstituído os Nossos Capitais Próprios, actualmente negativos.
Não estão em causa nem a crise do BES, nem a (aparente) treta do Fair Play Financeiro, a primeira porque Nos não tocou e o segundo porque a Nossa SAD respeita largamente os seus critérios.
O que está em causa é um imperativo legal de ter Capitais Próprios contabilisticamente positivos e uma desejável e sustentada redução da “factura bancária” de mais de 20ME anuais, um custo que tivemos de pagar para fazer desenvolver e crescer o Grupo Benfica (sem ter Capitais Próprios adequados) o mais rapidamente possível e apesar do POLVO que Nos ROUBOU, quer em títulos, quer ao nível dos Nossos direitos de TV.

Claro que podemos continuar a discutir se a “melhor prática de Gestão” para atingir resultados positivos passa por aumentar os investimentos (na expectativa de ver ainda mais aumentados os proveitos), ou por controlar os custos (na expectativa de não condicionar, desse modo, nem os proveitos, nem os resultados desportivos. Mas discutir é uma coisa e … fazer uma outra bem diferente.
Felizmente, a actual Equipa de Gestão que tem liderado os Nossos interesses, tem um currículo que comprova méritos incontestáveis: resultados desportivos crescentemente positivos, resultados económicos absolutamente controlados, o melhor e maior parque desportivo nacional e, especificamente no futebol profissional e nos rankings onde o POLVO não consegue manipular, quintos classificados, com menos recursos do que os 25 clubes mais ricos.

Podem chamar-me Vieirista ou qualquer outra coisa!
Se me chamarem Vieirista, agradeço que me expliquem o que querem dizer com tal “acusação”. Se me chamarem outra coisa, se me ameaçarem, ou se me quiserem tentar ofender … ahahahahahahah.
Agora, se quiserem que eu os considere e debata convosco os destinos do Nosso Clube, então tratem de contrariar os meus argumentos, ou de apresentar outros melhores.

Finalmente, quem quiser “explicações” e estiver de boa fé, basta esperar por 1 de setembro e, então sim, hão de ter todas as necessárias, logo que o Presidente tenha concluído as prioridades que Nos interessam.

Viva o Benfica!           

38 comentários:

  1. Mas tu não sabes que a razão para tanta insatisfação e porque consideram a direcção incompetente é porque não baixa o passivo ao mesmo tempo que contrata jogadores de renome internacional por grandes valores e a pagar-lhes altos salários!

    Assim têm sempre razão LOL

    ResponderEliminar
  2. Caro José Albuquerque, comentário muito bom com o qual concordo, para mim tudo isso é óbvio. Admiro e gabo-te a paciência.

    Podíamos chamar ao texto, "Explicações para TóTós", mas se quiséssemos ser mauzinhos podíamos chamar-lhe também, "Explicações para Burros", que são todos aqueles que não percebem ou não querem perceber.

    Estes, porque querem dizer mal, seja porque não entendem, não querem entender, por défice de inteligência ou porque não gostam de algumas pessoas e por isso aproveitam todas as oportunidades para dizer mal dos seus inimigos de estimação, tentam justificar a maledicência e a ignorância que usam argumentando que em democracia têm o direito de criticar e à livre opinião. Esquecem-se que o que estão a mostrar é precisamente o contrário, estão a mostrar aquilo que são, gente sem escrúpulos, sem princípios, sem carácter, cobarde e traiçoeira, e o facto de ainda não terem percebido o conceito de democracia.

    A democracia, por dar maior liberdade de opinião, tem uma outra face que é são obrigações e deveres por parte de quem goza dela. Aumenta a responsabilidade e obrigação de sermos rigorosos, de sermos sérios e honestos, não procurando utilizar essa liberdade de maneira oportunista e criminosa para ofender e inventar mentiras e teorias da conspiração.

    Esquecem-se de uma máxima que as pessoas inteligentes utilizam muito, "melhor estar calado e passar por parvo do que falar e comprovar esse facto".

    PS. Embora concorde que se baterem a cláusula do Enzo e oferecerem mais de 35M pelo Gaitan, o racional seria aceitar, eu se tivesse no lugar do LFV, e dada a quantidade de dinheiro que já entrou nas contas com as vendas, faria tudo para manter os jogadores mais um ano, através da negociação com os respectivos empresários, com o aumento dos salários e dos prémios, mesmo correndo o risco dos activos desvalorizarem num ano, como aconteceu com o Cardoso, porque mesmo dentro da racionalidade do negócio há uma vertente emocional específica ao negócio do futebol.
    Isto naturalmente, salvaguardando o facto dos jogadores ficarem motivados, porque se ficam contrariados ou com pouca motivação o melhor mesmo é deixá-los ir.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Manuel, Companheiro,

      Obrigado pelo teu continuo incentivo.

      Quanto ao final do teu comentario, quero dizer-te que estou de acordo contigo, razao pela qual compreendo a hesitacao da Nossa SAD em os deixar sair: a manutencao do Enzo e do Gaitan a verificar-se, vai ter um impacto superior 'a soma das suas competencias individuais, nao so' porque, se ficarem, sera' muito mais facil a integracao dos novos Atletas, como, tambem, pelos motivos "emocionais" que referiste.

