sábado, 24 de janeiro de 2015

STAR TREK – A FORMAÇÃO FINAL!

Por Mathayus

Por vezes, existem situações que saem da nossa esfera compreensiva e se afastam para universos e galáxias paralelas...

Esta é a história ( verídica ou quase ), das aventuras interestelares do Capitão G.B. Kirk e da sua tripulação de talibans e alienígenas a bordo da nave espacial USS Entre-Exclusivos.

O início desta verdadeira odisseia, dá-se quando a tripulação está de licença forçada, porque os seus cérebros avariaram. Ao verem ser-lhes concedida autorização para voltarem à terra, descobrem que o Benfica é Tetra inédito em Portugal e que comanda o Campeonato Nacional com seis pontos de vantagem e ficam completamente atordoados e felizes...

Pelo que comemoram efusivamente ,o facto de um clube que não existe há 12 anos, por: ter falido, ter sido estraçalhado pelo BES, desgraçado pela Promovalor, esventrado pelo passivo e levado umas bengaladas da tia Alzira... ter conseguido o fantástico feito de sem existir... ganhar, dominar e liderar!

A felicidade ( enorme ) é curta, pois a licença destes é bruscamente interrompida quando a USS Entre-Exclusivos, recebe um comunicado da Frota Estelar Infiltrada....  para falarem durante semanas e ao desbarato, na hipótese de resgatarem um ser humano prodigioso, o Bernardo; um Klingon, chamado Cancelo e um Romuliano, de nome Ivan que estão reféns no Planeta Vieira 33.

De regresso ao espaço, a astuta tripulação da nave interestelar vai contornando com perícia e tremenda dificuldade os cometas que se vão atravessando no caminho, nomeadamente: o Vitória no Curral II, o Guimas III e o Maritimo IV. 

Entretanto, o piloto Hikaru Rolo, decide fazer uma paragem na estação de serviço para comerem umas sandes de coiratos e de desestabilização, com folhas de alface de: É protagonismo do Jesus; O fim da picada para Jorge Jesus; Ganda Jorge Jesus sempre a ensinar ( só coisas boas ).

Partem novamente em direcção ao planeta Vieira 33 e um curioso diálogo instala-se entre os diversos ocupantes da nave:

- Olha lá, ó Spock-Hdowns, esses orelhas pontiagudas significam o quê? Sabes que detesto o orelhas.

- Na boa, comandante G.B. Kirk. Isto não são orelhas são antenas! É para ouvir melhor o relato na rádio e saber se o Bernardo ganhou hoje, outra vez. Aí, nem estou em mim. Estou com os pêlos todos eriçados. Estão agora a dizer que marcou outro golo.Viva o Mónaco, Vive la France, vive la Republique.

Porreiro páh, mas olha lá isso! Nós somos completamente e só do Benfica. Já agora diz aí, ó Spock-Hadowns... a que horas joga o Valência?

Shor comandante. Desculpe mas não sei. Pergunte antes ao Red Macoy... é um Benfiquista ferrenho. Não perde um jogo do Desportivo da Corunha.

A conversa é interrompida bruscamente, porque a nave USS Entre- Exclusivos começa a falhar. Nisto, o chefe das máquinas entra no convés principal e diz:

- Excelentíssimo Capitão, eu bem avisei que sem combustível as naves, por maiores que sejam não funcionam. Bem sabe que para isto andar... é preciso guito para o gasóleo estelar e isso só o conseguiremos se vendermos mais um « Puto » por 10 milhões.

- Nem penses. Mete lá nas caldeiras um David Simão ou um Roderick e não se fala mais nisso.

- Ó chefe, esses já nem são nossos, e com isso, demoraríamos cerca de 20 biliões de anos a chegar ao nosso destino.

- Olha! Enfia lá dentro mas é um Gaitán, ou Salvio. Sei lá, coloca um Samaris ou um Cristante, que esses são bons para queimar. Agora... um Cancelo Nunca! Ouviste bem? Nunca.

- Você é que sabe. Mas olhe... que eu avisei!

Então, o comandante afasta-se e vai descansar  um pouco. Num instante, adormece agarrado ao seu Bernardo de peluche, enquanto chucha no dedo e sonha que vai comprar mais uma carteira de cromos da Panini, com a sua colecção de  históricos da formação: Pembridge, Saunders, Tahar, Gary Charles, Harkness, Ronaldo, Kaundaurov, Brian Deane, Pringle, Michael Thomas. Estas equipas, só com miúdos portugueses... tocam-lhe no fundo do coração.

