quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Só mudam as moscas...



Pequena amostra da forma de como eram ganhos os campeonatos nos «gloriosos» anos 80/90...
Quem viveu, como eu vivi, esses tempos de roubos descarados - sabe que decisões como esta eram o pão nosso de cada dia. E também sabe que era praticamente impossível marcar um golo àquela organização de criminosos. 

E esta nem foi uma situação das mais gravosas. Assisti a coisas muito mais asquerosas em que apenas terá faltado serem os próprios árbitros a meter a bola na baliza...esqueçam os elmanos santos, os xistras, proenças, benquerenças e afins...são autenticos meninos de coro se os compararmos com velhos trastes como, donato ramos, rosa santos (que ladrão meu Deus!), mário leal, fortunato azevedo, juvenal silvestre, sepa santos, izidoro rodrigues, ezequiel feijão, francisco silva, veiga trigo, carlos calheiros, josé pratas, josé guimaro, vitor correia (o comentador deste lance) josé silvano (não, vocês, os mais novos, nem fazem ideia de como até um bizarro bisonte podia arbitrar em Portugal) e outros tantos que agora não me recordo...

Não falando no suplicio que era por essa  altura actuar no antro dos criminosos, onde não havia ninguém (árbitros e/ou equipa adversária) que não fosse cuspido e agredido nos túneis até entrar em campo...
Se por um mero acaso - ao intervalo; a equipa forasteira estivesse a ganhar (coisa rara mas que chegou a acontecer) passar naqueles túneis, onde "morava" a pior espécie da escoria azul às riscas, era um martírio e coisa de autênticos heróis.
Desde as putas do reinaldo até aos capangas do abel  - todos ''molhavam a sopa'' à passagem dos ''heróis"!

De tal foram que ficaram famosas as ''extraordinárias'' segundas partes dajantas, onde as goleadas apareciam como que por encanto; equipas adversárias cagadas de medo, sem ousar passar o meio campo e os árbitros já de cueca borrada e com as costas muito mais aquecidas (os famosos calduços do guarda abel e comp.) 

Ouvi um comissário confessar o seguinte; naqueles túneis passavam-se lá coisas que nem nós (eles a Policia) nos atrevíamos a meter lá os pés...era melhor nem tomar conhecimento! E foi assim que se construíram os títulos e o poder maléfico que embora mais diluído - ainda dura até hoje...

Mudam as moscas mas...
Sabem quem é o empresário de 14 dos seleccionados da selecção dos Fernandos?
Vá lá...eu espero...exacto; Jorge Mendes! Não é tão bonita a renovação?

As televisões continuam a maravilhar-nos com imagens dos treinos do novo treinador e dos ''novos'' craques convocados...só coisas boas e pasme-se; Fernando subiu ao palanque para observar os "gestifutes" e os outros...e é da sua ''torre de controlo” que, equipado a preceito, dentro de um azul esplendoroso, o moço posa sorridente para as fotos...
Estou mesmo a ficar velho! Vejam lá que eu ainda sou do tempo em que as cores da selecção portuguesa eram o vermelho e o verde!

33 comentários:

  1. É tão verdade. Só de me lembrar desses nomes dá-me vontade de vomitar.
    Os Benfiquistas da minha geração, os que viram estas vergonhas e ainda piores, comemoram os golos ao retardador.
    Depois da bola entrar na baliza, primeiro olham para o fiscal de linha, depois para o árbitro, e depois ainda esperam uns bons 5 segundos antes de comemorar, não vá um dos bois pretos lembrar-se de "ver" alguma coisa.

    Relativamente à equipa da federação Portuguesa de futebol, teria de ser um poeta para ter o vocabulário necessário para exprimir com exactidão o quanto me é profundamente indiferente.
    A não ser que utilize jogadores da minha selecção. Aí passa a irritar-me também profundamente, que não gosto cá de misturas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que nunca festejo um golo sem antes olhar para o bandeirinha?

      Eliminar
    2. Precisamente. Não há ninguém que tenha passado pelos 80 e 90 que não tenha desenvolvido esse reflexo condicionado.


      Eliminar
    3. É triste mas é verdade. É o reflexo condicionado por 30 anos de roubos impunes. Por isso nós ficamos maravilhados quando vemos um árbitro ter tomates para expulsar um jogador corrupto aos 20 min. nas antas. Helás!