      Ainda assim e como Gestor que aprendeu a nunca ficar "a meio da ponte", por 70ME ... eu vendia e ate' pagava os portes de envoi, ahahah.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Gosto muito do vosso blog. Costumo visitar diariamente pois considero ser dos poucos blogues (juntamente com o Papoilas) onde se consegue ler alguma coisa com sentido e, acima de tudo, análises ponderadas.
    E eu concordo com tudo aquilo que aqui foi dito.
    E vou unicamente falar de futebol porque, para além de ser a parte que mais me interessa enquanto adepto, é aquela em que eu acho que posso "acrescentar alguma coisa" (pelo menos eu gosto de acreditar que sim... hehehe).
    Em relação aos reforços, uma coisa é avaliá-los inseridos numa base de equipa já construída e ganhadora (Maxi, Luisão, Enzo, Gaitán, Sálvio, Lima) e outra, completamente diferente, é colocar esses mesmos reforços a jogarem todos juntos, a terem de se adaptar às novas ideias do treinador, com colegas em iguais circunstâncias. Por força de lesões, presenças no Mundial, etc., os nossos reforços foram obrigados a jogar numa equipa descaracterizada e, espero eu, muito longe do que vai ser o Benfica 2014/15.
    Acho que podemos criticar a Nossa direcção num aspecto: há necessidades da nossa equipa que não são de agora, já se arrastam do ano passado e deviam, a meu ver, já ter sido solucionadas pois já houve mais que tempo para isso. Falo da compra de um guarda-redes para substituir o Artur (neste momento seria sempre preciso comprar outro devido à saída de Oblak) e da compra de um médio defensivo assim que se soube do tempo de recuperação da lesão do Fejsa. Passa um bocado a imagem de um certo amadorismo o tempo que se demora a resolver certos assuntos...
    Viva o Benfica!

    P.S.: O Luiz Felipe e o Jara serão sempre péssimos jogadores, tenham os companheiros que tiverem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Pedro Vieira, Companheiro,

      Em primeiro lugar, em nome do Guachos e de todos nos, seguidores deste blogue, dou-te as boas vindas e sublinho este teu excelente comentario, com o qual concordo em 99%.

      A diferenca para os 100% relaciona-se com a expressao que usaste ("amadorismo"), hipotese que eu me recuso a admitir como possivel.

      Eu nunca fui adepto dos simuladores tipo "Football Manager", mas ja' percebi que e' muito facil contratar "atletas" num PC, ahahah.
      Infelizmente, parece que na vida real a coisa torna-se mais complicada e, algumas vezes, quase impossivel: e' que o Benfica nao necessita de contratar 1GR ...

      O que a SAD "tem de fazer" e' contratar, imediatamente, um "excelente GR" e, mediatamente, verificar quais sao as probabilidades de ter de contratar, tambem depressa, um outro GR dos "muito bons".

      Como imagino que saibas, uma revista inglesa da especialidade colocou o Benfica e o Napoles como os dois "melhores compradores" desde a epoca 2009/10, ou seja (e a menos que o Presidente tambem tenha oferecido a esses alguns tijolos): quem construiu esta "fama", nao pode ser Amador.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Grandes Benfiquistas,

      Em primeiro lugar, muito obrigado pelas palavras elogiosas. São exageradas, adianto-vos já! :)
      Por acaso não tinha conhecimento desse artigo da revista inglesa mas não posso dizer que me supreenda! Acho que no Benfica se trabalha bem, com pouco dinheiro (comparando com os tubarões e novos ricos do futebol europeu) e esse artigo só nos pode encher de orgulho. Não é à toa que lá temos o Enorme Rui Costa...
      Quero aqui penitenciar-me com o termo que usei. "Amadorismo" é, de facto, um termo forte (e injusto), mas foi o termo que me ocorreu porque, estando de fora, dá a ideia que não se trabalhou com a celeridade que se impunha.
      Atenção: eu também sou adepto de que, a contratar, se contratem jogadores que acrescentem qualidade à equipa e não jogadores de qualidade duvidosa só para fazer número! E esses jogadores (as mais valias) não são fáceis de encontrar nem tão pouco de contratar. São caros e o Nosso Benfica, apesar de Enorme, financeiramente não pode entrar em loucuras. Eu fiz esses cenários todos! Só que depois a direcção contrata o Luiz Felipe e toda a minha teoria cai por terra... O Luiz Felipe não é um erro de casting, é um atentado! :) Não é um exemplo de mandar dinheiro pela porta fora (porque veio a custo zero) mas é um exemplo de contratar por contratar, quer queiramos quer não.

      Viva o Benfica!

      P.S.: como visito mtos blogues do Benfica, incluindo os das teorias da conspiração, percebi o alcance da referência aos tijolos! Excelente! hahahaha :D

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. José, poderia elogiar o se texto de muitas formas, o melhor texto que já li, seu, e talvez mesmo o melhor de entre muitos que tenho lido nos Blogs sobre o Benfica. Digo-lhe apenas que tive vontade de o abraçar.

    ResponderEliminar
  6. Em cheio Glorioso José

    Escreves tu no último parágrafo: "Finalmente, quem quiser “explicações” e estiver de boa fé, basta esperar por 1 de Setembro e, então sim, hão de ter todas as necessárias, logo que o Presidente tenha concluído as prioridades que Nos interessam." (sic)

    É o que eu faço...nas calmas.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Finalmente, quem quiser “explicações” e estiver de boa fé, basta esperar por 1 de Setembro e, então sim, hão de ter todas as necessárias…"

      Podes esperar sentado!

      PS. Não me lembro do Presidente dar uma entrevista, em Setembro ou numa Assembleia geral do Benfica esclarecer assuntos da SAD.

      Eliminar
    2. Se não fôr o Presidente, a resposta será dada pela equipa de Futebol do Glorioso, ganhando os jogos, e...mainada

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Haja fé… já que pouco resta de uma equipa campeã!

