terça-feira, 21 de outubro de 2014

Gonçalo Guedes - um prodígio que não engana.

Fiz questão de ver o jogo da Covilhã para melhor compreender a contundência das criticas...
Primeiro; estou em profundo desacordo (já estava antes de ver o jogo) com quem afirma que Jorge Jesus arriscou demasiado. Não arriscou coisa nenhuma. Meteu quem tinha de meter e poupou quem tinha de poupar. Depois de uma semana em que grande parte dos habituais titulares andaram em viagens, algures entre a China e a América do Sul, e sabendo que na quarta feira há um jogo importantíssimo no Mónaco e já no próximo fim de semana, em Braga, um outro ainda mais importante, só um supremo idiota poderia imaginar um outro cenário. 

Lesionou-se apenas Ola Jonh, mas imagine-se o que seria dito se o mesmo acontecesse a Gaitan, Enzo Perez, Salvio, Luisão ou a qualquer dos habituais titulares - Já imaginaram o festim dos 'mastins' tão incomodados com as "segundas" escolhas de Jorge Jesus? - bardamerda para todos. E ter alguns titulares no banco enferma do mesmo problema. Se é para descansar; que descansem em casa. Mais; todos os jogadores que estiveram na Covilhã são incomparavelmente melhores que os serranos...chegando e sobrando para vencer o jogo.

E bem se podem preparar os mais críticos pois, a menos que o Benfica saia cedo das competições europeias o cenário vai ser para manter, com mínimas alterações pontuais. E assim é que está bem. A taça de Portugal, todos os adeptos a querem ganhar, e eu mais do que ninguém. Contudo, trocá-la-ia de bom grado por uma vitória no Mónaco e outra em Braga; sobretudo em Braga.
Ganhar no Mónaco dá mais dinheiro e prestigio que 3 taças de Portugal, e, ganhar em Braga mantém o Benfica no trilho que mais importa seguir; ganhar o campeonato. O resto...é resto. Ponto final - parágrafo. É assim que eu vejo estas coisas e espero que os responsáveis do Benfica também.

Vamos lá analisar as caras novas...
César aprendeu a custas próprias as exigências do Benfica. Jesus não perdoa mimalhices, fingimentos ou falta de atitude. Ola Jonh já o sofreu na pele. Só lhe fez bem. Espero que César saiba interpretar bem o que lhe aconteceu e daí retirar os melhores ensinamentos. Seria uma pena que não o fizesse, até porque lhe reconheço capacidade para vir a tornar-se num belo central...
De Lizandro, ao contrario da enorme corrente que anda por aí, ainda não lhe vi fazer nada de especial. É bom a atacar a baliza contrária em lances de bola parada e apenas sofrível a defendê-los na sua área... no demais; ainda não vi nada do que me dizem!...Terá muito que correr até tirar definitivamente o lugar a Jardel. Digo eu.

Benito explicou detalhadamente a razão da indiscutível titularidade de Eliseu e Cristante 'disse' que ainda está longe a sua afirmação completa. Fazem falta, a um e a outro, mais oportunidades como esta, onde poderão mostrar o que valem. Mais Cristante (com indiscutível potencial) que Benito, que me deixou algo apreensivo e descrente.
Gostei de Pizzi e gostei de Tiago. Pizzi é jogador, parece contente com as novas funções, joga com alegria, tem visão de jogo, remata bem (pena ter acertado em cheio no guarda-redes perdendo um golo certo) e parece ter "pernas para andar". Tiago só precisa de aprender a definir melhor algumas excelente iniciativas individuais para se tornar um caso sério. O caminho parece ser longo e trabalhoso, mas a recompensa merece o esforço. 

Nélson Oliveira teve pouco tempo para se mostrar mas muito do que disse de Tiago serve também para ele. Atrasou-se por culpa própria e perdeu anos preciosos do seu processo evolutivo. Vai ter de correr atrás do prejuízo. Estes dois marmanjos que a natureza presenteou com um físico fabulosamente adaptado à modalidade, não têm o direito de o desaproveitar. Não por falta de inteligência.

E chegamos ao top. Jonas - mas sobretudo - Gonçalo Guedes!
Dois casos completamente à parte. Muito, mas muito acima dos demais.

Jonas é um craque. Já o conhecia do campeonato espanhol e não é nenhuma surpresa. Só temia que algum acomodamento pudesse surgir nesta fase da carreira. Mas não. Mantendo o nível é de longe o melhor avançado do Benfica....se o Gonçalo Guedes deixar!

Meus caros - que preciosidade tem o Benfica naquele menino. 
A forma como domina a bola, encara os adversários e vai por ali fora deixando-os para trás, não é para muitos; é coisa de craque mundial. Remata colocado, assiste, joga e faz jogar! - Seria em Gonçalo Guedes que Jorge Jesus estava a pensar quando definiu "o" grande jogador? - O tal que joga sempre bem e faz com que os colegas parecerem melhores?  

Vale uma aposta que "neste" português Jorge Jesus vai apostar e em força? - Talvez ainda neste campeonato?
Destes não existem no super-mercado. Se calhar - em mais lado nenhum.
Confesso que fiquei maravilhado. Revejam o jogo e apreciam este miúdo. Vale a pena.

