terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Foi de mota...

Segundo parece - a paternidade do penalti assinalado contra o Benfica veio de «mota», já no período de descontos. Foi o 4º árbitro, Manuel Mota, que mesmo a 60 metros de distância terá soprado com muita paixão ao ouvido do Bruno, 'obrigando-o' a assinalar para a marca de grande penalidade. As ratazanas ofendidas com o fora de jogo correctamente assinalado ao Rio Ave - na Luz - desta vez, como é evidente, ficarão caladas, respaldadas na eficácia das novas tecnologias, para o bem da (deles) 'verdade desportiva'. O Benfica serve para tudo - até como exemplo de como se não deve adulterar as regras instituídas

A diferença dos 4 na Madeira ou dos 3 ao Guimarães - esteve na (falta de) eficácia. Apenas isso. 81 jogos depois o Benfica não marcou qualquer golo e por isso não foi capaz de ganhar. 3 bolas nos ferros; pontaria a mais, e uma grande penalidade desperdiçada; pontaria a menos!
O resto é dos livros; quem não marca arrisca-se a perder. As teorias da falta de atitude e outras mais ou menos mirabolantes não passam disso mesmo; teorias, muitas delas acintosamente parvas. Bastava que Lima concretizasse o penalti que teve à disposição e adeus teorias da treta.

Perder faz parte do jogo; faz parte da vida. Anda por aí uma rapaziada airosa que ainda não conseguiu perceber este conceito tão simples: Ninguém ganha sempre e no futebol ainda menos. 

Jorge Jesus acabou o jogo furioso com Eliseu e tinha toda a razão. Eu, como adepto, não estava menos zangado. Quando não consegues ganhar, quando estás num dia em que a bola simplesmente se recusa a entrar, o mais importante é que sigas sem perder. É preciso ser muito idiota para não o perceber. Jogar ao mais alto nível pressupõe estar ciente do facto. Jogadores com experiência de Eliseu ainda mais. Jesus fez muito bem em mostrar todo o seu desagrado. Foi em publico? Pois foi, e depois? Eliseu fez a merda que fez em privado? Quem não quer ser lobo não lhe veste apele. E ponto final. 

Que lhe sirva de emenda. Sofrer um golo, causador de uma derrota, em cima do minuto 90, não por mérito do adversário mas por causa de um erro estúpido e primário, não tem perdão. E nem me interessa se o penalti chegou de mota ou se teve demasiada paixão; foi um erro estúpido e inadmissível naquela altura do jogo, cometido por um profissional experiente e muito bem pago para não fazer daqueles disparates..

E é por isso que não há forma de escamotear a realidade: foi mau; este  resultado foi demasiado mau e penalizador para quem teve tantas oportunidades de ganhar o jogo. Outra coisa é a teoria que o Paços mereceu ganhar e outras, com que estou em profundo desacordo. Passaram grande parte do jogo a defender, perdendo tempo deliberadamente. O guarda-redes cagou para quem pagou bilhete para ver futebol e quem for capaz de elogiar uma merda destas não me venha dizer que gosta de futebol. Pode gostar muito que o Benfica perca. Agora, o espectáculo vem em segundo plano. 

É por isso que o futebol nunca evoluirá em Portugal; elogia-se sempre a mediocridade em detrimento da qualidade. Todos dizem querer golos e futebol espectáculo mas depois desfazem-se em elogios com os que tudo fazem para os evitar. E ainda penalizam os únicos que se esforçam por ganhar, fazendo todas as despesas do jogo! Uma questão de mentalidade.

Em jeito de conclusão...
Desperdiçou-se uma enorme oportunidade de oferecer o golpe de misericórdia ao nosso maior adversário. Ofereceu-se um balão de oxigénio ao lagartedo megalocéfalo, de tal maneira que hoje de manhã vi-os a festejar como se lhes tivesse saído o euromilhões, e a comunicação social vendeu hoje como há muito não vendia. Os taliban da internet multiplicaram o numero de insultos e de visitas, e foram vários os milhões que passaram uma noite de insónia...