      Eliminar
    4. Nunca festejo um golo do Benfica sem ter 100% de certeza que foi golo olho desconfiado para todos os lados bandeirinhas toureiros e toda aquela corja de apitos na boca ora la digam-me nao e uma tristeza nos tempos que correm vivermos na incerteza e decisoes dum boi preto para festejarmos um golo do nosso Benfica,nunca me esqueco dum Benfica Setubal na Luz 2-2 em que o cabresto nao marcou um livre a nosso favor dando a lei da vantagem e depois de o Cardoso a introduzir na baliza anula o golo e marca o livre cabresto de merda a partir dai so depois de ver os jogadores abracados a festejar o golo salto como uma mola e festejo loucamente.
      Desculpe se nao respondi ao post mas como sempre sao escritos magistralmente.

      Eliminar
  2. Nao era à toa que o Baia era considerado um dos melhores do mundo! Defender com as maos fora da area nao estava ao alcançe de qualquer um! Lembro-me uma situaçao igual num Porto - Chaves ou Porto - Gil Vicente, na mesma epoca ou na seguinte, em que o Baia uma vez mais repete essa gracinha e.... nada. Nem cartao, nem falta, zero. Era com isto que tinhamos de levar por esses anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ate me lembro de ver o Poncio Monteiro a defender com unhas e dentes o arbitro, na TV, dizendo que ele tinha feito muito bem em nao marcar falta e expulsar o VB, pois naquela situaçao o mais correcto era dar a lei da vantagem (obviamente que o jogador adversario falhou a baliza e nao foi golo). Foram anos surreais, a roubalheira era à descarada, com a conivencia de todos.

      Eliminar
  3. Rosa Santos,o grande Rosa Santos!!!!!
    O do porco a andar de bicicleta,só que o porco era ele!!!
    Campomaiorense-Porto Taça de Portugal disputado em Campo Maior
    88 mnts de jogo o porto perde por 1-0,mais uma das milhentas faltas que o porco inventou a meio do campo a favor dos corruptos!!!!
    Jogador do porto marca a falta 20 metros á frente(sem exagero)o porco a ver,o jogador corre para a bola dá-lhe um pequeno toque para a frente,a bola roda mais 7/8 metros o mesmo jogador pontapeia a bola de seguida,os jogadores do Campomaiorense pararam ao ver aquela ilegalidade(dupla).
    Conclusão:......Bola dentro da baliza,golo,bola ao centro 2 jogadores do Campomaiorense expulsos e o porto segue em frente na Taça.
    Assim se vai fazendo o futebol português nos últimos 30 anos.

    ResponderEliminar
  4. Relembrar esses nomes...recordar todas as situações de que falam....Meu Deus!! Principalmente os anos 90, nunca em tempo ou lugar, em qualquer parte do mundo se produziu algo tão nojento, no desporto e em muitas outras coisas, só para quem não o viveu.

    ResponderEliminar
  5. Fiz um comentário a dizer que Veiga Trigo não fazia parte dessa pandilha que enumeras. E disse também que era complicado não ser a selecção do mendes devido ao tipo ser agente de uma loucura de atletas e o meu comentário não aparece porquê? Algum engano com toda a certeza.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Donato Ramos para mim fez o maior roubo:
    http://www.youtube.com/watch?v=QXu7kU-BHFY

    2ª mão da Supertaça de 1994/95, ultimo minuto depois Vitor Baia como habitualmente defender com as mãos fora da área o golo de Cesar Brito, a bola sobra para Amaral que remata mal para a baliza com Zé Carlos (caceteiro de 1ª) a desviar para as malhas.
    O Bobby Robson, treinador na altura dos corruptos, que eu até tinha alguma consideração, entrou na cartilha dos corruptos afirmando de boca cheia que foi bem anulado.

    Que tal uma votação para o roubo mais descarado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me de um Leiria-Porto em que o roubo foi tanto que a maoria dos espectadores deve ter vomitado em campo...penso que foi mario leal o suíno de serviço.

      Eliminar
    2. Seria + fácil escolher um jogo em q o Benfica não tivesse sido roubado...

      Em cada lance o "benefício da dúvida" era sp para o mm lado... e não era apenas nos jogos do Benfica e do pôtô - era em todos os jogos, em auxílio dos clubes amigos (geralmente do norte) e em prejuízo dos não alinhados (geralmente do sul)... os jogos do potô eram tb cuidadosamente preparados na jornada anterior c/ amarelos e vermelhos convenientes...

