domingo, 19 de outubro de 2014

Faena à espanhola!

Ontem foi dia do lagartedo...
Bela faena de Marco Silva que foi à praça espanhola meter 3 bandarilhas a flopatego e brunalgas fartou-se de tourear o avô da naundinha, terminando a lição com dois ferros curtos e um muito comprido no lombo do bicho. Tudo o resto são miudezas, contadas e descritas à medida da cor e da dor de cada um...

Facto; entre os vários espanhóis, alguns brasileiros e os dois colombianos - ZERO de portugueses no onze inicial do clube da fruta. Nem o novo prodígio Rúben Neves (entraria na segunda parte) e qualesma continua a fazer os seus filmes e produções de moda...no banco de suplentes. Enfim; nada que incomode muito os ''puristas'' agarrados às canelas do treinador do Benfica.

Na Covilhã - Jorge Jesus lançou dois no onze inicial - acabando o jogo com quatro (jovens) portugueses em campo; inclusive Gonçalo Guedes de 17 anos apenas! Raisparta o Homem que não gosta mesmo nada dos portugueses!

Não vi (ainda não vi) o Benfica na Covilhã, mas já sei que o Benfica «foi salvo» por Jonas!
Que chato - logo um moço que estava sem clube e sem ninguém lhe pegar. Mais uma negociata do Vieira é o que é...
Depois de vermos brilhar intensamente o fantástico Adrián López (11 milhões por 60% do passe) na província espanhola de Contumil - tenho a certeza que a imensidade de cumentadeiros que tanto vibraram com esta, assim como com todas as contratações do clube da fruta, se terão sentido (muito) realizados...

Quanto a Jonas...temos pena mas é jogador do Benfica. Era o único jogador livre no mercado - de origem espanhola ou vindo do campeonato de Espanha, que pinto da costa não comprou...ou alugou. É uma chatice, não dá para gozar com o Vieira mas é mesmo assim. Metam rolhas que isso passa.

Estava aqui a pensar no que diriam os "exigentes" críticos da especialidade se em vez de Jardel o Benfica contratasse os ''excelentes'' Marcano, Casimiro e Maicon...e já agora, carago, que quase me esquecia desta...
Se Jardel não estava em campo e o Eliseu também não...quem raio terá sido o culpado dos dois golos sofridos pelo Benfica? - Terão surgido por obra e graça do Divino Espírito Santo?

Jorge Jesus é que não sai do habitual registo; qualquer que seja o onze inicial, quaisquer que sejam os jogadores convocados; faz sempre tudo mal. É essa a conclusão dos especialistas. Se convoca os mais utilizados criticam-no porque são sempre os mesmos. Se convoca os menos utilizados - tá mal porque não se pode "brincar" com o fogo...se convoca os jovens da equipa «B» também está mal porque os moços ainda estão verdes...mas se não os convocar; é um nabo que não sabe aproveitar estas oportunidades para lançar os rapazes. E anda-se nisto vai para 6 asnos.

Deixo-vos com o comunicado que Rúben Amorim se sentiu obrigado a fazer depois dos ataques que sofreu em blogs e nas redes sociais...

'COMUNICADO'
«Caros amigos, gostaria de comunicar a fotografia que foi publicada pela comunicação social e que está a sofrer fortes críticas por parte da família benfiquista.
Ontem desloquei-me à Batalha a pedido SL Benfica, para representar o clube num evento organizado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol. Ao chegar ao local, na companhia de outros colaboradores do Benfica, foi-me pedido pelo árbitro Pedro Proença para tirar uma fotografia com ele, pedido a que educadamente acedi, pela boa relação que tenho com todos os árbitros, e penso ser importante todos os jogadores profissionais terem. 
Não me apercebi, no entanto, que outros convidados do evento estavam também a pousar naquele momento. Não quero explorar mais o assunto, por diversos motivos, quero apenas relembrar que sou sócio do Sport Lisboa e Benfica há 29 anos, é o clube do meu coração e é tremendamente injusto ver o meu Benfiquismo posto em causa, por um momento fortuito.
Saudações Benfiquistas,
Ruben.»