Contudo, e como hoje o dia nasceu como de costume, o Sol continua a brilhar, o Mundo continua redondo e a classificação não depende dos desejos dos vendedores de ilusões, a realidade mostra-nos que os Campeões Nacionais seguem na frente do campeonato com os mesmos 6 pontos de vantagem que traziam da jornada anterior e que há menos uma jornada para disputar...e recuperar atrasos. É uma chatice mas é mesmo assim - por muitas voltas que lhe queiram dar.

22 comentários:

  1. Inadmissível que seja o 4º árbitro a indicar a grande penalidade, independentemente de ter sido bem ou mal assinalada.
    Não é isso que os 'books' recomendam.

    Façamos 'mea culpa' poois não ganhámos por displicência e alguma arrogância.
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo a história da arrogância

      Eliminar
    2. Caro anónimo: arrogante é um adjectivo que expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade. Neste caso, de um grupo de indivíduos.
      Está bem assim?

      Eliminar
  2. não houve arrogância nenhuma. há que ser realista: temos um plantel espremido ao limite e este jogo podia ter acontecido mais cedo. andamos a jogar com 3, apenas TRÊS jogadores do onze que foi campeão, entre as 6 saídas e as lesões de fejsa e gaitan...

    agora, reagrupar e ter a noção que vamos ser atacados pelas arbitragens à grande. foi nojento o que o manuelk mota - que gostam de colar ao Benfica fez. curiosamente, o manuel mota foi o árbitro que perdoou um penalty contra o porto no paços-porto, a 10 metros de distância.

    reconheço - o bruno paixão ou o auxiliar tinham obrigação de ver o penalty que de facto existiu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tivemos muita sorte em ter sido (bem) assinalada a grande penalidade. Imagine-se que não seria assinalada. Sendo o árbitro (Bruno Paixão) um 'não alinhado' com o 'apito dourado', o que diriam os nossos inimigos e alguns amigos? Parece que estou a ouvi-los dizer que o Benfica continua a ser beneficiado.
      Tudo isto nada tem a ver com as expremidelas do plantel. Isso é outro 'número de obra'.

      É verdade que Bruno Paixão e/ou um dos seus auxiliares, o que estava do lado do ataque pacence, tinham a obrigação de ver a jogada. Nunca o 4º árbitro. Que está numa posição (e distância) que não lhe permitia ver adequadamente.

      Eliminar
  3. Concordo com o teor do post. O empate ajustava-se mais ao que se passou. Aquilo que dizes também já o escrevi em vários blogues: uma jornada a menos para o fim e os mesmos 6 pontos de vantagem. E, muito importante, menos um jogo fora. Quando se fala de que o campeonato é longo e com muitos obstáculos, e disto que falamos: uma noite as coisas não correm tão bem... Benfiquista sempre, especialmente nos momentos menos bons!

    ResponderEliminar
  4. Jogo ridiculo do SLBenfica, e o resto é treta. Era obrigatório ganhar ontem dado o que significava em termos de avanço pontual. Imperdoável a arrogância da equipa, do jesus, do talisca, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acima de tudo imperdoável é a tua estupidez. Porquê? Porque és burro que nem uma porta já que não tens inteligência suficiente para perceber que os jogadores são feitos de carne e osso e estão sujeitos a pressão e ansiedade como toda a gente, só que muito desta pressão foi-lhes colocada pelos próprios adeptos como tu que já contavam com o ovo no cú da galinha! Vês como é fácil?


      Eliminar
  5. Pelo menos, parece que desta vez perdemos bem (ainda não vi o lance do penalti)... ao contrário de outras alturas. Então, nada a apontar.

    Por fim, foi uma jornada neutra... Começamos a jornada a 6 pontos do segundo e a 6 pontos do segundo estamos... podia ter sido melhor? Podia... mas por falta de pontaria não foi.

    Tivemos várias oportunidades de golo? Jogámos bem? Então isso é que conta porque se jogarmos sempre assim, acabaremos por marcar e ganhar os jogos.

    Outro ponto positivo: sofremos de penalti. Só de penalti. E isso mostra que, em jogo corrido, continua a ser muito difícil marcarem-nos golos.