      Eliminar
  7. Meu Amigo, estou quase a parafrasear o Liverpool...apetecia-me abraçar-te!
    Mais um serviço de valor incalculável prestado ao Benfica. Que o faças aqui, no GV, é fantástico para todos nós. Contudo; devia ser obrigatoriamente publicado em todos os jornais de expressão nacional, e sobretudo; na BTV. Não há ninguém da Nossa TV que visite o GV?

    Viva o Benfica carago!

    ResponderEliminar
  8. Caríssimo, grandíssimo e enormérrimo amigo José Albuquerque ( hoje, tens direito a mais uma « medalha » sob a forma de adjectivo ),

    Nem penses que te vou abraçar! Isso é só para Benfiquistas louras, morenas, ruivas, etc e que possuam... não argumentos incontornáveis, mas daqueles « roliços » e bem « contornáveis ».

    Posto, isto... vou mesmo abraçar-te! Não nem penses, nem assim.... E isto apesar de me emocionar, sempre que alguém deixa os talibans, com vontade de ir à procura da árvore mais próxima e apertar o laço à corda.

    Excelente é pouco. Adorei.Foi um esmagamento bonito de se ver... daquelas manadas de letras desconexas e idiotas, que os homens do turbante deixam por aí e ousam apelidar de argumentos!

    P.S; Vou continuar de férias ainda um bom tempo... os titulares estão a jogar para caraças!

    ResponderEliminar
  9. Companheiros,

    Ahahahahah, voces andam a estragar-me com esses "mimos", ahahah.
    Obrigado a todos por mais estes incentivos.

    Alem de vos gradecer, abri este comentario para dizer que acabei de receber uma SMS em que um Companheiro me informa que a "ultima moda Taliban" passa por acusar o Presidente de estar a prejudicar o relacionamento entre o Glorioso e o BES (um relacionamento que ja' nao existe, pura e simplesmente), por via de alegadas "dificuldades" nas suas proprias Empresas.

    Ora estes vomitos, alem de escabrosamente estupidos e cobardes, nao tem nem um grao de fundamento:
    1 Primeiro porque nunca o podiam ter; o Benfica nao e' "fiador" do Presidente, nem vice versa e relacionar estas duas entidades revela uma burrice (ou ma' fe') recorde;
    2 Segundo porque, pelo que eu sei, os negocios pessoais do Presidente vao muito bem e o Banco portugues com o qual mais trabalha nem sequer e' o "Novo Banco"; finalmente
    3 Porque ja' e' conhecida a intencao, expressa por escrito, do "Novo Banco" de manter e aprofundar as suas relacoes com alguns dos seus melhores Clientes, entre os quais ... o Grupo Benfica!

    Essa cambada de "lunpen Benfiquistas" devia assinar o que escreve com nome e morada, para poderem ser contactados quer pela Procuradoria (a recolher provas), quer pelos Advogados do Presidente, para serem competentemente citados em Juizo.

    E, depois, somos nos aqui no Guachos que somos "agressivos" e "tratamos mal" alguns Benfiquistas ...

    Viva o Benfica (PORRA)!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  10. Com todo o respeito que qualquer sócio ou adepto do clube me merece, os sócios têm o direito a saber a real situação, e perceber a inevitabilidade de determinadas saídas, da boca de quem decide e foi eleito para definir os destinos do clube. A gestão do clube será sempre o equilíbrio entre as contas e o lado desportivo, mas se nos centrarmos no lado das contas e permitirmos que a equipa se torne em algo que não orgulhe os benfiquistas, ficaremos com umas contas equilibradas, mas no 3º ou 4º lugar, com o estádio a meia casa, como já aconteceu em tempos não tão longínquos como isso.

    Diga-se o que se disser, o negócio Garay foi uma aberração que ninguém entendeu, só entende o negócio Garay sem reservas, quem assina tudo de cruz.

    Faz parte do trabalho das pessoas (bem) remuneradas no clube trabalhar junto dos jogadores/empresários de forma a salvaguardar os interesses do clube. Renovar os contratos atempadamente, cláusulas o mais altas possível, se isso é possível noutros clubes, no nosso também. Às vezes parece que as tais leis de protecção do jogador que lhe permitem fazer trinta por uma linha para não cumprir contrato até ao fim, só existem para jogadores do Benfica, porque não vejo esses problemas noutros clubes nacionais.
    O jogador Fernando estava em fim de contrato, e mesmo assim renovou o contrato, o que permitiu ao clube dele encaixar 15M€. O que ganhou com isso? Ele teria saído na mesma. Não foi trabalho de quem está no clube de forma a não ser o clube lesado?

    Reparo que os defensores de cruz de tudo o que se faz no clube, mudaram um pouco o discurso sobre o nosso treinador, a partir do momento que o Jorge Jesus com alguma ironia colocou o dedo na ferida, afinal de contas é a ele que vão encostar à parede se as coisas correrem menos bem, o que todos esperamos não venha a acontecer. Mas uma coisa digo, tudo o que acontecer de bom nesta época, será mérito da equipa técnica, porque acredito que todos os assinantes de cruz, não colocariam o seu dinheiro em nenhuma aposta nesta equipa, pelo menos com os nomes que temos neste momento.

    Um clube grande, sem uma grande equipa que mobilize os adeptos, pode dar lucro todos os anos, que sairá sempre enfraquecido. O nosso clube é grande porque teve grandes jogadores, grandes equipas, ganhou muitos títulos, senão não éramos o Benfica, éramos o Belenenses ou o Atlético. Sou do Benfica porque cresci a ver grandes equipas, grandes jogadores, não foi porque o Benfica tinha a conta mais ou menos recheada, até porque prejuízos todos os clubes apresentam, o nosso passivo até nem é assim tão grande quando comparado com alguns colossos europeus.