Não me lembro de ver no Benfica nada que se parecesse. O último que me tinha fascinado desta forma e com esta idade, embora num estilo diferente, chamava-se...Fernando Chalana! E agora suspiro por mais...
Ofereçam-lhe (depois dos 18 anos) um contrato de longa duração e metam-lhe uma cláusula de 80 milhões.
Não será demasiado.

17 comentários:

  1. Clap, clap, clap...

    Guachos continuas como sempre super hiper mega acertivo em todos os os aspectos que analisas, mais uma vez parabéns
    ...
    Eu já tinha dito de outra vez, que Chalanas só de 50 em 50 anos, está a fazer quarenta anos que o Chalana se estreou no Benfica, talvez o Guedes seja mesmo percoce e se adiante 10 anos na minha previsão... oxalá que sim!!

    cml

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post, mas gostava de ouvir a tua opinião sobre as eleições da Liga e do apoio ao Duque.
    Estava à espera de um post relacionado com isso, faz lá um favor à malta e não fujas a este assunto.

    ResponderEliminar
  3. Caro Guachos, concordo com tudo, menos num ponto: Tiago Bebé. Temo que só dê jogador no dia em que as galinhas ganharem dentes, ou como quem diz, os talibas ganharem cérebro. Não dá mais que aquilo, e só mesmo um milagre do JJ pode transformar o rapaz em qualquer coisa mais. É confrangedor ver tanta velocidade e força desperdiçadas em alguém com uma cultura táctica e técnica tão baixas. Tenho pena, e espero estar enganado, mas duvido. Já o Guedes. ....... 17 anos de pura classe! Mas que maravilha de se ver!

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,

    Mais uma vez, um Post de excelência! Só posso dizer que assino em baixo de todas as tuas observações e conclusões.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, de acordo. Como já alguém lá em cima alvitrou o que pensa desta coisa das eleições para a liga?
    M.M.

    ResponderEliminar
  6. Não esteve atento aos jogos dos júniores na época passada - GGuedes fez uma grande época e já se via q podia "dar cartas"...fomos à meia-final da Youth League graças a uma golo dele, vindo do nada, numa das poucas hipóteses q o poderoso Manchester City deu, em Manchester, assim q apanhou uma bola perto da meia-lua rematou s/ defesa possível...

    Tb esta época, na equipa B tem jogado (e feito jogar) mt bem...

    É uma das grandes vantagens da BenficaTV podermos ver a evolução destes craques.

    Esperemos q o GGuedes mantenha "os pés assentes no chão" e sobretudo q continue sp a divertir-se a jogar à bola...

    ResponderEliminar
  7. Muito bem na análise ao futebol e aos jogadores. Coisa rara neste blogue que pouco fala do que se passa no relvado.
    Calha bem um post deste tipo numa altura em que a polémica e a discussão está toda centrada na reunião de ontem da Liga com a tão falada aproximação entre LFV e PdC e a magnifica escolha comum de Duque para a Presidência da Liga.
    Gostava de ler aqui a opinião dos autores do blogue e também dos comentadores mais conceituados (Mathayus, Albuquerque, p.ex.).

    Redlight

    ResponderEliminar
  8. Caro Redlight,

    Dispenso a parte do conceituado ( aqui todos são conceituados e galardoados pela máxima condecoração de serviço Benfiquistas : a medalha comemorativa do dia... em que são Antunes de Portugal venceu o dragão taliban da pata manca ).

    Já no que respeita à análise da « tão falada aproximação entre LFV e PdC », a minha opinião sincera, é que o cavalo branco de Napoleão era mesmo... cor de burro a fugir à realidade!!!

    Resumindo, não se pode proceder à análise de coisas que não ocorreram, nem das fantasias e parvoíces propagadas por um conjunto de acéfalos que consegue vislumbrar na presença obrigatória do Presidente do Benfica numa reunião geral de clubes...

    Um acontecimento incomum e surreal ( um Presidente a defender o seu clube..no meio de dezenas de outros Presidentes e na ausência do outro único « grande » com que se poderia cruzar ).

    Quanto à escolha de Duque e atendendo aos superiores interesses do Benfica, quem sabe... será uma boa hipótese! E porquê?

    Porque, o que interessava efectivamente e no momento actual, era exactamente colocar na Liga de Clubes... a personagem mais inoperante e incapaz de tentar lesar o Benfica ao nível dos direitos televisivos ( deixando o porco mor nortenho satisfeito e com um futuro completamente « lixado » em termos económicos e desportivos, face ao aumento de competitividade do glorioso ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma opinião.
      A mim custa-me ver qualquer tentativa de aproximação ou alguma convergência de ideias com um personagem tipo PdC. E de Luis Duque tenho a pior ideia possível. Lembro-me de há não muito tempo LFV ter trocado graves acusações com esse personagem.
      Mas também não acredito que LFV não ponha sempre os interesses do Benfica à frente de tudo. Seria muito grave.
      Sobre o estado actual do clube azul às riscas brancas concordo consigo. A situação é grave e, para mim, quanto mais grave for, melhor. Não podemos competir sozinhos em Portugal mas com estes, dispenso...