26 comentários:

  1. Diz mt bem - para os fabulosos mérdia nacionais são 6 longos "asnos"...

    Qt ao jogo e à estratégia de JJ apenas há a dizer uma coisa - todos estávamos a ansiosos por ver estes jogadores a jogar - JJ fez apenas um favor a todos os sócios e simpatizantes do Benfica - quem não gostou q ponha mais açúcar...

    ResponderEliminar
  2. E podemos tb falar no regresso do "sifflet doré", presente em ambos os jogos dos "grandes" c/ 2-arbitragens-2 à antiga portuguesa"...

    ResponderEliminar
  3. "Jorge Jesus é que não sai do habitual registo; qualquer que seja o onze inicial, quaisquer que sejam os jogadores convocados; faz sempre tudo mal. É essa a conclusão dos especialistas. Se convoca os mais utilizados criticam-no porque são sempre os mesmos. Se convoca os menos utilizados - tá mal porque não se pode "brincar" com o fogo...se convoca os jovens da equipa «B» também está mal porque os moços ainda estão verdes...mas se não os convocar; é um nabo que não sabe aproveitar estas oportunidades para lançar os rapazes. E anda-se nisto vai para 6 asnos."

    Descreves na perfeição o que os energúmenos andam a ladrar faz anos, ainda ontem o Toni azedou na SIC Notícias com a treta da formação... os cães alimentam-se mutuamente, os jornaleiros repetem o que se escreve nos blogs e os escribas dos blogs repetem os que os jornaleiros dizem... é um circulo viciado e porco, ontem parecia um funeral depois do jogo do Dragão e depois do jogo da Covilhã, em que tiveram sérias esperanças na eliminação do Benfica, foi os ver destilar ódio por JJ... em terras espanholas as coisas vão de mal a pior, não jogam um caralho, até mete dó, são as estrelas de 3ª categoria de Espanha, estou à espera do relatório de contas no final do mês para ver como é que vão dar a volta ao descalabro financeiro...

    ResponderEliminar
  4. Mais um post brilhante!
    Quanto ao que interessa o JJ optou por uma estratégia de alto risco mas resultou. Para o bem e para o mal é o nosso treinador e como tal é quem temos de apoiar mesmo quando discordamos. Parece-me óbvio que seja quem for o treinador do Benfica, terá sempre decisões criticáveis e atacáveis (especialmente à posteriori) mas também tem tido muitas decisões acertadas (a grande maioria) e como tal temos de o aceitar e apoiar. O balanço é claramente positivo. Não pode ser muito bom quando acerta e uma besta quando falha!
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. isto n há melhor pa começar vigorosamente o dia!

    ResponderEliminar
  6. Não tinha visto este tópico nem tomado conhecimento do comunicado do Ruben antes de comentar o tópico anterior.
    Repito portanto o que escrevi.

    Manuel Afonso19 de Outubro de 2014 às 13:05
    "Só num país como este é possivel que criminosos confessos possam ser conviados para estas iniciativas.

    Depois de lá estarem, quando não deviam, já não faltava mais nada do que culpar, sei lá, atletas nossos por cumprirem as mais elementares regras da boa educação.

    Mas num país em que a ministra da justiça ainda é ministra da justiça, em que o ministro da educação ainda é ministro da educação, não se pode esperar mesmo nada de jeito das suas gentes."

    Acrescentaria apenas que mais de metade das gentes deste país são Benfiquistas.

    Pondo de parte a não questão do Ruben, bem como o nojo que me meteram certos escritos de Benfiquistas sobre o assunto, falo do nojo que me continuam a meter os jornaleiros e comentadeiros com assento fixo na nossa comunicação do curral.
    Considerando os condicionalismos para o jogo de ontem, que me parece ter sido bem melhor do que o pintaram por aí, e que passo a enumerar:

    -Campo pequeno e com um péssimo relvado, sempre factores negativos para quem quer jogar futebol.
    -Adversário que não sendo um portento do futebol luso, não é propriamente o Carcavelinhos, jogando numa liga muito competitiva com equipa rotinada e rodada.
    -Em 10 jogadores de campo, 10 não estavam no clube na época passada.
    -Escusado será dizer que se tratam de jogadores sem ritmo competitivo.
    -Mais escusado será dizer que se tratou de uma equipa sem rotinas de jogo.
    -Os jogadores que entraram tinham 0 minutos de jogo pela equipa principal esta época. Escusado será dizer que no banco não estava um único titular para resolver se a situação se tornasse complicada.
    -Com a excepção dos veteranos Artur e Jonas, o jogador mais velho que entrou em campo tem 26 anos, sendo que seis são sub-21.

    pereceu-me haver muita gente com esperanças em terem uma grande alegria. Esta é a única explicação para tanta azia, tanto disparate e tanta mentira nas análises pós-jogo.