    O que será mais difícil? Apresentar "soluções em vez de criticar", ou assinar de cruz? Como podem os sócios que não entendem determinadas opções apresentar soluções concretas como quem adquirir no mercado, se não fazem a mínima ideia da situação financeira real do clube? Tendo em conta a mudança de paradigma das épocas passadas para esta, o clube deixou de poder fazer investimento em diamantes por lapidar, e passou a ter de dar tiros no escuro, porque as opções foram bem mais modestas. Se me disserem que o máximo possível por jogador são 3 ou 4M€, eu diria que milagres nem Jesus.

    Não sou anti-Vieira, mas a nível desportivo gostava que os assinantes de cruz comentassem o seu desempenho no clube até à chegada do Jorge Jesus. Porque no meu ponto de vista, penso que isso explica muita coisa. Antes de JJ temos um campeonato com Trapattoni, o mais atípico de sempre, ganho com um mínimo de pontos histórico, em que fomos o menos mau. E várias épocas em 2º e 3º lugar, a imensos pontos do título. Depois da chegada do JJ, aí sim passámos a estar sempre competitivos e a apresentar qualidade de jogo.
    Nesse caso pergunto, será mesmo melhor que se JJ se chatear, que vá andando? Será ele o elo mais fraco? Não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fernando foi ameaçado para renovar. É isso que queres para o teu clube? Ameaçar a integridade fisíca dos jogadores e das suas famílias? Sabias que no célebre jogo Paços-Porto, que deu o título ao Porto, alguns elementos dos SD fizeram esperas aos filhos dos jogadores do Paços à saída da escola. A crianças?!! Por outro lado se ainda não entendes o negócio Garay, experimenta parar para escutar os outros. O José já aqui o explicou. Se ainda assim não perceberes, então não há nada que se possa fazer por ti.

      Eliminar
    2. O Fernando renovou porque, como se sabe, os joelhos (e consequentemente a carreira) dele foram ameaçados. Os No Name não são como os super cabrões... Se queres isto no Benfica? Pode ser.

      O resto não tenho nada a apontar... e até concordo com o que dizes do JJ (e até a entrada do Rui Costa entra para estas contas visto que houve uma melhoria enorme na primeira volta do Quique).

      Quanto aos reforços... temos de ter a consciencia de que nem sempre há Markovic disponíveis... e veremos o que acontece depois. Mas olha que não é má política a contratação de alguns jogadores... Derley está na onda do Lima, o Eliseu é internacional, outros jogadores regressaram, temos alguns miúdos das escolas... não é mau de todo. Esperemos para ver o potêncial deles todos. Falta, acho eu, o substituto do Oblak e do Garay porque do Marko temos (Sulejmani e Ola John).... e do André Gomes também (João Teixeira)

      Eliminar
    3. Desculpa lá pá mas só dizes asneiras porque ou és ignorante ou és burro!

      Segue a história do Fernando que já aqui foi mostrada de com ele "renovou" com o Porto. Achas que o Benfica devia fazer o mesmo?

      A Renovação do Fernando
      Isto é oficial e não me posso identificar por medo de represálias.


      "No meu trabalho (por razões que devem compreender não vou revelar) convivo de perto com pessoas da alta roda do futebol nacional, principalmente do norte (pois resido/trabalho no Porto), uns mais conhecidos outros menos.
      Como em todos os locais de trabalho onde se cruzem dois ou mais machos, o futebol é tema de conversa e aqui não é excepção...só que, ao invês do mais comum dos mortais que baseia as conversas no que lê nos jornais e vê na TV, estes machos têm acesso a informações privilegiadas e por vezes são eles mesmo a noticia.
      Perante isto tenho a liberdade de me rir com algumas noticias dos jornais quando estou na posse da realidade.

      Perante isto...querem saber o que se fala por aqui relativamente ao Fernando? Sim esse do FCP? O Sr. 4 milhões?

      Ora o que aconteceu.....

      O Fernando andava publicamente insatisfeito por não ter direito a uma BIG tranferência com a sua valente comissão....tal como outros tiveram (Hulk, James, Moutinho...) e fez ver já desde o ano passado aos dirigentes a sua vontade em sair.
      Só que os milhões que lhe ofereciam não eram bem os que o Pintinho queria e a necessidade de manter o “polvo” que sustenta aquele meio campo lá foram adiando a decisão de libertar o Fernando.

      A coisa, para desespero do Paulo Fonseca, estava todinha acertada neste mercado de Inverno...ia para o Man. City. Só que o empresário do Fernando (António Araújo) numa tentativa de ficar com um bolo maior, conseguiu acertar por baixo da mesa que a transferência fosse apenas no final da época... e a custo zero... para o Porto claro.

      Convencer o Fernando não foi dificil:
      - Informações chegaram de que nem o Scolari nem o Paulo Bento o iam chamar para o Mundial (portanto não fazia diferença ir já de férias)
      - Um valente prémio de assinatura tb ajudou :)

      Quem não gostou da manobra foi o Pintinho, quase lhe dava um fanico. Ele que achava estar a fazer uma obra de caridade em o deixar sair.

      Então como se deu o volte face da renovação?

      Foi feita uma reunião com o agente (António Araújo), o Fernando, o Pintinho e uns administradores lá do sitio e claro.... assim como representantes do braço armado do FCP... os super dragões.