      O "vidoso" era o melhor goleador do mundo e estava sp em jogo - era o fora-de-jogo do "vidoso", era o penalty do "vidoso", era o livre do "vidoso", era o canto do "vidoso", era o cruzamento (é verdade, até cruzamentos fora das 4 linhas serviam) do "vidoso"...

      Relembro apenas aquela época em q, nas últimas jornadas, o Iuran (qd ainda jogava no Benfica) foi rasteirado na área em Aveiro e levou amarelo por simulação enquanto q, à mm hora, o Domingos caía na área do Chaves, s/ qq jogador num raio de 2 metros, e era assinalado penalti... nada q não tenha acontecido nas últimas jornadas da época 2012-2013...

      Eliminar
    3. Leiria 0 - 3 corruptos. Nem que viva 200 anos me vou esquecer desse jogo.
      No esquema das viagens pagas, cada roubo descarado devia dar direito a 1000 milhas, e o ladrão tinha o sonho de passar umas férias na Nova Zelândia.
      Conseguiu lá ir só à conta desse jogo. INACREDITAVEL!!!!!!


      Eliminar
  8. Do que se foi lembrar,caro amigo, era mesmo de nos deixar agoniados e angustiados.Eu com 55, falo por mim,em que muitas vezes quase vomitava com os nervos,revoltado com todas aquelas situações bizarras. Hoje podemos dizer que apesar de aqui e ali ainda se passar algo semelhante como no jogo dos corruptos com mais uma "proençada",as coisas vão melhorando.Abraço Benfiquista e VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  9. É impossível fazer uma votação para o roubo á descarada!!!
    É que aquilo foi tão descarado durante tantos anos,que até o próprio roubo se sentia envergonhado.

    Eu até sei porque é que o F.Silva foi irradiado,e não teve nada a ver com o Benfica!!!

    É que ele F.Silva fez na semana anterior o jogo das Antas,entre o Guimarães e o Porto e o roubo ao Guimarães foi tão escandaloso que o Pimenta Machado saiu da tribuna a acusar o PC do que se estava a passar e ia denunciar tudo.

    Aí o sistema teve de atuar para varrer o F.Silva porque o homem se descontrolou com tanto dineiro e fruta que passava tudo,e então tiveram de o arrumar para passar por corrupto e sair de cena,porque estava a dar uma grande bandeira.

    ResponderEliminar
  10. Enormerrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Eu bem sei que a tua lista da BOIADA nao podia ser extensiva (tinhas de escrever uns 100 nomes, mais coisa menos coisa), ainda assim creio que estas a ser injusto com um dos BOIs mais ridiculos de que tenho memoria: o martins dos santos.

    Companheiros,

    Nos, os que testemunhamos ao vivo estes mais de 30 anos de "futeluso", temos a responsabilidade de impedir que este vergonhoso POLVO imundo que garroteou a Verdade Desportiva e Nos esmagou naquela especie de "des porto" que as imagens documentam, seja "lavado" pela merdia dos vendilhoes, jornaleiros e pes de microfone.

    Eu nao vou esquecer, NUNCA, o que sofri ao ver os meus Filhos, chorando, pedindo-me justica, implorando-me que eu fizesse alguma coisa para repor a Verdade ... e eu ... completamente impotente e incapaz de lhes garantir quando conseguiriamos libertar a Verdade Desportiva em Portugal.

    Ainda estamos longe de la' chegar, mas ja' fizemos muito caminho: este pais precisa do Nosso Clube e o Benfica necessita de cada um de Nos.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  11. Esqueceu-se do Rola, q agora até é cumentador na BenficaTV... e dos + Benfiquistas...

    ResponderEliminar
  12. Carrega nestes corruptos GV... E nos que vegetam na CS à conta do pagode e dão ctredito a esta cambada peidosa.

    ResponderEliminar
  13. Carrega Guachos!! Não lhes dês descanso.

    ResponderEliminar
  14. Falta também o José Silvano!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Tens razão!!!
    Esse grande boi,ladrão não podia faltar.

    ResponderEliminar
  16. Como que por ironia, nenhum desses anormais tem um nome normal.