É nesse hiato de tempo, que a nave começa a perder velocidade, porque utilizar gasolina super ( com Gaitáns e Salvios ) e não gasóleo ( como Andrés Gomes e Bernardos ) só pode conduzir a uma quebra de sustentabilidade da máquina principal a curto termo. Assim e pouco depois, a nave interestelar esbardalha-se toda no chão e os seus ocupantes saem vencidos... mas não convencidos.

A situação torna-se tensa, quando um grupo de Klingons a cavalo, se aproxima em tropel desenfreado, procurando proteger os reféns: Bernardo, Cancelo e Ivan do possível resgate.

O primeiro cavalo, desmonta de cima do Bruno Prato ( que tal como os seguintes, ainda não tinha percebido bem o conceito da coisa ) e este, começa a cantar: « Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela ».

O segundo cavalo, desmonta de cima do Rui Antas e este disserta sobre a verdade desportiva:
« Antes montado, que mal remunerado ».

O terceiro e último cavalo, desmonta de cima do Ribeiro Parvalhovão e este opta pela poesia: « Nas nalgas tenho a linha que em Penafiel não vi. No horizonte o graveto e no bolso o prémio, Rugido de Leão ».

Como ninguém, percebe « puto » daquilo que estão para ali a dizer, o nosso « héroi », o comandante G.B. Kirk, saca do Dicionário de Klingdon – NovaGeracionês e tenta aprender cuidadosamente um conjunto frases facilitadoras de diálogo e de integração com a população Klingon:

- Bom dia, viemos em paz – Tradução - Bernardo, Bernardo, Cancelo.

- O Glorioso domina, desde a equipa principal, à formação e ás modalidades - Tradução - Danilo, Gonçalo, Cancelo.

- Se continuas com isso, levas um pontapé no cu – Tradução - Miguel Rosa, Bernardo, Bernardo, Cancelo.

- Porque é que tudo vos interessa, menos o Tetra Inédito e o Benfica estar isolado outra vez – Tradução - Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo, Bernardo.

Agora, passemos a um conjunto de respostas direccionadas às perguntas de alguns seres alienígenas de coloração azulada, com oito braços verdes e ( dizem ) um cabelo a sair da testa Benfiquista. Neste caso ( excepcionalmente ), não se trata de mais uma caso referente à formação do Benfica, mas sim de um claro caso de deformação moral e ética:

P) Witsel é vendido por 40 milhões de euros e pago em prestações – Conclusão dos Aliens talibans: Vieira mentiu e o dinheiro devia ser depositado a pronto, porque só assim seria exercida a cláusula de rescisão!

R) Só num cérebro gelatinoso e inerte, pode surgir a ideia peregrina que face a uma proposta no valor da cláusula de rescisão ( que indica uma determinação clara do clube comprador em levar o jogador ), o Presidente do Benfica obrigue o clube em questão ( no caso, o Zenite ) a depositar o valor integral da cláusula e a pagar mais uns valentes milhões de impostos... só porque ficaria bem na fotografia.
Se assim procedesse e fosse hostilizar cada um dos milionários compradores, estaria a criar anticorpos no futebol europeu e no mercado de compras/vendas que alimenta o clube. Resumindo a cada pagamento forçada de uma cláusula de rescisão/impostos adicionais mais isolamento na europa. Segundo essa perspectiva, vendia-se o Witsel e finalizavam-se para sempre as relações com o Zenite; vendia-se o Rodrigo e finalizavam-se para sempre as relações com o Valência; etc, etc,etc.

P) Estou no Benfica por espírito de missão – Conclusão dos seres repelentes e viscosos: Vieira é desonesto e está a enriquecer à custa do clube.

R) Quando observamos uma alminha perdida, a difamar e maldizer o próximo, sem uma única prova ( nem microscópica ou infinitesimal ) e clamando do alto da sua cátedra: « penso eu de que », então sabemos que a valia das suas palavras e do seu carácter é directamente proporcional às afirmações que profere e às provas que não tem.

P) A compra e venda de Roberto – Conclusão dos visitantes de outros planetas ( ou clubes ): mentira de Vieira, burla, não acreditamos.

