sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A politica comunicacional do Benfica continua uma treta.

«O futuro está no regresso às origens»

«Na próxima época teremos 4 ou 5 jogadores da formação no plantel principal, é irreversível»

Frases que são atribuídas a LFV na visita guiada que o papa rissóis fez à "fábrica" dos campeões nacionais. Assumindo que seja verdade, que LFV tenha mesmo dito o que "abolha" reproduz, é legitimo perguntar...

Se o futuro está no regresso às origens, quais são essas origens? Que diabo significa isso? Para dizer algo mais sobre o regresso às origens - primeiro tenho de saber o que são as origens...assim - não passa de uma frase pomposa e populista mas que a mim não me diz absolutamente nada; zero. 

O jornal do papa rissóis diz que «regressar ás origens é voltar a apostar de forma consistente nos jogadores formados na casa» o que para mim continua a valer zero. Em que anos baseou o Benfica a formação do seu plantel em jogadores formados na casa? Isso foi neste ou num outro mundo que eu não vivi? Seriam os anos em que os jogadores chegavam às carradas vindos das províncias ultramarinas? Os tempos de Eusébio, Coluna, Águas, Nené....??? Serão esse os anos em que o Benfica apostava «nos jogadores formados na casa» angolana, moçambicana, cabo verdiana....? será esse o regresso às origens? Valha-me nossa senhora!

Outra coisa que me parece idiota é fazer crer (não me acredito que seja isso que Vieira procure) que passe a haver cotas obrigatórias de jogadores da formação...o que me parece é que Vieira está ciente que há razões para acreditar no valor de 4 ou 5 jovens que possam fazer parte do plantel da equipa principal. Isto, se Jorge Jesus (ou outro) assim o entender. De outra forma - tudo isto me parece surreal e uma pressão inútil para não dizer estúpida, em cima do actual treinador, como se ele não tivesses suficientes piranhas à sua volta. O treinador (e a equipa) precisam de paz. Não precisam que o presidente lhes arranje mais sarna para se coçarem.

Numa altura crucial da época, onde todos deviam estar unidos e concentrados no campeonato - onde os jogos difíceis que se avizinham podem valer pelo resto da época, as especulações aí estão, por toda a cs, blogs e redes sociais, e muitos já garantem que Vieira e Jesus andam de novo ás turras, agora por causa da formação. E a conclusão é a de sempre, repetida milhentas vezes até que passe a ser verdade; Jesus não gosta dos jogadores da formação. Uma burrice igual a tantas que lhe querem colar na pele. 

Porque razão não há um único filho de uma cadela que questione os vários treinadores do clube da fruta no mesmo período que Jesus leva à frente do Benfica? Porque razão ninguém questiona/questionou, Jesualdo Ferreira, Vilas Boas, Vítor Pereira, Paulo Fonseca ou flopatego agora que também este deixou cair Rúben Neves, pela não aposta nos jovens jogadores da formação? Porque razão é que ninguém os acusa de não gostarem dos jovens jogadores da formação, sabendo que a aposta e o aproveitamento nesses jogadores foi muito inferior à de Jorge Jesus no Benfica?

Porque razão fornece o presidente Vieira armas "nucleares" a quem nem sequer possui uma fisga para atirar uma pedra?
Se é para comunicar uma nova forma de gestão, de estratégia politica/financeira, é chamando o serpa dos rissóis à 'Caixa Futebol Campus' a melhor maneira de o fazer? Nesta altura da época, onde todos os pormenores são usados pela comunicação social para criar mau estar ao treinador, faz sentido arranjar nova polémica? Para anunciar as novas, importantes e inovadores medidas, não seria melhor convocar uma AG extraordinária no final da época, e comunica-las aos sócios assim como aos órgãos de comunicação social?

É apenas para especular? Então especulemos...

Vieira quer ou não quer este treinador? Há algum jogador da formação a quem Jesus não desse oportunidades que tenha singrado num qualquer clube de top fora da  orbita do Benfica? Onde é que Jesus falhou e qual foi o jogador que ele errou na sua avaliação?

Vieira já falou com o treinador, este ou o próximo, para saber se há de facto 4 ou 5 jovens com valor para subir à primeira equipa, ou acordou virado para esse lado? Foi merceeiro ou a mulher a dias que lhe soprou a novidade? Foi o Rui Costa armado em treinador? Foi o moço dos gelados? Vieira - segundo ele faz questão de dizer, não percebe um peido de futebol. Quem foi que lhe disse haver tanto craque à espera de ser aproveitado?

