quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A força do colectivo...

Para se perceber a influência do treinador no processo evolutivo dos seus comandados basta olhar com atenção para estes jogadores; para o que eles fazem hoje e para o que não eram de todo capazes de imaginar 4 meses atrás...Para o que cada um deles já é capaz de fazer, da percepção e do entendimento que demonstram do que lhes é exigido em cada momento do jogo - tudo o que nenhum se mostrava capaz 4 meses antes. 

Todos mais evoluídos individualmente - esmagadormente mais fortes colectivamente.

Nelson Oliveira...
Jogou apenas 15 minutos, mas caramba; disse-me mais nesses 15 minutos do que no resto da carreira que espantosamente desperdiçou até agora. Ao vê-lo ontem actuar - apreciando duas ou três opções que tomou, jogando para a equipa em vez de aproveitar a oportunidade para aparecer nas fotos, fico com a ideia que nem tudo estará perdido para Nelson. Nem para Nelson nem para o Benfica. O facto de ter largado o cargo de 'comentador' do "rascord" e de o seu progenitor ter desaparecido dos jornais, concentrando-se em fazer o seu trabalho, ouvindo com atenção o que o treinador lhe ensina, talvez lhe dê ainda a oportunidade aproveitar o talento que até agora desbaratou estupidamente.

Pizzi...
Cheira-me que Peter Lim anda a atacar o jogador errado...(hehehe)
Chegou como avançado, com uma época mais ou menos perdida no campeonato espanhol, e para os talibans não passa de uma negociata de Vieira. Não sei se  Pizzi vai ser o "novo" Enzo Perez. O que sei é que este moço me encheu as medidas. O laboratório do "pastilhas" continua a fazer milagres e a produzir craques uns atrás dos outros. Não pode é fabricá-los instantaneamente e por isso é que é obrigado a fazer opções... 

Cristante...
Quem te viu e quem te quer (como é o meu caso) ver jogar!
Comparar este menino (sim, ainda é um menino) quase, quase a dominar todos os princípios da posição, com o miúdo talentoso e muito inconsequente que chegou do Milan - já é completamente impossível!
Tem tudo para ser um dos grandes jogadores italianos do futuro; titular no Benfica e na sua selecção.

Tiago...
Ao contrario das muitas vozes (de burros na sua maioria) em contrario; gostei muito. Claro; os problemas da falta de escola continuam latentes, mas, tem tudo para singrar no Benfica. É fisicamente imponente, tem técnica, velocidade e muita vontade, mas ainda (aquele (não) passe para Talisca...) pouco discernimento. Precisa ainda de muito trabalho, mas vê-se já uma enorme evolução. Está longe de merecer os insultos dos imbecis que o tentam achincalhar.

César...
O mesmo que para Cristante no que diz respeito à evolução e também no talento que indiscutivelmente demonstra. Parece faltar-lhe um pouco mais de confiança e alguma agressividade que só com os jogos aparecerão. Boa colocação, técnica e bom preenchimento dos espaços, algo que não dominava meses atrás. Parece que temos central para muitos anos.

Ola John...
Coisas muito boas e outras...ainda más.
Um caso de talento excepcional que ainda não encontrou a forma certa de o pôr em campo - até agora apenas fogachos de encantar! É jovem e está nas mãos certas. - Agarra a oportunidade John; dificilmente terás outra.

Lizandro...
Penso que fez o seu melhor jogo no Benfica. Já com 25 anos - confesso que ainda não lhe vi no Benfica o que muitos afirmam conhecer doutros lados! A rever.

Lima, fez-me lembrar os 'especialistas' zangados com o estilo "tosco" de Cardozo - jurando que com Lima no ataque o Benfica marcaria o dobro dos golos. E também não me esqueço dos 'expert' que queriam à força metê-lo na selecção do Brasil - ou mesmo nos seleccionados de Jorge Mendes! Agora só lhes falta moerem-no de pancada. Cada vez mais - mais me enojam os «especialistas» da net!

Derley...
Gosto da garra. Faz falta gente desta no plantel.

Benito...
Continuo expectante mas algo descrente...

João Teixeira...
Deixem o rapaz trabalhar e...crescer.

Artur...
O mesmo que Lima...com Roberto  no lugar de Cardozo...

André Almeida...
Cada vez que o vejo jogar no Benfica lembro-me dos seus primeiros jogos na Luz...o que só prova que os milagres (e os milagreiros) não só são possíveis como existem de facto. Não dá para mais, mas caramba; nunca imaginei que pudesse dar tanto!

Talisca...
O susto da noite...felizmente sem consequências.

Silvio...
A boa noticia do dia.