    ResponderEliminar
  17. Eu tirava o Veiga Trigo dessa historia. Os outros é mesmo como diz, são escória e não merecem um pingo de consideração. Contudo há um que merece uma citação especial... assim como se citam os bois de meio da praça... esse FDGP é o Rosa Santos. Esse monte de M.... tinha alvará para apitar todos os Benfica Porto por alturas de meados da década de 1980. Foi o gatuno mais habilidoso que vi nos dias da minha vida. Não precisava de inventar penalties ou anular golos. Aquela bosta apenas permitia que o Benfica jogasse num espaço de 20m a contar da linha divisória. O Benfica estava "proibido" de se aproximar da área do FC Porkos. Que ladrão!!!

    ResponderEliminar
  18. E as expulsões raramente acababamos com onze. Uma autêntica escola de vilipendiar essa do folculporco.

    ResponderEliminar
  19. Meus amigos, os roubos descarados continuam a acontecer no presente, ou já se esqueceram que derrotamos o FCP a jogar com 10 por 2 vezes a época passada... em ambas as situações foram roubos descarados que felizmente não resultaram, este ano vai ser mais do mesmo, não tenham a mais pequena duvida, só um Benfica muito forte conseguirá resistir ao temporal que aí vem.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  20. Caro Guachos,
    Eu diria que muitas vezes nem as moscas mudam, puluam...
    A memória da vergonha não pode ser apagada, nem deve ser esquecida.
    Ainda hoje aos ver golos do Benfica, por vezes os meus filhos dizem que eu comemoro em camara lenta, como eu vos compreendo. É tramado ter 54 anos e ter presente tanto roubos na memória.

    Guachos, penso que neste deveria ser lançada uma cruzada contra os PETARDOS, o Presidente Luis Filipe Vieira, já falou no assunto mais que uma vez, muitos benfiquistas defendem o mesmo, será que os petardeiros estarão á espera de um prejuizo maior para o Benfica... neste momente em que glorioso está sem jogos...
    Saudações Benfiquistas!
    Águia Nazarena

    ResponderEliminar
  21. No passado foi tudo muito à descarada... mas eu acho que as coisas não mudaram assim tanto.
    A principal diferença é que o Benfica neste momento já não está desgovernado.
    Antigamente, os roubos aniquilavam facilmente um Benfica frágil.
    Neste momento os roubos permitem que os porkos se mantenham na luta até ao fim contra um Benfica bem mais forte. Às vezes ganham eles, e outras vezes ganha o Benfica. Mas é a roubalheira que permite que eles se mantenham à tona até ao fim, e que ainda consigam vitórias.

    MAs neste momento, o que me faz mais confusão é saber que mesmo depois de tudo revelado, mesmo depois de todo o país ter ouvido provas do que se passou, ninguém ser devidamente castigado por isso.

    O passado foi horrível, e cheguei a ver amigos meus a ficarem literalmente doentes a verem jogos onde o Benfica era roubado. Lembro-me de um que chorava desalmadamente, ao ponto de ter convulsões e ficar sem ar... e já era adulto.

    Mas a revolta, neste momento, é ver que no presente os esquemas continuam, sobretudo porque ninguém do passado foi castigado.
    Eles sentem-se seguros de nunca nada lhes irá acontecer, e só por isso é a roubalheira continua. Se já alguém tivesse sido devidamente castigado pela justiça, os malandros já não teriam algum que lhes acontecesse o mesmo, e não abusariam tanto.

    Assim, até alguém com tomates neste país conseguir fazer desencadear um processo que permita que a justiça prevaleça, a roubalheira irá continuar...

    E por mais que o Benfica seja forte, nunca será tãp forte como seria possível se somente 1 ou 2 desses gatunos do passado fossem castigados, de modo a que os gatunos do presente não roubassem tanto...

    É por isso que ando pacientemente à espera que seja a vertente económica a acabar com esta palhaçada com mais de 30 anos.
    A ver vamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para concordar em absoluto!
      Tirou-me as teclas dos dedos.

      Abraço

      Eliminar
    2. Também acho que é um grande post.

      Mais engraçado é que agora há um presidente a tentar, claramente, tomar o lugar do corrupto mor e é nosso vizinho.

      Quanto aos roubos de hoje, apenas são diferentes. Agora há youtube, há observadores da UEFA (?), há muito mais exposição dos erros. Então são feitos de forma diferente, mas não quer dizer que não existam.

      E nem mais... este Benfica mais forte e organizado está a dar-lhes a volta à cabeça :)

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.