    Por último, o que não me dá nojo nenhum, muito pelo contrário, é ler os textos do Guachos.

    ResponderEliminar
  7. Que rico espetáculo! os lagartos a sodomizar os porcos andrades corruptos no interior da Etar de Contumil ao som de olés!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto das lopeteguices!
    No Sporting há imenso potencial de crescimento futebolisticamente falando. Vamos ver se realmente crescem!
    Os cães alimentam-se uns aos outros é verdade, mas sinceramente acho que foi uma abordagem demasiado excessiva. Mas entendo o Jorge Jesus, concordar é outra coisa.
    A decisão foi de Jorge Jesus , logo a responsabilidade era só dele. O risco saiu premiado!
    Quanto a R.Amorim só tem que ter mais cuidado. As ingenuidades pagam-se ou saem caras!
    De resto, como sempre brilhante post!

    ResponderEliminar
  9. As caras da escumalha da CS deram -me um gozo, mas que gozo! Tão tristinhos que eles estavam...

    ResponderEliminar
  10. Alguem percebeu ontem a atitude do JJ para com o defesa César que lesionado pediu para sair e JJ não deixou ? e ainda por cima fez mais uma cena aos gritos com o jogador ? o homem não toma os comprimidos ?....pois é estava nervoso pq a invenção lhe ia saindo cara, não fosse a noite inspirada do Jonas e estávamos fora da Taça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é; ele não toma os comprimidos e tu não metes a vaselina. Depois não te consegues sentar.

      Eliminar
    2. Se tivesses ouvido as declarações do JJ no final do jogo escusavas de fazer figuras tristes, de mostrar que ainda está com dores no baixo costado!

      Já agora, o Jonas não pertence à equipa e não foi ele escolhido pelo JJ para jogar ou estás a insinuar que o Jonas fez um favor ao JJ ao marcar 3 golos? Porra que há muito imbecil por aqui!

      Eliminar
    3. O Cesar estava tao lesionado como eu e o Nosso Tecnico, que trabalha diariamente com ele ha' varios meses, tem de o conhecer suficientemente bem.
      Trata-se de um garoto, que ainda tem de perceber que o futebol e' bem mais que um jogo e que ele quer ser desportista profissional e logo numa Equipa de topo, onde nao ha' lugar a mariquices: ele que pense no exemplo do Jardel e de todos os outros Profissionais que se sacrificam pela Equipa, ainda por cima com um resultado tangencial.

      O "menino" estava cansadinho e com umas dores musculares?
      O "menino" achou que o Tecnico tinha de queimar com ele e para o seu conforto a unica substituicao possivel?
      Sera' que ele nao viu que, por exemplo, o Pizzi estava bem mais proximo do esgotamento?
      E colocou a Equipa em risco deitando-se no "relvado" (???)?

      Sera' que ha' Companheiros que vivem tanto esta fobia pelo Nosso Tecnico a ponto de nao confiar numa decisao de um Homem que tem quase 50 anos de futebol, comecando por uns 15 como futebolista?

      Na minha opiniao o JJ fez muitissimo bem em mandar o Cesar levantar-se e LUTAR pela Equipa e pelo Resultado, tal como fez bem em decidir-se pela substituicao do "mariquinhas", caso se tenha convencido de que o Pizzi era capaz de LUTAR pela Equipa melhor do que ele.

      Foi assim que eu vi o "incidente", com a maior sinceridade.