      A reunião ao contrário do que possam pensar não foi uma negociação...foi mais um ULTIMATO:

      Se Fernando não renovasse acontecia o seguinte:

      - Não jogava mais até ao final da época
      - Podia não conseguir assinar pelo Man City conforme acordado pois iria sofrer uma lesão grave. (julgo que iria sofrer uma entrada de carrinho de um macaco ou coisa parecida).
      - Ao empresário também foram feitas ameaças à sua integridade fisica bem como à sua familia.
      - Represálias para os restantes jogadores representados por ele (esta parece que não é revogável).

      Mas afinal negociaram qualquer coisa. O Fernando perante isto exigiu uma melhoria de contrato e um prémio de assinatura jeitoso (os tais 4 milhoes) ---- mandaram-no passear... os termos ficaram os mesmos e o prémio de assinatura é simbólico apenas para manter as aparências.

      O ponto em que o Fernando fincou o pé...foi querer ir ao mundial.
      O Pinto da Costa parece que estava num dos bons dias e acedeu.
      Telefonema para Fernando Gomes, que por sua vez deve ter falado com Paulo Bento.

      Minutos depois, na sala, em alta voz, Paulo Bento descansou o Fernando, garantindo-lhe um lugar nos eleitos.
      Terminou a reunião com a assinatura da renovação do Fernando."



      Eliminar
    4. Em relação ao Garay coloco aqui a investigação jornalista José Marinho, alguém que até tem sido um feroz opositor do Vieira.
      Quem não quer acreditar pode continuar a ser burro mas não pode é dizer que não quer desconhece os factos!


      José Marinho na sua pagina do facebook sobre a venda de Garay...


      «Uma das coisas que mais me incomoda, nas redes sociais, é ver a forma como pessoas desinformadas têm acesso a um meio de comunicação onde podem expandir os seus delírios sem que isso seja um custo para as suas vidas ou sem que sejam responsabilizadas por aquilo que escrevem. Todos têm fontes, informações e conhecimentos sobre tudo e mais alguma coisa. São infalíveis, inefáveis e senhores absolutos de uma única verdade. A deles.

      Vem isto a propósito do negócio Garay. Até hoje, o que se sabe é que o Benfica vendeu o jogador argentino por seis milhões. E depois, nada mais se sabe, além da gritaria, do ruído e das certezas que alguns se dedicam a escrever.

      O negócio Garay foi assim: O Benfica vendeu o jogador por seis milhões e concretizou a venda nas últimas semanas. Mas o Benfica deixou de pagar os salários ao jogador desde Janeiro, altura em que ficou estabelecido o acordo de venda entre as três partes. Aqui reafirmo as três partes, para aqueles mais sensíveis, cujo entendimento das coisas é, por vezes, escasso e intangível.


      Além da poupança em salários - 2 milhões de euros - desde Janeiro até ao final da temporada, o Benfica entregou ao Zenit a responsabilidade de pagar ao jogador todos os prémios e alcavalas que ainda teria de receber, pelas conquistas recentes e outras. Ao todo, podemos juntar mais 2 milhões de euros.
Posto isto e após a rescisao de contrato, o Benfica libertou-se do encargo de pagar mais quatro milhões de euros correspondentes ao último ano de contrato, o que significa que bem feitas as contas, já vamos em 14 milhões de euros (6M+8M), por um jogador em final de contrato e que assumiu, perante os dirigentes do clube, que não renovaria contrato. 


      Antecipando o argumento daqueles que consideram que a poupança de quatro milhões de euros não pode ser determinada como valor factual de venda, recordo que esses mesmos quatro milhões de euros aplicados ao valor declarado da transferência seriam, na prática, dois milhões de euros correspondentes aos 50% por cento dos direitos económicos.

      Como se vê, não há nada de obscuro nesta operação, apenas uma forma criativa de fazer as coisas não penalizando terceiros e sobretudo libertando o clube da responsabilidade de ter de dividir metade desses 14 milhões de euros com o anterior clube de Garay.
Há poucas semanas, referindo-se a este caso, André Villas Boas disse que a transferência de Garay para o Zenit tinha sido um caso de magia. Tem razão. Magia financeira. 


      PS: Há algumas semanas tinha prometido mais alguns esclarecimentos sobre a venda de Garay. Fiz aquilo que é normal fazer em jornalismo. Procurei a informação, escolhi as fontes e agora dou a notícia. Era bom que este procedimento fizesse escola na internet. Evitava-se muito disparate e sobretudo discussões grosseiras sobre as motivações das pessoas.»

      Eliminar
    5. Agora pede desculpa aos benfiquistas por seres ignorante! Se fores homem de carácter!


      Eliminar
    6. Como é óbvio, como sócio do clube não me vou basear em afirmações de jornalistas ou opiniões para tirar qualquer tipo de conclusão. A explicação, seja essa ou outra, tem de ser dada aos sócios por quem de direito, caso contrário não passa de uma afirmação de um jornalista. Se te deres um pouco ao trabalho de perguntar a um grupo jeitoso de sócios o que pensa do negócio Garay, tenho a certeza absoluta que 90% deles ficou cheio de interrogações e ainda não está esclarecido. Tirando neste blog, que toda a gente tem certeza absoluta que o clube ficou salvaguardado e até fez um grande negócio.

      O único veículo transmissor de informação sobre estas situações ao qual dou crédito é ao próprio clube, e aos comunicados à CMVM, jornalistas não podem servir apenas para quando convém.