R) Mais lançamento de lama (os porcos adoram chafurdar nela ), com provas zero, factos zero e fundamentação zero. Existe matéria de facto? Polícia judiciária já! Espera lá, não existe? Então, que a vida não vos julgue com a mesma medida, displicência e falta de moralidade com que julgais o vosso semelhante.

P) Este é o último ano que o Benfica terá de vender jogadores – Conclusão dos Extra- Terrestres: mentira de Vieira e tentativa ( falhada ) de sátira.

R) Quem sabe, se o tão proclamado relacionamento económico com o BES e os problemas deste, não resultaram na necessidade de reformulação da estratégia económico-desportiva e na necessidade de antecipar pagamentos. Quem sabe não é? Mas claro, que a hipótese idiota de se optar novamente pela difamação e pela maledicência é mais fácil.

P) Bernardo e Cancelo possuem cláusulas no contrato – Conclusão dos fungos espaciais: Vieira é péssimo gestor e se colocou as mesmas, é porque existe necessidade de vender. E propositadamente fez com que perdêssemos o Bernardo.

R) Fantástico melga!  Até um aprendiz de gestão, sabe que a actividade económica obedece a momentos e oportunidades e que estes se devem guiar pela racionalidade e não pela emotividade do adepto de bancada. 
André Gomes e Bernardo, significaram 31 milhões e a não saída de Salvio ou Gaitán ou de outro titular absoluto. Ou seja, desfizemos-nos dos activos que menos abalariam no imediato a equipa. E ressalvo que nenhum clube do mundo (desdenharia a hipótese de rentabilizar potenciais craques, com trinta e tal minutos de equipa principal por 16 milhões de euros. É que, até uma criança sabe que os potenciais/pseudo-craques... tanto podem vir a originar Bernardos como Mozers ( Rodericks) ou Xavis ( Davids Simões ).

Enfim, dizem... que existem eternos candidatos ao Benfica, que são uma espécie de submarinos telecomandados pela ganância e pelo ódio, perante quem apresenta resultados e trabalho indiscutível ( esses busca-tachos são a verdadeira sarna do Benfica. Por isso é que estão sempre cheios de comichão ).

32 comentários:

  1. Heheheeh!
    Já tinha saudades da tua veia 'poética' !
    Obrigado Mathayus

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, pelas amáveis palavras, grandíssimo amigo. Sabes, a veia poética quando surge é toda mérito dos talibans ( quanto mais parvoíces fazem... maior a vontade de lhes « cascar » ).

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. LOLOL brutal, mto bom!!! mas a nava devia ser a USS-Entrefolhos :P

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o artigo.
    Apesar de ser um defensor na aposta na formação, tenho de reconhecer que a venda do Bernado foi excelente.
    Gostava de o ver na equipa principal uma ou duas épocas? Claro, mas nos dias de hoje é quase impossivel segurar jovens como o Bernardo.
    Agora há só uma questão que surge: Os jovens jogadores que foram emprestados nesta reabertura de mercado voltarão ao nosso clube?
    Tenho convicção de que pelo menos o Ruben Pinto, o Hélder Costa e o Fábio Cardoso têm condições para fazerem parte da equipa principal na próxima época.
    Há ainda um jogador na equipa B, que fala-se que poderá ser ainda emprestado, que também tem valor: Lindelof.
    Mas claro, se surgir negócios como o do Bernardo o nosso clube não pode dizer que não.
    Já agora gostava que alguém me explicasse porque é que a melhor academia do planeta, osgas de alcochete, não vendem os seus putos por valores como os do Benfica?

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Michael Krueger,


      Confesso que não sou um grande avaliador de talentos e por isso mesmo a minha opinião de nada vale e tem de assim ser medida.

      Todavia, posso referir que dos jovens jogadores que menciona, não acredito particularmente no Ruben Pinto, tenho algumas esperanças no Fábio Cardozo ( não muitas ) e creio que o Hélder Costa é de todos eles, o que possui os argumentos necessários para singrar...

      Dependerá dele, da sua personalidade, equilíbrio emocional e da sua adaptação a estes novos patamares. Aposto sim, as minhas fichas todas no Teixeira. Já Lindelof, está naquele ponto intermédio em que não se sabe até onde poderá ir.