      Todos os que ja' praticaram Desporto competitivo, sabem bem que uma das suas maiores belezas passa por nos "obrigar" a superarmo-nos, a ultrapassar aqueles que achavamos que eram os nossos limites.
      Eu fiz remo e fui membro de tripulacoes de 4 e de 8. No final das regatas uma boa metade da tripulacao "da' o berro" a cerca de um minuto da chegada e nao e' por isso que nao cerram os dentes e continuam a dar o que ja' julgavam nao ter e que permite empurrar a agua com a pa' do remo.

      Tenho nojo de pensar que possam existir Companheiros que chegam ao ponto de desejar um mau resultado, apenas para poderem alimentar a sua fobia contra o Nosso Tecnico e/ou o Nosso Presidente.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    4. Jesus explicou à sua maneira mas o pessoal que viu o jogo entendeu o que se passou ele tem problemas com o Cesar desde a pré época.

      Eliminar
    5. Ele explicou à sua maneira mas quem sabe mesmo disso és tu. Felizmente que partilhas a tua sabedoria com todos nós.

      Eliminar
  11. Há actos infelizes em qualquer segmento da vida em que somos envolvidos inadvertidamente, há outros em que nos envolvemos conscientemente e outros, quiçá, por ajuizarmos mal e não darmos conta da sua envolvência.
    Isto a propósito da fotografia em que Ruben Amorim surge ao lado de Proença, o que naturalmente compreendo e não me incomoda, e do delinquente "macaco", o que me incomodou sobremaneira.
    Não vou discutir o(s) motivo(s) que levaram o Ruben a posar, o termo é dele, para a fotografia naquelas circunstâncias, nem tão pouco os termos do seu comunicado e ainda muito menos o seu benfiquismo, o que obviamente nunca esteve nem está em causa.
    Tão pouco, como já vi escrito, vou contrapôr ao nojo que alguns dizem ter sentido por alguns comentários a este propósito. Também li alguns e não concordo com os conteúdos, porque, como de costume, oportunistas no pior sentido.
    Não vou também contrariar a opinião de quem defende que o Ruben surge no retrato em cumprimento das mais elementares regras de educação.
    O que vou é reiterar aquilo que escrevi ontem no post anterior: Não gostei e incomodou-me.
    Tenho a minha opinião, fica para mim, porque o Ruben é atleta do Benfica, porque há coisas que não vale a pena alimentar e, tal como o Guachos, de resto bem, ao dar à estampa o comunicado do jogador e encerrar o assunto, porque perfilho do espirito que norteia este blogue: Tudo pelo Benfica, nada contra o Benfica!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Guachos sempre que aqui venho nunca insultei ninguém. Toda a gente sabe que JJ tem um problema de auto controle como se tem visto ao longo dos anos e ontem ficou mais uma vez demonstrado. Sermos do benfica não significa sermos acéfalos ou acríticos. E quanto à história da vaselina e cús, lá deves saber a que propósito a foste buscar. Mas deixa lá, podes assumir a tua homossexualidade, que ninguém leva a mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu sei lá quem tu és. Tanto podes ser um grande filho da puta como um simples fecundado pelo ultimo POKERalho. Sei lá eu. O que sei é precisas meter mais vaselina quando fazes 'aquilo'. O teu desconforto é notório e indisfarçável. Já me têm chamado muita coisa como; enrabador de talibans da internet e outros mais ou menos abichanados...Homossexual és tu o primeiro paneleiro a fazê-o.

      Eliminar
  13. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,


    Estes loucos do Vieira e do Jesus, estão a destruir totalmente aquele clube que se chamava Benfica, senão vejamos:

    Falimos mais uma vez ( atenção que desta a falência foi mesmo uma falência falida e não uma falência falada ).

    O BES, acabou connosco e vendeu-nos à peça aos chineses. Encontramos-nos à venda nas lojas de trezentos e em promoção ( estamos a ser vendidos ao desbarato e de brinde ainda oferecem acordos com a Emirates ).

    O Jonas veio cheio de caruncho, chegou atrasado e num acto irresponsável da direcção... que fez um péssimo negócio com o Valência ( pois estes, ficaram com o Enzo e ainda o Jonas verdadeiro e de corrida...que custava uns bons milhões de euros ).