      Redlight

      Eliminar
  9. O guedes será grande. Espero que lhe arranjem melhor que o valencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Guedes... teve azar, coitado!!!

      Teve um oportunidade e aproveitou-a à primeira... sem desaparecer do campo, como se ainda fosse um Bernardo imaturo...

      Triste destino o dele, terá de ser Campeão Nacional, por aquele clube que comanda isolado o campeonato, que está presente em todas as competições e que é Tetra Interno inédito... desde que se começaram a disputar campeonatos!

      Coitado do Guedes, vai ter de ser mesmo CAMPEÃO PELO CLUBE CAMPEÃO! E os tristes vão ter de encontra espaço no traseiro ( junto do Tetra ), para enfiar tudo o que ainda aí vem e... junto dos buracos financeiros dos porcinos e osgas!

      Eliminar
    2. O Guedes. Não o guedes, seu talibanzinho de aviário.

      Eliminar
  10. Caro Redlight,

    Não existe tentativa de aproximação alguma entre LFV e PdC ( pelo menos no sentido que nos interessa e respeita, ou seja de LFV à personagem em questão ).

    Não existe igualmente, convergência alguma de ideias no sentido expresso! Existe sim e apenas, uma obrigatoriedade de eleger um novo Presidente da Liga de Clubes... com a condicionante óbvia do escasso números de candidatos que poderiam defender o Benfica.

    Lembremos-nos de Seara... lança envenenada dos porcinos e principalmente de que LFV não pode decidir de forma solitária, mas necessariamente com acordo do seu principal inimigo PdC e ainda de todos os outros clubes de Portugal ( ainda condicionados pelos seus contratos com a Olivedesportos ).

    Penso, que uma visão honesta e isenta de interesses de ordem alguma... conduz a um desfecho e conclusão óbvia ( por muito que não se queira ).

    LVF, conseguiu uma vez mais, defender os interesses do Benfica e... impedir o que esteve preparado, cozinhado e definido em reuniões de estações de serviço ( a entrada de alguém mandatado especificamente para... iniciar uma cruzada contra a BTV ).

    Resumindo... LFV, comeu-os de cebolada e se é bem verdade que Luis Duque, não convence ninguém
    ( nem LFV ), os superiores interesses do Benfica foram totalmente defendidos!

    ResponderEliminar
  11. Caro Mathayus, permite-me que concorde contigo, acrescentando apenas dois tópicos à discussão.

    1-A liga é cada vez mais uma associação de cariz meramente económico.
    Dentro das questões económicas há um assunto que divide os clubes, as transmissões televisivas. Todos os outros assuntos são de interesse comum, ou seja, a organização material dos campeonatos profissionais, e os patrocínios desses mesmos campeonatos. E sobre estas questões acho muito bem que o Benfica se entenda com o Porto ou quem quer que seja.
    Voltando ás transmissões televisivas, não me parece nada um assunto que vá ser resolvido na liga. Vai ser resolvido entre o Benfica e o Oliveirinha, que é quem tem alguma coisa para resolver.

    2-Os poderzinhos no futebol residem na justiça e na arbitragem. Estando estes fora da liga e de volta à federação, de onde nunca deveriam ter saído, a liga é por excelência um forum onde devem existir entendimentos e até troca de experiências. Seja com o Porto ou com quem for. O negócio tem que ser protegido ou qualquer dia acaba-se o futebol. Acho que ninguém ficaria particularmente satisfeito se acabássemos a jogar sozinhos.

    Resumindo, estar lá o Duque, o Terno ou a Quadra, vai dar exactamente ao mesmo. A provocação ao Brunalgas, acho bem.
    Acho espantoso como ainda há Benfiquistas que acreditam ser-nos possível forjar uma aliança com o Sportém para o que quer que seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora vejamos caro Manuel Afonso.
      1 - Quando escreve: "...onde devem existir entendimentos e até troca de experiências. Seja com o Porto..."
      2 -Torna legitimo que eu possa depreender que acha que o Benfica deve trocar experiências com o maior dos corruptos e campeão dos arguidos, que em vez de palmarés devia ter cadastro criminal...
      Portanto, nessas "trocas de experiências" talvez a questão da fruta, das agressões aos nossos dirigentes e jogadores, roubos de campeonatos ao longo de mais de 30 anos, etc?!
      É isso que propõe caro Manuel Afonso?

      Não dou para esse peditório.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Não faço peditórios. Dou opiniões.
      E sim, é a minha opinião que no campo meramente económico, e no que diz estritamente respeito aos interesses do clube, o Benfica deve cooperar com todos os que tenham interesses semelhantes, incluíndo o Porto.
      Mas isto sou eu, que entendo que os interesses do Benfica devem estar acima de tudo, particularmente dos meus gostos pessoais, azias ou estados de espírito.

      Eliminar
  12. Tenho visto comparações com o Ronaldo... prefiro nem comentar.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.