      De resto, total concordância com o teor das suas afirmações e a certeza de que se a academia lagarta não nos consegue igualar ao nível de vendas, a razão residirá num misto de: qualidade actual dos nossos jogadores/excelência do trabalho dos responsáveis da área no Benfica e menor capacidade das últimas gerações dos lagartos ( que são sempre sobrevalorizadas ).

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
    2. Saudações... pois eu acho que nenhum dos referidos terá hipóteses na equipa principal, penso que quem irá fazer parte da equipa principal na próxima época serão o Gonçalo Guedes, João Teixeira e o Rui Fonte, para já são estas as indicações que JJ tem deixado para fora, posso obviamente estar enganado... abraço companheiros, a luta continua.

      Eliminar
    3. Caro Papoila Saltitante,


      Creio sinceramente, que quem irá ter razão serás tu. A minha perspectiva está ( tenho de o confessar ) repleta daquele optimismo de adepto que espera sempre que todos se transformem em craques.

      Abraço.

      Eliminar
  5. Obrigado, caro moskow,

    Quem sabe, numa próxima viagem?

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, esta série vai de certeza ganhar um globo de ouro lol lol. Força companheiros, não deixem estes FCP descansar.
    Carrega BENFICA.

    Yakeeslb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro Yakeeslb,

      Podes estar certo, que com os amigos Guachos e José Albuquerque, eles não terão paz alguma... se continuarem a afrontar e a enlamear o nome do Glorioso Benfica.

      Eliminar
    2. Não é Globo de Ouro, é Urso de Ouro... ou então um Óscar, Cardozo...

      Eliminar
    3. Caro FranciscoB,

      Grato pelo elogio... fico, com o Óscar Cardozo.

      Eliminar
  7. Aos manos Guachos,

    Brilhante texto! Muito obrigado por estarem sempre na linha da frente a defender o nosso Benfica.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  8. Off topic: o mourinho foi c'o crl da Taça de Inglaterra em casa com um clube praí da 4ª divisão (2-4). Arre foda-se, até que enfim, o gajo arreou a cueca...Vaidoso do crl....kkkk

    Quanto ao resto, já estava com saudades tuas, Glorioso Mathayus!
    Voltas sempre cheio de força. Fico feliz!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e estimado Perfeito Correia,


      Sempre agradecido, pelas tuas palavras e pelo teu enorme Benfiquismo. Quanto ao Mourinho, uma lição de humildade faz sempre bem e é saudável.

      Abraço.

      Eliminar
  9. "Patrick Bamford, jugador del Chelsea cedido en el Middlesbrough, adelantó a los visitantes en el minuto 53 después de aprovechar una serie de errores del centrocampista brasileño Fernando. El antiguo jugador del Oporto cedió mal el balón a Caballero y Bamford, muy listo, logró aprovechar el poco entendimiento entre el mediocampista y el arquero para subir el 0-1 al marcador del Etihad Stadium." - A Marca

    Depois de mãogala, aí está + 1 barrete do espanhol de contumil enfiado pelos incautos citizens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu vi e o pensamento que me ocorreu foi simples... o Manchester City só podia gastar cerca de 60M€ esta época por causa do 'fair play financeiro' e acabaram por estourar cerca de 50M€ em dois jogadores do FC Porto com consequências desastrosas para o clube, Mangala é um barrete de todos o tamanho, não se sabe posicionar dentro do terreno de jogo e não sabe jogar sem fazer faltas, coisa que em Portugal é permitido aos centrais do FC Porto mas em Inglaterra não e assim sendo foi aquecer o banco... ao Fernando já lhe tirei a pinta faz tempo, desde que chegou a Inglaterra não falha um passe para o lado e para trás, quando tem de construir para a frente atira a batata quente constantemente para os seus colegas de equipa e os árbitros não lhe deixam ceifar os adversários, um 'esperto' de Contumil que quase chegava à selecção nacional, fraco que dói num futebol mais intenso... azar para o City, burros do caralho, este ano o mais certo é não ganharem nada, pode ser que aprendam a lição, o Jorge Mendes é que vai estar fodido para voltar a negociar com os ingleses, grandes barretes que lhes enfiou!

      Eliminar
    2. Estes citizens devem estar a pensar - volta Javi. estás perdoado...

      Mas para os paineleiros q por cá vão arrotando postas de pescada, quem nada vale são os nossos Enormes Jardel e Samaris... tomaram-nos eles...