    O Talisca, é um jogador de segunda, veio do mercado brasileiro ( o tal que é fraquinho ) e já está tão cheio de comichão e com tantos golos... que até a selecção olímpica brasileira o convocou para saber de onde vinha tanta alergia.

    Não conseguimos comprar nem sequer um pedaço de jogador ( tipo uns 10% dele ) e tivemos de pagar 100% de Cristante, Samaris e Talisca e recomprar os bocadinhos de todos os outros... porque não somos espertos como um porco e.... gastamos uma falência inteira a fazer compras de gajos que não valem nada.

    A nossa formação é ( desta vez tenho mesmo de o dizer ) uma merd@!

    Agora estamos armados em doutores e catedráticos, com a mania de ganhar títulos. E raios, a fazer uma coisa que me irrita profundamente...

    Vendemos putos por 15 milhões de euros como o André Gomes, sacamos mais três ( que todos temem ver vendidos por míseros 45 milhões ) e já aí estão mais três a tentarem intrometer-se na equipa principal, contra a vontade de Jesus ( e atenção... que a prova é evidente. Durante o jogo com o Covilhã, só se ouvia « Sai da frente Guedes » ).

    E o pior disto tudo, é que estes génios da direcção, podiam ter vendido o Enzo, o Gaitán, o Salvio,o Lima, o Maxi, o Ola John e evitado o regresso do Sílvio...

    Porque se o fizessem, era só utilizar: o Bernardo, o Cancelo, o Cavaleiro, o Guedes, o Hélder, o Teixeira e companhia... que transformava-mos logo os Barcelonas e Mónacos desta vida em... Covilhãs!!!

    Temos de fazer uma associação, sei lá? Montar uma tenda à porta do estádio para vender candidatos, geradores eléctricos, forunzinhos e torresmos...

    Isto de vir de uma paletes de Títulos, de um Tetra Interno inédito, de comandar isolados os campeonato e já ter visto os suínos a abandonar a Taça... é uma autêntica vergonhaça!

    O Jesus teria de nascer 10 vezes... para fazer qualquer coisa de jeito, o homem não percebe pevides disto! Alguém que o leve até ao pé de um gerador eléctrico!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Heheheheh!
      Vais-me desculpar mas isto tem de dar um post excelente...
      Não pode ficar meio escondido por aqui...
      Sai da frente ó Guedes! Hahahahhahahahahahahah!

      Eliminar
    2. MAINADA GUACHOS! E sai mais um OLÉ!, p'ra faena ao flopetegui!

      Eliminar
  14. Muito bom post, Guachos.
    Concordo com quase tudo.
    A malta ainda não percebeu que o Benfica e Jota Jota estão já 10 anos à frente dos outros todos.
    Começa logo na pré-época. Lutar para conseguir ficar no plantel. Motiva os que conseguem e mostra aos outros que é preciso dar tudo para jogar no Benfica. Não chega o quase tudo (o césar ontem já percebeu que o talento só não chega).
    Depois o campeonato. Refazer uma equipa em 2 meses só com muito trabalho e suor. As vitórias não caem dos céus aos trambolhões. Lá para cima é que vêm embrulhadas em fruta (podre). Jogam os que dão mais garantias de sucesso. Trabalhar em campo os 90 minutos, a atacar e a defender (e manter posições quando não estão em acção directa no jogo), ajudar os colegas, chegar ao fim dos jogos sem poder mais, e tê-los no sítio quando as coisas começam a ficar feias.
    Depois vem a taça. Ir jogar com uma equipa que ainda na semana passada derrotou o líder da 2ª liga na sua própria casa, com 2 ou 3 titulares e com vários juniores, não só faz parte duma estratégia de responsabilização de todos os jogadores, como mostra que JJ tem verdadeiramente confiança em todo o plantel. Não é para todas as equipas. Aliás, em Portugal só mesmo para uma.
    Não é por acaso que o Joao Teixeira foi para a B. E também não é por acaso que o G. Guedes foi o escolhido para substituir o desafortunado Ola John. Não vi o jogo (nem vou ver, não sei como o Guachos consegue mas também gostava de poder sacar o jogo da net) e por isso basta-me a crónica do Indefectível que fala em permissividade do árbitro. Marcar um penalti no primeiro minuto!? Tendo em conta os últimos 30 anos não nos podemos queixar.
    Foi um risco grande. Calculado, parece-me. E mostra que JJ continua a inovar em Portugal. Enquanto os merdias (incompetentes) continuam a destilar azia: "Jonas salva Benfica". Estão bem fodidos se o Jonas continuar em boa forma física. Vai ser salvamentos atrás de salvamentos.
    O ano passado com o cinfães foi parecido. Na taça da liga vai ser a mesma coisa. E com Pizzis, Bebes e Guedes bem podemos estar descansados que vamos ter mais vitórias.
    Só não percebo (e confesso a minha ignorância) porque Jota Jota continua a insistir em Andre Almeida a defesa direito. O homem no meio campo é um craque. Joga e faz jogar. Na defesa remedeia. Aguenta Almeida que melhores dias virão.
    CARREGA JONAS!