    Quanto ao sporting... veremos se passam o arouca e se ganham ao Benfica... mesmo no pior cenário o Benfica ainda continua a poder perder os dois jogos contra Sporting e Porto (desde que por um golo) que acabamos o campeonato à frente deles... E este fim-de-semana ficou provado que os lagartos são levados ao colo também e que todos vamos perder pontos.

    ResponderEliminar
  6. Acontece aos melhores, e jogos menos conseguidos todos os candidatos tem. Infelizmente já vi esta " cena " repetida por várias vezes, umas por culpa da própria equipa, outras por "causas estranhas " à verdade desportiva, e ontem foi o dia que o Paços e o seu treinador escolheram para "ganhar" o seu/deles campeonato.
    Fiquei triste, pois fiquei, mas a vida continua e se o futebol fosse uma ciência exata, já há muito que tinha voltado a dedicar-me à pesca...

    ResponderEliminar
  7. Tenho em cima de mim uma pressão insuportável por estar só com 6 e 7 pontos de desvantagem!
    :::::::::::::::::::
    O Eliseu parecia o meu filho com 14 anos a cometer uma infantilidade-reprimenda muito bem dada, embora eu preferisse que fosse no recato do balneário;mas foi giro para ver depois o JJ a gozar com os jornalistas-"estava só a dizer-lhe para ter calma, já tinha passado..."eheheheh, este Jesus é impagável
    ::::::::::::::::::::::::::
    Falando em Jesus, acho que cometeu essencialmente um erro-substituir tardiamente o Talisca, que por diversos motivos tem vindo a baixar de forma, sendo este jogo para mim o expoente máximo-quem vê um jogador a fazer faltas atrás de faltas, muitas delas sem nexo nenhum percebe-o claramente, e não tem a ver com qualidade técnica ou táctica
    ::::::::::::::::::::
    Penso que o resultado justo era o empate, visto não termos tido a eficácia desejada, e estou convencido que marcando na primeira parte, o mais certo era uma goleada
    :::::::::::::::::::
    Quanto á arbitragem, muito sinceramente acho que foi uma arbitragem amiga do Paixão, toda a gente sabe que é Benfiquista, e por ele não tinha marcado aquela GPenalidade, que foi tão desnecessária como evidente, e o Eliseu para mim, faz a falta convicto que estava fora da área.Primeiro corta a bola, mas fica ainda passível de ser jogada, e na precipitação de não deixar o Jogador do Paços criar perigo comete a falta.Temos pena, mas com 30 anos é difícil de aceitar(e lembram-se do outro penalty semelhante que o Eliseu faz noutro jogo, com mau tempo de entrada?)
    Agora, se foi mesmo o Mota a indicar a marcação põe-se uma questão-o arbitro +é obrigado a aceitar indicações dadas a 60 metros do lance, estando ele a uns 15 metros, com visibilidade total?e sendo o Manuel Mota? não sei se acredite que foi assim, inclino-me mais para o assistente, senão isso só confirmaria o que penso-que o Paixão vê que é penalty, fica no marco não marco, e depois é obrigado a marcar.Posso estar errado, mas é o que penso-ou alguém acha que os vários penaltys não marcados ao FCPorto, e os deixados passar, e que são tão escandalosos que enervam, acontecem porque os árbitros não viram!!??? O problema é que Paixões só temos dois ou três, mas Soaristas a Dias e Sousas (deve estar guardado para Alvalade) e Xistralhadas há mais que uma boa meia dúzia.:::::::::::::::::
    :::::::::::::::::::::::::::
    Continuemos a trabalhar, vamos continuar a apoiar, e que a pressão dos 6 pontos continue assim, desconfortável e traumatizante
    VIVA O BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  8. Este FDP, com letra maíscula, se não foi ensinado em pequeno, não pode ser relembrado das boas maneiras?

    http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.pt/2015/01/se-fosse-com-o-foculporto-levava-uma.html

    ResponderEliminar
  9. Peço desculpa de estar aqui a por links, mas este é um post Á CAMPEÃO, E CAMPEÃO, SÓ HÁ UM-SLBENFICA, detemtor dos 4 titulos em Portugal!!