      Quanto aos insultos, infelizmente já percebi que não consegues evitar, é uma questão de educação. Se não te deram, não é agora que vais conseguir.

      Cumprimentos Manuel.

      Eliminar
    7. Tu dizes que eu não tenho educação porque te chamo ignorante mas és tu quem levanta suspeitas sobre pessoas que trabalham no Benfica sobre factos que tu desconheces. Acho que isso é que é falta de educação. Mas é também muito pior.

      Quando alguém te tenta explicar e dissipar as dúvidas que tens ignoras completamente porque não estás interessado em acreditar, apenas por isto e por aquilo. Porque preferes acreditar nos teus preconceitos e continuar a atirar com suspeitas de incompetência sobre pessoas que tu não sabes se são ou foram incompetentes. Achas tu que são e preferes continuar a acreditar nisso.

      Uma pessoa que inventa suspeitas ou tem preconceitos não é uma pessoa honesta, pelo menos no meu dicionário. Para além de ignorante, é esse nome certo, és uma pessoa preconceituosa e intelectualmente desonesta. Ao menos podias dar o benefício da dúvida, mas nem isso aceitas.

      Por não estares de boa fé, insultas a inteligência dos benfiquistas sérios e honestos e isso eu não posso aceitar.

      Eliminar
  11. JOSÉ: de acordo com o teu texto e pensamento expresso...abraço

    ResponderEliminar
  12. "Mas este post é mesmo bom?" - Porra, sim!


    Não tenho vergonha nenhuma em admitir que há aqui temas dos quais não saberia falar devidamente, sobretudo na parte de gestão financeira.
    Mas já sobre eles vinha lendo aqui e a verdade é que me deparo agora com a sua sistematização e simplificação que me permite melhor aglutiná-los com aquilo que já pensava na componente desportiva e que, curiosamente, vai em muito de encontro ao que foi também escrito aqui.

    Sinceramente, tenho algumas dúvidas e críticas a fazer a alguns do jogadores e maneira de condução dos processos, mas admito a sua natureza subjectiva e, acima de mais, a minha limitação de conhecimento acerca do fulcro das decisões.
    Por isso é que há gente paga para decidir, treinar e gerir e não são os adeptos a fazê-lo de megafone na mão.

    Só que eu confio mais em alguém que mantem uma visão pacífica de momento e espera pela conclusão dos acontecimentos para criticar devidamente do que quem já diz que o plantel é um descalabro, pois esses últimos virão depois dizer que a final da Liga Europa é uma vergonha pois o plantel é magnífico e devia estar nas meias da Liga dos Campeões.
    E é por isso que prefiro vir ler este blogue.

    Um bem haja a todos!

    ResponderEliminar
  13. Companheiro José Albuquerque,

    Embora seja um leitor assíduo do Blog, e em particular dos teus textos, é a primeira vez que comento.

    Antes de mais quero agradecer-te este verdadeiro serviço público que fazes à família Benfiquista com as "legendas" que colocas nos R&C! :) :)

    Vamos por partes: Só não compreende estas saídas que têm ocorrido no plantel quem ainda vive agarrado ao que foi o futebol até aos anos 80... Infelizmente, o Nosso Glorioso AINDA, não tem capacidade para ombrear com um West Ham, ou Villareal desta vida, em termos de massa salarial, já para não falar da carga fiscal que os vencimentos dos profissionais ( atletas ou corpo técnico...) estão sujeitos... Não perceber isto...

    Não querer compreender que por isto é F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L termos um Grupo Benfica cada vez mais pujante de forma a angariar receitas de forma séria, responsável e estruturada de forma a conseguirmos diminuir o gap para os verdadeiros tubarões... enfim...

    Voltando ao tema do post, o que me preocupa este ano, é que como disseste e bem, TODAS as saídas eram expectáveis... Parece-me inequívoco que este ano, a nossa SAD, pisou a bola...

    Na minha opinião a época 14/15 tem uma importância estratégica ENORME! O porto está a dar o tudo por tudo, para não deixar o nosso Benfica ser BI... Estão claramente a hipotecar a seu futuro com esta politica de espréstimos e % de passes... No fim da época quando devolverem os emprestados à procedência e tiverem um saco de caramelos para depositar correspondente às % de passes que detêm... mas com o mal dos outros podemos nós bem! :)
    Tendo este contexto, sabendo do esforço hérculeo que foi feito no ano passado para ter aquele plantel de sonho, perspectivando-se desde Janeiro as saídas... Sabendo que o esquema táctico utilizado pelo nosso Treinador é de difícil assimilação por novos atletas, parece-me que a nossa SAD devia ter entrado em campo mais cedo de forma a ter a espinha dorsal da equipa à disposição do Treinador mais cedo de forma a termos a equipa minimamente oleada para o inicio do campeonato...
    Tenho certo 2 coisas: Como habitual, e mesmo que não haja mais "entradas" este plantel em Dezembro vai estar a jogar Futebol. A Outra, é que desde a 1ª jornada os mérdia e a apitagem não nos vão dar descanso... Não ter feito este trabalho de casa antecipadamente, põe-nos a jeito para os olegários desta vida...
    Quanto às alterações aos contratos de trabalho dos atletas, que ainda passam ao lado da maioria dos opinion makers e especialistas de internet (pormaiores...), é uma questão de cadeia alimentar... se estamos sujeitos a ter atletas "desprotegidos" para os "Tubarões", clubes haverá onde o Nosso Benfica possa ser o "tubarão"! cabe à nossa Estrutura fazer o trabalho de casa! ;)

    Um abraço e obrigado pelo serviço público que presta!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Joao Laranjeira, Companheiro,

      (Seras tu familiar do Pedro Laranjeira, famoso blogger?)