    P.S. Quanto à foto do amorim estou como o Alma Encarnada: não gostei. Mas o que parece verdadeiramente relevante e noticiável é que a apaf entende que um marginal, líder de um grupo de deliquentes assumidos (o pc também admitiu ser corrupto e foi ilibado, por isso...) poderá contribuir para a formação de jovens árbitros. É impressão minha ou já ninguém se importa de ver o rei nu...

    ResponderEliminar
  15. Glorioso Guachos e Gloriosos companheiros do "nosso" blog:

    Tenho a dizer que, apesar do comunicado do Ruben Amorim (não fez mais que a sua obrigação!), venho aqui firmemente, afirmar que não tolero quais quer tipo de aproximações seja com os corruptos de Contumil nem com o lagartedo.

    Consta-se que há uma convergência com os suínos no sentido de blá, bla, bla ligas e quejandos.
    Como Benfiquista de Honra que me prezo de ser há mais de 60 anos, não admito qualquer tipo de comportamento de aproximações de responsáveis do Benfica com essa escumalha corrupta!
    O Benfica ao longo da maioria do tempo da sua longa História sempre se pautou por Honradez, com Não-compactuação com maneiras menos Éticas e desonestas de estar no Desporto, em Portugal e no Estrangeiro, dando-se ao Respeito!
    Por isso é Respeitado Internacionalmente!
    Não aceito desculpas, seja de ordem estratégica ou quaisquer outras que passem um pano sobre atitudes levianas ou menos próprias que envergonhem o nosso Passado!

    Para mim chega!

    Nem que seja corrido deste querido blogue, não estou disposto a comer e calar quaisquer afrontas, nomeadamente, alianças com quem sempre nos fez mal e fez mal também à Verdade Desportiva!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  16. Glorioso Guachos e Gloriosos companheiros do "nosso" blog:

    Tenho a dizer que, apesar do comunicado do Ruben Amorim (não fez mais que a sua obrigação!), venho aqui firmemente, afirmar que não tolero quais quer tipo de aproximações seja com os corruptos de Contumil nem com o lagartedo.

    Consta-se que há uma convergência com os suínos no sentido de blá, bla, bla ligas e quejandos.
    Como Benfiquista de Honra que me prezo de ser há mais de 60 anos, não admito qualquer tipo de comportamento de aproximações de responsáveis do Benfica com essa escumalha corrupta!
    O Benfica ao longo da maioria do tempo da sua longa História sempre se pautou por Honradez, com Não-compactuação com maneiras menos Éticas e desonestas de estar no Desporto, em Portugal e no Estrangeiro, dando-se ao Respeito!
    Por isso é Respeitado Internacionalmente!
    Não aceito desculpas, seja de ordem estratégica ou quaisquer outras que passem um pano sobre atitudes levianas ou menos próprias que envergonhem o nosso Passado!

    Para mim chega!

    Nem que seja corrido deste querido blogue, não estou disposto a comer e calar quaisquer afrontas, nomeadamente, alianças com quem sempre nos fez mal e fez mal também à Verdade Desportiva!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  17. O Lopetegui ainda é treinador do porto? :D

    Quanto ao Covilhã vs Benfica, a estratégia fez todo o sentido e o balanço final é positivo. Agora venha o próximo jogo...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.