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/01/barraca-amarela.html

    ResponderEliminar
  10. Depois de tantas vitórias, esquece-mo-nos de uma coisa - todos os jogos do Benfica são de dificuldade máxima... + 1 vez, soltaram os mastins em campo... foram estes cabrões q entregaram o título ao vitó do Olimpiakos e confraternizaram cc/ umas bejecas antes desse jogo?

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o artigo. Aliás, gosto deste blog porque os autores são honestos e sabem expressar em palavras as suas ideias sem cairem no ridiculo como em alguns blogs.
    Só há um pormenor que discordo:
    O Jesus nunca foi bom a mexer durante o jogo. As substituições são quase, ou mesmo sempre, tarde, sempre depois dos 70 minutos, esteja a ganhar, perder ou empatar; Nunca, ou quase nunca tira os "preferidos", Lima e Talisca, só mesmo quando o resultado está seguro (Talisca) ou quando se lesiona (Lima); Substituições sem nexo, Guedes a 1 minuto do fim tal e qual o ano passado o A. Gomes.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  12. Quem tiver vergonha q a tenha; quem não tiver, q a não tenha...

    ResponderEliminar
  13. Bom post como sempre,nao concordo com certos comentarios aqui expostos que o empate seria o resultado mais justo,mesmo nao se jogando bem foi o Benfica quem mandou tres bolas ao ferro e nao o Paços olhem que tres bolas no ferro num so jogo e todas na mesma baliza e azar a mais fisga-se,olha uma coisa amigo Guachos nao foram so os talibans da net que nao dormiram eu tambem dormi mal como oh caraças acordei tres,quatro vezes a primeira coisa que me vinha a mente nao foi somente a derrota em si, como o Eliseu aquele estupido corta a bola com um toque na hora precisa e depois faz um penalti tao infantil que aposto que o meu netinho de 6 aninhos nao o fazia,isto fazia-me rebolar na cama de um lado para outro e dormir so se for esta noite,se eu fosse o JJ nao o punha a jogar tao cedo,hoje vou fazer uma critica ao nosso treinador tambem tenho o direito nao so os Talibans porque raio nao jogou o Andre Almeida para mim mil vezes melhor que esse Eliseu se o Andre e um Adptado a defesa esquerdo que eu saiba o Eliseu tambem nao e defesa esquerdo por isso mesmo antes prefiro o Andre, o Talisca ja taliscou agora nao joga pavina mas atencao e um miudo e ainda tem muito para dar ao Benfica a puta desta derrota veio dar ca um alento aos lagartos,mas quando acontece um desaire ao Benfica eles patinam logo a seguir este fim de semana patinam aposto.

    ResponderEliminar
  14. MISERÁVEL CS ANTI-BENFICA
    Caros e estimados bloguistas benfiquistas:
    Será que fui só eu que vi????
    No passado Dia Seguinte da SIC, deram-se ao desplante de gastarem quase 10 minutos!!!! a passarem e a repassarem uma imgaem de um suposto penalty cometido pelo Jardel.
    Mas será que só eu é que vi que esse lance passou-se NA ÁREA DO PAÇOS DE FERREIRA!?!?!?!?!?!
    É evidente que está lá o Dr. Rui Gomes da Silva que poderia e DEVERIA ter alertado para esse facto e desmascará-o logo na hora, mas desculpo-o, pois tal como ele todos nós, Nação Benfiquista ainda estávamos em "estado de choque" e tristes.
    Mais grave ainda, é que não é caso virgem, já no ano passado no Gil Vicente x Benfica a mesma "gracinha" foi feita pela SIC nesse programa.

    Saudações benfiquistas
    RA

    ResponderEliminar
  15. Alguém viu aquela cena caricata do dia seguinte da sic onde analisavam um lance de possível penalti feito pelo Jardel?
    Passaram tanto tempo a discutir este lance lançando polémica ...o mais engraçado é que esse lance é passado na área do paços é o novo penalti do Benfica o penalti ofensivo.
    A sic resume-me a isto uma pocilga!

    ResponderEliminar
  16. Mais um post 5 estrelas!

    Onde é que se assina?

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.