Ao OBRIGAR o próximo treinador (seja lá ele quem for) a apostar na formação, OBRIGANDO-O  a meter 4 ou 5 jovens na equipa, quem é que fica responsável pelos êxitos ou inêxitos das próximas épocas? O treinador? O presidente? Rui Costa ou moço dos gelados? Não será melhor o presidente meter também uma cota de brasileiros e outra de argentinos? Talvez uma de angolanos, de moçambicanos e outra de sérvios? Apostar na formação? Sim, claro, mas, quem ficará responsável pelos insucessos se os houver? É que até agora, todos os sucessos têm tido imensos pais. Pelo contrário - todos os insucessos estão (obviamente) apenas na contabilidade de Jesus.

Enfim...um sem numero de especulações (fiquemo-nos por aqui) inúteis e perniciosas para o normal funcionamento da equipa, mas que depois dos títulos de "abolha" - legitimados pelo Presidente, legitimam todas as especulações!

Uma perfeita idiotice nesta altura da época. A politica comunicacional do Benfica continua uma bosta.

17 comentários:

  1. Ao contrário do teu ponto de vista, penso que o timing escolhido para este anuncio da formação, que aliás já tinha sido feito no Record e agora chegou a vez do jornal A Bola, faz parte de um plano a longo prazo da SAD do Benfica que pouco ou nada liga ás especulações da comunicação social, bem pelo contrário, o Benfica de hoje em dia parece saber usar essas especulações a seu favor.

    O que estes últimos 6 anos nos mostraram é que LFV e JJ estão em plena sintonia, a comunicação social ia começar a falar da renovação do JJ mais cedo ou mais tarde, é para o lado que a SAD, o LFV e o JJ dormem melhor, quando mais falarem mais deixam o plantel do Benfica trabalhar em paz, vem ai uma fase difícil do calendário desportivo, jogo a jogo o Benfica terá de provar todo o seu valor.

    Com a conclusão da 1ª fase das obras do CFC, obviamente que a obra tinha de ser mostrada, em relação aos jovens da formação na equipa principal também era uma questão de tempo até ser uma realidade, acredito que os jovens que irão fazer parte da equipa A para o ano serão:
    Bruno Varela no lugar de Artur ou Paulo Lopes;
    João Cancelo possivelmente no lugar de um destes três (Benito/Sílvio/Eliseu).
    Bernardo Silva no lugar de um deste três (Ola John/Sulejamni/Tiago).

    João Teixeira, Hélder Costa e outros talvez sejam emprestados para rodar uma época, seguindo as pisadas do Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro.

    Resumindo, existe espaço para os jovens da formação, mas não esperem que sejam titulares, pois isso não irá acontecer, vão crescer e esperar pela renovação de entrada e saída natural de jogadores no plantel do Benfica... repito, este assunto está muito bem planeado e pensado pela SAD do Benfica e este era o timing praticamente obrigatório para ser feito este anuncio, pois as obras no Seixal têm de ser mostradas ao público.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a léguas de ficarmos de acordo, quanto à (falta) estratégia. Erro primário este acentuar de ruído à volta do treinador pondo a imprensa a pressiona-lo ainda mais na fase mais melindrosa da época. inexplicável. Bastava-lhe dizer que esses jogadores sairiam de uma 'peneiragem' feita por Jorge Jesus, obviamente com o seu acordo. É tão simples que até doi.

      Eliminar
    2. Achas mesmo que JJ se importa com o ruído e a pressão à sua volta, é para o lado que dorme melhor, LFV e JJ estão um passo à frente e já têm a próxima época mais que planeada, posso estar enganado mas JJ irá continuar no Benfica... veremos!
      Não te assustes, o Benfica sabe o que está a fazer...

      Eliminar
    3. Nesta questão estou com o guachos. Estamos a pouco mais de 1 semana de termos um dos jogos mais importantes da época, se não mesmo aquele que pode ser o mais importante. Para quê dar uma pérola destas à comunicação social?

      Eu sei que eles não precisam de nada para lançar especulações. Provavelmente iam arranjar outras coisas. Mas porquê lançar isto quando é um dos assuntos que parece mais dividir os benfiquistas e é o único assunto em que JJ e LFV parecem discordar. Aliás. Como é que ainda convidamos o jornal abola ou o record para entrevistas depois de toda a m**** que eles escrevem diariamente contra o nosso clube.