      Antes de mais, que sejas muito bem vindo aos comentarios aqui no GUACHOS, especialmente com um texto ... brilhante!

      Uma vez que dizes que segues os meus textos, certamente ja' leste em varios (desde fevereiro) que eu tenho repetido a ideia segundo a qual a Nossa SAD, DESDE JANEIRO, depois de fechar os negocios entao realizados, ficou com TOTAL LIBERDADE para planear o Plantel para esta epoca que agora inicia ...

      Eu nao gosto de maldizer ninguem, especialmente quando nao conheco o trabalho em causa (e/ou nao sou competente para o fazer) e quando tenho respeito por aqueles que, na Nossa SAD, o fazem ja' ha' alguns anos ...

      Por isso, foi essa a forma que eu escolhi para, repetidamente, afirmar que o CA nao tem desculpa se vier a verificar-se que os novos Atletas nao tem a qualidade necessaria.

      Falhar alguns "alvos" e' algo que acontece e Nos sabemos de pelo menos 2 (eu tive uma informacao sobre um outro, ainda em maio, mas nao posso garantir que seja verdade) aconteceram mesmo sobre o "risco de meta".
      Mas a SAD tem de conhecer, grosso modo, quais iam ser as necessidades da Equipa neste momento e teve 6 meses para procurar preenche-las.

      Percebes agora como estou absolutamente de acordo com este teu excelente comentario?

      Ate' na tua fabula sobre os tubaroes ... que eu citei usando a expressao inglesa "there is always a bigger fish" e referindo-me ao exemplo do Atleti, que Nos veio "comer" o oblak e que foi "comido" por alguns "peixes ainda maiores", como o Chelsea.

      Companheiros,

      Perdoem-me se eu nem sempre escrevo as coisas na linguagem mais simples e/ou da forma mais direta, mas "cautelas e caldos de galinha ...".

      Eu insisto que, nestes escrito, nunca usarei eventuais informacoes "secretas" de que disponha (e e' muito raro eu saber de algo que nao seja do dominio publico), tal como sempre repito que a humildade dos meus conhecimentos futebolisticos me impede de "sair para fora de pe'".
      Por tudo isto, voces devem ler os meus textos sobre os temas economicos com 'a vontade, mas tem de estar muito atentos nos meus outros textos, nos quais escrevo bastante nas ... entrelinhas, ahahah.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Enorme Guachos,

      Obrigado pelas palavras!

      Não, não sou familiar do Pedro Laranjeira...

      De facto é a minha pedra no sapato...
      Depois de um trabalho tão bem feito e estruturado, onde de ano para ano temos estado mais fortes, nos últimos 5 anos ganhámos 2 campeonatos mas podiam ter sido 4...
      Na minha humilde opinião, o corolário da grande recuperação e que foi feita no Benfica foi este "all in" que obrigámos os corruptos a fazer este ano!
      Só começámos a "incomodar" o sistema, quando atacámos onde verdadeiramente dói... A nossa BTV!
      Se quiserem estar na luta connosco, têm de estar a TOP, não vão lá com esquerdinhas, penas ou licás...
      Sei por experiência própria, (nada relacionado com futebol ou desporto) que as negociações nem sempre saem como desejamos e é frequente imprevistos de última hora, mas...

      Mais uma vez, obrigado pelas palavras, e por favor, continua a abrir "o livro" nesta familia que é o Guachos!

      Viva o Benfica

      Eliminar
  14. companheiro albuquerque como sempre esclarecedor,vamos ter calma e esperar pelo fim do mercado,eu continou a achar que vamos ter todas as condiçoes para revalidarmos o titulo e continou a acreditar na nossa direcçao e no seu trabalho,apesar de tambem estar preocupado com a saida de varios titulares compreendo que tinha que ser assim,agora restanos confiar no trabalho de jorge jesus que para mim esta acima de qualquer suspeita.......

    ResponderEliminar
  15. Mais uma vez parabéns por este excelente post em bom estilo FAQ.

    Não se compreende com tanto Benfiquista já se esqueceu dos contratos ruinosos c/ a olivedesporcos assinado pelo fantástico Damásio q arrastou o clube pela lama durante mais de 10 anos, até à libertação em 2013...

    Como mt bem diz trata-se, na maior parte dos caso de criancices - então é bom saberem q o papão continua à espreita e de q não podemos ser novamente envolvidos nesses tentáculos...

    No Benfica tem de existir tecto salarial e não podemos embarcar em contratações ruinosas... é tão simples como isto...

    Mas continuamos a ver ex-jogadores e ex-dirigentes ávidos por aparecer uns segundinhos "no boneco", nem q seja para criticar o Benfica - hoje ouvi um dizer q tínhamos de rentabilizar a formação q tão cara nos está a ficar... Não fez as contas como o JJ - a venda do André Gomes paga 3 anos de Seixal...

    ResponderEliminar
  16. Que grande post sem dúvida! Será um prazer beber um copo contigo na Catedral! Estarei por lá em todos os jogos a apoiar o nosso Benfica e a ver os arautos da desgraça a passarem de "que merda de equipa!" para "que grande equipa" mais uma vez...
    Esta pré-época lembra-me a última....