Continuarei a defender Jorge Jesus no Benfica, com unhas e dentes, por muito que isso desagrade a uns quantos intelectuais idiotas ou a meia dúzia de imbecis que nem o próprio nome soletram sem errar. Teria de ser muito cobarde, ou muito burro, ou muito "taliban" - para não defender o que eu acho ser o melhor para o Benfica. Quando vejo tantos salafrários (uns bem assumidos e outros muito bem disfarçados) anti-Benfica interessados em enfiar à força Rui "chouriço" Vitória no lugar de Jorge Jesus - mais forças arranjo para lutar contra a sua saída! Lutarei a seu lado até que me doam os dedos...

13 comentários:

  1. Tb ainda acredito no valor do Tiago/Bébé - tem jogado a extremo e penso q seria melhor jogar + adiantado.

    Qt ao AAlmeida lembro-me de lhe ter dito q estava enganado qt à sua categoria... no entanto, apesar de ter feito alguns jogos excelentes (como o de ontem e o do Zenit) mas tb alguns jogos menos conseguidos. Não deixa de ser o verdadeiro "canivete suíço" do Benfica...

    ResponderEliminar
  2. Eu também gostei muito do que vi, quem viu estes jogadores e quem os vê! Este tipo de resultados só aparecem devido a excelente trabalho do Jorge Jesus. Tenho defendido e vou continuar a defender a continuidade do treinador até que a garganta me doa. Por favor Vieira renova com o Jesus. Abraço a todos os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei deslumbrado com Cristante ! Neste jogo fez-me pensar em Matic, a sair a jogar com calma, passa no meio de 2 em finta, poe na esquerda ect...e o passe longo??? Este menino na mãos do Jorge Jesus tem tudo para estar na elite no futebol mundial.
    Só para reforçar a importância e o valor do nosso treinador ( repito o melhor do mundo para mim, não quereria ninguém no lugar dele), o único jogo que vi o Benfica sem "dobrado" em 6 anos foi em Leverkusen la.. Claro que perdemos alguns jogos e empatamos outros, mas no vi o Benfica inferior, nem contra o Chelsea's, nem contra o Barça (que era o de Guardiola) na luz (ganharam 2-0 com Messi a puxar 5 jogadores e por a bola na ala para o golo, e nos com perdidas inacreditaveis, B Cesar por ex...). Lembro-me perfaitamente antes do JJ, qualquer equipe vinha a Luz para ganhar diziam eles, agora vejam a diferença, é autocarros tanto em nossa casa com em casa deles, portanto estou como o Gauchos, quando se vê que é o melhor para o Benfica, há que defende-lo sempre...

    Viva o Benfica !

    ResponderEliminar
  4. Caramba Guachos, devias trabalhar no scouting do Benfica! Lol!
    Quanto aos talibans é deixá-los a ladrar e a arreganhar os dentes pôdres!

    ResponderEliminar
  5. Bem vindo Manuel...
    Hahaha! Mandar uns bitaites na net até eu sei mandar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naaa!I Isto não são só bitaites é mais qualquer coisa!
      Abraço.

      Eliminar
  6. Assino por baixo em tudo, menos no Tiago/Bebe. Assumo que provavelmente me encaixo no grupo dos "burros" que nao percebem grande coisa disto (ha que admitir), mas, e so por isso, dou o beneficio da duvida ao mestre JJ. Agora, que é confrangedor ter no mesmo plantel Gaitan, Salvio, Ola John e Pizzi (versao extremo), e Tiago.., la isso é. Nao consigo discernir ali nada a nao ser velocidade e remate (embora no ultimo jogo nem isso, so de me lembrar daquele livre....), nem sequer a tal tecnica que ele supostamente deveria ter.

    Mas enfim, é esperar por um milagre, e isso acaba por entrar no dominio de JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Albertini,
      Longe de mim chamar burro a quem defende o contrario.
      Os burros não tem nada a ver com apreciações de jogadores. Tem a ver com as vozes (de burros) que insultam e achincalham tudo o que não conseguem compreender...
      Bitaites todos nós damos, mas da poda são muito poucos os que a dominam...
      Não tem a ver com os ditos e muito menos com quem manda os bitaites (o mesmo que eu faço sem qualquer competência para isso)

      Eliminar
  7. Totalmente de acordo. E aquela subida rápida e em simultâneo da defesa, deixando DOIS bayers em fora de jogo? Creio que na primeira parte? Quem não viu trabalho do treinador neste jogo não percebe nada de nada. Jorge Jesus vai renovar por mais 3 épocas!

    ResponderEliminar
  8. Espero que possas defender o JJ no Benfica por muitos anos.

    ResponderEliminar
  9. Guachos, o verdadeiro especialista da internet.

    Red Light

    ResponderEliminar
  10. guachos: há algum tempo que não te dizia, 100% de acordo, ou melhor 99% pq tenho duvidas no Tiago. Gostei muito desta 2ª linha, só não conseguindo assistir aos últimos 20 mn, motivo porque não posso fazer qq apreciação ao NO...abraço
    ps: tenho pena que LFV n tenha aproveitado esta semana para renovar com o JJ. Teria sido importante julgo eu!no domingo até os comemos, ou então ...não!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.