      Eliminar
  10. Fdx... Brilhante isto?
    Ridiculo é o adjectivo mais apropriado.
    Que raio de exigência...
    Assim até um qualquer concorrente da casa dos segredos escreve aqui um artigo...

    Red Red

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Red Red, obrigado pelo elogio!

      É que quando encontro uma pessoa que é uma negação como ser humano, leio sempre na inversa do que diz.

      Eliminar
    2. O moço ama-te Mathayus. As saudades dos teus escritos é que o deixam assim...

      Eliminar
    3. Cruz credo, Guachos!!! Só me faltava os talibans usarem meias de lycra e andarem de salto alto e vestidos de cor de rosa.... arghhhsshhhhhsaaaaaaaaaaaaa.

      Eliminar
    4. Vou escrever um texto baseado nos Ficheiros Secretos. Depois mando para aí para ver se o Guachos publica. Não deve ser difícil...

      Red Red

      Eliminar
    5. Boa ideia Red,
      Manda também um baseado na tua experiência. Textos cómicos são sempre bem vindos.

      Eliminar
  11. Fónix! Eu sou um Trekie caraças...

    Quando é que sai a versão Next Generation Mathayus? Estou mortinho para ler a parábola sobre a conselheira Troi (a gaja era bem gira). Ou o number one Riker... E o Laforge? Quem seria o Data Mathayus? O Worf... A médica, a Crusher também não era nada má... E falta o personagem magistralmente interpretado por Patrick Stewart... Quem seria o careca?

    Um episódio porreiro para servir de mote poderia ser o "The best of both worlds". Que dizes? Quando?

    Este ficou fixe, Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Minha Chama,

      Grato pelas palavras, pela simpatia e pelas sugestões. De resto, a ver vamos! Que a minha inspiração move-se muito consoante os disparates e as imbecilidades dos talibans, antis e imprensa amestrada...

      Mas tenho fé neles. Com um pouco de sorte, surgirá matéria para essa ou outras hipóteses.

      Abraço.

      Eliminar
  12. Enormerrimo Mathayus, Amigo e Companheiro,

    AHAHAHAHAH, que saudades eu ja' tinha destas tuas quase fabulas.
    Ainda por cima o teu sentido de oportunidade (man, tu es do team do Tacuara) faz com que reaparecas no dia em que o melhor tendao rotulineano do mundo foi expulso e o Dumas dos tecnicos se esbardalhou (2-4, em casa, ahahah) num desafio com uma equipa quase amadora.

    Tu es brilhante, mas tambem tens uma sorte ....

    Falando um pouco a serio, eu so' te digo isto: quem conhece o Nosso Clube desde o inicio deste milenio e, ainda assim, nao reconhece a dimensao, a profundidade e a soberba valia do trabalho realizado pela Nossa Equipa de Gestao (com evidente destaque para o Presidente), ou e' uma besta quadrada e irrecuperavel, ou e' um anti Benfica, ou e' ... Taliban!

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e grandíssimo amigo, José Albuquerque,


      Fico feliz, por ter o apoio e o reconhecimento de um tão fantástico defensor do nosso Glorioso.

      O facto do meu contributo ser apenas modesto e esporádico, faz-me admirar ainda mais a persistência e a tenacidade como que tu e o enormérrimo amigo Guachos, cavam trincheiras e fazem fogo... sobre a horda de bárbaros insanos, que permanentemente ataca o clube, os seus dirigentes e funcionários e o bom nome de todos.

      P.S: Quanto ao melhor tendão rotulineano do mundo, só espero que possamos ( um dia ) assistir à sua próxima expulsão, no mesmo canal de televisão onde assistimos ao Dumas do técnicos a ser atropelado pela realidade.

      Abraço e obrigado.

      Eliminar
  13. AHAHAHAHAHAHAHAH grande texto Mathayus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro Luis,

      O mérito é todo dos talibans... aquela malta produz tanto lixo, que às vezes, sinto que é como se estivesse a fazer reciclagem!

      Eliminar
  14. Ó pá.
    Asério,a esta hora!!
    Venho eu fazer a minha visita diária e apanho um texto destes!!!!!!
    Porra,já me mijei todo de tanto rir.
    Abraço Benfiquistas,que isto é só neve!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande REUS,

      Obrigado e faz o favor de honrar o Blog do amigo Guachos, com mais comentários teus, porque o teu bom humor também é contagiante,

      Abraço.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.