      Nesta altura o Benfica devia estar a refutar os beneficios que nos colam em relação à arbitragem. Devia denunciar os beneficios que os flopategos têm beneficiado, principalmente com a politica dos jogos ao Domingo contra equipas que jogaram a Liga Europa à quinta-feira a mais de 4000 km de distância. E quando digo isto não estou a dizer que o presidente o deve fazer mas mas sim figuras ligadas ao Benfica e com peso na opinião publica.

      Eles do outro lado estão a tratar de tudo. A comunicação social vem colando a nós beneficios que não existem como o golo bem invalidado ao rio ave ou o golo bem validado na choupana contra o nacional. Os controlos anti-doping da Adop e da UEFA apareceram uma semana antes do jogo e ficam assim com o caminho livre para usarem as vitaminas casagrande, através de amigos como o Skomina ou Brytch passaram a fase da grupos em primeiro lugar podendo descansar a meio da semana e através de amigos como Proença, Olegário, Artur Soares Dias ou Marco Ferreira que os mantiveram a uma distância menor do que 4 pontos para após esse jogo poderem estar colados a nós ou à nossa frente.

      Esse jogo em caso de vitória ou até mesmo um empate ficamos com uma mão no titulo. Em caso de derrota moralizamos o adversário e o caos volta novamente em torno do treinador, do plantel e de tudo mais alguma coisa. Este jogo é importante de mais para que não se prepare como deve ser. Tanto dentro de campo como tão bem tem sido feito mas também fora dele.

      No meio disto tudo pelo menos à a destacar a distinção feita a JJ como um dos melhores treinadores do Benfica de sempre. É isto que deve ser feito. Unir o Benfica em torno do seu treinador e dos seus jogadores.

      Amanhã que o Benfica leve o jogo muito a sério. O Belenenses está a fazer uma grande época e tradicionalmente são dificeis os jogos contra eles. Quanto ao Maxi e Enzo que também tenham muito cuidado. Um árbitro da A.F. Porto é de desconfiar. Algo me diz que qualquer coisa que um dos 2 faça vai tirá-los do clássico.

      Eliminar
    4. Eu não me assusto? Assusto-me e muito. Achas que é altura certa de criar ruído à volta do treinador? Eu acho uma idiotice. E não tenho problemas em o dizer.

      Eliminar
    5. João, é verdade; esqueci-me de destacar a destacar a distinção feita a JJ como um dos melhores treinadores do Benfica de sempre. É mesmo isso que deve ser feito. Unir o Benfica em torno do seu treinador e dos seus jogadores, principalmente agora. Rui Santos é outro filho da puta que urge meter na linha. Não pelo presidente obviamente, mas alguém da sua confiança já lhe devia ter posto um travão. Aquilo não mata mas moí...

      Eliminar
    6. O Rui Santos é do pior que existe na comunicação social. Não se pode deixar um tipo daqueles que se auto-intitula como o defensor da verdade desportiva andar a dizer que o Benfica devia ter menos 2 pontos por ter sido bem invalidado um golo ao rio ave contra nós. Para além da escolha dos lances à medida para a sua liga ainda tem análises completamente diferentes de lances iguais caso sejam a favor ou contra o Benfica.

      Não se pode deixar um tipo daqueles falar em nomeações amigáveis para o Benfica nas 2 ultimas épocas porque o Benfica não foi roubado como é quando Proença, Olegário, Xistra, Jorge Sousa, Artur Soares Dias, Marco Ferreira ou Capela nos apitam.

      O que esse tipo anda a fazer à bastante tempo não é mais que dizer à boca cheia que o Benfica deve ser roubado. Mas é mesmo à boca cheia. Ao dizer que um golo bem invalidado devia ser validado e que o Benfica tem nomeações amigáveis porque não é roubado é isso mesmo que ele está a fazer.

      E já nem vou falar das faltas de respeito ao Benfica e mesmo a uma lenda do Benfica como é o António Simões. Outra coisa notável são 2 programas em que participa. Num é uma hora de monologos sem ser confrontado com opiniões de outros. No outro, um programa tipico de apresentador e 1 elemento de cada um dos 3 grandes, está lá ele no meio a virar tudo e todos contra o Benfica. Mau demais. Aquelas que à uns anos lhe caíram em cima foram pouco.

      Eliminar
    7. Estou de acordo com o Papoila. Se há uma característica enorme em Jorge Jesus - para além de ser um grande treinador - é a de se estar a cagar para o que os outros dizem. Não há qualquer divergência entre ele e o Presidente e se estas declarações foram agora proferidas, de certeza que JJ estava ao corrente. Sinto que esta vai ser uma época gloriosa!

      Viva o BENFICA!