    ResponderEliminar
  17. Camaradas,

    Concordando com quase tudo o que aqui é dito, a questão do Garay deveria ter sido resolvida de outra forma. Falo da maneira como o negócio foi comunicado aos sócios e adeptos. Continuo a achar que não custava muito, neste caso em particular, a administração ter feito mais para esclarecer os adeptos. Lembrem-se do que se dizia nos dias que antecederam o negócio e nas horas seguintes. Se até aqui houve dúvidas sobre os contornos do negócio, imaginem no mais comum dos adeptos.

    ResponderEliminar
  18. Rais ma foda!

    Se eu mandasse, crl, fechava o Seixal “para obras”.

    Punha uns taipais fechados a toda a volta, pintados de vermelho, com arame farpado electrificado a toda a volta e cartazes a dizer: atenção “ratoeiras a fogo” “perigo de morte”.

    Os trabalhadores (jogadores, treinadores, médicos, roupeiros, tudo com as suas famílias a viver lá dentro até Domingo) não poderiam ser vistos nem de helicóptero (punha uma puta duma anti-aérea para os amandar abaixo).

    Num perímetro de 20 metros de largo, cães ferozes a correr às voltas dos taipais, ensinados a ferrar em quem se aproximasse.

    Foda-se!
    Assim acabavam-se os carraças e o caralho.
    A cs avençada ia entrevistar o crl que os fodesse.

    Entretanto, cá fora ninguém saberia de nada até Domingo, e a equipa preparava-se com paz e sossego.

    E, atenção: eu estou calmo e tranquilo!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  19. !!!!!!!!!!!!!!!! NOTICIA IMPORTANTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Companheiros,

    Acabo de ser alertado e confirmar no sitio da Premier League que o Nosso Clube foi convidado e vai participar na "International Premier League U-21", uma nova prova para atletas sub 21 a disputar entre 8 equipas inglesas e 8 equipas continentais (parece que os andruptos tambem vao participar), com uma primeira fase de grupos "todos contra todos" e uma segunda fase por eliminatorias ate' 'a Final.

    Mais um novo projeto, este com a "marca" e o profissionalismo da BPL, que se vem somar 'a UEFA Youth League (para sub 19) e que, na minha humilde opiniao, pode constituir mais um passo no caminho para o verdadeiro Campeonato Europeu de Clubes (ou 2, com primeira e segunda divisoes), unica forma de podermos ver o Nosso Clube a competir com "armas" semelhantes 'as dos chamados tubaroes europeus.

    Na minha humilde opiniao e do ponto de vista estrategico, a Nossa SAD tem de tentar tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que essas duas provas possam ser transmitidas pela BTV e para os espetadores em Portugal.

    Excelente noticia para os Nossos jovens "produzidos" no Seixal.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  20. Caríssimo José Alburquerque:

    Os teus textos têm sido muitas vezes um farol de luz pelos quais me guio para compreender e perceber as questões económicas e a saúde financeira do nosso clube! No entanto, hoje tive o desprazer de ter visitado um blogue para o qual me chamaram a atenção, e que visa a desmitificação da crise do BES nas contas do grupo Benfica!

    Como gosto de ler, e de me manter informado, acedi visitar, mas arrependi-me na hora, ao constatar que era uma blogue afecto às cores azuis e brancos, cujo godfather já é comparado ao Al Pacino! E o autor todo contente ia dissertando sobre os relatórios de contas do Benfica, anunciando o passivo superior a 600 milhões de euros, os empréstimos obrigacionistas que o Benfica este ano tem que pagar, sendo que, nem com as vendas de Enzo e Gaitán chegariam para o pagamento dos empréstimos.

    Zombou ainda o corrupto que as nossas contas estavam maravilhosas, ao contrário das deles, que não devendo nada a ninguém, eram os que estavam em pior situação, e que os benfiquistas criaram o mito que não conseguem comprar os jogadores que foram parar ao fcp por causa da crise no BES.

    Mas não foram estes argumentos que me deixaram mais desiludido, porque dos clubes rivais não espero nem bons ventos, nem loas ao nosso clube... desiludiu-me sim, os comentários de adeptos que se alegam benfiquistas saudarem um texto que consideraram de brilhante e que expõe a mentira do milagre financeiro da Luz!

    Sei que se calhar é demais pedir ao caríssimo José Alburquerque um esclarecimento sobre a situação financeira, mas quando vejo jornalistas a darem destaque a textos de autores de blogues de clubes rivais a dissertarem sobre as nossas contas, penso que dentro da nossa casa, os melhores e os mais entendidos na matéria devem desmontar as falácias de quem nos ataca e envenena milhares de adeptos benfiquistas que se deixam levar por esta corja!

    Peço desculpas por manchar o bom nome deste blogue com este pedido de esclarecimentos /aviso /informação, mas apenas gosto de aprender mais e ter conteúdo/argumentos para poder defender o nosso Benfica!

    Um abraço e continuação de um excelente dia caríssimo José Albuquerque.

    Viva ao Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Menino Rebelde, Companheiro,

      Perdoa por so' agora responder a este teu comentario, mas acontece que so' muito raramente visito textos mais antigos.

      Alguns Amigos tambem me enviaram copias desse "fenomeno" a que te referes e eu sugiro-te que os nao leves a serio, ahahah. Deixa que em outubro, quando forem publicados os "R&C" de toda a epoca anterior, muito Nos vamos rir com os "cumentarios" de todos os anti, Taliban incluidos.

      Ah ... e nao te esquecas de recordar aquele texto sobre "o Milagre financeiro", que continua a estar entre os mais lidos n'OBELOVOAR, um texto que parece permanecer atual e que comprova que os anti (Vieira, no caso) nao merecem nem o minimo de credibilidade.

      Muito Obrigado pelo teu incentivo.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.