      Eliminar
    8. Também estou com o Papoila.
      Acho no entanto que a publicidade com o campus para além de ser direccionada para os investidores, é também uma questão de propaganda interna.
      Mas o que nós efectivamente queremos é títulos. São eles o nosso espólio. Não são campos e máquinas 360º. São tardes e noites de vitórias. São campeões e grandes atletas que fizeram a história do Benfica.
      Ainda não percebi bem porque a SAD continua a alimentar os pasquins. É um pouco como fazem para abafar os críticos internos (diamantinos e companhia). Convidam-nos para virem visitar-nos.
      Enfim, é bastante provável que existam aqui interesses encapotados.
      Numa coisa estou de acordo com o Guachos: É mais pressão para o Jota Jota. Mas tendo a ver essa pressão como positiva. Se o ano passado fomos à final da champions, se emprestamos jogadores ao monaco e ao valência, é porque estamos a trabalhar bem no campus. O que todos queremos, e o presidente foi o primeiro a percepcioná-lo, é ver mais andrés gomes, mais di marias, mais markovics, mais rodrigos por esses campos fora.

      O problema do clássico joga-se hoje. Se ganharmos a pressão vai estar toda do lado dos corruptos. Se não ganharmos, não vamos ter um minuto de paz na próxima semana para preparar o jogo. O jogo, esse, vai ser a mesma merda de sempre. Muita porrada impune, muita pressão fora do campo, uma arbitragem asquerosa, e os comentários reles do peidoso mor. Resta-nos ganhar hoje, e trabalhar durante toda a semana para entrarmos confiantes em campo.
      Pode ser que o César Brito apareça por lá no domingo.
      CARREGA BENFICA!

      Eliminar
  2. Nem mais... acho que é umas das poucas coisas em que o Benfica tem falhado.

    A defesa do Benfica é feita apenas nos blogs do Benfica. Se a decisão do silêncio quanto a certos temas tem dado mais ou menos certo, se esta notícia tira do foco a eliminação da europa e baixa o ruído quando ao jogo no dragão e der certo como tem dado o que temos feito, eu vou continuar a discordar mas a confiar que é a certa.

    Também há a hipótese da notícia ser treta... não era a primeira.

    Mas os comentadeiros... Mas isso é conversa para outras alturas :P

    ResponderEliminar
  3. O facto de LFV ter guiado o pasquim do papa croquetes penso que foi intencional para mostrar boa vontade para com a folha de couve. Como se aquela escumalha tivesse escrupulos de qq ordem.
    Claro que o Benfica é doutro mundo, trata bem quem dele diz mal.
    Mas porra, quem muito se abaixa sujeita-se a mostrar o cu. De vez em quando há que pôr os pontos nos iiiis

    ResponderEliminar
  4. Quanto à questão da formação.
    Não acredito que haja divergencias entre JJ e LFV e muito menos na capa do pasquim.

    A especulação e a intriga dos pasquins assenta (apostava) no que é vomitado pelos talibans. Basta ver o que aqueles bastardos vomitam a toda hora e sem qq razão, sobre a matéria. Junta-se a fome à vontade de comer. Puta cuspariu.

    ResponderEliminar
  5. Estão a queixar-se da bola e alguém viu o Record de hoje?
    Alguém faz alguma coisa?zero...

    ResponderEliminar
  6. No caso de não haverem êxitos (bate na madeira) a culpa será do azar, da trave, da uefa, do árbitro, do tempo, do azar, do se, do platini e do azar.
    Com formação, sem formação, com bons jogadores, sem bons jogadores, com o jorje, sem o jorje.

    ResponderEliminar
  7. Fico cada vez mais intrigado e triste com o que o Nosso Glorioso Clube dá a "a bolha".
    Que se foda!
    É para "entendidos". E eu, felizmente, não o sou.
    Temos é que ganhar os nossos desafios a ver se somos Bi-Campeões!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. 3 reparos:
    1:O Benfica continua persistentemente a cometer o ca*alho dos mm erros comunicacionais, nomeadamente pelo Presidente.
    2: Como é possível ainda ninguém ter feito nada em relação ao reco (a capa de ontem é grotesca) FDGP; bolhas e anão dos caracóis. Ainda fazem pior, convidam-nos para nossa casa.
    3: Guachos, és o Maior! Não há uma virgula do que escreves que eu discorde e este texto é mais uma bofetada aos palhaços que te chamam seguidista. Isto que tu fazes é que é defender o Glorioso! Alem dos Talibans, ainda temos mto anjinho que acredita em contos de fadas. Boas Festas a toda a Família Benfiquista.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o Guachos a 100%

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.